Author: News Comunicação

Presidente da Unida e da Asplan parabeniza Governo Federal pela MP que possibilita venda direta de etanol

“Com a possibilidade de venda direta de etanol hidratado ganha o país, o mercado, o setor e, sobretudo, o consumidor que poderá dispor de um produto com a mesma qualidade e com preços mais competitivos, isto porque teremos um aumento da livre concorrência com potencial redução de valores. O Governo Federal mostra que tem uma visão moderna e dá um passo importante ao adotar esse novo modelo”, disse hoje (11), o presidente da União Nordestina dos Produtores de Cana-de-Açúcar (Unida) e da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), José Inácio de Morais. O dirigente canavieiro se referiu à assinatura da Medida Provisória, assinada nesta quarta-feira, pelo presidente Jair Bolsonaro, que autoriza a venda de etanol por produtores ou importadores diretamente aos postos de combustíveis.

A MP atende o pleito do setor produtivo e industrial que pedia a abertura da política energética nacional para possibilitar essa venda direta. “Esse passo é importantíssimo para o setor, pois ele dispensa a intermediação de empresas distribuidoras, que era obrigatória e passa a ser facultativa, incentivando a concorrência o que, potencialmente, significa um ganho também para o consumidor que poderá ter o produto a preços mais acessíveis”, reitera José Inácio.

A MP, que trata de aspectos regulatórios e tributários da comercialização de etanol, também flexibiliza a fidelidade à bandeira, ou seja, permite que postos que exibem determinada marca comercial revendam combustíveis de outros distribuidores. Segundo o Ministério de Minas e Energia (MME), o novo modelo de revenda é facultativo, e os contratos em vigor devem ser respeitados.

Durante a solenidade de assinatura da MP, prestigiada por vários ministros, inclusive, Paulo Guedes (Economia) e Teresa Cristina (Agricultura), foi esclarecido o objetivo do governo. Que é “propiciar mais eficiência logística para o setor”. De acordo com o MME, a medida está alinhada aos princípios da política energética nacional e promove a abertura do mercado e o aumento da concorrência, com potencial redução dos preços dos combustíveis, trazendo benefícios importantes para o consumidor final. Com esse novo modelo de comercialização, o governo espera, a partir de 2022, promover uma nova dinâmica em todas as etapas da comercialização, possibilitando uma redução no preço do produto.

A MP entra em vigor no quarto mês após a publicação no Diário Oficial da União. Segundo a Presidência, o prazo visa propiciar aos estados tempo suficiente para adequação à mudança proposta para a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que é estadual. O prazo também atende ao princípio da anterioridade nonagesimal, que determina que o Fisco só pode exigir um tributo instituído ou aumentado após 90 dias da data em que foi publicada a lei que os instituiu ou aumentou.

Com informações da Agência Brasil

Profissionais do Complexo de Patos passam por treinamento para melhorar processos internos

Com o constante crescimento do Sistema Único de Saúde e a mudança na complexidade dos atendimentos da rede pública, a importância de uma gestão efetiva sobre os recursos, bem como a necessidade de um atendimento mais qualificado ao paciente exige de quem atua no setor público a adoção de procedimentos e ferramentas que melhorem, cada vez mais, a prestação de serviços. E foi justamente com esse propósito que o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) foi inserido no projeto ‘Reestruturação de Hospitais Públicos (RHP)’, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, por meio do PROADI-SUS. E dando prosseguimento as ações do projeto, nesta quarta-feira (11), profissionais de vários setores do hospital estão participando do treinamento sobre ‘Ferramenta de Avaliação Hospitalar’ (FAHOSP).

O treinamento tem o objetivo de criar o hábito de fazer auditorias internas nos procedimentos e ações e ainda nos equipamentos para saber se tudo está funcionando como tem que funcionar, seguindo a risca a legislação, normas e procedimentos padrões de cada setor. “Vamos uniformizar padrões de atuação nos serviços para que todos os profissionais daquele determinado setor tenham condições de desenvolver as ações dentro de uma mesma rotina de trabalho”, explica o diretor geral do Complexo, Francisco Guedes.

Ele explica que essa Ferramenta traz requisitos importantes para identificar se o serviço está sendo executado de maneira uniforme em todos os setores da unidade. “Isso repercute na dinâmica da prestação de serviço que tende a melhorrar, dando ainda mais segurança para o paciente, para a instituição, para os funcionários, além de agilizar e melhorar a qualidade do serviço”, complementa o diretor.

Na prática, segundo Francisco, essa ferramenta vai permitir que a unidade identifique com mais propriedade situações de melhorias e otimização de serviço, seja nas relações de trabalho, revisão de equipamentos, processos de trabalho e normas. “Depois do treinamento, os profissionais agora partirão para a avaliação de campo usando essa ferramenta, a fim de averiguar a conformidade ou não conformidade dos procedimentos e identificar os pontos que precisam de melhoria”, reforça Francisco, lembrando que essas melhorias farão parte de um plano de ação a ser elaborado para cada setor do hospital.

“Essa ferramenta FAHOSP foi desenvolvida para instrumentalizar as equipes de saúde no diagnóstico institucional e na tomada de decisões para melhoria de processos e é isso que começamos a fazer agora com mais propriedade”, finalizou o diretor do Complexo. O próximo passo será a realização de auditorias internas e também pelo pessoal do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

ALPB aprova requerimento que pede ao STF julgamento urgente da Inconstitucionalidade da Lei Federal do marco legal do saneamento

Os deputados paraibanos aprovaram hoje (10), durante sessão da ALPB, o Requerimento 16.311/2021, de autoria do Presidente da Comissão de Desenvolvimento, Turismo e Meio Ambiente da Casa, deputado Jeová Campos, que solicita que seja encaminhado ao Supremo Tribunal Federal – STF, manifestação da ALPB requerendo o julgamento, em caráter de Urgência, das Ações Diretas de Inconstitucionalidade de nºs. 6492, 6536, 6583, nas quais se discutem a Declaração da Inconstitucionalidade da Lei Federal nº 14.026/2021 que “Atualiza o marco legal do saneamento básico e altera, a Lei nº 9.984, de 17 de julho de 2000, para atribuir à Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) competência para editar normas de referência sobre o serviço de saneamento. O relator, neste caso, é o Ministro Luiz Fux.

O requerimento também faz referência à votação da Lei nº 10.768, de 19 de novembro de 2003, que altera o nome e as atribuições do cargo de Especialista em Recursos Hídricos, a Lei nº 11.107, de 6 de abril de 2005, que veda a prestação por contrato de programa dos serviços públicos de que trata o art. 175 da Constituição Federal, a Lei nº 11.445, de 5 de janeiro de 2007, que aprimora as condições estruturais do saneamento básico no País, a Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, que trata dos prazos para a disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos, a Lei nº 13.089, de 12 de janeiro de 2015 (Estatuto da Metrópole), que estende seu âmbito de aplicação às microrregiões, e ainda a Lei nº 13.529, de 4 de dezembro de 2017, que autoriza a União a participar de fundo com a finalidade exclusiva de financiar serviços técnicos especializados.

“Em 2020, em plena pandemia do novo Coronavirus, foi aprovada pelo Congresso Nacional a Lei nº 14.026/2020, que “Atualiza o marco legal do saneamento básico e altera a Lei nº 9.984, de 17 de julho de 2000 e isso provocará impactos muito grandes, já que esse novo marco extingui contratos e programas e não considera mais a água como direito universal e fundamental. Essa Lei do Paulo Guedes entrega um setor que presta um serviço essencial à iniciativa privada”, argumenta Jeová.

Ainda segundo o parlamentar, que está de licença médica para tratamento de saúde, mas teve várias propostas suas em votação na sessão desta terça-feira, o exemplo de privatização da Saelpa, que era a concessionária de energia elétrica da Paraíba, ilustra bem o que pode vir ai também com a privatização dos serviços de água e saneamento no país. “A Energisa hoje estabelece as taxas de energia que quer, não temos mais uma política de governo que dê subsídios, e isso também vai acontecer com a privatização da Cagepa. O impacto na vida das pessoas será igualmente danoso se seguir o que determina esse novo marco regulatório”, reforça o parlamentar.

Jeová lembra que os professores universitários Maria Luiza Pereira Feitosa, José Irivaldo Alves de Oliveira e Aendria de Souza do Carmo fizeram um estudo acadêmico que mostra as armadilhas inconstitucionais sobre o novo marco regulatório e as implicações e impactos deste modelo proposto pelo Governo Federal em serviços tão essenciais como água e esgotamento sanitário. “Eles estudaram os meandros desta questão e produziram um documento de 40 páginas que é convincente do ponto de vista científico. Nele, eles mostram os problemas que essa questão traz e algumas maneiras de como enfrentá-los”, disse o deputado que incluiu trechos deste estudo no documento que será encaminhado pela ALPB para o STF.

Num debate, promovido pela ALPB no último dia 15 de junho, a professora explicou que o problema é que essa Lei, publicada em julho de 2020, no contexto da pandemia, não revogou a Lei 11.445/2007, no entanto, revogou parte dela estabelecendo um novo marco legal para a gestão de saneamento básico no Brasil, que abrange quatro vertentes: abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, drenagem urbana e gestão de resíduos sólidos. “Não estamos falando somente de água e esgoto. A grande mudança, de acordo com o estudo, é que o novo marco abre caminho para a privatização do negócio do saneamento igualando-o, em termos de rentabilidade, ao setor de telefonia, energia e outros”, explicou ela, lembrando que a Lei altera profundamente as competências da Agência Nacional de Água, que agora passa a ser Agência Nacional de Água e Saneamento universalizando os serviços e impondo aos estados um formato de regionalização, seja por iniciativa própria ou por imposição da União.

O novo marco legal precisa ser melhor definido

Veto Parcial sobre PL que concede atendimento prioritário às pessoas com visão monocular na Paraíba não prejudica Lei em vigorVeto Parcial sobre PL que concede atendimento prioritário às pessoas com visão monocular na Paraíba não prejudica Lei em vigor

Mesmo de licença médica, a atuação do deputado estadual Jeová Campos repercute na Assembleia Legislativa tanto que, na manhã desta terça-feira (10), os parlamentares votaram um Veto Parcial do governador João Azevedo a um Projeto de Lei de autoria do deputado paraibano. Trata-se do PL 1936-2020, que propicia atendimento prioritário às pessoas com visão monocular nos estabelecimentos públicos e privados no Estado da Paraíba. Sancionada desde 28 de Maio deste ano, a propositura de Jeová já é Lei (11.968/21), desde então. O Veto Parcial mantido pelos deputados em sessão remota de hoje, por um placar de 8 a 16, não prejudica a propositura que foi aprovada em plenário por unanimidade, apenas considera o vício de origem da iniciativa e mantém o veto ao Art. 4º da referida Lei.

Em seu Art. 1º, a Lei assegura o atendimento prioritário às pessoas com visão monocular pelos estabelecimentos públicos e privados sediados no Estado da Paraíba, estabelecendo que o símbolo da pessoa com visão monocular deverá ser utilizado nas placas indicativas de atendimento prioritário para as pessoas portadoras de necessidades especiais.

Para se beneficiar da Lei é preciso se enquadrar no perfil de pessoa com visão monocular, que é aquela que apresenta cegueira, na qual a acuidade visual é igual ou menor que 0,05 no melhor olho, com a melhor correção óptica, assim como as pessoas de baixa visão, com acuidade visual entre 0,3 e 0,05 no melhor olho, com a melhor correção óptica, os casos nos quais a somatória da medida do campo visual em ambos os olhos for igual ou menor que 60º ou a ocorrência simultânea de quaisquer das condições anteriores.

Para fazer jus ao atendimento prioritário, a pessoa com visão monocular deverá apresentar qualquer documento firmado por profissional médico que ateste esta deficiência. O descumprimento do disposto nesta lei sujeitará ao infrator a imposição de multa no valor equivalente a 50 (cinquenta) UFR-PB vigente na data da aplicação da penalidade, e no caso de reincidência o valor da penalidade será aplicado em dobro, além de outras sanções previstas na legislação vigente.

Com a Lei pessoas de visão monocular têm prioridade de atendimento na Paraíba

Deputados aprovam Projeto que disponibiliza ferramenta digital no site do Detran para comunicar venda de veículos

Durante sessão remota desta terça-feira (10), os deputados paraibanos aprovaram o Projeto de Indicação 809/2020, de autoria de Jeová Campos, que indica ao governador João Azevedo que seja enviado à ALPB Projeto de Lei versando “sobre a obrigatoriedade de disponibilização no site do DETRAN-PB, de funcionalidade (ferramenta digital) destinada à comunicação online de venda de veículos”.

“Sabemos que não é raro o proprietário de veículo vender o bem e não realiza a transferência imediata da propriedade. O comprador, por sua vez, poderá cometer infrações de trânsito e as consequências das infrações permanecem em nome da pessoa que vendeu o veículo, causando sérios prejuízos, a exemplo de pontuação em sua CNH, entre outros”, explica Jeová. Na maioria dos casos, segundo o deputado, o vendedor do veículo reside distante de uma unidade do DETRAN-PB, muitas vezes fora do Estado da Paraíba, e necessita fazer a comunicação da venda do bem. “Com a implantação da ferramenta digital online, objeto de minha propositura, facilitará esta comunicação, trazendo agilidade e praticidade ao usuário”, reitera Jeová.

Para o deputado, que está de licença médica, a propositura é de elevado alcance social. “Ela beneficiará milhares de pessoas que comercializam veículos no Estado da Paraíba atendendo, assim, ao interesse público e possibilitando mais agilidade nessa comunicação de troca de propriedade entre quem vende e quem compra o veículo”, destaca o parlamentar.

ALPB realizará Sessão Especial para debater proposta de Reforma Tributária que se encontra em tramitação no Congresso Nacional

Desde a promulgação da Constituição Federal de 1988, o Congresso discute a necessidade de reformar o sistema tributário nacional. Foram apresentadas diversas propostas de reforma tributária e, neste momento, as atenções se concentram na Proposta de Emenda à Constituição nº 45, de 2019, em tramitação na Câmara dos Deputados, na Proposta de Emenda à Constituição nº 110, de 2019, em tramitação no Senado Federal, e no Projeto de Lei nº 3.887, de 2019, apresentado em julho deste ano pelo Poder Executivo. E para melhor entender essas propostas e como elas afetarão à vida dos brasileiros, a Assembleia Legislativa fará uma Sessão Especial, com data ainda a ser definida. A aprovação do Requerimento 292/2021, de autoria do deputado Jeová Campos, que propôs a realização deste evento, foi feita hoje, durante sessão remota da ALPB.

A sessão poderá acontecer através do sistema remoto de vídeo conferência da Assembleia Legislativa ou de forma presencial, explica o parlamentar autor da iniciativa. “Nosso objetivo é debater a proposta de Reforma Tributária que se encontra em tramitação no Congresso Nacional, com a participação de representantes de entidades e profissionais das áreas de fiscalização, arrecadação e gestão tributária, além de sindicatos e pesquisadores para que tenhamos um debate aprofundado e qualificado sobre essa temática”, explica Jeová.

Dentre os convidados a participarem da sessão, haverá representantes do SINDIFISCO-PB; da ANFIP – Associação Nacional dos Auditores[1]Fiscais da Receita Federal do Brasil; da FENAFISCO – Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital; o Dr. EDUARDO FAGNANI, Professor do Instituto de Economia da Unicamp, pesquisador do Centro de Estudos Sindicais e do Trabalho (Cesit-IE-Unicamp) e coordenador da rede Plataforma Política Social; o Secretário de Estado da Fazenda da Paraíba; os Deputados Federais e Senadores integrantes da Banca Federal paraibana; o Presidente da FAMUP – Federação dos Municípios da Paraíba; o Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional da Paraíba; vereadores da Câmara Municipal de João Pessoa; representantes dos Núcleos de Ciências Jurídicas e Sociais da Universidade Federal da Paraíba e da Universidade Federal de Campina Grande; da Central Única dos Trabalhadores – CUT-PB; e demais autoridades relacionadas com o tema proposto.

O parlamentar paraibano, que é também advogado com vasta experiência na área tributária, explica que as Propostas de Emenda à Constituição nº 45 e nº 110, ambas de 2019, preceituam uma mudança profunda na tributação do consumo, em todos os níveis da federação, com a unificação das diversas incidências em uma só, com a criação de um Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). Já o Projeto de Lei nº 3.887, de 2019, segundo ele, propõe que esse processo de reforma da estrutura tributária brasileira se inicie na esfera federal, com a substituição da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e da Contribuição para o Programa de Integração Social (PIS) pela Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS).

“Esse é um tema que mexe com todos nós, por isso precisamos estar atentos e ter conhecimento e essa sessão na ALPB tem justamente o propósito de esclarecer as questões que estão sendo propostas na reforma Tributária”, destaca o parlamentar, lembrando que a reforma tributária em tramitação no Congresso Nacional tem sido tema recorrente na esfera federal, mas pouco discutida no âmbito estadual. “Considerando que qualquer mudança no sistema tributário afetará diretamente a gestão orçamentária dos estados e municípios, assim como terá reflexos sobre a renda das famílias e a gestão das empresas situadas no estado da Paraíba, fica clara a necessidade de debatermos qual modelo de reforma precisamos”, reiterou Jeová, destacando que é preciso discutir um projeto de reforma tributária que reduza desigualdades sociais, regionais e intrarregionais.

Com informações do site da Câmara

Hospital Regional de Patos realiza 33 cirurgias e atende 149 pessoas no final de semana

A realização de cirurgias fora do hospital, enquanto o bloco cirúrgico da unidade passa por reformas, não está comprometendo a dinâmica neste setor, nem limitando os atendimentos no Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC), tanto que somente neste final de semana foram realizadas 33 cirurgias. Os procedimentos, que são realizados temporariamente na sede da Ginecam, foram de oncologia (13 casos), Ortopedia (7), Cirurgia Geral (7), Vascular (5) e ainda uma de Buco/Maxilar. Entre às 18h da última sexta-feira (06) até a meia-noite deste domingo (08), deram entrada na Urgência e Emergência do hospital 149 pessoas, das quais 32 vítimas de acidentes de trânsito.

O balanço de atendimentos mostra que o plantão de maior movimento foi o de domingo, quando 74 pessoas deram entrada na unidade, seguido do de sábado, quando outras 63 pessoas foram atendidas. Entre as 18h e a meia noite da sexta-feira, outras 12 pessoas deram entrada no hospital. Comparando os dados deste final de semana com o passado, a unidade registrou um aumento de 45% nos atendimentos por acidente de trânsito e uma queda de 10% nos atendimentos gerais.

Dos 32 pacientes que deram entrada vítimas de acidentes de trânsito, a grande maioria deles foi com acidentes envolvendo motos, com 29 casos. Houve registros de acidentados com automóvel (1), com bicicleta (1) e ainda por atropelamento (1). Dos acidentados, 25 eram homens e sete mulheres e cinco deles precisaram ficar internados para procedimentos posteriores. A cidade de Patos teve o maior número de vítimas, com 13 casos no total, mas o hospital também atendeu pacientes acidentados vindos das cidades de Matureia, Coremas, Santa Luzia, Tavares, Água Branca, Conceição, Igaracy, Quixaba, Imaculada, São Bento, Itaporanga, Teixeira, Mãe D’água e Manaíra.

Na Urgência e Emergência, além dos casos envolvendo os acidentados com motos, os demais principais motivos dos atendimentos neste final de semana foram de pacientes com dor abdominal, queda da própria altura, entorse ou torção, dificuldade de respirar, edema, convulsão ou mal epiléptico, dor no peito, acidente com objeto perfuro/cortante, sintomas de síndrome gripal, entre outros motivos.

Jornalista Eliane Sobral lança seu primeiro livro de Romance que concorre ao prêmio Kindle 2021

Com 30 anos de carreira no Jornalismo, a jornalista Eliane Sobral estreia com muita propriedade no mundo literário com o Romance “O Sol e a Lua e o desejo de um encontro entre eles”, que já está disponível, desde essa segunda-feira (09), na Amazon.com.br. Nas 898 páginas do livro disponibilizadas na forma digital, o leitor vai mergulhar num romance inusitado entre uma jornalista de esquerda e um coronel do Exército Brasileiro. Autobiográfica, a obra não se limita a contar a paixão da jornalista pelo coronel, ela vai além ao discorrer por questões interessantes, a exemplo do jogo de sedução entre duas pessoas, da liberdade da mulher conquistada à duras penas e ainda vista com olhos atravessados em pleno século 21, aborda o amor em tempos de redes sociais e aplicativos de relacionamento, questiona o modelo machista que impede o homem de rejeitar uma cantada com medo de ser mal interpretado e julgado, enfim, é uma obra atual e que nos leva a refletir sobre as relações, em vários aspectos.

“Muito mais que dar visibilidade a minha ligação platônica e afetiva com Pablo*, desejo que essa obra estimule mais debates sobre sedução, afeto e sentimento, encorajando mulheres e homens a não represarem suas emoções, a encararem como natural a inversão de papéis e a acreditarem que entregas afetivas podem partir de qualquer lado. No final das contas, o importante é ser feliz. De onde partiu a primeira cantada é por demais irrelevante diante deste vasto mundo dos afetos”,destaca a autora na introdução do livro, que ganhará uma versão impressa, em 2022.

A obra tem 15 capítulos, que são intercalados com cartas feitas pela jornalista para o coronel durante os três anos e poucos meses que eles se corresponderam pela Internet. Cada capítulo aborda uma temática diferente, mas sempre voltada à paixão que ela sente por ele e a amizade que uniu esses dois personagens tão antagônicos no modo de ser, agir e pensar. Mas, quem esperar ver textos lugar comum e cartinhas com declarações de amor corriqueiras e melancólicas vai se surpreender. Só lendo o livro, disponível por um valor bem acessível (R$ 24,99), para mergulhar neste vasto e inexplicável mundo das paixões, sejam elas platônicas ou reais.

A jornalista Eliane Sobral, que se formou em 1991, pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), já atuou na grande imprensa, como repórter do Jornal do Comércio e do Diário de Pernambuco, em Recife, e ainda no Jornal Tribuna de Alagoas, em Maceió. Foi assessora de Jarbas Vasconcelos, na Prefeitura do Recife e, desde 1997, se mudou para João Pessoa, onde fundou a News Comunicação. “Nunca pensei em me tornar escritora. A minha ideia inicial era publicar as cartas que escrevi para Pablo*, porque sempre que eu mostrava a alguém o que eu escrevia, recebia muitos elogios pela profundidade com que eu explorava essa paixão através dos textos, mas, somente as cartas não caracterizava um romance e conversando com meu amigo Linaldo Guedes, ele sugeriu que eu contasse essa história de amor em capítulos, daí o livro foi se formando aos poucos e quando percebi já tinha finalizado a obra”, afirma a autora que está concorrendo à edição deste ano do Prêmio Kindle de Literatura.

*O nome Pablo é um pseudônimo.

Hospital de Patos dá altas simultâneas nesta sexta-feira a quatro pacientes do setor de isolamento Covid

Nesta sexta-feira (06) pela manhã, a alta de quatro pacientes do setor de isolamento Covid comoveu quem esperava seus familiares voltarem para casa e também profissionais da equipe do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC). Uma das pacientes que recebeu alta, a Sra. Maria José de Souza, da cidade de Mãe D’água, a que mais tempo ficou internada dos quatro pacientes que tiveram alta, emocionou a todos ao cantar a música “O Senhor é minha Luz”, em agradecimento a sua cura e dos demais que estavam voltando para casa depois de superar a Covid.

“Tivemos a grata alegria de dar alta conjunta a quatro pacientes do setor de isolamento Covid. E isso nos traz uma satisfação indescritível, porque ao devolver o paciente para sua família, após uma internação que muitas vezes precisa de intervenções mais invasivas, fechamos um ciclo de sucesso na conduta e tratamento e eficiência de nossos cuidados. E como no isolamento não pode ficar visitantes, a relação que se estabelece entre equipe e paciente é ainda mais próxima, haja vista que os profissionais além de executarem suas técnicas, próprias de todo trabalho na área de saúde, também se doam mais como seres humanos, até pela condição de isolamento que se impõe aos pacientes com coronavírus. Por isso, altas do setor Covid são ainda mais significativas tanto para quem tem alta e volta para casa, quanto para quem contribui para que isso ocorra”, afirma a diretora técnica do Complexo, Dra. Jaquelline Andrade.

E nesta sexta-feira voltaram para casa a Sra. Maria José, de Mãe D’água, que ficou internada uma semana, entre os dias 30/07 e 01/08, o Sr. Marcos Antônio, de Patos, que foi internado no dia 18/07 e recebeu alta hoje, o Sr. Rivaldo da Costa, de Teixeira, que foi admitido no dia 19/07 e voltou para casa hoje também e a Sra. Maria Marluce, da cidade de Imaculada, a paciente que ficou mais tempo no isolamento da unidade, já que foi internada no dia 01/07 e recebeu alta na data de hoje (06/08).

Hospital Regional de Patos inicia reforma da UTI Convencional

O Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), de Patos, iniciou esta semana a reforma da UTI Convencional. A previsão é que a obra tenha a duração de 30 dias. Enquanto durar a reforma, os pacientes ficarão assistidos em outro espaço da unidade, garantindo a assistência adequada a todos os usuários.

O diretor geral do Complexo, Francisco Guedes, explica que a reforma da UTI Convencional é uma ação necessária e que será possível realizar agora devido à baixa ocupação de leitos para a Covid-19. Ele afirma que a intervenção ocorrerá na parte estrutural do espaço da Unidade de Terapia Intensiva.

“Faremos melhorias na parte elétrica, hidráulica e rede de gases. Além da reforma na própria estrutura de paredes, piso e equipamentos. Como a ocupação hospitalar de pacientes com Covid-19 baixou, teremos espaço para o remanejamento dos pacientes”, pontua.

Além da obra para melhorias na UTI, o Hospital Regional Janduhy Carneiro também está passando por obras no bloco cirúrgico, para, entre outras melhorias, recebimento da hemodinâmica. Ao todo, o hospital conta com 32 leitos de terapia intensiva.