Author: News Comunicação

Núcleo de Atenção Hospitalar da SES realiza visita técnica no Complexo de Patos e constata adequação às normas

Segundo a Organização Mundial da Saúde, o conceito de Segurança do Paciente se refere à redução dos riscos de danos desnecessários associados à assistência em saúde até um mínimo aceitável. E no Brasil, desde 2013, é obrigatório que todos os serviços de saúde tenham seu Núcleo de Segurança do Paciente (NSP). O Núcleo do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) é composto por uma equipe multiprofissional que, diuturnamente, acompanha e está atenta a essa temática. E nesta terça-feira (17), essa equipe e outros profissionais da unidade se reuniram com o representante da Gerência Executiva de Atenção Especializada da Secretaria Estadual de Saúde (SES), João Batista, que esteve no Complexo para realização de uma Visita Técnica e constatou que a unidade está atenta e vigilante em relação às normas e protocolos.

A Chefe do Núcleo de Enfermagem do Complexo, Séfora Cândida Vasconcelos, foi uma das profissionais que acompanhou a visita e destacou a importância do momento. “A visita técnica além de constatar que estamos atentos a essa questão, melhorando cada vez mais nossos processos internos, foi muito importante porque nos deu outro olhar sobre a segurança do paciente, reforçando e reestruturando nossas ações assistenciais, para que possamos melhorar ainda mais nosso serviço”, disse Séfora.

Segundo ela, questões como a Identificação do paciente, higiene das mãos, segurança cirúrgica e na prescrição, uso e administração de medicamentos, na prevenção de quedas dos pacientes e de úlceras por pressão (UPP), são protocolos do Programa Nacional de Segurança do Paciente que são seguidos à risca pelos profissionais da unidade e são questões que têm um olhar atento dos integrantes do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do Complexo. A visita técnica desta terça-feira incluiu reuniões com a equipe e uma inspeção de campo em vários setores do hospital de Patos. A unidade integra a rede estadual de saúde e é referência para mais de 60 municípios do sertão paraibano para Urgência e Emergência, Clínica Médica e ainda para alguns casos de Oncologia.

Deputado Trocolli Júnior propõe que ex-reitor Thompson Mariz seja condecorado pela ALPB com Medalha Padre Inácio de Sousa Rolim

O Professor Doutor, Thompson Fernandes Mariz, ex-reitor da UFCG poderá ser condecorado com a Medalha Padre Inácio de Sousa Rolim – Padre Rolim -, uma honraria concedida pela Assembleia Legislativa da Paraíba à personalidades que se destacam na área da Educação e Religião. Projeto de Resolução neste sentido será proposto pelo deputado Trocolli Júnior e será apreciado em plenário, nos próximos dias pelos parlamentares paraibanos.

Para o deputado, a indicação do nome de Thompson Mariz faz jus a destinação da honraria. “O currículo deste paraibano, de Antenor Navarro, e a contribuição que ele deu na área educacional em nosso estado o credenciam para ser homenageado com essa Medalha”, disse Trocolli. No Parágrafo Único do PR destaca-se que a comenda será entregue em Sessão Solene, em dia e horário ainda a serem definidos, de acordo com a disponibilidade do homenageado.

O deputado Jeová Campos, autor do PR que criou a homenagem na ALPB, em 2019, e que está licenciado para tratamento médico, disse que ficou feliz em Trocolli propor esse reconhecimento ao professor Thompson Mariz. “O homenageado está à altura de receber tal honraria uma vez que, a exemplo do Padre Rolim, também tem uma contribuição importante à Educação paraibana”, disse Jeová, reforçando que a Medalha é o reconhecimento do Poder Legislativo à personalidades que se destacam nas áreas de Educação e Religião.

Sobre o homenageado

Nascido em Antenor Navarro, Paraíba, ingressou na UFPB em 1982, mediante concurso público de provas e títulos. É Graduado e Mestre em Engenharia Química, pela UFPB, na Área de Processos Físicos de Separação, e Doutor em Engenharia Química pela Universidade Federal de Campina Grande (2013), na Área de Desenvolvimento de Processos Químicos. Foi professor de várias disciplinas de Engenharia Química e Engenharia de Materiais. Coordenou projetos de pesquisa aprovados pelo CNPq, sendo autor e co-autor de vários trabalhos publicados em Congressos e revistas. Exerceu variados cargos administrativos na UFPB, tais como: Coordenador de Curso de Engenharia de Materiais, Chefe de Departamento de Engenharia de Materiais, Vice-Diretor e Diretor do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), Pró-Reitor para Assuntos do Interior (1997/2001) e Vice-Reitor (2001/2002), além de ter sido representante titular dos docentes do CCT no Conselho Superior de Ensino Pesquisa e Extensão – CONSEPE. Em maio de 2002 foi nomeado reitor pro tempore da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e por dois mandatos consecutivos permaneceu como reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), exercendo esse cargo entre os anos de 2002 a 2012.

Sessão Especial vai debater proposta de Reforma Tributária que se encontra em tramitação no Congresso Nacional

Desde a promulgação da Constituição Federal de 1988, o Congresso discute a necessidade de reformar o sistema tributário nacional. Foram apresentadas diversas propostas de reforma tributária e, neste momento, as atenções se concentram na Proposta de Emenda à Constituição nº 45, de 2019, em tramitação na Câmara dos Deputados, na Proposta de Emenda à Constituição nº 110, de 2019, em tramitação no Senado Federal, e no Projeto de Lei nº 3.887, de 2019, apresentado em julho deste ano pelo Poder Executivo. E para melhor entender essas propostas e como elas afetarão à vida dos brasileiros, a Assembleia Legislativa fará uma Sessão Especial, nesta quinta-feira (19). A sessão, uma propositura conjunta dos deputados Jeová Campos e Estela Bezerra, poderá ser acompanhada pelo sistema de vídeo conferência, a partir das 15h, pela TV ALPB, pelo site www.al.pb.leg.br/tv-assembleia ou ainda pelo canal no YouTube: Legislativo PB.

Por conta da licença para tratamento de saúde do deputado Jeová Campos, a Sessão será presidida pela deputada Estela Bezerra. “Nosso objetivo é debater a proposta de Reforma Tributária que se encontra em tramitação no Congresso Nacional, com a participação de representantes de entidades e profissionais das áreas de fiscalização, arrecadação e gestão tributária, além de sindicatos e pesquisadores para que tenhamos um debate aprofundado e qualificado sobre essa temática que provocará uma mudança profunda na tributação do consumo, em todos os níveis da federação, com a unificação das diversas incidências em uma só, inclusive, com a criação de um Imposto sobre Bens e Serviços (IBS)”, explica Jeová, que acompanhará os debates de sua residência.

O parlamentar paraibano, que é também advogado com vasta experiência na área tributária, explica ainda que o Projeto de Lei nº 3.887, de 2019, propõe que esse processo de reforma da estrutura tributária brasileira se inicie na esfera federal, com a substituição da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e da Contribuição para o Programa de Integração Social (PIS) pela Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS). “Esse é um tema que mexe com todos nós, por isso precisamos estar atentos e ter conhecimento e essa sessão na ALPB tem justamente o propósito de esclarecer as questões que estão sendo propostas na Reforma Tributária”, finaliza o parlamentar.

Deputado Trocolli Júnior alerta sobre a necessidade das pessoas continuarem com os cuidados para evitar mais casos de Covid-19

O deputado estadual Trocolli Júnior (PODE) fez um importante alerta durante sessão remota da ALPB, na manhã desta terça-feira (17), sobre a necessidade da população não relaxar nos cuidados preventivos e contribuir com a redução dos casos de Covid-19. Segundo o parlamentar, o momento não é de relaxamento, mesmo com o número de internações pela doença caindo e a vacinação avançando. “Um assessor de um amigo meu, da cidade de São Paulo, vacinado duas vezes, já tinha tido a Covid e, após cinco dias da volta da doença, mesmo com a imunização completa, foi à óbito. Essa doença é traiçoeira e não devemos relaxar com os cuidados preventivos”, disse o deputado, que assumiu o mandato com a licença para tratamento de saúde do titular, Jeová Campos.

Segundo Trocolli, o alerta se faz necessário e oportuno, principalmente, num momento em que as pessoas voltam a ter vida social, os estudantes retomam as aulas e as empresas já migram do Home Office para atividades presenciais. “Gostaria de fazer esse registro público porque nós estamos constatando a volta às aulas, os bares e restaurantes lotados e para lembra que ninguém, mesmo vacinado, está 100% imune a essa doença que reage de forma diferente de organismo para organismo”, disse ele, que afirmou estar restringindo suas saídas ao estritamente necessário.

O deputado lembrou que é também papel de um parlamentar alertar e dar o bom exemplo para a população. “As pessoas precisam continuar se cuidando e eu estou fazendo isso”, finalizou o parlamentar, se desculpando pela ausência da sessão passada e reiterando sua satisfação de estar de volta aos trabalhos da Assembleia Legislativa.

Fonte: Com informações do gabinete do parlamentar

Produtores rurais pedem reforço na segurança da zona rural do litoral Sul da Paraíba e de Santa Rita por causa dos assaltos e roubos

O aumento de assaltos, roubos, furtos e até sequestros, este ano, na região de Alhandra e Pedras de Fogo e em áreas próximas e adjacentes da Bacia do Rio Gramame, além de Santa Rita, está preocupando e deixando aflitos os produtores rurais e moradores daquela região. Isto porque não há policiamento suficiente e o aparato da segurança pública naquela região quase inexiste. Só há um posto policial, assim mesmo com funcionamento precário, em Odilândia, com pouco efetivo, para atender todo o entorno da Bacia do Rio Gramame. No último sábado (14), por exemplo, um assalto com requintes de crueldade foi praticado contra trabalhadores da fazenda Imbiribeira, que foram amarrados, agredidos fisicamente e abandonados num canavial. O veiculo – um Fiat Strada – tomado pelos assaltantes e pertencente ao produtor canavieiro Oscar Barreto só foi localizado um dia depois, amassado e com vários itens faltando.

A Associação de Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), inclusive, está enviando comunicados à Polícia Militar e as demais autoridades de Segurança Pública solicitando um reforço no policiamento da região e mais patrulhamento. “Enquanto os homens de bem e trabalhadores estão em suas casas acuados e com medo, os bandidos estão agindo livremente, já que sabem que não há um aparato de segurança pública que os detenha. Da forma como estamos hoje, a bandidagem está fazendo o que bem entende”, lamenta o presidente da Asplan, José Inácio de Morais. O dirigente canavieiro lembra que os produtores estão com medo até de transitar pelas estradas vicinais que dão acesso às suas propriedades por causa das frequentes tocaias e assaltos e também não estão tranquilos quando estão em casa, pois os assaltos e roubos à residências também aumentaram este ano.

No assalto aos trabalhadores da fazenda Imbiribeira, ocorrido em plena luz do dia, por volta das seis da manhã, na zona rural do município de Pedras de Fogo, os seis homens não apenas tomaram o veículo, como bateram nas vítimas, com socos e coronhadas, fizeram tortura psicológica ameaçando matá-las e as amarraram e abandonaram no canavial. “Aquela região está muito perigosa. No caso do assalto aos nossos funcionários foram seis homens, que também assaltaram outras pessoas que passaram pela estrada. Graças a Deus, eles não foram mortos, mas a gente tem notícia que isso já ocorreu, além de sequestros e roubos a residências”, afirma o filho do proprietário do carro roubado, Rafael Barreto.

Hospital de Patos registra aumento em internações por causa de acidentes de trânsito no final de semana

Com uma média de cinco internações por final de semana de vítimas de acidentes de trânsito, este ano, o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) registrou, neste final de semana (13 a 15), um aumento de 140% no número de internações, atingindo a marca de 12 pacientes, sendo 10 deles vítimas de acidentes de moto, um de automóvel e outro de bicicleta. Dos 29 acidentados, 21 eram homens e oito mulheres. No final de semana, entre às 18h da sexta-feira (13) e a meia noite do domingo (15), o plantão da Emergência e Urgência do Complexo registrou o atendimento de 162 pessoas e a realização de 16 cirurgias.

“Infelizmente, ao compararmos a demanda de internações deste final de semana com a média dos demais finais de semana do ano, constatamos esse aumento muito significativo. E apesar de termos tido menos acidentes que o final de semana anterior, o quantitativo de internações foi bem maior, o que demonstra que os acidentes foram mais graves”, destaca o diretor geral do Complexo. Francisco Guedes.

O plantão de maior movimento foi o de sábado, quando 74 pessoas foram atendidas. No domingo foram mais 70 pacientes e na noite da sexta-feira, outras 18 pessoas deram entrada na unidade. Entre às 18h do dia 13 até a meia noite deste domingo, o boletim de atendimentos do hospital, que integra a rede estadual de saúde, apontou ainda que foram realizadas 16 cirurgias, sendo cinco Vascular, quatro cirurgias Oncológicas, quatro procedimentos de Ortopedia e ainda três Cirurgias Geral.

Dos 29 acidentados, 12 deles permaneceram internados para cuidados posteriores. Os demais foram liberados após os primeiros socorros. Dos acidentados, a maior parte deles foi da cidade de Patos, com 10 pessoas no total, mas vieram pacientes das cidades de São Bento, São José de Espinharas, Santa Teresinha, Santana dos Garrotes, Catolé do Rocha, Brejinho, Vista Serrana, Paulista, Desterro e Diamante. Duas pessoas que não moram na Paraíba, mas se acidentaram em nosso Estado também foram socorridas para a unidade. Uma da cidade de Bom Jesus da Penha (MG) e outra de Fortaleza (CE).

Na emergência, além dos casos envolvendo os acidentados no trânsito, os demais principais motivos dos atendimentos da unidade neste último final de semana foram de pacientes com dor abdominal, queda da própria altura, hipertensão, contusão diversa, queda de nível, sintomas de síndrome gripal, edema, entorse/torção, dor no tórax, vacinação, dormência/paralisia, sangramento, reação alérgica, dificuldade de respirar, dor de cabeça, entre outros motivos.

Semana começa no Complexo de Patos com ocupação de 27% dos leitos de UTI e 19% de Enfermarias Covid

O setor de isolamento Covid do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) começa a semana de forma tranquila e com baixa ocupação de leitos tanto na UTI, quanto nas enfermarias. O censo de meio-dia, desta segunda-feira (16), atesta que dos 26 leitos de UTI, sete estão com pacientes que precisam de cuidados intensivos, o equivalente a 27% dos leitos disponíveis, e dos 20 leitos de enfermaria, seis estão ocupados, correspondendo a 19% de ocupação. No computo geral, a unidade está com 22% de ocupação no setor Covid.

“Esses dados e os dos últimos dias nos dão certa tranquilidade, o que se repete na maior parte dos hospitais paraibanos em relação à baixa ocupação de leitos Covid, mas, o momento ainda nos pede muita cautela e cuidados. Não é o momento de relaxar nas medidas que previnem a propagação do vírus e evitar aglomerar, usar máscaras e lavar frequentemente as mãos ainda são medidas necessárias e importantes”, afirma a diretora clínica do Complexo, Dra. Jaqueline Andrade.

A médica lembra que além de muita gente ainda não ter se vacinado ou ter tomado apenas a primeira dose, o que não garante a imunização completa, há a questão das novas variantes do vírus. “Os vírus passam por mutações o tempo todo e a maioria destas mudanças não é relevante. Mas, existem alterações que podem tornar a doença mais infecciosa ou perigosa e essas são as mutações que tendem a predominar. A variante Delta do coronavírus, por exemplo, já foi identificada em nosso país e continua a se espalhar rapidamente. Por ser altamente contagiosa, ela está causando novos surtos, principalmente entre pessoas não vacinadas, daí é fundamental que as pessoas não relaxem nas medidas de proteção e prevenção para que não voltemos a ter os leitos todos ocupados e, em alguns casos, até com filas de espera”, reitera Dra. Jaqueline.

No CHRDJC existem, atualmente, 20 leitos de UTI VCovid e mais 20 leitos de Enfermaria destinados, exclusivamente, para internação dos doentes sintomáticos respiratórios com Covid -19. Há ainda, mais 12 leitos no Hospital Infantil Noaldo Leite que não foram desativados, mas, em função da baixa demanda estão sem utilização no momento.

Deputado Jeová lembra que a Educação mudou sua vida ao parabenizar escola de Cachoeira dos Índios pelos 50 anos de fundação

“A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”. Essa frase dita por Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul, considerado como o mais importante líder da África Negra e vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 1993, poderia ser acrescida com as palavras: e as pessoas. Sim porque a Educação além de mudar o mundo, transforma também as pessoas e os horizontes delas. Um bom exemplo da influência da Educação na mudança de perspectiva de vida é a do deputado estadual paraibano Jeová Campos. Filho de agricultores e de origem humilde, Jeová conseguiu superar adversidades através dos estudos e graças a eles, além de parlamentar em seu terceiro mandato, o sertanejo Jeová é advogado e professor concursado da Universidade Federal da Paraíba, do Campus de Sousa. “A Educação mudou minha vida, a de minha família e deu outro horizonte para meus filhos”, diz ele que, neste domingo (15), parabenizou as Bodas de Ouro da Escola Estadual Prof. Adalberto de Sousa Oliveira, de Cachoeira dos Índios, onde estudou em 1978.

“Menino pobre, querendo ir além das fronteiras do roçado de meus pais, estudei na Prof. Adalberto de Sousa Oliveira quando morava, de favor, na casa de um tio. Essa escola do Padre Ibiapina fez muita diferença na vida de muita gente. Lembro até hoje da diretora da época, a professora Maria Ciete de Sousa Brasil, que era esposa de meu tio Serafim. Lembro também do professor Egídio. Fui estudar na escola a pedido de meu tio Toinho Batista”, conta Jeová. Ele lembra que o assessor jurídico de seu gabinete, o advogado Hugo Moreira, também é ex-aluno da escola de Cachoeira dos Índios.

O deputado lembra que na época não havia água encanada na cidade e que a água consumida pela população era tirada de um chafariz. “Eram tempos sem nenhuma facilidade, mas que recordo com grata satisfação porque ao olhar por onde passei, valorizo ainda mais onde estou e a Educação foi a minha mola mestra. Foi a partir de meus estudos que descortinei o mundo, mudei minha realidade, pude ajudar minha família e dar aos meus filhos muitas das coisas que eu jamais sonhei que teria algum dia, embora eu sempre tenha acreditado que mudaria minha realidade através de minha formação”, destaca Jeová que noutra época de sua vida, para poder estudar em Cajazeiras, vendia alho na feira livre, dai porque, carinhosamente é chamado do ‘Rei do alho’.

Sobre a escola

Fundada no dia 15 de Agosto de 1971, pelo Vigário da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Cachoeira, o Padre Mauro Carli, que era italiano. E tendo como colaboradores o Dr. Bosco Cândido e Egídio Ricarte de Alencar, na época Vereador do Município. Os três foram procurar as autoridades do município com o Prefeito Dr. Vicente Leite Rolim, a Câmara de Vereadores, o Delegado, em Cajazeiras o Juiz, o Promotor da Comarca. Todos concordaram e assinaram para que fosse criado o Ensino Fundamental 2 ou seja da 5ª a 8ª Série, hoje do 6º ao 9º ano. Foi criada então a Escola pertencente à Fundação Padre Ibiapina de João Pessoa, com o nome de Ginásio Comercial de Cachoeira dos Índios – Colégio Cachoeira dos Índios.

No final dos anos 70 e início dos ano 80 essa escola foi estadualizada e passou para o Estado da Paraíba com o nome Escola Estadual de Ensino Fundamental de Cachoeira dos Índios. No dia 13 de Dezembro de 2001 passou a se chamar E.E.E.F.F Prof. Adalberto de Sousa Oliveira, até hoje, quando completou 50 anos.

Presidente da Asplan participa de live sobre inclusão de produtores no recebimento de CBios e diz que Lei é fundamental para que isso ocorra

Há quase três safras, que os produtores brasileiros, especialmente, os de cana-de-açúcar, pleiteiam a justa parte que lhes é devida no pagamento do Crédito Financeiro de Descarbonização (CBios) criado pelo RenovaBio. E o setor produtivo quer regulamentar esse pagamento, através de um Projeto de Lei (3149/2020), que tramita na Comissão de Agricultura da Câmara Federal. Nesta quinta-feira (12), o presidente da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), José Inácio de Morais, participou de mais uma live com representantes do setor e do Ministério da Agricultura (MAPA), para avaliar como o mercado está se comportando em relação a isso. “Até agora só há pagamentos pontuais e na base de acordos caso a caso e nós queremos regulamentar esse processo para tornar efetivo esse pagamento”, destacou José Inácio na ocasião.

Durante a live, foi abordada a necessidade de realização de uma Audiência Pública na Câmara, com a participação de representantes do Governo Federal, das indústrias e das entidades de classe dos produtores para tratar sobre o tema. Mas, antes da realização deste momento, ficou acordado que no próximo dia 19, às 15h, haverá outro encontro online para ver se haverá uma nova proposta das indústrias sobre o percentual a ser pago aos produtores. “O entendimento é sempre o melhor caminho quando há impasses a serem resolvidos, mas, é preciso deixar claro que é importante regulamentar essa questão e formalizar esse acordo em Lei”, argumenta José Inácio que também é presidente da União Nordestina de Plantadores de Cana (Unida).

O dirigente canavieiro destaca que já tem indústrias pagando R$ 3,50 por crédito de CBios por tonelada de cana, mas que isso não está sendo uma prática na maior parte das usinas do país. “Pela proposta que estamos recebendo, ficaríamos com apenas 60% do líquido o que não é justo, uma vez que o maior processo de sequestro de Carbono é no campo, ou seja, no fundo agrícola”, destaca José Inácio, lembrando que os produtores concordam em descontar as despesas, mas a partir da fixação de 100% dos ganhos da indústria referentes ao CBios. Ele lembra ainda que, na Paraíba, usinas e destilarias estão dando cerca de R$ 35,00 de ajuda de custo para o produtor, mas se recusando a instituir o pagamento do CBios como algo permanente.

“Nós defendemos uma legislação que regulamente a situação do fornecedor de forma clara e que não deixe margem a dúvidas no que deve ser pago ao fornecedor”, destaca José Inácio. Para ele, na atual conjuntura, infelizmente, não existe outra maneira de inserir os produtores no recebimento do CBios que não criando essa legislação. “O que a Lei determinar que deva pagar, seja lá quanto for, eles terão que cumprir e o pagamento se dará de forma igualitária para o pequeno, o médio ou o grande produtor de cana. Eu volto a dizer, nós queremos somente o que é nosso. O fato é que essa situação é muito ruim para o setor e da forma como está, atualmente, o produtor está perdendo”, afirma José Inácio.

Asplan arrecada e doa 100 cestas especiais para a campanha ‘Estrada Solidária’ da PRF

A Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan) não apenas aderiu à campanha nacional da Polícia Rodoviária Federal (PRF) ‘Estrada Solidária’ como colaborou de forma significativa para o sucesso da ação. A entidade, que representa os produtores canavieiros da Paraíba, arrecadou e doou 100 cestas especiais com alimentos diversos. Os donativos arrecadados foram entregues na sede da PRF, em João Pessoa, no último sábado (7), pelo supervisor da Associação, José Altemar Serafim.

Cada cesta doada pela Asplan continha 5 pacotes de fubá, 2 kg de arroz, 2 kg de açúcar, 4 pacotes de macarrão, 2 kg de feijão, 1 kg de farinha e 1 pacote de café. Os donativos foram doados por associados, colaboradores e visitantes do prédio. Mas, além deste público, houve a doação do diretor da AR 19 Certificadora Digital, Elvis Camargo, que fez a doação de dez cestas. Os itens foram arrecadados e ficaram num estande montado na portaria da entrada da Asplan, no térreo do prédio sede, até a entrega dos itens na sede da PRF.

“Ficamos muito felizes em poder dar essa significativa contribuição para a campanha da PRF e de exercitar, mais uma vez, a nossa responsabilidade social, pois entendemos que ao ajudar o próximo estamos também dando nossa parcela de contribuição para um mundo mais fraterno”, afirma o presidente da Asplan, José Inácio de Morais.

Segundo divulgação da PRF, ao todo 36 entidades serão beneficiadas com a Campanha deste ano, que pretende levar alimentos para mesa daquelas pessoas que mais precisam, já que todos os alimentos arrecadados serão entregues a instituições beneficentes que prestam auxílio para pessoas em situações de vulnerabilidade.