Author: News Comunicação
Hospital Regional recebe doação de equipamentos da Diocese de Patos
Os equipamentos e itens doados pela Diocese de Patos ao Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro foram entregues nesta quarta-feira (11) à direção da unidade hospitalar. Os 35 itens vão melhorar, ainda mais, o serviço prestado aos cidadãos de mais de 80 municípios do sertão, para os quais a unidade pública de saúde estadual é referência. O diretor geral do Complexo, Francisco Guedes, acompanhado de outros profissionais do Hospital, recebeu a doação e agradeceu a iniciativa da Diocese. “Esses itens serão importantes no dia a dia de nossa unidade, especialmente, os dois bisturis eletrônicos que são extremamente necessários no nosso cotidiano”, destacou Guedes.
A compra dois itens foi efetuada com recursos próprios da Diocese e todos eles serão incorporados ao patrimônio do Hospital na modalidade de doação. O termo de recebimento dos equipamentos foi assinado na ocasião da doação. O diretor geral do Complexo lembrou que essa não é a primeira ação de doação da Diocese ao Hospital de Patos. “Já recebemos da Diocese EPI’s para proteger nossos colaboradores na pandemia e agora mais esse itens. Só temos a agradecer a iniciativa, reiterando que essa ação reforça a missão cristã de ajudar ao próximo, na medida em que contribui para a melhoria de nossa prestação de serviço à população. Em nome do Governo do Estado e de todos que integram a unidade agradecemos por essa iniciativa”, disse Francisco Guedes.
A doação incluiu a entrega de: dois bisturis eletrônicos, seis Otoscópio MD 2.5 Mark IICOM 5 Espéculos e Está Macio, três Oftalmoscópios, 04 termômetros Infravermelho, nove cabos para Laringoscópio, quatro lâminas de Aço Inox Conv. Curvo N4, seis unidades de válvulas Reguladora de Cilindro – P/Oxigênio e ainda uma unidade Seladora de Pedal Hospitalar. Na ocasião, Dom Eraldo falou da importância da missão cristã e reiterou o compromisso da Diocese com ações que contribuam para melhorar a vida das pessoas e ajudar instituições e entidades a melhorarem seus serviços.
A 27ª edição do Concurso Mundial de Destilados de Bruxelas premia cachaça paraibana Baraúna com três medalhas de Ouro
O universo dos destilados tem um concurso mundial que premia, em várias categorias, a cachaça, uísque, conhaque, aguardente, rum, vodca, gin, entre outras bebidas destiladas que são avaliadas e classificadas por um grupo de especialistas de renome internacional e a 27ª edição do Concurso Mundial de Bruxelas, realizado nos dias 30 e 31 de outubro e 1º de novembro de 2020, premiou a cachaça Baraúna com três medalhas de Ouro. Produzida no Engenho Baraúna, localizado no município de Alhandra, no litoral sul paraibano, a cachaça arrebatou os prêmios com os produtos Baraúna Carvalho Premium, Baraúna Tradicional (Branca) e Baraúna Umburana. A edição 2020 teve a participação de um total de 1.400 destilados, de 54 países que competiram para ganhar uma medalha de Prata, Ouro ou Grande Ouro. A premiação do concurso deste ano foi feito de forma online, em função da pandemia, mas a degustação dos produtos concorrentes foi feita pelos especialistas, em Bruxelas.
O sócio fundador do Engenho Baraúna, José Rodrigues, recebeu com muita alegria mais essa premiação. “É uma honra representar a Paraíba, o Nordeste e meu país num concurso de destilados do nível deste de Bruxelas e conquistar medalhas de Ouro com os nossos produtos. Esse prêmio simboliza o desafio de produzir cachaça de qualidade com muita responsabilidade, zelo, competência e amor”, disse José Rodrigues.
Para o sócio diretor da Baraúna, Alexandre Amorim, o reconhecimento dos produtos são um forte indicativo da excelência de produção e da qualidade da Baraúna. “Os prêmios nacional e internacional que recebemos esse ano é uma prova que estamos no caminho certo, fazendo um produto de qualidade, com preço acessível”, disse Alexandre, que herdou de seu bisavô e pai o gosto pelas coisas do mundo canavieiro. Além do concurso de Bruxelas, a Baraúna também teve um reconhecimento nacional de especialistas no Concurso de Vinhos e Destilados do Brasil, realizado em outubro último, quando ganhou duas medalhas, uma de Ouro, com a Baraúna Carvalho Premium, e outra de Prata, com a Baraúna Umburana. Além da Baraúna, outras três cachaças paraibanas também foram premiadas neste concurso nacional (Engenho Nobre, Engenho Gregório e Pai Vovó).
Relativamente nova no mercado de destilados, já que a Baraúna só começou sua produção em 2013, com a Baraúna Tradicional (Branca), a marca veio para se firmar como uma das mais bem feitas do mercado, com aroma, sabor e gosto diferenciado. A Baraúna Umburana só começou sua produção em 2018, enquanto que a Baraúna Carvalho Premium, entrou no mercado apenas 2019. Alexandre explica que a Baraúna Carvalho Premium fica quatro anos envelhecendo em barris de carvalho americano e Francês, enquanto as outras duas cachaças de sua produção precisam de um ano para serem engarrafadas e comercializadas. “É um processo demorado, que tem um tempo adequado para cada produto”, reforça ele.
A Baraúna pode ser facilmente encontrada em pontos comerciais da região metropolitana de João Pessoa e em algumas cidades do interior do Estado. “Começamos há pouco tempo, há seis anos apenas, e estamos melhorando essa logística de vendas aos poucos. O importante é colocar no mercado um bom produto. Não queremos quantidade, mas, sobretudo qualidade”, destaca ele, lembrando que sua cachaça é produzida a partir das melhores canas e leveduras selecionadas por exame de DNA e possui baixa acidez e degustação suave. Sobre o exame de DNA, Alexandre explica que isso se deu graças a uma parceria com a Destilaria Japungu, detentora desta tecnologia, e a UFPE e que esse estudo é utilizado por ele para melhorar a fermentação de seus produtos.
O presidente da Associação de Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), José Inácio de Morais, fala da satisfação de ver um produto genuinamente paraibano ser premiado internacionalmente e destaca a qualidade da cachaça paraibana. “A cachaça é uma bebida que possui complexidade, frescor e características especiais. Ela é bem diferente de outros destilados e fabricar cachaça de qualidade é uma arte e nós, da Paraíba, somos privilegiados neste aspecto porque temos aqui a produção de excelentes cachaças, entre elas, a Baraúna, que com esses prêmios conquistados agora passa a ocupar lugar de destaque internacionalmente também”, disse José Inácio.
Sobre o concurso internacional
O Concurso Mundial de Bruxelas, mundialmente conhecido como Spirits Selection by Concours Mondial de Bruxelles (CMB), é o maior evento voltado para avaliação e premiação de destilados do mundo inteiro. A excelente reputação de seu processo de seleção é um dos principais componentes do sucesso da competição. São rigorosamente escolhidos para a competição juízes conceituados e renomados por sua capacidade de avaliar bebidas alcoólicas. Na seleção e competição de destilados participaram 60 juízes profissionais que provaram e avaliaram até 35 bebidas alcoólicas por dia. A Seleção de destilados pela CMB é a única competição itinerante no mundo e única que realiza análises laboratoriais pós-evento nos destilados vencedores de medalhas.
Realizado há 20 anos, o concurso, que é sediado em diferentes países a cada edição, é levado muito a sério e cada vez mais produtores de destilados do mundo inteiro querem ganhar nas categorias, já que um selo de premiação no Spirits Selection pode representar um aumento de 30% nas vendas. O que torna a premiação ainda mais almejada e competitiva está na regra que apenas 30% dos participantes levam medalhas entre Ouro, Prata e Grand Ouro – o que quer dizer se 100 produtos forem inscritos, somente 30 ganharão.
As cachaças premiadas com Medalhas de Ouro na edição 2020 foram:
Aguardente Borghezan Tajuva 4 Months
Valdemir Debiasi Borghezan
Cachaça Barauna Carvalho Premium
Cachaça Barauna Tradicional
Cachaça Barauna Umburana
Engenho Barauna Ltda. Me
Cachaça Bylaardt Premium 5 Years
Ind. e Com. De Aguardente Bylaardt Ltda.
Cachaça Cafundó da Serra Ouro French Oak 2 Years
Coop. Familiar Agroindustrial Sul Catarinense Cafundó Da Serra
Cachaça Catarina Única
Destilaria Vitória
Cachaça Córrego Novo Amburana
Cachaça Córrego Novo Prata
Agrimar Agro Indústria e Comércio Ltda.
Cachaça de La Vega Premium
De La Veja Indústria de Bebidas Ltda.
Cachaça Extra Premium
Destilaria Rech
Cachaça Guaraciaba jequitibá
Aguardente Guaraciaba Ltda
Cachaça Pátria Amada Carvalho e Cumarú
Cachaça Pátria Amada Ouro
Quefan Agroindústria e Comércio Ltda-Me
Cachaça Seleta Seleta & Boazinha
Indústria e Comércio Importação e Exportação Ltda.
Cachaça Sóbria Clássica 2019
Cachaça Sóbria
Cachaça Vanalli Envelhecida 10 anos
Cachaça Vanalli
Cachaça Vanderley Azevedo Prata 2018
Cachaça Vanderley Azevedo Premium
Vanderey Azevedo
Moendão Premium Blend
Cachacaria Moendão Ltda
Pé Na Areia Cachaça Prata 40°
Alquimia Companhia Industrial e Comércio de Bebidas Ltda
Pinoco’s Premium French Oak 2 Years
Pinoco’s Cana Ltda
Fonte: site da cachaça- https://www.sitedacachaca.com.br/concurso-mundial-de-bruxelas/



Hospital Regional de Patos registra 233 atendimentos durante o fim de semana
O Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) teve um plantão movimentado entre às 18h do dia 06 de novembro e às 6h da manhã desta segunda-feira 09 de novembro. Neste período, a unidade que integra a rede estadual de saúde atendeu 233 pacientes. O dia de maior movimento foi o sábado (07), quando 106 atendimentos foram realizados na Urgência e Emergência da unidade, seguido do plantão do dia 08, quando foram atendidos 97 pessoas. Os acidentes de trânsito vitimaram 41 pessoas, das quais 37 envolveram vítimas de motocicletas. O Hospital manteve a média de atendimentos/dia que fica em torno de 100 pacientes.
Na emergência, além dos casos envolvendo os acidentados com motos, os demais principais motivos dos atendimentos da unidade neste final de semana foram de pacientes com dor abdominal, queda da própria altura, contusões, dificuldade de respirar, dor renal, hipertensão, dor de cabeça, náusea e vômito, dor na perna, queda de nível, dor na coluna, vacinação, sintomas de síndrome gripal entre outros motivos.
A maior demanda de acidentados foi oriunda da cidade de Patos, com 17 casos no total, seguida de Malta, Quixaba, Emas, São Bento, Itaporanga, São Bentinho, Imaculada e Piancó. Foram atendidos vítimas das cidades Tavares, Santa Luzia, Aguiar, Condado, Igaracy, Água Branca, Juru, Desterro e Cajazeirinhas. Além dos acidentes com motos, foram registrados dois casos com vítimas de acidentes de automóvel e outros dois com bicicleta. Dos 41 acidentados, 32 eram do sexo masculino e nove do sexo feminino.
O diretor geral do Complexo, Francisco Guedes, avaliou o plantão do final de semana como dentro dos padrões médios de atendimento da unidade. “Em média atendemos cerca de 100 pacientes/dia, de forma que o registro de entradas na unidade neste final de semana não sofreu alteração em relação aos demais dias da semana”, destaca o diretor, lembrando que essa demanda se dá porque o Complexo de Patos é referência para cerca de 60 municípios do sertão paraibano.
- Complexo de Patos é referência para mais de 60 municípios do sertão paraibano
ASPLAN realiza ação social com crianças carentes de comunidade de Mamanguape
Além de ser uma referência para os produtores canavieiros, a Associação de Plantadores de Cana da Paraíba (ASPLAN), que atua em defesa da categoria há mais de 60 anos, também é uma entidade socialmente responsável, que desenvolve ações em prol da comunidade e da sociedade. No último dia 30, mais uma ação social foi realizada com esse objetivo, quando colaboradores da Estação de Camaratuba, onde funciona a produção de insumos biológicos da Associação, promoveram uma tarde de brincadeiras e diversão com crianças carentes da comunidade Rua Nova, localizada no município de Mamanguape.
Foi uma tarde de muitas brincadeiras e diversão, que teve ainda a distribuição de kits de higiene e de lanches e guloseimas. “Esse evento foi importante para as crianças que se divertiram bastante e também aprenderam um pouco sobre a produção de insumos biológicos da Estação e a importância deles para o meio ambiente. Desde cedo precisamos formar a consciência ecológica na geração futura”, destaca o biólogo da Estação, Roberto Balbino, que também participou das atividades junto com seus colegas de trabalho.
“As crianças são o futuro de toda nação, devemos pensar e contribuir de alguma forma para um país melhor, mais humano e mais justo, além de ensinarmos boas lições, que com certeza ficaram marcadas e eles levarão para o resto da vida. Além disso tivemos o cuidado de entregarmos os kit’s de higiene, que são importantes em qualquer ocasião, ainda mais agora no momento que estamos vivendo”, reforça o coordenador da ASPLAN Luís Augusto.
Recentemente, por causa da pandemia do COVID-19, a ASPLAN, também dentro deste escopo de trabalho social, distribui álcool etílico à 70% para várias entidades públicas e privadas da capital paraibana. “Entendemos que se cada um fizer a sua parte, a sociedade caminhará de forma mais equilibrada. E a ASPLAN sempre teve esse cuidado, não apenas com seus associados, mas, com a sociedade de um modo geral, não à toa existimos há mais de 60 anos”, finaliza o presidente da ASPLAN, José Inácio de Morais.
- A ação foi realizada com crianças carentes de uma comunidade de Mamanguape
- As atividades incluiram a distribuição de lanches
- As crianças também se divertiram com as brincadeiras
- Houve ainda distribuição de kits de higiene
- Roberto e a equipe da Estação que participou das atividades da ação social
Livro ‘Cultivo de cana-de-açúcar na Paraíba’ tem participação de profissionais da ASPLAN
Lançado pela Editora da UFPB, numa iniciativa dos organizadores Fábio Mielezrski e Gleydyane Novais Lopes, o livro ‘Cultivo de Cana-de-Açúcar na Paraíba’ é leitura obrigatória não apenas de quem vive da produção da matéria-prima que gera álcool, açúcar e outras iguarias, mas, também de quem quer conhecer um pouco mais da cultura que existe desde a colonização do Brasil, sendo um dos principais sustentáculos econômicos do Nordeste. O livro, recentemente lançado, tem a participação de profissionais da Associação de Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan) e é prefaciado pelo presidente da entidade, José Inácio de Morais.
Dividido em sete capítulos, a obra aborda desde a importância econômica da cana-de-açúcar na Paraíba, até questões específicas de manejo, morfologia, fenologia, fertilidade de solos, técnicas de implantação da cultura, controle de pragas daninhas, bioestimulantes e insetos-pragas da cultura. Os capítulos 1 (Importância econômica da cana-de-açúcar na Paraíba) e o 7 (Insetos-praga da cana-de-açúcar no estado da Paraíba) têm, respectivamente, as participações do agrônomo e coordenador da Asplan, Luis Augusto de Lima Santos e do biólogo da Estação de Camaratuba, mantida pela Asplan, Roberto Balbino.
No prefácio, José Inácio destaca a importância da cultura canavieira para o Brasil e, especialmente, para o Nordeste e fala do orgulho de ser produtor e neto e bisneto de plantadores de cana. “A cultura de cana-de-açúcar existe no Brasil, especialmente, no Nordeste desde os tempos da colonização. De lá para cá, sempre foi e ainda é o principal sustentáculo econômico e social da região. Na Paraíba, a cultura canavieira sempre ocupou lugar de destaque, sobreviveu a crises e secas e resistiu a tempos ruins. Existente em 26 municípios do Estado, a cana-de-açúcar merece destaque em qualquer cenário ou debate que se aborde economia, desenvolvimento, geração de emprego, renda sustentabilidade e produção de combustível limpo e renovável”, escreveu José Inácio.
Ele ainda recomendou a leitura do livro, principalmente, com foco no reconhecimento e fortalecimento da cultura canavieira. “Como neto e bisneto de plantadores de cana, aluno da escola de Areia e produtor de cana, com muito orgulho, recomendo a leitura”, reiterou José Inácio.
- Capa do livro
- O biólogo da Estação, Roberto Balbino prestigiou o lançamento do livro
- O lançamento do livro contou com a participação de seus autores
Luciana Dias se diferencia dos demais candidatos a vereador de Patos por propor que seu mandato seja direcionado aos mais humildes
Às vésperas das eleições municipais, muita gente ainda não definiu em quem vai votar para Prefeito, nem para vereador. Infelizmente, boa parte da população ainda não consegue entender a importância de eleger representantes que cheguem ao executivo ou ao legislativo com compromissos de trabalhar por mudanças na sociedade, que impactem positivamente a vida das pessoas, principalmente, àquelas que mais necessitam do poder público. Em Patos, uma candidatura tem chamado bastante atenção: a de Luciana Dias, para vereadora, pelo Patriota. Jovem, com apenas 36 anos, bonita, inteligente, trabalhadora, formada em Administração, mãe de três filhos, uma mulher simples e que deseja fazer de seu mandato uma ponte para implementação de políticas públicas e de leis que beneficiem a população, especialmente, a parcela da população menos favorecida.
O desafio de se lançar candidata sem nenhum apadrinhamento político, nem fartos recursos para bancar sua campanha, não desanima Luciana, que nasceu no Rio de Janeiro, mas, tem em Patos, onde mora desde os dez anos de idade, sua principal referência de vida. “Estamos cansados de eleger pessoas que não têm compromisso com o povo. A população merece um legislativo mais atuante e é justamente isso que me proponho a fazer. Trabalhar muito, pelo povo mais humilde. Na Câmara, vou ter um olhar voltado aos que são invisíveis na sociedade patoense, pois desejo que eles sejam incluídos socialmente, com o respeito que merecem”, afirma a candidata, que mora no Jardim Magnólia.
Segundo Luciana, que apóia a candidatura a Prefeito do juiz Ramonilson, durante décadas Patos foi governado por apenas dois grupos políticos, que se revezam no poder, sem muito fazer pela cidade e seu povo. “Vi na candidatura do Juiz Ramonilson uma esperança de nossa cidade ser governada com mais respeito e dignidade, por isso, defendo esse nome, que também tem um programa de governo muito similar ao que eu gostaria de propor a minha cidade”, diz Luciana.
Luciana, para quem não se lembra, foi uma das pessoas que se mobilizou para ajudar Adriano, mais conhecido como ‘João de Deus’, que perambulava maltrapilho e doente por Patos. O rapaz, levado para o Complexo Regional de Patos, graças a intermediação de Luciana e outras pessoas sensibilizadas com a situação dele, fez uma cirurgia, se tratou e depois foi acolhido num lar provisório, antes de voltar ao estado de origem, Alagoas, onde permanece até hoje. “Aquele episódio com João de Deus me despertou a vontade de ajudar o próximo de forma mais efetiva e creio que com o mandato de vereador isso se concretizará de forma mais dinâmica e eficaz”, destaca a candidata que tem feito campanha de porta em porta.


Coasplan promove 1º Encontro Cultivar que reuniu produtores para debater uso de insumos que asseguram melhores rendimentos
O 1º Encontro Cultivar promovido pela Cooperativa dos Associados da Asplan (COASPLAN), em outubro, foi um sucesso de participação de produtores e de nível de debates e palestras. O momento, que contou com a parceria da Agrivalle e EuroChem, aconteceu na sede da fazenda do presidente da Associação de Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), José Inácio, em Mamanguape. Segundo o diretor comercial da Cooperativa, Thiago Queiroz, a iniciativa da Coasplan é atuar em várias frentes, inclusive, na realização de encontros como esse. “Foi um momento de muito aprendizado e difusão de conhecimentos que agregam valor ao negócio de nossos associados, possibilitando que eles tenham mais informações para gerir melhor suas lavouras”, destacou Thiago, lembrando que a idéia é realizar outros momentos como esse, brevemente.
Parceiros fortes da Coasplan, a Agrivalle e EuroChem, participaram do 1º Encontro Cultivar mostrando os diferenciais de seus produtos. A Agrivalle apresentou, na ocasião, a linha de enraizadores, fungicidas e nematicidas e a forma de atuação da bactéria Welt, demonstrando um menor custo por hectare, com resultados entre seis a doze toneladas comparando com os tratamentos convencionais e com um custo bem reduzido. Já a EuroChem mostrou os diferenciais da tecnologia utilizada em seus fertilizantes, com ênfase na Linha Nitrofosca, que contém todos os nutrientes necessários a planta, em apenas um grão.
“Esses parceiros têm trazido para o mercado canavieiro e para o agronegócio de um modo geral o menor custo de utilização de insumos por hectare. Neste evento foi realizado duas palestras, sob a responsabilidade destes parceiros, mostrando a viabilidade e retorno no uso dos produtos prospectados na ocasião. Saímos todos da fazenda de José Inácio com informações e dados importantes que balizarão, com certeza, os próximos investimentos na lavoura de nossos associados”, finaliza Thiago.
- As palestras focaram o custo e os benefícios dos insumos
- O encontro aconteceu na fazenda do presidente da Asplan, José Inácio
- O evento aconteceu em outubro
- Os parceiros do evento
- Produtores que participaram do encontro
- Thiago é o diretor comercial da Coasplan
- Thiago e rodutires participantes
Pode ser legal, mas fere de morte a autonomia universitária disse deputado Jeová Campos sobre nomeação de novo reitor da UFPB
A nomeação de Valdiney Veloso Gouveia, que foi o candidato com menos de um décimo dos votos da comunidade acadêmica, não teve nenhum voto do Conselho Universitário – Consuni e que só entrou na lista tríplice à custa de uma liminar, como novo reitor da Universidade Federal da Paraíba, gerou protestos de professores, funcionários e estudantes da UFPB, além de vários setores da sociedade. O deputado estadual Jeová Campos, que é professor licenciado da UFCG, foi um dos que se manifestou contrariado com a nomeação do presidente Jair Bolsonaro. “Essa nomeação fere de morte a autonomia universitária, uma vez que não leva em consideração a avaliação da própria comunidade acadêmica para escolha de seu maior representante, e também a Democracia, porque a chapa mais votada e eleita não foi a escolhida!”, destacou o parlamentar que torcia pela nomeação da Chapa de Terezinha/Mônica, que obteve 47 votos no Consuni e venceu as eleições com 964.518 votos.
O deputado lembra que embora legal, essa nomeação é completamente arbitrária. “O processo estabelece que é prerrogativa do presidente da República definir os nomeados para o cargo de reitor das Universidades Federais, a partir da lista tríplice encaminhada pelas instituições, mas, o mínimo que se espera de quem nomeia alguém para um cargo deste é respeitar a decisão da comunidade acadêmica, o que não aconteceu na UFPB, quando foi escolhido o último colocado na disputa eleitoral. Essa manobra nada mais é que uma forma de intervenção nas universidades públicas do país, para colocar nos cargos apoiadores ligados ao projeto político e de poder do presidente. Infelizmente, essa é a realidade de descaso com a Educação e com as universidades públicas em todo o país neste (des)governo federal”, disse Jeová.
Em entrevista a uma rádio de João Pessoa, nesta quarta-feira (05), a candidata mais votada, Terezinha Domiciano, disse ainda estar estarrecida com a nomeação e falou que não teve tempo ainda de ver se cabe alguma medida jurídica para tentar reverter à nomeação. “Ainda estou sob o choque desta notícia que deixou toda a comunidade acadêmica perplexa. Não sei se cabe alguma medida jurídica que reverta essa decisão, só penso que um reitor que teve uma votação tão inexpressiva dos docentes, técnicos administrativos e estudantes e que não conseguiu nenhum voto no Consuni não tem respaldo para comandar a UFPB”, disse Terezinha. O novo reitor foi nomeado para definir os destinos da UFPB para o período 2020 – 2024.
Jeová lembra ainda que com essa nomeação, Bolsonaro quebra um costume adotado desde o governo Lula, que era nomear o primeiro colocado da lista tríplice, que no caso da UFPB, seriam Terezinha e Mônica, da Chapa 2 – “Inovação com Inclusão”, que venceram as eleições com 964.518 votos (soma total ponderada e normalizada). O segundo lugar Isac/Regina Célia obteve 920.013 votos (soma total ponderada e normalizada). A chapa do reitor nomeado Valdiney/Liana obteve apenas 106.496. “Esse é mais um desmonte da universidade pública, é o caminho da privatização do ensino público no Brasil, é a tentativa de ampliar o caráter ideológico no campo da direita, da narrativa conservadora, que nega a ciência. É o processo de desmonte da Educação, infelizmente e para que isso não continue precisamos lutar pela defesa da democracia, da universidade pública e da autonomia universitária”, destaca Jeová.
Em pronunciamento, o presidente do Sindicato dos Professores da UFPB (Adufpb), Fernando Cunha, reforçou que esse é mais um ataque do governo Bolsonaro à Democracia: “Este é mais um ataque à universidade, à democracia e à autonomia universitária, demonstrando, claramente, que esse governo não tem nenhuma responsabilidade com a coisa pública, com a legitimidade dos processos democráticos. Ele demonstra claramente que é inimigo da Educação”, disse Fernando.
- Jeová Campos foi um dos que criticou nomeação do reitor da UFPB
Hospital Regional de Patos registra 337 atendimentos durante o feriado de Finados
O Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) teve um plantão movimentado entre às 18h do dia 30 de outubro e às 6h da terça-feira (3). Nesse período, a unidade que integra a rede estadual de saúde atendeu 337 pacientes e realizou 13 cirurgias, das quais nove foram de urgência e quatro eletivas. O dia de maior movimento foi a segunda-feira (2), quando 112 atendimentos foram realizados na Urgência e Emergência da unidade, seguido do plantão do dia 31, quando foram atendidas 101 pessoas. Os acidentes de trânsito vitimaram 65 pessoas, das quais 62 envolveram motocicletas.
Na emergência, além dos casos envolvendo os acidentados com motos, os principais motivos dos atendimentos da unidade foram de pacientes com dor abdominal, queda da própria altura, dor na coluna, queda de nível, hipertensão, dificuldade de respirar, dor de cabeça, dor na perna, acidentes com animal peçonhento ou raivoso, torções, entre outros motivos.
Em relação ao feriadão de 12 de Outubro, o de Finados teve um incremento de 6% em relação ao número de atendimentos, um aumento de 12% no registro de acidentados e ainda um aumento de 29% no número de pessoas que se envolveram em acidentes com motos e precisaram dos serviços do Complexo.
A maior demanda de acidentados foi oriunda da cidade de Patos, com 26 casos no total, seguida de Matureia, Teixeira, Santa Luzia, Coremas e Vista Serrana. Dos 65 acidentados, 43 eram do sexo masculino e 22 do sexo feminino e as causas envolveram moto, automóvel e bicicleta.
O diretor geral do Complexo, Francisco Guedes, avaliou o plantão como corriqueiro e adianta que a unidade está preparada para os aumentos de demanda sempre que acontece um feriadão. “Os plantões de feriadão normalmente são mais movimentados, não apenas em Patos, mas em todos os hospitais que são referência em urgência e emergência porque, via de regra, como há maior fluxo de pessoas nas estradas e cidades, também acontecem mais acidentes, de forma que a gente sempre se antecipa de alguma forma para dar o suporte e atendimento à população que nos procura”, destaca o diretor.
‘Eu não tenho preço, tenho caráter e compromisso com Cajazeiras’ afirma Marquinhos Campos candidato a Prefeitura de Cajazeiras
“Nunca vão conseguir me comprar, porque tenho caráter e nada compra a minha honra, a minha dignidade e o meu compromisso com Cajazeiras. Eu tenho a coragem e a determinação do povo e essa força quem está me dando é Deus e os cidadãos e cidadãs de Cajazeiras. Sou uma pessoa simples, um homem da roça que honra o que diz e cumpre o que promete”, disse hoje (03) o candidato a prefeitura de Cajazeiras, Marquinhos Campos (PSB). O candidato, que tem amplas chances de ser eleito, é a única via diferenciada no pleito deste ano e a melhor opção de voto da população para fugir do lugar comum que se tornou o revezamento de poder no município sertanejo que entrava ano e saia ano e ficava nas mãos de grupos políticos conhecidos por saquear os cofres públicos, desviar recursos da Prefeitura, contratar sem licitações, superfaturar obras e manter o gabides de empregos.
“Quem espalhar por ai que Marquinhos Campos tem preço, que fiz qualquer tipo de negociata, falta com a verdade, mostra desespero, não tem argumentos para debater no campo das idéias e projetos pela cidade e sai espalhando boatos. Meu compromisso é com Cajazeiras, com trabalho em prol desta cidade, do povo mais humilde, dos feirantes, comerciantes, das pessoas que querem ver essa cidade próspera, sem falcatruas, usando o dinheiro público para o bem da população”, reiterou Marquinhos Campos em discurso para correligionários e simpatizantes de sua candidatura nesta terça-feira (03).
Segundo o candidato, o que lhe move é o apoio popular, ser o porta voz do povo, ser um instrumento de mudança para o município. “A determinação de todos vocês é que me dá coragem e força para prosseguir nessa luta por uma Cajazeiras melhor, mais igualitária, mais desenvolvida, com uma escola de qualidade, um atendimento de saúde eficiente. Esse coração pulsa por todos vocês, Cajazeirenses, essa luta não é minha, não é de minha família, não é de meus amigos somente, é de todas as pessoas que querem ver outra Cajazeiras e da população que não agüenta mais tantos desgovernos. Nossos adversários não vão conseguir nos deter. Nossa campanha é feita por um time de guerreiros e guerreiras que acreditam na mudança e na transformação de Cajazeiras”, reiterou o candidato.
- Marquinhos Campos reiterou seu compromisso com Cajazeiras
- Marquinhos Campos repudiou a forma leviana de atuação de seus adversários






























