Author: News Comunicação

Bolsonaro recua na proposta de privatização do SUS por pressão popular e não por entender que essa medida seria nociva ao povo destaca Jeová

As inúmeras manifestações em várias partes do Brasil contrárias à publicação do decreto presidencial que permitia ao Ministério da Economia realizar estudos para a inclusão das Unidades Básicas de Saúde (UBS), dentro do Programa de Parcerias de Investimentos da Presidência da República (PPI), levaram o presidente Bolsonaro a recuar e revogar sua proposta menos de 24h depois que ela havia sido divulgada. O Decreto, que havia sido publicado na terça-feira (27), no Diário Oficial, tornou-se sem efeito. Para o deputado estadual Jeová Campos, um dos críticos da medida, o governo federal usa a sigla PPI como neologismo bonito para não usar a palavra privatização e o recuo de Bolsonaro, na opinião de Jeová, só aconteceu por pressão popular.

“Na realidade, esse governo está entregando o país de bandeja para o capital especulativo, para os EUA, para os banqueiros, reduzindo investimentos em saúde e educação, enfraquecendo as universidades públicas, enfim, governando para uma elite em detrimento da classe trabalhadora, dos menos favorecidos, do povo”, disse o parlamentar paraibano. Ainda segundo Jeová, a questão do valor do auxílio emergencial é outra situação que demonstra claramente o quanto a pressão e a mobilização podem mudar os rumos das coisas. “O governo queria um auxílio no valor de R$ 300,00, os R$ 600,00 foram consequência de pressão popular e dos parlamentares federais que não aceitaram votar o valor menor proposto pelo governo”, lembra Jeová.

Segundo ele, a justificativa apresentada pelo presidente para revogar a medida, alegando que o intuito seria para terminar obras de UBS e UPAs que estão inacabadas país afora, é só uma desculpa para encobrir o objetivo de privatizar a saúde no Brasil. “É obrigação da União cuidar das brasileiras e dos brasileiros. Essa é uma premissa fundamental que permitiu e permite a existência do Sistema Único de Saúde (SUS), um sistema que funciona, que atende, que salva vidas e que poderia salvar muito mais se mais investimentos fossem feitos”, reitera o deputado paraibano.

Jeová lembra que as manifestações de rua (restritas agora em função da pandemia), a mobilização da sociedade, a pressão sobre seus representantes políticos são formas legítimas e eficazes da população se rebelar contra as atitudes absurdas deste governo e de qualquer um outro que não defenda os interesses nacionais e da população brasileira. “O povo unido jamais será vencido. Essa frase emblemática e carregada de forte simbolismo será sempre atual, porque nada, nem ninguém consegue conter as vozes das ruas, a mobilização de muitos”, finaliza Jeová.

Bolsonaro prepara privatização do SUS em plena pandemia num total desrespeito com os brasileiros, especialmente, os mais pobres afirma Jeová

“Ao invés de fortalecer o SUS contra qualquer tipo de privatização e retirada de direitos, o atual presidente reduz investimentos na Saúde e agora publica um decreto permitindo que o Ministério da Economia realize estudos para a inclusão das Unidades Básicas de Saúde (UBS) dentro do Programa de Parcerias de Investimentos da Presidência da República (PPI). É inaceitável que em plena pandemia da Covid, numa das maiores, se não a maior, crise da saúde pública na história do Brasil, com drásticas reduções de investimentos no setor, Bolsonaro abra caminho para a privatização do SUS”, disse hoje (28), o deputado estadual Jeová Campos. O Decreto a que o parlamentar se refere foi publicado na edição desta quarta-feira (28), do Diário Oficial da União.

Para o deputado paraibano, essa iniciativa do governo federal, disfarçada sob o discurso de “parcerias com a iniciativa privada”, na prática, deixa os brasileiros ainda mais vulneráveis e desassistidos no tocante a saúde pública. “Constitucionalmente, é obrigação da União cuidar das brasileiras e dos brasileiros. Essa é uma premissa fundamental que permitiu e permite a existência do Sistema Único de Saúde (SUS), um sistema que funciona, que atende, que salva vidas e que poderia salvar muito mais se mais investimentos fossem feitos. Ao invés de privatizar, o governo deveria investir no SUS”, defende Jeová.

A exemplo do deputado paraibano, outros parlamentares já se pronunciaram contra a medida. O deputado federal Rogério Correia (PT-MG), por exemplo, já protocolou na Câmara Federal um projeto de decreto legislativo que susta imediatamente os efeitos da medida do governo federal. “O decreto de Bolsonaro propõe que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) saiam da esfera pública e se transfiram para a iniciativa privada e as UBSs são as portas de entrada do SUS, o que o governo quer, de fato, é privatizar todo o sistema de saúde público brasileiro”, afirmou o parlamentar mineiro.

Vítimas de acidente de trânsito chegam a quase 20% dos atendimentos no Hospital Regional de Patos

O balanço de atendimentos do Complexo Hospitalar Regional Dep. Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) durante o fim de semana, entre às 18h da última sexta-feira (23) e às 6h da manhã desta segunda-feira (26), registrou no setor de Urgência e Emergência um total de 172 atendimentos. Neste período, a unidade que integra a rede estadual de saúde, atendeu 33 pessoas vítimas de acidentes de trânsito. Dos 33 pacientes atendidos em função de acidentes, 27 eram motociclistas. O plantão de maior movimento foi o do dia 24, quando 82 pacientes deram entrada na unidade.

Na Urgência e Emergência, depois dos casos de acidentes de trânsito, as causas mais recorrentes de atendimentos foram, por ordem de quantidade, pacientes com dor abdominal (19), seguida de queda da própria altura (17), Dor no peito, hipertensão e queda de nível (com 08 ocorrências cada um). Houve ainda casos de contusões diversas, dificuldade de respirar, dor renal, dor no braço, no tórax, acidentes com animais peçonhentos, dor no olho, dor na coluna, entre outras demandas, foram as causas mais comuns de atendimentos.

Das vítimas de acidentes de trânsito, a cidade de Patos, onde localiza-se o Complexo, foi a que mais teve pacientes atendidos, num total de 13 pessoas, seguida da cidade de Cacimbas, com três pacientes e Água Branca, com duas pessoas. As outras demandas para a unidade vieram das cidades de Cajazeiras, Catingueira, Desterro, Diamante, Ygaracy, Itaporanga, Matureia, Nova Olinda, Olho D´água, Piancó, Santa Gertrudes, Santana dos Garrotes, São Mamede e Imaculada, com o registro de um paciente por cada município citado. Dos 33 acidentados, 26 eram do sexo masculino e sete do sexo feminino.

Opera Paraíba: Hospital de Queimadas realiza 100 cirurgias eletivas

A segunda etapa do programa Opera Paraíba, no Hospital Regional de Queimadas, possibilitou que cerca de 100 pacientes de cirurgias eletivas pudessem realizar o procedimento cirúrgico. Os procedimentos foram realizados entre os dias 17 e 25 de outubro e incluíram cirurgias de hérnias, vesícula, histerectomia, fimose, entre outros.

O Opera Paraíba estava suspenso desde março, em virtude da pandemia do coronavírus, e foi retomado, inicialmente, nos hospitais de Queimadas e Mamanguape. Dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES) atestam que só este ano foram realizadas 2.625 cirurgias e a estimativa da SES é de realizar 12 mil cirurgias até o fim do Programa.

O diretor geral do Hospital de Queimadas, Flávio Daniel, lembra que o Opera Paraíba foi lançado há um ano com a meta na redução das filas de espera por cirurgias eletivas no Sistema Único de Saúde (SUS). “Com o Opera Paraíba estamos zerando as filas de espera por procedimentos cirúrgicos, beneficiando milhares de pacientes que não mais precisarão esperar para realizar suas cirurgias”, destacou Flávio, comentando que o mutirão realizado em Queimadas foi um sucesso. O diretor parabenizou toda a equipe da unidade que se uniu, num esforço coletivo, para que todos os procedimentos programados pudessem ser realizados.

Sobre o Opera Paraíba – Ao todo, 12 hospitais da Rede Estadual integram a força-tarefa para a realização dos procedimentos cirúrgicos, que contemplam as especialidades de ortopedia, oftalmologia, otorrinolaringologia, ginecologia, proctologia e cirurgia geral. Em contrapartida, os municípios com a população beneficiada pelo programa realizam os exames pré-operatórios e o transporte até a unidade hospitalar responsável pelo procedimento cirúrgico.

Hospital Regional de Queimadas ganha nova ambulância e reforça atendimento aos pacientes

O Hospital Regional de Queimadas acaba de ganhar um reforço significativo para atendimento aos pacientes da cidade e região. Trata-se de uma nova ambulância adquirida com apoio do senador Veneziano Vital do Rego, que através de emenda parlamentar conseguiu destinar recursos para aquisição do novo equipamento, A nova ambulância foi entregue ao hospital na última sexta-feira (23). A solenidade contou com a presença do senador e do secretário estadual de saúde, Geraldo Medeiros que, na ocasião, falaram sobre a importância do veículo no atendimento dos pacientes.

“O Hospital de Queimadas é referência para a população do Cariri e o aporte desta ambulância permitirá uma segurança maior para os pacientes e uma maior agilidade no transporte de pacientes graves, de forma, que essa aquisição soma de forma muito positiva na prestação de serviço ofertado à população daquela localidade”, destacou o secretário Geraldo Medeiros.

O diretor geral do Hospital de Queimadas, Flávio Daniel, esclareceu como a nova ambulância dará suporte aos pacientes que são atendidos diariamente pela unidade. “Essa ambulância chega num momento importante, tendo em vista que o Hospital de Queimadas hoje presta serviços não apenas a população de Queimadas, mas de outros municípios circunvizinhos, que englobam 14 municípios, então esse novo equipamento vem contribuir com a eficácia e agilidade no transporte de pacientes não apenas para a nossa unidade, como para o remanejamento destes para outros hospitais quando houver necessidade”, disse Flávio Daniel.

“Esse é um momento de alegria e contentamento e, para mim, particularmente, na condição de agente político que possibilitou essa aquisição, isso muito me alegra porque sei que o exercício de meu mandato está ajudando a essa unidade a melhorar o atendimento à população”, disse o senador autor da emenda.

O deputado estadual Doda de Tião, que é natural de Queimadas, também prestigiou a entrega da nova ambulância e, na ocasião, agradeceu ao governador João Azevêdo, pelo excelente trabalho na gestão da saúde dos paraibanos, e ao senador pela emenda que possibilitou a aquisição do novo equipamento. “Esse equipamento é muito importante para o hospital e quero de público agradecer o compromisso do nosso governador com a região e também de seu secretário de saúde, Dr. Geraldo que vem desenvolvendo um trabalho muito bom à frente da Secretária de Saúde e também lembrar do compromisso do senador Veneziano com a nossa região”, finalizou Doda de Tião.

Hospital Regional de Patos ganha mais uma ambulância

O Complexo Hospitalar Regional Dep. Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) recebeu, na manhã desta segunda-feira (26), um novo equipamento que vai agilizar, ainda mais, o atendimento de transporte de seus pacientes. Trata-se de uma ambulância de apoio básico. O veículo se soma a outras duas ambulâncias que já davam suporte na logística de transporte dos pacientes do Regional. Com essa aquisição, a unidade passa a ter disponível três ambulâncias, sendo uma de suporte avançado e outras duas de suporte básico. A ambulância foi recebida pelo diretor geral, Francisco Guedes e pela diretora administrativa do Complexo, Isabella Cristina dos Santos.

O diretor geral do Complexo, Francisco Guedes, agradeceu a Secretaria Estadual de Saúde pela destinação da ambulância, lembrando que o veículo dará um aporte importante na logística de transporte de pacientes da unidade. “Essa outra ambulância vem auxiliar de maneira bem efetiva nas transferências, que tem sido cada vez maiores, de pacientes em estado médio e grave que precisam ser deslocados para o Metropolitano, em Santa Rita, com problemas cardíacos, ou neurológios, para o Hospital de Trauma de Campina Grande”, afirma o diretor.

Francisco lembra ainda que além das três ambulâncias do Complexo Regional de Patos, há outra ambulância de suporte avançado disponível no Hospital Infantil de Patos, perfazendo um total de quatro ambulâncias ligadas a rede estadual de saúde à disposição da população de Patos e região.

Pacientes de Ortopedia e de cirurgias de bucomaxilo passam a ocupar enfermarias do Hospital do Bem para desafogar leitos do Complexo

Pacientes de Ortopedia, do Complexo Hospitalar Regional Dep. Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC), com fraturas em membros superiores de até um osso e também de cirurgias de bucomaxilo, passaram a ocupar as enfermarias disponíveis no primeiro andar do Hospital do Bem, desde a última sexta-feira (23). A iniciativa tem o objetivo de desafogar os leitos do Complexo, reduzindo assim a lotação das Enfermarias da unidade, aproveitar um espaço que estava sendo subutilizado, ofertando conforto e mais leitos para os pacientes de uma forma geral.

A mudança também incluiu a destinação de uma enfermaria infantil, para crianças que sofreram traumas ortopédicos. O objetivo dessa transferência, segundo o diretor geral do Complexo, Francisco Guedes, é ocupar leitos do Hospital do Bem, que estava sendo subutilizado, desafogando, assim, os leitos do Complexo. “Com essa iniciativa a gente passa a ocupar espaços que estavam sem utilização, liberando mais leitos para a população de Patos e região, sem prejudicar o atendimento aos pacientes oncológicos que continuam utilizando os serviços da unidade sem nenhum comprometimento, nem mudança de atendimento”, explica Francisco.

O remanejamento de pacientes do Complexo para as instalações do Hospital do Bem foi uma ação autorizada pela Secretaria de Saúde Estadual como medida para desafogar as enfermarias do Hospital que, nos últimos dias estava apresentando superlotação. “Com essa transferência, as quatro enfermarias do Hospital do Bem, que estavam prontas e sendo subutilizadas, passam a ser ocupadas, disponibilizando, assim, mais leitos para a população no Complexo e sem comprometer os serviços ofertados aos pacientes oncológicos que continuam a ser atendidos em todas as suas demandas de ambulatório, quimioterapia, cirurgias e internação”, reitera o diretor do Complexo.

Elevador

O elevador que irá substituir a plataforma elevatória, hoje utilizada no Hospital do Bem, já havia sido comprado pela OS Santa Casa de Birigui, que administrava a unidade, encontra-se em São Paulo, onde nos próximos dias será transportado para Patos. Segundo o diretor do Complexo, no qual o Hospital está vinculado, o processo de contratação da empresa transportadora do equipamento deve ser concluído essa semana e a expectativa é de que até o final do ano o elevador já esteja disponível para utilização pelos pacientes. “A OS comprou o equipamento, mas não finalizou o processo de transferência e de adequação do equipamento às instalações da unidade o que estamos fazendo agora”, finalizou Francisco Guedes.

Monitoramento da cana feito pela Asplan nas indústrias assegura ganho real ao produtor canavieiro paraibano

O trabalho de fiscalização dos agentes tecnológicos contratados pela Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), para acompanhar a avaliação da qualidade da matéria-prima entregue pelos produtores canavieiros às indústrias processadoras paraibanas, vem assegurando, ano após ano, que o produtor receba uma remuneração compatível com a matéria-prima que está direcionando as usinas. Agora em outubro, a eficácia deste trabalho ficou ainda mais evidente quando um agente tecnológico da Asplan identificou uma falha de processo na Destilaria Giasa, comunicou o fato a referida empresa que, prontamente, tomou providências para corrigir o problema e ressarcir as diferenças em função do mesmo.

“O DETEC vem desenvolvendo um belo trabalho em prol dos associados e no que diz respeito a fiscalização nas unidades industriais esse trabalho é fundamental para assegurar ao produtor que ele receberá uma remuneração compatível com a cana que está entregando”, desta a o diretor técnico do DETEC, Neto Siqueira. Ele ressalta que o problema na Giasa se deu no laboratório de sacarose, com alguns certificados que não estavam dando como clarificados devido a um problema no clarificante usado. “Ao mesmo tempo que parabenizamos o nosso fiscal por ter identificado a falha, também enaltecemos a conduta da Giasa que de imediato resolveu problema e se prontificou a ressarcir os prejuízos noticiados”, reitera Neto Siqueira.

Em comunicado à Asplan, a Giasa esclareceu que assim que tomou conhecimento do problema, suspendeu a utilização do clarificante que estava sendo utilizado substituindo-o por outro produto também homologado pelo Consecana e se prontificou a ressarcir os prejuízos noticiados, programando o pagamento dos mesmos o que ocorreu neste dia 22 de outubro. No ofício endereçado ao DETEC, a direção da Giasa ainda reiterou que o Grupo Olho D’Água tem 100 anos de atuação no mercado sucroalcooleiro e que sempre agiu com ética e transparência no relacionamento com seus clientes, parceiros, colaboradores e fornecedores.

Sobre a fiscalização

O trabalho dos agentes tecnológicos da Asplan nas usinas compreende a análise da matéria-prima que usa a fórmula da ATR (Açúcar Total Recuperado) e o acompanhamento de todo o processo, desde a pesagem até a análise no laboratório para que a remuneração paga pela cana seja fidedigna ao que está sendo entregue. O acompanhamento da cana dos associados permanece durante toda a safra, diuturnamente, e enquanto houver fornecimento da matéria-prima para as oito unidades industriais paraibanas. O trabalho de fiscalização da Asplan conta com 18 gentes tecnológicos, sendo que 16 deles atuam nas usinas, um é o coletor das amostras e outro fica no laboratório fazendo as análises.

Deputado estadual Jeová Campos pede reforço da PF em Cajazeiras para coibir compra de votos na eleição

O deputado estadual Jeová Campos vai solicitar ao juiz eleitoral e ao Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TER-PB) que a cidade de Cajazeiras tenha um efetivo de reforço da Polícia Federal durante a eleição. O apoio de tropas federais no município, segundo o parlamentar, é necessário, fundamental e imprescindível para inibir a compra de votos. “Cajazeiras precisa deste reforço porque a compra de votos aqui está sendo feita de forma escancarada, imagina nas vésperas da eleição e no dia”, afirma o parlamentar. O irmão do deputado, Marquinhos Campos, disputa a prefeitura local pelo PSB e concorre com os dois grupos políticos que se revezam no poder há anos.

Para Jeová, ‘quebrar a panela’ do casal político Denise e Zé Aldemir, que andaram juntos em oito eleições, com o poder da máquina pública atuando, não é tarefa fácil, mas, que a candidatura de Marquinhos Campos irá conseguir. “Vamos acabar com os privilégios dos que recebem sem trabalhar, dos apadrinhados, dos carros locados, com a politicagem na saúde, com o balcão de votos. Vamos governar essa cidade com o coração cheio de esperança, com amor, com responsabilidade e compromisso com os recursos públicos. A mudança de verdade que Cajazeiras precisa somente é representada pela candidatura de Marquinhos Campos. As outras duas, já mostraram que não são boas para Cajazeiras”, afirma Jeová.

Trâmites

Segundo a assessoria do TRE, a tramitação de pedidos de tropas federais é feita em um prazo rápido e conforme ordem de chegada no registro do sistema. Os juízes eleitorais mandam pelo PJE, chegando no TRE é distribuído para um relator que é um juiz membro da corte. O juiz relator vai analisar o pedido do juiz eleitoral. Antes de deferir ou não tem que ouvir o governador, mostrar quais foram as justificativas, aguardando manifestação favorável ou não do Executivo. Depois que é feita essa tramitação, a corte do TRE vota deferindo ou indeferindo para que o processo possa ir para o TSE, que vai determinar ou não o envio de tropas federais. As solicitações de envio de tropas federais podem ser encaminhadas ao Tribunal até seis dias antes do pleito. A resolução 21.843/2004 é que trata do pedido de reforço de tropas federais.

Proibido de usar carro de som Marquinhos Campos inova e começa ação porta a porta com megafone pelo bairro Casas Populares

Marquinhos Campos, candidato do PSB à Prefeitura de Cajazeiras, que representa uma corrente política bem diferente dos outros dois grupos que disputam as eleições na terra do Pe. Rolim, e se revezam no poder há tempos sem nada fazer pelo município, começou nesta quarta-feira (21), uma ação inusitada que busca compensar as restrições de atuação na campanha eleitoral deste ano, incluindo, entre elas, a proibição de uso de carro de som. Junto com a militância e os vereadores que apoiam sua candidatura, Marquinhos começou a ação ‘Fala Bairro’ pelo bairro Casas Populares. Munidos de megafone, os apoiadores de Marquinhos percorreram as ruas do bairro difundindo as propostas do candidato, enquanto ele, acompanhado do irmão, o deputado estadual Jeová Campos, e lideranças, conversavam com os moradores da localidade. A ação começou as 17h30 e terminou por volta das 19h30.

“Foram duas horas de caminhada que valeram muito a pena. A receptividade das pessoas e o carinho que recebi de muita gente nós dão a certeza de que essa caminhada será vitoriosa”, disse Marquinhos. Segundo ele, o objetivo da ação, que se repetirá a partir de hoje em outras localidades do município, é ouvir o clamor das ruas, para propor ações que, efetivamente, melhorem a vida do cidadão. “A nossa proposta é administrar e direcionar os recursos públicos com responsabilidade, fazer da política um instrumento de transformação da sociedade e, sobretudo, ser fiel aos ideais democráticos, colocando em prática o que determina a Constituição Federal de 1988, no seu Art. 1º, Parágrafo Único: todo poder emana do povo e em favor deste precisa ser exercido. Com Marquinhos na Prefeitura, o povo terá vez e voz”, reitera o candidato.

A ação denominada ‘Fala Bairro’ consiste num mutirão de visitas porta a porta, bairro a bairro, para que Marquinhos e os 42 candidatos a vereador que apoiam sua candidatura possam dialogar com a população. “Nós vamos percorrer Cajazeiras inteira, todos os bairros, não para apertar a mão das pessoas, nem dar abraços falsos, nem prometer o impossível, mas, para ouvir o clamor das ruas e apresentar nossas propostas. Mais que isso, vamos complementar nosso Programa de Governo incluindo as observações de nossa gente, porque nosso governo não será de gabinete, será participativo, plural, construído por muitas pessoas”, reitera Marquinhos Campos.

O ‘Fala Bairro’ começou pelo bairro Casas Populares e vai acontecer até o ultimo dia da propaganda eleitoral em outras localidades do município, com atividades diárias, sempre entre às 17h30 e as 19h30. “Estamos proibidos de usar carros de som para difundir as propostas da candidatura então vamos fazer isso de porta em porta, olhando nos olhos do eleitor, escutando suas observações e solicitações e usando o megafone para que nossa voz alcance mais pessoas”, afirma Jeová Campos. Para ele, a proibição de uso de carro de som na campanha, sem aglomeração, não faz sentido. “Ai eu pergunto: proibiram o carro de som para inibir a aglomeração de pessoas e, com isso, reduzir as chances de proliferação do Covid-19, mas, o que é pior é andar de casa em casa ou passar com um carro de som difundindo as propostas do candidato, sem promover aglomerações?”, indaga o deputado, que está pedindo a Polícia Federal que encaminhe contingente para Cajazeiras, a fim de inibir a compra de votos na eleição.

Jeová Campos reforça que a campanha em Cajazeiras está se dando em níveis muito diferente, mas que a população haverá de reconhecer que das candidaturas que estão postas a única que, de fato, pode recolocar Cajazeiras no caminho do desenvolvimento e progresso, rompendo velhas práticas políticas nada republicanas, é a de Marquinhos. “Estamos fazendo uma campanha linda, limpa, com propostas, com um Plano de Governo que mudará Cajazeiras, temos o melhor candidato, e vamos ganhar as ruas com o ‘Fala Povo’ para depois ganhar nas urnas. Cajazeiras não merece ter prefeitos que se revezam no poder há anos e nada fazem pela população e pelo município. Chega dessa gente que só pensa em projeto político pessoal. A política deve ter o foco voltado para o coletivo, para a sociedade. Só assim ela tem sentido e é eficaz”, finaliza Jeová.