Author: News Comunicação

Câmara Municipal de Patos outorga Votos de Aplausos à direção do Complexo Hospitalar de Patos

Os diretores Geral, Francisco Guedes, e Administrativo, Isabella Cristina dos Santos, foram homenageados essa semana pela Câmara Municipal de Patos e receberam Votos de Aplausos pela gestão do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC). A propositura foi do vereador Ramon Pantera e os Diplomas foram entregues pelo parlamentar nesta quinta-feira (26).

“A homenagem é o reconhecimento público de um belo e competente trabalho dos gestores do Complexo que têm se mostrado competentes profissionais e dignos de estarem a frente de tais cargos. Sendo assim, em nome da população Patoense e da Casa Juvenal Lúcio de decidi reconhecer o empenho que eles têm mostrado à frente da administração da unidade, lembrando que isso reflete na boa prestação de serviços prestados à população”, destacou o vereador em sua justificativa.

Para Francisco, que assumiu a direção geral do Complexo em junho último, receber essa homenagem é muito gratificante. “A gestão de uma unidade hospitalar do porte do Complexo de Patos requer muita dedicação e sobretudo a consciência de que o serviço público precisa ter eficiência e excelência e é isso que buscamos cotidianamente na unidade, que tem uma equipe multiprofissional comprometida e competente. De forma que essa homenagem não é um reconhecimento apenas à direção, mas a todos que integram o Hospital”, destacou Francisco.

A diretora Administrativa, Isabella Cristina, reiterou o compromisso e foco de todos os que integram o Complexo na melhoria contínua da prestação de serviços. “Buscamos no nosso dia a dia melhorar processos, atender bem nossos pacientes em suas demandas, ofertar condições de trabalho dignas, enfim, prestar um serviço de qualidade e eficaz”, disse Isabella, que responde pelo cargo desde maio de 2016.

A pandemia mudou nossa rotina, mas não nossa missão de trabalhar pelo povo paraibano diz Jeová

A suspensão de atividades presenciais em plenário e a realização de sessões remotas, por causa da pandemia, não compromete a produção parlamentar dos deputados paraibanos que continuam legislando e trabalhando pela população. O deputado estadual Jeová Campos, por exemplo, somente essa semana deu entrada em quatro requerimentos com solicitações diversas. “Continuamos atuando, legislando, propondo melhorias e ações que melhorem a vida da população paraibana. A pandemia mudou a nossa rotina, mas não nossa missão de defender os interesses do povo paraibano”, destaca Jeová.

Um dos requerimentos apresentados pelo parlamentar essa semana (11.839/2020) diz respeito a uma solicitação aos deputados federais e senadores paraibanos sobre a viabilização de apresentação de emendas ao orçamento da União Federal de 2021 destinadas para a construção do Hospital Universitário do Sertão, na cidade de Cajazeiras. “Esse hospital é um marco na saúde pública no sertão e sem verbas federais não pode ser viabilizado”, destaca ele.

O deputado fez outro requerimento (11.806/2020) que também soloicita a bancada federal paraibana a inclusão de emenda ao orçamento da União Federal, destinada à aquisição de um trator equipado para a associação comunitária Cacimba Nova – Ascocan, situada no município de Conceição. “Esse equipamento fará muita diferença no dia a dia dos agricultores daquela região”, argumenta Jeová.

Já o requerimento 11.748/2020 solicita que sejam enviados ofícios ao Excelentíssimo Senhor Governador do Estado. João Azevêdo, e ao Superintendente do Departamento de Estadas de Rodagem da Paraíba (DER-PB), Carlos Pereira, no sentido de determinarem a realização de serviços de terraplanagem da Rodovia Estadual que liga a Rodovia PB-400 à BR-116, passando pelas localidades do Sítio Riacho do Meio, no município de Cajazeiras, Distrito de Marimbas, Tambor e Sítio Tabocas, localizados no município de Cachoeira dos Índios, terminando no Distrito de Balanças, também no município de Cachoeira dos Índios, estadualizada nos termos das Leis nºs. 9.825/2012 e 10.127/2013. “Essa via tem um trafego intenso e é muito utilizada pela população destas localidades e precisa desta melhoria”, argumenta Jeová.

Muito atento às questões educacionais, o parlamentar também é autor do requerimento 11.749/2020 que solicita que sejam enviados ofícios ao Excelentíssimos Senhor Governador do Estado, João Azevêdo, e ao Secretário de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Cláudio Furtado, no sentido de executarem a construção de um centro de formação de educadores na cidade de Cajazeiras, destinado a capacitação dos educadores da Rede Pública Estadual de Ensino da Nona Gerência Regional de Ensino da Paraíba. “Os educadores do Estado merecem um Centro de Formação em Cajazeiras, para que eles possam desenvolver melhor suas habilidades e ampliar conhecimentos”, finaliza Jeová.

É uma lógica absurda deste governo entreguista querer privatizar a Transposição e tornar a água mais cara para os mais carentes diz Jeová

Defensor do projeto de Transposição, por entender que a interligação das águas do Velho Chico aos rios dos quatro estados do Nordeste beneficiados com a transposição é a redenção da região, o deputado estadual paraibano Jeová Campos, ficou perplexo e indignado quando leu publicações que apontam que o Governo Federal planeja fazer o leilão de concessão da Transposição à iniciativa privada. “Essa é uma lógica absurda, inaceitável, que entrega a iniciativa privada e ao capital especulativo algo tão importante como a água da Transposição. Isso vai tornar a água que seria a redenção dos mais pobres, a garantia de uma agricultura sustentável, um bem extremamente caro e para poucos. Vai entregar de bandeja uma obra grandiosa, realizada com recursos nacionais, de mãos beijadas, tudo em nome do lucro para alguns em detrimento do povo nordestino”, afirmou Jeová.

O parlamentar se refere a notícias veiculadas na Imprensa nacional que dão conta que o governo pretende fazer um leilão de concessão em julho do próximo ano. Para tanto, o governo já faz sondagens com investidores para operarem o sistema que é considerado de alta complexidade. A proposta é que a empresa vencedora do leilão cuide das operações dos reservatórios, estações de bombeamento e dos 477 km de canais que atravessam os estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. “O governo justifica a privatização pelo alto custo de manutenção do sistema, mas ignora que foram investidos mais de R$ 10 bilhões na obra que hoje está 97% concluída e que entregar essa gestão para a iniciativa privada é dar de presente ao capital especulativo algo muito precioso e fundamental que é a gestão das águas”, argumenta Jeová.

O deputado lembra que no caso específico das obras da Transposição, a privatização da gestão das águas ainda vai, inevitavelmente, resultar no aumento das tarifas aos consumidores. “Sendo administrado pelo Estado, as recargas de água em açudes de vários Estados não incorreram em cobranças adicionais, mas, com a iniciativa privada esse custo será repassado aos consumidores, além do que o preço final do produto também subirá consideravelmente”, afirma Jeová. Ele lembra ainda que o custo operacional anual do sistema gira em torno R$ 280 milhões que hoje são custeados pelo Tesouro Nacional. “E quando forem custeados pela iniciativa privada, quanto vão cobrar dos consumidores?”, questiona o parlamentar paraibano.

Segundo divulgações na Imprensa, o estudo de modelagem do leilão está sendo elaborado pelo BNDES, cujos contratos de concessão devem durar de 25 a 30 anos e prevê ainda uma cobrança para cada estado beneficiado com as águas da Transposição equivalente ao volume que entrar no sistema de cada um deles. “Ora, além de elevar as tarifas, já que a empresa privada visa lucro, a empresa gestora da transposição ainda cobrará de cada Estado pela água utilizada. É um negócio e tanto. É dar de mão beijada a iniciativa privada e ao capital especulativo algo que é do povo. Isso é um absurdo e devemos lutar contra isso, não bastou a privatização dos serviços de saneamento e da Eletrobras (Chesf), dos Correios e Telégrafos, entre outros e agora o (des)governo Bolsonaro vem com mais essa. Temos que nos mobilizar urgentemente contra isso”, disse Jeová, que vai convocar a bancada federal paraibana e seus colegas parlamentares dos estados nordestinos beneficiados para formarem uma grande frente contra essa iniciativa.

Hospital de Patos comemora o Dia Mundial de Prevenção de Lesão por Pressão com ação com equipe de Enfermagem

A lesão por pressão é um dano na pele causado pela pressão exercida em regiões com protuberâncias ósseas ou áreas com dispositivos médicos, por um tempo prolongado o que impede a circulação sanguínea e causa a destruição do tecido. Acomete principalmente pessoas acamadas, cadeirantes ou aquelas com restrições ou impossibilitadas de mudar de posição. A redução desse evento adverso é uma das seis Metas Internacionais de Segurança do Paciente da Organização Mundial da Saúde (OMS). Na última sexta-feira (20), quando se comemorou o Dia Mundial de Prevenção de Lesão por Pressão, a equipe de Enfermagem do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) participou de uma campanha para lembrar a importância desta prevenção.

Organizado pela Comissão de Proteção e Tratamento da Pele do CHRDJ, a ação aconteceu durante todos os plantões do dia, em todos os postos de Enfermagem. Neles, os profissionais foram abordados e receberam informações e orientações quanto à importância da mudança de decúbito na prevenção da LPP, bem como de demais cuidados com a pele dos pacientes acamados. Como forma de reforço das orientações, foi colocada uma fita rosa no braço de todos os profissionais da Enfermagem da unidade, simbolizando a adesão a campanha: Mude de lado – evite a pressão!

A Presidente da Comissão de Prevenção e Tratamento de Pele do CHRDJC, Aretusa Delfino, reforça a importância das orientações para melhorar, ainda mais, a assistência ao paciente da unidade. “A idéia foi comemorar a data e reforçar com todos da equipe de Enfermagem as ações que devemos adotar no nosso dia a dia para que a LPP seja evitada nos pacientes admitidos no nosso serviço”, reforça ela. Aretusa lembra ainda que cada profissional, a partir das orientações, tornou-se multiplicador desse ato de prover assistência de qualidade aos pacientes atendidos no serviço de saúde do Complexo. “Isso deve ser sistemático em nosso serviço, independente, de data comemorativa”, finaliza Aretusa.

Complexo de Patos está com 75% de sua capacidade de UTI Covid ocupada com pacientes que necessitam de cuidados intensivos

O Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC), um dos hospitais de referência da rede pública estadual para casos de coronavírus no sertão paraibano, já sente no aumento da ocupação de seus leitos de isolamento o que outras unidades de saúde referência para a doença também registram, ou seja, o aumento do número de casos que precisam de internação hospitalar. Nesta segunda-feira (23), a unidade tem 16 pacientes internados na UTI Covid, o equivalente a 75% de sua capacidade para doentes que precisam de cuidados intensivos, e mais 13 pacientes nas enfermarias clínicas Covid. A unidade tem 20 leitos de UTI Covid e 23 Enfermarias Clínicas destinadas, exclusivamente, para casos de coronavírus.

O diretor geral do Complexo, Francisco Guedes, que vem reiteradas vezes chamando atenção da população para a necessidade de cuidados preventivos, a fim de que se diminua o contágio e, consequentemente, o número de casos da doença, alerta para o perigo dos hospitais colapsarem, caso haja uma alta demanda de pacientes necessitando de internação hospitalar ao mesmo tempo. “Estamos percebendo um aumento do número de casos de Covid em nossa unidade e sabemos que isso não é uma questão isolada, por isso, chamo atenção da população para não relaxar nas medidas preventivas que é a única forma de evitarmos uma grande onda de contágio, já que toda a rede referenciada, pública ou privada, tem um limite de atendimento”, destaca Guedes. Ele lembra que se muita gente procurar o serviço ao mesmo tempo, pode ocorrer que não haja disponibilidade de leitos. “Não é hora de relaxar nos cuidados preventivos”, reforça Francisco Guedes.

Departamento Administrativo da Asplan interage com todas as ações e setores da entidade

Uma entidade sexagenária, mas que se atualiza cotidianamente e é referência no setor canavieiro. Assim é a Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan). Formada por cerca de 1.500 pequenos, médios e grandes fornecedores, a Asplan tem vários departamentos, dá um suporte em vários aspectos aos associados, inclusive com alguns serviços extensivos aos familiares deles e ainda aos funcionários nas fazendas e propriedades, mantém um Estação Experimental, em Camaratuba, tem uma sede própria, no Centro da capital paraibana, que simboliza bem a resistência e fortaleza do homem canavieiro, e tem um departamento que se destaca em relação aos outros, justamente, por interagir com todos os demais: o Administrativo.

Responsável por todas as compras, contratos, Recursos Humanos, pela manutenção do prédio, pelos aluguéis (de espaços próprios e de imóveis e salas alugadas), por todas as questões financeiras, de organização de eventos, pelas ações sociais, pela administração dos planos de Saúde e de Telefonia, e ainda pela organização e manutenção do prédio sede (condomínio), o setor Administrativo tem uma equipe enxuta, mas, bastante pró-ativa. São seis colaboradores, incluindo a gerente do setor, Kiony Vieira, mais dois menores aprendizes e mais seis funcionários do condomínio.

“Não é tarefa fácil dar conta de tantas atribuições e ainda interagir com todos os demais departamentos, mas, nossa equipe é pequena somente no quantitativo, porém, é gigante na capacidade de produção e respostas às nossas demandas e atividades”, afirma Kiony, que está à frente da equipe há mais de duas décadas.

Para o presidente da Asplan, José Inácio, contar com uma equipe tão competente e compromissada é um privilégio de poucas empresas e entidades. “Costumo dizer que as pessoas é quem fazem uma entidade. E temos muita sorte de contar, não apenas no setor Administrativo, mas em todos os departamentos da Asplan, com profissionais competentes, que abraçam a causa canavieira com amor e que sobretudo se doam a essa entidade, desde o presidente ao mais simples porteiro. O sucesso, equilíbrio e solidez da Asplan vem muito dessa união e dedicação de sua equipe e pela visão de trabalho que temos no cuidar do que é nosso”, reitera José Inácio.

Mesmo na pandemia, o setor Administrativo não sofreu interrupção de serviços. Trabalhou em regime de Home Office, de março a julho, por causa da pandemia e desde início de agosto, de forma presencial, inicialmente com revezamento de pessoal e mais recentemente atendendo normalmente, das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira. “Somos o começo, meio e fim dos processos da entidade. Isso exige de nós uma capacidade de respostas muito grande, mas, em contrapartida, nos dá um imenso prazer em saber que ajudamos a Asplan a ser o que ela é”, finaliza Kiony.

Asplan convoca seus associados para atualização cadastral que vai possibilitar habilitar fornecedor de cana a receber créditos do CBIOS

Depois de lançar o Selo Pro-AR/2030, que vai ampliar a atuação sócio-ambiental dos produtores canavieiros paraibanos e instituir uma certificação para a matéria-prima produzida pelos seus associados, a Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan) agora parte para ampliar as possibilidades de ganho dos produtores habilitando-os para receberem Créditos de Descarbonização (CBIOs). Para tanto, a entidade está convocando os cerca de 1.500 associados a atualizarem seus cadastros, inclusive com dados do Cadastro Ambiental Rural (CAR).

A certificação da matéria-prima, que se dará através de mecanismos de controle de qualidade de produção, desde a plantação até a entrega da matéria-prima às indústrias explica o presidente da Asplan, José Inácio, se dará através do convênio com a Associação Centro Interdisciplinar de Pesquisa em Educação e Direito – CIPED, entidade que ficará responsável por executar o SELO Pro-Ar e conduzir os trabalhos de certificação, mas o cadastro, será feito na sede da entidade, em João Pessoa, das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira. “O departamento Técnico será o responsável pela coleta e realização da atualização cadastral e quanto mais cedo o fornecedor atualizar seus dados, mais cedo ele estará apto a receber os créditos do CBIOs”, destaca José Inácio.

O presidente da Asplan lembra que o acesso aos créditos do CBIOs é uma justa reivindicação dos produtores e que será possível com a certificação da cana produzida por eles. “Não é justo o produtor ficar fora. É preciso ampliar os ganhos de quem produz para além da ATR, pois a cana tem um valor agregado que extrapola, e muito, o açúcar que ela possui”, reitera José Inácio, lembrando que depois do Selo e da certificação da matéria-prima, a atualização cadastral do fornecedor é o último passo para torná-lo apto a receber os CBIOs.

Como proceder para atualização cadastral

Para atualizar seu cadastro, o fornecedor de cana associado precisa levar seus documentos pessoais (Identidade, CPF, certidão de casamento, comprovante de residência) e os documentos da propriedade, a exemplo da escritura, do contrato de arrendamento se for o caso, o CAR e se tiver frota própria de veículos levar a documentação ou placa dos mesmos. “Basta o associado trazer essa documentação para atualizarmos o cadastro dele. Não vamos estabelecer prazo para que isso ocorra, porque quanto mais cedo o associado atualizar seus dados, mais cedo ele passa a estar apto a receber o CBIOs, então como é interesse de todos, estaremos à disposição no tempo em que o associado achar mais conveniente”, afirma o diretor do Departamento Técnico da Asplan, Neto Siqueira, reforçando que o atendimento se dará no horário das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira, no primeiro andar do prédio sede, na Rua Rodrigues de Aquino, 267, Centro.

Hospital Regional de Patos tem movimento abaixo da média no final de semana

O Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), de Patos, teve um plantão tranquilo entre as 18h do dia 13 de novembro e as 6h da manhã desta segunda-feira (16). Neste período, a unidade, que integra a rede estadual de saúde, atendeu 202 pacientes. O dia de maior movimento foi o sábado (14), quando 98 atendimentos foram realizados na Urgência e Emergência da unidade, seguido do plantão do dia 15, quando foram atendidas 84 pessoas.

Do total de atendimentos nesse período, 43 foram a vítimas de acidentes de trânsito, das quais 40 foram de pessoas com motocicletas. O relatório aponta que nesse plantão, excepcionalmente, o Hospital ficou abaixo da média de atendimento diário, que chega a 100 atendimentos/dia.

O diretor geral da unidade, Francisco Guedes, credita a tranquilidade do plantão às eleições municipais, principalmente no tocante a acidentes que acontecem devido ao excesso de ingestão de bebidas alcoólicas. “Esse foi um final de semana atípico, por causa das eleições. Como tivemos um período de Lei Seca, muita gente não bebeu do sábado para o domingo, daí a procura pelos nossos serviços ter sido menor que em finais de semana anteriores, especialmente, no tocante aos acidentes”, disse Francisco. Ele, no entanto, chamou atenção para o alto índice de acidentes envolvendo motos. Dos 43 pacientes atendidos na unidade vítimas de acidentes de trânsito, 40 foram vítimas que estavam em motos.

Na emergência, além dos casos envolvendo os acidentados com motos, os demais principais motivos dos atendimentos da unidade neste final de semana foram de pacientes vítimas de queda, dor abdominal, dor de cabeça, dificuldade de respirar, sintomas de síndrome gripal, agressão física, hipertensão, dor na coluna, queda de nível, e contusão diversas, entre outros motivos.

A maior demanda de acidentados foi oriunda da cidade de Patos, com 17 casos no total, seguida de São José do Bonfim (05), Matureia (03), Santa Luzia (02) e Água Branca (02) e Cacimba de Ateia (02). Ainda foram atendidos pacientes oriundos das cidades de Areia de Baraúnas, Brejo do Cruz, Catingueira, Catolé do Rocha, Conceição, Coremas, Diamante, Imaculada, Malta, São José do Espinharas, São Mamede e Teixeira. Cada uma destas cidades com um paciente.

O poder econômico comprou a consciência do povo e infelizmente Cajazeiras não deu um passo à frente, mas, seguimos na luta diz Jeová

“Nossa missão foi cumprida, cumprida com convicção, com certeza, com coragem, com bravura, com sentimento humanista, porque acreditamos que a humanidade não pode mais viver essa barbárie que poucos podem tanto e ao povo só cabe sofrer. Lutamos contra isso e é por isso que estamos na política. Quero parabenizar a todos os companheiros e companheiras, todos os irmãos que se juntaram a nossa luta e que acreditaram na crença do socialismo, num amanhã mais justo. Não desanimem. A semente foi plantada em solo fértil. Perdemos para o poder econômico que corrompe consciências, saímos desta maiores, infelizmente, não será desta vez que Cajazeiras dará um passo à frente. Perdemos nas urnas, mas seguimos na luta”, disse hoje (16), o deputado estadual Jeová Campos, ao avaliar o resultado nas urnas em Cajazeiras, onde seu irmão Marquinhos Campos foi candidato a prefeito pelo PSB.

Para o deputado, que sempre defendeu o financiamento público de campanha, o resultado das urnas só confirma a diferença de posturas diante do eleitor e reforça que é preciso mudar essa sistemática eleitoral que só privilegia quem detém o poder econômico. “Enquanto nosso grupo foi às ruas difundindo propostas de mudança e um projeto político para mudar a realidade social e econômica de Cajazeiras, nossos adversários só foram à casa do povo para comprar votos, para aliciar o eleitor, ferindo de morte a democracia”, lamentou Jeová.

Mesmo com resultado adverso nas urnas, Jeová agradeceu a militância, os apoiadores, os eleitores que acreditaram que Cajazeiras viveria um novo tempo com Marquinhos. “Todos nós estamos de parabéns porque defendemos um projeto coletivo, para todos, por um governo sem desmandos e desvios, sem apadrinhados, sem superfaturamento, enfim, podemos deitar a cabeça no travesseiro e dormir o sono dos justos, nossa consciência está tranqüila”, finalizou Jeová.

Unitrans realiza ação para chamar atenção de seus colaboradores sobre a importância do Novembro Azul

Com cerca de 80% de seu quadro funcional formado por profissionais homens, a empresa de ônibus Unitrans realizou, na última sexta-feira (13), uma ação para conscientizar seus motoristas, mecânicos, cobradores, porteiros, vigilantes, coordenadores, gerentes, funileiros, fiscais, serviços gerais e todos os colaboradores a respeito dos cuidados preventivos que podem identificar precocemente o câncer de próstata, uma importante causa de morte entre os homens. A ação que está inserida no movimento Novembro Azul foi feita de forma lúdica, em todos os setores, utilizando uma roleta que era girada e de acordo com a posição que parava ela apontava o brinde a ser ganho pelo colaborador ou mensagens sobre prevenção. A mesma ação se repetirá nesta terça-feira (17), na garagem da empresa Santa Maria, que a exemplo da Unitrans, integra o Grupo A. Cândido.

A psicóloga da empresa, Socorro Aragão, que junto ao pessoal do setor de Recursos Humanos, desenvolveu e coordenou a ação, reforça que a iniciativa teve o objetivo de inserir a Unitrans nas ações do Novembro Azul, alertando seus profissionais para a importância da prevenção. “O câncer de próstata é sempre tratado com muito preconceito pelos homens, principalmente em razão da realização do exame clínico (toque retal). Por isso, muitos preferem não procurar o urologista, fazendo com que o diagnóstico seja realizado tardiamente. A nossa ação buscou quebrar um pouco desse preconceito, abordando o tema de forma lúdica, através do jogo da roleta”, disse ela, lembrando que a receptividade à ação foi muito boa. “Todos se divertiram bastante e ainda ganharam brindes”, disse Socorro.

Para a diretora da Unitrans, Lorena Dantas, a exemplo da campanha do Outubro Rosa, o Novembro Azul também é fundamental para chamar atenção da importância da prevenção. “Tanto o câncer que acomete as mulheres, quanto o câncer de próstata, quando são descobertos no início da manifestação da doença, as chances de cura são muito altas. Por isso é fundamental a prevenção, com a realização dos exames, que no caso dos homens, é o toque retal, a partir dos 40 anos”, reitera Lorena.

Sobre o Novembro Azul

O Novembro Azul é um movimento que objetiva alertar a população, especialmente, a masculina sobre o câncer de próstata. Esse movimento internacional, comemorado inicialmente na Austrália, desde 2003, volta-se para a conscientização do público masculino a respeito deste tipo de câncer de próstata, que é uma importante causa de morte entre os homens. O mês de novembro foi o escolhido, pois o dia 17 de novembro é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. Durante todo o mês, ações são realizadas com o objetivo de alertar sobre a doença. A expectativa é que as campanhas anuais de conscientização sobre a doença incentivem os homens a procurarem o médico regularmente e ampliem o conhecimento da população sobre essa neoplasia.