Author: News Comunicação
Novas camas hospitalares já estão à disposição dos pacientes do Complexo de Patos
O Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) recebeu, da Secretaria de Saúde Estadual (SES), 24 novas camas hospitalares, 20 bombas de infusão, um carro de bisturi e seis monitores. Os equipamentos já se encontram à disposição dos pacientes, inclusive, as novas camas. Ontem (26), numa ação conjunta das equipes de Enfermagem e de Manutenção foi feita a substituição das camas antigas pelas novas sem causar nenhum desconforto aos pacientes da unidade. As camas foram destinadas às Enfermarias Clínicas e também para o isolamento Covid.
“Esses itens possibilitaram melhorar, ainda mais, o cotidiano da unidade e, consequentemente, a qualidade de atendimento aos nossos pacientes”, destaca o diretor geral do Complexo, Francisco Guedes, agradecendo a equipe da SES, na pessoa do secretário Dr. Geraldo Medeiros e, especialmente, a equipe do Núcleo de Assistência Hospitalar (NAH) que tem se mostrado sensível às demandas do hospital, tanto em relação às necessidades da pandemia e dos pacientes com Covid, como todos os demais serviços da unidade.
- A equipe de Enfermagem coordenou a substituição das camas
- As equipes de Manutenção e Enfermagem fizeram um mutirão para substituição das camas
- Desde ontem que as camas já estão disponíveis para os pacientes
- O mutirão de substituição das camas aconteceu nesta quinta-feira
- O Complexo recebeu 24 novas camas
Asplan vai apoiar projeto de criação de cooperativa de geração de emprego e renda em Alagoa Grande
Outrora um local de grande pujança na produção de cana-de-açúcar, a região do Brejo paraibano vem retomando sua vocação de produção canavieira nos últimos anos, tendo principalmente a produção de cachaça como grande alavancadora deste processo. E um projeto que terá o apoio da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan) e que deverá ser capitaneado pela prefeitura municipal de Alagoa Grande dará um salto qualitativo neste cenário. Trata-se da criação de uma cooperativa de geração de emprego e renda que está sendo viabilizada com o aval do prefeito Antônio Sobrinho. Na última quarta-feira (26), o engenheiro agrônomo e mestre em extensão rural, Abdon Miranda, que está coordenando o projeto da cooperativa, esteve reunido com o presidente da Asplan, José Inácio de Morais, para apresentar a proposta e buscar o apoio da entidade canavieira.
“O sistema cooperativado funciona e já tem inúmeros exemplos de sucesso e não basta ir muito longe para ver isso, aqui no Nordeste, em Pernambuco, por exemplo, temos três casos de sucesso de cooperativas capitaneadas pela Associação de Plantadores de Cana de lá, em Alagoas, há o caso da Pindorama e tantas outras país afora”, destacou José Inácio, que se mostrou aberto a participar de iniciativas que fomentem o sistema cooperativado. Ele lembrou que, recentemente, a Asplan criou a Coasplan, que é uma cooperativa dos plantadores de cana, mas que atua não apenas com o segmento canavieiro. “A união faz a força. Esse ditado se aplica bem ao sistema cooperativado”, reiterou José Inácio.
Para Abdon Miranda, que tem larga experiência no setor agropecuário, o apoio da Asplan será muito importante na consolidação e implantação do projeto da cooperativa de Alagoa Grande. “A Prefeitura já sinalizou de forma positiva com o apoio e agora a Asplan, que é uma entidade séria e que tem um presidente que apoia novas ideias para o campo”, disse Abdon, lembrando que o carro-chefe da cooperativa de Alagoa Grande será o universo canavieiro, mas que haverá espaço para outras culturas e atividades. “A geração de emprego e renda naquela região com a criação da cooperativa ganhará novo cenário”, assegura ele, lembrando que o fomento que o Banco do Nordeste está dando para o setor também será forte alavancador de novos negócios.
E um dos primeiros passos na formação da cooperativa do brejo paraibano será a realização de visitas técnicas a alguns sistemas cooperativados já consolidados. O primeiro deles será numa experiência de Timbaúba (PE). “Vamos conhecer in loco como funcionam alguns casos de sucesso para trazer ideias para o nosso projeto”, disse Abdon que estreou, no último dia 22, um programa radiofônico na Rádio Rural de Guarabira (850 AM) que aborda ações de empreendedorismo, cooperativismo, negócios agrícolas, turismo e cultura. O programa, que também tem o apoio da Asplan, vai ao ar aos sábados, das 11 às 13h e terá como um dos próximos entrevistados o dirigente da Asplan, no dia 05 de junho.
- A reunião aconteceu na sede da Asplan
- José Inácio e o engenheiro agrônomo e mestre em extensão rural, Abdon Miranda
Estratégia de soroprevalência e vacinação em massa da SES mostra o quanto à Paraíba está atenta a essa questão do Covid afirma Jeová
Estratégia de soroprevalência e vacinação em massa da SES mostra
o quanto à Paraíba está atenta a essa questão do Covid afirma Jeová
A Paraíba está tentando implementar um projeto piloto no município de Sousa, sertão do Estado, de soroprevalência e vacinação em massa. Essa proposta foi levada pelo secretário de Saúde da PB, Dr. Geraldo Medeiros ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Para o deputado estadual Jeová Campos, a iniciativa de Dr. Geraldo mostra o quanto à Paraíba está atenta a essa questão do Covid e, mais que isso, sempre se coloca na vanguarda de ações no enfrentamento da doença. “Apesar do aumento do número de casos de Covid, a Paraíba foi um dos poucos estados do país que não teve colapso no atendimento, mesmo com algumas unidades chegando a sua capacidade máxima, porque se antecipou e abriu novos leitos e também mantém uma rede central de regulação que encaminha os pacientes para a rede referenciada, além de outras medidas. E essa estratégia de soroprevalência é outra ação que se destaca na atual conjuntura de pandemia. O trabalho da SES é, realmente, digno de elogios”, disse o parlamentar.
Segundo explicações do secretário, o projeto piloto de soroprevalência no município de Sousa, é uma ação semelhante ao que está sendo realizado na cidade de Botucatu, no estado de São Paulo, onde a população acima de 18 anos é testada e vacinada contra Covid-19. “Como a taxa de transmissibilidade de Sousa é elevada, escolhemos o município para realizar esse possível projeto piloto. Nós testaríamos com os antígenos toda a população acima de 18 anos e, depois, toda a vacinação dessa população”, explicou Dr. Geraldo ao expor a proposta ao ministro da Saúde e pedir recursos para implementá-la no sertão do Estado, região onde há o maior número de casos da doença no momento.
“Vacinação em massa no sertão paraibano, que passa por um momento muito delicado, com muitos casos de Covid identificados a cada dia, num verdadeiro ‘caos’, é uma iniciativa louvável”, disse Jeová, lembrando que essa semana, em apenas 24h, a cidade de Cajazeiras registrou 90 novos casos da doença.
- O Secretário Dr. Geraldo Medeiros e o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga
A Paraíba segue na vanguarda no Nordeste na implantação do Teste Ampliado do Pezinho
Mais de um ano depois de virar Lei na Paraíba, a adoção na rede pública de saúde do Teste do Pezinho Ampliado agora passa a ser uma ação adotada pelo Sistema Único de Saúde em nível nacional. Isto porque, foi sancionada nesta quarta-feira (26), a Lei Nº 5043/2020 que amplia o número de doenças detectadas pelo Teste do Pezinho no SUS. No entanto, a Paraíba foi pioneira no Nordeste com essa ação graças à iniciativa do deputado estadual paraibano Jeová Campos, autor de um PL que virou a Lei Nº 11566 e ao empenho da equipe da Secretaria de Estado de Saúde, coordenada pelo secretário Dr. Geraldo Medeiros que, mesmo em meio a pandemia do Covid, não mediu esforços para implantação do teste na rede estadual. “Nosso mandato possibilitou que a Paraíba fosse foi pioneira nesta questão no Nordeste e isso muito nos estimula porque entendo que a política só tem sentido quando muda para melhor a vida das pessoas e um mandato só tem valor quando olha para o futuro, quando deixa um legado de ações que fazem a diferença para a população e a sociedade”, destacou Jeová ao tomar conhecimento da iniciativa do Governo Federal de ampliar o número doenças identificadas através do Teste. Atualmente, apenas seis delas são contempladas na rede pública. Com essa mudança, alcançará até 50 enfermidades.
O deputado lembra que o alcance social desta medida, que já está sendo implementada na Paraíba, e de forma pioneira no Nordeste, é muito importante. “O filho do rico já tinha a sua disposição o teste ampliado porque pode pagar por ele, mas o filho do pobre tinha que se contentar em ter a testagem restrita as seis doenças. Agora, com essa ação que já está sendo implantada na rede pública da Paraíba e que vai se expandir, através do SUS, para todo o país, os mais humildes também serão contemplados”, comemorou o parlamentar, destacando que sua atuação política nos dois mandatos anteriores e no atual, sempre teve um olhar voltado para os mais humildes. “Não esqueço as minhas raízes e sei da importância de ter esse olhar para políticas públicas que façam a diferença na vida das pessoas, especialmente, as menos favorecidas economicamente”, reforçou Jeová, que é filho de agricultores e boa parte da vida foi vendedor de alho na feira livre de Cajazeiras, no sertão paraibano.
Jeová Campos destaca ainda que os equipamentos necessários para realização dos testes na Paraíba já começaram a ser implantados e os treinamentos das equipes responsáveis pela instrumentalização dos testes já foram feitos. “Em breve, teremos o teste ampliado disponível para os filhos dos pobres da Paraíba”, disse ele, lembrando que a demora na implantação dos testes se deveu a uma série de fatores, que passou pela aquisição dos kits, do treinamento de pessoal, da logística de realização do exame, dos equipamentos necessários para a realização dos mesmos, mas, que a Paraíba será o primeiro estado do Nordeste a dispor desse tipo de testagem na rede pública de saúde.
O teste do pezinho ampliado vai tornar possível o diagnóstico precoce de várias patologias, entre elas, a Fenilcetonúria e outras aminoacidopatias, Hipertireoidismo congênito, Hiperplasia Adrenal, Galactosemia, Deficiência de Biotinidase, Toxoplasmose Congênita, Deficiência de G6PD, Fibrose Cística, Anemia Falciforme e outras Hemonoglobinopatias e Leucinos.
- Com o teste do pezinho ampliado mais doenças poderão ser identificadas precocemente
Jeová confirma visita técnica às obras da transposição no sertão nesta sexta-feira
O deputado estadual Jeová Campos manifestou sua preocupação com o aumento dos casos de Covid no sertão, especialmente, na cidade de Cajazeiras, onde nas últimas 24h foram confirmados 90 novos casos da doença, mas, reiterou que a visita técnica com representantes do Ministério do Desenvolvimento Regional e da Secretaria Nacional de Segurança Hídrica está mantida para depois de amanhã (28). “Não podemos cancelar a visita desta sexta-feira, em função da confirmação de todos os técnicos do governo federal e outras autoridades do RN e da PB e das coisas importantes que serão tratadas, mas, teremos um cuidado especial com as medidas de prevenção onde todos terão a temperatura aferida, receberão álcool em gel, deverão estar de máscaras, assegurando o máximo de segurança nesta atividade promovida pela ALPB em parceria com o parlamento do Rio Grande do Norte”, disse o parlamentar paraibano.
De acordo com Jeová, o momento será histórico e simbólico, além de muito singular. “Essa ação vai coroar uma luta política da ALPB em defesa da construção do canal Caiçara/Engenheiro Ávidos”, destacou ele, lembrando que em 2015, durante uma visita técnica da Frente Parlamentar da Água ao complexo de obras da Transposição em São José de Piranhas e Cajazeiras, identificou-se que não existia nem o projeto do canal Caiçara/Engenheiro Ávidos. “E foi graças a uma mobilização na época, que a obra foi incluída no projeto da Transposição e hoje estamos indo ver essa obra praticamente concluída”, destacou Jeová. Ele disse ainda que essa visita técnica de agora tem também como objetivo de tratar da recuperação da barragem de Engenheiro Ávidos, que vai ser a porta de entrada das águas do Rio Grande do Norte pelo Rio Piranhas.
Ainda segundo Jeová, a visita técnica também será uma oportunidade de reivindicar que o Ramal do Vale do Piancó seja executado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional. “Se essa obra continuar na mão do DNOCs ela não sai. A barragem de Engenheiro Ávidos era para ter sido recuperada há mais de cinco anos e esse dinheiro está ai, dentro da estrutura do DNOCs, mas a obra nem teve início ainda”, disse o parlamentar, finalizando sua fala com um ‘Fora Bolsonaro”.
Programação da visita técnica:
* Visita Técnica ao local onde será construído o Reservatório Tambor, no Sitio Redondo, Município de Cachoeira dos Índios, obra esta integrante do Ramal do Apodi, Eixo Norte do PISF, bem como às obras de construção do canal que interligará os Reservatórios de Caiçara e Engenheiro Ávidos, no Município de Cajazeiras, com o objetivo de verificar in loco o andamento dessas obras, e por fim visita ao Reservatório Boa Vista, localizado no Município de São José de Piranhas, conforme cronograma a seguir:
– 08h45 – Encontro inicial das autoridades na sede da Prefeitura Municipal de Cachoeira dos Índios.
– 09h – Visita Técnica ao local onde será construído o Reservatório Tambor, no Sitio Redondo, Município de Cachoeira dos Índios, obra esta integrante do Ramal do Apodi, Eixo Norte do PISF.
– Em seguida Visita Técnica às obras de construção do canal que interligará os Reservatórios Caiçara e Engenheiro Ávidos, no Município de Cajazeiras.
– Finalizando a visita no Reservatório Boa Vista, no Município de São José de Piranhas.
- Jeová confirmou visita na sexta-feira e disse que medidas protetivas serão adotadas
Jeová lamenta veto a projeto de sua autoria e desafia secretário a provar alegada inconstitucionalidade da matéria
O deputado Jeová Campos lamentou hoje (26), durante sessão remota da ALPB, o veto do governo ao projeto de sua autoria, que criava o selo ‘Escola de Excelência’ no âmbito das escolas públicas e privadas paraibanas. O PL 2.320/2020, que tinha o objetivo de incentivar melhorias na qualidade da Educação Básica no Estado da Paraíba, foi considerado inconstitucional, pelo ‘vício de iniciativa’. Ao discutir o parecer do veto, o parlamentar desafiou o governo. “Eu não entendo porque a Secretaria de Educação vetou este e também o projeto que incentivava o estudo do Código de Trânsito Brasileiro nas escolas de forma interdisciplinar. Senhor secretário, Vossa Excelência não sabe nem o que é inconstitucionalidade. Me desculpe, mas quem vetou esse projeto da instituição de um selo não entende nada do princípio da administração pública”, disse o parlamentar.
Jeová lembrou ainda que esse projeto não cria cargos, não cria despesa e não onera o erário público. “Eu desafio o secretário Cláudio e toda a sua equipe de juristas para debater comigo a inconstitucionalidade deste projeto. Faço o debate no rádio, aqui na ALPB e em qualquer lugar”, reiterou Jeová, destacando que ao agir desta forma, o governo impede os deputados de legislar e que ele ‘não pode aceitar isso”.
No início de sua fala, Jeová lembrou do projeto aprovado pela ALPB, no início da pandemia, que garantiu às famílias que tinham filhos estudando nas escolas públicas da Paraíba, o direito dos alunos de receber em casa sua alimentação, através de cestas básicas. “Essa decisão foi uma das mais acertadas deste parlamento, dentre todas as medidas definidas durante as ações de enfrentamento da pandemia do Covid, mesmo criando despesa para o Governo da Paraíba”, reforçou Jeová, alegando não entender a razão do veto as suas matérias que não criavam despesa alguma aos cofres públicos.
- Jeová fez um desafio ao secretário de Educação para provar inconstitucionalidade do PL (1)
Jeová lamenta vetos do governo em matérias importantes e que seriam de interesse da população paraibana
Se o Governo da Paraíba não tivesse vetado a implantação de uma ferramenta digital de comunicação online de compra e venda de veículos no site do DETRAN, quem comprasse ou vendesse um veículo no Estado iria dispor de uma ferramenta que ia tornar-se um marco temporal para efeito de responsabilidades perante ao DETRAN. Mas, lamentavelmente, o PL 1.495/20, de autoria do deputado Jeová Campos, que foi aprovado por unanimidade pela ALPB, foi vetado pelo Governo. A apreciação do veto aconteceu na sessão remota da ALPB desta terça-feira (25), sendo mantido o veto.
Outra iniciativa do parlamentar, que integra a bancada de situação, também aprovada pela ALPB, foi vetada pelo Governo, recentemente. Trata-se do Projeto de Lei Nº 1336/2019, que sugeria a adoção de atividades pedagógicas interdisciplinares pelas escolas particulares e públicas sediadas no Estado da Paraíba, destinadas a divulgarem o Código de Trânsito Brasileiro.
“Eu só tenho a lamentar que o Governo esteja, nestes e em outros casos, vetando matérias que poderiam melhorar o dia a dia dos paraibanos e que não implicariam em gastos para o Estado. Eu não estou entendendo como projetos tão importantes como esse estão sendo, simplesmente, vetados”, lamentou o parlamentar ao defender a derrubada do veto ao PL 1.495/20, o que não aconteceu pela votação em plenário nesta terça-feira. Outros deputados também se manifestaram na sessão descontentes com os vetos do governo.
- Deputado Jeová Campos lamentou vetos do governo em matérias importantes
Deputado lamenta postura negacionista de Bolsonaro e enaltece medidas adotadas pela equipe da SES no combate a pandemia
Enquanto a Paraíba dá o exemplo neste momento tão delicado e drástico que o país está vivendo, cumprindo seu papel de proteger o cidadão, com a equipe de Dr. Geraldo atuando firmemente nesse processo todo para superarmos o Covid, essa doença terrível, no plano federal o que vemos é uma vergonha, com um presidente que não se dá ao respeito, nem respeita os brasileiros, promovendo aglomerações e comícios em vários cantos deste país, incentivando o caos e proliferação de casos da doença”, criticou hoje (25), o deputado estadual Jeová Campos. Ele fez referência às atitudes do presidente Bolsonaro de tentar negar a pandemia, promover aglomerações e ignorar as 450 mil mortes ocorridas no país até agora.
“É inaceitável uma atitude desta, que é de extrema irresponsabilidade. Enquanto chefes de estados no mundo todo estimulam o isolamento social, incentivam políticas públicas e a imunização das pessoas e defendem ações de proteção e prevenção contra o Covid, Bolsonaro faz exatamente o contrário”, reiterou o parlamentar paraibano durante sessão remota da ALPB, na manhã desta terça-feira (25). Jeová também lamentou as mortes de Covid e prestou homenagens à educadora Izolda Gualberto, propondo um Voto de Pesar a paraibana recentemente falecida.
- Deputado Jeová Campos criticou postura de Bolssonaro
Deputado Jeová confirma visita técnica do alto comando do Ministério do Desenvolvimento Regional à Paraíba na 6ª feira
Em seu pronunciamento nesta terça-feira (25), durante sessão remota da ALPB, o deputado Jeová Campos, confirmou a realização de uma visita técnica com representantes do Ministério do Desenvolvimento Regional e da Secretaria Nacional de Segurança Hídrica. A comitiva saíra às 8h, da frente da Prefeitura Municipal de Cajazeiras. Segundo o parlamentar a ação ocorrerá seguindo todos os protocolos que a atual conjuntura da pandemia requer, com todos os participantes usando máscaras, fazendo uso do álcool em gel, mantendo um distanciamento seguro, incluindo, a aferição de temperatura. “Não dava mais para adiar esse momento, mas seguiremos todas as orientações preventivas que o momento requer”, reforço Jeová.
Segundo o deputado, o roteiro incluiu uma visita ao canal Caiçara/Engenheiro Ávidos, passando pelo município de Cachoeira dos Índios, que é limite com Cajazeiras. “Vamos ainda ao Sítio Tambor, onde será construída a primeira barragem do Ramal Apodi, que vai perenizar o Rio São José que, por sua vez, vai abastecer o açude de Lagoa do Arroz. Com a conclusão desta obra, nos teremos água suficiente para essa região, sem precisar de racionamento”, atestou Jeová, convidando os demais deputados para integrarem a comitiva. O deputado, que é presidente da Frente Parlamentar da Água e da Agricultura Familiar, lembrou do apoio que está recebendo da Mesa Diretora da ALPB e reiterou que essa ação será realizada em parceria pelas assembleias legislativas da Paraíba e do Rio Grande do Norte.
- Deputado Jeová Campos confirmou visita técnica na sexta-feira
Caminhão com oxigênio chega a Patos antes do horário previsto e Complexo já está com o pleno reabastecimento do insumo
O caminhão extra com oxigênio vindo do polo petroquímico do Cabo de Santo Agostinho, em Suape (PE), que tinha previsão de chegada em Patos por volta do meio dia, chegou à cidade por volta das 11h da manhã desta terça-feira (25) e já se encontra estacionado no pátio do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) realizando o reabastecimento da unidade. A operação para assegurar o reabastecimento do insumo na unidade envolveu uma força tarefa que trabalhou desde o começo da noite de ontem e passou a madrugada de prontidão e envolveu a transferência de pacientes para CG e a aquisição emergencial de cilindros de oxigênio e deste caminhão extra que acaba de chegar. “O importante é que não houve prejuízo da assistência aos pacientes da unidade”, comemora o diretor geral do Complexo, Francisco Guedes. A Força Tarefa foi necessária e reuniu profissionais e a direção dos hospitais de Trauma e de Clínica de Campina Grande, a direção geral, direção técnica e todas as coordenações do setor Covid e de Enfermagem do CHRDJC e ainda o secretário executivo de gestão hospitalar, Daniel Beltrammi, em função da quebra na cadeia de fornecimento deste insumo para Patos provocada pelo acidente com o caminhão que faria o reabastecimento do hospital nesta segunda-feira. “Isso é o tipo da coisa que não podemos prever. Mas, tínhamos uma reserva de cilindros na unidade, conseguimos outros cilindros, perfazendo um total de 80 unidades e transferimos, por excesso de segurança e cuidado, nove pacientes que precisavam de um aporte maior de oxigênio, e o importante é que no final deu tudo certo”, reitera Francisco, agradecendo, especialmente, o empenho do secretário Daniel Beltrammi. “Ele foi um importante interlocutor e agente para que o caminhão extra chegasse o mais rápido possível e para que conseguíssemos mais cilindros até o pleno reabastecimento de nossa unidade”, finalizou Francisco Guedes. Sobre o acontecido O abastecimento de oxigênio do Complexo de Patos, que está sendo feito três vezes por semana, sofreu descontinuidade por causa de um acidente envolvendo o tombamento do caminhão da empresa SOS Oxigênio que iria reabastecer o hospital neste dia 24 e outras unidades de saúde de Patos, provocando uma quebra na cadeia de fornecimento deste insumo.
- Caminhão já se encontra em Patos abastecendo o Complexo














