Author: News Comunicação
Caminhão com oxigênio tomba a caminho de Patos e Hospital Regional precisou transferir nove pacientes para Campina Grande
Um verdadeiro mutirão que reuniu profissionais e a direção dos hospitais de Trauma e de Clínica de Campina Grande, a direção geral, direção técnica e todas as coordenações do setor Covid e de Enfermagem do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) e ainda o secretário executivo de gestão hospitalar, Daniel Beltrammi, foi formado no final da noite desta segunda-feira (24) e durante a madrugada desta terça-feira (25) para assegurar a transferência de nove pacientes para Campina Grande e também para que não faltasse oxigênio na unidade. O abastecimento de oxigênio do hospital, que está sendo feito três vezes por semana, sofreu descontinuidade por causa de um acidente envolvendo o tombamento do caminhão da empresa SOS Oxigênio que iria reabastecer o hospital neste dia 24 e outras unidades de saúde de Patos, provocando uma quebra na cadeia de fornecimento deste insumo.
Ao constatar que o oxigênio não iria ser suficiente até a chegada de um novo carregamento, já que outro caminhão extra ainda teria que ser abastecido no polo petroquímico do Cabo de Santo Agostinho, em Suape (PE), e só chegará nesta terça-feira, por volta de meio-dia em Patos, a direção do Complexo, com apoio da Secretaria Estadual de Saúde, se mobilizou para assegurar a transferência dos pacientes para CG, o que foi feito ainda durante a madrugada, e também para garantir o suporte do abastecimento através de cilindros. “Tínhamos em casa 20 torpedos de Oxigênio, conseguimos mais 15 torpedos e estamos esperando chegar mais 50 torpedos que estão vindo de Mossoró (RN)”, disse o diretor geral do CHRDJC, Francisco Guedes, que junto com sua equipe fez toda essa mobilização que assegurou que os pacientes da unidade não sofressem com o desabastecimento. A unidade, graças a essa mobilização, segue com reserva de oxigênio para dar suporte e segurança aos pacientes até o novo carregamento ser realizado.
Das ambulâncias que fizeram o transporte dos pacientes, cinco delas vieram do Hospital de Trauma de Campina Grande e da segunda macro região de saúde e as outras foram conseguidas de unidades da região da terceira macro. Dos nove pacientes transferidos, seis foram para o Hospital de Clínicas e três para o Hospital de Trauma de Campina Grande. “Quero agradecer a minha equipe pela união e compromisso de ficar até de madrugada de prontidão para resolver essa questão e a direção dos hospitais de Trauma e de Clínica de Campina Grande e os profissionais daquelas unidades que participaram desta operação emergencial de transporte de nossos pacientes. Não contávamos com essa intercorrência que comprometeu a regularidade de nosso abastecimento, mas graças ao esforço de todos conseguimos contornar essa situação sem prejuízo da assistência aos nossos pacientes”, finalizou Francisco.
- A ação contou com a participação de profissionais de várias unidades com aporte da SES
- A transferência aconteceu nas primeiras horas da manhã desta terça
- Coordenação de Enfermagem do Complexo reunida durante a madrugada desta terça
- Direção geral e técnica do Complexo esteve à frente das ações
- Enfermeiras do Complexo de madrugada esperando as ambulâncias para fazer a transferência dos pacientes
- Equipe do Trauma de CG que participou da Força Tarefa (7)
- Equipe do Trauma de CG que participou da Força Tarefa
- Momento em que as ambulâncias chegam ao Complexo na madrugada desta terça
- Os profissionais que participaram da operação no pátio do Complexo de Patos
- Profissionais do Complexo reunidos resolvendo a emergência
- Profissionais durante a madrugada a espera das ambulâncias
- Profissionais que participaram do transporte dos pacientes
Atendimentos no Hospital Regional de Patos caem 22% no final de semana
A Emergência e Urgência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), de Patos, registrou neste último final de semana (21 a 23) uma queda de 22% nos atendimentos gerais e de 35% nos acidentes de trânsito em relação ao final de semana passado. Entre as 18h da sexta-feira (21) e a meia noite de domingo (23), a unidade recebeu 153 pacientes. O plantão de maior movimento foi o do sábado, quando foram atendidas 68 pessoas, seguido do domingo, quando deram entrada 64 pacientes. Na sexta-feira, foram registrados 21 atendimentos entre as 18h e a meia noite. No final de semana, foram realizadas 17 cirurgias, sendo sete Oncológicas, quatro de Cirurgia Geral, quatro Vascular e ainda duas de Ortopedia, um aumento de 70% em relação ao final de semana anterior.
Do total de atendimentos neste final de semana, 24 pacientes deram entrada no Complexo vítimas de acidentes de trânsito, sendo a maioria deles de acidentes envolvendo motocicletas, num total de 22. Houve ainda o registro de um acidentado com bicicleta e uma vítima de atropelamento. Dos 24 acidentados, 10 eram da cidade de Patos. Os demais vieram de Desterro, Princesa Isabel, Quixaba, Santa Luzia, São Bento, São José de Caiana, Teixeira, Vista Serrana e São José de Espinharas. Apenas quatro dos 24 acidentados precisaram ficar internados para cuidados posteriores. Dezessete deles eram do sexo masculino e sete do sexo feminino.
Na Emergência e Urgência, além dos casos envolvendo os acidentados com motos, bicicleta e atropelamento, os demais motivos dos atendimentos da unidade neste final de semana foram de pacientes com sintomas de síndrome gripal, dor abdominal, queda da própria altura, acidente com animal peçonhento, dor no tórax, na coluna, dificuldade de respirar, entorse ou torção, entre outros motivos.
- Hospital teve um aumento de 70% no número de cirurgias neste final de semana
- O Complexo é referência no sertão para cirurgias ortopedicas
- O Complexo Regional realiou 17 procedimenros cirúrgicos neste final de semana
Secretário e técnicos da SES visitam Complexo de Patos e estudam ampliação de leitos Covid e outras ações de melhoria na unidade
Secretário e técnicos da SES visitam Complexo de Patos e
estudam ampliação de leitos Covid e outras ações de melhoria na unidade
O secretário executivo de Gestão Hospitalar da Secretaria de Estado de Saúde, Daniel Beltrammi, esteve ontem (21) em Patos e teve agenda de trabalho nas três unidades da rede estadual de saúde – Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC), Maternidade Dr. Peregrino Filho e Hospital Infantil Noaldo Leite. No Complexo, além de conhecer as melhorias internas da unidade, implementadas pela atual gestão nos últimos seis meses, o secretário avaliou in loco a disponibilidade de espaço físico para implantação em curto prazo de novos leitos destinados a pacientes Covid e da ampliação do bloco cirúrgico da unidade que começa nos próximos dias. Daniel Beltrammi estava acompanhado da Gerente do NAH, Ana Rita Ribeiro Cunha, da coordenadora estadual da Central de Regulação Carolina Dantas Rocha e das técnicas da SES, Vanessa Oliveira e Rogéria Gomes, e foram recepcionados pelo diretor geral do CHRDJC, Francisco Guedes.
“O secretário viu que há espaço físico para ampliarmos o número de leitos para pacientes Covid, mas, nós sabemos que esse é apenas um fator determinante na decisão de ampliação de leitos, que requer contratação de mais profissionais, instalações adequadas, capacidade de dar suporte de suprimentos e medicamentos e outras questões que precisam ser leva das em conta, mas, adianto que ele ficou bastante sensível ao nosso pleito”, disse Francisco, adiantando que, inclusive, já se encontra em andamento um estudo para ampliação da rede de gases da unidade com o objetivo de atender essa possível expansão. “A SES vai fazer um estudo técnico de viabilidade desta expansão e creio que já na próxima semana a gente tem uma resposta definitiva sobre isso”, afirmou o diretor geral do CHRDJC, destacando como muito proveitosa a visita do secretário à unidade.
O secretário Daniel Beltrammi, em entrevista à Imprensa, avaliou como delicada o atual momento que passa o país em relação à pandemia, mas, afirmou que em nenhum momento a Paraíba entrou em colapso total em relação ao atendimento. “Mesmo tendo algumas unidades atingido o pico máximo de ocupação, como é o caso das UTIs aqui do Complexo e de outras unidades do sertão na data de hoje, os pacientes estão tendo assistência noutras localidades, sendo regulados através da Central de Regulação do Estado para hospitais que ainda têm disponibilidade de leitos”, disse ele, lembrando que é preciso que a população também colabore com o controle do contágio, seguindo as orientações das autoridades sanitárias que reforçam a importância do isolamento social, do uso de máscaras e da frequente higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel ou a 70%.
O secretário também esclareceu detalhes do processo de distribuição de vacinas Covid, reforçando que a SES segue as diretrizes do Ministério da Saúde, sem privilégios de nenhuma ordem para categorias ou municípios, e deu um panorama geral da pandemia na Paraíba. “Seguimos rigorosamente o cronograma e protocolos de distribuição de vacinas do Ministério da Saúde”, reiterou ele, destacando o empenho e da agilidade da SES em fazer o encaminhamento das vacinas para os municípios sempre que elas chegam à Paraíba. A gerente da 6ª Regional de Saúde, Liliane Sena, também fez outros esclarecimentos sobre as vacinas, desmentindo que a cidade de Patos tenha sido prejudicada de alguma forma no encaminhamento das vacinas.





Alta demanda lota leitos de UTI e Enfermaria Covid em Patos e pacientes estão sendo encaminhados para outras unidades da Rede Estadual
Mesmo com a disponibilidade de 79 leitos, sendo 32 de UTI e 47 de Enfermaria Clínica direcionados, exclusivamente, para pacientes com Covid-19, 12 dos quais reabertos na semana passada, nem mesmo assim o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) está conseguindo atender a demanda crescente de pacientes com coronavírus que necessitam de internação. Desde a semana passada que a unidade, que junto com Cajazeiras, Piancó e Pombal, atendem pacientes com Covid sofre com a alta procura por vagas e, pela primeira vez, desde março de 2020 a unidade registra fila para internações nos setor de isolamento Covid.
“A situação está muito preocupante. Muita gente adoecendo ao mesmo tempo e simultaneamente necessitando de atendimento hospitalar e lotando as unidades. Nenhuma rede suporta uma situação desta e o colapso é inevitável por mais que se abra novos leitos, a demanda sempre será maior que a capacidade de expansão”, explica o diretor geral do Complexo de Patos, Francisco Guedes.
Francisco lembra que os pacientes que não estão encontrando vagas em Patos, são regulados pela Central de Regulação do Estado para as unidades de referência para Covid mais próximas de sua região de origem. “No sertão, além de Patos as cidades de Cajazeiras, Pombal e Piancó são referências para atendimento aos pacientes com Covid”, destaca ele, reiterando que Campina Grande que também é referência está, neste momento, recebendo pacientes do sertão em função das outras unidades também estarem operando com sua capacidade máxima em relação aos pacientes com Covid.
A Paraíba registrou nesta quinta-feira (20), o maior número de pacientes internados por Covid-19 em 24h desde o início da pandemia, em março do ano passado. Somente ontem, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) registrou 892 novos casos da doença e entre os confirmados, 80 (8,96%) são casos de pacientes hospitalizados e 812 (91,03%) de doentes com sintomas leves. A Paraíba já registrou 313 mil casos da doença desde o início da pandemia, a recuperação de 214 mil pacientes e 7.336 mortes causadas por complicações do Covid-19.
- Complexo atinge 100% de sua ocupação nos leitos de UTI e enfermaria Covid
Farmácia do Hospital de Patos passa por ampla reforma e ganha novo e moderno layout que facilita fluxo de produtos e medicamentos
A qualidade do serviço prestado pelo setor de farmácia numa unidade de saúde interfere diretamente na eficácia do tratamento do paciente. E foi partindo desta premissa, que a direção geral do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) incluiu a Farmácia como um dos setores que passariam por um amplo processo de melhoria. E essa ação foi concluída nesta quarta-feira (19) com o término dos serviços de revitalização, pintura e ampliação dos espaços, mudança de portas, reestruturação do telhado, completa revisão elétrica e na iluminação, redistribuição interna de materiais e modificação de layout do setor, além de climatização de todos os ambientes, propiciando um melhor fluxo de insumos e medicamentos na Central de Abastecimento Farmacêutico da unidade. Para comemorar a conclusão da reforma, foi realizado um café da manhã que contou com a presença do diretor geral, Francisco Guedes, e do diretor Administrativo, Levi Firmino.
A Coordenadora e Responsável Técnica da Central, a farmacêutica Luciana Coutinho destaca que as mudanças vão possibilitar que o setor atenda as demandas internas da unidade de forma ainda mais ágil e eficiente. “Nosso setor precisava de um olhar especial e desta reforma que não apenas devolveu ao ambiente uma situação mais adequada e segura de trabalho, como mais agradável do ponto de vista físico já que com as mudanças o ambiente ficou mais arejado, claro e possível de ser melhor organizado”, destaca Luciana, lembrando que isso também refletirá no próprio entusiasmo da equipe que vai trabalhar de forma mais alegre e motivada.
Luciana reitera que além das melhorias na estrutura física do espaço, houve ainda um incremento de procedimentos que passa pelo o abastecimento da Farmácia e mudanças na logística de distribuição de insumos. “Nossa farmácia nunca teve tão bem abastecida e além da parte de armazenamento, também mudamos a parte de dispensação e distribuição de material e medicamentos que antes funcionavam de forma centralizada, num único local, e agora além da farmácia satélite, temos uma central mais próxima das enfermarias que faz a distribuição de medicamentos e material para todo o Complexo e outra satélite que atende as UTIs Covid e Urgência e Emergência do hospital”, explica Luciana.
Ela lembra que o setor funciona 24h, todos os dias da semana e que trabalham no setor onze farmacêuticos concursados e 23 auxiliares de Farmácia, entre os quais alguns almoxarifes. Segundo Luciana, a Central conta hoje com uma variedade muito ampla de produtos, sendo cerca de 300 itens de material médico hospitalar e uma variedade de cerca de 200 tipos de medicamentos.
“Era preciso ter um olhar atento também para a Farmácia que, realmente, precisava passar por essas mudanças para ter condições de atender nossos pacientes oncológicos, de traumatologia, do setor de isolamento Covid, além dos de Urgência e Emergência, o que requer do setor de Farmácia uma gama de medicamentos e insumos, além de muita agilidade e eficiência para atender a contento nosso público interno, nas suas mais variadas demandas”, reforça o diretor geral do Complexo, Francisco Guedes, lembrando que a Central conta com um leque muito amplo de antibióticos, sedativos, medicações de uso controlado, além de todos os insumos para atender também os casos de traumatologia e as cirurgias de alta complexidade, que precisam de sedativos e analgésicos. “A farmácia é um setor vital e como tal estamos muito felizes de poder ter avançado com as melhorias também nesse setor”, lembrou o diretor Administrativo, Levi Firmino, destacando que a recepção da urgência e emergência, o serviço de nutrição, o necrotério, o pátio interno, as enfermarias covid, o setor administrativo e o isolamento covid, além de toda a parte externa do Complexo também foram espaços da unidade que passaram por processos de melhoria nos últimos seis meses, sendo este último em parceria com a Prefeitura de Patos.
- a Farmácia do Complexo de Patos nunca esteve tão abastecida como está agora
- A Farmácia nunca esteve tão abastecida como agora
- A organização do espaço agora está bem melhor
- A reforma derrubou paredes e tornou o ambiente mais amplo
- Alguns dos profissionais da Farmácia do Complexo de Patos
- Luciana Coutinho é coordanadora da Central e responsável técnica pelo setor
- O diretor administrativo, Levi Firmino e alguns profissionais do setor
- O fluxo interno melhorou depois da reforma
- O novo espaço permitiu organizar melhor or produtos (4)
- O novo espaço permitiu organizar melhor os produtos
- Os acessos ficaram melhores
- Os insumos agora estão melhor distribuídos na Farmácia
- Os insumos e medicamentos agora estão melhor organizados no setor
- Os materiais agora estão melhor organizados
- Placa comemorativa da inauguração do novo espaço
- Profissionais que atuam na Farmácia
Direção e coordenações do Complexo de Patos vão elaborar plano de atuação para melhorar fluxos e atendimento nesta nova onda de Covid
A Paraíba registrou nesta quinta-feira (20), o maior número de pacientes internados por Covid-19 em 24h desde o início da pandemia, em março do ano passado. Somente hoje, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) registrou 892 casos da doença e entre os confirmados, 80 (8,96%) são casos de pacientes hospitalizados e 812 (91,03%) de doentes com sintomas leves. E essa expansão de casos também está sendo sentida na ocupação dos leitos de isolamento do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) que, nos últimos dias, atingiu em várias ocasiões o máximo de sua capacidade de internação de leitos de UTI Covid e chegando muito perto da mesma situação dos leitos de Enfermaria Clínica para pacientes com coronavírus, com índices de até 97% de ocupação.
Para debater essa situação e cobrar sugestões de melhor enfrentamento desta realidade, a direção geral, administrativa e técnica se reuniu na manhã desta quinta-feira (20) com a chefia de enfermagem, a coordenação da regulação da unidade, a coordenação do CCIH, com o representante do Núcleo de Segurança do Paciente e o Técnico de Segurança de Trabalho. “Solicitamos aos profissionais de cada setor um plano de ação emergencial diante deste novo cenário que se mostrou nos últimos dias para que possamos atuar de forma ainda mais efetiva no setor Covid”, explicou o diretor geral, Francisco Guedes. Na próxima segunda-feira, a equipe apresentará o novo Plano de Ação que deverá ser colocado em prática imediatamente.
- Diretores e coordenadores do Complexo que participaram da reunião
Águas da Transposição chegarão a BoaVista/Caiçara antes do final do ano e visita técnica às obras será dia 28 afirma deputado Jeová
O deputado estadual e presidente da Comissão de Desenvolvimento, Turismo e Meio Ambiente e da Frente Parlamentar da Água e da Agricultura Familiar da Assembleia Legislativa, Jeová Campos, confirmou nesta quarta-feira (19), durante audiência no Ministério do Desenvolvimento Regional, em Brasília, que no próximo dia 28, técnicos do Ministério e da Secretaria Nacional de Segurança Hídrica estarão em solo paraibano para realização de uma visita técnica às obras da Transposição no sertão do Estado. O parlamentar avaliou a audiência de hoje com o Secretário Nacional de Segurança Hídrica, Sérgio Luiz Costa, como muito produtiva e positiva. “Além de definirmos a data da visita técnica, ainda recebi informações importantes, a exemplo da que teremos água da Transposição antes do final deste ano em Boa Vista/Caiçara, no município de São José de Piranhas”, disse o parlamentar que estava acompanhado na audiência com o prefeito de São José de Piranhas, Chico Mendes.
O parlamentar paraibano disse ainda que em relação à recuperação da barragem de Engenheiro Ávidos, o secretário Sérgio Luiz, disse que já foi dada a Ordem de Serviço para o consórcio fazer a obra. Já sobre o canal Caiçara/Engenheiro Ávidos, cuja obra está sendo feita pela Queiroz Galvão, a previsão de término é no mês de julho. Sobre o Ramal do Apodi, a expectativa recai sobre uma barragem que será construída em Cachoeira dos Índios para perenizar o açude de Lagoa do Arroz e sobre o eixo Piancó, o secretário disse que ele está em processo de licitação junto ao DNOCS, mas que houve uma dificuldade ambiental e o processo está na Justiça.
“Considerei a audiência como muito positiva, pois além de atualizarmos as informações sobre o andamento dos processos, conseguimos definir e deixar agendado a ida de técnicos do Ministério do Desenvolvimento Regional e da Secretaria Nacional de Segurança Hídrica, no próximo dia 28, às 9h”, reforçou Jeová, lembrando que essa visita técnica foi solicitada em parceria pelas assembleias legislativas da Paraíba e do Rio Grande do Norte.
- A audiência aconteceu no Ministério do Desenvolvimento Regional
- Deputado Jeová Campos, prefeito Chico Mendes, e oSecretário Nacional de Segurança Hídrica, Sérgio Luiz Costa, durante audiência
- Deputado Jeová, prefeito Chico Mendes, e oSecretário Nacional de Segurança Hídrica, Sérgio Luiz Costa e técnicos do Ministério
Complexo de Patos recebe Voto de Aplauso da Câmara Municipal de Patos por trabalho realizado durante a pandemia
O Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), que é uma das unidades referência para acolhimento de pacientes com Covid no sertão paraibano e que, desde março de 2020, quando iniciou esse trabalho já conseguiu dar alta a mais de 1000 pessoas que contraíram o coronavírus, recebeu na manhã desta quarta-feira (19), Voto de Aplauso da Câmara de Vereadores de Patos em reconhecimento à assistência prestada à população do município e de outras 80 cidades da região para as quais a unidade é referência não apenas para casso de Covid, mas, também de Urgência, Emergência, Clínica Médica e Oncologia, este último no Hospital do Bem que integra o Complexo.
O título foi entregue pelo vereador autor da propositura, Jamerson Ferreira Monteiro, ao diretor geral do Complexo, Francisco Guedes que, na ocasião, agradeceu a homenagem em nome dos profissionais que integram a unidade, especialmente, os que atuam diretamente no setor de isolamento Covid. “Realizamos o nosso trabalho não em busca de reconhecimento público porque para nós o que importa e poder propiciar um tratamento eficaz e de qualidade aos nossos pacientes e, no caso específico do Covid, superar essa doença e possibilitar que as pessoas possam voltar para suas famílias, mas, confesso que essa iniciativa muito nos alegra e nos estimula ainda mais porque a batalha cotidiana não tem sido fácil”, agradeceu Francisco, lembrando que Patos, mesmo com a grande demanda nunca deixou de atender os pacientes de Covid.
Na justificativa de seu requerimento para propor o Voto de Aplauso, o vereador Jamerson Ferreira lembra que com a tragédia mundial provocada pelo coronavírus, nunca foi tão necessário dispor de hospitais e profissionais para acolher tantos doentes. “Quis com essa iniciativa reconhecer publicamente a dedicação e empenho de todo o corpo funcional e médico do Complexo que, diariamente, se dedicam a uma luta muitas vezes inglória e sob condições adversas de adesão as medidas de isolamento e que carregam consigo uma aura de anjos da guarda dos pacientes”, destacou o parlamentar patoense. O Voto de Aplauso foi aprovado, em primeira votação, no dia 02 de março último.
Balanço um ano Covid Patos
Em um ano de atendimento com pacientes com coronavírus, que compreendeu março de 2020, quando começou a atender pacientes sintomáticos respiratórios no setor de isolamento Covid, e até o último dia 31 de março, o CHRDJC internou 1505 pessoas suspeitas ou com diagnóstico comprovado de coronavírus e deu alta a 1018 pacientes.


Diretor do Complexo de Patos visita sede do grupo Amigas Viva a Vida e reitera admiração pelo trabalho de apoio aos pacientes oncológicos
O Diretor Geral do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), Francisco Guedes, fez nesta terça-feira (18), uma visita de cortesia para conhecer a sede do Grupo de Apoio a Mulheres Portadoras de Câncer – Amigas Viva a Vida, de Patos. Na ocasião, a presidente do Grupo, Hígia Lucena, recepcionou o gestor, mostrou as instalações do imóvel que serve de apoio aos pacientes e seus acompanhantes e falou sobre os trabalhos assistenciais direcionados aos pacientes oncológicos assistidos no âmbito do Hospital do Bem.
“Conversamos sobre essa assistência in loco, que acho de suma importância para nossos pacientes oncológicos, mas, que está temporariamente suspensa e voltei a reiterar que a atual conjuntura de pandemia nos impede de abrir espaço para outras pessoas desenvolverem qualquer tipo de atividade no âmbito da unidade que não os próprios pacientes, seus acompanhantes e os profissionais da Casa, mas, que quando isso passar, teremos total interesse de retomar essa parceria”, disse Francisco.
O diretor do CHRDJC disse ainda que tem interesse e estuda junto ao Grupo Amigas Viva a Vida uma forma de retomar as ações de parceria entre o Complexo e a Casa de Apoio. “Vim aqui reiterar a nossa admiração ao trabalho desenvolvido pelo Grupo de apoio aos nossos pacientes, no sentido de ampliar nosso acolhimento e, esperamos em breve, poder retomar gradativamente as ações, assim que a situação da pandemia nos permitir”, finalizou Francisco.
Para a presidente do Grupo, Hígia Lucena, a visita foi um aceno importante, no sentido de se retomar a parceria que sempre existiu entre a Casa e o Complexo e que foi intensificada com a inauguração do Hospital do Bem, em 2018. “Entendemos que o momento realmente requer cautela e cuidados redobrados e que, por isso, é preciso restringir o acesso de pessoas que não integram os quadros da unidade como forma de proteger os pacientes oncológicos que têm baixa imunidade, mas, esperamos que esse momento seja superado o mais rápido possível e que possamos voltar a desenvolver nosso trabalho no âmbito do hospital como sempre fizemos”, afirma Hígia.
- A visita aconteceu nesta terça-feira
- O diretor geral do Complexo, Francisco Guedes e a presidente do Grupo, Hígia Lucena
- O gestor do hospital conheceu as instalações da Casa de Apoio
Complexo de Patos apresentou taxa média de 92% de ocupação de leitos de UTI e de 75% de leitos de Enfermaria Covid nos últimos oito dias
Um levantamento feito entre os dias 10 e 17 de maio, mostra que o setor de isolamento Covid do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC) teve uma taxa média de 92% de ocupação de leitos de UTI e de 75% dos leitos de Enfermaria Clinica Covid. Juntando os dois indicadores a média de ocupação geral dos leitos Covid ficou em 82%. Para o diretor geral da unidade, Francisco Guedes, os dados refletem uma realidade assustadora e comprovam a elevação do número de internações de pacientes com coronavírus.
O censo de ocupação de leitos no período de 10 a 13 de maio corresponde a um total de 64 leitos (32 de UTI + 32 de enfermaria), todos do CHRDJ. Nos dias 14 e 15, a taxa diz respeito ao total de 76 leitos (32 de UTI + 44 de enfermaria), porque já está incluso no levantamento os 12 leitos de enfermaria Covid que foram reabertos para o publico adulto, no Hospital Infantil Noaldo Leite. No estudo dos dias 16 e 17, foi acrescido mais um leito de enfermaria no CHRDJC, contabilizando 77 leitos no total. Francisco lembrou ainda que mesmo com a reabertura dos 12 leitos de enfermaria, a taxa ainda se manteve alta. “Se nós não tivéssemos essa parceria com o Noaldo, nós estaríamos com nossa capacidade de atendimento saturada e isso muito nos preocupa porque se muitas pessoas adoecerem ao mesmo tempo não teremos leitos suficientes, mesmo com essa expansão”, reiterou o diretor da unidade.
“Observando os dados deste levantamento, vemos que a taxa de ocupação tanto de leitos de enfermaria, quanto de UTI se manteve muito alta o que nos remete a uma situação de alerta, uma vez que se os casos aumentarem muito vamos atingir nossa ocupação total, como aconteceu no dia 12 de maio, quando 100% dos leitos de UTI estavam ocupados e 91% dos leitos de enfermaria também”, disse Francisco. O gestor fez um apelo à população para que mantenha os cuidados de uso de máscara, higienização constante das mãos e evitar aglomerações a fim de reduzir o contágio da doença.












































