Hospital de Patos realiza mais de 260 atendimentos no feriadão

O plantão do feriado da Proclamação da República, que compreendeu o período entre a sexta-feira (12) e a segunda-feira (15), foi bem movimentado na Urgência e Emergência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), de Patos. A unidade registrou o atendimento a 261 pessoas, das quais 34 foram vítimas de sinistros de trânsito. Comparando os dados deste final de semana prolongado com o anterior, o hospital teve um aumento de 26 % em relação aos atendimentos de urgência e emergência e de 31% nos sinistros de trânsito. O maior número de atendimentos foi justamente no feriado (dia 15) no qual ocorreram 10 dos 34 atendimentos dos sinistros de trânsito.

Entre as 18h da sexta-feira até a meia-noite desta terça-feira (16) foram realizadas ainda 20 cirurgias, sendo 11 de emergência e nove eletivas. No feriado, dia 15, foram feitos 90 atendimentos. O segundo dia de mais movimento do hospital foi o domingo (14), com 73 atendimentos, seguido do sábado (13), com 62, e sexta-feira (12), com 36 pessoas que deram entrada na unidade. Das 34 vítimas de acidentes de trânsito, a maioria – 28 delas – foram pessoas que estavam em motocicletas. Apenas três estavam em bicicletas e outras três vítimas estavam em automóveis. Dos acidentados, dois pacientes que deram entrada por acidente de motocicleta seguem internados.

A maior parte das vítimas de acidentes foi da cidade de Patos, com 15 pessoas no total, mas o hospital atendeu pacientes das cidades de Cacimbas, São Bento, Emas, Princesa Isabel, Olho D´água, Santa Luzia, Nova Olinda, dentre outras.

Na Urgência e Emergência, além dos casos envolvendo os acidentados, os demais motivos dos atendimentos da unidade neste final de semana foram de pacientes com dor abdominal, queda da própria altura, náusea e vômito, dor no peito, acidente com animais peçonhentos ou raivosos, convulsão, dor de cabeça, dor no braço, reação alérgica, entorse ou torção, sintomas de síndrome gripal, rebaixamento da consciência, entre outros motivos.

Além disso, dos 20 procedimentos cirúrgicos de emergência, a maior parte foi de cirurgia ortopédica, com 06 casos, e de cirurgia oncológica, também 06. em seguida veio a cirurgia geral, com 04; vascular com 03 e bucomaxilar com apenas 01 intervenção.

Rolar para cima