Author: News Comunicação
Hospital Regional de Queimadas realizou mais de 19 mil atendimentos em nove meses
Entre janeiro e setembro deste ano, o Hospital Regional de Queimadas, que integra a rede estadual de saúde e é referência para 14 municípios da região metropolitana de Campina Grande, contabilizou 19.269 procedimentos, entre consultas, cirurgias, partos e internações. Foram 477 partos, 14.629 consultas diversas, 1.385 cirurgias e 483 internações.
O relatório consolidado de prestação de serviços da unidade mostra ainda que a unidade também é importante no que diz respeito à assistência aos pacientes em observação, já que registra 2.175 atendimentos de observação 24h, entre janeiro e setembro passado.
Referência também em obstetrícia, o Hospital Regional de Queimadas registrou, nestes últimos nove meses, a realização de 477 partos, sendo 241 procedimentos normais e outros 236 cesáreos. Vale salientar que a unidade acompanha o que preconiza a Organização Mundial de Saúde e só realiza procedimentos cirúrgicos em partos quando a gestante não tem condições ter o bebê por vias normais.
Dos 1.385 procedimentos cirúrgicos realizados entre janeiro e setembro, 448 foram de pequenas cirurgias, 236 de cesareanas, 390 cirurgias eletivas geral, 16 de procedimentos de emergência e outras 295 foram cirurgias do Programa Opera Paraíba, que englobaram cirurgias de Catarata e outras demandas eletivas. Das 483 internações, a maior parte, 380, foi de Clínica Médica e 103 de pediatria, já que a unidade não atende somente adultos, mas, também, crianças e adolescentes.
O diretor geral do Hospital, Dr. Flávio Daniel, enaltece a importância da prestação de serviços da unidade para a população. “Nós somos uma importante referência de serviços de saúde em clínica médica, obstetrícia e pediatria, além dos serviços de urgência e emergência para a 15ª região de saúde e para os 14 municípios da região, incluindo Itatuba, que também faz parte da pactuação. E ao fazermos esse balanço reforçamos a relevância deste atendimento e ficamos muito felizes em constatar que estamos cumprindo com o nosso papel e missão”, finaliza Dr. Flávio.




RIDESA e PMGCA da UFRPE apresentarão três variedades RB promissoras em eventos em Pernambuco e na Paraíba
A Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroenergético (RIDESA) e o Programa de Melhoramento Genético da Cana-de-açúcar – PMGCA da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE vão realizar, nos dias 26 e 28 de outubro um evento de liberação regional de variedades RB. Os eventos acontecem na Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco – AFCP no dia 26, em Recife, às 14h, e na Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba – Asplan, no dia 28, em João Pessoa, às 9h30. As três variedades são RB943047, RB021754, e RB041443, sendo esta última uma das mais promissoras para a Paraíba e plantada com sucesso, por exemplo, na Usina Monte Alegre.
Segundo o Coordenador de Melhoramento da Ridesa – PE, Djalma Euzébio Simões Neto, das 21 variedades lançadas e liberadas pela Ridesa em todo o país, três delas são direcionadas ao Nordeste. As novas variedades se destacaram nos ensaios experimentais demonstrando serem clones promissores e durante os eventos os pesquisadores da Ridesa farão a apresentação da cada uma. “A RB041443 é, sem dúvida, uma grande oportunidade para manejo diante do padrão que se tem que é a RB 92579”, comentou Djalma.
Com 10 mil hectares plantados nos tabuleiros costeiros do Nordeste, a variedade 041443 possui alta produtividade, crescimento ereto, baixo florescimento e é resistente às principais pragas que acometem a cana, inclusive a nematoide. Os dados médios de rendimento mostram que é superior em mais de 20 toneladas ao padrão 92579. As curvas de adaptabilidade da planta são parecidas com a RB 92579, no entanto, a 041443 se mostra superior à 92579 em outras fases da safra. Na Usina Monte Alegre, na Paraíba, já é possível ver o sucesso dessa variedade.
A RB 943047 também possui alta produtividade, crescimento ereto, baixo florescimento e resistência às principais doenças. O estudo de adaptabilidade e estabilidade mostrou que a variedade é ligeiramente superior a ambiente restritivo e substancialmente superior em ambientes favoráveis frente ao padrão da região RB 92579. A RB 021754 também traz a alta produtividade, florescimento baixo e a resistência às principais doenças que afetam a cana de açúcar. Sua curva de adaptabilidade é bem parecida com a 92579 e ela rende 97 toneladas por hectare, superando o rendimento regional em oito toneladas. Ela, sem dúvida também se mostra mais uma opção para o manejo.
Durante o evento de liberação dessas variedades, o produtor vai conhecer em detalhes cada uma delas com as palestras técnicas: “Estação de floração e cruzamento de devaneio”; “Resultados de clones promissores” e “Censo varietal 2020/2021”. Para o presidente da Asplan, José Inácio de Morais, essa é uma oportunidade que o produtor canavieiro associado não pode perder. “A cada dia que passa estamos em busca de melhorar a produtividade de nossa cana, ou seja, queremos crescer verticalmente, em qualidade de cana e não em quantidade de cana, horizontalmente. Essa é uma oportunidade para conhecer o que as pesquisas e experimentos da Universidade tem para nos ajudar para melhorarmos nossa produção”, comentou o dirigente, convidando os associados para o evento do dia 28.
- Djalma Euzébio é Coordenador de Melhoramento da Ridesa – PE
- Em 50 anos de pesquisa a Ridesa lançou mais de 100 variedades de cana
Estou muito feliz e emocionado com a chegada das águas da transposição no sertão da Paraíba afirma Jeová Campos
A entrega, nesta quinta-feira (21), do trecho final do Eixo Norte do projeto de integração das águas do Rio São Francisco é algo mais que especial para o deputado sertanejo, o paraibano Jeová Vieira Campos, pois significa a concretização de um sonho e o coroamento de uma luta de quase toda sua vida política e pessoal. No dia que considera um dos mais importantes e felizes de sua vida, o parlamentar destacou com emoção sua alegria com a chegada das águas ao sertão paraibano, relembrou sua trajetória de luta em três mandatos na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) para consolidação do projeto de Transposição e agradeceu ao ex-presidente Lula, idealizador do projeto por ter começado e quase concluído essa grandiosa obra. Agora, segundo Jeová, o trabalho continua para que a vida do sertanejo realmente mude com o fortalecimento dos arranjos produtivos locais e da agricultura familiar.
“Foram anos de luta, duras e longas batalhas, não apenas minha, mas de todos os nordestinos que nunca desistiram deste sonho, nunca perderam a fé. Agora é hora de celebrar e agradecer. Primeiramente, a Deus e à nossa gente, depois ao nosso ex-presidente Lula, nordestino como nós, conhecedor de nossa penosa realidade diante da seca”, disse Jeová, emocionado.
E não é para menos. O deputado lembrou que a chegada das águas do Eixo Norte da transposição consagra uma luta histórica iniciada lá no início dos anos 90. “O projeto ganhou vida, efetividade, no primeiro governo do presidente Lula e que teve uma aceleração muito grande, forte, no governo da presidenta Dilma. Só para termos uma ideia, o maior túnel da América Latina, o Cuncas I, que liga a Paraíba ao estado do Ceará, por debaixo da serra de Monte Horebe, são quase 15 km de túnel, foi inaugurado por Lula em 27 de dezembro de 2010”, salientou o deputado, continuando com a gestão da presidenta Dilma. “A presidente Dilma fez a barragem de Boa Vista, fez a barragem de Caiçara, fez o túnel Cuncas II, que vai homenagear Adalberto Nogueira”. Disse Jeová.
Para Jeová, sem dúvida, esse foi um momento de forte emoção. “Para mim este é um momento singular, histórico, e um momento de muita felicidade. Saber que esse percurso de águas, 268 km de canais e 11 barragens, a maior parte construídos na época pelo presidente Lula e Dilma, é uma marca que entra pra história. A luta de anônimos, a luta de representações políticas, como é o caso dos nossos mandatos, a participação das igrejas, destacadamente os bispos do Rio Grande do Norte e Paraíba, o apoio da Imprensa, da classe política, é bem verdade, mas, sem dúvida o destaque na Paraíba foi à atuação do nosso mandato em defesa das águas. É um momento muito importante. Estou muito feliz de estar vivendo esta realidade. Viva a Transposição”, declarou Jeová.
Preocupação com o uso certo das águas
Como presidente da Frente Parlamentar da Água e da Agricultura Familiar da ALPB, Jeová Campos sempre teve a Transposição do Rio São Francisco como sua principal luta e esse sempre foi o pleito de mudança efetiva da vida socioeconômica da região sertaneja. Em três mandatos, foram inúmeras idas a Brasília, visitas técnicas, audiências públicas, reuniões com moradores das mediações dos açudes e margens no caminho das águas para tratar das escolhas de culturas, solicitar a inclusão desses agricultores em programas como o que aquisição de sementes, projetos de fortalecimentos os arranjos produtivos e de fortalecimento da agricultura familiar.
Jeová sempre teve a preocupação com o destino efetivo certo das águas. “Uma água cara, uma obra de tantos milhões é preciso que se tenha o destino certo que é para a agricultura, para o fomento do desenvolvimento e da manutenção digna do sertanejo em sua terra”, explicou o deputado.
“Viva a transposição. Vamos agora acreditar que o projeto possa trazer resultados sociais e econômicos inclusivos. O curso do Rio Piranhas precisa ser recuperado e com a perenização, um grande projeto para a agricultura familiar. Isso é o que se desenha para o horizonte. A chegada de águas vai possibilitar o cultivo de alimentos sem agrotóxicos para nosso povo”, finalizou o parlamentar que, por estar ainda em Brasília, não pôde estar em São José de Piranhas, neta quinta-feira (21), onde o presidente Jair Bolsonaro esteve para oficializar a chegada das águas no sertão paraibano.
- A chegada das águ8as no sertão paraibano foi comemorada pelo deputado estadual Jeová Campos
- A chegada das águas da transposição ao sertão da PB deixou o deputado Jeová Campos alegre e esntusiasmado
Estudantes paraibanos foram campeões no Futsal e na Natação
Além de feras na sala de aula e nos estudos, os alunos do Colégio GEO também se mostraram bons também nos esportes. Sendo assim, quando eles participam de competições há medalhas e troféus e, no mínimo, boas colocações. E as conquistas mais recentes vieram, por exemplo, de dois atletas que foram disputar campeonatos em São Luís (MA) e, em Maceió (AL). Trata-se a vitória do aluno Pedro Henrique Oliveira Souto, do 6º Ano B, do GEO/AZ Tambaú, no Futsal e de Carlos Eduardo Borges (Cadu), do 3°Ano A, do GEO Sul. Pedro Henrique fez história conquistando a primeira Taça Brasil de Futsal Masculino Sub-11 para o Nordeste e Cadu ganhou medalhas e Troféu no Norte Nordeste Kako Caminha pela colocação de seu clube na competição de Natação.
No Futsal, Pedro Henrique e sua equipe “Meninos da Paraíba”, tornaram-se os primeiros nordestinos a serem Campeões Brasileiros de Futsal Sub-11 Masculino. O troféu foi disputado no último dia 09, na cidade de São Luís (MA). A mãe de Pedro Henrique, Val Buriti, explicou que a decisão foi emocionante no Ginásio da Apcef. “Ficamos muito orgulhosos. A equipe derrotou o Atlético Mineiro por 5 x 3 e fez história”, disse ela, acrescentando que ele treinou muito para a competição. “Eu que acompanho tudo. Os treinos foram bem intensos desde agosto. No mês de setembro, ele treinava três vezes por semana, sendo cada treino de duas horas de duração para a Taça Brasil, fora o treino normal do clube que é duas vezes na semana”, detalhou a mãe, lembrado que o estudante também não descuida dos estudos.
Pedro Henrique, que joga como Ala na equipe, começou a jogar futsal aos cinco anos de idade no esporte Clube Cabo Branco e competiu pelo clube até o ano de 2019. No Cabo Branco, Pedro Henrique conquistou quatro vezes o vice-campeonato paraibano. Em 2020, a mãe conta que ele mudou de clube, mas continuou a ver o sucesso do filho atleta, agora fazendo história no esporte paraibano. “Ele joga desde os quatro anos de idade e aos cinco anos ele já era federado”, destacou Val, falando da importância de investir no talento do filho também como atleta.
A natação, sempre um esporte forte da Paraíba
E os talentos vão além das quadras. Na piscina, a Paraíba também deu show, recentemente, em Maceió. Cadu, como é conhecido carinhosamente o aluno Carlos Eduardo Borges, trouxe para a Paraíba o Troféu Norte Nordeste Kako Caminha disputado entre os dias 02 e 09 de outubro. Cadu conquistou o terceiro lugar geral de clubes representando o Clube Acqua R1. Além disso, ele também ganhou o 2º lugar no revezamento 4×50 medley (individual); 2º lugar revezamento 4×50 livre (individual); e 3º lugar da categoria mirim 1 (clube).
A mãe de dele, Clarissa Fernandes, explicou que o filho nada desde os quatro anos de idade e tem exemplos em casa, visto que ela e Manoel, o pai, nadam na equipe Master. “Ele está na equipe do clube desde novembro do ano passado. Hoje, além dele, pai e mãe são atletas de natação Master. O pai, Manoel, já foi medalhista do campeonato nacional por duas vezes”, comentou Clarissa, com muito orgulho do filho. “Muita emoção ver que nosso filho também gosta de nadar e tem talento”, finaliza Clarissa.



Thompson Mariz receberá da ALPB Medalha Padre Inácio de Sousa Rolim pela sua contribuição à Educação na PB
O Plenário da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, por unanimidade, nesta quarta-feira (20), a concessão de Medalha Padre Inácio de Sousa Rolim – Padre Rolim – ao Professor Doutor Thompson Fernandes Mariz. O Projeto de Resolução 342/21 é de autoria do deputado Trócolli Júnior, que apresentou a matéria durante licença do deputado Jeová Campos, que subscreve o documento e foi o autor intelectual da proposta. Na sessão que aprovou o PR, Jeová justificou a honraria, cuja solenidade de entrega ainda será agendada.
Na justificativa, além de um longo currículo, Thompson é apresentado como um benfeitor no setor da Educação, assim como foi Padre Inácio de Sousa Rolim. “Da mesma forma de identidade de lutas, o Professor Doutor Thopson Fernandes Mariz sempre foi abnegado na luta pela Educação. Por essas e outras contribuições, por justiça e mérito, como fruto de reconhecimento pelo incansável trabalho e, especialmente, pelas ousadas e vitoriosas lutas em favor da educação no alto sertão da Paraíba, não temos dúvidas de que o homenageado, habilita-se ao recebimento da Medalha Padre Inácio de Sousa Rolim – Padre Rolim, outorgada pela Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba com muita propriedade, disse Jeová, que participou da sessão de forma remota, porque encontra-se em Brasília.
Jeová também agradeceu ao deputado pela iniciativa. “Trócolli, quando de nossa licença para tratamento de saúde, acatou nossa sugestão e propôs essa distinção ao nosso magnífico reitor Thompson Mariz. Ele marcou a história da expansão do ensino superior no sertão da Paraíba e toda a região sob a jurisdição da UFCG. Não só implantou a nova Universidade, mas fez uma grande Universidade. Nos idos dos tempos do governo Lula, na expansão das Universidades, ele teve o poder de fazer e o fez com muita competência. Fez o campus de Pombal, Cuité, Sumé, porque não dizer o novo campus de Cajazeiras, onde se tem o curso de Medicina, uma grande luta sertaneja e que está mudando a economia e a saúde da cidade”, disse o deputado, elogiando o educador.
Vale lembrar que a ALPB instituiu, por meio da Resolução nº 1.800/2019, a Medalha Padre Inácio de Sousa Rolim – Padre Rolim, que é outorgada às personalidades que se destacam nas áreas educacional e religiosa no Estado da Paraíba. A criação da Medalha foi uma iniciativa do deputado Jeová Campos.
- Professor Doutor Thompson Fernandes Mariz receberá medalha da ALPB
Jeová Campos e Wilson Santiago participam de reunião com o Ministro da Educação e defendem a criação do IFSPB
O processo de reordenamento da Rede Federal que cria 10 novos Institutos Federais no país foi pauta de uma reunião na sala da Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara Federal, em Brasília, nesta quarta-feira (20) pela manhã. O deputado federal Wilson Santiago e o deputado estadual Jeová Campos estiveram presentes para defender junto ao Ministro da Educação, Milton Ribeiro, a criação do Instituto Federal do Sertão da Paraíba (IFSPB). O projeto de criação do IFSPB estava parado e foi uma ação pioneira no país, inclusive, defendida originalmente pelo ex-deputado federal Wilson Santiago Filho, com o PL N° 4389/2016.
Jeová Campos explicou que essa é uma solicitação de professores de Cajazeiras e dele próprio, que também seguiu em defesa desse pleito. Além dos parlamentares, também esteve presente na reunião com o Ministro da Educação, o professor Francisco Daladier Marques Júnior, do IFPB Campus Cajazeiras, que é quem lidera o movimento de professores e funcionários do IFPB pelo desmembramento do Instituto e criação do o IF do Sertão Paraibano (IFSPB). Neste novo mandato, o projeto foi retomado pelo deputado federal Wilson Santiago com o PL Nº 3057/2019, que pleiteia novamente o IFSPB.
“Estamos retomando esse debate porque a criação do IFSPB além de justa, porque foi a primeira proposta do país de desmembramento, ela também atende a uma proposta de redução de diferenças socioeconômicas no estado”, disse Jeová, que já participou do processo de desmembramento da Universidade Federal da Paraíba – UFPB para criação da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, que se tornou uma das mais conceituadas instituições do país no desenvolvimento de tecnologia, tendo em 2019 o primeiro laboratório de tecnologia 5G do Nordeste. “Pelo nosso sertão, pelo nosso povo, pela cidade que ensinou a Paraíba a ler, defendo também a criação do Instituto Federal do Sertão da Paraíba”, afirmou Jeová. O deputado Wilson Santiago falou durante a reunião e elencou as razões porque defende essa criação.
- Deputados Wilson Santiago e Jeová Campos e professor Francisco Daladier
Deputados Jeová Campos e Chió realizarão audiência pública para debater a desertificação e a falta de água na Paraíba
- Deputado Jeová Campos convida para audiência pública que debaterá clima na Paraíba
A Comissão de Desenvolvimento, Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), presidida pelo deputado estadual Jeová Campos, fará uma audiência pública para debater a desertificação e a falta de água. A partir do tema ‘Mudanças Climáticas na Paraíba e no Nordeste’, esse assunto será debatido na próxima sexta-feira (22), às 10h. A propositura é do deputado Chió, que traz um tema que transcende partidos ou governos e que é uma das bandeiras de luta do deputado Jeová Campos, que também é presidente da Frente Parlamentar da Água e da Agricultura Familiar da ALPB. O evento será transmitido pela TVALPB canal 8.2, pelo site www.al.pb.leg.br/tvalpb e pelo canal do youtube TV Assembleia PB.
Para a ocasião foram convidadas autoridades no assunto que vão falar sobre as temperaturas extremas que tem colocado em risco a sobrevivência de espécies e a manutenção de níveis adequados de água nos rios que abastecem as cidades ou geram energia elétrica. Recentemente, inclusive, o presidente da República anunciou o fim da crise hídrica logo após as primeiras chuvas de outubro, mas as águas que chegaram ainda não trazem garantia de fim da crise, nem que os reservatórios das hidrelétricas terão água suficiente. Boa parte do país está com suas contas de energia em bandeira vermelha.
“Esse é um debate que teremos que fazer com mais frequência para compreendermos o que é preciso ser feito hoje e amanhã. Se a crise hídrica era algo que afetava apenas nordestinos, hoje é tema de preocupação nacional tendo em vista que afeta a geração de energia elétrica também”, comentou Jeová, convidando a todos para a transmissão do evento.
Sobre fontes renováveis
Segundo a página ‘Diário da Crise Hídrica – Ecoa’, que traz todas as informações atualizadas sobre a questão no Brasil, agora em outubro, o Brasil chegou a 10 gigawatts de capacidade instalada em energia solar, o que equivale a 70% da capacidade da represa de Itaipu e suas 20 turbinas. Além disso, a energia solar também já ultrapassou “a potência instalada de termelétricas movidas a petróleo e outros fósseis, que representam 9,1 GW da matriz elétrica brasileira”.
Um prelúdio ao tema foi feito na participação do deputado Jeová Campos na sessão ordinária desta quarta-feira (20). Na ocasião, o parlamentar chamou atenção de seus colegas para a necessidade de um novo marco regulatório de distribuição dos royalties de uso dos parques solares e eólicos no estado frente aos impactos ambientais que as localidades produtoras da energia sofrem. “É um tema necessário porque temos uma realidade em que a cada dia que passa se piora a situação do clima e isso sem dúvida alguma tem a ver com as fontes de geração de energia, principalmente, quando se utiliza o petróleo e as termoelétricas”, disse Jeová.
O parlamentar paraibano frisou ainda que os impostos ficam com os estados que comercializam a energia e estados geradores. “É imperioso, necessário objetivamente abrir uma discussão sobre isso. O que fica para a população quando é instalado um parque solar? A mão de obra que fica para cuidar desses parques é mínima. O problema que quero levantar aqui é a questão da riqueza. É produzida em nosso solo, mas não fica em nossa terra ou região. Vai tudo embora porque o imposto da geração é pago onde há o consumo, assim as empresas que estão se instalando no sertão, em Coremas, vende essa energia para o centro-sul do país e o imposto fica para o Rio Grande do Sul, o Mato Grosso, só não fica na Paraíba”, disse o deputado.
Ele salientou que o estado gerador fica apenas com o ônus da questão. “Somos defensores das energias renováveis, mas também queremos riqueza para nosso povo. Gostaria demais que a Assembleia se dedicasse a esse debate para colocar o Congresso na geração dessa pauta. Um novo marco regulatório. Aqui só ficamos com o prejuízo. Onde faz cobertura para energia solar não há mais plantas, por exemplo”, encerrou o parlamentar.
Jeová diz que fará “visita técnica” à obra da transposição e que só vai comemorar inauguração das obras quando Lula vier à Paraíba
Durante sessão desta terça-feira (19) na ALPB, o deputado Jeová Campos voltou a falar sobre sua alegria com a chegada das águas do Rio São Francisco à Paraíba. No entanto, deixou claro que estará, na realidade, fazendo uma visita técnica no dia da inauguração da obra e da visita do presidente Bolsonaro a São José de Piranhas. “Comemoração mesmo só com a presença do idealizador do projeto que é o ex-presidente Lula” disse ele. Também na sessão desta terça-feira, um pedido de visita técnica e duas solicitações de Jeová de audiência pública no âmbito da Frente Parlamentar da Água e da Agricultura Familiar, a qual preside, foram aprovados e serão cumpridos após a inauguração do trecho final do Eixo Norte da integração do Rio São Francisco.
Para Jeová, que sempre defendeu e cobrou a conclusão das obras, sua presença na inauguração da obra é praticamente de inspeção. “Desde 2010, que essas obras eram para terem sido entregues. a água era para ter chegado com o túnel Cuncas I ligado à Paraíba e ao Ceará. Ali, foi inaugurado o canal de Boa Vista à Barragem de Caiçara. Na verdade, 260 km de canais e 11 barragens, ele tem nome e cara, ideólogo, que foi Lula. Então, haveremos de fazer uma visita técnica, porque comemorar só com ele”, reiterou Jeová Campos.
O deputado disse ainda que mesmo com a chegada das águas, o trabalho continua para desenvolver a região e, por essa razão, audiências e visitas técnicas serão realizadas com esse sentido. A primeira, de acordo com o requerimento de número 18.044/2021, solicita a realização de uma Audiência Pública no âmbito da Frente Parlamentar da Água e da Agricultura Familiar para debater as perspectivas de desenvolvimento das regiões que serão beneficiadas com as águas oriundas do projeto de integração de bacias do Rio São Francisco.
Já o segundo documento, de número 18.064/2021, sugere a realização de uma Audiência Pública com o objetivo de debater a construção de canais interligando o canal do Ramal do Apodi à barragem de Lagoa do Arroz, localizada entre os municípios de Cajazeiras e Bom Jesus, e à barragem Capivara, situada entre os municípios de Poço de José de Moura e Uiraúna. E o último documento aprovado na sessão desta terça-feira (19), de número 18.071/2021, requer uma visita técnica às obras de transposição do Rio São Francisco – Eixo Norte, em São José de Piranhas e Cajazeiras, com o objetivo de celebrar a chegada das águas ao sertão do Estado da Paraíba.
Nesta quinta-feira (21), Jeová Campos estará em Cajazeiras e São José de Piranhas, Sertão da Paraíba, para inauguração do trecho final do Eixo Norte da integração das águas do Rio São Francisco. O presidente Jair Bolsonaro já confirmou presença. “Não vou saudar o presidente, mas presenciar esse momento importante, afinal, luto por essa realização há muito tempo, mas, comemorar, festejar, só quando Lula vier à Paraíba”, finalizou o parlamentar.
- Deputado Jeová Campos vai estar em São José de Piranhas nesta quinta-feira
Deputado Jeová Campos lamenta que política econômica de Paulo Guedes empobreça população e faça Brasil voltar ao mapa da fome
O deputado estadual Jeová Campos que está em Brasília tratando de pautas relativas às obras da transposição do Rio São Francisco e do enfrentamento crítico a Proposta de Emenda Constitucional 23/2021, conhecida por ‘PEC dos Precatórios’, lamentou profundamente, ver sua Paraíba em destaque nacional na televisão, numa matéria veiculada nesta segunda-feira (18), que retratou a situação da população em busca de miúdos de frango para substituir o frango ou a carne nas refeições. “É duro constatar que nosso país voltou ao mapa da fome. Essa política econômica perversa de Paulo Guedes, que privilegia o capital especulativo e os banqueiros, está matando de fome muitos brasileiros”, destacou Jeová em suas redes sociais.
De acordo com o parlamentar é lamentável e triste ver que a política econômica de Paulo Guedes, que fez a inflação chegar a patamares tão altos a ponto do quilo de pés, pescoço e costelas de frango dobrar de preço e virar prato principal na mesa dos paraibanos, virou matéria jornalística. A reportagem, exibida no Jornal Hoje, da TV Globo, mostrou que em João Pessoa, em função do alto preço da carne de boi e do frango inteiro (este passou de R$ 20,00 para R$ 33,00 em dois meses) pés, pescoço, costela e carcaça da ave (miúdos) dispararam em vendas. Em agosto, um frigorífico vendia 2 ou 3 kg do conjunto a R$ 3,00 e hoje chega a vender 300 kg em um dia.
Jeová comparou a situação à mesma noticiada há pouco tempo sobre pessoas se aglomerando em Cuiabá, Mato Grosso, na esperança de conseguir ossos doados por um estabelecimento. “Assisti estupefato e indignado as duas reportagens. Estamos voltando ao mapa da fome e da miséria do qual o presidente Lula nos tirou”, lamentou Jeová, lembrando também um vídeo que viralizou nas redes sociais, nesta segunda-feira (18), com pessoas recolhendo restos de comida de um caminhão de lixo em Fortaleza (CE).
“Nos governos Dilma e Lula não se têm notícia disso, pois foram governos com o olhar voltado para as pessoas mais necessitadas. Hoje, as pessoas perderam seus empregos, estão passando fome. Este governo e sua política econômica privilegia o grande capital. É uma política perversa essa de Paulo Guedes que esquece a população brasileira e joga o país no atraso e na fome”, finalizou o deputado.
- O Brasil está voltando ao mapa da fome graças a politica econômica de Paulo Guedes afirma Jeová
ALPB aprova Moção de Repúdio ao discurso calunioso de Frederico D´Ávila contra Dom Orlando, a CNBB e o Papa
A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, nesta terça-feira (19), um requerimento do deputado Jeová Campos solicitando que seja registrado nos anais da Casa Legislativa uma ‘Moção de Repúdio’ ao pronunciamento do deputado estadual paulista, Frederico D´Ávila, que durante pronunciamento no dia 14 de outubro, na Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP), proferiu ataques caluniosos e homofóbicos contra Dom Orlando Brandes, a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB, e ao santo padre, o Papa Francisco. Jeová defende que não se pode concordar com tal fato e deixar que tudo passe em “brancas nuvens”.
“O parlamentar paulista chamou os religiosos de “safados”, “vagabundos” e “pedófilos”, conforme vídeo que circula nas redes sociais”, disse o Jeová, lembrando que a “motivação” do deputado paulista para cometer tal delírio foi uma declaração de Dom Orlando Brandes, na homilia da terça-feira (12/10), durante homenagem ao Dia de Nossa Senhora Aparecida, no Santuário Nacional de Aparecida. Na ocasião, Dom Orlando criticou a disseminação de notícias falsas e o armamento da população brasileira.
Na ocasião, apesar de não mencionar o nome do presidente da República, o religioso utilizou parte do slogan do governo federal para afirmar que “para ser pátria amada não pode ser pátria armada”. “Certamente, desejando agradar ao presidente da República, o parlamentar paulista atacou ferozmente a declaração de Dom Orlando Brandes, a CNBB, o Santo Padre o Papa Francisco, caluniando-os”, destacou Jeová no requerimento de número 18.233. Para o parlamentar paraibano, as palavras ditas no Plenário da ALESP são absurdas, descabidas e desrespeitosas não apenas com os religiosos, mas com a CNBB.
O deputado paraibano afirmou que não tem dúvidas que os adjetivos utilizados pelo parlamentar paulista para atacar a moral de várias pessoas não se aplicam ao Arcebispo Dom Orlando Brades, aos Bispos que integram a CNBB, ao Papa Francisco. “São pessoas de bem, de conduta ilibada, que vivem para servir e levar a verdadeira Palavra de Deus a todos os rincões do Brasil e do mundo. O Santo Padre, o Papa Francisco possui o cargo mais alto na Igreja Católica e tal posição exige respeito, independentemente, se a pessoa professa a fé católica ou não”, salientou Jeová.
“Como cidadãos e deputados, jamais poderemos concordar e deixar passar em brancas nuvens essas palavras infelizes e desrespeitosas proferidas pelo parlamentar paulista. Nossa solidariedade às vitimas das agressões e a todos que fazem a CNBB”, disse Jeová, agradecido pelo aprovação de seu requerimento pelos demais deputados da Casa de Epitácio Pessoa.
Outras manifestações de desagravo aconteceram país afora, a exemplo da do Bispo da Diocese de Itapeva (SP), Dom Arnaldo, durante homília essa semana fez duras críticas ao deputado paulista e disse que quem se considerar católico ou cristão de verdade não pode aceitar esse tipo de conduta. “Antes de falar do Papa acompanhe o que o Santo Padre está falando, antes de criticar a CNBB entre no site da instituição e conheça suas ações e antes de criticar Dom Orlando, conheça sua trajetória. Discordar é uma coisa, faltar com respeito é outra”, afirmou o religioso que pediu para os fiéis que concordassem com a postura do deputado paulista refletissem sobre qual Deus eles seguiam e se retirassem da igreja. “Não se pode servir a dois senhores. Com Deus não se brinca”, disse ele.
- Jeová é o autor da Moção de Repúdio aprovada hoje pela ALPB









