Sexta etapa deste ano do Opera Paraíba no Hospital de Queimadas realiza 15 cirurgias em pacientes de seis municípios

Neste final de semana mais uma etapa do Programa Opera Paraíba foi realizado no Hospital Geral de Queimadas e 15 pacientes, de seis municípios puderam fazer suas cirurgias eletivas de Hernioplastia (procedimento cirúrgico usado para o tratamento da hérnia na parede abdominal), Herniorrafia (cirurgia indicada para as hérnias que se formam na região do umbigo), Colecistectomia (uma operação em que se efetua a remoção da vesícula biliar), Histerectomia (uma cirurgia ginecológica que consiste na remoção do útero). No sábado foram realizadas nove cirurgias e no domingo outras seis. Com esses procedimentos, já somam 133 cirurgias no Programa somente nos quatro primeiros meses deste ano em Queimadas.

A enfermeira Jozilange Araújo Gomes, da cidade de Aroeiras, fez uma cirurgia de vesícula no domingo. Desde 2014 que ela já havia identificado o problema na vesícula, mas, com o espaçamento das crises, ela foi adiando o procedimento até que esse ano as dores voltaram a ser mais frequentes. “Quero parabenizar toda a equipe do hospital pela acolhida e assistência. A imagem que estou tendo do serviço é muito boa, de muita qualidade. Só conhecia o Opera de propaganda, mas, agora, como paciente, posso atestar que ele funciona muito bem”, disse Jozilange que foi operada no domingo.

A atendente de loja, Patrícia Antônio de Freitas Vieira, da cidade de Barra de Santana, que fez uma cirurgia de hérnia, esperava pelo procedimento há cerca de um ano. “A pandemia foi adiando tudo, inclusive, as cirurgias e eu estava esperando a oportunidade de me operar e chegou o momento e ocorreu tudo bem. Os profissionais daqui são muito capacitados, gentis e me senti muito bem. Não tenho nada a reclamar, só agradecer”, afirmou ela que fez seu procedimento também no domingo.

No sábado estavam programadas 10 cirurgias, mas foram realizadas nove, em função de um paciente não apresentar quadro clínico favorável para realização do procedimento. Das 10 cirurgias programadas para o domingo, quatro não foram realizadas. Uma por causa da ausência do paciente que não compareceu ao hospital, uma em função do procedimento não ser realizado na unidade (Histerectomia vaginal), outra em função da paciente ter indicação para uma unidade com UTI e outro paciente que estava na lista, mas já tinha realizado sua cirurgia.

O diretor geral do Hospital de Queimadas, Dr. Flávio Daniel, que integra a equipe de cirurgiões da unidade e participa dos mutirões do Opera Paraíba, destaca a importância da unidade no fortalecimento do mutirão do Opera Paraíba. “Somente este ano já realizamos 133 cirurgias. Ano passado, foram mais 416 procedimentos. E esse contingente considerável de Paraibanos encontrou em Queimadas a oportunidade de realizar seus procedimentos, reiterando nossa condição de importante referência neste processo de zerar a fila de cirurgias eletivas na Paraíba junto com as demais unidades que integram a rede estadual e que participam do Programa”, destacou o médico.

Desta vez, o Opera Paraíba em Queimadas realizou cirurgias em pacientes das cidades de Alcantil, Barra de Santana, Aroeiras, São Domingos do Cariri, Boqueirão e Queimadas.

Retrospectiva

No primeiro mutirão de cirurgias deste ano do Opera Paraíba em Queimadas, realizado no dia 14 de fevereiro, foram feitas 29 cirurgias, na segunda etapa, no dia 21 de fevereiro, foram mais oito procedimentos, na terceira etapa, no dia 28 de fevereiro, foram mais 27 cirurgias eletivas e, nos dias 12 e 13 de março, outras 30 cirurgias foram feitas. Nos dias 26 e 27 de março foram mais 24 procedimentos que somadas com as 15 realizadas nestes dias 23 e 24 de abril, totalizam 133 cirurgias no Opera em Queimadas. As cirurgias acontecem sempre nos finais de semana para não atrapalhar a rotina da unidade. Ano passado o Hospital de Queimadas realizou 416 cirurgias eletivas somente com o Programa Opera Paraíba.

Rolar para cima