Profissionais do Hospital de Queimadas se reúnem numa Roda de Conversa para debater questões importantes da saúde do trabalhador

O mês de abril é direcionado às campanhas educativas que abordem a prevenção de acidentes do trabalho. E nesta segunda-feira (25), no Hospital Geral de Queimadas, uma Roda de Conversa, promovida pelas comissões de Saúde do Trabalhador e de Educação Permanente, e que reuniu profissionais de vários setores, debateu questões importantes da campanha Abril Verde na unidade. “A conscientização sobre o comportamento prevencionista no que tange à Segurança e Saúde do trabalhador é muito importante”, destaca a diretora administrativa do hospital, Eva Cordeiro, que também participou da atividade realizada no espaço externo de eventos do hospital.
A psicóloga Renata Barros foi uma das interlocutoras da Roda de Conversa que teve ainda dinâmicas coordenadas pela fisioterapeuta, Gerlene Andrade. Para a diretora administrativa do hospital, o momento foi muito oportuno, inclusive, para reforçar a importância da prevenção e do uso de EPI’s. “Esse é o segundo encontro que realizamos em nossa unidade e percebemos que a cada debate cresce o engajamento de todos em trabalhar preventivamente, reduzindo riscos de acidentes e incidentes”, afirma Eva, lembrando que um ambiente seguro é construído por todos e não apenas por indivíduos isolados. Na ocasião, foi abordado ainda a importância do uso correto dos EPI’s e foram homenageados os aniversariantes do mês.
Vale lembrar que …
Apesar das Normas regulamentadoras, criadas a partir da Lei n.º 6.514 de 1977, regulamentada pela portaria n.° 3.214 de 08 de junho de 1978 (atualmente através de 37 Normas), o Brasil, anualmente, ainda enfrenta elevados números de acidentes de trabalho considerados como típicos, de trajeto e doenças do trabalho. O último Anuário Estatístico de Acidente do Trabalho – AEAT – 2017, emitido pelo Instituto Nacional de Seguridade Social – INSS, registrou um total 549.405 acidentes de trabalho no
Brasil.
Resgate histórico
O mês Abril foi escolhido baseando-se no Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho. Nessa data, em 1969, houve uma explosão de uma mina da cidade de Farmington, na Virgínia (EUA), que culminou na morte de 78 trabalhadores, caracterizando o episódio como um dos maiores e mais conhecidos acidentes trabalhistas da humanidade. Abril também é marcado pelo mês da criação da Organização Mundial de Saúde (OMS) que surgiu com a proposta de cuidar de questões relacionadas com a saúde global, no ano de 1948. Em 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu o 28 de abril como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. No Brasil, foi instituído o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, que é celebrado no dia 28 de abril.

Rolar para cima