Author: News Comunicação
Hospital de Queimadas realiza ação para lembrar importância da prevenção no Outubro Rosa
Ciente da importância do Outubro Rosa – uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e, mais recentemente, sobre o câncer de colo do útero – a direção do Hospital Regional de Queimadas promoveu, nesta segunda-feira (18), uma ação para chamar atenção sobre essa iniciativa com seus funcionários, pacientes e visitantes. Com decoração nas cores da campanha, que incluiu arranjos de bolas, moldura para retratos e cartazes com mensagens alusivas a prevenção, o hospital destacou esse assunto tão importante, principalmente, para as mulheres.
E a ação atingiu os objetivos, entre eles o de chamar atenção para a importância da prevenção, haja vista o envolvimento e entusiasmo com que ela foi abraçada pelos funcionários da unidade. Muitos deles fizeram questão de tirar fotos, segurar os cartazes com dizeres tipo ‘Ame-se, Cuide-se e Previna-se’, ‘Evite um susto no peito’, ‘E apoio essa causa’. Um grupo de colaboradores também passou pelas enfermarias para despertar nas pacientes a importância da reflexão sobre os cuidados preventivos, entre eles, o autoexame e a realização anual de exames de imagens, a partir dos 40 anos.
A diretora Administrativa do Hospital de Queimadas, Eva Cordeiro, lembra que não se pode ignorar uma doença como câncer de mama, nem tão pouco passar desapercebido uma campanha tão importante como a do Outubro Rosa. “Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA)mostram que em 2020, mais de 2,3 milhões de mulheres no mundo descobriram que estavam com câncer de mama. Esse tipo de tumor é o que mais acomete a população feminina brasileira e representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas. Também é o câncer que mais mata e ações deste tipo como a que fizemos hoje em nossa unidade contribuem para alertar as pessoas sobre a importância fundamental da prevenção e do diagnóstico precoce da doença”, disse ela que também prestigiou a ação no hospital de Queimadas.
- A ação aconteceu em todos os setores
- A ação envolveu vários funcionários
- A ação também foi feita nas enfermarias e teve boa adesão das pacientes
- A foto na moldura foi bastante disputada
- A moldura do retrato estilizado percorreu todos os setores do hospital
- As pacientes também foram visitadas pela equipe
- Até a recepção do hospital foi decorada
- Até as mamães entraram no clima da campanha do Outubro Rosa
- Bolas rosa e cartazes chamaram atenção para a prevenção
- Cartazes chamavam atenção para a prevenção
- Funcionárias do hospital
- Funcionárias do setor Administrativo também se envolveram na ação
- Funcionárias em um dos painéis do Outubro Rosa
- Funcionários aderiram as ações da campanha
- Funcionários e funcionárias aderiram a campanha na unidade
- Não foi somente as funcionárias mulheres que aderiram a campanha
- O Hospital foi decorado com bolas nas cores da ação
- O Outubro Rosa foi lembrando com ações de conscientização
- O pessoal da cozinha também enytrou no clima do Outubro Rosa
- Pacientes e acompanhantes também foram abordados com a ação
- Profissional do hospital
- Todas no clima do Outubro Rosa
- Todos a favor do Outubro Rosa
- Todos juntos numa causa nobre
Dia Rosa: Ação marca o Outubro Rosa no Hospital do Bem
O Hospital do Bem, que integra o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC), realizou, nesta terça-feira (19), em parceria com a ONG ‘Amigas Viva a Vida’, o ‘Dia Rosa’. A ação teve o objetivo de marcar o Outubro Rosa no Hospital do Bem que é uma instituição que acolhe e trata pacientes com câncer de mama e outros tipos da doença. O evento teve a participação especial de integrantes da Banda da Polícia Militar e foi acompanhado pelo diretor administrativo da unidade, Levi Firmino, pela médica oncologista do Hospital, Dra. Nayarah Xavier, da equipe assistencial e administrativa do Hospital do Bem, além de pacientes e ex-pacientes.
A ação, realizada na recepção do Hospital do Bem, e que acabou com um lanche coletivo, incluiu a distribuição de material informativo e educativo sobre os cuidados preventivos, falas da médica e do coordenador administrativo do Hospital do Bem, Thiago Viana, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. “O Hospital do Bem é uma casa que acolhe os pacientes com diversos tipos de câncer, inclusive de mama e de colo de útero, desde a consulta ambulatorial, quimioterapia e até cirurgias, mas, queremos aqui divulgar a importância da prevenção, que pode evitar as intervenções necessárias após o descobrimento da doença ou em casos mais avançados da doença medidas ainda mais drásticas”, disse Dra. Nayarah, reforçando que quanto mais cedo o diagnóstico melhores são as chances de tratamento e cura.
Para o diretor administrativo do Complexo, Levi Firmino, as ações do Outubro Rosa e Novembro Azul são importantes porque reforçam os cuidados e chama atenção para a prevenção, mas, ele ressalta que o Hospital do Bem, de forma permanente, realiza ações educativas que despertam nas pessoas a necessidade dos cuidados preventivos. “Toda a literatura sobre oncologia preconiza que quanto mais cedo for descoberto à doença, maiores são as chances de cura e êxito no tratamento e isso nós reforçamos aqui, cotidianamente, e quando a doença já existe, oferecemos acolhimento e tratamento humanizado, eficiente e eficaz”, destacou Levi.
Ainda dentro das ações do Outubro Rosa, a equipe do Hospital do Bem realizou, no início do mês, várias rodadas de conversa com diversas abordagens sobre como o paciente oncológico pode melhorar sua qualidade de vida e a forma de enfrentamento da doença, com temas sobre nutrição, psicologia, enfermagem, sobre a conduta farmacêutica, etc. A equipe multiprofissional do Hospital do Bem também participou, no dia 08 de Outubro, de uma ação educativa promovida pela Prefeitura da cidade de Malta, numa unidade de saúde daquele município. A atividade teve o objetivo de conscientizar as mulheres sobre a importância dos exames preventivos e do autoexame.
- A ação aconteceu na recepção do Hospital do Bem
- A Banda da Polícia M ilitar teve uma participação especial
- As Amigas Viva a Vida participaram da ação
- As falas foram todas para conscientizar sobre a importância da prevenção
- As fotos com ex-pacientes ficaram expostas no hall
- Equipe do Hospital do Bem
- Houve a participação da Banda da Políciia Militar
- No final, foi servido um lanche coletivo
- O ‘Dia Rosa’ foi realizado nesta terça-feira
- O representante da PM , o diretor administrativo do Complexo, Levi Firmino e uma das integrantes do Amigas Viva a Vida
- Os militares tocaram músicas alusivas às mulheres
- Participaram da ação pacientes e ex-pacientes, funcionários e convidados
- Todos que participarajm da ação do Dia Rosa
Complexo de Patos doa camas hospitalares para Hospital Municipal de São Mamede
Quando passamos coisas que já foram úteis para nós para outras pessoas, compartilhamos com elas um pouco de nossa história e damos novas oportunidades para quem vai usufruir do bem doado. E foi justamente esse pensamento que levou a direção do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) a atender um pleito da direção do Hospital de São Mamede e doar camas hospitalares para aquela unidade filantrópica de saúde. A doação de 12 camas foi formalizada nesta segunda-feira (18), durante reunião do diretor geral do Complexo, Francisco Guedes com o prefeito do município, Jefferson Joubert. Também estava presente, Dr. Umberto Joubert, conselheiro do CRM e irmão do prefeito que também é médico.
Na ocasião, o prefeito agradeceu ao Governador João Azevedo e ao Secretário de Saúde de Estado, Dr. Geraldo Medeiros pela parceria e pelo apoio prestado ao hospital de São Mamede. “Essas camas, que não farão falta aqui em Patos, serão de uma utilidade muito grande em nosso hospital”, disse Jefferson Joubert, lembrando que embora tenha caráter filantrópico, o Hospital de São Mamede é custeado em maior parte com recursos do município.
O diretor do Complexo de Patos, Francisco Guedes, explicou que as camas doadas foram substituídas por camas novas. “Nós não diminuímos nosso patrimônio com essa doação, muito pelo contrário, ganhamos novas camas elétricas e mais modernas para as enfermarias”, disse o diretor. Segundo ele, antes de fazer a doação, as camas antigas foram recuperadas e pintadas. Ainda de acordo com Francisco, o pedido de doação tinha sido feito pela Prefeitura de São Mamede, já há algum tempo e, na primeira oportunidade, a solicitação foi acatada.
- A doação foi feita nesta segunda-feira
- A formalização da doação foi feita na sede do Complexo de Patos
- As camas doadas vão para o Hospital de São Mamede
- O diretor geral do Complexo, Francisco Guedes com o prefeito do município, Jefferson Joubert. e Dr. Umberto Joubert
- Prefeito Jefferson Joubert vistoria as camas doadas para o hospital de São Mamede
‘Mais que na hora’ diz Jeová sobre inauguração de trecho de obra da transposição na Paraíba
O município de São José de Piranhas, Sertão da Paraíba, vai receber a visita do presidente Jair Bolsonaro na próxima quinta-feira (21), para a inauguração do trecho final do Eixo Norte da integração das águas do Rio São Francisco. Para o deputado estadual Jeová Campos, que sempre defendeu e cobrou a conclusão das obras, essa ação já estava mais que no tempo de ser realizada, até porque quando a presidente Dilma sofreu o impeachment, já deixou a obra com mais de 90% concluída.
“Não podemos esquecer jamais que o presidente Lula é o grande idealizador dessa obra e foi ele quem deu o pontapé inicial na concretização desse sonho. A vinda de Bolsonaro é sim muito boa e estamos felizes com a entrega, mas o maior realizador dessa conquista é ex-presidente Lula”, comentou o parlamentar.
Presidente da Frente Parlamentar da Água e da Agricultura Familiar da ALPB, Jeová Campos sempre pautou a Transposição do Rio São Francisco como uma de suas principais lutas. Em três mandatos, foram inúmeras audiências públicas, visitas técnicas e todo tipo de ação com o objetivo de garantir a conclusão das obras que trarão melhor qualidade de vida ao nordestino, especialmente, os sertanejos dos estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e do Ceará.
O Deputado das Águas, como Jeová é carinhosamente chamado pela população, refirmou esse compromisso em discurso recente. “Essa foi uma das causas mais importantes de meus mandatos. Desde 1992, que defendo esse projeto. Foram muitas audiências públicas, visitas técnicas aos locais de obras em Pernambuco, na Paraíba, no Rio Grande do Norte e no Ceará, viagens à Brasília e reuniões, desde o governo Lula, passando por Dilma, até os dias de hoje para que tudo isso se concretizasse. Ver a água chegando ao Eixo Norte mostra que valeu a pena essa luta histórica do povo nordestino, que abracei com muita alegria, e que hoje está virando realidade”, afirmou o parlamentar.
- As águas da Transposição finalmente chegarão ao sertão paraibanos
- AS águas do Velho Chico serão a redenção do Nordeste acredita Jeová
- As obras do Eixo Norte finalmente estão sendo concluídas festeja deputado Jeová
- Deputado Jeová Campos é conhecido pecomo o deputado das águas devido a sua defesa da Transposição.jpg
Hospital de Patos registra queda de 22% nos atendimentos do final de semana
O balanço deste final de semana no plantão do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) registrou uma queda de 22% nos atendimentos da Emergência e Urgência e de 4% nos sinistros de trânsito em relação ao final de semana anterior. Das 18h da sexta-feira (15) até a meia noite deste domingo (17) o hospital, que integra a rede estadual de saúde, atendeu 153 pessoas, sendo 67 no sábado, outras 67 no domingo e mais 19 pessoas na sexta-feira. Neste período, foram realizadas 17 cirurgias, sendo 11 de emergência e seis eletivas.
O relatório de gestão do hospital apontou ainda que 23 pessoas deram entrada na unidade por causa de sinistros de trânsito, sendo 19 deles decorrentes de acidentes com motos, dois com bicicletas e outras duas vítimas com automóvel. Dos 23 acidentados, oito precisaram permanecer internados na unidade para cuidados posteriores. A maior parte dos acidentados foi de Patos, com sete vítimas, mas, o hospital atendeu também pacientes das cidades de Cacimba de Areia, Catingeuira, Coremas, Emas, Igaracy, Imaculada, Passagem, Santa Teresinha, São Bento, Serra Grande e São Mamede.
Na urgência e emergência, além dos casos envolvendo os acidentados, os demais principais motivos dos atendimentos da unidade neste final de semana foram de pacientes com dor abdominal, queda da própria altura, entorse ou torção, hipertensão, dificuldade de respirar, dor no peito, dor no pé, rebaixamento da consciência/desmaio, acidentes com animal peçonhento ou raivoso, queda de nível, reação alérgica, entre outro motivos.
- Hospital de Patos atendeu 153 pessoas e realizou 17 cirurgias no final de semana
Colégio AZ João Pessoa abre concurso de bolsas de estudo para todos os níveis de ensino
A capital paraibana já sabe que o Colégio GEO agora é o AZ João Pessoa. A novidade agora é que a escola, líder em aprovação no Enem em outros concursos no Rio de Janeiro, abriu inscrições para um Concurso de Bolsas de Estudo. A iniciativa tem o objetivo de dar ao estudante paraibano a possibilidade de ter acesso à educação de qualidade por meio do concurso de bolsas que podem chegar a até 100% de desconto para o ano letivo de 2022.
Para se inscrever os pais ou responsáveis devem acessar as redes sociais do AZ João Pessoa ou o site (www.azjoaopessoa.com.br) ou o instagram (@azjoaopessoa) preencher os dados e informar a série pretendida, com nome completo do responsável do aluno, telefone, data e horário da visita à escola. No instagram, basta clicar no link que está na bio do perfil e fazer a inscrição para participar. O site também oferece a mesma facilidade: no topo da página o internauta já encontra o link para a inscrição. A data das provas seletivas serão divulgadas nas redes sociais do colégio.
O concurso de bolsas de estudo do AZ está disponível para todas as séries, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Em todas as seleções, para o Ensino Fundamental anos Finais e Médio serão aplicadas provas e vivência com direção/gestores/professores e pais. Para a Educação Infantil e Fundamental anos Iniciais será aplicada a vivência com professoras/gestão/ direção e pais.
A diretora geral do Colégio AZ João Pessoa, Veronica Monteiro destaca que essa é uma grande oportunidade do estudante paraibano ter acesso a uma excelente e diferenciada escola através de bolsas de estudos. “O aluno AZ dispõe de projetos especiais, conta com uma plataforma própria com mais de 49 mil vídeos aulas, uma super equipe de professores, uma metodologia que o estimula a ser protagonista de seu próprio caminhar e tem maiores chances de ter sucesso e alcançar seus objetivos”, disse Veronica, acrescentando que com o concurso isso tudo pode ser conseguido também com descontos.
- A inscrição para o concurso de bolsas do AZ já estão abertas
- O concurso de Bolsas do AZ é para todas as séries
Parceria da Coasplan e Agrivalle garante aplicação de tratamento com uso de maquinário sem custo adicional para o cooperado
Estruturada para oferecer o melhor atendimento e as melhores soluções em produtos e tecnologia aos cooperados, a Cooperativa dos Associados da Asplan – Coasplan está disponibilizando, desde agosto, um tratamento para nutrição em socaria que tem dado bons resultados para os produtores paraibanos. Isso porque,a Agrivalle em parceria com a COASPLAN, garantem o uso de um cortador de soqueira com aproveitamento do produto sem custo adicional quando o produto do tratamento for comprado na Cooperativa.
O 1º Vice-Presidente da Asplan, Pedro Neto, que acaba de usufruir da parceria, explicou que o tratamento se dá após o corte da cana. “A gente aplica na socaria um tratamento oferecido pela Coasplan, que é uma bactéria fixadora de nitrogênio, o ácido húmico, ácido fúlvico, macro e micro nutrientes e também o fungicida”, disse Pedro Neto, destacando que a máquina aplicadora do tratamento é da Agrivalle e o trator utilizado por ele é próprio. “Meu trator e o aplicador da Agrivalle estão à disposição do cooperado que adquirir o tratamento. Todo cooperado que comprar esse tratamento na Coasplan leva a máquina e usa de graça. Não paga nada pelo seu uso”, deixou claro o dirigente.
A falta dos nutrientes pode resultar em prejuízo ao produtor porque além da planta não crescer, ela também não vai gerar o açúcar em um nível necessário para uma boa rentabilidade. Pedro Neto usou o tratamento da Coasplan em sua propriedade e garante: o resultado é muito bom. “Uma sanidade excelente, livre de fungo e totalmente nutrida, porque também é aplicado os micro e macro nutrientes na cana. Como resultado eu terei aumento de produtividade”, assegurou o produtor.
- A nutrição em socaria surte efeitos muito bons para a planta
- A parceria Coasplan Agrivalle incluiu a aplicação do produto com máquinário sem custo
- Com esse tratamento a planta cresce com maior e melhor produtividade
- O produto sendo aplicado com o equipamento
- O produtor Pedro Neto utilizou a parceria é recomenda
Religioso que fez história na Educação em Cajazeiras, Monsenhor Gualberto, é homenageado em sessão especial da ALPB
“Fazer o bem e ajudar ao próximo não é utopia”. Foi com essa frase que o Superintendente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB), Isaías Gualberto, agradeceu a homenagem de diversas instituições ao centenário natalício de seu tio, o Monsenhor Luiz Gualberto de Andrade, na tarde desta quinta-feira (14), no auditório do Colégio Diocesano de Cajazeiras. Isaías recebeu uma placa de agradecimento pelo legado do ilustre religioso sertanejo das mãos do deputado estadual Jeová Campos, que presidiu uma sessão especial conjunta da Assembleia Legislativa da Paraíba, Câmara Municipal de Cajazeiras e Academia Cajazeirense de Artes e Letras (ACAL) em homenagem ao Monsenhor. A sessão foi uma propositura da deputada Dra. Paula, que não pôde comparecer ao evento e pediu a Jeová que a substituísse na condução dos trabalhos. E para tanto, Jeová, que estava em Brasília, chegou na madrugada desta quinta-feira para cumprir essa missão. “Estou aqui com muita alegria e satisfação. Homenagear Monsenhor Gualberto muito me emociona porque sei do valor que tem a educação na vida de qualquer cidadão”, disse o parlamentar.
O evento contou com a participação de políticos, religiosos e pessoas ligadas ao setor da Educação, como o Reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Antônio Fernandes Filho. Durante a sessão, foi comum os convidados compartilharem histórias sobre Luiz Gualberto, principalmente, em relação à Educação, segmento em que o religioso se imortalizou por ajudar estimular muitos sertanejos a terminarem seus estudos. O padre Francivaldo do Nascimento, presidente da Comissão do Centenário do Monsenhor Luiz Gualberto de Andrade, relembrou, inclusive, fatos que marcaram a história do pároco Gualberto em sua missão como educador.
“Tudo o que fizemos aqui é pouco perto do que ele fez. Gualberto foi a pessoa que mais deu oportunidade às pessoas para estudar por aqui. Teve época que suas turmas eram formadas por quase sessenta por cento de bolsistas e para ele pagar a folha de funcionários ele teve que vender seu fusca”, disse o padre Francivaldo, destacando que Cajazeiras e muitas cidades sertanejas deveriam saber celebrar seus filhos com orgulho, ainda mais como quando se trata de pessoa como Luiz Gualberto, alguém que para todos ali presentes seguiu sua trajetória dando continuidade ao trabalho iniciado pelo fundador da cidade de Cajazeiras, o Padre Inácio de Sousa Rolim.
Ao receber a homenagem, o sobrinho do Monsenhor Gualberto, Isaías Gualberto citou o evangelho de Lucas sobre a cura dos dez leprosos. “É com grande satisfação que recebo essa honraria e lembro aqui do evangelho de Lucas sobre gratidão. No evangelho, que trata da cura dos leprosos e que dos dez, apenas um estrangeiro, voltou para agradecer. Cajazeiras é essa que volta e agradece ao benfeitor, um abnegado, na verdade, que nunca mediu esforços para ajudar a quem precisasse seja fisicamente ou financeiramente”, destacou o sobrinho.
Para encerrar a solenidade, Jeová Campos frisou que aquele era um momento em que a esperança se renovava, tendo em vista a história de um homem como o Monsenhor Gualberto que se imortalizou pelos seus feitos em ajudar pessoas a concluírem seus estudos. “Quero expressar aqui minha esperança num mundo em que o dinheiro não marque a vida das pessoas. Isso que vimos aqui demonstra que é possível. Vender um fusca para pagar os funcionários! Isso sim torna um homem imortal”, destacou o parlamentar, frisando que esse legado deve ser passado à frente.
“Gualberto não morrerá. Quando eu chamei aqui Isaías e disse que era Gualberto entrando, eu disse isso porque ele está aqui. E ele não morrerá porque estaremos sempre lembrando seu nome e seu legado”, continuou Jeová, encerrando a sessão com um convite a todos para uma sessão especial na ALPB, no final de novembro, para a outorga de Medalha ao Monsenhor Gualberto. O prefeito de Cajazeiras, José Aldemir, também deu um testemunho de quanto o Monsenhor Gualberto marcou a sua vida e contou casos acontecidos que, segundo ele, o estimularam a seguir em frente nos estudos, o que culminou com sua formatura em Medicina e em todas as suas conquistas, graças aos seus estudos.
Medalha Padre Inácio de Sousa Rolim
“Minha maior ação na Assembleia não foi de pedra e cal e nem relativa às obras de transposição do São Francisco, mas a constituição da Medalha Padre Inácio de Sousa Rolim na Assembleia. Final de novembro Padre Inácio Rolim se corporifica em instituição para homenagear esse grande educador e religioso que foi o Monsenhor Gualberto”, finalizou Jeová Campos.
- Deputado Jeová Campos e participantes da sessão especial em homenagem a Monsenhor Gualberto
- Deputado Jeová Campos observa a exposição fotográfica da vida do Monsenhor Gualberto
- O centenário de nascimento do Padre Luiz Gualberto de Andrade foi lembrado em sessão especial da ALPB
Ainda não há consenso sobre o percentual de inclusão do produtor na política de CBIOs do RenovaBio
Tanto industriais, quanto fornecedores da matéria-prima concordam que é necessário que haja uma inclusão dos produtores na política de recebimento de CBIOs, do Renovabio, a questão agora é definir como se dará essa inclusão e em que percentuais. Essa foi a principal conclusão de uma audiência pública, que reuniu diversas entidades ligadas ao setor produtivo e industrial sucroenergético do país, na tarde desta quinta-feira (14). A iniciativa da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara Federal foi intermediada pelo deputado federal, José Mário Schreiner, relator da Comissão que analisará o Projeto de Lei 3149/20, de autoria do deputado Efraim Filho (DEM-PB), que regulamenta a inclusão dos produtores no recebimento de CBIOs.
A audiência realizada de forma remota e que contou com a participação de representantes do setor industrial e produtivo foi um passo importante na consolidação do relatório final que irá ser apreciado nas comissões da Câmara e, posteriormente, irá a plenário para votação, segundo José Mário Schreiner, até novembro próximo. Em suas considerações, o relator lembrou que o passo mais importante foi instituir o Renovabio e que espera poder elaborar um relatório que contemple e atenda aos interesses de todos. “O mais complexo que é o Renovabio já está ai. Esse foi o passo mais importante. É preciso lembrar que estamos todos de um mesmo lado e acredito e sinto que partiremos para um diálogo que beneficiará com justiça a quem de direito”, destacou Schreiner, lembrado que o produtor não quer tirar direitos da indústria, mas, como estão se sentindo alijados do processo buscaram apoio dos legisladores. “Se alguém bateu na porta do parlamento brasileiro é porque está se sentido fragilizado e penso que se está buscando esse equilíbrio e é dentro desta premissa que eu vou produzir esse relatório e eu quero produzi-lo dentro de uma convergência. Eu acredito na maturidade do setor e que possamos construir um relatório dentro deste consenso”, destacou o parlamentar.
O relator lembrou que tentou a realização de reuniões prévias antes da audiência, mas, sem sucesso e disse que respeitará o prazo para apresentar o relatório já que a matéria deve estar sendo apreciada entre outubro e novembro. “Foi rico ouvir o que cada um pensa, mas, agora nós não podemos ficar só no discurso, precisamos dar as respostas que a sociedade requer de nós”, concluiu Schreiner.
A primeira participação na audiência foi do presidente da Aprosoja Brasil, Bartolomeu Braz, que iniciou sua fala agradecendo a solidariedade que recebeu de diversas entidades e lamentando o episódio envolvendo a sede da entidade que dirige que, na manhã desta quinta-feira, foi invadida por manifestantes do Movimento Sem Terra (MST). Os invasores picharam as paredes e depredaram a fachada do edifício, localizado no Lago Sul. “Esse foi um lastimável episódio que esperamos não se repetir em outras entidades Brasil afora”, disse ele. Sobre o CBIOs, Bartolomeu destacou que é preciso que haja uma divisão proporcional de ganhos. “É preciso que todos saiam ganhando e que os créditos sejam distribuídos também para quem produz”, disse ele, lembrando que no Brasil o CBIOs vale o equivalente a US$ 10,00, mas, nos EUA já vale US$ 50,00.
O presidente da Orplana, Gustavo Rattes de Castro, falou em seguida e mostrou um trabalho desenvolvido junto com a Pecerge que mostrava simulações em uma unidade padrão de São Paulo, usando uma produtividade média que se chegou à conclusão que quando o produtor entra com seus ativos no processo, há um incremento considerável no cálculo de CBIOs. “Além de somar, o produtor aumenta a eficiência do Programa, portanto, não há sentido dele ficar de fora deste Programa de descarbonização que reduz a emissão e aumenta a biomassa, porque essa redução se dá em sua imensa maioria no processo que acontece no campo”, afirmou ele.
O presidente da Única, Evandro Gussi, que teve sua participação gravada em vídeo, devido a estar viajando no momento da audiência, desmentiu algumas colocações sobre a divisão e cálculos do CBIOs. “É importante que essa discussão seja feita nesta casa pública, mas, é falso que as usinas não estão remunerando os produtores, há uma parcela grande de produtores que estão recebendo. O setor quer compartilhar esses recursos e já está fazendo. Também é falsa que a captura de carbono é feita pela cana no campo. Se isso fosse verdade, haveria CBIOs para quem produz açúcar. Emitimos CBIOs do Etanol que é substituto da gasolina e é nessa cadeia que há ganhos na redução da emissão. E por último, existe um estudo com parecer feito por uma consultoria que não tem imparcialidade nesse processo”, disse ele, sugerindo que a Embrapa faça esse estudo. “Não há possibilidade de voltarmos ao tempo de que a cana seja gerida pelo Estado Brasileiro. Esse tempo acabou. Deixemos o mercado trabalhar. Não há sentido colocar a precificação da cana em contrato em Lei”, reiterou ele.
O diretor técnico da Única, Antonio de Padua Rodrigues, lembrou que esse debate remonta a 2016, quando surgiu o programa do Renovabio. “Naquele ano, assumimos o compromisso de dividir o CBIOs com os produtores e desenhamos todo o regulamento para transferir esses valores para o Consecana, mas, infelizmente, não conseguimos definir quanto é da indústria, quanto é do produtor e paramos por ai”, disse ele, sugerindo que a Embrapa entre nessa discussão e defendendo que os pagamentos passem a ser feitos de forma contratual.
O Presidente executivo do Sindaçúcar, Renato Cunha, reforçou a necessidade de que o pagamento seja também compartilhado com os produtores, lembrando que as 35 unidades industriais do NE que ele representa são favoráveis a um entendimento na participação dos produtores no recebimento do CBIOs. “O fornecedor é importante nesse processo e é justo que ganhe também neste processo”, disse ele, destacando que 40% da cana em PE é oriunda de fornecedores. Renato lembrou ainda que na questão do CBIOS, as indústrias do NE já vem repassando os ganhos em torno de 60%, além de outras bonificações, como ajuda no frete. “O ideal é o caminho do entendimento e o jogo de ganha-ganha, onde ambos os lados ganhem”, reiterou ele.
O presidente da Feplana e da Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco, Alexandre Lima, disse que o setor produtivo está aberto a negociações, mas, que não abrirá mão de receber o que lhe é devido proporcionalmente. “Não queremos sair da mesa de negociação, embora seja difícil em alguns casos. O que nós pleiteamos é o que é nosso de direito. Quando buscamos esse PL é no sentido de regulamentar esse processo e assegurar que os fornecedores recebam a sua parte. Nós sabemos que a Lei hoje não incluiu os produtores e é preciso que isso seja revisto. As entidades de classe não apoiam esse 40%/60% pagos para o produtor, pois isso não é CBIOs, é Consecana”, disse Alexandre.
Ele lembrou que a Lei obriga as distribuidoras a cumprirem metas, a serem multadas se não cumprir as metas e a pagar as unidades industriais e que isso deve também valer para os fornecedores. “Como uma Lei é válida para regulamentar essa questão para as indústrias, mas não pode regulamentar para pagar os parceiros delas? Esse argumento de pagar 40%/60% não é CBIOs, é Consecana”, afirmou Alexandre, lembrando que os produtores não abrirão mão do PL. “O ideal seria que houvesse um entendimento. Essa situação precisa ser definida e é necessário beneficiar essa cadeia produtiva ou o selo será só para as indústrias? O Renovabio como está hoje, como bem disse Paulo Guedes, é uma bolsa usineiro e os produtores não ganharão nada. É importante que haja uma convergência, mas, do jeito que está não pode continuar”, destacou o dirigente canavieiro.
O presidente Executivo da Associação das Indústrias Sucroenergeticas de Minas Gerais – SIAMIG, Mário Ferreira Campos, lembrou da parceria entre produtores e indústrias e disse que aposta num diálogo para que tudo seja resolvido. “Os produtores tem um espaço muito significativo dentro de nossa história e reconhecemos a importância do trabalho do setor e acreditamos e defendemos que os produtores tenham direito a receber os CBIOs pelo benefício que todos estão fazendo pela sociedade”, disse ele, destacando que o preço do CBIOs hoje, quando descontados os impostos, sobra muito pouco. “Essa participação que os produtores estão pleiteando sobre a receita líquida é procedente, mas, ainda estamos aguardando um estudo técnico que garanta que o produtor tenha direito a 100% do CBIOs. Queremos dialogar e manter essa relação que sempre tivemos, mas, defendemos a desregulamentação do setor, o que significa tirar o Estado deste processo. inclusive, porque essa relação fornecedor/usina não envolve somente CBIOs, mas, uma série de outras questões. A forma como está proposta essa Lei não nos convence tecnicamente, mas, precisamos unir esforços para construir essa convergência entre usina/fornecedores nas diversas regiões produtoras do país.”, reiterou Campos, sugerindo uma negociação caso a caso, o que é recusado pela classe produtiva que entende que sem a regulamentação da Lei, a classe produtiva não será contemplada a consenso.
O presidente Nacional da Comissão de Cana-de-açúcar, da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, Enio Jaime Fernandes Júnior, reiterou que criar um título de descarbonização sem incluir os produtores não tem sentido. “A cana do produtor que sai do fundo agrícola e na cadeia produz CBIOs precisa ser inserida neste processo de ganhos. Remunerar todos os elos da cadeia é imprescindível. E é preciso que a gente tenha um olhar mais amplo sobre esse processo que é muito maior que a simples remuneração. Estamos falando de um mercado global de crédito de carbono que envolve a participação de todos os setores, do pequeno produtor até o grande industrial e, neste caso, é preciso que haja uma intermediação do parlamento, com a instituição desta Lei que irá regulamentar essa questão do recebimento dos CBIOs para os produtores. Se nós tivéssemos um olhar igualitário de todos os industriais, essa intermediação não seria necessária, mas, não é o caso. O Brasil é importante na questão da segurança alimentar, mas, também, na segurança ambiental e isso envolve uma questão de justiça social com os produtores que é incluí-los no CBIOs, remunerando o produtor com a parte que lhe cabe”, finalizou ele, que foi o último a falar antes das considerações finais de cada participante.
O presidente da União Nordestina de Produtores de Cana (Unida) e da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), José Inácio de Morais, não falou, mas, acompanhou a transmissão do evento. “É consenso que é justo e é preciso remunerar os produtores com o CBIOs e isso já é uma avanço, mas, não vamos aceitar receber menos do que a gente tem de direito. Essa proposta de 40% ou 60% não nos atende e é preciso que haja um olhar mais flexível das indústrias e, sobretudo, uma regra única que valha tanto para pequenos, quanto para grandes produtores e para todo o país é, justamente, isso que buscamos com a aprovação do PL”, finalizou José Inácio.
- Alexandre Lima, presidente da Feplana
- Bartolomeu Braz, Presidente da Agrosoja Braisl
- Diretor técnico da UNICA, Antônio de Padua
- ÊNIO JAIME FERNANDES JÚNIOR, Presidente da Comissão Nacional de Cana de Açúcar da CNA
- EVANDRO GUSSI, DIRETOR PRESIDENTE DA UNICA
- Gustavo Rattes de Castro, presidente da ORPLANA – Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil
- Mário Campos, presidente da Associação das Indústrias Sucroenergéticas
- Presidente da Unida e da Asplan, José Inácio reforça direito dos produtores
- Renato Cunha, Presidente do Sindaçúcar
- deputado federal, José Mário Schreiner
Centenário do Monsenhor Luiz Gualberto é celebrado e ALPB concederá em breve Medalha in memoriam ao educador
- Deputado Jeová Campos é o autor intelectual da propositura
Nesta quinta-feira (14), a cidade de Cajazeiras celebra o centenário natalício do Monsenhor Luiz Gualberto de Andrade (1921-2021). Diversas instituições comemoram a data e a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) também, através de uma sessão especial que será presidida pelo deputado Jeová Campos, no ginásio do colégio Diocesano – Fafic. Mas, a homenagem da ALPB não se encerra na referida sessão. Dentro em breve, a Casa de Epitácio Pessoa concederá ao Monsenhor – in memoriam – a Medalha Padre Inácio de Sousa Rolim.
A propositura, aprovada em plenário na sessão de quarta-feira (13), é do deputado Lindolfo Pires, mas, o parlamentar que estava no exercício do cargo à época, na realidade, atendeu um pedido do titular do mandato e autor intelectual da proposta, deputado Jeová Campos. A data da solenidade ainda será agendada, mas Jeová já anuncia o evento com alegria. “A Assembleia tinha que honrar essa personalidade que tanto fez pela Educação do nosso estado. O padre Gualberto, que também foi professor, primeiro diretor do campus da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), diretor da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Cajazeiras e ocupou outros cargos, tem uma história de dedicação à população sertaneja e tenho muita satisfação com a outorga dessa Medalha”, comentou o deputado.
Luiz Gualberto de Andrade também é patrono da Academia Cajazeirense de Artes e Letras (ACAL), Cadeira 28, ocupada pelo padre Francivaldo do Nascimento Albuquerque e foi pároco em Patos, Itaporanga, São José de Piranhas e Cajazeiras. “Padre Inácio de Sousa Rolim tem uma história que une religião e Educação também. Foi fundador de Cajazeiras com as atividades da escolinha da Serraria, na época uma casa pequena que abrigava estudantes que queriam ingressar no ensino superior. Ali ele começou uma revolução. Monsenhor Gualberto seguir esse mesmo caminho e fez de sua vida uma sintonia de religião e educação e contribuiu com o conjunto cultural da formação de Cajazeiras e merece essa homenagem”, concluiu Jeová.



































































