Author: News Comunicação
I Simpósio Multidisciplinar de Oncologia do Sertão começa debatendo saúde do homem e novas perspectivas no tratamento do câncer
A direção do Hospital do Bem, unidade referência em atendimento oncológico no Sertão Paraibano, coordenou a abertura do I Simpósio Multidisciplinar de Oncologia do Sertão realizada na noite desta quarta-feira, dia 27 de outubro. Promovido de forma híbrida (presencial e online), o evento aconteceu no Auditório da Casa de Apoio Amigas Viva a Vida, na cidade de Patos, onde estiveram presentes diversas autoridades médicas, estudantes e profissionais da área de saúde. O diretor geral do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), ao qual o Hospital do Bem está integrado, Francisco Guedes, o diretor clínico, Dr. Pedro Augusto e a oncologista Nayarah Xavier prestigiaram a solenidade. O urologista Marcílio Moreira, que falou sobre a saúde o homem, e o cirurgião oncológico da Oncoradium, Jorge Lyra, que abordou as novas perspectivas no tratamento do câncer, foram os palestrantes do primeiro dia do evento, que teve como mediador, o coordenador do Hospital do Bem, Thiago Viana.
Dr. Pedro Augusto, o primeiro a falar, parabenizou aos organizadores pela iniciativa e disse esperar que todos aproveitem e que seja “um momento enriquecedor, de conhecimento e que todos possam chegar ao final levando boas informações sobre a oncologia e sobre o dia a dia dos pacientes”. Na sequência, falou o cirurgião oncológico Dr. Jorge Lyra, um dos palestrantes da noite, que agradeceu a equipe do Hospital do Bem pela receptividade e ressaltou o papel da unidade hospitalar como polo não apenas na assistência aos pacientes, como também, para a formação e o ensino de profissionais médicos e da área de saúde na oncologia.
Dra. Nayarah Xavier, oncologista do Hospital do Bem falou de sua satisfação ao participar deste momento. “Para mim é uma satisfação muito grande poder fazer parte do que eu acredito ser um marco na ciência da oncologia no Sertão, essa terra que tão bem me acolheu e, realmente já acredito que esse é apenas o passo inicial para a realização de vários outros simpósios que com certeza haverão de acontecer. Fico muito feliz, inclusive, pelo interesse dos profissionais e estudantes da área da saúde em participar deste evento, pois sabemos que a oncologia é uma das áreas da Medicina que mais cresce e aqui a gente vai poder discutir um pouco dos temas que são excepcionais para o conhecimento de todos”, destacou.
O diretor do Complexo, Francisco Guedes encerrou as falas de abertura destacando o número de participantes do evento e falando sobre o seu potencial de crescimento. “É com muita satisfação que estamos participando deste evento, que acontece com a presença de vocês que estão aqui conosco, mas também, de um número expressivo de participantes que acompanham de forma remota de várias cidades e regiões do país, o que mostra a força deste evento que se inicia talvez com uma amplitude aos nossos olhos pequena, mas que eu tenho certeza logo estará tomando espaços maiores e alcançará um número ainda maior de participantes presenciais e online”, disse ele, lembrando que o evento registrou inscrições de participantes de 15 estados.
Após a abertura oficial o evento teve sequência com a participação do médico urologista Marcílio Moreira, que falou sobre a Saúde do Homem e os principais pontos em relação ao câncer de próstata, testículos e outros. O médico chamou a atenção dos presentes para a importância do repasse destas informações não apenas no âmbito profissional, como também dentro de ciclo de amizades e na família, pois, de acordo com ele, na maioria das vezes, o homem chega ao seu consultório, ou mesmo aos atendimentos e palestras que realiza através da intervenção da esposa ou de um filho ou filha que despertou sua atenção, ou marcou a consulta preventiva.
E encerrando a noite de abertura aconteceu a palestra do médico Jorge Lyra, cirurgião oncológico da Oncoradium, que falou sobre a importância do cirurgião oncológico para o tratamento dos pacientes, dialogando de forma simples sobre os “Princípios da cirurgia oncológica e perspectivas futuras”. Ele destacou os números relativos a oncologia no país e no mundo, lamentou o fato de que no Brasil ainda ocorre um número elevado de casos de câncer de colo do útero e ainda apresentou aos participantes as inovações e as perspectivas positivas no tratamento e na cirurgia oncológica. O I Simpósio Multidisciplinar de Oncologia do Sertão segue nesta quinta-feira (28), com palestra o dia todo.
- Diretor geral do Complexo de Patos, Francisco Guedes
- Diretores e profissionais do Hospital do Bem e participantes do Simpósio
- Dr. Pedro Augusto, diretor clínico do Complexo de Patos
- O cirurgião oncológico da Oncoradium, Jorge Lyra falou sobre novas perspectivas e tratamentos
- O evento está sendo realizado no auditório da ONG Amigas Viva a Vida
- O público que assistiu presencial
- O urologista Marcílio Moreira falou sobre a saúde do homem
- Thiago Viana, coordenador do Hospital do Bem
Abertura do I Simpósio Multidisciplinar de Oncologia do Sertão acontece na noite desta quarta-feira em Patos
O Hospital do Bem, que integra o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), em Patos, dará início hoje à noite (27), às 19h, ao seu I Simpósio Multidisciplinar de Oncologia do Sertão. A programação traz seis palestras que o público acompanhará de forma híbrida (presencial e online). A abertura será feita pelo Diretor Geral do Complexo Hospitalar, Francisco Guedes, às 19h e por outras autoridades convidadas. A primeira palestra será do Dr. Marcílio Moreira, sobre a ‘Saúde do Homem e a Prevenção ao Câncer’. Em seguida, o Dr. Jorge Lyra falará sobre ‘Princípios da cirurgia oncológica e perspectivas futuras’.
Já no dia 28, na parte da manhã, a partir das 8h, a programação inicia com a palestra do médico cirurgião Dr. Thiago Pereira Alencar sobre ‘Prevenção do câncer de mama além do óbvio’, seguida da participação do Dr. Lucas Neves que falará sobre ‘O papel multidisciplinar na qualidade do laudo em anatomia patológica’. A programação da manhã será encerrada com a palestra do Dr. Erikson Werter sobre ‘Sobre as atualidades da prevenção no câncer de cabeça e pescoço’.
A partir das 14h, o público acompanhará as palestras de Fernando Régis sobre “Enfermagem Oncológica e o Manuseio de Cateter totalmente implantável”. Depois, Sabrina Bezerra, Kallz Vitor, Thiago Vianna e Pryscilla Guedes farão uma “Roda de Conversa Multidisciplinar” e, por fim, a oncologista Dra. Nayarah Xavier abordará o tema “Oncologista Clínico na atuação da Saúde da Mulher”.
Para participar, basta fazer a inscrição no endereço eletrônico www.redeonco.com. Presencialmente, o Simpósio acontece no auditório da Casa de Apoio ‘Amigas, Viva a Vida’, no bairro Bela Vista, em Patos. O evento, que é totalmente gratuito e dará certificado de participação de 10h, é uma oportunidade para profissionais e estudantes que desejam aprofundar seus conhecimentos no campo oncológico.
O Simpósio é mais um evento que faz parte da programação de três anos de existência do Hospital do Bem no sertão da Paraíba. “Esse evento tem o objetivo de ampliar conhecimentos sobre os cuidados ao paciente oncológico. É através do diálogo, do debate, que chegamos a uma troca importante de conhecimento no que diz respeito ao cuidado, à assistência integrada e ao acolhimento do paciente com câncer”, comentou o Diretor Geral do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, Francisco Guedes. Outras informações podem ser obtidas pelo número (83) 99935-6915.
- Dra. Nayarah Xavier, oncologista do Hospital do Bem, de Patos será uma das palestrantes
- O Hospital do Bem integra o Complexo Hospitalar de Patos
Mamógrafo que será instalado no Complexo Hospitalar de Patos já está na unidade
O equipamento que fará as mamografias no Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos já está nas dependências do Hospital do Bem onde será instalado nos próximos dias. O mamógrafo chegou na tarde desta terça-feira (26) e a partir de amanhã começa a ser montado. A expectativa é que entre montagem e testes, o equipamento já esteja disponível para marcação de exames na primeira quinzena de novembro. O serviço de Mamografia será realizado pelo Hospital do Bem, de forma terceirizada, enquanto perdurar o processo de licitação/aquisição de equipamento próprio feito pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). A contratação da empresa terceirizada obedeceu o rito legal de licitação através da PGE- Procuradoria Geral do Estado.
Com a disponibilidade do equipamento, os exames de mamografia que eram realizados na sede da Maternidade Dr. Peregrino Filho passam a ser feitos no Complexo, onde funciona o Hospital do Bem. “A SES está realizando um processo de aquisição de um novo mamógrafo para Patos e, nesse meio tempo, para que as mulheres da região não ficassem mais desassistidas enquanto os trâmites burocráticos necessários no serviço público não se concluem, foi feito um contrato temporário numa clínica particular para que os exames pudessem ser realizados sem prejuízos para as mulheres de Patos e região e também feito esse contrato de terceirização para instalação de um mamógrafo enquanto o outro equipamento é comprado”, explica o diretor geral do Complexo, Francisco Guedes.
O gestor lembra que o antigo mamógrafo, que funcionava na Maternidade, estava quebrado e não tinha mais peças de reposição para consertá-lo. “Com esse equipamento que ficará instalado no Hospital do Bem e não mais na Maternidade Dr. Peregrino Filho, os serviços de mamografia, a partir de então, passam a ser coordenados e acompanhados pela unidade de oncologia do Hospital do Bem”, finaliza Francisco.
- O equipamento será montado e testado nos próximos dias
- O mamógrafo já está no Hospital do Bem
Hospital do Bem já realizou mais de 600 cirurgias ginecológicas oncológicas em três anos de funcionamento
Há três anos em funcionamento, o Hospital do Bem, única unidade que atende pacientes com câncer no sertão paraibano, já realizou 1.465 cirurgias, das quais, 651 foram cirurgias oncológicas ginecológicas. O cirurgião oncológico e responsável pela parte da cirurgia ginecológica do Hospital do Bem, Dr. Wostenildo Crispim, destaca a importância deste serviço para a população de Patos e região. “O Hospital do Bem possibilitou que serviços nunca antes ofertados na região pudessem ser feitos em Patos, facilitando a vida dos pacientes e também desafogando os serviços na FAP, em Campina Grande, e do Hospital Napoleão Laureano, em João Pessoa. Isso deu outra dimensão a Medicina especializada no sertão paraibano e abriu novas perspectivas de tratamento para os pacientes da região”, destaca o médico.
Ainda segundo Dr. Wostenildo, com o Hospital do Bem, que integra o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC), os serviços oncológicos puderam ser descentralizados no Estado e a população sertaneja foi beneficiada com uma Medicina especializada e de qualidade mais próximo de onde de suas residências. “Quem tinha que ir para João Pessoa ou Campina Grande, desde 2018, faz o tratamento no Hospital do Bem, inclusive procedimentos que não existiam na cidade, a exemplo de Linfadenectomias pélvicas retroperitoniais, biópsias de congelação para tumores de ovários, cirurgias radicais, etc”, reitera o médico. Ele lembra que isso facilita o acesso ao serviço, aumenta a assiduidade ao tratamento e propicia uma melhor qualidade de vida ao paciente que não tem mais o desgaste de grandes deslocamentos.
Dr. Wostenildo destaca que o Hospital do Bem já contabiliza 96 procedimentos de lesões suspeitas ou confirmadas de ovário, que pode acometer mulheres jovens, inclusive, já há registro de uma cirurgia numa adolescente de 14 anos. O levantamento de atividades de cirurgias ginecológicas oncológicas da unidade, nestes três anos, mostra também que foram realizadas 76 histerectomias, oito vulvectomias, procedimentos que retiram parcial ou totalmente a vulva da mulher, dependendo da lesão que a doença tenha atingido. Foram ainda 16 Laparotomias Exploradora Oncológica para tumor de ovário, que é uma cirurgia extremamente delicada e especializada, onde se faz um inventário da cavidade, uma redução tumoral para que a paciente que tem tumores avançados possa fazer um tratamento posterior.
O Balanço de atividades na área ginecológica destaca ainda a realização de 230 procedimentos de câncer de pele, a implantação de 31 cateter implantáveis port-a-cath para quimioterapia, que ajudam o paciente a suportar o tratamento de quimioterapia, incluindo a manutenção do cateter na própria unidade. Foram feitas ainda 216 biopsias de colo uterino, três biópsias de linfonodos, quatro biópsias de congelação e quatro biópsias de vagina. Foram realizadas ainda 64 CAFs, que é uma cirurgia de alta frequência, um tipo de conização realizado com corrente elétrica que serve para tratar patologias do colo uterino e 96 Anexectomias, que é uma cirurgia feita para a retirada de ovários e tubas uterinas.
Houve ainda a realização de duas amputações oncológicas, procedimento que só era realizado em Campina Grande ou João Pessoa antes do Hospital do Bem, procedimentos de biópsia de peritônio, Colecistectomias, Hemioplastias, Ostomias, retirada de partes moles e de pólipo uterino e ainda Transposição ovariana.
De setembro de 2018 a agosto deste ano, além das sessões de quimioterapia, das consultas ambulatoriais, dos internamentos e das cirurgias, a unidade também realizou 254 punções de mama, 156 biópsias de mama, 202 biópsias prostática, 106 biópsias de pele e 14 biópsias de ovário. O Hospital que é 100% SUS foi inaugurado no dia 03 de setembro de 2018 e durante toda a pandemia, não suspendeu os atendimentos e manteve os serviços sem alteração, obedecendo a todas as orientações sanitárias e ainda redobrando os cuidados por causa da baixa imunidade dos pacientes que se tratam de câncer.
Segundo o diretor geral do Complexo, Francisco Guedes, os números de procedimentos cirúrgicos do hospital já são bons, mas, tendem a ser mais expressivos ainda com a conclusão da reforma e modernização do bloco cirúrgico da unidade, que está prevista para ser concluída na primeira quinzena de novembro. “A expectativa é que com o novo bloco cirúrgico possamos ampliar esse serviço, consolidando esses procedimentos, cada vez mais, no sertão paraibano”, destaca o diretor.
Sobre o Hospital do Bem
O Hospital tem atendimento ambulatorial, tratamento quimioterápico e cirúrgico, para quatro tipos de câncer: pele, próstata, mama e colo de útero. A unidade tem 25 leitos e uma sala de quimioterapia com capacidade para atender dez pacientes simultaneamente. Prioritariamente, os serviços do Hospital do Bem são direcionados para a população dos municípios que compõem a 3ª macrorregião de saúde do Estado e os pacientes ainda dispõem de um Centro de Diagnóstico, que funciona todos os dias e está instalado dentro do Complexo Hospitalar de Patos, com a disponibilidade de exames de ultrassonografia com Doppler, tomografia, colposcopia, colonoscopia, endoscopia, eletrocardiograma e Raio X. Há ainda um laboratório de análises clínicas próprio que funciona 24h.
- Atendimento oncológico no ambulatório do Hospital do Bem
- Das 1465 cirurgias oncológicas do Hospital do Bem, 651 foram procedimentos ginecológicos
- Dr. Wostenildo Crispim é o responsável pela parte de cirurgias ginecológicas oncológicas da unidade
- Dr. Wostenildo Crispim em visita a um paciente do Hospital do Bem
- Entre os serviços disponibilizados pelo Hospital do Bem, as cirurgias oncológicas se destacam
- No Hospital do Bem também é realizado procedimentos cirurgios considerados especializados, como a Laparotomia exploradora
- O Hospital do Bem integra o Complexo Hospitalar de Patos e completou três anos de fundação em setembro
Jeová faz um convite público para a comemoração da chegada das águas da Transposição no Eixo Norte
O deputado estadual Jeová Campos fez um convite público para a inauguração comemorativa do Eixo Norte, na Barragem de Morros, em São José de Piranhas, no dia 29 de outubro, às 9h. Para Jeová esse é um momento importante para todos que atuaram direta ou indiretamente na concretização da chegada das águas do Rio São Francisco à Paraíba. No pequeno expediente da sessão da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) na manhã desta terça-feira (26), o parlamentar ressaltou a grandiosidade da obra e a luta de todos os envolvidos no projeto para que ele fosse um dia realidade. Ele também fez um agradecimento especial aos seus pares e ao Presidente da Mesa Diretora da ALPB, o deputado Adriano Galdino.
“Nós fizemos, desde 2015, um conjunto de ações pela Frente Parlamentar da Água e pela Comissão de Meio Ambiente da ALPB. Durante todo esse tempo, tive todo apoio da ALPB. Qualquer ato nosso, Vossa Excelência, Adriano Galdino, o senhor nunca me faltou e olhe que nesse tempo foram 15 visitas técnicas”, agradeceu Jeová, destacando que na próxima sexta-feira (29) uma comitiva formada por parlamentares, entidades de classe, Organizações Não Governamentais, Igreja e comunidade, estará presente às 9h no Eixo Norte para uma comemoração coletiva.
O deputado chegou a citar algumas participações importantes durante os anos de luta pela transposição das águas do São Francisco para o sertão. “Bispos da CNBB, Marcondes Gadelha. Quero lembrar aqui das ações desenvolvidas pelo ex-deputado Chico Lopes; o papel de Renato Gadelha, do deputado Janduí Carneiro, do deputado Bosco Carneiro. Também do Galego Souza, que nunca deixou de participar”, nomeou Jeová, lembrando que foram inúmeras atividades em prol da transposição.
“Para se ter ideia, só visita técnica nos tivemos 15 e até procissão de velas tivemos e lá esteve nosso querido Janduí Carneiro com os bispos do Rio Grande do Norte; com Dom Antônio, de Caicó; Dom Jaime, de Natal; Dom Mariano, de Mossoró; Dom Francisco Sales, de Cajazeiras”, continuou o parlamentar.
Para Jeová Campos, é importante unir todos aqueles que acreditaram, defenderam e lutaram pelo projeto. O parlamentar salientou que mesmo tendo sido retardado por vários motivos, o tempo não levou a luta e a importância do que ele representa. “Nós precisamos juntar todos aqueles que forma efetiva direta ou indireta estiveram juntos pelo sertão, pelo povo nordestino. Buba; Frei Anastácio; Zé Paulo, de Santa Rita; Nabor Wanderley; João Gonçalves; Taciano Diniz; João Henriques (in memoriam) e convido alguém da família; Arnaldo Monteiro, faço aqui convite ao sucessor de Arnaldo; Anderson Monteiro, Tovar; o prefeito Zé Aldemir; Estela; Cida, enfim, todos. É um momento da Assembleia fazer essa comemoração porque da mesma forma que abraçamos a chegada das águas em Boqueirão de Cabaceiras, que foi uma festa bonita na cidade de Monteiro, vamos fazer uma também no sertão porque é um momento histórico, singular e único”, encerrou Jeová.
- Deputado Jeová Campos
Plantão da Emergência e Urgência do Hospital de Patos registra aumento de 22% nos atendimentos neste final de semana
O balanço deste final de semana no plantão da Urgência e Emergência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) registrou um aumento de 22% nos atendimentos e um acréscimo de 17% nos sinistros de trânsito em relação ao final de semana anterior. Das 18h da sexta-feira (22) até a meia noite deste domingo (24), o hospital, que integra a rede estadual de saúde, atendeu 186 pessoas, sendo 95 no sábado, plantão de maior movimento, outras 71 no domingo e mais 20 pessoas na sexta-feira, entre às 18h e a meia noite. Neste período, foram realizadas 19 cirurgias, sendo 15 de emergência e quatro eletivas.
O relatório de gestão do hospital apontou ainda que 27 pessoas deram entrada na unidade por causa de sinistros de trânsito, sendo 23 delas decorrentes de acidentes com motos, dois com bicicletas, um com automóvel e ainda um por atropelamento. Dos 27 acidentados, cinco precisaram permanecer internados na unidade para cuidados posteriores. A maior parte dos acidentados foi de Patos, com 14 vítimas, mas, o hospital atendeu também pacientes das cidades de Cacimba de Areia, Catingeuira, Catolé do Rocha, Nova Olinda, Passagem, Teixeira, Brejo do Cruz, Santa Luzia e Ibiara.
Na urgência e emergência, além dos casos envolvendo os acidentados, os demais principais motivos dos atendimentos da unidade, neste final de semana, foram de pacientes com dor abdominal, queda da própria altura, dificuldade de respirar, contusão diversa/pancada, dor no pé, dor na perna, vacinação, acidente perfuro/cortante, queda de nível, dor no peito, dor pélvica, dor renal, entre outras intercorrências.
Das 19 cirurgias realizadas entre as 18h da sexta-feira e a meia noite do domingo, seis foram Vascular, outras seis Cirurgia Geral, quatro foram Oncológicas e três ortopédicas.
- Complexo de Patos realizou 19 cirurgias neste final de semana
Hospital Regional de Queimadas realizou neste final de semana mais 30 cirurgias no Programa Opera Paraíba
O Hospital Regional de Queimadas concluiu, nestes dias 23 e 24 de outubro, mais uma etapa do Programa Opera Paraíba. Na oportunidade, foram realizadas 30 cirurgias eletivas e contemplados pacientes de dez cidades paraibanas. O Hospital de Queimadas, que é referência para 14 municípios da região metropolitana de Campina Grande, integra uma lista de 12 hospitais de todas as regiões do estado escolhidos para compor uma força-tarefa para zerar a fila de cirurgias eletivas na Paraíba através do programa Opera Paraíba.
A Diretora Administrativa do Hospital de Queimadas, Eva Cordeiro, explicou que as equipes da unidade de saúde realizaram 14 cirurgias no sábado (23) e 16 no domingo (24). Dentre elas, estão cirurgias de Hérnias (seus diversos tipos), Colecistectomia (vesícula biliar), Histerectomia total (retirada do Útero) e Ooforectomia (retirada do ovário). Foram atendidos 30 pacientes de dez cidades da 3ª Região de Saúde: Algodão de Jandaíra, Alagoa Grande, Alagoa Nova, Arara, Areia, Areial, Remígio, Esperança, Matinhas e Lagoa de Roça.
O diretor geral do Hospital de Queimadas, Dr. Flávio Daniel Carneiro, destacou o sucesso de mais essa etapa na unidade. “Todas as cirurgias foram realizadas sem nenhuma intercorrência, com pleno êxito, todos os pacientes já tiveram alta e voltaram para a casa com seus problemas resolvidos”, disse ele, lembrando que além do Hospital de Queimadas outras unidades, de forma descentralizada, participam do Programa, com maior ênfase no Hospital das Clínicas de Campina Grande, que concentra o maior número de procedimentos.
“Quero agradecer o compromisso das equipes de saúde com o Hospital de Queimadas, bem como ao Governo da Paraíba e ao nosso Secretário de Saúde, Dr. Geraldo Medeiros, pela oportunidade de integrarmos essa Força Tarefa. Fazer parte de um projeto tão importante, que tem o objetivo de beneficiar milhares de paraibanos com uma lista de mais de 30 procedimentos cirúrgicos no estado e acabar com a fila de espera, muito nos alegra e entusiasma”, comentou a diretora administrativa do Hospital de Queimadas, Eva Cordeiro, após o encerramento da ação neste domingo.
O programa Opera Paraíba tem a meta de reduzir as filas de espera por cirurgias eletivas no Sistema Único de Saúde do Estado em um ano. Como contrapartida, os municípios entram com os exames pré-operatórios e com o transporte do paciente até o hospital responsável pela cirurgia.
- As cirurgias foram feitas nos dias 23 e 24
- Neste sábado e domingo foram realizadas 30 cirurgias no Opera Paraíba no Hospital de Queimadas
- O Hospital de Queimadas é uma das 12 unidades de saúde do Estado que integra o Opera Paraíba
- O Opera Paraíba realizou em Queimadas mais 30 cirurgias neste final de semana
- A diretora administrativa do Hospital de Queimadas, Eva Cordeiro, em visita aos pacientes (1)
Complexo de Patos promove I Simpósio Multidisciplinar de Oncologia do Sertão
Os profissionais e estudantes da área de Saúde da Paraíba terão uma oportunidade única de participar de palestras e se aprofundar na temática oncológica durante o I Simpósio Multidisciplinar de Oncologia do Sertão. O evento, promovido pelo Hospital do Bem, que integra o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC), acontecerá nos próximos dias 27 e 28, no auditório da Casa de Apoio ‘Amigas Viva a Vida’, localizado na Rua Juvenal Ledo, 226, bairro Bela Vista, em Patos. As inscrições só podem ser feitas de forma remota através do endereço www.redeonco.com. O evento será híbrido, na forma presencial e online, o que possibilitará que pessoas de outras cidades possam participar.
O Simpósio abordará diversos aspectos da Oncologia a partir do tema central ‘Atuação Multidisciplinar na prevenção e tratamento do câncer’. A programação inclui a realização de seis palestras, será aberto a profissionais e estudantes, é totalmente gratuito e dará certificado de participação de 10 horas. Outras informações podem ser obtidas através do número (83) 99935-6915.
“Esse evento que marca também os três anos de funcionamento do Hospital do Bem, em Patos, nasce com o propósito de integrar e ampliar conhecimentos sobre os cuidados ao paciente oncológico, a partir de debates sobre as inovações científicas de assistência e cuidado e isso é importante porque o paciente com câncer precisa ter uma assistência integrada e um olhar da equipe multiprofissional que vá além do diagnóstico e tratamento medicamentoso. E é, justamente, isso que fazemos no Hospital do Bem: nós tratamos com acolhimento e reafirmamos nosso compromisso com o cuidar todos os dias”, destaca o diretor geral do Complexo, Francisco Guedes.
- A participação pode ser online ou presencial
- A realização do evento é do Hospital o Bem, do Complexo de Patos
- O Simpósio acontece nos dias 27 e 28 de outubro, em Patos
Escolas precisam estar preparadas para encarar os desafios do Novo Ensino Médio
Durante anos, o que se concebia sobre o Ensino Médio era a necessidade de fazer bem feito para realizar uma boa prova de vestibular e ingressar no ensino superior. Isso significava uma relação vertical do aluno com a escola, na qual ele aprendia um conjunto pré-estabelecido de disciplinas e alcançava nota para, lá na frente, saber em que área do conhecimento (Saúde, Exatas ou Humanas) ele escolheria seguir no curso de nível superior. Mas, isso está mudando. Desde 2017, quando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi promulgada, as escolas sabiam que teriam até 2022 para implantar o Novo Ensino Médio, que altera essa educação de modo a fortalecer o projeto de vida do estudante e o seu protagonismo para construção de conhecimento. “A aprendizagem vai muito além de um processo de acumulação e nós já enxergávamos isso e estamos prontos para 2022”, destaca a diretora geral do Colégio AZ João Pessoa, Veronica Monteiro.
Desenvolver a autonomia e protagonismo dos estudantes é uma das funções da nova escola e isso nem sempre foi fácil no Ensino Médio, explica Veronica, lembrando que sempre que se pensava em mudanças se esbarrava na necessidade de preparar para uma prova de vestibular. “Então, o Conselho Nacional de Educação vem avaliando isso há tempos e assim criaram estratégias com foco diferente. Achavam, por exemplo, que com o ENEM, uma prova contextualizada, reflexiva, a escola mudaria, mas isso não aconteceu”, relembra Verônica, justificando o contexto de mudança.
Por isso, o Ministério da Educação (MEC) e o Conselho Nacional “mexeram” nas áreas do conhecimento – Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias. A proposta é ter uma base de componentes curriculares gerais e outra parte de itinerários formativos. A proposta é que os estudantes possam escolher em qual área querem aprofundar seus conhecimentos ao longo do Ensino Médio.
“A base geral composta pelos componentes curriculares não aprofunda o indivíduo social, formador, crítico, com uma formação holística, humana, de conhecimento geral de mundo. Com a formalização da nova proposta, o estudante passa a ser um agente ativo na construção do conhecimento e não apenas um receptor de informações, a BNCC propôs um olhar especial ao projeto de vida de forma individualizada, promovendo um ensino mais dialógico, capaz de atender às demandas dos jovens e tornando-os melhor preparados para lidar com os desafios da atualidade”, afirma a diretora do AZ.
Verônica explica ainda que esse é um movimento de mudança de modelo mental. “Através das competências e habilidades sinalizadas nas normativas da BNCC, o aluno precisa sair do Novo Ensino Médio com fundamentos de formação humana, comportamental e social. Para isso, entra o currículo socioemocional e saímos da aprendizagem e ensino de memorização, de só intelectualidade e aquisição de conhecimento. Vamos então para uma formação inteira, mais completa, que prepara o aluno para o mercado que ele vai encontrar e que valoriza o humano como protagonista e não mais a empresa”, reforça Veronica.
Como exemplo, a diretora citou o caso de alguém que vai optar pela Medicina. Ela destacou que ao médico será exigido, por exemplo, uma visão mais holística de sua atividade. “Qual o seu projeto de vida na Medicina? Ele vai entender logo cedo que faz parte de um mundo globalizado. Como eu trato isso e como me vejo nisso tudo? A ideia é desenvolver uma autoconfiança para estar e se relacionar dentro deste contexto. Nossas gerações não foram preparadas para isso. Muitas empresas estão tendo dificuldade com isso e estamos tendo que ampliar essa visão de mundo desses jovens hoje”, reforça Veronica.
A nova abordagem, segundo a diretora geral do AZ João Pessoa, possibilita aos jovens a ideia de que o mercado está para além de uma formação específica. Na Medicina, por exemplo, ela frisou que o médico, em breve, precisará rever seu papel na sociedade. “Num futuro próximo, o individuo vai poder se auto avaliar em algumas situações. Um bom exemplo da nova geração de médicos é uma profissional que levou a música para estudar pacientes com Alzheimer e depois escreveu um livro. Esta é uma profissional com uma visão mais ampla e é isso que esse novo Ensino Médio quer estimular”, avaliou.
Na prática, portanto, o Novo Ensino Médio têm o objetivo de aprofundar as aprendizagens, consolidar a formação integral dos estudantes, promover a incorporação de valores universais, como a ética, e desenvolver habilidades que permitam que os alunos sejam capazes de tomar decisões dentro e fora da escola. No AZ, alguns itinerários nesse contexto já estão consolidados em forma de mini cursos que preparam o aluno para as demandas do mercado de trabalho. São eles: Ciências e Saúde; Empreendedorismo (startups) e Visão de Mundo (para quem quer ampliar horizontes).
Minicursos AZ
Na escola, os minicursos serão implantados nos 1º anos, a partir de 2022, com 60 horas/aula no primeiro semestre e mais 60 horas/aula no segundo semestre, podendo o aluno mudar de curso no decorrer do ano sem problema algum. Além dos minicursos, os alunos terão mais 60 horas/aula de projeto de vida, ou seja, do projeto sociemocional. “No AZ começamos a educação socioemocional com o My Life, com os pequenininhos, mas vamos até o Ensino Médio com o projeto de vida ensinando sobre autocontrole, conflitos e afetos e a sociedade. O objetivo é fazer o aluno se enxergar no todo. Escolho uma graduação. Mas, qual o projeto de vida com minha profissão no futuro? Muitas pessoas não deram certo em suas profissões porque não se localizaram no mundo e no seu projeto de vida”, reitera a diretora geral do AZ João Pessoa.
- Diretora Geral do Colégio AZ João Pessoa, Veronica Monteiro, destaca mudanças no novo Ensino Médio
- O novo Ensino Médio traz mudanças significativas no processo de estudo e aprendizado
ALPB convoca para celebração da chegada das águas da transposição ao sertão da Paraíba na Barragem de Morros na próxima sexta-feira
O presidente da Frente Parlamentar da Água e da Agricultura Familiar da ALPB, deputado estadual Jeová Campos, está organizando um evento comemorativo da Assembleia Legislativa de visitação e celebração pela chegada das águas ao trecho final do Eixo Norte da Transposição, na próxima sexta-feira (29), na Barragem de Morros, em São José de Piranhas. Uma comitiva formada por representantes de sindicatos, igrejas, associações civis e toda comunidade paraibana e sertaneja que participou da batalha para consolidação do projeto chegará às 9h na Barragem de Morros para celebrar a chegada das águas do Rio São Francisco ao sertão da Paraíba. A concentração terá início às 8h, na frente da Prefeitura de Cajazeiras, de onde sairá o grupo em direção à Barragem de Morros.
“Vamos fazer um banho coletivo nas águas do São Francisco. Queremos celebrar essa vitória com todos aqueles que lutaram por isso, os bispos do Rio Grande do Norte e da Paraíba, as igrejas evangélicas, as instituições que se comprometeram com a causa e com a história. Nomes como Cesár Nóbrega, Marcondes Gadelha, Padre Djacir Brasileiro, Antônio Nóbrega e tantas outras pessoas que, desde 1992 defendem esse projeto e acreditaram nele, estão convidadas a participar deste dia simbólico”, disse o deputado, lembrando que a ação não é partidária, mas, celebrativa. “A água não tem legenda e ela chega para redenção de todos e todas”, reiterou o parlamentar que desde 1992 defende o projeto de Transposição do Rio São Francisco,
Em audiência pública da Assembleia Legislativa da Paraíba na manhã da última sexta-feira (22), Jeová Campos agradeceu novamente ao ex-presidente Lula pela chegada as águas à Paraíba e disse que não acompanhou Jair Bolsonaro na inauguração oficial do trecho porque estava em Brasília na data e também porque preferiu celebrar com quem fez parte da batalha e defendeu o projeto desde o início. “A obra tem 264 km. Lula e Dilma fizeram 260 km. Bolsonaro fez oito canais. No entanto, saúdo também o presidente porque, ainda assim, ele poderia não ter feito nada, mas fez. Na próxima sexta-feira, vou celebrar a chegada das águas como homem comum, homem sertanejo”, encerrou Jeová convidando quem estiver interessado em participar deste momento.
- A chegada das águas da transposição ao sertão da PB deixou o deputado Jeová Campos alegre e esntusiasmado
- ALPB convoca para celebração da chegada das águas da transposição à Barragem de Morros, na próxima sexta

































