Author: administrador

Muito justa e merecida à homenagem da Câmara Federal a Manoel Júnior afirma presidente da Asplan Foto: Câmara dos Deputados

“Todas as homenagens que fizerem ao ex-deputado federal e ex-prefeito de Pedras de Fogo, Manoel Júnior, pelo desempenho dele na função de cargos públicos que exerceu, será sempre justa e merecida. Como político, ele sempre pautou sua conduta com muita altivez e era um gestor público competente e íntegro, de forma que essa homenagem que a Câmara dos Deputados faz a ele é mais que merecida”, disse hoje (10), o presidente da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), José Inácio de Morais.

O dirigente canavieiro se refere à outorga da Medalha Mérito Legislativo 2023 destinada in memorian para Manoel Júnior pela Câmara Federal. A solenidade de entrega está marcada para o próximo dia 6 de dezembro, às 10h, em sessão especial no Plenário Ulysses Guimarães, em Brasília. Manoel Júnior faleceu no dia 28 de fevereiro deste ano, por complicações de um câncer. Na época, ele era prefeito do município de Pedras de Fogo, município localizado no litoral sul da Paraíba.

José Inácio lembra que Manoel Júnior sempre foi um grande parceiro do setor produtivo, especialmente, do setor canavieiro com o qual mantinha estreitos laços até porque era integrante de uma família produtora de cana. “Manoel Júnior era um profundo conhecedor de nossa realidade e necessidades e sempre se colocou prestativo e solidário às causas canavieiras e na defesa de nosso setor. Ele faz muita falta, não apenas pelo olhar que tinha com o mundo canavieiro, mas, como amigo, conselheiro, pai de família, gestor público, e essa homenagem é muito justa. Fiquei feliz em saber que a Câmara terá esse reconhecimento”, afirmou José Inácio.

A Medalha Mérito Legislativo 2023 é destinada a autoridades, personalidades, instituições ou entidades – tanto nacionais quanto estrangeiras – que tenham contribuído de forma significativa para o fortalecimento do Poder Legislativo ou com o Brasil. Este ano serão homenageados também os ministros do STF, Alexandre de Moraes e André Mendonça, o governador de Minas Gerais Romeu Zema, o ex-prefeito de Recife Geraldo Júlio e os deputados constituintes Miro Teixeira e Gonzaga Patriota, entre outras personalidades.

Manoel Júnior será homenageado in memorim pela Câmara dos Deputados

Asplan promove palestra para orientar associados sobre importância do georreferenciamento de propriedades

Existe prazo para fazer o georreferenciamento de propriedades rurais no Brasil, mas, alguns donos de imóveis ainda não atentaram para a necessidade de se adequar a Lei Federal nº 10.267/2001. E foi justamente para orientar melhor os produtores canavieiros paraibanos sobre esse assunto e outros correlatos que a Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan) promoveu, nesta quarta-feira (8), uma palestra com o Tabelião do 2º Tabelionato de Notas de Santa Rita e Doutorando em Direito Constitucional, Yuri Amorim da Cunha. O advogado e assessor jurídico da Asplan, José Lindomar Júnior também participou do evento.

Em sua abordagem o palestrante lembrou que existe um princípio no registro de imóveis que é denominado ‘especialidade objetiva’ e que a partir dele, a matrícula e o título do imóvel deve estar descrito de forma que ele possa ser identificado, caracterizado e localizado. Contudo, explicou Yuri, infelizmente isso não ocorre como deveria em boa parte das propriedades. “Os sistemas de medição de antigamente não eram tão precisos como agora e a maior parte das matrículas foram elaboradas sem a devida técnica por isso o Governo Federal editou a Lei 10.267/2001”, explicou ele.

Segundo Yuri, tal iniciativa teve o objetivo de aprimorar o sistema jurídico e cadastral brasileiro e quem não se adequar a atual realidade e realizar o georreferenciamento de sua propriedade terá problemas que passam pela impossibilidade de transferir o imóvel, seja por venda ou doação, por exemplo. E há prazo para essa adequação. Para imóveis entre 25 e 100 HA, a data limite é o próximo dia 20 de novembro. Já para os abaixo de 25 HA, o prazo se estende até 20 de novembro de 2025.

O palestrante lembrou ainda que a realização do georreferenciamento é importante para descrever melhor o imóvel, fornecendo mais subsídios na matrícula imobiliária para que tanto proprietários como terceiros tenham mais certeza e confiança em eventuais negociações, seja em transferência do imóvel ou dando ele em garantia de alguma negociação. Ele também enfatizou o fato de que sem o georreferenciamento e a certificação pelo INCRA, o proprietário não poderá, após o prazo estabelecido por lei, alienar a propriedade. Durante a palestra, Yuri ainda falou sobre a documentação necessária, os erros mais comuns que são cometidos e discorreu sobre direito de propriedade, lembrando que a legislação brasileira exige que o imóvel deva ser usado com a finalidade de atender ao fim social.

A associada Ana Cláudia Tavares foi uma das que participou da palestra e elogiou a iniciativa do Departamento Técnico e Jurídico da Asplan em promover esses esclarecimentos. “Foi muito esclarecedora a palestra e todas as colocações, pois todos os pontos abordados são questões importantes para produtores rurais e as orientações dadas sobre regularização de imóveis rurais também foram muito oportunas, principalmente, para quem ainda precisa se adequar a legislação ou está tendo dificuldades em fazê-lo, como nós de Santa Rita em função de problemas que enfrentamos com o cartório local”, disse ela.

Yuri Amorim da Cunha foi o palestrante do evento
O assessor Jurídico da Asplan, José Lindomar também participou do evento
A asssociada Ana Claudia Tavares falou da importância dos temas debatidos na palestra
A palestra aconteceu no mini auditório da Asplan

Presidente da Unida faz palestra durante a V Jornada de Agronomia da Facene/Famene

O presidente da União Nordestina dos Produtores de Cana-de-açúcar (Unida) e vice-presidente da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), Pedro Tavares Campos Neto foi o palestrante da noite desta quarta-feira (8), da V Jornada de Agronomia da Facene/Famene, de João Pessoa. A partir do tema ‘Eficiência energética e redução das emissões de gases de efeito estufa”, ele focou na importância da Política Nacional de Biocombustíveis – Renovabio e o futuro do mercado de CBIOs.

Antes de abordar o tema central de sua palestra, Pedro Neto fez uma breve explanação sobre a história da Asplan e os serviços que ela presta aos produtores de cana associados e, em seguida, falou sobre o RenovaBio, lembrando que a política foi criada a partir da Lei nº 13.576, de 26 de dezembro de 2017. “A Lei, nada mais é que a gente tentar substituir combustível fóssil ampliando a produção e o uso de biocombustíveis na matriz energética brasileira”, explicou Pedro Neto, destacando que ela é uma importante contribuição para o cumprimento dos compromissos assumidos pelo Brasil no âmbito do Acordo de Paris, em 2015, que estabeleceu a necessidade da redução de emissões de CO² em 37%.

Lembrando que o Renovabio é o maior Programa de descarbonização do mundo, Pedro Neto, reiterou que o Brasil com o Renovabio se propõe a promover uma adequada expansão dos biocombustíveis na matriz energética brasileira, com ênfase na regularidade do abastecimento de combustíveis, trocando os fósseis, que são finitos e poluidores, por biocombustíveis. Em seguida, ele fez explanações sobre Renovacalc Nota de Eficiência, Geração de CBIOs, Mercado/Bolsa e valor do CBIO. Ele lembrou os vários fatores que impactam na nota final do CBIOs da usina e do produtor. “As distribuidoras é quem compram o CBIOs, mas, ele também está no mercado, na bolsa de valores, qualquer empresa que polui pode comprar o CBIOs, que nada mais é que um crédito de carbono”, explicou ele.

Sobre as metas do Programa, ele lembrou que a deste ano de compra de CBIOs pelas distribuidoras que atuam no Brasil é de 37 milhões e que a meta é baseada nas vendas de combustível fóssil de cada empresa, no ano anterior. “Quem mais vende gasolina e diesel, terá que compensar comprando mais CBIOS ou vendendo mais etanol”, disse Pedro Neto, reiterando que, atualmente, o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) estabelece metas nacionais de descarbonização para um período de dez anos, segundo definições do Decreto nº 9.888, de 27 de junho de 2019.

Ele explicou ainda que para calcular o CBIOs tem que ser preenchida a Renovacalc, que é uma calculadora que analisa todas as suas compras e as origens dela. “Por exemplo, a gente tem que informar a quantidade de óleo diesel que se consumiu ao produzir a safra. A quantidade de energia elétrica consumida. A fonte do adubo e a média de produção de tonelada de cana por hectare são alguns dos itens levados em consideração. Portanto, para eu produzir mais CBIOs, eu tenho que produzir melhor, com mais eficiência, e usando uma quantidade menor possível de produtos de origem fóssil”, disse ele.

Segundo Pedro Neto, na parte industrial, um fator importante é o rendimento da indústria, “Se ela produzir abaixo da média, ela será penalizada, ou seja, vai gerar menos CBIOs, consequentemente, menos renda”, explicou ele, lembrando que apenas a cana-de-açúcar direcionada para produção de etanol gera CBIOs.

Nas suas considerações finais, Pedro Neto lembrou que há um projeto em tramitação no Congresso Nacional, de autoria do ex-deputado federal paraibano e atual senador, Efraim Filho, que inclui os produtores canavieiros no Renovabio. “La atrás, quando foi votada a Lei, esqueceram de incluir os produtores no Programa. E com isso, só quem está participando do Programa, atualmente, são as usinas e a gente quer participar e temos direito, porque o etanol é também feito com nossa cana”, explicou Pedro Neto. O PL, que está na 2ª comissão da Câmara dos Deputados e está próximo de ser votado em plenário, propõe uma participação de 80% para o fornecedor e 20% para a indústria, isso a partir dos CBIOs gerados a partir da cana do fornecedor, já descontando as despesas de registro, escrituração, imposto de renda, e outras despesas que venham a surgir para gerar os créditos, ou seja, 80% e 20% do líquido.

Pedro Neto lembrou ainda que se o Brasil quiser reduzir o nível de emissões, terá que aumentar a participação dos biocombustíveis na matriz energética, enfatizou que haverá competição entre os biocombustíveis e que terá mais espaço quem for mais eficiente e que é preciso que o produtor seja cada vez mais organizado da ‘porteira para dentro’ para reduzir custos e que o mercado de CBIOs é um futuro bem promissor.

Presidente da Unida, Pedro Neto fez palestra durante a V Jornada de Agronomia da FaceneFamene

Hospital de Catolé do Rocha realiza nove cirurgias e três partos durante plantão do final de semana

O Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, unidade da rede estadual na cidade de Catolé do Rocha, realizou, neste sábado (4), nove cirurgias eletivas. Foram três hernioplastias (tratamento de hérnia, sendo uma inguinal, outra incisional e uma umbilical), duas colecistectomia (retirada da vesícula biliar), uma colpoperineoplastia anterior e posterior (correção de defeitos na vagina e no períneo), uma histerectomia total (retirada do útero e do colo do útero) e uma ooforectomia/ooforoplastia (retirada dos ovários) e ainda uma postectomia (fimose).

No final de semana, que compreendeu os dias 4 e 5, o hospital também registrou a realização de três partos cesarianos de parturientes das cidades de Catolé do Rocha e São Bento (PB) e ainda uma paciente da cidade de Jardim de Piranhas (RN). Os três partos foram de bebês do sexo feminino e não tiveram nenhuma intercorrência.

O diretor-geral do hospital, Fábio Cardoso, lembra que todas as cirurgias eletivas foram agendadas pelo sistema Regnutes de regulação do estado. “Como são cirurgias programadas, o sistema já nos passa com antecedência o quantitativo de procedimentos que serão realizados, o que nos permite um preparo prévio para que tudo aconteça dentro do previsto”, explica o médico. Ele lembra que neste final de semana estavam programadas 10 cirurgias, mas um dos pacientes não compareceu para realização do procedimento.

Referência para 10 municípios da 8ª Região de Saúde, o Hospital de Catolé tem nas consultas ambulatoriais e exames sua maior demanda, com cerca de seis mil atendimentos mensais, mas a unidade também integra o Programa Opera Paraíba e realiza partos.

Plantão do feriadão – Considerando o feriado do dia 2 de novembro e o ponto facultativo na sexta-feira (3), o hospital de Catolé realizou entre os dias 2 e 4 de novembro 543 atendimentos, sendo 389 consultas médicas com prescrição de medicamentos, outras 136 simples, 18 consultas de pacientes que precisaram permanecer em observação na unidade e mais 18 consultas cardiológicas. Nestes quatro dias foram realizados ainda 329 exames laboratoriais, 128 Raios-X, 38 atendimentos com fisioterapeuta e 91 do Serviço Social, além de oito partos cesarianos, sendo três deles no final de semana.

Hospital de Catolé do Rocha realizou oito partos durante o feriadão
Hospital de Catolé do Rocha realizou nove cirurgias eletivas no último sabado (4)
As cirurgias eletivas realizadas no Hospital de Catolé são reguladas pelo sistema RegNUTES
Dos oito partos realizados no feriadão, três foram no final de semana
Uma das nove cirurgias eletivas realizadas no sábado

Hospital de Patos atende mais de 380 pessoas e realiza 66 cirurgias no feriadão de finados

O plantão do feriadão de Finados, que compreendeu o período a partir das 18h da quarta-feira (1) até a meia-noite do domingo (4), registrou na Urgência e Emergência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), o atendimento a 389 pessoas, 108 das quais se queixavam de dores diversas. O hospital, que integra a rede de saúde do Governo da Paraíba, realizou no período 66 cirurgias e atendeu 42 vítimas de sinistros de trânsito, sendo 40 delas com envolvimento em acidentes com motos.

Os plantões da sexta-feira (3), do sábado (4) e do domingo (5) foram os mais movimentados, com respectivamente, 93, 98 e 99 atendimentos. Na noite da quarta-feira (1), foram atendidas mais 30 pessoas e no dia 2, mais 69, totalizando 389 atendimentos durante o feriadão.

Além das 40  vítimas de sinistros de trânsito com motos, o hospital atendeu ainda um caso de atropelamento e um acidente de bicicleta. A maior parte dos acidentados foi da cidade de Patos, com 26 casos, mas o hospital recebeu pacientes das cidades de Catingueira, Condado, Desterro, Gado Bravo, Malta, Matureia, Santa Luzia, Santa Teresinha, São Bento, São José de Caiana, São Mamede, Tavares e Teixeira.

Além dos 108 casos de pessoas se queixando de dor e dos 42 acidentados, o hospital atendeu 58 pessoas que se feriram por causa de quedas, 16 com torção, 15 com dispneia, 13 com traumas diversos, dez com crise hipertensiva, outras dez pessoas se queixando de cefaleia, seis com fraturas, outros seis para retirada de corpo estranho, entre outros sintomas. Uma pessoa deu entrada por coma alcoólico e outra por causa de um acidente com arma de fogo.

Dos 66 procedimentos cirúrgicos, 30 foram de urgência e 36 eletivos. O maior número de procedimentos foi de cirurgias oncológicas, com 27 casos, seguido de vascular, com 16 cirurgias. Foram realizadas ainda 14 cirurgias ortopédicas, sete geral, uma urológica e outra buco-maxilo.

O diretor-geral do hospital, Francisco Guedes, lembra que, embora o número de cirurgias tenha sido significativo, tudo ocorreu  bem. “Já temos uma boa média de cirurgias por plantões de finais de semana, além disso como atendemos urgência e emergência, sempre estamos preparados, tanto do ponto de vista de equipe, quanto de suprimentos e medicamentos, de forma que, mesmo tendo uma demanda maior de cirurgias, a gente consegue atender bem com nossas três salas cirúrgicas”, destacou Francisco, lembrando que, em breve, o hospital contará com novo bloco cirúrgico, com seis salas graças à obra de ampliação do hospital que está em curso e que também inclui uma nova UTI com 10 leitos.

Uma das cirurgias realizadas no plantão do feriadão no Hospital de Patos
Das 66 cirurgias realizadas no Hospital de Patos, 30 foram de urgência
A maior parte das cirurgiads foram oncológicas, com 27 procedimentos no feriadão
Hospital de Patos realizou 66 cirurgias no plantão do feriadão

Hospital de Coremas atende mais de 400 pessoas durante feriado prolongado de finados

O Hospital e Maternidade Estevam Marinho, de Coremas, unidade integrante da rede de saúde do Governo da Paraíba, atendeu, durante o feriado prolongado de finados – no intervalo compreendido entre a quinta-feira (2) e a meia-noite do domingo (5) – 416 pessoas, sendo 192 na urgência e 224 no ambulatório. No mesmo período, quatro pessoas precisaram ser internadas para observação e cuidados posteriores às consultas por causa de gastroenterite, pneumonia, complicações com erizipele e febre alta.

Na urgência, os três casos mais frequentes de atendimento no período foi de pessoas com síndrome gripal (41), com queixa de dores diversas (39) e com cefaleia (14). Mas o hospital atendeu ainda vários casos de pessoas que sofreram quedas, com dificuldade de urinar, crise nervosa, febre, diarreia, acidente com objeto perfuro/cortante, crise hipertensiva, reação alérgica, entre outros. Houve ainda o atendimento de quatro pessoas vítimas de sinistros de trânsito.

No ambulatório, o dia de maior número de atendimentos foi o do feriado do dia 2, quando 65 pessoas deram entrada na unidade, seguido do plantão da sexta, com 63 consultas. No sábado, outras 58 pessoas foram atendidas e no domingo, mais 38. Na urgência, o dia de maior procura pelo serviço foi no dia 3, quando 60 pessoas foram atendidas, seguido do dia 2, com 51 pessoas. No sábado (4), mais 49 pessoas deram entrada na urgência da unidade e no domingo, outras 32.

A diretora-geral da unidade, Josielma Oliveira, afirmou que a média de atendimentos se manteve similar a outros períodos de feriado prolongado. “Não observamos uma procura muito acima de nossa média de atendimentos, apesar de que neste feriado evidenciamos um discreto aumento comparando com outros feriados anteriores recentes, tanto que ultrapassamos os 400 atendimentos”, finalizou ela.

Diretora-geral, Josielma Oliveira, destacou que mesmo com maior fluxo, atendimentos no feriadão aconteceram sem intercorrências
Hospital de Coremas atendeu 192 paciemtes na urgência durante o feriadão de finados
Durante o feriado prolongado 224 pacientes realizaram consulta no ambulatório do Hospital de Coremas
Hospital de Coremas atendeu mais de 400 pacientes no feriado prolongado de finados

Unida elege nova diretoria executiva que vai atuar no triênio 2023/2025 tendo Pedro Neto como presidente

O atual vice-presidente da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), Pedro Tavares Campos Neto foi eleito, nesta segunda-feira (30), presidente da União Nordestina dos Produtores de Cana-de-açúcar (Unida). A nova Diretoria Executiva da entidade, que vai atuar no triênio 2023/2025, também tem outros integrantes da Asplan, a exemplo do diretor tesoureiro, Neto Siqueira, que é o atual diretor do DETEC da Asplan e José Inácio, atual presidente da Asplan, que passou a integrar o Conselho Fiscal como suplente. A nova diretoria tem representatividade dos estados de Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe.

A eleição ocorreu na sede da Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP), em Recife, com a presença de representantes de entidades associadas de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Alagoas, Sergipe e Paraíba. O presidente da AFCP, Alexandre Lima, conduziu a reunião. Na ocasião, ele agradeceu a atuação de José Inácio que foi presidente da Unida por dois mandatos e disse que o setor agradece a atuação dele neste período e que continuará contando com sua colaboração na defesa das causas do setor.

José Inácio, por sua vez, lembrou que já deu sua contribuição para a Unida como presidente por dois mandatos consecutivos e confirmou que continuará dando suporte à entidade. “Essa nova geração representada por Pedro Neto, Neto Siqueira e tantos outros precisa começar a comandar nossas entidades, afinal, os veteranos não são eternos e é preciso renovar os quadros para que novos nomes surjam para defender nossas bandeiras e lutar pelo setor”, disse José Inácio que, recentemente, foi reconduzido para mais um mandato como presidente da Asplan.

O presidente eleito, Pedro Neto é de uma família que já planta cana há mais de cinco gerações e se orgulha de vivenciar esse cotidiano em meio aos canaviais e as riquezas que advém do cultivo da cana-de-açúcar. “Sou da quinta geração da família que planta cana. Nasci, cresci e vou continuar perto da cana enquanto Deus quiser. Há 20 anos frequento os órgãos de classe e há 10 participo de diretorias. Sou pernambucano de nascimento e paraibano de coração e planto cana nos dois estados e sou um apaixonado pela cultura e suas potencialidades”, destacou Pedro.

Como dirigente da Unida, ele disse que vai continuar defendendo a bandeira do setor canavieiro e do agronegócio, lembrando que essa bandeira não tem cor partidária. “Nossa bandeira é a cana-de-açúcar. Eu sempre defendi que as associações e entidades de classe não devam ter partidos políticos porque independente de quem está no poder, o que a gente tem que defender são os interesses do setor produtivo porque isso é o que é importante e vital para todos nós”, reiterou Pedro Neto, que também agradeceu a confiança em seu nome. “Saibam que a Unida terá um nordestino determinado defendendo os nossos interesses em Brasília ou em qualquer lugar que eu me fizer presente”, finalizou ele.

            A nova Diretoria Executiva da Unida ficou assim definida:

Diretor Superintendente – Pedro Tavares Campos Neto

Vice-Diretor Superintendente- Edgar Antunes

Diretor Tesoureiro- Neto Siqueira

Diretor Secretário- Paulo Giovani

Diretor Técnico – Gerson Carneiro Leão

Conselho fiscal – 3 efetivos – Gerson Carneiro Leão, Hermano Augusto de

Almeida Neto e Alexandre Araújo de Morais Andrade Lima.

1º Suplente – José Inácio de Morais Andrade

Presidente da Asplan, José Inácio continua na diretoria executiva da Unida, no Conselho Fiscal
Representantes da nova diretoria executiva da Unida
A eleição da nova diretoria executiva da Unida aconteceu em Recife, na sede da AFCP
O novo presidente da Unida, Pedro Tavares Campos Neto

Hospital de Patos recebe 70 novas cadeiras reclináveis e acolchoadas para acompanhantes

Há 15 dias como acompanhante de sua mãe, a Sra. Gilvandra Guerra, no Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC), o corretor de imóveis, Wlaster José Guedes, da cidade de Cajazeiras, foi um dos que agradeceu a chegada das novas cadeiras de acompanhantes que o hospital recebeu nesta segunda-feira (23). “As cadeiras de plástico ou as antigas não ofereciam conforto. Com essas ficou muito melhor e agradeço demais essa melhoria”, disse ele. No total, o hospital recebeu da Secretaria de Estado de Saúde (SES) 70 cadeiras reclináveis e acolchoadas que foram destinadas as enfermarias da unidade e já se encontram à disposição dos acompanhantes.

A agricultora de Teixeira, Rosa Maria Rodrigues Alves, acompanhante do Sr. Aderivaldo Silva, que está internado há 17 dias, também elogiou a iniciativa do hospital de substituir as cadeiras antigas por essas novas. “Com essa cadeira nova é outra história. Antes a gente não conseguia dormir, nem podia ficar numa posição confortável. Agora, tudo ficou melhor”, disse ela. A técnica de enfermagem e cuidadora, Francilene de Lima Santos, da cidade de Santa Luzia, acompanhante do Sr. Marco Antônio da Silva, também agradeceu a substituição do equipamento. “Faz quatro dias que estou no hospital e, com certeza, a partir de hoje ficará bem mais confortável”, disse ela, agradecendo a melhoria.

 “Esses itens possibilitarão uma melhoria significativa no cotidiano da unidade e, principalmente, no conforto dos acompanhantes de nossos pacientes. É bem verdade que nossa prioridade sempre será o nosso paciente, mas, a gente fica muito feliz em poder ampliar essas melhorias também para os acompanhantes que são personagens importantes neste cenário hospitalar”, afirmou o diretor geral do hospital, Francisco Guedes. Ele aproveitou para reiterar o compromisso do secretário de saúde da Paraíba, Jhony Bezerra e sua equipe, com a melhoria contínua das unidades da rede, principalmente, as que estão no interior do estado.

“A interiorização de serviços é uma realidade, a melhoria das unidades é visível, a chegada de novos equipamentos é uma constante, a ampliação da assistência acontece em várias frentes e a realidade dos hospitais da rede estadual só melhora a cada dia e isso reflete o olhar de um governo que prioriza a saúde e de uma equipe de saúde que sabe como melhor empregar os recursos e o resultado de tudo isso é uma gestão assertiva, pró-ativa, eficiente e que beneficia diretamente a população usuária dos serviços”, finalizou Francisco, parabenizando também a equipe do Núcleo de Assistência Hospitalar (NAH) que tem se mostrado sensível às demandas do hospital, tanto em relação às necessidades dos pacientes, como agora dos acompanhantes, tendo sempre um olhar atento a todos os demais serviços e possibilidades de melhoria da unidade.

As novas cadeiras já estão à disposição dos acompanhantes
O Hospital de Patos recebeu 70 novas cadeiras reclináveis e alcochoadas
O corretor de imóveis, Wlaster José Guedes, da cidade de Cajazeiras, elogiou a melhoria
As cadeiras reclináveis para acompanhantes chegaram nesta segunda-feira (23)
As cadeiras chegaram essa semana
As cadeiras foram instaladas nas enfermarias do hospital
As cadeiras foram enviadas pela SES para o Hospital de Patos
A agricultora de Teixeira, Rosa Maria Rodrigues Alves, também elogiou a chegada das cadeiras
A técnica de enfermagem e cuidadora, Francilene de Lima Santos, da cidade de Santa Luzia, também elogiou a mudança

Hospital de Coremas registra mais de 250 atendimentos no final de semana

O Hospital e Maternidade Estevam Marinho, de Coremas, notificou a passagem de 120 pacientes neste final de semana. As três causas mais recorrentes de atendimento, por frequência, foram de pessoas com dores diversas, de pacientes com sintomas de síndrome gripal e com crise nervosa. Já o ambulatório da unidade, que integra a rede de saúde do Governo da Paraíba, registrou o atendimento de mais 133 pessoas.

Na urgência, o plantão da sexta-feira (20) registrou a entrada de 36 pacientes. No sábado (21), outras 39 pessoas foram atendidas; e no domingo (22), mais 45 pessoas deram entrada na unidade. No ambulatório, na sexta-feira, 38 pessoas passaram por consulta médica, no sábado foram outras 45 e no domingo mais 50, totalizando 133 consultas. Dois pacientes precisaram ser internados: um com dor abdominal inespecífica e outro por problemas decorrentes de anemia.

Além dessas causas, os demais motivos que levaram a procura de assistência tanto na urgência quanto no ambulatório do hospital, neste plantão de final de semana, foram casos de diarreia, traumas, quedas, cefaleia, abcesso, acidente com objeto perfuro/cortante, amigdalite, contato com animal com raiva, dificuldade de urinar, febre, crise hipertensiva, intoxicação, mal-estar, pneumonia, reação alérgica, sangramento, tontura e vômito. Cinco pacientes também foram atendidos na urgência por envolvimento em sinistros de trânsito com motos.

Passaram pelo urgência do Hospital de Coremas 120 pessoas no plantão do final de semana
Hospital de Coremas realizou 253 atendimentos no plantão do final de semana

AESA promoverá curso sobre dimensionamento de irrigação e Asplan recomenda inscrição de seus associados

A Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba – AESA vai realizar um Curso de Capacitação, no dia 30 de outubro, sobre ‘DIMEN-SIONAMENTO DE PEQUENAS IRRIGAÇÕES’. O treinamento, que será em formato virtual através da plataforma do Google Meet e transmitido pelo YouTube da AESA, será ministrado pelo Gerente Executivo de Operações de Mananciais da Agência, João Pedro Chaves. O diretor do Departamento Técnico da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), Neto Siqueira, afirma que é importante a participação dos produtores canavieiros. O curso será das 9 às 12 horas, com carga horária de três horas, e expedirá certificado para os participantes que assinarem a lista de presença.

“Esse curso é muito importante para que o produtor possa melhor dimensionar e reestruturar, se for o caso, seu sistema de irrigação. A gente sabe que quanto menos perda, maior é a lucratividade do negócio. Um kilowat hora, por exemplo, é caro, um litro de diesel também, então esse curso vai nos ajudar a dimensionar melhor a nossa área irrigada e, consequentemente, nos orientar a minimizar falhas e ter mais racionalidade  no processo de irrigação”, destaca Neto, lembrando que como o curso será online, o produtor pode participar do treinamento de sua casa ou propriedade, desde que esteja conectado a internet.

O conteúdo programático inclui Conceitos básicos de irrigação; Importância da irrigação em pequenas propriedades. Tipos de Sistemas de Irrigação;Apresentação e análise de sistemas de irrigação utilizados em pequenas áreas; Vantagens e desvantagens de cada tipo de sistema. Princípios de Dimensionamento; Necessidades hídricas das culturas; Coeficientes de uniformidade e eficiência do sistema; Cálculo da lâmina de irrigação;Componentes do Sistema de Irrigação;Seleção e dimensionamento de bombas e tubulações e Escolha adequada de emissores de água; Considerações ambientais no dimensionamento e Estratégias sustentáveis para o uso eficiente da água. O curso será ministrado através de aulas teóricas, estudos de caso, exercícios práticos e discussões em grupo, promovendo uma abordagem participativa para melhor assimilação dos conceitos. O público-alvo são agricultores, estudantes de agronomia e profissionais da área e público interessado em adquirir informações sobre o dimensionamento de sistemas de irrigação em pequenas propriedades.

As inscrições podem ser feitas até o meio-dia, do próximo dia 27, através do link

https://forms.gle/y1YDYjZccT276B1j7. Qualquer dúvida, o interessado pode entrar em contato, via e-mail, pelo eventos@aesa.pb.gov.br.

 

Neto Siqueira, diretor técnico da Asplan, lembra a importância dos associados participarem do curso da AESA