Author: administrador

Ação de recolhimento de embalagens plásticas usadas consegue arrecadar 1,8 tonelada em apenas um dia

 Em apenas um dia de ação de recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas, os produtores descartaram corretamente 1,8 tonelada de embalagens, de variados tamanhos e materiais, o equivalente a 1.831.2 kg. Os vasilhames e embalagens foram recolhidos nesta quarta-feira (18), durante a ação de descarte realizada com produtores da região do litoral sul da Paraíba, em Pedras de Fogo. No próximo dia 26, a mesma ação acontecerá em Itapororoca, num local próximo a base da Polícia Militar, nas imediações da entrada para Araçagi, na PB-057.

            Em Pedras de Fogo os produtores entregaram 2.503 unidades de embalagens plásticas rígidas, sendo 548 unidades de 1 litro, 872 unidades de 5 litros,  31,6 kg de embalagens de 10 litros, 1004 unidades de  20 litros, além de 215 kg de embalagens de papelão e mais 180 kg de embalagens flexíveis. A logística reversa de embalagens de defensivos agrícolas permite que recipientes utilizados tenham uma destinação correta após o uso, evitando a contaminação de solo, mananciais e rios. A arrecadação foi destinada a Associação dos Revendedores de Produtos Agropecuários do Nordeste (ARPAN).

O diretor do Departamento Técnico da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), entidade parceira da ação, Neto Siqueira, lembra que o descarte incorreto de embalagens de defensivos agrícolas é ilegal e somente a logística reversa, respaldada na Lei federal nº 9.974 de junho de 2000, assegura a destinação correta dos recipientes após o uso. “Foi uma arrecadação muito boa, superamos o volume de embalagens arrecadadas em ações de anos anteriores”, destaca Neto.  Ele reitera que a legislação proíbe que se queime, enterre ou se jogue em lixo comum essas embalagens e que o produtor só pode guardar recipientes vazios até um ano e que depois deste prazo, obrigatoriamente, tem que fazer a logística reversa.

A ação deste dia 18, denominada Recolhimento Itinerante, além do apoio da Asplan, teve a participação da Associação dos Revendedores de Produtos Agropecuários do Nordeste (ARPAN), Federação Nacional das Associações de Centrais e Afins (FENACE) e do Governo do Estado, através a Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (SEDAP).

Diretor técnico do Detec da Asplan, Neto Siqueira, lembra importância da destinação correta das embalagens
No proximo dia 26, a mesma ação de arrecadação de embalagens acontecerá em Itapororoca
Foram arrecadadas 1,8 tonelada de embalagens num único dia de ação coletora
O posto de coleta de Pedras de Fogo funcionou durante todo o dia 18
As embalagens arrecadadas serão destinadas a ARPAN

Câmara de Coremas aprova PL do vereador Ednaldo que concede Titulo de Cidadão ao médico Jhony Bezerra

Os onze vereadores de Coremas aprovaram, por unanimidade, o Projeto de Lei (597/2023), de autoria do parlamentar, Ednaldo Pereira de Oliveira, que concede o Título de Cidadão Honorário do Município de Coremas ao médico Jhony Wesllys Bezerra Costa, que é o atual Secretário de Estado de Saúde da Paraíba. A propositura foi

aprovada em sessão plenária do último dia 28 de setembro.

O autor da propositura, em sua justificativa, destaca os relevantes serviços prestados em prol da saúde pública da comunidade Coremense, através do Hospital Estevam Marinho, que integra a rede estadual de saúde, ao qual o secretário tem tido uma atenção especial. “Atuando como agente público, Dr. Jhony vem contribuindo com a melhoria e qualidade do atendimento da saúde do nosso município, com ações, projetos e inovações que fortalecem a atuação e melhoram os serviços do Hospital e Maternidade Estevam Marinho”, disse o vereador.

Ele lembra que como a unidade de saúde estadual é a maior referência em assistência hospitalar da região de Coremas, as ações de melhoria impactam diretamente na qualidade dos serviços prestados à população. “Foi na atual gestão, sob o comando de Dr. Jhony, que o hospital de Coremas foi informatizado, ganhou 30 novos leitos, 20 poltronas reclináveis, novos aparelhos de ar condicionado, o que possibilitou a climatização de todos os ambientes da unidade, além de 12 computadores, 12 no-break, webcams, impressoras, entre outros equipamentos”, destaca Ednaldo.

O vereador lembra ainda que a oferta de cirurgias de Catarata, através do Programa Opera Paraíba, também foi ampliada na atual gestão da Secretaria. Somente este ano, em Coremas, 1244 paraibanos realizaram cirurgias oftalmológicas na unidade, “Seguiremos reconhecendo o trabalho daqueles que fazem de Coremas um local melhor para se viver e ter saúde”, finaliza o vereador. A data de entrega da comenda ainda não foi definida, pois depende da agenda do homenageado.

A propositura é do vereador Ednaldo Pereira de Oliveira
O secretário de Saúde da Paraíba, Jhony Bezerra receberá o Titulo de Cidadão de Coremas

Hospital do Bem amplia parceria e pacientes são atendidos também na Clínica Odontológica da UFCG

A aposentada Luzia Alves, de Patos, descobriu um câncer de colo uterino em abril deste ano e, desde então, vem fazendo tratamento no Hospital do Bem. Ela é uma das pacientes de laserterapia e já percebeu melhoras significativas em sua qualidade de vida. “Com a laserterapia venho tendo uma significativa resposta, principalmente na questão da produção de saliva, o que amenizou muito no ressecamento da boca. Sou grata a toda equipe do hospital pelo acolhimento e tratamento”, disse Luzia que, em setembro, fez uma cirurgia de histerectomia total no hospital.

Outra paciente da clínica odontológica é Jacicleide Gomes Soares, da cidade de São Mamede, que faz tratamento contra um câncer de mama no Hospital do Bem há sete meses. Ela faz quimioterapia na unidade e fará uma cirurgia de retirada das mamas agendada para essa quarta-feira (18). O tratamento odontológico possibilitou, inclusive, que ela revertesse um problema de inflamação no dente que já estava infeccionado e lhe causava muita dor. “Eu já perdi um tio por causa de inflamação num dente e graças a esse tratamento pude resolver esse problema e fazer um canal e não sinto mais nenhuma dor. Agradeço demais essa oportunidade de poder ter tratado meu dente e agora ir em busca de minha cura com a cirurgia e tratamento”, disse ela.

A maioria dos pacientes, explica o professor, são assistidos no dia de sua sessão de quimioterapia, outros, cujos sintomas são mais intensos, são agendados para ir ao Hospital do Bem realizar sessões com mais frequências. “Os pacientes relatam que, após o laser, o sintoma reduz de forma significativa. Alguns pacientes são encaminhados à UFCG para realizar outros tratamentos odontológicos mais específicos, como extração, raspagem, restaurações, realização de canais ou outros procedimentos que sejam necessários para uma adequação do meio bucal”, afirma João Nilton.

O professor explica que os pacientes em tratamento oncológico necessitam de uma atenção especial com relação à saúde bucal, pois as complicações que surgem, somadas às complicações sistêmicas já presentes, como náuseas, dificultam a alimentação, levando à perda de peso, internação e até mesmo à interrupção do tratamento oncológico. “Essa parceria, que já vinha sendo um sucesso entre o Hospital do Bem e a UFCG, agora ganha um reforço com a disponibilidade dos pacientes também realizarem outros tratamentos além da laserterapia no consultório da UFCG. E quem ganha com tudo isso são nossos pacientes”, reitera o diretor-geral do Complexo, Francisco Guedes.

A laserterapia está sendo ofertada em casos de trismo, xerostomia, mucositose oral, ulcerações e aftas e em casos de infecções fúngicas e bacterianas orais e tem tido bons resultados com o acompanhamento semanal dos pacientes em tratamento quimioterápico do Hospital do Bem, durante a realização dos ciclos da quimioterapia. O número de sessões depende da modalidade terapêutica, que pode prevenir a mucosite ou tratar as lesões já presentes, podendo variar de 4 a 10 sessões. As sessões são realizadas durante o ciclo da quimioterapia no Hospital do Bem ou nos leitos das enfermarias, caso o paciente esteja internado e agora também na clínica odontológica da UFCG. Em geral, cada sessão demora em torno seis minutos.

O professor João Sousa, da UFCG e as alunas de Odontologia participantes do projeto
Uma das pacientes do Hospital do Bem sendo atendida na clínica odontológica da UFCG
Atualmente 56 pacientes fazem uso da laser terapia no Hospital do Bem
Pacientes relatam melhoria da qualidade de vida após as sessões de laser terapia
Além da laser terapia pacientes recebem orientações sobre higiene bucal e higienização de próeteses dentárias
A laser terapia traz mais conforto para pacientes que sofrem com efeitos colaterais do tratamento oncológico
A paciente Luzia Alves durante sessão na clínica odontológica da UFCG que é parceira do Hospital do Bem
As sessões de laser terapia são realizadas enquanto os pacientes estãao em tratamento no hospital

Hospital Regional de Patos realiza mais de 370 atendimentos no feriado prolongado

O plantão do feriado de Nossa Senhora Aparecida, que compreendeu o período entre a quarta-feira (11) e o domingo (15), ficou marcado pelo atendimento a 372 pessoas na Urgência e Emergência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), em Patos, unidade pertencente à rede hospitalar do Governo da Paraíba. Entre os pacientes, 34 foram vítimas de sinistros de trânsito. A unidade registrou, ainda, a realização de 67 cirurgias, sendo 28 de urgência e 39 eletivas.

A maior parte dos procedimentos cirúrgicos realizados durante o plantão do feriadão foi de cirurgias oncológicas, com 27 procedimentos, seguido de cirurgia ortopédica, com 21 casos. O hospital realizou ainda 10 cirurgias gerais, sete vasculares, uma urológica e outra buco-maxilo.

O plantão com maior demanda de atendimentos foi o da sexta-feira (13), quando 90 pessoas foram atendidas na urgência do hospital. No sábado (14), outros 87 pacientes deram entrada na unidade, na quinta (12), 83 pessoas foram atendidas no hospital e mais 81 pessoas deram entrada na urgência do hospital no domingo (15). Na quarta-feira (11), véspera do feriado, entre as 18h e meia-noite, mais 31 pessoas foram atendidas.

Dos 34 pacientes vítimas de sinistros de trânsito, 30 se acidentaram com motocicletas, duas pessoas deram entrada por atropelamento e duas por acidente com automóvel. Seis pacientes precisaram ficar internados para cuidados posteriores. A maior parte das vítimas de sinistros de trânsito foi da cidade de Patos, com 20 registros, mas a unidade recebeu pacientes das cidades Cacimba de Areia, Cacimbas, Catingueira, Matureia, Santa Luzia, São José de Espinharas, São José do Bonfim, Teixeira, Vista Serrana e Santa Teresinha.

Nestes cinco dias de feriadão, os motivos que mais ocasionaram atendimentos na unidade foram de pessoas com dores diversas (94), mordedura de animais (17), fraturas (14), crise hipertensiva (13), dispneia (13) e mal-estar (10). Além de pacientes com sintomas de síndrome gripal (8), pancadas (7) e quadro de AVC (6), entre outras situações.

Hospital de Patos realizou 372 atendimentos na urgência no feriadão
Foram realizadas 21 cirurgias ortopédicas
O Hospial de Patis realizou 67 cirurgias no feriadão de Nossa Senhora Aparecida
Das 67 cirurgias realizadas no feriadão, 28 foram de urgência

Hospital Regional de Catolé do Rocha realiza oito partos e 422 consultas durante o feriadão

O Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, em Catolé do Rocha, unidade pertencente à rede de saúde do Governo da Paraíba, registrou, durante o feriadão – período compreendido entre a quinta-feira (12) e o domingo (15) –, 422 consultas ambulatoriais e oito partos. Durante o feriado prolongado, também aconteceram seis atendimentos de urgência, sendo três deles com vítimas de sinistros de trânsito.

Dos 422 atendimentos ambulatoriais, 93 foram consultas simples, 24 consultas com observação, 270 consultas com prescrição e administração de medicamentos, 18 consultas obstétricas, dez cardiológicas e sete ortopédicas. No período, também foram realizados 179 exames laboratoriais, 87 exames de raios-X, 59 atendimentos do Serviço Social e 14 de Fisioterapia.

O diretor-geral do hospital, Fábio Cardoso, afirma que o aumento pela procura dos serviços da unidade foi ampliado por conta do feriado, mas isso não impactou na rotina da unidade. “O aumento pela procura do serviço durante o feriadão acelerou a rotina do hospital, mas nós já havíamos nos programado com essa perspectiva de crescimento de fluxo, natural em épocas com maior movimentação de pessoas na cidade e redondezas. Ainda assim, atendemos a todos os pacientes, sem intercorrências, inclusive com a realização de oito partos cesáreos”, afirmou o médico.

O Hospital Regional de Catolé do Rocha é referência para 10 municípios da 8ª Região de Saúde, compreendendo atendimentos eletivos, ambulatoriais, de urgência, emergência e maternidade. A unidade tem nas consultas ambulatoriais e exames sua maior demanda, com cerca de seis mil atendimentos mensais.

Diretor-geral do Hospital, Fábio Cardoso disse que movimento aumentou no feriadão, mas, nao houve intercorrências
Hospital de Catolé do Rocha realizou 422 consultas ambulatoriais durante o feriadão
Hospital de Catolé realizou 10 consultas cardiológicas durante o feriadão
Recepção do Hospital de Catolé do Rocha

Hospital de Coremas atende mais de 390 pessoas durante feriado prolongado

O Hospital e Maternidade Estevam Marinho, em Coremas, unidade pertencente à rede de saúde do Governo da Paraíba, atendeu em sua urgência 178 pessoas durante o feriado prolongado. No intervalo compreendido entre a quinta-feira (12) e a meia-noite do domingo (15), o hospital realizou ainda 217 atendimentos no ambulatório médico. No mesmo período, cinco pessoas precisaram ser internadas para observação e cuidados posteriores às consultas.

Os casos de dores (49), sintomas de síndrome gripais (29) e crise nervosa (12) lideraram, respectivamente, os motivos de atendimento na urgência. Mas o hospital atendeu ainda pacientes com cefaleia, acidentes com objetos perfuro/cortantes, retiradas de corpo estranho, diarreia, dificuldade para urinar, febre, crise hipertensiva, intoxicação, mal-estar, queda, reação alérgica, dispneia, sangramentos, tontura, traumas, amigdalite e vômito. Houve ainda atendimento a três pacientes vítimas de sinistros de trânsito com motos.

A diretora-geral Josielma Oliveira afirmou que, mesmo com o aumento de demanda do feriado prolongado, não houve nenhuma intercorrência na unidade. “Sempre que há um feriado prolongado a gente se programa para um aumento natural de demanda, por isso os plantões, mesmo com aumento de casos, ocorrem sem grandes mudanças do cotidiano”, destacou ela.

Na urgência da unidade, os plantões de maior movimento foram o do dia 13, quando 54 pessoas foram atendidas; dia 15, com mais 47 pacientes; dia 12, com 38 registros de entrada e dia 14, com 39 ocorrências, respectivamente. O dia de maior atendimento no ambulatório foi a quinta-feira (12), com 62 consultas; seguida do dia 13, quando 57 pacientes foram atendidos. No domingo (15), foram mais 54 consultas e no dia 14, outras 44.

Hospital de Coremas atendeu 395 pessoas durante feruado prolongado
Diretora-geral, Josielma Oliveira, destacou que mesmo com maior fluxo, atendimentos no feriadão aconteceram sem intercorrências
Hospital de Coremas é referência em Urgência e Emergência, Clínica Médica e Maternidade
Hospital de Coremas realizou 178 atendimentos na urgência durante feriadão

‘O Brasil, em particular o NE, tem uma oportunidade enorme com a Bionergia’ afirma presidente da Datagro durante palestra na UFPB

“É viável alavancar o aproveitamento energético da Biomassa, através de rotas adicionais de diversificação, a exemplo do Biogás, de pellets de bagaço, pela captura de CO² biogênico de fermentação alcoólica e o Brasil, em particular o Nordeste, tem uma oportunidade enorme com a Bioenergia, também pela vantagem da irradiação solar e logística, mas é importante que se faça investimento em irrigação e açudes para que se garanta a oferta regular de biomassa”. Essa afirmação foi feita, nesta segunda-feira (9), pelo presidente da Datagro, Dr. Plínio Nastari, durante uma palestra realizada no auditório da reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa.

O evento, promovido pelo Departamento de Tecnologia Sucroalcooleira do Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional (CTDR) da UFPB, em parceria com o Sindicato da Indústria de Fabricação do Álcool no Estado da Paraíba (Sindalcool), teve como tema central ‘Bioenergia, Etanol e Hidrogênio Verde’. Para o palestrante embora o Brasil tenha uma política de vanguarda que se destaca em nível mundial, que é o Renovabio, o país precisa dar mais estímulo ao setor privado, promover uma regulamentação de mercado e valorizar mais o CBIOs. “O Renovabio foi um passo muito importante e é modelo para o mundo, mas é preciso que haja um olhar mais atento para consolidação deste modelo de desenvolvimento sustentável”, disse Nastari.

De acordo com o palestrante, se prevê que a produção global de biocombustíveis deverá crescer dos atuais 130 bilhões de litros para 500 bilhões em 2030 e para 1,12 trilhão de litros, em 2050. “Há um reconhecimento já consolidado de que os objetivos do Acordo do Clima de Paris de limitação do aquecimento global só serão atingidos, de forma eficaz e com custos admissíveis, se a proporção da oferta de bioenergia crescer nesta proporção”, afirmou ele, lembrando que isso vale para o setor de transporte em terra, ar e mar.

Para Dr. Plínio, com práticas agrícolas modernas e regulações adequadas, haverá estímulo e investimentos na expansão de biocombustíveis. “Há uma perspectiva de expansão do etanol no mundo e existem mercados e oportunidades muito promissoras, não só para transporte em terra, mas também para produção de combustível sustentável da aviação e também para uso de biocombustível para substituição de bunker em navegação marítima, mas, é preciso que haja estímulo e investimentos. No Nordeste, por exemplo, ao invés de taxar o uso de águas, deveria existir um estímulo para construção de açudes porque isso garantirá a geração de oferta constante de matéria-prima”, pontuou ele.

Ainda segundo o presidente da Datagro, por ser uma região com grande irradiação solar, estrategicamente localizada, e que tem um enorme potencial de expansão da produção de biomassa de forma sustentável para fins energéticos, o Nordeste tem uma grande capacidade de crescimento. “Mas, mesmo com todas essas vantagens,  é preciso que sejam criadas regulamentações que estimulem o investimento privado para a expansão dessa produção na região”, reiterou Plínio Nastari.

O presidente da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), José Inácio de Morais, que participou da palestra junto com diretores da entidade, reforçou o que o presidente da Datagro explanou durante a palestra. “Nosso setor tem muito a crescer com a produção de bioenergia, biocombustíveis, pois esse é um caminho sem volta. Há urgência em adotar práticas de  sustentabilidade. Esse é o único caminho para um mundo melhor para todos nós e não se trata apenas de equilíbrio do meio ambiente, é também uma questão econômica. A produção de etanol só tende a crescer e nós que produzimos matéria-prima também cresceremos junto”, destacou José Inácio, lembrando da explanação do presidente da Datagro que mostrou que entre 1975 e 2022, o etanol substituiu 3,54  bilhões de barris de gasolina.

Segundo Plínio Nastari, a partir de cálculos da Datagro, a gasolina substituída avaliada pelo seu preço no mercado mundial permitiu uma economia de divisas para o Brasil na ordem de US$ 296,42 bilhões, isso sem considerar o custo da dívida externa evitada ou de US$ 646,52 bilhões, considerando o custo da dívida externa evitada. Isso permitiu que o Brasil tivesse US$ 342,71 bilhões de reservas internacionais, em setembro deste ano. Ainda segundo estimativa da Datagro, no ritmo atual, todo ano, o Brasil vai substituir 164 milhões de barris e isso sem a necessidade de novos investimentos. “Isso porque é renovável, opera por fluxo e não por estoque”, disse Nastari que elencou outra vantagem do etanol que é a transversalidade com outros setores, a exemplo das indústrias de bens de capital, de petróleo e derivados, a química, a automobilística, de fertilizantes, de máquinas e suplementos e de distribuição de combustíveis.

Além de alunos, professores e convidados, assistiram à palestra a vice-reitora da UFPB, Liana Filgueira, o presidente do Sindalcool, Edmundo Barbosa, o deputado estadual Tovar Correia Lima, que representou a Assembleia Legislativa da Paraíba, o diretor do Departamento Técnico da Asplan, Neto Siqueira, o primeiro vice-presidente da Asplan, Pedro Neto, o engenheiro agrônomo da Asplan, Luis Augusto e o produtor canavieiro, Domingos Sávio.

O presidente da Datagro, Plínio Nastari durante a palestra na UFPB
O presidente da Asplan, José Inácio e integrantes da Associação com o palestrante, Plinio Nastari
O evento aconteceu no auditório da reitoria da UFPB
O deputado estadual, Tovar Correia Lima representou a ALPB no evento

Hospital de Catolé do Rocha realiza mais de 260 consultas no plantão do final de semana

O Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, de Catolé do Rocha, unidade pertencente à Rede Estadual de Saúde, realizou 267 consultas médicas no plantão do final de semana compreendido entre sexta-feira (6) e domingo (8). A unidade também realizou sete cirurgias eletivas no sábado (7), sendo três histerectomias, duas colecistectomias e duas hernioplastias. Foram 177 consultas com prescrição de medicamentos, outras 74 simples, seis consultas para pacientes que precisaram permanecer na unidade em observação e cuidados posteriores, além de 10 consultas cardiológicas.

Durante o plantão de final de semana, o hospital realizou ainda seis atendimentos de urgência com vítimas de sinistros de trânsito, sendo cinco com acidentes envolvendo motocicletas e um atropelamento. Neste período foram também realizados 56 exames de raio-X, 250 exames clínicos, além de 59 atendimentos do Serviço Social.

Sobre as cirurgias eletivas, o diretor-geral do hospital, Fábio Cardoso, lembra que essa semana foram 12 procedimentos realizados e que a expectativa é de ampliação deste serviço. “Em breve, teremos mais oferta de cirurgias eletivas em nossa unidade graças à ampliação de escala médica, aquisição de novo foco e maca cirúrgicos que já foram autorizadas pela Secretaria de Estado da Saúde”, afirma o médico. Nestas cirurgias recentes, foram atendidos pacientes das cidades de Brejo dos Santos, Brejo da Cruz, Jericó, São Bento e Catolé do Rocha.

Outra notícia importante para a população usuária do serviço é que a partir da segunda quinzena deste mês, os pacientes que precisam fazer tomografia não precisarão mais se deslocar para Sousa ou Patos. Graças a um convênio, esses exames passarão a ser feitos em Catolé do Rocha e, em breve, o serviço estará disponível no próprio hospital. Para tanto, as adequações na estrutura física já estão sendo feitas para posterior instalação do equipamento.

O Hospital de Catolé realizou 267 consultas no plantão do final de semana
Foram realizadas 10 consultas cardiológicas
Hospital de Catolé realizou sete cirurgias eletivas no último sábado (7)

Hospital de Coremas registra 16 atendimentos por crise nervosa no final de semana

A urgência do Hospital e Maternidade Estevam Marinho, de Coremas, unidade integrante da rede de saúde do Governo da Paraíba, registrou a entrada de 16 casos de pacientes com crise nervosa no plantão que compreendeu a noite da sexta-feira (6) e a meia-noite deste domingo (8). Nos últimos quatro finais de semana, a unidade observou um número crescente de busca por atendimentos por casos desta natureza. Crise nervosa foi o terceiro maior motivo de procura por atendimento no último final de semana, ficando atrás de pacientes com dores (39) e com sintomas de síndrome gripal (17).

Os plantões dos finais de semana anteriores confirmam o aumento de atendimentos deste tipo. Entre os dias 8 e 10 de setembro, o hospital registrou seis atendimentos por crise nervosa; de 15 a 17, foram 12 casos; no plantão dos dias 22 a 24 do mesmo mês, mais sete pacientes foram atendidos e; entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro, 10 casos de pacientes com crise nervosa foram registrados no hospital. No total, foram 35 ocorrências.

De acordo com a diretora-geral da unidade, Josielma Oliveira, sempre houve registros de pacientes com essa demanda, mas ultimamente os casos vêm avançando. “Não sabemos explicar a causa desse crescimento, mas observamos que esse tipo de assistência tem acontecido com mais regularidade e vem aumentando, principalmente nos finais de semana”, afirma.

Ampliando a perspectiva para os atendimentos totais do final de semana, o Hospital de Coremas recebeu 135 pessoas na urgência no plantão do último final de semana. Foram 39 no plantão da sexta-feira (6), mais 49 no sábado (7) e outras 47 pessoas no domingo (8). Já no ambulatório médico da unidade foram atendidas, no mesmo período, 148 pessoas, sendo 46 na sexta-feira, 52 no sábado e outras 50 no domingo. Cinco pacientes precisaram ser internados para cuidados posteriores.

Diretora Geral do Hospital de Coremas, Josielma Oliveira, afirma que casos de crise nervosa vem aumentando
Hospital de Coremas tem registrado aumento de casos de crise nervosa

Hospital de Patos realiza 31 cirurgias e atende mais de 200 pacientes na urgência no final de semana

O plantão da Emergência e Urgência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), de Patos, entre a sexta-feira (6) e o domingo (8), registrou a realização de 31 cirurgias e o atendimento a 207 pacientes. O hospital, que integra a rede de saúde do Governo da Paraíba, atendeu 11 pessoas por causa de sinistros de trânsito, sendo oito com motos, duas com automóvel e um com bicicleta.

Das 31 cirurgias realizadas, 11 foram de urgência e 20 eletivas, sendo 17 cirurgias oncológicas, 10 cirurgias gerais, duas ortopédicas e outras duas vasculares. O plantão de maior movimento foi o do sábado (7), com o atendimento de 104 pacientes, seguido do domingo (8), com mais 78 pessoas. Das 18h da sexta-feira até a meia-noite da sexta-feira (6), outras 25 pessoas deram entrada na Urgência e Emergência da unidade.

O relatório de gestão do hospital apontou ainda que na emergência e urgência, além dos casos envolvendo os acidentados e trânsito, os demais motivos dos atendimentos da unidade neste final de semana foram de pacientes com dores, queda, fratura, dispneia, mordida de animais, crise hipertensiva, retirada de corpo estranho, crise convulsiva, entre outras demandas de menor frequência. Além de acidentados da cidade de Patos, o hospital atendeu pacientes de Cacimba de Areia, Juru, Mãe D´água, Santa Teresinha, Teixeira e Catingueira.

A maior parte das cirurgias foram de procedimentos oncológicos
Das 31 cirurgias realizadas, 11 foram de urgência
Hospital de Patos realizou 31 cirurgias no último final de semana