O Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, de Catolé do Rocha, unidade pertencente à Rede Estadual de Saúde, realizou 350 consultas médicas no plantão do final de semana, compreendido entre sexta-feira (24) e domingo (26). A unidade também fez 62 cirurgias, sendo 60 delas pelo Programa Opera Paraíba, e dois partos cesarianos, já que o hospital também funciona como maternidade. As cirurgias eletivas foram hernioplastias (tratamento das hérnias do abdômen) e colecistectomias (retirada da vesícula biliar) e histerectomia (remoção cirúrgica do útero).
Passaram pelo ambulatório médico 128 pessoas na sexta-feira (24), mais 125 no sábado (25) e outras 97 no domingo (26). O hospital realizou ainda atendimentos de urgência, sendo quatro deles de vítimas de sinistros de trânsito com motos. Entre a sexta-feira e o domingo foram realizados ainda 237 exames laboratoriais e 66 exames de Raios-X.
Durante o plantão do final de semana, 75 pessoas foram internadas, sendo 60 delas das cirurgias do Opera Paraíba. Os demais motivos de internação foram partos, angina estável, cerclagem vaginal (procedimento para prevenir o parto prematuro ou o aborto espontâneo em mulheres que correm esse risco), doença de chagas, hipoglicemia e infecção do trato urinário.
Os três principais motivos de atendimentos no plantão foram de pacientes se queixando de dores, com 50 casos, seguidos de quadros infecciosos, com 24 atendimentos, e de sintomas de síndrome gripal, com outros 15 casos. Mas o hospital atendeu ainda pessoas com crise de ansiedade, cefaleia, diarreia, mal estar, faringite, reação alérgica, entre outros motivos.
Opera Paraíba – O Programa Opera Paraíba esteve no hospital de Catolé do Rocha, em mais um ciclo de cirurgias, nos últimos dias 24, 25 e 26. Na sexta-feira (24) foram realizadas 12 hernioplastias, sete colecistectomia e duas histerectomias. No sábado (25) foram nove herniolpastias, seis colecistectomias e cinco histerectomias. No domingo (26) aconteceram sete histerectomias, mais sete colecistectomias e cinco hernioplastias.