Author: administrador
Hospital de Catolé lança projeto que trabalha a questão da saúde mental também com servidores
Cuidar de quem cuida. Foi partindo deste princípio, que o setor de Psicologia do Hospital Regional de Catolé do Rocha Dr. Américo Maia de Vasconcelos iniciou, agora em junho, o projeto ‘Cuidando da saúde mental’. Voltado para os servidores da unidade, o objetivo é acolher e ajudar profissionais do hospital que precisem de apoio psicológico, trabalhando tanto a humanização no cuidado com os pacientes, quanto no autocuidado quando eles não se reconhecerem bem psicologicamente. O serviço funcionará por demanda e a participação será espontânea. O trabalho com pacientes já é desenvolvido com visitas diárias nas enfermarias e outras ações que são desenvolvidas pela equipe de Psicologia.
O lançamento do projeto aconteceu essa semana, com a participação da equipe de enfermagem, num momento de conversas em grupo, descontração, dinâmicas, e esclarecimentos sobre a importância do cuidado com a saúde mental. Outros momentos similares serão realizados nos demais setores da unidade.
A psicóloga Amandda Maia, que junto com sua colega, Andrea Freitas, idealizaram o projeto, explica a importância da iniciativa. “O autocuidado é uma questão importante, principalmente, para quem atua num ambiente de trabalho que exige de todos nós uma dedicação diferenciada que é o cuidar do outro e, neste processo, muitas vezes a gente esquece de si próprio. Daí surgiu a ideia de criar esse espaço acolhedor para quem cuida também possa ser cuidado, porque eles estando bem, vão trabalhar melhor ainda com os pacientes”, afirma ela.
Segundo Amandda, estudos mostram que o profissional com transtornos psíquicos acarreta baixo desempenho no ambiente de trabalho. “Há uma relação condicional entre saúde e produtividade. Alguns exemplos que podem desencadear uma série de transtornos mentais são agenda sobrecarregada, cobranças exageradas, conflitos constantes e falta de comunicação, somando a outros fatores, como problemas familiares, preocupações aumentadas e a baixa expectativa relacionada ao próprio trabalho. O profissional fica muito mais susceptível a desenvolver transtornos, daí a importância dele também se cuidar”, afirma a psicóloga.
Com o projeto, qualquer servidor que identifique a necessidade de conversar, desabafar, buscar ajuda, pode procurar, de forma espontânea, o setor de psicologia que será acolhido. “O apoio psicológico estará disponível no próprio local de trabalho, basta que o servidor nos procure e manifeste o desejo de partilhar com a gente o que achar oportuno”, reitera a psicóloga, lembrando que a conduta a ser adotada variará de caso a caso.






Unida se consolida, cada vez mais, como importante representatividade dos produtores de cana do Nordeste
Com o respaldo de representar mais de 18 mil produtores de cana do Nordeste, que juntos respondem por cerca de 50% da cana-de-açúcar produzida na região – o equivalente a cerca de 25 milhões de toneladas/safra – a União Nordestina dos Produtores de Cana-de-açúcar (Unida) vem, cada vez mais, se consolidando como importante instituição de representatividade dos produtores canavieiros. E isso ficou evidenciado numa reunião realizada nesta segunda-feira (10), na sede da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), em João Pessoa.
“A criação da Unida foi um marco para o Nordeste e para o fortalecimento da cultura canavieira da região, porque com a Unida a gente passou a ter voz ativa no cenário canavieiro”, afirmou o consultor e um dos fundadores da Unida, Gregório Maranhão, que estava presente à reunião que foi conduzida pelo presidente da Unida e vice-presidente da Asplan, Pedro Neto.
A extensa pauta da reunião, que contou com a participação de dirigentes das associações de Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Rio Grande do Norte, incluiu além de questões administrativas, a problemática da escassez e falta de mão de obra no campo, os caminhos para a mecanização da colheita, o PL 715/24 que tramita na Comissão do Trabalho da Câmara e que propõe um incentivo para o cortador de cana, as perspectivas de crescimento do cooperativismo e a questão do pagamento do Renovabio, com ênfase para o pagamento dos CBios para os produtores.
O presidente da Unida, na ocasião, reforçou que a bandeira do setor canavieiro e do agronegócio não deve ter cor partidária. “Estamos aqui, unidos, para defender a bandeira da cana-de-açúcar. As associações e entidades de classe não devam ter partidos políticos porque independente de quem está no poder, o que a gente tem que defender são os interesses do setor produtivo que, no nosso caso, é o setor canavieiro”, ponderou Pedro Neto. Em seguida, ele exibiu dois vídeos que abordam os cálculos do pagamento de CBios.
Ficou definido na reunião desta segunda-feira (10) que a Unida fará nas associações uma apresentação de como se dará esse cálculo referente ao CBIos para os fornecedores associados, a fim de melhor orientá-los em relação a esse assunto e que caberá a cada entidade associada à Unida disponibilizar um técnico para orientar os associados de como tornarem-se elegíveis para receber os créditos de carbono do Renovabio. As datas das reuniões que acontecerão em cada entidade associada ainda não foram marcadas, mas começarão já a partir de julho.
“O Cálculo do CBios é bem complexo e será importante a ajuda das associações para orientar seus associados e assegurar que eles recebam seus valores corretamente, mas primeiro é preciso que os fornecedores se tornem elegíveis para receber o pagamento, ai entra o papel fundamental das entidade associadas que junto com a coordenação da Unida acompanharão todo esse processo”, argumenta Pedro Neto.







Hospital de Patos atende 245 pessoas e realiza 22 cirurgias no final de semana
O plantão da Emergência e Urgência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), unidade pertencente à rede estadual de saúde, em Patos, neste último final de semana (7 a 9), registrou o atendimento a 245 pessoas e a realização de 22 cirurgias, sendo 15 de emergência e sete eletivas. Foram seis procedimentos ortopédicos, cinco gerais, outros cinco oncológicos, quatro vasculares, um buco-maxilo e outro urológico. No período, o hospital atendeu ainda 17 vítimas de sinistros de trânsito, 16 delas com acidentes envolvendo motocicletas e uma com bicicleta.
No plantão da sexta-feira (7), que começou às 18h e foi até meia-noite, 43 pessoas deram entrada na unidade por motivos diversos. No sábado (8), mais 82 pessoas foram atendidas na urgência do hospital e no domingo, plantão de maior movimento do final de semana, outras 120 pessoas foram assistidas na unidade.
O relatório de gestão do hospital registra que dos 17 pacientes que deram entrada na unidade por causa de sinistros de trânsito, quatro tiveram que permanecer internados para cuidados posteriores. Patos registrou o maior número de vítimas, com 11 no total, mas houve registro de acidentados vindo das cidades de Mãe D´água, Matureia, Quixaba, São José de Espinharas e Vista Serrana.
Na Urgência e Emergência, além dos casos envolvendo os acidentados, os demais motivos dos atendimentos da unidade neste final de semana foram de pacientes com queixa de dores diversas, com 94 registros, seguido de pessoas que sofreram quedas de nível ou de altura, com 33 atendimentos e de pacientes que sofreram mordida de animais, com 10 ocorrências, sendo sete de cachorros. Mas o hospital atendeu ainda pessoas com crise hipertensiva, convulsão, cefaleia, além de um paciente que sofreu agressão física, além de dois casos de pessoas que atentaram contra a própria vida, entre outras demandas.





Hospital de Catolé do Rocha atende mais de 350 pessoas no plantão do final de semana
O Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, unidade que integra a rede de saúde do Governo do Paraíba, realizou, no final de semana, entre a sexta-feira (7) e o domingo (9), 356 atendimentos na urgência e no ambulatório. Ainda foram feitas no hospital, oito cirurgias, três partos e 31 internações.
Foram 115 atendimentos na sexta-feira (7), mais 118 no sábado (9) e outros 123 no domingo (9). Além disso, o hospital realizou 309 exames laboratoriais e 105 Raios-X. As cirurgias eletivas realizadas foram colecistectomia (cirurgia para retirar a vesícula biliar), uma hernioplasia iguinal (procedimento cirúrgico recomendado para tratamento da hérnia), uma vasectomia (cirurgia que impede o homem de ter filhos, já que consiste em cortar, bloquear ou selar o canal deferente) e uma laqueadura (procedimento de esterilização permanente voluntário para mulheres).
Na urgência e ambulatório médico a maior causa de atendimento no plantão do final de semana foi de pessoas com queixas de dores, com 62 casos, seguido de avaliação de exames, com 16 ocorrências, administração de medicação própria, também com 16 casos, avaliação obstétrica, com 15 atendimentos, além de casos de cefaleia, crise de ansiedade, dorsalgia, quadros de infecção, sintomas de síndrome gripal, tosse, entre outras demandas.
Referência para 10 municípios da 8ª Região de Saúde, o Hospital de Catolé tem nas consultas ambulatoriais e exames sua maior demanda, com cerca de seis mil atendimentos mensais. A unidade funciona ainda como maternidade e realiza cirurgias gerais e ortopédicas.


Hospital de Coremas atende mais de 300 pessoas no plantão do final de semana
Entre a sexta-feira (8) e o domingo (10), o Hospital e Maternidade Estevam Marinho, em Coremas, atendeu 143 pessoas na urgência e mais 174 no ambulatório médico, totalizando 317 atendimentos no plantão do final de semana. O hospital de Coremas, que integra a rede de saúde do Governo da Paraíba, atende casos de urgência e emergência de baixa complexidade, além de clínica médica e maternidade.
Das 174 pessoas atendidas no ambulatório da unidade, 53 foram no plantão da sexta-feira (8), 68 no sábado (9) e outras 53 no domingo (10). Destas, seis pessoas precisaram ser internadas para observação e cuidados posteriores. Na urgência foram atendidas 40 pessoas na sexta-feira, outras 63 no sábado e mais 40 no plantão de domingo.
A primeira maior causa de atendimento na urgência foi de pacientes com queixas de dores, seguida de casos de diarreia e de sintomas de síndrome gripal. No entanto, houve outros casos, como amigdalite, traumas, febre, dificuldade de urinar, crise hipertensiva, intoxicação, reação alérgica, entre outros motivos. O hospital atendeu ainda um paciente vítima de sinistro de trânsito com motocicleta.

Asplan participou do 1° Encontro Regional de Comitês de Bacias Hidrográficas do Brasil – Nordeste realizado na Paraíba
A Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan) teve expressiva participação no 1° Encontro Regional de Comitês de Bacias Hidrográficas do Brasil – Nordeste que foi realizado em João Pessoa, nos dias 27 e 29 de maio. O evento reuniu cerca de 700 inscritos, de várias partes do Brasil, dos quais mais de 350 eram membros de comitês de bacias hidrográficas, a exemplo da representação da Asplan. O segundo vice-presidente da Asplan, Raimundo Nonato e o diretor do Departamento Técnico, Neto Siqueira, participaram da abertura do evento.
Como a Asplan tem cadeira no Conselho Regional de Recursos Hídricos, sendo representada pelo Engenheiro de Segurança do Trabalho, Alfredo Nogueira Neto e pelo Diretor do Departamento Técnico, Neto Siqueira, e também tem representatividade no Comitê de Bacias Hidrográficas, participando dos comitês do litoral Sul e Norte, a Associação participou ativamente dos debates durante o Encontro.
Segundo Alfredo, durante o evento foi debatido uma questão que diferencia a Paraíba dos demais estados do Nordeste que é a questão da cobrança pela água bruta. “A outorga da Paraíba é paga para uso da água bruta e em vários estados do Nordeste não há essa cobrança, salvo Bahia e Ceará. Essa cobrança vem sendo feita desde 2014 e o recurso arrecadado vai para um fundo, só que ninguém consegue ter acesso aos recursos desse fundo e isso é uma cobrança recorrente da gente para destinar esses recursos para recuperar nascentes, revitalizar APP, entre outras ações”, afirma Alfredo, lembrando que a administração desta arrecadação fica a cargo da AESA.
Em relação ao evento, Alfredo destaca o alto nível das palestras, a importância da troca de experiências e conhecimento com os membros de outros comitês, com destaque para o estado do Ceará que tem 12 comitês em funcionamento, enquanto a Paraíba tem três. “Foi um evento de alto nível, com a participação de pessoas que realmente entendem sobre a questão de recursos hídricos e esse compartilhamento de experiências enriqueceu muito a minha condição de representante da Asplan no Conselho Regional de Recursos Hídricos e nos Comitês de Bacias Hidrográficas do Litoral Sul e Norte”, finaliza o Engenheiro de Segurança do Trabalho da Asplan.




Hospital de Catolé do Rocha realiza mais de 300 atendimentos no final de semana
O Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, unidade pertencente à rede estadual de saúde, em Catolé do Rocha, registrou, durante o plantão do final de semana, 357 atendimentos ambulatoriais. Foram 130 consultas na sexta-feira (31), 134 no sábado (1) e mais 93 no domingo (2). Neste período, o hospital também realizou dois partos, além de 198 exames laboratoriais e 77 exames de Raios-X.
Durante o plantão, a unidade ainda registrou 10 internações, que tiveram como principais causas crise compulsiva, acidente vascular encefálico (AVE), colecistectomia (cirurgia para retirar a vesícula biliar), hipertensão arterial, neoplasia pulmonar, pé diabético, pneumonia, transtorno mental, além da internação de duas parturientes.
Entre os motivos mais frequentes de procura por atendimento no hospital destacam-se queixa de dores (63), sintomas de síndrome gripal (29), cefaleia (21), entre outros. Na urgência, o hospital atendeu ainda três pessoas que se envolveram em sinistros de trânsito com motos, além de 12 casos de atendimento por causa de ansiedade, 17 pessoas foram ao hospital para aplicação de medicação própria e outras 10 apresentaram reação alérgica.

Hospital de Coremas atendeu 250 pessoas durante feriadão de Corpus Christi
O Hospital e Maternidade Estevam Marinho, de Coremas, unidade pertencente à rede de saúde do Governo da Paraíba, durante o feriado prolongado de Corpus Christi, no intervalo compreendido entre a quinta-feira (30) e a meia-noite do domingo (2), registrou o atendimento a 250 pessoas. No mesmo período, quatro pessoas precisaram ser internadas para observação e cuidados posteriores às consultas por causa de neoplasia, dois casos de diarreia e um de pneumonia.
Pacientes se queixando de dores lideraram a demanda de atendimentos, com 71 ocorrências, casos de diarreia vieram em seguida, com 14 registros, seguido de mal-estar/vômito, com 13 ocorrências. Além destes casos mais comuns de atendimento, o hospital atendeu ainda casos de febre, cefaleia, dificuldade para urinar, crise hipertensiva, traumas, amigdalite, crise nervosa e sintomas de síndrome gripal, entre outras causas.
No dia 30, data do feriado de Corpus Christi, deram entrada no hospital, 86 pessoas. No dia 31 de maio, outras 69 pessoas passaram por avaliação médica na unidade. No dia 1º de junho outros 54 pacientes foram atendidos na urgência do hospital e mais 41 no domingo (2).
A diretora geral, Josielma Oliveira, afirmou que os atendimentos se mantiveram na média dos plantões dos finais de semana. “Comparando o movimento do feriadão com os plantões de finais de semana corriqueiros, a gente não evidenciou um aumento de demanda diária diferente do que acontece normalmente”, pontuou ela.


Vereador Ednaldo Pereira tem contas aprovadas, por unanimidade, pelo TCE de sua gestão como presidente da Câmara de Coremas em 2021 e 2022
O vereador Ednaldo Pereira (PSB), de Coremas, teve as prestações de contas anuais, referente ao biênio 2021 e 2022, aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). O anúncio da aprovação das contas foi feito pelo parlamentar durante discurso na tribuna da Câmara, na sessão legislativa desta última terça-feira (28). Ednaldo ocupou o cargo de Presidente da Câmara Municipal de Coremas e teve sua gestão marcada tanto pela correta destinação das verbas públicas, quanto pela realização de diversas melhorias na estrutura da Casa, quanto nas condições salariais de seus servidores, assessores e vereadores.
“A honra, a palavra e a conduta de um homem público são alicerces maiores e as melhores referências da atuação de um político e eu me sinto muito feliz de ter tido minhas contas aprovadas durante minha gestão à frente da residência da Câmara de Coremas. Isso não me causou surpresa, mas é motivo de muita alegria”, destacou o vereador que está em seu segundo mandato e vai disputar mais uma vez uma das cadeiras do parlamento municipal de Coremas.
Tanto o parecer do TCE, referente aos acórdãos AC2-TC 01468/22, corresponde à prestação de contas do exercício 2021, quanto o AC1-TC 00860/24, referente ao exercício 2022, destacam que as contas foram julgadas regulares na gestão do vereador Ednaldo Pereira e que elas atenderam integralmente às disposições da Lei de Responsabilidade Fiscal. O resultado das análises e a aprovação da prestação de contas já foram publicadas no Diário Oficial Eletrônico do TCE: a de 2021 foi publicada no dia 21 de junho de 2022 e a segunda, de 2022, foi publicada no dia 10 de maio de 2024.
“Ao exercer o mandato de presidente, Deus me honrou e guiou meus passos e me deu a oportunidade de não apenas fazer a coisa certa, como melhorar o ambiente de trabalho na Câmara com a aquisição de novos equipamentos, móveis e aparelhos de ar condicionados, renovação do carpete do plenário, revitalização da cozinha, mudanças nos gabinetes, além de melhoria na remuneração dos servidores, assessores e vereadores”, lembrou Ednaldo, que agradeceu o apoio de seus colegas na Câmara que lhe possibilitou assumir o cargo de presidente.

Hospital de Catolé do Rocha realiza mais de 300 consultas médicas e 62 cirurgias no final de semana
O Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, de Catolé do Rocha, unidade pertencente à Rede Estadual de Saúde, realizou 350 consultas médicas no plantão do final de semana, compreendido entre sexta-feira (24) e domingo (26). A unidade também fez 62 cirurgias, sendo 60 delas pelo Programa Opera Paraíba, e dois partos cesarianos, já que o hospital também funciona como maternidade. As cirurgias eletivas foram hernioplastias (tratamento das hérnias do abdômen) e colecistectomias (retirada da vesícula biliar) e histerectomia (remoção cirúrgica do útero).
Passaram pelo ambulatório médico 128 pessoas na sexta-feira (24), mais 125 no sábado (25) e outras 97 no domingo (26). O hospital realizou ainda atendimentos de urgência, sendo quatro deles de vítimas de sinistros de trânsito com motos. Entre a sexta-feira e o domingo foram realizados ainda 237 exames laboratoriais e 66 exames de Raios-X.
Durante o plantão do final de semana, 75 pessoas foram internadas, sendo 60 delas das cirurgias do Opera Paraíba. Os demais motivos de internação foram partos, angina estável, cerclagem vaginal (procedimento para prevenir o parto prematuro ou o aborto espontâneo em mulheres que correm esse risco), doença de chagas, hipoglicemia e infecção do trato urinário.
Os três principais motivos de atendimentos no plantão foram de pacientes se queixando de dores, com 50 casos, seguidos de quadros infecciosos, com 24 atendimentos, e de sintomas de síndrome gripal, com outros 15 casos. Mas o hospital atendeu ainda pessoas com crise de ansiedade, cefaleia, diarreia, mal estar, faringite, reação alérgica, entre outros motivos.
Opera Paraíba – O Programa Opera Paraíba esteve no hospital de Catolé do Rocha, em mais um ciclo de cirurgias, nos últimos dias 24, 25 e 26. Na sexta-feira (24) foram realizadas 12 hernioplastias, sete colecistectomia e duas histerectomias. No sábado (25) foram nove herniolpastias, seis colecistectomias e cinco histerectomias. No domingo (26) aconteceram sete histerectomias, mais sete colecistectomias e cinco hernioplastias.





