Author: administrador

Hospital de Patos realiza 24 cirurgias e atende 195 pessoas no plantão do final de semana

O plantão deste final de semana (24 a 26) na Emergência e Urgência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), em Patos, registrou o atendimento de 195 pessoas e a realização de 24 cirurgias, sendo 13 delas de urgência. O hospital, pértencente à rede de saúde do Governo da Paraíba, também atendeu 25 pessoas vítimas de sinistro de trânsito, com 23 delas em acidentes com moto, uma com automóvel e um atropelamento.

Dos 24 procedimentos cirúrgicos realizados entre as 18h da sexta-feira (24) até a meia-noite deste domingo (26), boa parte foi de cirurgias oncológicas, com 10 casos, seguida de vascular, com cinco procedimentos. Houve ainda quatro cirurgias geral, mais quatro ortopédicas, uma cirurgia reparadora numa paciente que sofreu queimaduras.

Na urgência, o plantão de maior movimento foi o do sábado, quando 97 pessoas deram entrada na unidade, seguido do domingo, com outros 72 pacientes sendo atendidos. E das 18h à meia noite da sexta-feira, mais 26 pessoas deram entrada na unidade.

Das 25 vítimas de sinistros de trânsito, boa parte das vítimas era de Patos, num total de 16 pacientes, mas o hospital atendeu pessoas das cidades de Brejo do Cruz, Cacimbas, Catingueira, Condado, Mãe D’água, Matureia e Teixeira.

Na emergência, além dos casos envolvendo as vítimas de sinistros de trânsito, os demais motivos dos atendimentos da unidade neste período foram de pacientes com queixa de dor, com 60 ocorrências, seguido de pessoas que sofreram quedas, com 32 casos, e que sofreram trauma, com 10 casos.  O hospital atendeu ainda oito pessoas que sofreram mordidas de animais, duas pessoas com tentativa de suicídio e uma mulher que sofreu queimaduras de segundo grau vítima de tentativa de feminicídio.

Hospital de Patos realiza 24 cirurgias no plantão do final de semana, sendo 13 de urgência
Uma das cirurgias realizadas no plantão deste final de semana em Patos
Hospital de Patos realizou 24 cirurgias no plantão do final de semana

Hospital de Coremas registra mais de 200 atendimentos ambulatoriais e de urgência no plantão do final de semana

O Hospital e Maternidade Estevam Marinho, de Coremas, unidade pertencente à rede estadual de saúde, registrou 225 atendimentos no plantão do final de semana. Entre a noite da última sexta-feira (24) e a meia-noite desse domingo (26) foram atendidas 225 pessoas no ambulatório médico e na Urgência e Emergência. Dois pacientes precisaram ficar internados para cuidados posteriores, um por causa de dor lombar e outro por conta de um Acidente Vascular Cerebral (AV).

Na urgência, a maior demanda de atendimento foi de pessoas com queixas de dores diversas, com 55 ocorrências, seguida de casos de síndrome gripal, com 26 atendimentos, e dengue, com 17 casos. Os casos de crise nervosa foram a quarta maior causa de procura pelo serviço, com 14 ocorrências. Dez pacientes deram entrada com dificuldades para urinar. O hospital atendeu ainda quatro vítimas de sinistros de trânsito, sendo todos com motos.

O plantão de maior movimento na urgência foi o da sexta-feira (24), quando 86 pessoas foram atendidas no hospital, seguido do de sábado com 70 casos, enquanto que no domingo (26) 69 pessoas foram atendidas.

A maior queixa de pessoas que procuraram o Hospital de Coremas no final de semana foi de dores diversas
Hospital de Coremas atendeu 225 pessoas no plantão do final de semana

Hospital de Coremas atende quase 200 pessoas no plantão do final de semana

A urgência do Hospital e Maternidade Estevam Marinho, de Coremas, unidade pertencente à rede estadual de saúde, registrou o atendimento a 195 pessoas no plantão deste final de semana, entre a noite da sexta-feira (17) e a meia-noite do domingo (19). Foram 77 atendimentos na sexta-feira, outros 71 no sábado e mais 47 no domingo. No período 13 pessoas precisaram ficar internadas para cuidados posteriores.

Os casos de dores, com 54 ocorrências, seguido de pacientes com sintomas de síndrome gripal, com 34 casos, lideraram a procura pelo serviço na urgência. Mas, o hospital atendeu vários casos de pessoas com crise nervosa (13), com cefaleia (11), além de três pessoas que se acidentaram com moto e duas por intoxicação medicamentosa.

As causas de internação foram de complicações decorrente de pneumonia, Acidente Vascular Cerebral (AVC), asma, dor abdominal, cólica nefrolítica, anemia, dispneia, pé diabético e lipotemia.

Os atendimentos por causa de dores foram a maior demanda do hospital de Coremas no plantão do final de semana
Hospital de Coremas atendeu quase 200 pessoas no plantão de final de semana

Hospital de Catolé do Rocha realiza mais de 400 atendimentos no plantão do final de semana

O Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, em Catolé do Rocha, realizou, entre a noite da última sexta-feira (17) e a meia-noite do domingo (19), 441 atendimentos entre consultas médicas ambulatoriais e urgência e emergência. Durante o plantão do final de semana, o hospital, que também é maternidade e integra a rede de saúde do Governo da Paraíba, realizou três partos, além de três cirurgias eletivas. No período, houve 25 internações.

Na sexta-feira (17), foram realizadas 132 consultas médicas ambulatoriais, no sábado (18), foram mais 176 atendimentos e no domingo (19), outras 133 pessoas passaram por consulta médica. Neste período, a unidade ainda realizou 370 exames laboratoriais e 82 Raios-X.

Entre as causas de maior recorrência de atendimento destacam-se, por ordem de registros, pacientes com queixas de dores diversas, com 71 casos, seguidos de pessoas com sintomas de síndrome gripal, com 42 casos e com quadro de infecção, que teve 38 ocorrências. O hospital atendeu ainda 17 pessoas com gastroenterocolite aguda (diarreia recorrente) e outros 11 casos de diarreia, entre outros motivos. Na urgência, a unidade registrou cinco casos de pessoas acidentadas, sendo quatro delas com motos.

As causas de internação na unidade no plantão do final de semana foram por alergia, anemia, apendicite aguda, AVC, cirrose hepática, crise convulsiva, diabetes, drenagem torácica, obstrução intestinal, septicemia, Traumatismo Crânio encefálico (TCE), entre outros motivos.

Hospital d Catolé atendeu mais de 400 pessoas no plantão do final de semana
Um dos atendimentos na urgência no Hospital de Catolé

 

Hospital de Patos realiza 31 cirurgias e atende quase 200 pessoas no plantão do final de semana

O Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), em Patos, que integra a Rede de Hospitais do Governo da Paraíba, atendeu 199 pessoas entre as 18h da última sexta-feira (17) e a meia-noite do domingo (19). Neste período, o hospital realizou 31 cirurgias, sendo 14 de urgência e 17 eletivas. O plantão do final de semana também ficou marcado pelo atendimento de 21 pessoas vítimas de sinistros de trânsito.

Dos procedimentos cirúrgicos realizados, a maioria foi oncológico, com 15 casos. A unidade também realizou seis cirurgias ortopédicas, cinco vasculares e cinco gerais.

O plantão de maior demanda foi o do sábado (18), quando 87 pessoas foram atendidas, seguido do domingo (19), com mais 86 atendimentos. Na sexta-feira, mais 26 pessoas foram atendidas na Urgência e Emergência.

Das 21 pessoas que deram entrada vítimas de sinistros de trânsito, 19 delas se acidentaram com motocicletas, uma com automóvel e outra por atropelamento. Boa parte dos acidentados foi da cidade de Patos, com 12 casos, mas, o hospital atendeu pacientes de Cacimba de Areia, Itaporanga, Matureia, Santana dos Garrotes, São José de Espinharas, São José do Bonfim e Teixeira.

Na Urgência e Emergência, além dos casos envolvendo os acidentados, as demais causas dos atendimentos da unidade neste final de semana, por ordem de quantitativo, foram de pacientes com dores diversas (82), quedas da própria altura ou de nível (31), febre (10), cefaleia (9), Dispneia (9), mal estar (6), entre outros motivos.

Uma das 31 cirurgias realizadas no Hospital de Patos no plantão do final de semana
Foram realizadas 31 cirurgias no plantão do final de semana em Patos
Foram 31 cirurgias, sendo 14 de urgência
A maior parte das cirurgias foram oncológicas

Hospital de Patos celebra Semana da Enfermagem com várias atividades

 O último dia 12 de maio foi uma data especial para os enfermeiros e enfermeiras pois, nesta data se festeja o Dia Internacional da Enfermagem. Mas, a comemoração com a equipe de profissionais da Enfermagem do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) não se restringiu a apenas um dia e aconteceu ao longo desta semana, com a realização de várias atividades diárias.

As ações começaram no dia 14 de maio e se estenderam até essa sexta-feira (17). No primeiro dia de aloés foi realizado um momento com os psicólogos, Rozângela Galdino e Adão Germano, que trabalharam os temas ‘Motivação no ambiente de trabalho’  e ‘Quando se precisa de ajuda, quem cuida de nós’.

Na quarta-feira, 15 de maio, as atividades prosseguiram, pela manhã, com uma dinâmica com o psicólogo Pedro Reis, e a tarde, com ações de saúde que incluíram sessões de ventosaterapia, auriculoterapia, massagens, musicoterapia, avaliação nutricional, além de cuidados de beleza.

A programação da quinta-feira (16) incluiu duas palestras. Uma abordou a segurança do paciente e outra o controle de infecção hospitalar. Os momentos foram conduzidos pelas enfermeiras Socorro Rodrigues e Milena Wanderley, respectivamente. E o encerramento aconteceu  nesta sexta-feira (17) com uma palestra sobre autoconhecimento com o psicólogo Bruno Alves, seguido de um momento de congraçamento.

A Coordenadora de Enfermagem do Complexo, Josineide Ramalho, lembra a importância desta comemoração que também faz referência ao Dia do Técnico e do Auxiliar de Enfermagem, que são comemorados no dia 20 de maio. “A enfermagem do Complexo é uma grande equipe, com excelentes profissionais, que trabalham em sintonia para salvar vidas”, destaca Josineide.

A psicóloga Rozângela Galdino ministrou palestra e realizou dinâmicas
Atividades aconteceram na sede da 6ª gerência
Psicólogo Adão Germano fez a palestra também no primeiro dia do evento
Houve ainda ações de beleza com a realização de penteados
Parte da equipe de enfermagem do Hospital de Patos
Profissionais também receberam cuidados especiais como massoterapia
Houve também a realização de tranças nos cabelos
Teve também avaliação nutricional
Uma das palestras realizadas durante Semana da Enfergame do Hospital de Patos
Durante a Semana da Enfermagem vários temas foram abordados
Palestra sobre controle de infecção hospitalar aconteceu na quinta-feira
Alguns dos profissionais da equipe do Hospital de Patos
Milena Wanderley foi uma das palestrantes da Semana da Enfermagem de Patos
Segurança do paciente também foi tema de abordagem durante a Semana no Hospital de Patos
A coordenadora da enfermagem do Hospital de Patos, Josineide Ramalho
Cada profissional ganhou um brinde durante a confraternização de encerramento do evento
O psicólogo Bruno Alves abordou o autconhecimento
Um dos momentos da Semana de Enfermagem do Hospital de Patos
Coordenadores de Enfermagem do Hospital de Patos

 

 

Hospital Estevam Marinho homenageia profissionais da Enfermagem

          O Dia Internacional da Enfermagem é celebrado em 12 de maio e o Dia do Técnico e do Auxiliar de Enfermagem em 20 de maio e foi para comemorar essas duas datas, que a direção do Hospital e Maternidade Estevam Marinho, de Coremas, reuniu a equipe em meio a homenagens e confraternização. A unidade hospitalar que integra a rede estadual de saúde tem, atualmente, em seus quadros 38 profissionais na equipe, sendo 17 enfermeiros e 21 técnicos de enfermagem.

          A homenagem começou com uma roda de conversa onde se avaliou a importância da enfermagem no cotidiano do hospital e na assistência aos pacientes, depois cada profissional recebeu uma mensagem alusiva a data. Enquanto a ação era desenvolvida era projetado num telão flagrantes de atuação dos profissionais no hospital. Em seguida, houve um sorteio de brindes e um lanche coletivo.

          A Diretora do Hospital, Josielma Oliveira, destaca a importância da comemoração. “A equipe de enfermagem desenvolve um papel primordial e super importante  na assistência ao paciente, são os enfermeiros que estão mais próximos do paciente, que administram os medicamentos prescritos pelo médio, que estão mais junto deles, e nós não poderíamos deixar essa data sem o devido reconhecimento”, disse ela, enaltecendo a competência e responsabilidade da equipe do Estevam Marinho. “Nossa equipe é diferenciada”, finalizou ela.

Parte da equipe de enfermagem do Hospital de Coremas
O sorteio de brindes e lanche coletivo encerrou a programação da homenagem a equipe de enfermagem
A diretora geral do hospital, Josielma Oliveira, conduziu as homenagens
A diretora geral, Josielma Oliveira, abordou a importância da enfermagem no cotidiano do hospital
Profissionais de Enfermagem do Hospital de Coremas participaram de atividades nesta sexta-feira
A homenagem aos enfermeiros e técnicos incluiu sorteio de brindes e foi encerrada com um lanche
Uma das profissionais contempladas com o sorteio

Setor produtivo comemora acordo formalizado entre indústria e produtores de cana-de-açúcar sobre a divisão da receita de CBios

A Lei nº 13.576, de 26 de dezembro de 2017, instituiu a Política Nacional de Bicombustíveis (RenovaBio) visando ampliar a produção e o uso de biocombustíveis na matriz energética brasileira. E, desde então, as indústrias sucroalcooleiras do Brasil vêm sendo remuneradas com Créditos de Carbono (CBIOs) mas, a classe produtiva ainda não participava desta distribuição financeira. Essa situação acaba de ter um desfecho que fortalece todo o setor sucroenergético nacional e repara uma injustiça com os produtores. Nesta terça-feira (14) foi fechado um acordo entre as indústrias produtoras de etanol e bioenergia e os fornecedores de cana-de-açúcar do Brasil com esse propósito.

O presidente da União Nordestina dos Produtores de Cana (Unida),  Pedro Neto, comemorou a decisão. “Depois de muita luta e debates chegamos a um acordo que foi bom para ambos os lados, ou seja, o setor industrial e o produtivo saem mais fortalecidos. Isso é um avanço e simboliza o amadurecimento do setor convergindo para um interesse maior que é o fortalecimento do Renovabio”, disse ele.

O presidente da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan) José Inácio de Morais, também comemorou a celebração do acordo. “Enfim, a gente vai poder ter acesso ao pagamento do CBios, a receber a parte que nos cabe dentro do Renovabio, algo que temos direito, que é justo, mas que precisava ser definido o que acontecerá agora a partir deste acordo”, disse o dirigente canavieiro.

Pelo acordo setorial, que será apresentado ao Congresso Nacional no âmbito do Projeto de Lei Nº 3149/2020, o produtor rural incluído na certificação da unidade produtora com dado padrão receberá, pelo menos 60% da receita líquida auferida pela indústria com a venda dos CBios gerados pela cana-de-açúcar do fornecedor. Já para os produtores que se certificarem com dados primários (perfil específico), o acordo define patamar mínimo de 85% da receita líquida adicional gerada na comparação com o perfil padrão.

“Os cálculos seguem uma fórmula complexa e inédita que foi acordada entre industriais e fornecedores e ela será explicada, oportunamente, a todos os interessados”, afirma o presidente da Unida. Pedro Neto. O presidente da Asplan, José Inácio, também adianta que a Associação paraibana estará, em breve, com seus técnicos aptos a explicar aos associados como se dará essa forma de pagamento. “Em breve, marcaremos uma atividade para esclarecer todos os detalhes deste acordo”, disse José Inácio, agradecendo ao senador paraibano Efraim Filho, que é o autor da Lei 3149/2020, e foi um dos principais interlocutores e mediadores para formalização deste acordo firmado hoje (14), junto com outros parlamentares.

José Inácio de Morais, presidente da Asplan também comemorou a celebração do acordo
Pedro Neto, presidente da Unida, comemorou a celebração do acordo

Hospital do Bem celebra Dia das Mães homenageando pacientes e funcionárias

A comemoração do Dia das Mães mudou a rotina no Hospital do Bem, que integra o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, em Patos, com atendimento oncológico, na manhã desta terça-feira (14). O momento, que aconteceu na recepção da unidade, teve falas, distribuição de brindes, música com voz e violão, bolo temático e um lanche coletivo preparado especialmente para a ocasião.

E quem participou da comemoração não apenas elogiou a ação, como destacou a satisfação com o acolhimento e assistência recebidos no Hospital do Bem. Foi o caso da paciente Elieuda da Silva, de Princesa Isabel e Maria Olindina Fernandes, de São João do Rio do Peixe. Elas se emocionaram ao chegarem na unidade e se depararem com a celebração. “Estou emocionada, nem tenho palavras para descrever a gratidão não apenas por hoje, mas todos os dias que venho aqui e encontro pessoas que me recebem com um sorriso, uma palavra amiga e com um tratamento digno”, disse Maria Olindina.

O diretor geral do Complexo, Francisco Guedes, lembra que essa comemoração já faz parte do calendário de eventos da unidade. “A celebração do Dia das Mães acontece sempre na semana posterior ao domingo das mães e é um momento em que enaltecemos o amor que temos por todas as nossas pacientes e reforçamos que aqui, além do tratamento e assistência, nossas pacientes encontram também carinho, acolhimento e porque não dizer amor fraternal, uma vez que cuidar do outro também é uma forma de expressar esse sentimento tão presente em todas as mães também”, destaca o diretor.

Equipe do Hospital de Patos homenageia as mães pacientes
Mães funcionárias também foram homenageadas
A comemoração teve lanche coletivo e bolo temático
Um lanche foi preparado especialmente para a ocasião
Celebração mudou a rotina do Hospital do Bem na manhã desta terça-feira (14)
Maes funcionárias do Hospital do Bem foram homenageadas
A celebração teve apresentação de voz e violão
Elieuda da Silva e Maria Olindina, pacientes do Bem, gostaram da celebração e elogiaram o hospital

Representantes do BNB se reúnem com produtores canavieiros paraibanos para apresentação de linhas de crédito

Crédito mais barato ao longo do ano, com a taxa mais baixa do mercado e linhas de crédito para inovação e sustentabilidade. Esses são os diferenciais do Banco do Nordeste do Brasil S.A. que foram amplamente debatidos na manhã desta segunda-feira (13), durante evento na Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), em João Pessoa. Uma equipe de gerentes e técnicos da instituição financeira apresentou as linhas de crédito do BNB para os produtores canavieiros e falaram de perspectivas e linhas de investimento para o ano safra 2023/2024.

            A abertura do evento foi feita pelo Diretor do Departamento Técnico da Asplan, Neto Siqueira, que pontuou a importância dos produtores terem acesso aos recursos do BNB. “Todo mundo sabe que os recursos do BNB são mais interessantes, mas é preciso que haja um melhor acesso aos créditos porque não adianta ter ótimas taxas, se o produtor não tem acesso aos recursos”, destacou Neto.

            O Gerente Executivo do BNB, Keke Azevedo, reconheceu que a análise do banco é bem mais criteriosa que das demais instituições financeiras do mercado, porque ela interage com várias entidades reguladoras, mas, ponderou que vale a pena o produtor se adequar as exigências legais de âmbito federal, estadual e municipal, porque independente na necessidade de crédito, os produtores rurais do Brasil precisam estar atentos a agenda ASG. “De fato, o nosso tempo de análise e contratação de uma proposta é mais longo do que o de um banco privado, mas as condições do crédito compensam.”

Para ilustrar essa vantagem ele mostrou duas situações. Uma de um valor de financiamento de R$ 500 mil, com prazo de 12 meses, a uma taxa de 7,6% que no BNB, o valor do financiamento ficaria R$ 538 mil, enquanto que no Banco do Brasil, a mesma simulação, ficaria com o valor final de R$ 560 mil, já que a taxa é de 12%. A mesma operação o BNB com o prazo de 60 meses, o valor final do financiamento ficaria em R$ 721.159,55, enquanto que no Banco do Brasil, cuja taxa é 14%, esse valor aumentaria para R$ 962.707.29. “Nossa análise de acesso ao crédito é mais minuciosa, mas as taxas são melhores. Nós buscamos facilitar o processo, mas nunca negligenciar a importância do atendimento as legislações vigentes”, reiterou Keke Azevedo.

            Entre as linhas de financiamento apresentadas os produtores paraibanos pelos representantes do BNB para o Plano Safra 2023/2024 destacam-se a FNE Agro Inovação, com prazo de até 15 anos, com até 5 anos de carência, que financia bens e serviços, com juos de 6,78%/ano. O FNE Agro Conectado com prazo de até 15 anos, com até 5 anos de carência, que financia tecnologia de telecomunicação, com juos de 6,78%/ano. Já o FNE Sol que tem prazo de 12 anos e carência de até seis medes, financia projetos de energia solar, com taxa de juros de 7,6%/ano.

            O presidente da Asplan, José Inácio, reforçou a necessidade do BNB rever processos para que o produtor possa ter acesso ao crédito na instituição. “A gente sabe que as vezes tem o recurso e é o melhor dinheiro, mas infelizmente o produtor deixa de financiar no BNB por causa dessa burocracia complexa e que não depende do produtor”, disse ele, lembrando a questão da Sudema na Paraíba. “A gente sabe que a Sudema não é fácil, o problema é sério aqui na Paraíba onde há um fluxo que deixa a desejar em termos de agilidade”, disse ele citando exemplos desta burocracia que impede o produtor de ter acesso ao crédito do BNB. “Há de haver uma maneira mais descomplicada que a atual, porque não é fácil tirar dinheiro no BNB com todas essas exigências. É preciso rever a normativa do FNE que é antiga, engessada e difícil”, reiterou o dirigente da Asplan.

            José Inácio lembrou ainda que os produtores precisam do banco e não podem perder a esperança de ter acesso ao crédito. “Vamos trabalhar. Vamos ver quais são os gargalos e saídas. A equipe técnica da Asplan está montada para atuar. Vamos ver como ter acesso ao crédito. O que precisar pode contar com a gente”, finalizou o presidente da Asplan.

            A Assistente Técnica da Asplan, Fernanda Vasconcelos, que faz a ponte entre produtores associados e as instituições financeiras, junto com o consultor financeiro de entidade, Cristiano Aguiar, destacou a importância deste serviço de consultoria prestado pela Associação. “A gente está vendo aqui que não é fácil obter recursos do BNB, mas, já tivemos esse ano vários casos de aprovação de crédito na instituição”, relembrou ela que também é a responsável pelo serviço de orientação e apoio aos produtores ligados à Asplan.

Os gerentes do BNB com atuação na Paraíba estiveram presentes no evento
O público do evento com o BNB
O evento do BNB aconteceu no auditório da Asplan
O diretor do DETEC da Asplan, Neto Siqueira fez a abertura do evento
Keke Rosemberg, gerente excutivo do BNB e Jospe Inácio, presidente da Asplan
A Assistente Técnica da Asplan, Fernanda Vascon celos falou sobre o serviço de co9nsultoria para associados
Diretores da Asplan e representantes do BNB
Houve momentos de perguntas durante o evento