Asplan apoia evento que debate história das Engenhariase Agronomia paraibana

Nos próximos dias 21 e 22, profissionais, estudantes e público interessado irão debater a história das Engenharias e da Agronomia paraibana. O objetivo é preparar futuros profissionais destas áreas para os desafios que virão, mostrando o que foi feito no passado como referência de melhorias para o futuro. O 1º Seminário Sobre a História das Engenharias e Agronomia Paraibana (HEAP) será realizado no auditório da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), uma das patrocinadoras do evento, em João Pessoa. As inscrições podem ser feitas pelo link https://asplanpb.com.br/heap/Para associados da Asplan a inscrição é gratuita.
De acordo com a programação, na manhã do primeiro dia será debatido no Módulo 1 – Projetos, o Cálculo estrutural da torre da TV Cabo Branco, com o  Eng. Civil Argemiro de Brito Franca, às 8h.  O Módulo 02 – Obras Estruturantes vai focar na construção da Rodoviária de João Pessoa, suas dificuldades e soluções, com o Eng. Civil José Reinaldo Lima, às 10 h. À tarde, o Módulo 03 – Pesquisas Acadêmicas traz o debate sobre a Obtenção do pó de Cactos para uso como aditivos em concretos e argamassas, com a  Eng. Dra. Gabriella Cavalcante, às 14h e no Módulo 04 – Resíduos. O enfoque será Material de construção: do desperdício ao surgimento de usinas de beneficiamento com o Eng. Prof. Joácio Morais, às 16h.
Horário: 16h00
 No segundo dia do seminário, noo Módulo 05 – Empresa Agrícola debaterá Os bastidores do desenvolvimento da empresa Frutas Doce Mel, com o Eng. Agrônomo Márcio Lima da Silva, a partir das 8h. Em seguida, no Módulo 06 – Agronomia e a Urbanização, será debatido a Arborização urbana nos municípios paraibanos e o papel do engenheiro agrônomo no desenvolvimento das árvores nestes municípios, com o Eng. Agrônomo e Mestre em Gestão Ambiental. Anderson Fontes, a partir das 10h. Na parte da tarde, o Módulo 07 – Assistência Técnica debate A evolução do modelo de atendimento ao produtor rural no Brasil, com o Eng. Agrônomo Gabriel Petelinkar, às 14h. Em seguida, no Módulo 08 – Geoprocessamento, será visto a Evolução do uso de geotecnologia no agronegócio, com o especialista em Geoprocessamento da Asplan, Thybério Luna Freire, às 16h.
Para o presidente da Asplan, José Inácio de Morais, que é engenheiro agrônomo, o 1º HEAP é uma excelente oportunidade de atualizar conhecimentos. “A expectativa é que a gente debata o que foi feito, valorizando o passado, mas de olho no que o futuro exigirá de nós para melhorarmos ainda mais o campo de atuação destes profissionais”, afirmou o dirigente canavieiro.
Além da Asplan apoiam o Seminário a empresa RL2 Construções, Assessoria e Consultoria de Engenharia, a Rebrite (Reciclagem de Material de Construção), a Maccaferri, o Confea – Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, o Coopcon Paraíba, a Brascon, a Hoop Eyewear, o Treinamento Engenheiros do Futuro, o Mundo das Tintas e a Sente Mente – Clínica Integrada.
José Inácio, presidente da Asplan
Rolar para cima