Author: administrador

Jornada Técnica promovida pela Bayer e Semear atualiza informações sobre manejo de isoporização e de plantas daninhas na cana-de-açúcar

Uma manhã de aprendizado e ampliação de conhecimentos sobre manejo de isoporização e de plantas daninhas em cana-de-açúcar. Essa foi a tônica do evento promovido pela Bayer e Semear Agronegócios nesta quinta-feira (19), na sede da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), em João Pessoa, para associados, produtores e representantes das indústrias do setor na Paraíba. As palestras foram conduzidas pelos professores doutores Nilceu Cardoso e Renan Cantalice. Houve ainda uma apresentação de resultados de campo com o representante técnico de vendas da Bayer, Fabrício Alvim.

Coube ao vice-presidente da Asplan, Raimundo Nonato, dar as boas-vindas aos palestrantes, promotores do evento e ao público que prestigiou o momento. “Estou aqui, em nome do nosso presidente José Inácio que não pôde estar presente em função de outro compromisso, para externar nossa alegria e satisfação de estar participando de um momento como esse que nos atualiza sobre as inovações tecnológicas do setor que nos ajudam a produzir mais e melhor”, disse Nonato.

Em seguida, José Gomes, da Semear Agronegócios, agradeceu o espaço cedido pela Asplan para realização do evento e destacou a importância de encontros como esse. Na sequência, o professor doutor Renan Cantalice, da UFAL, abordou a temática do manejo de plantas daninhas em cana-de-açúcar. “Quando se fala em manejo, pensa-se logo em herbicida, porém, antes disso, é preciso conhecer a cultura e observar as oportunidades porque planta não tem regra e é preciso se adequar a cada situação e, sobretudo, entender a espécie que se tem que atacar”, afirmou ele, lembrando que o manejo de plantas daninhas tem um custo elevado e pode representar de 20 a 30% dos custos de produção.

O professor doutor lembrou ainda que a fase do plantio é a etapa mais importante no tocante ao combate de plantas daninhas e que as vezes o produtor negligencia essa questão. “A dessecação é fator primordial no manejo de plantas daninhas, mas as vezes ela é negligenciada, contudo é preciso relembrar que há um momento ideal para combater as ervas daninhas”, reforçou ele, lembrando que é preciso ter longevidade para ter mais lucratividade. O palestrante abordou ainda a questão da proliferação do camalote, reiterando que localizar e mapear as áreas onde ele aparece é o princípio do manejo produtivo e que é preciso conhecimento técnico e organização para um manejo eficiente e eficaz.

O agrônomo da Asplan, Luis Augusto, fez uma interferência neste momento, para alertar que o camalote já foi identificado em algumas propriedades da Paraíba e que é preciso que o produtor fique vigilante, pois ele é de difícil controle, sendo, atualmente, essa espécie de capim a principal praga de cana-de-açúcar. Nonato também fez um aparte neste momento, lembrando da importância da ATR. “É muito importante ter uma boa produtividade, mas, mais importante que isso é ter uma alta ATR, porque a gente recebe pelo ATR. É preciso se preocupar com a produtividade, mas, sobretudo com a qualidade de nossa cana”, disse ele.

Na sequência, Fabrício Alvim, apresentou resultados de campo com a utilização dos produtos Bayer em propriedades da Paraíba, Alagoas e outros estados, principalmente, utilizando o Indaziflam e Isoxaflutol, e os produtos Alion, Provence, Gladium e Ethrel. Os experimentos apresentados foram realizados nas usinas Giasa, Monte Alegre, JB, Trapiche, Petribu, São José e Fazenda Riacho, em Alagoas.

Coube ao Engenheiro Agrônomo, produtor, consultor e pesquisador, Professor Doutor Nilceu Cardoso, fazer a última palestra do evento sobre isoporização em cana-de-açúcar. Mas, ele foi além e deu uma aula de conhecimento sobre a planta, passando pela fenologia da cultura, desde sua brotação até a maturação, modelagem de crescimento, sobre peculiaridades, tais como, interações da planta e condições climáticas, abordando aspectos da matriz de produção, desde o plantio, do cultivo até a colheita, falou sobre teor de sacarose, abordando aspectos do acúmulo de açúcares e características genéticas. Neste aspecto, ele reiterou que: “quem reduz a taxa de crescimento primeiro, em função de restrições ambientais, tende a acumular açúcares em maior quantidade”.

A palestra dele também abordou o uso do moderador vegetal Ethrel, um produto com mais de 40 anos no mercado, que é usado em diferentes culturas e finalidades. “Mais do que um inibidor, o Ethrel é um biossinalizador, que inibe a isoporização e estimula a pré-maturação”, disse ele, lembrando que a aplicação do produto depende do estágio de desenvolvimento do canavial e do balanço hídrico da plantação.

O diretor do Departamento Técnico da Asplan, Neto Siqueira, encerrou o evento, destacando o alto nível das palestras e lembrando a importância do produtor acompanhar a evolução tecnológica e conhecer mais profundamente a sua cultura. “Já se foi o tempo que era só plantar e esperar a chuva. Hoje, quem quiser ter produtividade e lucratividade tem que entender a fenologia da planta, o mercado e investir em produtos que agreguem valor a cultura, além de se manter bem informado sobre tudo o que diz respeito à cana-de-açúcar”, disse ele. O evento foi encerrado com um almoço.

A palestra aconteceu no auditório da Asplan
Neto Siqueira, diretor do Detec da Asplan, elogiou o nível das palestras
Fabricio Alvim, representante técnico da Bayer
Jose Gomes da Semear agredeceu o apoio da Asplan na realização do evento
Nilceu Cardoso abordou a questão do manejo da isoporização
O engenheiro agrônomo Luis Augusto, da Asplan
Público do evento.
O evento foi promovido pela Semear Agronegócios.
O professor doutor Renan Cantalice abordou o manejo de plantas daninhas.
O vice-presidente da Asplan, Raimundo Nonato.
Raimundo Nonato, vice-presidente da Asplan, e o diretor do Detec, Neto Siqueira.
Palestrantes, dirigentes da Asplan, da Bayer e da Semear.
Renan Cantalice durante sua palestra.
Nilceu Cardoso fez uma palestra que abordou vários aspectos ligados a cultura da cana.

Presidente da Asplan elogia aprovação na Câmara do PL que assegura que trabalhador safrista não perca benefícios sociais ao ser contratado

Há algum tempo, o setor agrícola, especialmente, a cana-de-açúcar que precisa de muita mão de obra no campo em épocas de safra vinha sofrendo com a escassez de trabalhadores safristas dispostos a assinar a carteira de trabalho. Isto porque, caso ele assinasse a carteira, perderia os benefícios sociais que regularmente recebia. Mas, essa situação está prestes a mudar e para melhor. Com a aprovação, nesta quarta-feira (19), pelo Plenário da Câmara dos Deputados do Projeto de Lei 715/2023, que compatibiliza o recebimento de benefícios sociais com a celebração de contratos de safra sem prejuízos para o trabalhador, esse impasse não mais ocorrerá. Para o presidente da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), José Inácio, esse Projeto chega em boa hora.

 “Esse PL é muito importante não apenas para a cana-de-açúcar, mas para a agricultura em geral, pois ele vai possibilitar que o trabalhador safrista possa ser fichado, ter seus direitos garantidos, sem perder os benefícios sociais que ele recebe”, disse o dirigente canavieiro. A matéria segue agora para análise no  Senador Federal.

O PL que é de autoria do deputado federal Zé Vitor (PL-MG) e teve a relatoria do deputado Evair de Melo (PP-ES), na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR), ambos integrantes da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), compatibiliza o contrato em carteira, sem a perca do recebimento de beneficio social.

José Inácio destaca que o que acontece atualmente é que com receio de perder os benefícios sociais regularmente percebidos, os trabalhadores não querem assinar carteira por períodos de curta duração e preferem trabalhar na ilegalidade para não perder os benefícios. “Com esse PL nós vamos poder registrar o contrato de trabalho em carteira sem nenhum ônus ou perca para o trabalhador”, afirma o presidente da Asplan. Para ele, a matéria também deve ser aprovada pelos senadores. “Não há porque vetar uma matéria que beneficia tanto trabalhadores, quanto empregadores e o próprio governo que terá mais arrecadação”, finaliza o dirigente canavieiro.

Presidente da Asplan, José Inácio comemora aprovação de PL que vai permitir contratação sem perda de benefícios sociais

Posto Médico do Hospital de Patos atende mais de 30 pacientes no Terreiro do Forró

Nos dois primeiros dias de funcionamento do posto médico de Pronto Atendimento instalado no Terreiro do Forró, em Patos, 33 pessoas utilizaram o serviço. Foram dez pessoas no dia 19, data de abertura da unidade, e mais 23 nessa quinta-feira (20). Mal-estar, intoxicação alcoólica, crise de ansiedade, lesão química no olho, lombalgia, odontoalgia, diarreia, crise convulsiva, cólica, crise asmática síndrome vasovagal (demora na chegada de sangue ao coração e ao cérebro), náusea, vômito, cefaleia, síncope (perda de consciência súbita e breve com perda do tônus postural), luxação de pé e dor abdominal foram as causas dos atendimentos.

A abertura do posto contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o secretário de Estado de Saúde, Arimatheus Reis, o secretário de Gestão Hospitalar, Patrick Almeida, o deputado federal, Hugo Mota e o prefeito de Patos, Nabor Vanderley. O secretário enalteceu a importância do serviço. “Aqui em Patos, a gente tem uma estrutura para atender pacientes com variadas demandas clínicas, além de casos graves com o suporte do Programa Coração Paraibano”, destacou o secretário.

Para o secretário de Gestão Hospitalar, Patrick Almeida, o posto médico garante tranquilidade e segurança para o público. “O principal ponto é que enquanto o folião se diverte, a gente está preocupado com a saúde dele e essa preocupação ocorre de forma descentralizada, já que temos suporte em vários polos de São João no Estado, com ambulâncias e também suporte de helicópteros”, disse ele, lembrando que essa estrutura, além de Patos, está presente em Santa Luzia, Campina Grande, Bananeiras, João Pessoa e em Santa Rita. A unidade de Patos vai funcionar todas as noites de 19 a 23 de junho, das 20h às 3h.

De acordo com o relatório de atendimentos do posto, nos dois primeiros dias, apenas um paciente teve que ser transferido para o hospital com crise convulsiva. Nesse período, além de pacientes residentes em Patos foram atendidas pessoas de João Pessoa, Catingueira, Natal (RN), Rio de Janeiro, Coremas, Riachão do Bacamarte, Brasília (DF), Santa Terezinha, Ceará Mirim (RN) e Caicó (RN).

A disponibilidade do posto médico no espaço dos festejos juninos de Patos acontece pelo segundo ano consecutivo e é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), que reforça a assistência em saúde aos forrozeiros e visitantes do tradicional São João do sertão.

O posto médico vai funcionar das 20h às 3 horas da manhã
No primeiro dia de funcionamento do posto médico 10 pessoas foram atendidas
Mal estar foi uma das causas de atendimento neste primeiro dia de abertura do posto
Posto médico do Hospital de Patos neste dia 20 ficou bem movime ntado
Um dos atendimentos no posto médico do Hospital de Patos na noite desta quinta-feira (20)
No segundo dia de funcionamento do posto 23 pessoas foram atendidas
Atendimento cardiológico no posto médico do Hospital de Patos
Várias pessoas foram atendidas no posto médico na segunda noite de festejos em Patos

Presidente da Unida e da Câmara Setorial enaltece PL que garante que o trabalhador safrista não perca benefícios sociais ao ser contratado

A aprovação pelo Plenário da Câmara dos Deputados do Projeto de Lei 715/2023, que compatibiliza o recebimento de benefícios sociais com a celebração de contratos de safra sem prejuízos para o trabalhador, vai promover uma revolução no mercado de trabalho na agricultura, especialmente, no setor canavieiro que vem sofrendo com a escassez de mão de obra no campo. O presidente da União Nordestina dos Produtores de Cana-de-açúcar (Unida) e da Câmara Setorial do Açúcar e do Álcool do MAPA, Pedro Campos Neto, elogiou a aprovação que aconteceu nesta quarta-feira (19). “Esse PL é de extrema importância para a agricultura em geral, especialmente, para a cana-de-açúcar e para o Nordeste”, disse o dirigente canavieiro. A matéria segue agora para análise no  Senado Federal.

O PL que é de autoria do deputado federal Zé Vitor (PL-MG) e teve a relatoria do deputado Evair de Melo (PP-ES), na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR), ambos integrantes da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), compatibiliza o contrato em carteira, sem a perca do recebimento de beneficio social. “Para a gente da cana-de-açúcar, principalmente, no Nordeste, que necessita de uma grande quantidade de mão de obra no campo, esse PL garante ao trabalhador safrista, que é contratado apenas para o período de safra, que não perca os benefícios sociais que recebe, seja ele Bolsa Família ou a aposentadoria especial antecipada”, explica Pedro Neto.

Segundo ele, o que acontece atualmente, é que com receio de perder os benefícios sociais por causa de uma contratação de curta duração os trabalhadores preferem trabalhar na ilegalidade para não perder os benefícios. “Com esse PL nós vamos poder registrar o contrato de trabalho em carteira, recolher FGTS e demais tributos sem nenhum ônus ou perca para o trabalhador, muito pelo contrário, o trabalhador só terá ganhos e o governo também, ou seja, ganham todos”, reitera Pedro Neto.

Pedro Neto, presidente da Unida e da Câmara Setorial do Açúcar e do Álcool , elogiou aprovação do PL na Câmara dos Deputados

Presidente da Asplan elogia aprovação na Câmara do PL que assegura que trabalhador safrista não perca benefícios sociais ao ser contratado

Há algum tempo, o setor agrícola, especialmente, a cana-de-açúcar que precisa de muita mão de obra no campo em épocas de safra vinha sofrendo com a escassez de trabalhadores safristas dispostos a assinar a carteira de trabalho. Isto porque, caso ele assinasse a carteira, perderia os benefícios sociais que regularmente recebia. Mas, essa situação está prestes a mudar e para melhor. Com a aprovação, nesta quarta-feira (19), pelo Plenário da Câmara dos Deputados do Projeto de Lei 715/2023, que compatibiliza o recebimento de benefícios sociais com a celebração de contratos de safra sem prejuízos para o trabalhador, esse impasse não mais ocorrerá. Para o presidente da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), José Inácio, esse Projeto chega em boa hora.

 “Esse PL é muito importante não apenas para a cana-de-açúcar, mas para a agricultura em geral, pois ele vai possibilitar que o trabalhador safrista possa ser fichado, ter seus direitos garantidos, sem perder os benefícios sociais que ele recebe”, disse o dirigente canavieiro. A matéria segue agora para análise no  Senador Federal.

O PL que é de autoria do deputado federal Zé Vitor (PL-MG) e teve a relatoria do deputado Evair de Melo (PP-ES), na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR), ambos integrantes da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), compatibiliza o contrato em carteira, sem a perca do recebimento de beneficio social.

José Inácio destaca que o que acontece atualmente é que com receio de perder os benefícios sociais regularmente percebidos, os trabalhadores não querem assinar carteira por períodos de curta duração e preferem trabalhar na ilegalidade para não perder os benefícios. “Com esse PL nós vamos poder registrar o contrato de trabalho em carteira sem nenhum ônus ou perca para o trabalhador”, afirma o presidente da Asplan. Para ele, a matéria também deve ser aprovada pelos senadores. “Não há porque vetar uma matéria que beneficia tanto trabalhadores, quanto empregadores e o próprio governo que terá mais arrecadação”, finaliza o dirigente canavieiro.

Pedro Neto, presidente da Unida e da Câmara Setorial do Áçucar e do Álcool, elogiou aprovação do PL na Câmara dos Deputados

Posto médico para pronto atendimento no São João de Patos começa a funcionar na abertura da festa

Pelo segundo ano consecutivo, o Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), instala o posto de Pronto Atendimento para reforçar a assistência em saúde aos forrozeiros e visitantes do mais tradicional São João do sertão, em Patos. A unidade vai funcionar todas as noites, a partir desta quarta-feira (19), quando será realizada a abertura oficial das festividades, no Terreiro do Forró. O espaço contará com profissionais do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro e realizará atendimentos de baixa e média complexidade, promovendo rapidez no atendimento ao público que precisar dos serviços de saúde.

O Posto Médico funcionará como pronto atendimento e está equipado com insumos e equipamentos, medicamentos, macas e cadeiras. Quem necessitar de assistência contará com uma equipe multidisciplinar com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e uma ambulância de apoio do Programa Coração Paraibano, com equipe completa para remoção para o Hospital Regional de Patos caso haja necessidade de atendimento cardiológico, ou de outros que exijam maior complexidade. O São João de Patos acontece de 19 a 23 de junho.

“Esta é mais uma maneira de o Estado prestar assistência em saúde à população, sobretudo a que estará concentrada na tradicional festa junina, tendo a Secretaria de Estado da Saúde de forma presencial nos maiores festejos na Paraíba, a exemplo do São João de Patos, que é o mais procurado do sertão. Ano passado a gente colocou o posto e avaliou que foi importante esse apoio e, este ano, voltamos a montar a mesma estrutura”, afirma o diretor geral do Hospital de Patos, Francisco Guedes.

Segundo a responsável técnica da Enfermagem do Hospital e coordenadora do Serviço do Posto Médico, Josiane Ramalho, a medida visa descentralizar e desafogar o atendimento na unidade hospitalar  nesta época dos festejos juninos, possibilitando que os pacientes com menor complexidade possam ser atendidos no próprio local do evento. “Vamos transferir apenas aqueles pacientes que precisam de uma observação mais especializada, de um exame complementar e que necessitem ficar em observação”, afirma ela.

Além de pronto atendimento, no posto também serão distribuídos preservativos masculinos e femininos. O atendimento no posto será direcionado àquelas pessoas que sejam levadas pelo Corpo de Bombeiros, levadas por terceiros ou mesmo que procurem atendimento espontâneo caso necessitem.

O diretor geral do Complexo lembra que as escalas dos profissionais que atuarão no Posto não afetará o atendimento no hospital. “Montamos a equipe sem mexer nas nossas escalas de plantões da semana, de forma que nada mudará em nossa rotina hospitalar e estaremos tanto no posto médico, quanto na unidade, aptos a atender essa demanda sazonal que aumenta nos dias de festejos juninos”, finaliza Francisco Guedes.

O Posto já está com insumos e equipamentos.
Esse é o segundo ano que o Hospital de Patos disponibiliza um posto médico no Terreiro do Forró.
O Posto Médico do Hospital de Patos no Terreiro do Forró funcionará até o dia 23.
O posto médico do Hospital de Patos no Terreiro do Forró será aberto na noite desta quarta-feira.
O Posto Médico do Terreiro do Forró já está pronto e equipado.

Sai portaria do MAPA com nomeação do novo presidente da Câmara do Açúcar e Álcool

O atual presidente da União Nordestina dos Produtores de Cana-de-Açúcar (Unida) e Primeiro Vice-Presidente da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), Pedro Tavares Campos Neto agora é, oficialmente, presidente da Câmara Setorial do Açúcar e do Álcool, do Ministério da Agricultura. A Portaria Nº 77 foi assinada pelo ministro Carlos Henrique Baqueta Favaro nesta segunda-feira (17) e deve ser publicada ainda essa semana no Diário Oficial da União. O novo mandato compreende o período 2024/2026. Pedro Neto substitui Mário Ferreira Campos Filho.

Pedro Neto foi indicado e eleito, por unanimidade, para assumir a Presidência da Câmara Setorial do Açúcar e do Álcool, do Ministério da Agricultura, em duas ocasiões. Na primeira, em janeiro, teve o nome referendado por ampla maioria das entidades representativas do setor. Em abril último, em nova consulta às entidades representativas, Pedro Neto teve seu nome reiterado pelas entidades representativas e órgãos de classe, a exemplo da Unica, Feplana, OCB, CNA, Embrapa, SIAMIG, Bioenergia Brasil, entre outras.

Pedro Neto, que reside na capital paraibana, é neto e filho de produtores de cana-de-açúcar, ao tomar conhecimento da assinatura da Portaria reafirmou seu compromisso com o setor sucroenergético, lembrando que a bandeira que irá defender será sempre a da cana-de-açúcar. “Agradeço a confiança de todos que referendaram meu nome, em duas ocasiões, o que aumenta ainda mais minha responsabilidade, e digo que estou muito entusiasmado para encarar mais esse desafio, mas, para tanto, conto com a ajuda de todos os amigos que compõem a Câmara Setorial, para juntos defendermos os interesses do setor empunhando a nossa bandeira que é a da cana-de-açúcar”, disse ele.

 “O setor sucroenergético celebra a indicação de Pedro Neto para presidência da Câmara Setorial, pois ele tem maturidade, experiência e competência, além de um profundo conhecimento do setor. Acredito que não poderíamos estar em melhores mãos”, afirmou o presidente da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba, José Inácio de Morais. O senador Efraim Filho também se manifestou após a assinatura da Portaria. “A nomeação de Pedro Neto, que assumirá o cargo mais importante do setor sucroenergético, simboliza que a Paraíba e o Nordeste agora tem vez e voz para todo o Brasil no setor da cana-de-açúcar”, destacou o senador paraibano.

Pedro Neto, presidente da Unida, e agora também da Câmara Setorial do Açúcar e do Álcool do MAPA

Hospital de Patos realiza mais de 200 atendimentos e 32 cirurgias no plantão do final de semana

O plantão da Emergência e Urgência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), em Patos, neste final de semana (14 a 16) ficou marcado por 202 atendimentos e 32 cirurgias, sendo metade delas de urgência. A unidade, que integra a rede estadual de hospitais, atendeu ainda 24 pessoas vítimas de sinistro de trânsito.

O maior volume de atendimentos foi no plantão do sábado (15) quando 97 pessoas deram entrada no hospital. No domingo (16) mais 79 pessoas foram atendidas na unidade e na sexta-feira (14) outras 26 pessoas passaram por avaliação médica e assistência hospitalar.

Das 24 pessoas que deram entrada como vítimas de sinistros de trânsito, 20 foram com acidentes envolvendo motocicletas, duas com automóvel, uma por atropelamento e outra com bicicleta.  Boa parte delas era de Patos, que registrou 10 ocorrências, mas o hospital atendeu ainda acidentados das cidades de Água Branca, Coremas, Mãe D’água, Malta, Matureia, Santa Teresinha, São Bento, São José do Bonfim, Teixeira e São José de Espinharas.

Na urgência, além dos casos envolvendo as vítimas de sinistros no trânsito, os demais motivos dos atendimentos do hospital neste final de semana foram de pacientes com dores diversas, com 56 casos; de quedas, com 29 registros; e de fratura, com 11 ocorrências. Houve ainda cinco registros de pessoas mordidas por animais e três casos de agressão física entre outros motivos de atendimentos.

 Nas 32 cirurgias realizadas, 13 foram oncológicas, nove ortopédicas, cinco gerais, quatro vasculares e uma urológica. Aconteceram 16 procedimentos de urgência e outros 16 eletivos, que já estavam agendados para serem feitos.

Hospital de Patos realizou 13 cirurgias oncológicas no plantão do final de semana.
Das 32 cirurgias realizadas 16 foram de urgência.
Hospital de Patos realizou 32 cirurgias no final de semana.

Hospital de Catolé do Rocha realiza mais de 350 atendimentos no plantão do final de semana

O Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, unidade pertencente à rede estadual de saúde, em Catolé do Rocha, realizou, entre a sexta-feira (14) e a meia-noite deste domingo (16), 365 atendimentos. Além dos atendimentos ambulatoriais e de urgência, a unidade realizou duas cirurgias eletivas, seis partos e duas curetagens (procedimento médico recomendado para remover qualquer tipo de tecido do útero).

Foram realizados no plantão 388 exames laboratoriais e 85 Raio-X. As duas cirurgias eletivas foram de laqueadura (procedimento de esterilização permanente voluntário para mulheres).

Durante o período, 25 pessoas foram internadas por motivos diversos, entre eles, Acidente Vascular Cerebral (AVC), colecistite aguda (inflamação aguda da vesícula biliar), dor abdominal, fratura, infecção, insuficiência cardíaca, além das pacientes que realizaram partos e laqueaduras.

Na urgência e ambulatório médico, os principais motivos dos atendimentos foram de pacientes com dores diversas (58), seguido de pessoas com infecção (28), e com sintomas de síndrome gripal (12).

Atendimento no ambulatório do Hospital de Catolé do Rocha
Hospital de Catolé realizou365 consultas médicas no plantão do final de semana

Hospital de Coremas atende mais de 180 pessoas no plantão do final de semana

A urgência do Hospital e Maternidade Estevam Marinho, de Coremas, unidade pertencente à rede estadual de saúde, registrou o atendimento a 181 pessoas no plantão deste final de semana, entre a sexta-feira (14) e a meia-noite do domingo (16). Foram 63 atendimentos na sexta-feira, mais 56 no sábado e outros 62 no domingo.

Os casos de complicações com diabetes, sintomas de síndrome gripal e crise nervosa lideraram os atendimentos no ambulatório médico no período, com 55, 21 e 11 casos, respectivamente. Mas, além destes casos, durante o fim de semana o hospital atendeu ainda pacientes com amigdalite, cefaleia, diarreia, dificuldade de urinar, dispneia, febre, dengue, crise hipertensiva, quadro infeccioso, mal estar, reação alérgica, sangramento, trauma, vômito e ainda uma tentativa de suicídio.

No período, quatro pessoas, após passarem por avaliação médica, precisaram ser internadas para observação e cuidados posteriores por causa de pneumonia, crise convulsiva, diarreia/febre e dor em membro.

Um dos atendimentos no ambulatório médico do Hospital de Coremas
Hospital de Coremas atendeu 181 pessoas no plantão do final de semana