Author: News Comunicação
Área Verde do Complexo de Patos ganha novas cadeiras reclináveis para dar maior conforto aos pacientes
A partir desta sexta-feira (04), os pacientes que procurarem os serviços do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) e precisarem ficar na Área Verde da unidade sentirão uma grande diferença. Isto porque dentro do processo de melhoria contínua e de mudanças internas que tornem o atendimento mais humanizado e eficaz, o espaço ganhou 12 novas cadeiras reclináveis, destinadas aos pacientes que precisarem de cuidados pouco urgentes. O local também passou por revisões hidráulica e elétrica, assim como pintura.
“Com essa melhoria e aquisição das cadeiras reclináveis tornamos o ambiente da Área Verde mais humanizado, melhoramos fluxos internos e a própria apresentação do ambiente que ficou mais claro, funcional e agradável, melhorando sensivelmente o atendimento aos pacientes que precisem de cuidados nesta área de nossa unidade”, destaca o diretor geral da unidade, Francisco Guedes. Antes o hospital dispunha de seis cadeiras. Agora tem doze.
- A Urgência do Complexo está com novo layout
- As novas cadeiras são mais confortáveis
- Com as novas cadeiras e mudanças o ambiente da Área Verde ficou mais amplo
- O ambiente da Área Verde a partir desta sexta-feira (04)
- O espaço ficou mais agradável e harmonioso
- Profissionais que atuam na Área Verde elogiaram a mudança
Complexo de Patos está com 90% de sua capacidade de UTI Covid ocupada
O Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC), um dos hospitais de referência da rede pública estadual para casos de coronavírus no sertão paraibano, continua registrando aumento na ocupação de seus leitos de isolamento. Nesta sexta-feira (04), a unidade tem 19 pacientes internados na UTI Covid, o equivalente a 90% de sua capacidade para doentes que precisam de cuidados intensivos, e mais 14 pacientes nas enfermarias clínicas Covid. A unidade tem 20 leitos de UTI Covid e 23 Enfermarias Clínicas destinadas, exclusivamente, para casos de coronavírus e nos próximos dias ganhará mais seis leitos de UTI Covid, conforme anunciou essa semana o governador João Azevêdo.
O diretor geral do Complexo, Francisco Guedes, alerta que o território onde está inserido o Complexo voltou a bandeira vermelha e a população precisa colaborar para evitar um aumento ainda maior no número de casos da doença. “O aumento no número de casos de Covid é uma realidade e a gente percebe isso com a demanda crescente de internações e o grande perigo, além do agravamento do quadro em muitos casos, é uma procura grande e num mesmo momento por leitos provocando o colapso do sistema de atendimento e para evitar isso, a população precisa fazer a sua parte, ou seja, manter os cuidados preventivos de segurança e higienização”, reitera o diretor, enaltecendo que não é hora de relaxar nestes aspectos.
- 90% dos leitos de UTI Covid do Complexo de Patos estão ocupados
ALPB derruba veto do governador e visita hospitalar virtual a pacientes com Covid na PB será realidade
Com 25 votos favoráveis e apenas uma abstenção do deputado Ricardo Barbosa, a Assembléia Legislativa da Paraíba aprovou, durante sessão remota nesta manhã de quarta-feira (02), a derrubada do Veto do governador João Azevêdo ao Projeto de Lei 1.853/2020, que institui a visitação hospitalar virtual, através de videochamadas de familiares, para pacientes internados em hospitais públicos do Estado vítimas do novo coronavírus. O deputado estadual Jeová Campos, autor da propositura, comemorou a decisão dos colegas e reiterou que sua iniciativa teve como foco humanizar, ainda mais, o tratamento dos pacientes de Covid na Paraíba. “Essa iniciativa humaniza o tratamento de saúde do paciente porque reduz a tristeza e isolamento dele e também dos familiares que ficam afastados de um ente querido, de um amigo, sem ter como ficar perto, na medida em que permite ver e falar com a pessoa e interagir com ela, mesmo que virtualmente”, disse o deputado.
Em seus argumentos, Jeová lembrou ainda que não havia sentido para o veto, já que a proposta não gera nenhum ônus para o Governo e promove a isonomia de atendimento entre os pacientes. “Quem está internado em UTI comum tem direito a duas visitas por dia e por que não permitir que, uma vez ao dia, como propomos, o paciente de Covid possa ter uma interação com os seus familiares, mesmo que virtualmente?”, indagou Jeová. O deputado lembrou de casos tristes, recentemente, acontecidos que envolveu pacientes de Covid. “A senhora Maria Feitosa ficou 30 dias internada sem ter contato nenhum com a família. Foi a óbito por causa do Covid e a família não pôde se despedir dela. Esse é apenas um dos casos, mas tivemos outros, como de meu primo Raimundo Campos e do Sr. José Braga. Se nosso PL estivesse em vigor, a família dessas e de tantas outras pessoas teriam tido a oportunidade de acompanhá-los em seus últimos dias”, reiterou o parlamentar.
Para o deputado Jeová Campos, com a manutenção da proposta, a Paraíba vai assegurar esse direito aos pacientes, que devido à contaminação pelo novo coronavírus têm que se manter isolados, sem nenhum contanto com seus familiares, o que aumenta a angustia de quem está internado e de quem está em casa, sem poder acompanhar o ente querido. “Isso já está acontecendo em outros estados do país e fico muito feliz de inserir a Paraíba nesta nova realidade que é, antes de tudo, uma questão de humanidade, de sensibilidade e empatia, ainda mais num momento em que a gente percebe que os casos da doença estão aumentando”, destacou o parlamentar.
Outros deputados, antes da votação da matéria, se pronunciaram a favor da derrubada do veto, a exemplo da Dra. Paula que parabenizou Jeová pela iniciativa. “Essa videoconferência proporciona conforto espiritual e melhora considerável no quadro do paciente, inclusive, aumentando as defesas do organismo. Quero parabenizar o deputado Jeová pela iniciativa que tem todo o meu apoio”, disse a parlamentar que também é médica. A deputada Estela Bezerra também reiterou apoio ao projeto. “Essa iniciativa é muito importante e contribui para humanizar a assistência aos pacientes do Covid”, disse ela.
De acordo com a proposta, não há custo para o serviço, já que a chamada tem que ser feita do próprio celular do paciente ou de familiares. Segundo o PL, os horários para a visita hospitalar virtual devem ser definidos por cada unidade hospitalar, obedecendo aos protocolos de proteção aos profissionais de saúde, acontecer três vezes por semana e durar, no máximo, dez minutos. Para efeito das ligações, deverão ser utilizados aparelhos dos pacientes ou de seus familiares, objetivando garantir a comunicação entre os mesmos. “Cada unidade estabelecerá seu rito e fará a avaliação de quais pacientes estarão em condições de participar das videochamadas”, diz o parlamentar.


Deputado Jeová propõe inclusão de conteúdos referente à literatura paraibana na grade curricular do Ensino Médio de escolas no Estado
A literatura paraibana é rica, diversificada e imensa e deixou seu legado para além das fronteiras do estado. Nomes como Augusto dos Anjos, Pedro Américo, Ariano Suassuna e José Lins do Rego, são referenciais de belas obras, conhecidos em todas as partes do Brasil, mas, infelizmente, muitos estudantes não os conhecem ou pouco sabem de suas obras. Para dar maior visibilidade à literatura paraibana aos alunos dos estabelecimentos de ensino do Estado, proporcionando maior conhecimento da rica trajetória literária local, o deputado estadual Jeová Campos está propondo a inclusão de conteúdos referentes à literatura paraibana na grade curricular do Ensino Médio das escolas públicas e privadas da Paraíba. O Projeto de Lei Ordinária – PLO 2246/2020 ainda será apreciado em plenário.
“Essa foi uma forma que entendo ser salutar para enaltecer os valores literários paraibanos, sem prejuízo dos conteúdos relacionados aos grandes nomes da literatura nacional. Além dos já citados autores temos nomes como Bráulio Tavares, Elizabeth Marinheiro, Ivan Bichara, Marília Arnaud, entre tantos outros ilustres escritores que muitas vezes são reconhecidos lá fora, mas não têm o devido reconhecimento em sua própria terra natal, muitas vezes até por falta de incentivo e oportunidade”, afirma o parlamentar, que acredita ser essa forma um bom estímulo para se mudar essa realidade.
- Projeto de Jeová quer enaltecer e tornar mais conhecidos escritores paraibanos
CCJ derruba veto do governador a PL de Jeová que propõe visita hospitalar virtual a pacientes com Covid na Paraíba
A Assembléia Legislativa da Paraíba aprovou, durante sessão remota no último dia 09 de setembro, o Projeto de Lei 1.853/2020, que institui a visitação hospitalar virtual, através de videochamadas de familiares, para pacientes internados em hospitais públicos do Estado vítimas do novo coronavírus. A propositura do deputado Jeová Campos, no entanto, foi vetada pelo governador João Azevêdo sob alegação de que a nova legislação previa “obrigações que não fazem parte da natureza do serviço público de saúde”. Nesta terça-feira (01), durante reunião extraordinária, a Comissão de Constituição, Justiça e Redação da ALPB (CCJ) derrubou o veto do executivo e agora a matéria volta a ser apreciada em plenário, provavelmente, na sessão remota, desta quarta-feira (02).
Para o deputado Jeová Campos, autor do Projeto de Lei, é preciso assegurar esse direito aos pacientes, que devido à contaminação pelo novo coronavírus têm que se manter isolados, sem nenhum contanto com seus familiares, o que aumenta a angustia de quem está internado e de quem está em casa, sem poder acompanhar o ente querido. “Não há custo para o serviço, já que a chamada tem que ser feita do próprio celular do paciente ou de familiares, portanto, não entendo o veto. É uma iniciativa até de amor ao próximo, que cria um canal de comunicação que tanto tranqüiliza o paciente, que fica isolado, como seus familiares, que não podem acompanhar fisicamente seus parentes já que essa doença não permite que ninguém fique próximo por causa do contágio”, argumenta o parlamentar.
Segundo o PL, os horários para a visita hospitalar virtual devem ser definidos por cada unidade hospitalar, obedecendo aos protocolos de proteção aos profissionais de saúde, acontecer três vezes por semana e durar, no máximo, dez minutos. Para efeito das ligações, deverão ser utilizados aparelhos dos pacientes ou de seus familiares, objetivando garantir a comunicação entre os mesmos. “Cada unidade estabeleceria seu rito e faria a avaliação de quais pacientes estariam em condições de participar das videochamadas”, reitera o parlamentar, lembrando que esse procedimento não é inédito já foi adotado, com sucesso, em unidades de saúde de outras localidades do país e traz um alívio para todos que estão envolvidos com o doente.
- Projeto do deputado Jeová Campos propõe realização de videochamadas para pacientes de Covid
Com 90% de sua capacidade ocupada direção do Complexo de Patos comemora anúncio de mais seis leitos de UTI Covid para a unidade
Nesta terça-feira (01), a ocupação dos leitos de UTI Covid do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) atinge 90% de sua capacidade, com 19 pacientes internados precisando de cuidados intensivos no isolamento. Com 20 leitos de UTI destinados, exclusivamente, para pacientes com Coronavírus, a direção do hospital recebeu com muito entusiasmo a notícia de que os leitos de UTI serão ampliados. A boa notícia foi dada nesta segunda-feira (30), pelo governador João Azevêdo, que anunciou a ampliação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Estado. No total, serão mais 36 leitos abertos nos próximos 15 dias, seis deles para o Complexo.
Além dos 19 pacientes na UTI, o Complexo está com mais 11 pacientes no isolamento Covid nas Enfermarias Clínicas. “De ontem para hoje, já internamos mais um paciente na UTI e mais três pacientes na enfermaria clínica. Os casos estão subindo e é preciso que a população também faça a sua parte, evitando aglomerações e usando máscaras e mantendo as medidas protetivas e preventivas de higienização das mãos frequentemente”, destaca o diretor geral do Complexo, Francisco Guedes.
Para Francisco, o anúncio da instalação de mais seis leitos de UTI Covid na unidade foi uma notícia alentadora. “Ampliar nossa capacidade de atendimento, principalmente, na questão dos leitos de UTI Covid nos traz mais tranqüilidade, uma vez que sabemos que pacientes graves de Covid não têm outra alternativa à sobrevivência que não contar com o suporte de equipamentos avançados que somente uma UTI pode propiciar”, disse o diretor, agradecendo a sensibilidade e iniciativa do governador João Azevêdo e do secretário de saúde do Estado, Dr. Geraldo Medeiros, que se anteciparam ao crescimento da demanda provocada pelo aumento de casos da Covid -19 em toda a Paraíba.
Segundo divulgação do Governo, além do Hospital de Patos ganharão novos leitos de UTI Covid o Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em Santa Rita, com mais 10 leitos, o Hospital Clementino Fraga, em João Pessoa, com a oferta de cinco vagas até o próximo dia 10 de dezembro, e ainda o Hospital de Clínicas de Campina Grande, com a abertura de mais 15 leitos a qualquer momento.
Deputado Jeová se reúne com representantes do Governo para solicitar implantação do Teste do Pezinho Ampliado o mais breve possível
As crianças recém-nascidas em unidades da rede estadual de saúde da Paraíba poderão dispor do Teste do Pezinho Ampliado graças a uma conquista capitaneada pelo deputado estadual Jeová Campos, autor do Projeto de Lei de n. 1.721/2018, que virou a Lei 11.566, em dezembro do ano passado. Porém procedimentos diversos, incluindo o processo licitatório para aquisição dos testes e capacitação da rede pública para realização dos exames, atrasaram a efetiva implantação do serviço. Nesta segunda-feira (30), o parlamentar esteve reunido com o secretário estadual de Saúde, Dr. Geraldo Medeiros, também na Secretaria de Administração e ainda com dirigentes do LACEN/PB para solicitar mais agilidade na efetivação desta política preventiva de saúde pública que fará a diferença no futuro de milhares de crianças Paraíba.
“A Paraíba tem a oportunidade de ser pioneiro no Nordeste na implantação deste teste ampliado, seguindo outras localidades, a exemplo de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas, Distrito Federal, Porto Alegre e Goiás que já implantaram em suas redes o serviço”, afirma Jeová, lembrando que está dedicando sua Emenda Impositiva, este ano, para implantação e execução da referida Lei.
O deputado lembra que é preciso ter celeridade para que essa política pública de saúde assegure aos filhos e filhas do povo paraibano, nascidos em hospitais e maternidades da rede pública de saúde da Paraíba, o direito ao teste de triagem neonatal, na sua modalidade ampliada. “Com esse teste será possível diagnosticar precocemente várias doenças, proporcionando um tratamento eficiente e imediato. Esses exames hoje só estão acessíveis aos filhos de pais ricos e mais abastados. Eu quero que os filhos dos pobres também tenham acesso a esses exames”, destacou o parlamentar. Atualmente, o teste do pezinho diagnostica apenas nove doenças e com a ampliação ele poderá identificar até 30 patologias.
O teste do pezinho ampliado vai tornar possível o diagnóstico precoce das seguintes patologias: Fenilcetonúria e outras aminoacidopatias, Hipertireoidismo congênito, Hiperplasia Adrenal, Galactosemia, Deficiência de Biotinidase, Toxoplasmose Congênita, Deficiência de G6PD, Fibrose Cística, Anemia Falciforme e outras Hemonoglobinopatias e Leucinos. A Lei estabelece que os testes de triagem neonatal deverão ser aplicados na alta hospitalar, independentemente, das condições de saúde do recém-nascido e que os resultados sejam encaminhados aos pais, num prazo de até 15 dias, a contar da data de coleta do material.
- O teste do pezinho ampliado já é Lei na PB graças a iniciativa do deputado Jeová Campos
Deputado Jeová Campos propõe instituição de uma política estadual de apoio a Agricultura Familiar
A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que 80% de toda a comida do planeta seja oriunda da Agricultura Familiar. No Brasil, a atividade envolve aproximadamente 4,4 milhões de famílias e é responsável por gerar renda para 70% dos brasileiros no campo segundo informações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Na Paraíba, boa parte dos produtos oriundos do campo vem da agricultura familiar e a depender da iniciativa do deputado estadual Jeová Campos, autor do Projeto de Lei Ordinária-PLO 2264/2020, a agricultura familiar no estado tomará outra proporção. “Estamos propondo a instituição de uma Política Estadual de Apoio à Agricultura Familiar para dar mais respaldo a essa atividade e melhores condições dela se desenvolver na Paraíba”, afirma o parlamentar.
O deputado lembra que no Brasil, a agricultura familiar conta com uma legislação própria e que é considerado agricultor familiar aquele que promove atividades no meio rural em terras de área inferior a quatro módulos fiscais, emprega mão de obra da própria família e tem sua renda vinculada a produção resultante desse estabelecimento. “Criar uma política estadual para esse segmento e ter uma visão de futuro, é estimular a permanência no campo, é gerar renda e emprego fora das cidades, movimentar a economia de uma forma sustentável e, sobretudo, promover o desenvolvimento socioeconômico e cultural das comunidades locais”, reforça Jeová.
Entre os objetivos do PLO está o de apoiar técnica e operacionalmente os agricultores familiares no Estado, promovendo, quando couber, parcerias operacionais para seu desenvolvimento; estimular a inclusão do estudo da agricultura familiar nas Escolas, visando uma mudança de parâmetros de organização da produção e do consumo; promover estudos e pesquisas de forma a contribuir com o desenvolvimento da produção; divulgar as políticas governamentais para o setor; propiciar maior capacitação dos agricultores familiares e estimular a captação e a disponibilização de recursos financeiros destinados a apoiar ações desta Política.
Como atribuições do governo, o PLO estabelece que o Estado deva prestar assistência educativa e técnica aos agricultores familiares; estabelecer incentivos fiscais e financeiros para o desenvolvimento dos agricultores familiares, inclusive mediante a abertura de linhas de crédito específicas e concessão de tratamento fiscal diferenciado, na forma da lei; estimular a inclusão de estudos sobre agricultura familiar nos ensinos fundamental, médio e superior, bem como na educação profissional e tecnológica e proporcionar apoio técnico. “É preciso que o poder público entenda a importância de mais investimentos nesta atividade, até como forma de também fomentar o desenvolvimento e fazer girar a economia além dos centros urbanos”, finaliza Jeová.
- Deputado propõe política estadual de apoio a Agricultura Familiar na PB
UTI Covid de Patos está com 80% de seus leitos ocupados
Com 20 leitos de UTI destinados, exclusivamente, para pacientes com Covid, nesta segunda-feira (30), o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) está com ocupação de 80% de sua capacidade para internação na Unidade de Terapia Intensiva para coronavírus. O boletim do setor de isolamento da unidade aponta ainda que além dos 18 pacientes sob cuidados na UTI Covid, outros oito estão nas enfermarias clínicas do isolamento. O Complexo, que é um dos hospitais referência para casos de coronavírus no sertão, tem 23 leitos de enfermaria.
O diretor geral do Complexo, Francisco Guedes, voltou a faz um alerta sobre o aumento da ocupação dos leitos de Covid da unidade, especialmente, na UTI do isolamento. “Nesta segunda-feira estamos com 18, dos 20 leitos de UTI Covid ocupados e mais oito leitos da enfermaria clínica Covid com pacientes. Mais uma vez fazemos um alerta à população para não relaxar nas medidas preventivas, pois ainda não temos vacina e a única forma de evitar a ampliação do contágio é mantendo a rotina de cuidados de higienização das mãos, do uso da máscaras e, sobretudo, evitar aglomerações. O tempo não é de festas e comemorações, mas de cautela e prevenção”, reforçou Francisco.
- Francisco Guedes, diretor geral do Complexo, alerta população sobre cuidados preventivos
Hospital Regional de Patos registra 188 atendimentos e mais 18 cirurgias na Urgência e Emergência durante o final de semana
O Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) teve um plantão movimentado entre às 18h do dia 27 de novembro até a meia noite do domingo (29). Neste período, a unidade que integra a rede estadual de saúde, atendeu 188 pacientes e realizou 18 cirurgias, sendo quatro procedimentos de emergência e 14 cirurgias eletivas. O dia de maior movimento foi o sábado (28), quando 89 atendimentos foram realizados na Urgência e Emergência da unidade, seguido do plantão do dia 29, quando foram atendidos 76 pessoas. No dia de menor movimento, na sexta (27) foram atendidos 23 pessoas. Os acidentes de trânsito vitimaram 38 pessoas, das quais 36 envolveram vítimas de motocicletas. No último final de semana os atendimentos/dia da unidade ficaram abaixo da média cotidiana que gira em torno de 100 pacientes.
Na emergência, além dos casos envolvendo os acidentados com motos, os demais principais motivos dos atendimentos da unidade neste final de semana foram de pacientes com dor abdominal, queda da própria altura, sintomas de síndrome gripal, dor de cabeça, dificuldade de respirar, queda de nível, acidentes perfuro cortante, contusões diversas, dor na coluna, reação alérgica, entre outros motivos. Dos pacientes atendidos por acidentes de trânsito, 36 foram com motos, um com automóvel e outro um atropelamento. Das 18 cirurgias realizadas, oito foram de oncologia, cinco de cirurgia geral, três de ortopedia e duas vascular.
A maior demanda de acidentados foi oriunda da cidade de Patos, com 14 casos no total, seguida de Água Branca, Cacimbas, Malta e São José de Espinharas, com três casos cada um destes municípios. Das cidades de Juru, Matureia e São Bento foram encaminhados dois pacientes de cada localidade. O Hospital atendeu ainda pessoas das cidades de Brejo dos Santos, Cacimba de Areia, Nova Olinda, Santa Luzia e Vista Serrana, sendo um paciente de cada uma destas localidades.
- Complexo de Patos teve plantão movimentado













