Author: News Comunicação
Ação de logística reversa em Itapororoca consegue arrecadar 582 kg de embalagens de defensivos agrícolas
A última sexta-feira (12) foi um dia de intenso movimento no campo de futebol, localizado na saída da cidade de Itapororoca, sentido Araçagi, na PB 057. Mas, o que ‘rolou’ no campo não foi a bola, mas, a movimentação de produtores rurais que atenderam um chamamento da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Prefeitura de Itapororoca para entregar embalagens vazias de defensivos agrícolas. A ação denominada ‘Recolhimento Itinerante’ aconteceu das 8h às 16h e conseguiu arrecadar 582 kg de embalagens. A iniciativa contou com o apoio da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), da Associação dos Revendedores de Produtos Agropecuários do Nordeste (ARPAN), da Associação dos Engenheiros Agrônomos (AEA-PB), Federação Nacional das Associações de Centrais e Afins (FENACE), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba (CREA) e da Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (SEDAP).
O objetivo da ação, que acontece regularmente através de vários postos de coleta itinerante, lembra o presidente da Asplan, José Inácio de Morais, é facilitar o recolhimento dos recipientes, em atendimento ao que determina à Lei federal nº 9.974 de junho de 2000, que dispõe sobre a logística reversa de embalagens de agrotóxicos que destina corretamente os recipientes que já foram utilizados. “O descarte correto das embalagens é obrigatório e a disposição de um posto de coleta facilita esse descarte e iniciativas como essa facilitam a vida do produtor de forma que são bem-vindas e sempre terão nosso apoio”, afirma José Inácio.
O coordenador do Departamento Técnico da Asplan, o engenheiro agrônomo Luís Augusto, lembra que a Associação bem como os fornecedores de cana estão comprometidos não só em cumprir a Lei, mas em preservar o meio ambiente. “A tríplice lavagem do recipiente e entrega a um posto ou local de coleta é uma exigência, já que a legislação vigente proíbe queimar, enterrar ou mesmo jogar em lixo comum, porque além de ser contra a lei, o descarte incorreto de embalagens pode contaminar o meio ambiente e prejudicar a saúde das pessoas”, reforça Luis. Ele lembra que ao entregar as embalagens com segurança a uma unidade de recebimento o produtor além de se adequar à legislação, tem a segurança de que será dado uma destinação adequada do recipiente. Ele lembra que a lei só permite que o produtor guarde recipientes vazios de agrotóxicos até um ano. “Depois deste período, é preciso que o produtor faça a logística reversa”, adverte Luis.



Pão de Saora pode se tornar Patrimônio Cultural e Imaterial da Paraíba graças a uma iniciativa do deputado Jeová Campos
Conhecido e saboreado por consumidores fiéis de Cajazeiras e outras cidades do Alto Sertão Paraibano e até outros estados, o famoso pão de Saora está a ‘uma fornada’ de se tornar Patrimônio Cultural e Imaterial da Paraíba. Graças a uma iniciativa do deputado estadual Jeová Campos, que protocolou hoje (15), o Projeto de Lei 2.590/2021, essa iguaria idealizada pelo Sr. Severino Cabral dos Santos, conhecido por “Seu Saora”, em meados do Século XX, na cidade de Cajazeiras, pode se tornar Patrimônio Cultural Imaterial.
Segundo o parlamentar, o produto alimentício idealizado pelo Sr. Severeino tem relevante importância na cultura e tradição alimentar não só do Alto Sertão Paraibano, mas de todos os rincões onde sua receita vem sendo perpetuada. “Quem não conhece o Pão de Seu Saora não sabe o que está perdendo”, afirma Jeová.
Sobre o pão e seu idealizador
Paraibano nascido em Teixeira, em 19 de outubro de 1918 e falecido em 2004, aos 86 anos, em Cajazeiras, Seu Saora, diante das dificuldades enfrentadas ao longo da vida, teve a feliz idéia de fabricar pães de forma artesanal/caseira com a ajuda da família. Em sua fórmula simples e sem segredos, os pães de Saora, como ficaram conhecidos e adquiriram fama, eram e ainda são produzidos sem qualquer produto químico. “Esse pão, além da qualidade e sabor inigualáveis, é a garantia de um alimento saudável e nutritivo como, aliás, deve ser aquele que é considerado o primeiro e mais sagrado alimento do nosso dia a dia”, afirma Jeová, lembrando que o pão que há décadas é feito em Cajazeiras, agora pode ser encontrado em João Pessoa, nas versões salgado e doce, graças a iniciativa de uma das netas de Saora, a enfermeira Jana Samara, que teve a idéia, uma vez que os inúmeros cajazeirenses residentes na capital há muito desejavam adquirir o produto. “É com muita honra e alegria que dou continuidade ao trabalho do meu avô, dos meus tios e dos meus pais”, disse ela em entrevista ao site ‘Coisas de Cajazeiras’.
- O pão de Saora podera se transforma em patrimônio Imaterial e Cultural da Paraíba graças a Jeova
O negacionismo bolsonarista chegou as raias da loucura coletiva afirma deputado Jeová referindo-se às manifestações deste domingo
“Enquanto o país vive o pesadelo desta dura batalha de combater o vírus mais letal do século, e o número de mortos por Covid-19 no mundo já ultrapassa 2,6 milhões de pessoas, com mais de 280 mil somente no Brasil, onde a média de óbitos por dia ultrapassa a casa dos 1000 nos últimos dias, uma manifestação como essa que a gente viu neste domingo, em várias cidades do país, com gente aglomerando, sem usar máscaras, é no mínimo um contra senso, um atentado a vida humana e um desrespeito aos profissionais da linha de frente desta árdua luta. O negacionismo bolsonarista chegou as raias da loucura coletiva”, desabafou hoje (15), o deputado estadual paraibano Jeová Campos. Para ele, o momento não é de nenhuma manifestação que reúna muitas pessoas, nem pró, nem contra Bolsonaro.
O parlamentar lembra que uma das maiores armas contra a proliferação do vírus é o isolamento social e, portanto, manifestações que promovam a aglomeração tem seu total repúdio na atual conjuntura. “A aglomeração de pessoas contraria a política de isolamento social, preconizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é desrespeitada, principalmente, pelo presidente por Jair Bolsonaro que deveria ser o primeiro a desestimular esse tipo de atitude. Já se sabe que usar máscaras no meio da multidão pouco resolve contra a proliferação da Covid-19 e eu a aglomeração é um campo fértil para disseminação do vírus e conseqüente contágio de mais pessoas”, afirma Jeová.
Basta dar uma busca na Internet, segundo o deputado, para constatar que vários infectologistas e epidemiologistas sérios estão chamando essas aglomerações de genocídio. “Aguarda-se um crescimento de 150% (dos números da pandemia) nos próximos dias. A irresponsabilidade e a irracionalidade de quem participou destes protestos vai aumentar esse percentual. Qualquer aglomeração, agora, significa aumentar essa onda de contágio. Daqui 15 dias, veremos o reflexo de tudo isso impactar na vida dos brasileiros e na rede de assistência hospitalar, infelizmente”, finalizou Jeová, que se mantém recluso na pandemia e foi um dos deputados que defendeu a permanência das sessões legislativas remota da ALPB, enquanto não houver vacina para todo mundo e a pandemia não estiver sob controle.
- As manifestações pró Bolsonaro promoveram aglomerações neste domingo em todo o país
Presidente da Asplan diz que manifestações deste domingo reforçam o apoio ao Governo de Bolsonaro e as medidas de estabilização do país
“Precisamos mostrar que o governo Bolsonaro tem o apoio da população para fazer reformas estruturantes, que a pandemia não pode paralisar a economia, defender esse governo que tem um olhar federativo e republicano e, sobretudo, nos manifestar por um Brasil cada vez melhor. Então, partindo destas questões, essas manifestações que aconteceram em todo o país, inclusive, aqui em João Pessoa, em forma de carreata tem todo o nosso respaldo”, disse hoje (15), o presidente da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), José Inácio de Morais. Ele referiu-se às manifestações em defesa do presidente Jair Bolsonaro e de seu governo, que aconteceram na capital paraibana e em outras cidades do país neste domingo.
Em João Pessoa, o grupo de manifestantes fez uma carreata pelas principais ruas da cidade concentrando-se nas imediações do Grupamento de Engenharia do Exército, na Avenida Epitácio Pessoa. A manifestação que começou por volta das 11h, e foi convocada pelas redes sociais, teve a participação do diretor da Asplan, Carlos Heim, que usando uma máscara com a bandeira nacional, foi um dos que foi para as ruas protestar. “Estou aqui, de forma pacífica, para lutar contra o que estão tentando fazer com nosso país. Esse é um movimento democrático, em prol do Brasil. Brasil acima de tudo. Deus acima de todos”, disse ele.
Os manifestantes portavam bandeiras do Brasil e se vestiram nas cores da bandeira nacional para reforçar seu patriotismo. Uns preferiram parar e se manifestar concentrados na Epitácio Pessoa, outros seguiam em carreata que percorreu vários bairros da cidade. Buzinassos também fizeram parte das manifestações em todo o país, inclusive, na capital paraibana.
- A bandeira nacional foi um item muito usado pelos menifestantes
- Carlos Heim, diretor da Asplan, participou do protesto na Epitácio Pessoa
- O protesto em João Pessoa incluiu carreatas e buzinasso e manifestação em frente ao Grupamento de Engenharia
Complexo de Patos atende 179 pessoas e realiza oito cirurgias no final de semana
O plantão da Emergência e Urgência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) neste final de semana (12 a 14) registrou 179 atendimentos e ainda a realização de oito cirurgias. O plantão de maior movimento foi o do sábado, quando 90 pessoas deram entrada na unidade, seguido do plantão do domingo, quando foram atendidos outros 63 pacientes. Das 18h do dia 12 até a meia noite foram atendidos mais 26 pessoas.
O boletim de prestação de serviços do hospital aponta ainda que 25 pessoas foram atendidas no final de semana em função de acidentes de trânsito, sendo a maior parte deles (22) com acidentes envolvendo motocicletas. Houve também três pessoas acidentadas com bicicletas. A maioria dos acidentados, num total de 10 pessoas, foi da cidade de Patos, mas houve registro de acidentados vindo das cidades de Areia de Baraúna, Brejo do Cruz, Cacimbas,Condado, Desterro, Imaculada, Matureia, Olho D’água, Pedra Branca, Princesa Isabel, Santa Terezinha, São José de Espinharas e Teixeira. Dos 25 acidentados, quatro precisaram permanecer internados para cuidados posteriores.
Entre os dias 12 e 14, a unidade também realizou um total de oito cirurgias, sendo quatro cirurgias geral, dois procedimentos na área de oncologia e mais duas cirurgias ortopédicas. Na emergência, além dos casos envolvendo os acidentados com motos e bicicletas, os demais principais motivos dos atendimentos da unidade neste final de semana foram de pacientes com sintomas de síndrome gripal, queda da própria altura, dor abdominal, dificuldade de respirar, dor renal, acidentes com objeto perfuro/cortante, náusea e vômito, dor de cabeça, dor no peito entre outros motivos.
- Complexo Regional de Patos atendeu 179 pacientes neste último finaal de semana
Hospital Noaldo Leite dá suporte ao Complexo de Patos na assistência a pacientes com Covid-19
Um dia após ampliação de leitos de UTI e Enfermaria Clínica Covid no Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), de Patos, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) amplia ainda mais a assistência na região aos pacientes adultos com coronavírus no Hospital Infantil Noaldo Leite. Dessa forma, foi possível abrir mais cinco leitos de UTI e outros 12 de enfermarias para pacientes com Covid.
O espaço cedido para montar os 12 leitos de enfermaria e os cinco de UTIs Covid tem acesso e acomodação separada da área onde são atendidas as crianças da unidade infantil. “Os novos leitos destinados exclusivamente para adultos ficarão no setor de isolamento, mas em salas separadas das que atendem as crianças e adolescentes e da parte do ambulatório e emergência da unidade”, explicou o diretor geral do CHRDJC, Francisco Guedes, reforçando que, com essa ampliação, somando os leitos do Complexo com os do Noaldo, Patos contará com 81 leitos no total.
“Havia espaço e equipamentos disponíveis no Hospital Infantil, que já atende crianças e adolescentes com Covid, e a direção daquela unidade, sensível à nossa situação, nos autorizou essa ampliação, o que nos deixou ainda mais tranquilos, principalmente na atual conjuntura, onde estamos tendo um aumento de demanda de pacientes que precisam ser internados”, destaca o diretor geral do CHRDJC. Francisco, que lembrou o suporte dado pela Secretaria de Estado de Saúde, adiantou que a ampliação não interferirá nos serviços prestados pelo Hospital às crianças e adolescentes. “No Complexo há 32 leitos de UTIs e mais 32 Leitos de Enfermarias Clínicas Covid, que somados com os do Noaldo, totalizam esses 81 leitos”, assegura ele.
A diretora geral do Noaldo Leite, Isabella Cristina, explica que a decisão em formalizar essa parceria levou em consideração a necessidade do Complexo e foi possível porque as duas unidades integram a rede estadual de saúde e também porque essa inclusão não vai impactar nem prejudicar os atendimentos ao público alvo da unidade.
“Continuaremos sendo referência para crianças e adolescentes, não apenas no que diz respeito aos atendimentos de Covid, mas de outras situações, e ainda podemos ajudar o Complexo a resolver essa questão emergencial de atendimento aos doentes de Covid que precisam de internação”, disse ela, pontuando que a parte ambulatorial e de urgência das crianças e adolescentes que necessitarem de atendimento continuará normalmente, sem nenhuma interrupção e sem qualquer prejuízo.
“Os atendimentos para Covid serão realizados em outros espaços, sem interferência nos serviços cotidianos da unidade”, destaca Isabella que, até o mês passado, era diretora administrativa do Complexo e, portanto, conhece bem a realidade e necessidade deste aporte nas atuais circunstâncias.
Os novos leitos de UTI já estão sendo prontos e sendo utilizados com alguns pacientes que foram transferidos do Janduhy, graças a um mutirão de vários profissionais que trabalharam até de madrugada para que tudo ficasse pronto em tempo recorde.
“Não basta ter espaço, nem equipamentos, é preciso também pensar em toda uma logística de insumos, medicamentos, equipe para colocar novos leitos à disposição da população, mas corremos com tudo isso, porque o momento pede agilidade. Nosso objetivo com essa ampliação é salvar vidas e dar um melhor suporte a região para que não haja colapso de leitos para Covid em Patos”, disse Francisco que, nesta quinta-feira (11), junto com a direção do Noaldo Leite, teve reuniões na sede da Secretaria Estadual de Saúde, em João Pessoa, para definir questões ligadas a essa pauta de ampliação de leitos e outras demandas das unidades localizadas em Patos.
Francisco lembra, ainda, que essa ampliação da oferta de leitos para Covid faz parte da política da SES, que está ampliando o número de leitos para o tratamento de pacientes infectados com o novo coronavírus.
De acordo com o secretário executivo de Saúde da Paraíba, Daniel Beltrammi, a ampliação de leitos vem para tentar suprir a demanda crescente de casos moderados e graves da Covid-19, que precisam de internação. “O estado não mede esforços para prestar assistência adequada à população Paraíba, porém é preciso lembrar que os recursos não são infinitos. A abertura de leitos depende de recursos, insumos, medicamentos e também da contratação de profissionais qualificados, não são apenas camas e respiradores. Estamos trabalhando diuturnamente para assegurar que os paraibanos tenham assistência no momento que precisarem, mas a população também precisa fazer a sua parte”, enfatizou ele, destacando que o momento atual é de cautela e preservação da vida.
- As novas cinco UTIs do Noaldo já estão funcionando
- Complexo Regional de Patos ganhou mais seis leitos de UTI Covid e 12 enfermarias
- Francisco Guedes, diretor geral do Complexo
- Isabella Cristina, diretora geral do Noaldo Leite, de Patos
- Noaldo Leite ganhou cinco leitos de UTI adulto
- Profissionais trabalharam em tempo recorde para colocar as UTIs do Noaldo em condições de receber os pacientes adultos de Covid
- UTI Covid Infantil do Noaldo Leite continua a atender somente crianças
Emergência e Urgência do Hospital de Patos atendeu 164 pessoas no final de semana
O plantão da Emergência e Urgência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) do último final de semana ( 05 a 07) registrou o atendimento de 164 pessoas. Entre às 18h da sexta-feira (05) até a meia noite deste domingo (07), a unidade realizou ainda 10 procedimentos cirúrgicos. O plantão mais movimentado foi o do domingo, quando 76 pessoas foram atendidas, seguido do de sábado, quando mais 68 pacientes deram entrada na unidade. No dia 05, entre 18h e meia noite, outras 20 pessoas foram atendidas.
O relatório de gestão do hospital, que integra a rede estadual de saúde, apontou ainda que 24 pessoas deram entrada na unidade por causa de acidentes de trânsito, sendo 22 deles decorrentes de acidentes com motos e outros dois com acidentes que envolveram bicicletas. Dos 24 acidentados, a maior parte deles foi da cidade de Patos, com 10 pessoas no total. Mas, houve registro de acidentados vindo das cidades de Catolé do Rocha, Condado, Imaculada, Itaporanga, Pedra Branca, Piancó, São Bento e Teixeira. Dos 24 acidentados, sete precisaram ficar internados em decorrência da gravidade dos traumas. Os demais tiveram alta após receberem os cuidados devidos.
Na emergência, além dos casos envolvendo os acidentados com motos, os demais principais motivos dos atendimentos da unidade neste final de semana foram de pacientes com sintomas de síndrome gripal, dor abdominal, queda da própria altura, entorse ou torção, dor na coluna dificuldade de respirar, queda de nível, acidente com animais peçonhentos, dor no braço, entre outros motivos.
- O Hospital de Patos atendeu 164 pessoas na Emergência e Urgência no último final de semana
Hospital do Bem marca Dia Internacional da Mulher com doação de perucas para pacientes
O Dia Internacional da Mulher foi comemorado de forma muito especial no Hospital do Bem, que integra o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos. No início da manhã foram doadas perucas para as pacientes em tratamento oncológico na unidade e também recebido doações de cabelos que serão utilizados na confecção de novas perucas. A ação contou com a participação do diretor geral do CHRDJC, Francisco Guedes, da gerente da 6ª Regional de Saúde, Liliane Sena, da oncologista, Dra. Nayarah Xavier e do coordenador administrativo do Hospital do Bem, Thiago Viana. As perucas são uma doação da empresa Perucas Santa Catarina que firmou, recentemente, um convênio com o hospital para fornecer o adereço.
A fotografa Jaqueline de Medeiros fez a doação de cabelos durante a ação e destacou que estava feliz por estar contribuindo com o bem estar de outras mulheres. “Estou me sentindo muito importante, porque quando a gente faz outras pessoas felizes a gente se sente mais feliz e, principalmente, no tempo que estamos vivendo onde há muitas lágrimas e pouca alegria e minha iniciativa tem o objetivo de trazer felicidade a essas mulheres que fazem tratamento oncológico e que perdem seus cabelos e um pouco da auto estima com isso”, disse Jaqueline que, na ocasião recebeu um certificado de Boa Ação’ da unidade, um documento que será entregue a todas as doadoras daqui em diante.
A paciente Gislane Medeiros, 54 anos, que se tratou de um câncer de mama no Hospital do Bem, entre 14 de julho e 03 de novembro do ano passado, com quimioterapia, e que também fez uma cirurgia no dia 02 de dezembro na unidade, foi uma das que foi beneficiada com a doação de perucas. “Essa é minha segunda peruca. No decorrer do ciclo, também recebi uma peruca que com o tempo de uso se desgastou muito e estou muito feliz de poder ser contemplada com uma nova peruca, pois sou vaidosa e com certeza esse adereço me deixará mais bonita e feliz. Estou radiante e muito agradecida”, disse ela, que já saiu exibindo seus novos cabelos.
A oncologista Nayarah Xavier falou da importância da mulher manter sua auto estima durante o tratamento e sobre a importância das mulheres terem empatia com outras mulheres, especialmente, na questão da doação dos cabelos. “A perda de cabelos faz parte de um processo porque, infelizmente, ainda não temos uma medicação que não tenha esse efeito colateral, mas a auto estima também pode ser trabalhada por cada uma, tanto que fico muito feliz quando vejo pacientes que assumem a perda de cabelos momentânea e se acham bonitas também deste jeito, porque quando isso acontece, é porque elas conseguem enxergar a vida muito além da aparência e isso é fantástico”, disse a médica, reiterando que é salutar a empatia das mulheres na questão da doação dos cabelos, porque esse gesto faz a diferença na vida das pacientes em tratamento ou que já concluíram seus ciclos, mas ainda não recuperaram seus cabelos. Ela ainda parabenizou todas as mulheres, especialmente, as que integram a equipe do Complexo.
O diretor geral do Complexo, Francisco Guedes, prestigiou a ação e destacou que o Dia Internacional da Mulher é um marco para homenagear as mulheres de forma especial. “Todos os dias é dia da mulher, mas, esse 08 de Março é importante para reverenciar de forma única todas as mulheres. E quero ressaltar aqui que, neste aspecto, o Complexo é muito contemplado, pois tem em seus quadros muitas mulheres e todas elas muito competentes e responsáveis”, disse Francisco que para homenagear de forma especial suas colegas de trabalho vestiu uma camisa rosa para simbolizar sua admiração pelas mulheres.
A gerente da 6ª Regional de Saúde, Liliane Sena, lembrou das lutas e avanços da mulher ao longo dos tempos, enaltecendo que essa luta continua por direitos e equiparação com os homens na sociedade atual. “Antigamente as mulheres não podiam votar, não podiam dirigir, não podiam trabalhar fora e nem usar calças cumpridas. Todas essas e muitas outras conquistas foram resultado de lutas coletivas de muitas mulheres que nos antecederam, mas há ainda outros avanços, tais como a equiparação salarial no mercado de trabalho, a tripla jornada, o preconceito que ainda há com mulheres que conquistaram seus espaços, enfim, ser mulher não é fácil, mas é extremamente prazeroso e enriquecedor”, reiterou Liliane.
A Assistente Social, Suenia Mota, que ficará responsável pela doação das perucas e arrecadação dos cabelos, explica que os adereços serão distribuídos, exclusivamente, para pacientes tratadas no Hospital do Bem, mediante cadastro. “As perucas serão distribuídas de forma de doação, a partir de um cadastro que deverá ser feito no setor do Serviço Social da unidade, sendo que para receber a doação a paciente precisa ter realizado ou está realizando o tratamento aqui”, explica ela, complementando que as perucas doadas não precisam ser devolvidas ao serviço. O Hospital recebeu 20 unidades para doação na formalização do convênio com a empresa Perucas Santa Catarina. “Salvo desejo da beneficiada após o tratamento de beneficiar outras pacientes”, disse ela. No ATP do cadastro, a paciente também pode expressar o desejo de querer uma peruca com seu próprio cabelo (antes do tratamento) ou mesmo diferenciada com Pink ou outra cor.
Suenia lembra que a parte de doação de cabelo também é importante. “No convênio que firmamos com a empresa temos que doar o cabelo para receber o adereço, essa será nossa contrapartida”, destaca ela. Os cabelos doados também podem ser entregues no Serviço Social, de segunda a sexta. As doadoras recebem um certificado simbólico expressando a gratidão da unidade pelo gesto de carinho. “Teremos inda esse ano, o dia D de doação de cabelo, que é uma forma de incentivar mais pessoas a praticar esse ato de amor. Vamos realizá-lo nos próximos três meses, com data ainda a ser definida”, afirma Suenia.
Para doar é preciso seguir algumas recomendações:
– Os cabelos precisam estar higienizados e secos
– Ter comprimento mínimo de 30cm
– Precisam estar cortados em gomos e amarrados em elásticos
– Podem ser doados cabelos com químicas, desde não estejam danificados
-Todos os cabelos e cores são aproveitados
- A doação de perucas é direcionada a pacientes do Hospital do Bem e basta fazer o cadastro no Serviço Social para ser contemplada
- A fotografa Jaqueline de Medeiros foi uma das que doou cabelo durante a ação
- A gerente da 6ª Regional de Saúde, Liliane Sena, prestigiou o evento
- Dra. Nayarah Xavier é médica do Hospital do Bem e enalteceu importância da auto estima na cura do câncer
- Gislane Medeiros recebeu sua nova peruca da médica Dra. Nayarah Xavier
- Houve doação de perucas para pacientes que estão e que já terminaram o tratamento, mas ainda não têm cabelos
- O diretor geral do Complexo,Francisco Guedes
- Thiago Viana, coordenador do Hospital do Bem, conduziu a ação do Dia Internacional da Mulher
Complexo Hospitalar de Patos retoma realização de biópsias de mama
Os serviços de realização de biópsia de mama, que é um exame de diagnóstico que ajuda o médico a confirmar, ou não, a presença de câncer na mama, voltaram a ser realizados, a partir desta quinta-feira (04), pelo Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos, para as pacientes atendidas pelo Hospital do Bem. O médico responsável pelos atendimentos é o mastologista Thiago Pereira Alencar que já atuava na equipe da unidade como clínico e cirurgião e depois de concluir um curso de especialização assume também o serviço de biópsia. No primeiro dia de retomada do serviço já foram atendidas 16 pacientes e realizadas 13 biópsias. Os tipos de biopsias feitos no Hospital do Bem são a Core biopsy (punção por agulha grossa) e a PAAF (punção aspirativa por agulha fina), ambas guiadas por ultrassom.
O médico explica que é muito importante esse serviço, pois em se tratando de câncer, na maioria deles, principalmente, de mama o início da condução do tratamento é sempre por uma biopsia. “Quanto mais cedo essa biopsia é realizada, mais cedo se tem o diagnóstico e conseguimos tratar da paciente com mais eficiência, com maiores taxas de cura, menos tratamento mutiladores, porque se o diagnóstico é feito precocemente, a paciente muitas vezes não precisa fazer mastectomia e às vezes é até dispensado a quimioterapia e radioterapia”, afirma o médico.
Dr. Thiago lembra que com a retomada dos serviços de biopsia, os atendimentos no Hospital do Bem ficam ainda mais integrados. “Neste caso, o setor de biopsia fica integrado ao setor de cirurgia, no caso da mastologia, e a gente já tem integração com outros setores, como a oncologia clínica e outras especialidades, e esse serviço de biopsia só vem a somar e propiciar um melhor acompanhamento dos pacientes com câncer do Hospital do Bem”, afirma o médico, lembrando que para atuar na realização de biopsias, ele fez um curso de especialização em Recife, na escola Cetrus, que incluiu também uma capacitação em imagem de ultrassom, a fim de possibilitá-lo guiar as biopsias realizadas em Patos com o aparelho de imagens.
Para ter acesso ao serviço, a paciente precisa ser regulada via Secretaria Municipal de Saúde de sua cidade de origem que faz o agendamento do procedimento no Complexo de Patos. Serão ofertados, inicialmente, 30 biópsias/mês e os atendimentos acontecerão duas vezes por mês, a cada 15 dias. “Estamos muito felizes de retomar a realização de biópsias, que estava temporariamente suspensa, e com um profissional que já faz parte de nossa equipe, possibilitando além de ofertar mais esse serviço as nossas pacientes, integrar ainda mais as etapas de tratamento em nossa unidade”, destaca o diretor geral do Complexo, Francisco Guedes, lembrando que os serviços tinham sido suspensos em função de não haver profissional especializado disponível para atuar na unidade. “O profissional que atuava antes, era de fora e entregou a escala”, disse Francisco, enaltecendo sua satisfação de Dr. Thiago assumir essa função a partir de agora.
- Complexo de Patos retoma realização de biopsias
- Dr. Thiago Pereira é o responsável pelos procedimentos
- O serviço está disponível para pacientes do Hospital do Bem
- Os atendimentos acontecem duas vezes ao mês no Complexo de Patos
Emergência e Urgência do Hospital de Patos registra maior volume de atendimento no domingo
O plantão da Emergência e Urgência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) neste final de semana foi marcado por 173 atendimentos, 15 cirurgias e 24 pessoas acidentadas. O maior volume de atendimentos foi no plantão do dia 28, quando 83 pessoas foram atendidas. No sábado, outras 70 pessoas deram entrada na unidade e das 18h até a meia noite da sexta-feira, outros 20 atendimentos foram registrados.
O relatório de gestão do hospital, que integra a rede estadual de saúde, apontou ainda que 24 pessoas deram entrada na unidade por causa de acidentes de trânsito, sendo 17 deles decorrentes de acidentes com motos, quatro com bicicletas, um com acidente de automóvel, outro por atropelamento e ainda uma pessoa vítima de acidente com veículo de tração animal. Dos 24 acidentados, cinco precisaram ficar internados para cuidados posteriores. A maior parte dos acidentados foi da cidade de Patos, com 12 pessoas no total.
Na emergência, além dos casos envolvendo os acidentados com motos, os demais principais motivos dos atendimentos da unidade neste final de semana foram de pacientes com sintomas de síndrome gripal, queda da própria altura, dor abdominal, dificuldade de respirar, náusea e vômito, queda de nível, dor renal, contusão diversas, entre outros motivos.
Das 15 cirurgias realizadas, a maior parte foi de cirurgia geral, com oito procedimentos, seguida de ortopedia e oncologia, com três casos em cada um das especialidades e ainda um procedimento vascular.
- Hospital de Patos registrou 173 atendimentos no último final de semana e 15 cirurgias



























