Pesquisas no mundo inteiro já mostraram que jogar é uma das maneiras mais naturais e prazerosas que o ser humano possui para aprender. É uma estratégica cognitiva para explorar o desconhecido e vencê-lo. Basta lembrar-se da primeira infância, quando a criança ainda brinca de encaixar os blocos de madeira: ali ela experimenta, descobre e, assim, aprende. Essa é a dinâmica dos jogos. É por entender a incrível contribuição que essa ferramenta pode dar ao estudante, o Colégio AZ João Pessoa também investe na Educacross, uma plataforma de jogos já conhecida e bastante trabalhada pelos alunos no GEO Tambaú. A plataforma é formada por mais de dois mil jogos, com mais de dois milhões de desafios aliados à inteligência artificial e gameficação para desenvolver o engajamento e a aprendizagem em Matemática, Raciocínio Lógico e, mais recentemente, Português, no Ensino Fundamental. A ideia surgiu em 2016 e foi idealizada não somente para satisfazer o gosto dos estudantes pelos jogos digitais, mas incentivá-los, por meio das atividades colaborativas, a pensar e a expressar suas ideias, melhorar capacidades cognitivas, trabalhar seus reflexos, raciocínio lógico, bem como seu foco e concentração. A Coordenadora Pedagógica do Ensino Infantil e Fundamental Anos Iniciais do AZ, Sara Oliveira, explica que a proposta tem dado certo e os alunos (de 5 a 12 anos) têm chegado ao Ensino Médio muito mais confiantes. Ela destacou que a Educacross é utilizada de duas formas pelos alunos: livremente, através do que chamam de “Ilha Matemática” ou direcionada, através de “Missões”. Nas Missões, os professores selecionam conteúdos específicos para exercitarem e com prazo para ser contabilizado na pontuação. “Temos uma ilha em que o aluno pode andar livremente e acessar o conteúdo direcionado à idade e turma. Toda vez que ele acessa a plataforma, ela dá uma devolutiva se ele está mais adiantado que sua turma, se ele tem alcançado as habilidades dos estudantes de sua idade ou mesmo se ele o aluno tem uma competência maior. O dash board informa tanto à escola, como informa aos pais e ao aluno, o resumo de como anda o desempenho dele e isso é muito bacana porque ele vai se auto avaliando, vai se alinhando e ficando mais confiante”, disse Sara. O Educacross utiliza os resultados dos jogos e os coloca em um ranking local e nacional de escolas que usam a ferramenta. Aluska Valentina, do 3º Ano, é uma das campeãs no assunto. Ela ingressou no GEO em 2020 e hoje é 1º lugar no ranking Educacross do colégio. “Minha filha se desenvolveu e aprendeu muito no Educacross. Esse foi um programa que ela se interessou logo e alcançou os primeiros lugares”, diz a mãe de Aluska, Joelma Moura. “Ela é super atenciosa, estudiosa. Só tenho a agradecer à escola, à equipe. Quero que Aluska vá até a Universidade estudando com essa equipe”, comentou Joelma. E não é de hoje que a escola apresenta ótimos resultado: o GEO foi tricampeão nacional no Educacross. Durante o isolamento causado pela pandemia, o Educacross foi um dos aplicativos de jogos mais procurados na internet. A plataforma de Ensino e Aprendizagem de Lógica e Matemática criada pela Edtech Cross Reality, nascida na Incubadora da Supera Parque, campus da USP, em Ribeirão Preto, liberou gratuitamente o acesso para as escolas públicas e privadas de todo o Brasil. Hoje, a plataforma está presente em todo o país e com forte presença do Nordeste.