O My Life está alinhado a uma base pedagógica de formação proativa, foi criado em parceria com o Instituto Ayrton Senna e é exclusivo das escolas do grupo SEB.
Uma pessoa inteligente tecnicamente, mas que não tenha a capacidade de se relacionar bem com os outros e consigo mesma, mobilizar-se, articular-se e colocar em prática seus conhecimentos ou que não saiba lidar com as diferenças e gerenciar suas emoções ficará excluída do mercado de trabalho no século XXI. Isso é fato e é com essa preocupação que o Colégio AZ João Pessoa trabalha o programa My Life de Educação Socioemocional. O projeto é alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é compõe a formação integral dos estudantes para que desenvolvam seus potenciais e se tornem pessoas de sucesso. Baseado em vivências e conteúdos ampliados, o My Life foi criado através de uma parceria do Instituto Ayrton Senna com o Conexia Educação (Grupo SEB) e tem deixado os pais satisfeitos com os resultados.
“Quem imaginava que o Instituto Ayrton Senna atuava apenas com a filantropia para ampliar o acesso da criança e adolescente à Educação, engana-se. A expertise da instituição vai muito além disso. Como uma das grandes pesquisadoras em Educação no Brasil, o instituto vem atuando também em projetos para a implantação de currículos alinhados à BNCC, um documento estruturado com competências gerais que devem nortear as escolas na busca não apenas das habilidades cognitivas, mas também socioemocionais, como: projeto de vida, autoconhecimento, empatia, relacionamento, cidadania, dentre outras”, destaca a diretora geral do Colégio AZ João Pessoa, Veronica Monteiro.
Ela lembra que o programa My Life é trabalhado nos Ensinos Fundamental II e Médio no AZ e envolve metodologias e avaliações a partir de conteúdo programático de educação bilíngue e utilização de plataforma digital que integra escola, aluno e família. Segundo a coordenadora do Ensino Fundamental do AZ João Pessoa, Milagres Saldanha, o My Life é um projeto de extrema importância que agrega e completa a proposta pedagógica da escola. “É nosso projeto socioemocional que não só atende às habilidades emocionais e competências da BNCC, mas se configura em um grande projeto de vida, onde o estudante é estimulado a iniciar sua construção a partir do 6º Ano do Fundamental II até a 3ª Série do Ensino Médio, aqui no Colégio AZ”, disse Milagres.
“O AZ possui uma proposta que envolve a desconstrução de um ensino baseado na memorização. A escola nasceu com um indicativo de evolução não só acadêmica, mas integral do aluno. Assim, a parceria da Conexia Educação – que integra o Grupo SEB do qual o AZ também faz parte, com o Instituto Ayrton Senna permitiu a construção de aplicativos e materiais apoiados em bases pedagógicas da própria escola e proporcionou ao estudante o desenvolvimento de competências para atuar com proatividade, respeitar diferenças, lidar com suas emoções, agir com responsabilidade, bem como “aprender a aprender”, ou seja, saber se utilizar do volume de informações disponíveis no mundo conectado”, reforça a diretora Veronica.
Elísia Andrade, mãe de Júlia Carraro, do 6º Ano do AZ João Pessoa, afirmou que a sua experiência com o My Life foi de extrema importância para o desenvolvimento da autoconfiança e a descoberta de competências que sua filha não tinha conhecimento. “Como mãe, vejo minha filha descobrindo habilidades que ela não sabia que tinha e isso tem proporcionado autoconfiança para se posicionar. Somos novatos, viemos de Minas Gerais, também de escolas do grupo SEB, e aqui minha filha se adaptou bem, mas o programa ajudou porque é bom no sentido de mostrar a ela o quão competente ela é em algumas áreas e o que ela precisa melhorar. Além disso, estimula e envolve o aluno nesse processo de crescimento socioemocional que hoje está tão conturbado devido ao momento que estamos vivendo”, declarou Elísia.
Para Elísia, o programa é uma oportunidade de crescimento para os alunos. “Eu acho que o programa é tão importante quanto os componentes curriculares tradicionais como Geografia, Português, Matemática. Essa é uma geração líquida que não se prende a nada, que pensa que sabe tudo, mas não tem conhecimento apurado de nada, não se dedica a aprofundar. Para essa geração, o My Life vem a acrescentar não só para o indivíduo, mas também para família. Ele vem dar tranquilidade a questões que temos vivido como, por exemplo, falar sobre drogas. A autoconfiança para tratar de temas como esse é muito importante para o aluno porque faz com que ele se posicione diante disso tudo”, concluiu Elísia Andrade.
O objetivo do My Life é a construção de uma vida com mais significado. Milagres explicou que o programa orienta o estudante para o amadurecimento pessoal, a expansão das habilidades emocionais, a transformação intrapessoal e interpessoal. “Assim, ele poderá estabelecer relações mais frutíferas e saudáveis”, disse ela, detalhando a metodologia utilizada. “Hoje, o projeto integra o currículo uma vez na semana com professor qualificado para as aulas. O professor é um mediador e a aula se desdobra a partir de vivências e das trilhas que o estudante tem que desenvolver na realização de cada temática proposta”, disse.
O My Life foi desenvolvido com base nos dois principais pilares da Conexia, a Tecnologia e a Educação Bilíngue. “Essa construção se dá atendendo à especificidade de cada série e nível de entendimento dos estudantes na busca do autoconhecimento, do gerenciamento de suas emoções, tudo para que eles possam administrar suas habilidades emocionais para se conhecerem melhor e assim se relacionarem de maneira positiva e construtiva com os demais. Isso é inteligência emocional”, finaliza Milagres.