Author: News Comunicação

ALPB aprova PL de Jeová que institui selo “Escola de Excelência” destinado ao profissional da educação e alunos da Educação Básica

Paulo Freire estava certo quando disse que “Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo”. Referência na área, o pedagogo sabia que educação é uma ‘arma’ poderosa e transformadora de realidades. O deputado estadual Jeová Campos, que está em seu terceiro mandato parlamentar na ALPB, é prova viva dessa transformação através da Educação. De menino pobre no sertão paraibano, filho de agricultores, Jeová saiu da roça para vender alho na feira livre de Cajazeiras, conseguiu concluir os estudos, ingressar na universidade, concluir o curso de Direito e passar no concurso para professor da UFCG, mudando a realidade de sua vida. Mirando-se no próprio exemplo, o parlamentar é o autor do Projeto de Lei 2.320/2021, que institui o Selo “Escola de Excelência”, que tem o objetivo de incentivar melhorias na qualidade da Educação Básica pública e privada no Estado da Paraíba. O PL foi aprovado, por unanimidade, na sessão remota da ALPB, nesta terça-feira (13).

“A educação é a base de tudo. É através dela que um cidadão se torna mais crítico, tem mais oportunidades de emprego e pode melhorar a sua própria qualidade de vida e de outras pessoas. E a educação atua diretamente no desenvolvimento econômico, social e cultural de um povo, portanto, quanto mais as escolas estejam preparadas e os profissionais motivados, melhor se tornará a Educação”, afirma o parlamentar. O PL agora vai para sanção ou veto do governador João Azevedo.

De acordo com a proposta, o selo “Escola de Excelência” tanto é um reconhecimento ao profissional da educação, quanto aos alunos, e busca incentivar melhorias na qualidade da Educação Básica. São consideradas iniciativas necessárias à obtenção do selo as seguintes ações: evolução da qualidade do ensino do estabelecimento escolar ao longo das edições da avaliação oficial da educação básica, expressa por meio do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), pela Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Prova Brasil), ou por outro indicador oficial adotado pelo Ministério da Educação. O incentivo à participação do corpo discente no Exame Nacional do Ensino Médio e a elaboração e execução de planos de gestão de projetos pedagógicos inovadores relativos a cada nível e modalidade de ensino são também condições para obtenção do selo, assim como a realização de projetos de gestão educacional com envolvimento comunitário e empresarial de forma a gerar melhorias nas instalações e equipamentos escolares.

Em seu Parágrafo único, o PL destaca que: Considera-se incentivo à participação do corpo discente no Exame Nacional do Ensino Médio o aumento percentual progressivo, a cada ano, do número de alunos que prestam as provas do referido exame. De acordo com o Artigo 3º do PL os interessados no recebimento do selo devem requerê-lo ao órgão competente designado pelo Poder Executivo Estadual, ao qual caberá avaliar as iniciativas e deferir, ou não, a certificação do candidato. O recebimento do selo autoriza ao contemplado o uso publicitário da certificação e a certificação e, conseqüente, autorização de uso publicitário do selo possuirá validade por dois anos, podendo ser renovada por iguais períodos, desde que o estabelecimento escolar mantenha ativas as iniciativas que geraram a certificação anterior, ou desenvolva novas ações para melhoria do ensino. Ainda de acordo com o PL, as despesas decorrentes da execução e outorga do selo correrão por conta das dotações orçamentárias próprias, suplementadas se necessário

Diabético e com 60% dos pulmões comprometidos Patoenese que recebeu alta do Complexo é prova viva que a doença pode ser vencida

Diabético e com 60% dos pulmões comprometidos Patoenese que

recebeu alta do Complexo é prova viva que a doença pode ser vencida

Nas duas últimas semanas, a vida do patoense Ronnier Cleber Marques Leite, de 54 anos, morador do bairro do São Sebastião, deu uma guinada significativa por causa do Covid. No final de março, Ronnier começou a apresentar alguns sintomas da doença e começou a tratar-se em casa, mas com o agravamento dos sintomas, que incluía falta de ar e cansaço, foi levado pela filha, Lays Leite, a UPA de Patos, na última quinta-feira (08) de onde foi transferido, poucas horas depois, para o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), onde permaneceu cinco dias internado na Enfermaria Clínica do isolamento. O detalhe é que além do comprometimento de 60% dos pulmões, identificado através de tomografia computadorizada em exame feito no Centro de Imagem do Complexo, Ronnier também tinha associado à doença uma comorbidade que agrava o quadro de doentes com coronavírus: ele é diabético. Mas, essa história acabou com final feliz e em superação na manhã desta terça-feira (13), quando Ronnier voltou para casa e reencontrou sua esposa Ana.

“Foram dias de muita reflexão, mas, sobretudo de gratidão aos profissionais que tão bem cuidaram de mim no hospital. Essa minha internação mudou completamente o meu conceito do serviço do Complexo, pois pude acompanhar de perto todo o cuidado que os profissionais do hospital tiveram comigo e com todos lá. Patos está num patamar muito elevado de assistência, o cuidado com a medicação, com a higienização, com o acolhimento, as refeições são muito boas, a equipe, sem distinção de médicos, enfermeiras, técnicos, realmente trata os pacientes com muita atenção e cuidado e estou muito feliz de constatar que minha cidade está muito bem preparada e equipada para tratar os doentes não apenas de Covid. Me senti acolhida e muito bem cuidado”, disse Ronnier.

Segundo ele, em nenhum momento ele perdeu as esperanças de ficar curado. “É claro que essa doença assusta. Você vê a todo o momento gente morrendo e eu tinha o agravante de ter 60% dos pulmões já comprometidos e de ser diabético, mas a equipe do hospital, sempre muito atenta e carinhosa, não deixava a gente entristecer, nem faltou nada. O apoio da família, dos amigos também foi importante, assim como a possibilidade de ficar com meu celular, que me permitia fazer ligações e até chamadas de vídeo durante todo o tempo que estive internado. Como o Covid é uma doença que impede que alguém possa lhe acompanhar, o fato de eu poder falar com minha esposa, minha filha, meus parentes e amigos durante minha internação também foi muito importante para minha recuperação”, disse Ronnier.

Para o diretor geral do Complexo, Francisco Guedes, depoimentos como o deste paciente são fundamentais não apenas para atestar a eficiência da prestação de serviço da unidade, mas, também por atestar que as chances de cura e alta são relevantes quando se tem Covid. “Esse paciente, por exemplo, tinha 60% dos pulmões comprometidos e ainda apresentava uma comorbidade que é a diabetes, mas, com tratamento adequado, ele com seguiu se recuperar e ter alta hoje. E nós ficamos muito felizes de poder fazer a diferença na vida das pessoas e ser o suporte necessário em um momento como esse”, destacou Francisco. O diretor lembra que desde que o Complexo começou a tratar de pacientes com suspeita ou diagnóstico de Covid, em março do ano passado até março deste ano, 1505 pessoas já foram tratadas no setor de isolamento Covid da unidade, das quais 1018 obtiveram alta. Infelizmente, 488 não puderam voltar para suas casas e para suas famílias como fez na manhã de hoje, o Sr. Ronnier que vai continuar tomando medicações em casa e, daqui a duas semanas volta ao Centro de Imagem do Complexo para fazer nova tomografia e acompanhar a evolução de seus pulmões.

Dra. Rivana receberá medalha da ALPB em reconhecimento à sua luta pelos direitos humanos no Brasil e no exterior

A paraibana e Defensora Pública, Dra. Rivana Barreto Ricarte de Oliveira, receberá a Medalha Epitácio Pessoa, a mais alta honraria da ALPB, em reconhecimento a sua luta pelos direitos humanos no Brasil e exterior. A aprovação do Projeto de Resolução Nº 276/2021 aconteceu durante sessão remota na manhã desta terça-feira e foi aprovada pelos deputados por unanimidade. O parlamentar autor da proposta, subscrita por vários outros deputados, deputado Jeová Campos destacou, na defesa de sua iniciativa, o orgulho que Dra. Rivana dá aos paraibanos e aos brasileiros. “Como profissional, Dra. Rivana desenvolve um trabalho meritório na Defensoria Pública brasileira que já extrapolou os limites nacionais, sendo representante do Brasil na Comissão Interamericana de Direitos Humanos, na condição de presidente Nacional da Associação dos Defensores Públicos do Brasil”, afirmou Jeová.

O deputado lembrou a responsabilidade de conceder essa medalha, que é a mais alta honraria da ALPB. “Essa medalha não pode ser concedida a qualquer pessoa, pois pela história e grandeza de Epitácio Pessoa e em memória dele tem que ser feita com muito critério. Dra. Rivana é uma paraibana que nos orgulha, pela essência de seu trabalho, pelo compromisso que ela tem quanto à questão dos Direitos Humanos”, reiterou Jeová, dizendo-se muito feliz em ter a oportunidade de homenagear a Dra. Rivana.

A comenda será entregue em Sessão Solene da Assembleia Legislativa, em dia e horário a serem definidos, de acordo com a disponibilidade da homenageada e das condições da pandemia no país. “Vamos aguardar essa pandemia passar e nos dar condições de realizar uma solenidade à altura da Dra. Rivana. O importante é saber que o meu reconhecimento agora se tornou de todos os paraibanos e fiquei muito feliz da concessão da medalha ter sido aprovada por unanimidade”, disse Jeová que teve a iniciativa subscrita pelos deputados Adriano Galdino, Dra. Paula. Júnior Araújo e Janduhy Carneiro.

Dra. Rivana receberá medalha da ALPB

É uma pena que o Brasil hoje discuta sobre armas e não sobre vacinas lamenta deputado Jeová Campos – Crédito Foto: Revista Exame

O deputado estadual Jeová Campos usou parte de sua fala no Pequeno Expediente durante sessão remota da ALPB, nesta terça-feira (13), para criticar o debate nacional sobre as mudanças propostas pelo governo Bolsonaro em relação à aquisição de armamento pela população brasileira. “Só tenho a lamentar profundamente que em meio a essa pandemia, com milhares de brasileiros mortos pelo Covid, em meio a tantas famílias enlutadas, com tanta gente passando fome e necessidades, o Brasil se volte para debater a flexibilização do porte e posse de armas”, disse o parlamentar.

Para que discutir o armamento do povo agora. Qual o sentido disto neste momento?, questionou Jeová, lembrando que agora o povo brasileiro está precisando é de ‘vacina no braço’. “O povo está precisando viver em paz e com saúde para trabalhar. É preciso construir uma cidadania coletiva baseada na paz social e não no armamentismo. Isso é uma falta de vergonha e também de respeito”, disse Jeová, complementando que não ia se alongar neste tema porque tinha coisas muito mais importantes para se deter.
Foto: Revista EXAME

Deputado criticou flexibilização de armamento e debate do tema na atual conjuntura

Deputado Jeová parabeniza equipe da SES por viabilizar implantação do teste do pezinho ampliado na rede pública

“Quero parabenizar toda equipe da Secretaria Estadual de Saúde, nas pessoas de Dr. Geraldo Medeiros, de Renata e do secretário executivo, Daniel Beltrami que mesmo em meio a essa pandemia tocaram, em paralelo,  um projeto de grande relevância que é o do Teste do Pezinho Ampliado que vai possibilitar que o filho do pobre tenha as mesmas condições que os filhos dos ricos de identificar doenças de forma precoce, ao nascer”, disse o deputado estadual Jeová Campos, durante sessão remota da ALPB, nesta terça-feira. O parlamentar se referia a Lei Nº 11566, que assegura aos bebês nascidos em hospitais e maternidades da rede pública de saúde da Paraíba o direito ao teste de triagem neonatal, na sua modalidade ampliada. A iniciativa desta ação foi do deputado cajazeirense.

Segundo Jeová, o teste vai começar a ser implantado, já a partir de maio, assim que acabar o treinamento da equipe que será responsável pela realização dos mesmos. “A equipe de saúde que vai operacionalizar esse teste passará por treinamento que será realizado no final de abril e começo de maio, de forma que acredito que até final de maio os testes já possam começar a ser realizados”, disse o deputado, lembrando que no final do ano passado essa ação ganhou um reforço significativo para ser viabilizada, através da destinação de parte de R$ 500 mil oriundos de Emenda de Bancada Impositiva dos deputados federais da Paraíba.

          Atualmente, o teste do pezinho disponibilizado na rede pública diagnostica apenas seis doenças e com a ampliação ele poderá identificar até 30 patologias. “Com o teste ampliado será possível diagnosticar precocemente várias doenças, proporcionando um tratamento eficiente e imediato, o que por si só, contribuirá para o progresso da saúde pública do Estado e também resultará numa substancial racionalização dos gastos públicos com a assistência médico-hospitalar, já que a maioria dos pacientes atingidos pelas doenças termina toda a sua vida sob os cuidados do SUS gerando um ônus financeiro nada desprezível. Com esses testes feitos de maneira precoce haverá condições de minimizar isso”, lembra o parlamentar.

O teste do pezinho ampliado vai tornar possível o diagnóstico precoce das seguintes patologias: Fenilcetonúria e outras aminoacidopatias, Hipertireoidismo congênito, Hiperplasia Adrenal, Galactosemia, Deficiência de Biotinidase, Toxoplasmose Congênita, Deficiência de G6PD, Fibrose Cística, Anemia Falciforme e outras Hemonoglobinopatias e Leucinos. No Distrito Federal, que hoje é referência em Teste do Pezinho Ampliado, são feitas, em média, 400 novas consultas de primeira vez no Centro de Referência de Doenças Raras da Secretaria de Saúde. A Paraíba será o primeiro estado do Nordeste a disponibilizar esse teste na rede pública.

Com o teste do pezinho ampliado mais doenças poderão ser identificadas precocemente

Diálogo do presidente com Kajuru expõe as tentativas de interferência de Bolsonaro em assuntos de seu interesse ou de sua família

O diálogo travado entre o presidente Jair Bolsonaro e o senador Jorge Kajuru, gravado e divulgado, posteriormente, pelo parlamentar, segundo o deputado estadual paraibano Jeová Campos, só reafirma o modus operandi do chefe do executivo federal quando algum assunto lhe desagrada. “Lógico que a abertura de uma CPI para apurar o combate da pandemia pelo governo federal não é bem-vinda pelo presidente que sabe que seu governo errou muito na condução deste processo, mas nada justifica essa tentativa de interferência”, afirma Jeová.

O deputado paraibano acha ainda mais grave que o presidente incentive e até peça que parlamentares trabalhem a possibilidade de fazer um pedido de impeachment contra ministros do Supremo Tribunal Federal – STF. “Primeiro esse tipo de pedido é inconstitucional, segundo jamais deveria ser solicitado pelo Presidente da República que tem por dever de ofício respeitar as instituições, ainda mais em se tratando da corte máxima do país”, reforça Jeová.

Para Jeová, além de gravíssimo, esse episódio pode acarretar em mais um pedido de impeachment do presidente. “Bolsonaro vai colecionar pedidos de impeachment, pois a falta de decoro dele é corriqueira. São pedaladas fiscais, tentativa de interferência na Polícia Federal para defender seus filhos e agora também no STF. A articulação contra uma CPI e contra um ministro do STF é fato gravíssimo e não venha me dizer que o presidente é apenas destemperado. Ele age de má fé mesmo. Se sente no direito de intervir em determinados assuntos que fogem a sua competência de presidente, só que ele não age assim na defesa do país, mas de seu próprio umbigo”, afirma Jeová.

Complexo Hospitalar de Patos registra aumento de 18% no número de acidentados atendidos no fim de semana

Entre as 18h da última sexta-feira (09) e a meia noite do domingo (11), o plantão da Emergência e Urgência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) registrou o atendimento de 33 pessoas vítimas de acidentes, sendo a maior parte deles (28) de acidentes envolvendo motocicletas. Incluindo todos os atendimentos do final de semana, 162 pessoas foram atendidas. O plantão de maior movimento foi o do sábado com 81 pessoas, seguido do domingo, quando deram entrada na unidade outras 57 pessoas. Das 18h da sexta-feira até a meia noite, mais 24 pessoas foram atendidas por causas diversas. Seis cirurgias foram realizadas entre os dias 09 e 11, sendo três de Ortopedia e outras três de Cirurgia Geral.
Comparando os dados da Urgência e Emergência da unidade deste final de semana com o anterior, houve uma queda de 5% no número de atendimentos (de 02 a 04/04 foram 170 atendimentos), porém houve um aumento no número de acidentados, de 28 pessoas no anterior, para 33 no mais recente, que corresponde a 18 % de aumento.
Na emergência, além dos casos envolvendo os acidentados com motos, automóvel e bicicleta, os demais principais motivos dos atendimentos da unidade neste final de semana foram de pacientes com dor abdominal, síndrome gripal, queda da própria altura, queda de nível, entorse ou torção, dor no peito, dor renal, acidente com objeto perfuro-cortante, problemas ligados à hipertensão, entre outros motivos.
O boletim de atendimento de pacientes vítimas de acidentes de trânsito mostra que dos 33 acidentados, a quase totalidade foi de pessoas que estavam em motocicletas, com 28 casos. Houve ainda quatro pessoas que se envolveram com acidentes de automóvel e uma que se acidentou com bicicleta. Dos 33 acidentados, seis deles precisaram permanecer internados para cuidados posteriores. Os demais foram liberados após os primeiros socorros. Dos acidentados, a maior parte deles foi da cidade de Patos, com 16 pessoas no total, mas vieram pacientes das cidades de Aguiar, Cacimbas, Desterro, Imaculada, Matureia, Olho D’água, Paulista, Piancó, Santa Teresinha, Santana de Mangueira, São Bento, São José do Bonfim, Tavares, João Pessoa e São Mamede.

Complexo de Patos inicia semana com 32% a menos de ocupação de leitos de UTI Covid em relação a semana passada

O boletim de meio-dia, desta segunda-feira (12), referente a ocupação dos leitos de UTI e Enfermarias Covid no Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) e no Noaldo leite traz um alento em relação ao início da semana. Enquanto no dia 05, essa taxa era de 100% de ocupação nos leitos de UTI e de 70% nas enfermarias clínica, hoje está em 68% de ocupação em UTI e 43% nas enfermarias Covid. “Já começamos a perceber a diminuição de casos, que é um reflexo das medidas restritivas de circulação adotadas há 15 dias e que possibilitaram a redução do contágio e, consequentemente, do número de pessoas que ficaram doentes e precisaram do suporte do hospital”, afirma o diretor geral do Complexo, Francisco Guedes.

O boletim do setor de isolamento Covid atesta que 23 leitos de UTI Covid, dos 32 disponíveis no Complexo, estão ocupados nesta segunda-feira. No Noaldo Leite, dos cinco leitos de UTI Covid, dois estão com pacientes. Em relação aos leitos de enfermaria Covid, no Complexo, dos 32 leitos, 15 estão com pacientes, enquanto que no Noaldo, dos 12 leitos disponíveis, apenas quatro estão ocupados. Separando percentualmente a taxa de ocupação, o Complexo está com 72% de ocupação de leitos na UTI e 47% nas enfermarias e o Noaldo está com uma ocupação de 40% nos leitos de UTI e de 33% nas enfermarias.

“Esses dados ainda não nos dão tranqüilidade absoluta, nem muito menos são um indicativo de que as pessoas podem relaxar nas medidas preventivas, apenas refletem o acerto da decisão de restringir a circulação de pessoas e com isso reduzir o contágio. Mas, se a população relaxar, não vai tardar a gente ter novamente altas taxas de ocupação dos leitos já que a doença é altamente contagiosa”, reforçou Francisco, lembrando que medidas como o uso contínuo da máscara, a freqüência na higienização das mãos com álcool gel ou sabão e a não aglomeração são medidas simples, mas bastante eficazes no combate a pandemia.

Complexo de Patos encerra semana com 78% de ocupação de leitos de UTI e 52% de Enfermaria Clínica Covid

O Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) encerra essa semana com dados mais alentadores que no início, quando 100% dos leitos de UTI Covid estavam ocupados. O censo do setor de isolamento Covid de meio dia, desta sexta-feira (09), mostra uma taxa de 78% de ocupação de leitos na UTI Covid e 52% de taxa de ocupação nos leitos de Enfermarias Clínicas Covid.

Dos 32 leitos de UTI do Complexo, 27 estão ocupados, o equivalente a uma taxa de 84% de ocupação, enquanto que dos 32 leitos de Enfermarias do CHRDJC, 19 estão com pacientes, correspondendo a um percentual de 59%. Dos cinco leitos de UTI Covid do Noaldo Leite, dois estão ocupados, correspondendo a uma taxa de 40% e dos 12 leitos de Enfermaria, quatro estão com pacientes com coronavírus, o equivalente a uma ocupação de 33% dos leitos de enfermarias clínica Covid. O Noaldo Leite está, temporariamente, com leitos de Covid adulto para dar suporte ao atendimento prestado pelo Complexo.

“São dados que mostram que o momento ainda exige muita cautela e cuidados, tanto das autoridades e agentes sanitários e de saúde, quanto da população. Embora nossa taxa de ocupação esteja menor hoje (09), isso não significa que estamos vivendo um momento de tranqüilidade já que os dados do setor são muito dinâmicos, imprevisíveis e mudam a cada censo”, afirma o diretor geral do Complexo, Francisco Guedes, lembrando que embora a ocupação de leitos tenha diminuído, ela continua elevada. O Complexo realiza três censos diários, um às 6h da manhã, outro ao meio dia e o último às 18h.

Dados COVID no Brasil e na Paraíba

O boletim oficial de evolução da Covid no país, disponibilizado no link https://www.google.com/search?client=firefox-b&q=Dados+COVID+no+Brasil+e+na+Para%C3%ADba com dados até 08 de abril último, demonstra que o Brasil já atingiu a marca de 13,3 milhões de pessoas infectadas pelo Covid-19, das quais 11,7 milhões se recuperaram da doença, no entanto, quase 350 mil brasileiros não tiveram a mesma sorte e morreram devido a complicações do coronavírus. Na Paraíba 268 mil pessoas foram infectadas, das quais 190 mil conseguiram se recuperar. Contudo, infelizmente, 6.085 paraibanos foram a óbito por complicações do Covid-19.

Francisco Guedes, diretor geral do Complexo lembra que o momento ainda é de muita cautela
Francisco Guedes, diretor geral do Complexo lembra que o momento ainda é de muita cautela

Oncologista do Hospital do Bem lembra importância da prevenção no Dia Mundial de Combate ao Câncer

Em 2020, cerca de 19 milhões de novos casos de câncer foram registrados no mundo, sendo 1,5 milhão no Brasil, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). No ano passado, 260 mil brasileiros não resistiram doença e na Paraíba, outras 8,4 mil pessoas faleceram em decorrência de complicações pelo câncer. Considerado um dos maiores problemas de saúde, o câncer se destaca entre as principais enfermidades letais em pessoas que vão a óbito antes dos 70 anos de idade. Mas, há um cuidado básico que pode até evitar a doença e salvar muitas vidas: a prevenção. “A prevenção reside em poder evitar o surgimento do câncer e o desenvolvimento de uma doença tão grave quanto essa. Algumas ações, tipo abandonar o tabagismo, limitar o uso de bebidas alcoólicas e realizar exames que auxiliam na detecção precoce de tumores são algumas destas condutas que fazem a diferença na vida de qualquer indivíduo”, destaca a médica oncologista do Hospital do Bem de Patos, Dra. Nayarah Xavier.

O alerta da médica, responsável pelo ambulatório do Hospital do Bem, que integra a rede estadual de saúde e atende casos de câncer no sertão paraibano, é bem oportuno, principalmente, na data em que se comemora Dia Mundial de Combate ao Câncer. “O exame de Papanicolou para prevenção de câncer de colo uterino e a mamografia para evitar diagnósticos tardios de câncer de mama, sobretudo nas mulheres a partir dos 40 anos de idade, e do exame de próstata, nos homens, a partir dos 50 anos, são exemplos de cuidados preventivos que fazem a diferença no tratamento, sobrevida, qualidade de vida e até mesmo na própria sobrevivência dos indivíduos, porque disso também depende o sucesso terapêutico e, por conseqüência, a própria cura definitiva da doença”, reitera a oncologista.

Sobre o Hospital do Bem

A unidade tem 25 leitos e uma sala de quimioterapia com capacidade para atender dez pacientes simultaneamente. O Hospital, que integra o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC), atende em média 300 pacientes de oncologia clínica/mês, com casos de câncer de próstata, mama, colo de útero e pele, ofertando serviços ambulatoriais, quimioterapia e cirurgia, além de diversos exames que são feitos no Centro de Diagnóstico, que funciona nas instalações do Complexo Hospitalar de Patos. Em março último, foram realizadas 247 sessões de quimioterapia. Durante a pandemia, o Hospital do Bem manteve suas atividades, adotando critérios mais rígidos de controle em função dos pacientes oncológicos terem sua imunidade mais baixa.

“Restringimos a entrada de pessoas no setor de quimioterapia apenas para pacientes e funcionários do setor, não permitindo provisoriamente a entrada de acompanhantes, e seguimos todos os protocolos adotados pelas autoridades sanitárias e, por isso, não precisamos suspender nossas atividades, até porque sabemos que quem tem câncer, também tem pressa e não pode ter seu tratamento descontinuado”, afirma o diretor geral do Complexo, Francisco Guedes. A unidade que todos os anos fazia ações comemorativas em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Câncer, este ano, em função da pandemia, não realizou as atividades. “O momento pede mais reflexão que ação e nos impede de fazer algo que aglomere pessoas”, finaliza o diretor justificando a ausência de ação comemorativa no dia de hoje.