Author: News Comunicação
Com a diminuição de casos de internação os leitos de UTI Covid do Noaldo foram destinados agora para atendimento à demanda infantil
Com a diminuição de casos de internação os leitos de UTI Covid do
Noaldo foram destinados agora para atendimento à demanda infantil
Levando em consideração a redução do número de internações de casos Covid e a necessidade de leitos de terapia intensiva para crianças e adolescentes com outras enfermidades, a direção do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) em parceria com a direção do Hospital Infantil Noaldo Leite decidiu redirecionar os cinco leitos de UTI abertos no Noaldo para o público alvo da unidade. Numa oportuna coincidência, chegaram quatro casos de crianças necessitando de suporte intensivo que já foram beneficiadas com essa nova destinação de leitos de terapia intensiva.
O diretor geral do Complexo, Francisco Guedes, explica que esse redirecionamento é provisório e vai permanecer enquanto se mantiver essa redução de casos de Covid. “Essa mudança é temporária, muito embora ela possa ser efetivada caso essa situação de redução dos casos graves de coronavirus se mantenha dentro dos atuais percentuais. Se avaliarmos que a situação mudou, poderemos reativar os leitos para o setor Covid novamente”, afirma Francisco.
Em relação à segurança no uso dos equipamentos e instalações que antes eram destinadas aos pacientes de coronavírus, a diretora geral do Noaldo, Isabella Cristina argumenta que não há qualquer possibilidade de existir contágio para os pacientes que não são de Covid. “Os utensílios utilizados nos equipamentos de suporte ventilatório são de uso individual e exclusivo e são descartados após o uso, o ambiente foi completamente higienizado, ou seja, não há a menor possibilidade dos pacientes da UTI pediátrica se contaminarem com Covid”, destaca a diretora, lembrado que ainda permanecem disponíveis os 12 leitos de Enfermaria Clínica no Noaldo destinado aos pacientes com Covid. No Complexo são mais 32 leitos de UTI Covid e outros 32 leitos de Enfermaria Clínica.
- Diretor geral do Complexo, Francisco Guedes explica redirecionamento de leitos de UTI
- Os leitos de UTI do Noaldo que eram destinados aos pacientes com Covid agora atendem outras efermidades
Deputado Jeová diz que equipamentos para realização do teste do pezinho ampliado na rede pública serão instalados no final deste mês
Já faz mais de um ano que a proposta de implantação do Teste do Pezinho Ampliado, que vai possibilitar que o filho do pobre paraibano tenha as mesmas condições que os filhos dos ricos de identificar doenças de forma precoce, ao nascer, foi aprovado pela ALPB e sancionado pelo governador João Azevêdo, tornando-se a Lei Nº 11566. Mas, agora a ação está mais perto de ser operacionalizada. Segundo o deputado Jeová Campos, autor da propositura, os equipamentos necessários para realização dos testes começam a ser implantados no final deste mês e os treinamentos das equipes responsáveis pela instrumentalização dos testes começam no próximo dia 26.
“A demora na implantação dos testes se deveu a uma série de fatores, que passa pela aquisição dos kits, do treinamento de pessoal, da logística de realização do exame, dos equipamentos necessários para a realização dos mesmos, mas, estamos perto de tornar tudo isso realidade aqui na Paraíba, que será o primeiro estado do Nordeste a dispor desse tipo de testagem na rede pública de saúde”, disse o parlamentar, destacando o compromisso da equipe da Secretaria Estadual de Saúde, nas pessoas do secretário, Dr. Geraldo Medeiros, de Renata e do secretário executivo, Daniel Beltrami que mesmo em meio a toda essa pandemia do Covid tocaram, em paralelo, esse projeto de grande relevância que é o do Teste do Pezinho Ampliado.
Ainda segundo o parlamentar, a expectativa é que o teste já comece a ser realizado a partir de maio, assim que acabar o treinamento da equipe que será responsável pela realização dos mesmos e a instalação dos equipamentos. Atualmente, o teste do pezinho disponibilizado na rede pública diagnostica apenas seis doenças e com a ampliação ele poderá identificar até 30 patologias. “Estou muito feliz e com uma imensa expectativa de poder ver esse teste sendo realizado em nossos bebês”, destacou Jeová, lembrando que a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, lhe disse que inspirada na iniciativa dele, pensa em implantar no estado vizinho o teste ampliado.
Quais patologias
O teste do pezinho ampliado vai tornar possível o diagnóstico precoce das seguintes patologias: Fenilcetonúria e outras aminoacidopatias, Hipertireoidismo congênito, Hiperplasia Adrenal, Galactosemia, Deficiência de Biotinidase, Toxoplasmose Congênita, Deficiência de G6PD, Fibrose Cística, Anemia Falciforme e outras Hemonoglobinopatias e Leucinos. No Distrito Federal, que hoje é referência em Teste do Pezinho Ampliado são feitas, em média, 400 novas consultas de primeira vez no Centro de Referência de Doenças Raras da Secretaria de Saúde.
Foto: Site Senado Federal
- Teste do Pezinho Ampliado começa a ser feito na Paraíba a partir de maio
ALPB homenageia Dona Maria de Ermeto com nome de trecho de Rodovia Estadual
O trecho da Rodovia Estadual PB-382, que interliga os municípios de Serra Grande e São José de Piranhas, deverá ser denominado de Maria Luzia dos Santos Silva – “Maria de Ermeto”. Em votação durante sessão remota da ALPB, na manhã desta terça-feira (20), os parlamentares paraibanos aprovaram, por unanimidade, o Projeto de Lei 2.410/2021, de autoria do deputado Jeová Campos que sugeriu a homenagem.
“Fico emocionado ao ser o propositor desta justa homenagem e mais ainda porque pude conviver de perto com Maria de Ermeto e ser testemunha do quão grande foi essa mulher, principalmente, nas questões ligadas às Ciências Sociais em Serra Grande e do quanto ela merece essa singela distinção”, afirmou Jeová, lembrando que, infelizmente, foi por complicações por causa de um câncer que a homenageada veio a falecer. A matéria agora segue para apreciação do governador João Azevêdo.
- Deputado Jeová Campos emocionou-se ao falar de Dona Maria de Ermeto
Direção do Complexo de Patos tranquiliza população sobre estoque de medicamentos e suprimentos
Nos últimos dias, vários veículos de comunicação têm veiculado diversas matérias sobre a falta de medicamentos, principalmente, para o chamado ‘kit intubação’ utilizado para sedar e manter sedados pacientes graves de coronavirus. Essa dificuldade dos hospitais em manter estoques razoáveis destes medicamentos é uma realidade nacional em função da alta procura destes insumos, frente a uma produção em escala que não acompanha a demanda. Contudo, a realidade do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC) de Patos é bem diferente. A unidade além de dispor de todos os medicamentos e suprimentos ainda tem conseguido, graças a uma gestão pró-ativa, manter estoques suficientes para os 15 dias subsequentes e nunca teve sua Farmácia e almoxarifado tão abastecidos em toda a sua história.
O diretor geral do Complexo, Francisco Guedes, desmente qualquer notícia de falta de sedativo na unidade. “Nós não temos medicamento em falta, inclusive, de sedativos e estamos com estoque para os próximos 15 dias. Mesmo quando não há a Midazolam de 50 mg, um medicamento em escassez no mercado, não apenas local, mas nacional, nós temos outros sedativos, a exemplo do Propofol, que fazem o mesmo efeito terapêutico e são até mais caros, portanto, não temos problemas em manter nossos pacientes sedados”, disse o diretor.
Respondendo a informações que circularam em redes sociais nesta segunda-feira, de que a família de uma paciente que está internada na unidade, e que pedia contato de fornecedores de medicamentos para suprir as necessidades de seu familiar, o diretor foi enfático. “Essa informação não procede e não tem o mínimo de cabimento e se algum profissional do Complexo solicitou isso da família do paciente, além de tomar essa iniciativa sem autorização da direção do hospital, incorreu em falha grave e será advertido por isso, já que não há necessidade de tal procedimento, uma vez que temos em casa todos os medicamentos e suprimentos para atender satisfatoriamente e em segurança nossos pacientes”, finalizou Francisco Guedes, tranquilizando a população de Patos e dos mais de 60 municípios atendidos pelo Complexo.
- A Farmácia do Complexo está abastecida com os sedativos do kit intubaçãol
- Não há falta de medicamento, nem suprimentos no Complexo de Patos
- O Propofol substitui o Midazolam com o mesmo efeito terapêutico
Deputado José Mário será o relator da Comissão de Agricultura que analisará PL que inclui produtores no recebimento de CBIOs
O relator na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPDR) da Câmara dos Deputados que vai analisar a proposta parlamentar que altera a Lei no 13.576, de 26 de dezembro de 2017, materializada pelo Projeto de Lei 3.941/2020, que inclui o produtor rural fornecedor de matéria- prima dentro da Política Nacional e Biocombustíveis (RenovaBio), será o deputado José Mário Schreiner (DEM-GO). O nome do parlamentar foi divulgado na última quinta-feira (15) e agradou os produtores, uma vez que o deputado conhece muito bem a realidade do campo, uma vez que é presidente da Federação de Agricultura de Goiás. O PL 3.941/2020 é de autoria do deputado federal paraibano Efraim Filho.
O presidente da Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana), Alexandre Lima, disse que a escolha de José Mário tranquiliza o segmento produtivo pela vivência e conhecimento do parlamentar das questões ligadas ao campo. “Obviamente que a escolha de um deputado que tenha familiaridade com o campo, conheça a nossa realidade e, portanto, sabe que é justa a reivindicação que estamos pleiteando, nos dá tranquilidade em relação ao encaminhamento da matéria”, disse o dirigente da Feplana.
Após analisada pela CAPDR, a proposta ainda será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e depois, o texto segue para votação em Plenário. Para o presidente da União Nordestina dos Produtores de Cana (Unida) e da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), José Inácio de Morais, a expectativa é que agora a matéria tramite na Câmara de forma mais rápida. “Nós, produtores, já esperamos bastante para ter revista essa situação absurda de ter deixado o segmento produtivo do campo de fora do CBIOs. Com a escolha do relator, a expectativa é que a matéria siga agora seu rito. Esperamos que, em breve, ela seja votada e aprovada pelos deputados”, disse José Inácio, lembrando que os parlamentares têm agora a oportunidade de reparar essa falha grave do Renovabio. “Um Programa que se propõe a estimular a baixa emissão de CO2 jamais poderia ter deixado de fora quem participa diretamente dessa ação, uma vez que é no processo produtivo que isso acontece em maior escala”, finalizou José Inácio.
- Deputado federal José Mário vai ser o relator da Comissão que vai analisar o PL
É preciso que o Congresso reconheça a justa reivindicação de incluir o produtor no RenovaBio e no recebimento de CBIOs afirma José Inácio
A Política Nacional de Biocombustíveis, o Renovabio, que instituiu o ativo de crédito de descarbonização (CBios) deixou de fora o mais importante elo desse processo que são os produtores, uma vez que é no campo que acontece a maior parte de captura de carbono. E essa injustiça está sendo revista graças a um Projeto de Lei apresentado pelo deputado federal Efraim Filho (DEM/PB) que inclui os fornecedores de matéria-prima entre os beneficiários do CBIOs. “É inadmissível que um Programa que se propõe a estimular a baixa emissão de CO2 tenha deixado de fora quem participa diretamente dessa ação, uma vez que é no processo produtivo que isso acontece em maior escala. Esse PL precisa ser votado urgentemente para que essa injustiça seja reparada o quanto antes”, afirma o presidente da União Nordestina dos Produtores de Cana (Unida) e da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), José Inácio de Morais.
Segundo o dirigente canavieiro, os produtores não querem tirar nada das indústrias, apenas receber o que lhes é de direito. E para chamar atenção dessa questão e tentar acelerar o processo de apreciação da matéria e sensibilizar os parlamentares federais, produtores publicaram um manifesto em apoio a mudanças do Renovabio. No texto, assinado por várias entidades, a categoria manifesta pleno apoio à proposta parlamentar de alteração da Lei no 13.576, de 26 de dezembro de 2017, materializada pelo Projeto de Lei 3.941/2020, que inclui o produtor rural fornecedor de matéria- prima dentro da Política Nacional e Biocombustíveis (RenovaBio). “Temos o direito de participar dessa Política na exata proporção da matéria-prima entregue por nós às indústrias, descontados os custos de emissão, negociação e de comercialização dos Créditos de Descarbonização (Cbios)”, reitera José Inácio.
O texto do Manifesto reforça que “Grande parte das metas de descarbonização ocorrerá no campo, por meio de ações realizadas pelo produtor rural preservacionista, partindo da forma de cultivo da matéria-prima até o cumprimento da manutenção da sua Reserva Legal e das Áreas de Proteção Permanente em sua propriedade”. Além da Unida, assinam o documento a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil), Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho), Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana), Organização das Associações de Produtores de Cana do Brasil (Orplana) e Associação Brasileira dos Produtores de Óleo de Palma (Abrapalma).
O PL do deputado paraibano Efraim Filho inclui o produtor pessoa física ou jurídica, que cultiva em terras próprias ou de terceiros, que explore a atividade agropecuária e destine a sua produção as usinas que fabricaram etanol exclusivamente ou não. “O PL dá previsibilidade da participação do canavieiro no RenovaBio e no recebimento justo de CBIOs com base no que forneceu de cana à usina e com o total de etanol lá fabricado, evitando, inclusive, conflito de interesse sobre a partilha do CBios com o produtor da matéria-prima”, explica o presidente da Feplana, Alexandre Lima. Ele adianta ainda que se a produção da usina é 50% açúcar e 50% etanol, por exemplo, ela receberá apenas os CBIOs relativos ao etanol e a partilha desse crédito de descarbonização deverá, proporcionalmente, levar em conta a matéria-prima do produtor independente sobre a produção do biocombustível.
Fonte: valor.globo.com

Projeto desenvolvido na Fazenda Maracanã destina toda a produção de feijão para trabalhadores
Há vários anos, os proprietários da fazenda Maracanã, em Santa Rita, desenvolvem um projeto solidário que ao mesmo tempo em que ajuda as famílias dos trabalhadores a terem feijão o ano todo e obter uma renda extra, também contribui com a rotatividade de culturas, que é uma das boas práticas agronômicas. Este ano, 30 hectares da fazenda que pertence ao engenheiro agrônomo e produtor canavieiro, Raimundo Nonato Siqueira, foram cedidos aos funcionários da propriedade para o plantio de feijão, cuja colheita é destinada 100% aos trabalhadores para consumo próprio e comercialização de excedentes, com renda destinada também, exclusivamente, a eles. A expectativa é que a safra de feijão verde e seco seja colhida até maio.
Em junho, explica o filho de Nonato, Neto Siqueira, a terra é devolvida para o plantio de cana-de-açúcar, que é a principal lavoura da propriedade. “Nos sentimos extremamente gratificados por poder proporcionar um ganho extra aos nossos colaboradores e também assegurar o feijão para consumo próprio deles durante todo o ano”, destaca Neto, que também é engenheiro agrônomo e é quem ajuda a administrar a fazenda do pai.
Ele lembra que a rotação de culturas é uma técnica agrícola de conservação que visa a diminuir a exaustão do solo. “Isto é feito trocando as culturas a cada novo plantio de forma de que as necessidades de adubação sejam diferentes a cada ciclo. Consiste em alternar espécies vegetais numa mesma área agrícola”, explica ele, lembrando que além de contribuir com a conservação do solo, ela também ajuda no controle de pragas e doenças da lavoura e, neste caso, específico também tem um viés social e econômico importante, já que ajuda na alimentação e renda dos trabalhadores.
- A colheita é toda destinada aos trabalhadores
- O feijão será colhido até maio
- Raimundo Nonato, proprietário da Fazenda Maracanã em meeio a plantação de feijão
- Toda produção pertence aos trabalhadores da fazenda para consumo e comercialização
Ocupação de leitos de UTI e Enfermaria Covid diminuem no Complexo de Patos
Com picos de ocupação de 100% de leitos do setor de isolamento Covid no final de março, as taxas de internação no setor do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) têm caído nos últimos dias, reflexo das medidas restritivas de circulação adotada pelo Estado e municípios paraibanos. Nesta quinta-feira (15), por exemplo, o censo de meio-dia do setor aponta uma ocupação de 70% dos leitos de UTI e de 45% de leitos de Enfermaria Clínica Covid. Já estão inclusos nestes percentuais os leitos disponíveis no Hospital Noaldo Leite que dão apoio ao Complexo no atendimento a pacientes com coronavírus.
De acordo com esses percentuais, dos 32 leitos de UTI Covid do Complexo, 25 deles estão com pacientes graves que precisam de cuidados intensivos e dos 32 leitos de enfermarias, 18 estão ocupados nesta quinta-feira. Já no Noaldo, dos cinco leitos de UTI Covid, um apenas está com paciente, enquanto que dos 12 leitos de enfermarias dois estão ocupados.
“A taxa de ocupação vem decrescendo, pois já chegamos a lotar a UTI e as Enfermarias por mais de uma ocasião e isso não ocorre há mais de uma semana. Mas, volto a reiterar que o momento não é de relaxamento. Os resultados da restrição de circulação começaram a ser sentidos em toda a rede referenciada de Covid, mas precisamos nos manter vigilantes e, principalmente, seguindo as medidas preventivas para evitar a propagação da circulação do vírus”, destaca o diretor geral do Complexo, Francisco Guedes.
Dados nacionais de redução
Boletim Extraordinário da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgado essa semana atesta que caíram as taxas de ocupação de leitos de UTI Covid-19 para adultos na Paraíba. De acordo com o boletim houve redução de 77% para 70%, entre 5 e 12 de abril. Mesmo com a situação amena, a Fiocruz mostra que a pandemia deve permanecer em níveis preocupantes ao longo de todo o mês de abril. Os hospitais paraibanos têm a segunda menor taxa de ocupação desses leitos no Sistema Único de Saúde (SUS) segundo a Fundação. O menor registro é apontado em Roraima, com 44%. Além da Paraíba, também tiveram queda desse índice os estados do Pará (87% para 82%), Amapá (de 91% para 84%), Tocantins (de 95% para 90%) e São Paulo (de 91% para 86%).
- Ocupação de leitos de UTI e Enfermaria clinica Covid no Complexo de Patos teve redução
Deputado Jeová Campos pede intensificação de policiamento na zona rural do município de Cachoeira dos Índios
A ação de criminosos tem amedrontado a população de Cachoeira dos Índios, no sertão paraibano, especialmente, os moradores da área rural do município. Sensibilizado com a situação e os relatos de vários conhecidos que foram vítimas de crimes de assalto e furtos nos últimos dias, o deputado estadual Jeová Campos protocolou na ALPB o Requerimento de Nº 14.169, aprovado, na sessão remota de ontem (13), solicitando ao Comandante-Geral da Policia Militar da Paraíba, coronel Euller de Assis Chaves, que sejam adotadas providências no sentido de intensificar as atividades de policiamento ostensivo na zona rural de Cachoeira dos Índios. “O policiamento ostensivo inibe a ação de criminosos que têm praticados vários assaltos nos últimos dias e, por conseguinte, proporciona mais segurança aos cidadãos da região”, argumentou Jeová.
O parlamentar lembra que o município de Cachoeira dos Índios limita-se com três municípios do Estado do Ceará – Barro, Aurora e Ipaumirim e que n os últimos meses, frequentemente, são registrados casos de violência naquele município. “Recentemente, dois jovens residentes no Ceará, foram presos na cidade de Cachoeira dos Índios pela Policia Militar do Estado do Ceará com o apoio da Polícia Militar da Paraíba, onde os mesmos afirmaram que iriam realizar um assalto a um estabelecimento comercial naquela cidade. Graças à ação rápida das policias militares dos dois estados o crime não se concretizou, destaca Jeová.
Segundo o deputado, no último dia 05 de abril de 2021, no Sitio Bom Jardim, uma família de idosos foi feita refém por dois criminosos, que agiram com violência física e psicológica, roubando vários aparelhos celulares, dinheiro, eletrodomésticos, entre outros objetos. Na tarde do dia 06 de abril de 2021, um homem foi preso quando conduzia em um veículo com mais de 600 quilos de drogas e uma arma de fogo, fato também ocorrido na zona rural de Cachoeira dos Índios. A prisão e a apreensão foram realizadas pelo BOPE da Policia Militar e pela Policia Federal.
“O problema da violência preocupa os cidadãos de Cachoeira dos Índios, que temem por sua segurança e cobram mais ações concretas e ostensivas do Estado para diminuir a ocorrência desses crimes. Por conta disso, faz-se necessária a adoção de medidas urgentes para assegurar plenamente o direito à segurança da população. Dentre as medidas necessárias, destaca-se a intensificação das atividades de policiamento ostensivo e patrulhamento rural, com a função de realizar a prevenção de crimes e contravenções penais, além da violação de normas administrativas, incluindo as de trânsito, dai a razão de meu requerimento”, finalizou o parlamentar.
- Deputado Jeová Campos esta solicitando reforço no policiamento em Cachoeira dos Índios
Requerimento do deputado Jeová Campos que inclui os moto-taxistas no Programa Habilitação Social 2021 é aprovado pela ALPB
Habilitação Social gratuita para motoboys que trabalham com serviços de delivery e não têm condições financeiras de custear as taxas para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Pegando esse mesmo mote, o deputado estadual Jeová Campos propôs, através do Requerimento Nº 14.124/21 a expansão desse benefício aos moto-taxistas. O Requerimento foi aprovado na sessão remota da ALPB e segue agora para apreciação do governador João Azevedo.
“Da mesma forma que os entregadores de delivery estão passando por dificuldades na atual conjuntura de pandemia do coronavírus, os moto-taxistas também estão, então achei justo e oportuno solicitar a inclusão desta categoria no Programa Habilitação Social 2021, estendendo também a eles a possibilidade de atender as normas de trânsito, renovando a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de forma gratuita já que eles também usam a moto como instrumento de trabalho”, argumenta o parlamentar.
- Jeová quer que moto-taxistas sejam incluidos no Programa (1)















