Author: News Comunicação

Deputado Jeová Campos lamenta morte de seu tio Toinho Batista e manda mensagem para a família

Fora da Paraíba em agenda de trabalho como presidente da Comissão de Desenvolvimento, Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, com atividades em Brasília essa semana, o deputado estadual Jeová Campos lamentou hoje (18), a morte de seu tio Antônio de Oliveira Campos, mais conhecido como Toinho Batista, que era o último irmão de seu pai, Assis de Nóe. “Lamento, neste momento de despedida, eu não poder estar presente às últimas homenagens ao meu tio tão amado, com o qual tenho laços sentimentais profundos e uma imensa gratidão por ter sido acolhido por ele, em 1978, em sua casa, para poder continuar meus estudos”, disse Jeová em mensagem à família. O filho do deputado, Vitor Campos, o representa na despedida.

O parlamentar lembrou que seu tio Toinho Batista teve a coragem de sair do Sítio Poço Vermelho para tornar-se um comerciante reconhecido em Cachoeira dos Índios e que a morte é a ordem natural da vida. “Um dia ela nos atingirá, mais cedo ou mais tarde, todos nós partimos daqui. E o que podemos destacar neste momento é uma trajetória de vida linda e também desejar que essa partida seja de luz, porque foi na luz que meu tio sempre viveu, ajudando as pessoas, sendo um homem generoso e bom”, afirmou Jeová.

Ele reforçou que toda despedida por morte, nada mais é que um até breve. “Um dia haveremos de nos reencontrar, creio eu pela fé cristã e, neste dia, me despeço de meu tio tornando público o quanto foi importante seus ensinamentos em minha vida, o quanto seus aconselhamentos me ajudaram a ser o que sou e quanto suas orientações contribuíram para eu ser um homem mais justo, solidário e fraterno. Seus pedidos de que eu fosse seu amigo, naturalmente se concretizaram na nossa relação afetuosa e de admiração mútua. Aqui, este seu amigo, declama a saudade por sua partida, mas fica firmada uma convicção de que o bom da vida é viver, enquanto vida estivemos e eu e você, meu tio Toinho, vivemos como irmãos. Que Deus te receba de braços abertos como você sempre fez a vida toda comigo e com tantos outros”, finalizou Jeová em mensagem endereçada à família.

Idosa com comorbidades que passou mais de dois meses internada no setor Covid do Hospital de Patos recebe alta

Dona Francisca com profissionais da equipe da unidade durante a ação de humanização.jpg
Dona Francisca quando ainda estava em uso de oxigênio no hospital.jpg
Dona Francisca com sua irmã, Damiana Maria.jpg
Ahistória da aposentada Maria Francisca Pereira da Silva, de 68 anos, moradora do bairro São Sebastião, de Patos, que passou mais de dois meses internada no Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC) e teve alta no último sábado (15), é um exemplo de que é possível superar o Covid-19, mesmo em sua forma mais grave. Idosa, diabética, hipertensa, com histórico de cardiopatia, a paciente reunia várias predisposições para o agravamento da doença, mas, com o aporte do hospital e muita força de vontade e fé, conseguiu superar os maus momentos, inclusive enquanto esteve traqueostomizada, e voltar para casa.

“Estou bem e agradecida por tudo o que fizeram por mim. Ninguém esperava que eu ia escapar, mas estou aqui contando a vitória que foi muito difícil, Deus estendeu a sua mão poderosa e eu pude contar com a ajuda de muitas pessoas de bem e competentes”, disse ela, emocionada. Dona Francisca foi a paciente do setor de isolamento Covid que mais tempo permaneceu internada na unidade. Ela deu entrada no dia 23 de fevereiro e ficou apenas cinco dias na Enfermaria e todo o restante do período na UTI Covid.

Dona Francisca, que é viúva e antes de ser internada morava sozinha, e agora está morando com sua irmã, Damiana Maria da Conceição, conta que em alguns momentos de sua internação nem sabia mais que estava viva. “Eu não recordo de alguns momentos e pensei que eu tinha até morrido, mas Deus, que resuscitou Lázaro, também olhou por mim e estou muito feliz de estar com meus familiares. Era o meu maior desejo de voltar para minha família e Deus me concedeu essa graça e ouviu minhas orações. Jesus e os médicos me curaram deste Covid. Pela graça de Deus e graças aos cuidados que recebi no hospital, estou viva e contando minha história”, disse ela, que ainda tem sequelas do tempo de internação e vai precisar de fisioterapia para recobrar o movimento normal dos membros inferiores.

Em áudio gravado para a produção desta reportagem, Dona Francisca agradeceu aos profissionais que deram apoio a ela durante a internação no hospital e a sua família e amigos que oraram pedindo pela sua cura. “Apesar de tanta luta que foi e ainda está sendo por causa que eu ainda estou sem movimentar direito minhas pernas, quero agradecer ao hospital pela assistência e cuidados e também pelo carinho que recebi, sem os quais não teria conseguido, e também a minha família e amigos quer rezaram pela minha saúde. Eu vou contar para quem quiser ouvir essa vitória. Eu estou muito feliz porque Jesus me curou do Covid e essa doença tem cura”, disse ela, pedindo para as pessoas se cuidarem. “O negócio é muito sério e o sofrimento é muito grande. Não desejo o que eu passei para ninguém. Mas Deus há de retirar esse mal do mundo. Em nome de Jesus fica aqui meu agradecimento a todos os profissionais que não apenas me ajudaram, mas continuam essa luta nos hospitais”, disse Dona Francisca.

A médica Jullie Queiroga conta que o cuidar de Dona Francisca foi um longo caminho, mas que demonstra que, mesmo em casos muito graves, é possível superar o Covid. “Durante os 79 dias de internação da Sra. Francisca, ela precisou ser intubada. Depois de muito tempo de intubação, precisou fazer a traqueostomia, onde o tubo, ao invés de ser pela boca, é pela traqueia. Depois de mais de 20 dias intubada, conseguimos tirar ela do ventilador e adaptá-la só com oxigênio, fomos cortando a sedação aos poucos e ela foi se readaptando paulatinamente à alimentação, a voz não saía, teve o comprometimento motor pela longa permanência internada, mas depois a voz voltou e ela conseguiu superar todas as etapas com muita fé e graças a Deus, ela conseguiu voltar para casa se sentindo bem e orientada”, afirma a médica, lembrando que o propósito de todos os profissionais que atuam no setor é fazer o melhor possível para que os pacientes superem a doença e voltem para sua famílias.

A sobrinha/filha de Dona Francisca, Rozineide Martins Vilar, deu os parabéns para a equipe que cuidou de sua parente e ao serviço prestado pelo Complexo. “Nós não temos nada a reclamar do hospital. Graças a Deus e ao tratamento que ela recebeu, ela conseguiu superar a doença e voltar para nosso convívio”, disse Rozineide, que aproveitou também para elogiar o serviço de Nutrição da unidade. “As comidas do hospital são muito boas e gostosas. O hospital está de parabéns também por isso” disse ela, destacando também a atenção e boa vontade dos médicos que durante as ligações explicavam tudo bem direitinho e com a maior paciência. “Nós não temos nada a reclamar. Ao contrário. Só a agradecer ao hospital” finalizou Rozineide.

Antes de ter alta, a equipe multiprofissional do Complexo realizou um ato de acolhimento com Dona Francisca levando-a para um momento de descontração no jardim interno da unidade que fica no setor de isolamento. “Diante de tanto tempo de internação, a equipe criou um vínculo com essa paciente e esse momento foi partilhado com muito carinho e alegria, até porque no dia de sua realização, ela estava bem e já com previsão de alta. Foi uma ação em que comemoramos o dom da vida e da cura, da superação de momentos difíceis”, explica a psicóloga Pryscilla Guedes, que integra a equipe do hospital. No dia também foi feita uma chamada de vídeo propiciando que a família da paciente também participasse daquele momento.

Atendimentos no Complexo Hospitalar de Patos crescem 14% no final de semana

AEmergência e Urgência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), de Patos, registrou neste último final de semana (14 a 16/05) um aumento de 14% nos atendimentos gerais na comparação ao último final de semana, com o registro de 197 entradas, e também um aumento de 37% no número de pacientes vítimas de acidentes, com 37 ocorrências.

O plantão de maior movimento foi o do sábado (15), quando foram atendidos 99 pacientes, seguido do domingo (16), quando deram entrada mais 73 pessoas. Entre as 18h e a meia noite da sexta-feira, mais 25 pessoas foram atendidas na Emergência e Urgência da unidade. No final de semana, 10 cirurgias foram realizadas, sendo cinco vascular, três de ortopedia e duas cirurgia geral.

“Há quatro finais de semana estamos registrando aumento no número de atendimentos gerais, acumulando agora 44% de aumento no total. Já em relação aos pacientes vítimas de acidentes de trânsito, depois dos dois finais de semana anteriores terem registrado queda acumulada de 27%, nesse de agora houve aumento, registrando o maior número de acidentados desde o segundo final de semana de fevereiro”, avalia o diretor geral do Complexo, Francisco Guedes.

Ele atribui o aumento de atendimentos ao relaxamento das medidas restritivas de circulação, o que também vem impactando na ocupação de leitos Covid da unidade, que, nos últimos dias, tem atingido picos de mais de 90%, chegando em alguns momentos até a atingir a capacidade total da unidade, que diante deste novo cenário, na semana passada, reativou os 12 leitos de enfermaria clínica Covid no Hospital Infantil Noaldo Leite.

Na Emergência, além dos casos envolvendo os acidentados com motos, bicicleta e automóvel, os demais motivos dos atendimentos da unidade neste final de semana foram de pacientes com dor abdominal, queda da própria altura, sintomas de síndrome gripal, acidente perfuro cortante, convulsão ou mal epilético, acidente de automóvel, entorse ou torção, acidentes com animal peçonhento ou raivosos, edema, náusea ou vômito, queda de nível, rebaixamento de consciência, dor pélvica, entre outros motivos.

O boletim de atendimento de pacientes vítimas de acidentes de trânsito mostra que dos 37 acidentados, a maior parte deles foi de motos, com 29 ocorrências, seguido de automóvel, com seis casos e bicicleta, com dois registros. Destes 37, nove pacientes precisaram ficar internados para cuidados posteriores. Além de acidentados da cidade de Patos, que teve a maior demanda com 16 pacientes, a unidade ainda recebeu vítimas de acidentes das cidades de São Bento, Santana dos Garrotes, Teixeira, Codado, São José do Bonfim, Ibiara, Santa Inês, Imaculada, Santarém, Itaporanga, São José de Espinharas, Manaíra, Tavares, Matureia, Catingueira, Brajo do Cruz, Santa Terezinha e Quixaba. Do total de acidentados, 32 eram homens e cinco eram mulheres.

Paraíba também foi representada em ato pró-governo Bolsonaro

A manifestação que aconteceu na capital federal, na Esplanada dos Ministérios, na tarde do último sábado (15), em apoio ao presidente Jair Bolsonaro, teve a participação do setor produtivo da Paraíba, representado na ocasião pelo produtor canavieiro e presidente da Cooperativa dos Associados da Asplan (Coasplan), Fernando Rabelo Filho. Na opinião dele, que representou também na ocasião a Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), o evento foi magnífico, surpreendente e emocionante. “Esse movimento não foi apenas uma demonstração de apoio do setor do agronegócio ao governo de Bolsonaro, mas das famílias brasileiras e de outras categorias, a exemplo dos caminhoneiros, que foram à Brasília dar uma demonstração de satisfação e alegria com o atual governo”, disse Fernando.

Para Fernando, o movimento surpreendeu as expectativas. “Foi lindo, emocionante e surpreendente. Todo mundo lá, mais de 150 mil pessoas, gente de todo o Brasil, produtores rurais que deixaram seus estados e suas casas, andaram dois mil km de carro, destinaram seus caminhões para prestigiar o evento, realizado em clima de paz, de fortalecimento a esse governo. Mostramos que o Agro e as famílias brasileiras estão com Bolsonaro e que ele conta conosco para continuar a desenvolver ações que coloquem o Brasil no caminho do desenvolvimento e progresso”, avaliou Fernando, lembrando que a forma como o presidente chegou ao local do evento também foi surpreendente. “Ele chegou montado num cavalo. Nunca ninguém viu um negócio desse”, disse o presidente da Coasplan, que participou da ação junto com o presidente da Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana), Alexandre Lima.

“Foi um evento magnífico, de repercussão mundial, que mostrou a força de um líder que só quer o bem, que trabalha de forma honesta, que vê o Agro como um dos setores mais importantes do país para ajudá-lo a sair desta crise, então avalio como extraordinário esse evento e se tiver outros farei de tudo para estar presente novamente”, finalizou Fernando Filho.

Sobre o evento

O Movimento Brasil Verde e Amarelo, como ficou nominada a ação promovida pelo Agro e o Povo pela Democracia foi convocado e teve como pautas a “defesa da liberdade para o povo brasileiro e o fim dos lockdowns, democracia e eleições com voto impresso e a auditável e por um Supremo Tribunal Federal decente e Senado altivo”. Em seu pronunciamento, Bolsonaro reforçou a defesa de eleições com voto impresso e auditável em 2022. Também destacou que o Brasil não parou na pandemia de Covid-19 graças ao Agro que continuou produzindo alimentos durante a pandemia. “Mais uma vez, vocês vêm às ruas para mostrar que sabem o potencial do seu país e aonde ele pode chegar, bem como o que pode ser feito”, discursou Bolsonaro durante o ato seno bastante aplaudido na ocasião e prestigiado pelo seu ministério, com a presença de várias autoridades.

Consultor Fernando Meirelles esteve na Paraíba essa semana e visitou fazenda que cultiva cana-de-açúcar

Nesta quinta-feira (13), o consultor em agronegócio e integrante do colégio de jurados da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Fernando Meirelles veio à Paraíba. Esse especialista em operações com agricultura e pecuária fez uma visita à fazenda do presidente da Associação de Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), José Inácio de Morais, dando importantes informações com seu conhecimento sobre a cana-de-açúcar plantada na fazenda Bela Vista, em Mamanguape, e ainda sobre uma área da propriedade que será destinada a pastagem.

“Foi uma honra receber o Dr. Fernando, que hoje desponta como uma das maiores autoridades da pecuária brasileira, possuindo diversas especializações internacionais, na parte de gestão do agronegócio, além de ser juiz renomado da ABCZ”, disse José Inácio, complementando que assim que a Asplan puder retomar a realização das palestras técnicas vai convidar o renomado especialista para ser um dos palestrantes de seus eventos e que a Associação está de portas abertas para firmar parcerias com Fernando e com outros profissionais que falem com propriedade sobre o mundo do agronegócio.

Dia Nacional do Assistente Social é comemorado no Complexo de Patos

Ele é um profissional que atua em unidades de saúde junto com a equipe médica, com um olhar crítico mais direcionado à situação social das pessoas, desempenhando atividades que analisam e prestam apoio aos pacientes e seus familiares, durante todo o tratamento e até a alta. Esse profissional é o Assistente Social e para comemorar o Dia desta categoria aconteceu, nesta sexta-feira (14), um evento comemorativo no Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) que incluiu a palestra sobre “A importância do Assistente Social no Âmbito Hospitalar”, com a Assistente Social do Hemonúcleo, Josevânia Batista Leite e a psicóloga, Maria Gorete Rezende, dinâmicas, distribuição de brindes e botões de rosa e foi encerrado com um lanche coletivo, respeitando as medidas de distanciamento e ações de restrição da pandemia. O diretor Administrativo do Complexo, Levi Firmino, parabenizou os profissionais e fez a abertura do evento.

 

“O dia oficial da categoria é 15 de Maio, mas antecipamos a comemoração para hoje porque no sábado ficaria mais difícil de realizar essa ação”, explica a Coordenadora do Serviço Social do Complexo, Suenia Mota, que conta com o apoio de uma equipe de oito profissionais na unidade, sendo dois diaristas e os demais plantonistas.  “O escopo de trabalho de um assistente social num hospital é bastante amplo, pois nós realizamos visitas ao leito, atendimento ao público, mediação via telefone, orientação a visitantes e em casos de óbito, interconsultas e emissão de declarações”, destaca Suenia, lembrando que outras atividades frequentes, mas não corriqueiras também fazem parte do  trabalho dos profissionais da Assistência Social do Complexo.

 

Em sua fala, a Assistente Social do Hemonúcleo, Josevânia Batista destacou a importância do Serviço Social, com ênfase no ambiente hospitalar, enquanto que a psicóloga, Maria Gorete Rezende abordou os atendimentos do setor no Complexo. A Coordenadora do Serviço, Suenia reforçou a importância da atuação do profissional e, em seguida, a presidente do Núcleo de Segurança do Paciente, Maria Socorro distribuiu botões de rosas para as Assistentes Sociais da unidade.  “Foi um momento ímpar, onde pudemos não apenas debater a importância de nosso trabalho, mas reforçar a nossa atuação e também nos confraternizar e comemorar nosso Dia” avaliou Suenia.

 

O Serviço em números de janeiro a abril de 2021

 

No primeiro quadrimestre deste ano, o setor de Assistência Social do Complexo contabilizou 18.928 atendimentos, entre visitas ao leito dos pacientes (7.125), emissão de autorização para acompanhante (1.034), atendimento ao público no setor (4.786), mediação via telefone (2.068), orientação a visitantes (2.975) e em caso de óbito (437), além de 185 interconsultas e 318 emissões de declaração.

 

Uma das profissionais homenageadas Teve também entrega de brindes Todas as profissionais receberam botões de rosas Os profissionais que participaram da ação O diretor administrativo do Complexo, Levi Firmino falou em nome da diretoria Maria Gorete falou sobre os indicadores do serviço Houve várias dinâmicas Josevania Batista falou sobre a importância do trabalho do Assistente Social Houve homenagens à equipe A ação aconteceu na recepção do Hospital do Bem Matéria comemoração dia da Assistência Social 14.05.21

Complexo de Patos é pioneiro no Nordeste no serviço de TELE-UTI do InCor USP para pacientes graves com Covid

Os pacientes graves de Covid do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) passam a contar, a partir de hoje (13), com o apoio e aporte do projeto de TELE-UTI do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (InCor-HCFMUSP). A unidade, que é uma das referências da rede estadual de saúde para atendimento de pacientes com coronavírus, é a primeira na Paraíba e também do Nordeste a integrar a rede atual de telemedicina que conta, atualmente, com apenas vinte hospitais estaduais em todo o Brasil com esse serviço. “É um passo muito importante e de grande relevância para a nossa unidade que vai ganhar ainda mais em qualidade de atendimento no manejo de pacientes graves de Covid”, afirma a Diretora Técnica do Complexo, Dra. Jaquelline Andrade.

 

E a primeira reunião oficial de abertura e implantacão do serviço no Complexo aconteceu nesta quinta-feira (13). Segundo a  Coordenadora de Regulação da Unidade, Lidiane Nascimento, não apenas os pacientes vão ganhar com o novo serviço, como também os profissionais que atuam na UTI Covid. “Haverá capacitações direcionadas para manejo destes pacientes, com treinamento e suporte remoto para os profissionais que formam a equipe multidisciplinar da unidade, além de possibilitar uma discussão dos profissionais de Patos com os da USP sobre condutas em casos de pacientes com insuficiência respiratória grave que serão acompanhados de forma conjunta. E isso tudo vai impactar diretamente na melhoria da assistência aos nossos pacientes que fazem uso de ventilação artificial”, explica Lidiane.

 

O projeto que tem a finalidade de auxiliar os hospitais apoiados pelo Ministério da Saúde, como no caso do Complexo de Patos,  se propõe a promover os atendimentos as equipes das UTIs, implementando protocolos baseado nas melhores práticas nacionais e internacionais de manejo destes casos, capacitar profissionais dessas UTIs, de acordo com protocolo de atendimento destes pacientes e ainda estruturar um modelo de avaliação de resultados clínicos que possibilite mensurar os resultados da linha de cuidado implementado.

 

“Com o aporte desse projeto estamos trazendo para a nossa realidade o padrão USP de atendimento que vai nos permitir analisar conjuntamente, através da telemedicina, os casos clínicos de pacientes graves de Covid e decidir de forma conjunta os protocolos a serem adotados naqueles pacientes. E nossa equipe ainda vai participar de treinamentos e webinars de orientações agregado ainda mais conhecimento aos nossos profissionais que estão na linha de frente no combate à COVID-19”, destaca a Dra. Jaquelline Andrade, lembrando que com essa iniciativa, tanto os profissionais como os pacientes do Complexo serão beneficiados.

 

Sobre o InCor-HCFMUSP

 

O Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (InCor-HCFMUSP) é um hospital público universitário de alta complexidade, especializado em cardiologia, pneumologia e cirurgias cardíaca e torácica. Quanto à produção científica, somando-se as pesquisas clínicas e básicas aplicadas, a atuação do Incor na ciência e tecnologia já resultou em 9.891 estudos, 4.398 deles publicados em revistas nacionais e 5.493 em internacionais. O Instituto do Coração do HCFMUSP implantou em setembro de 2018 uma Unidade de Terapia Intensiva Respiratória com 10 leitos, para atendimento de pacientes com insuficiência respiratória aguda, dentro da Divisão de Pneumologia. Como iniciativas relacionadas diretamente à COVID-19, o Hospital das Clínicas e o InCor elaboraram um protocolo de atendimento para pacientes acometidos pela doença.

 

O serviço de TELE-UTI do InCor-HCFMUSP fez, entre março de 2020 e abril de 2021, mais de 8.506 atendimentos para mais de 1,2 mil pacientes. Este programa capacitou mais de 5mil profissionais em 80 unidades de saúde do Estado de SP, que correspondem a aproximadamente 600 leitos de UTI.

 

Dra. Jaquelline durante treinamento de implantação do projeto em Patos
Dra. Jaquelline durante treinamento de implantação do projeto em Patos
O projeto começou a ser implantado hoje
O projeto começou a ser implantado hoje
Dra. Jaqueline Andrade, diretora técnica do Complexo
Dra. Jaqueline Andrade, diretora técnica do Complexo

Hospital Regional de Patos é pioneiro na Paraíba no serviço de TELE-UTI do InCor USP para pacientes graves com Covid-19

Os pacientes graves de Covid do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) passam a contar, a partir de hoje (13), com o apoio e aporte do projeto de TELE-UTI do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (InCor-HCFMUSP). A unidade, que é uma das referências da rede estadual de saúde para atendimento de pacientes com coronavírus, é a primeira na Paraíba e também do Nordeste a integrar a rede atual de telemedicina que conta, atualmente, com apenas vinte hospitais estaduais em todo o Brasil com esse serviço. “É um passo muito importante e de grande relevância para a nossa unidade que vai ganhar ainda mais em qualidade de atendimento no manejo de pacientes graves de Covid”, afirma a Diretora Técnica do Complexo, Dra. Jaquelline Andrade.

E a primeira reunião oficial de abertura e implantacão do serviço no Complexo aconteceu nesta quinta-feira (13). Segundo a Coordenadora de Regulação da Unidade, Lidiane Nascimento, não apenas os pacientes vão ganhar com o novo serviço, como também os profissionais que atuam na UTI Covid. “Haverá capacitações direcionadas para manejo destes pacientes, com treinamento e suporte remoto para os profissionais que formam a equipe multidisciplinar da unidade, além de possibilitar uma discussão dos profissionais de Patos com os da USP sobre condutas em casos de pacientes com insuficiência respiratória grave que serão acompanhados de forma conjunta. E isso tudo vai impactar diretamente na melhoria da assistência aos nossos pacientes que fazem uso de ventilação artificial”, explica Lidiane.

O projeto que tem a finalidade de auxiliar os hospitais apoiados pelo Ministério da Saúde, como no caso do Complexo de Patos, se propõe a promover os atendimentos as equipes das UTIs, implementando protocolos baseado nas melhores práticas nacionais e internacionais de manejo destes casos, capacitar profissionais dessas UTIs, de acordo com protocolo de atendimento destes pacientes e ainda estruturar um modelo de avaliação de resultados clínicos que possibilite mensurar os resultados da linha de cuidado implementado.

“Com o aporte desse projeto estamos trazendo para a nossa realidade o padrão USP de atendimento que vai nos permitir analisar conjuntamente, através da telemedicina, os casos clínicos de pacientes graves de Covid e decidir de forma conjunta os protocolos a serem adotados naqueles pacientes. E nossa equipe ainda vai participar de treinamentos e webinars de orientações agregado ainda mais conhecimento aos nossos profissionais que estão na linha de frente no combate à COVID-19”, destaca a Dra. Jaquelline Andrade, lembrando que com essa iniciativa, tanto os profissionais como os pacientes do Complexo serão beneficiados.

Sobre o InCor-HCFMUSP

O Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (InCor-HCFMUSP) é um hospital público universitário de alta complexidade, especializado em cardiologia, pneumologia e cirurgias cardíaca e torácica. Quanto à produção científica, somando-se as pesquisas clínicas e básicas aplicadas, a atuação do Incor na ciência e tecnologia já resultou em 9.891 estudos, 4.398 deles publicados em revistas nacionais e 5.493 em internacionais. O Instituto do Coração do HCFMUSP implantou em setembro de 2018 uma Unidade de Terapia Intensiva Respiratória com 10 leitos, para atendimento de pacientes com insuficiência respiratória aguda, dentro da Divisão de Pneumologia. Como iniciativas relacionadas diretamente à COVID-19, o Hospital das Clínicas e o InCor elaboraram um protocolo de atendimento para pacientes acometidos pela doença.

O serviço de TELE-UTI do InCor-HCFMUSP fez, entre março de 2020 e abril de 2021, mais de 8.506 atendimentos para mais de 1,2 mil pacientes. Este programa capacitou mais de 5mil profissionais em 80 unidades de saúde do Estado de SP, que correspondem a aproximadamente 600 leitos de UTI.

Complexo de Patos reativa 12 leitos de Enfermaria Covid para enfrentar aumento de casos da doença

Em função do aumento do número de casos de doentes com Covid que necessitam de internação hospitalar, a direção do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC), Francisco Guedes, decidiu na manhã desta quinta-feira (13), em comum acordo com a direção do Hospital Infantil Noaldo Leite e com o aval da Secretaria de Estado de Saúde, reativar os 12 leitos de Enfermaria Covid no Noaldo para dar suporte a demanda crescente de pacientes de Covid. Com isso, o Complexo passa a ter 44 leitos de Enfermaria e mantém seus 32 leitos de UTI Covid. Censo do setor de isolamento Covid da unidade aponta que os 32 leitos de enfermaria estão com 100% de ocupação na manhã de hoje e que a UTI atingiu 95% de sua capacidade.

“Em contanto com o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Medeiros, e o secretário Executivo, Daniel Beltrami, recebi a autorização para reativar os leitos de enfermaria Covid no Noaldo e isso já está sendo providenciado de imediato”, disse Francisco. Sobre os cinco leitos de UTI Covid que funcionavam no Hospital Infantil, ele disse que, por enquanto, eles continuarão a ser utilizados para o público alvo daquela unidade de saúde. “O Hospital Infantil está com um aumento de demanda de crianças com Covid e como ele é referência para esse público alvo, a direção daquela unidade vai priorizar o atendimento de crianças e adolescentes com Covid que necessitem de cuidados intensivos”, afirmou Francisco.

O diretor lembra ainda que mesmo diante do cenário de total ocupação de leitos no Complexo, a central de Regulação do Estado fará o encaminhamento do paciente para outras unidades da rede. “A população pode ficar tranquila no sentido de que estamos trabalhando diuturnamente para assegurar o atendimento dos pacientes de Covid e que mesmo em não tendo vagas em Patos, haverá em outra unidade da rede, mas, para que não cheguemos a situação de filas de espera como já aconteceu em vários outros estados da Federação, é preciso que as pessoas colaborem com as autoridades sanitárias seguindo os protocolos de prevenção, que são medidas muito simples, mas, extremamente eficazes no combate a proliferação do vírus”, finalizou Francisco.

Diretor do Complexo de Patos faz alerta sobre situação de ocupação de leitos Covid

O diretor geral do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC), Francisco Guedes, fez na manhã desta quinta-feira (13), um alerta sobre a atual situação de ocupação de leitos do setor Covid da unidade. “Nós amanhecemos hoje com 95% de ocupação dos leitos de UTI e 100% nos das Enfermarias Clínica Covid. Esse dado é extremamente preocupante, pois essa situação está sendo evidenciada não apenas na Paraíba, mas em todo o país e, neste momento, sobe o estrangulamento no número de ocupação de leitos Covid e ainda não sabemos o que motivou esse aumento de casos de internação”, afirmou Francisco.

Ainda segundo ele, há várias possibilidades que podem justificar essa situação. “Pode ser reflexo dos encontros no recente domingo, Dia das Mães, pode ser também por causa de uma nova variante do vírus, o fato é que estamos vivenciando essa situação e é preciso que a população tome conhecimento do que está acontecendo para poder também ajudar as autoridades sanitárias na resolutividade do problema, afinal, isso atinge todos nós, sem distinção”, reforçou Francisco.

Além do aumento em relação à ocupação de leitos, outra questão apontada pelo diretor faz acender o alerta máximo sobre a atual conjuntura da pandemia no que diz respeito a escassez no mercado de medicamentos para tratar doentes graves de Covid. “Nós estamos tendo problema na aquisição de medicamentos, não pelo fato de não existir recursos para tanto, ao contrário, mas porque os fornecedores não têm os produtos para vender”, disse ele, destacando que, além disso, houve um superfaturamento nos valores dos itens, chegando a patamares de três mil % de aumento num único item. “Há medicamentos que custavam R$ 17,00 e que hoje está sendo vendido a mais de R$ 200,00. Isso é injustificável e inaceitável”, reiterou o diretor.

Neste aspecto, Francisco fez um apelo público aos órgãos de controle da sociedade, a exemplo do Ministério Público, para que eles atuem no sentido de averiguar e fiscalizar esse aumento exorbitante nos preços dos medicamentos. “É preciso que os órgãos competentes averiguem o que está acontecendo porque não há justificativa para um aumento tão absurdo destes. Ontem, por exemplo, eu assinei um processo de compra de medicação sedativa para manter os pacientes sedados em leito de UTI e apenas para uma semana o processo custou R$ 80 mil. Essa é a realidade, além da dificuldade de compra”, desabafou Francisco, fazendo um apelo a população para não relaxar nas medidas de proteção.

O diretor lembrou que a Paraíba, desde o início da pandemia, sempre se anteviu com ações de combate efetivas, não apenas na ampliação de leitos Covid, mas com outras ações eficazes e oportunas, por isso, até agora se destaca em nível nacional como um dos cinco estados da Federação que melhor combateram as intercorrências da doença e assistiram seus pacientes. “Em nenhum momento, desde o início deste processo todo, vivemos um momento de estrangulamento de vagas, e mesmo diante deste novo cenário dispomos de uma central de regulação que encaminha os pacientes para um hospital que tenha vaga”, lembrou Francisco, tranquilizando a população sobre o encaminhamento que se dá quando uma unidade atinge 100% de sua capacidade, como ocorreu ontem à noite em relação aos leitos de UTI Covid no Complexo e hoje pela manhã, na questão dos leitos de enfermaria Covid da unidade. O Complexo de Patos tem 64 leitos de isolamento, sendo 32 de UTI e outros 32 de Enfermaria.