Author: News Comunicação
Hospital de Patos registra queda de 5% nos atendimentos no final de semana
O plantão deste final de semana (24 a 26) na Urgência e Emergência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) foi mais tranquilo que o anterior, tendo uma queda de 5% nos atendimentos de urgência e emergência e de 30% nos sinistros de trânsito. Da sexta-feira, a partir das 18h e até a meia noite deste domingo, o Hospital atendeu 188 pessoas, sendo 24 pacientes no dia 24, 83 no plantão do sábado e mais 81 pessoas no domingo. Neste período foram realizadas 10 cirurgias, sendo sete de emergência e outras três eletivas. Os sinistros de trânsito totalizaram 26 casos, sendo 25 vítimas com motocicletas e uma com automóvel.
Dos 26 pacientes vítimas de incidentes no trânsito, oito precisaram permanecer internadas para cuidados posteriores. A maior parte das vítimas de acidentes foi da cidade de Patos, com 13 casos no total, mas o hospital atendeu pacientes das cidades de São Bento, Passagem, Cacimbas, Piancó, Tavares, Imaculada, Desterro, Igaracy e Mãe D’água.
Além dos casos envolvendo os acidentados, a Urgência e Emergência do hospital atendeu pessoas que se queixavam de dor abdominal, queda da própria altura, queda de nível, contusão diversa/pancada, dor no pé, dificuldade de respirar, dor no braço, dor de cabeça, hipertensão, dormência/paralisia, dor na mão, acidente perfuro-cortante, dor no peito, entre outros motivos. Dos 10 procedimentos cirúrgicos realizados durante o plantão do final de semana, três foram de Cirurgia Geral, outros três Oncológicas, duas Vascular e mais duas Ortopédicas.
‘Roda de Conversa’ do Hospital do Bem continuou nesta segunda abordando importância da nutrição para pacientes oncológicos
Contribuir para melhor qualidade alimentar e uma melhor tolerância ao tratamento do câncer é o objetivo da Nutrição Oncológica e o Hospital do Bem, que integra o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC), debateu esse assunto hoje (27) e trouxe informações valiosas a respeito do tema na terceira edição do projeto ‘Roda de Conversa’. O evento desta segunda-feira foi comandado pelo nutricionista Thiago Viana que apresentou os principais desafios da nutrição de pacientes com câncer, como por exemplo, o combate à desnutrição.
Thiago explicou que pacientes oncológicos costumam apresentar distúrbios nutricionais, tais como, a perda de peso associada à anorexia, e outras como a disgeusia (perda do paladar) e disosmia (perda do olfato), esofagite, constipação, náusea, vômito. “É de extrema importância que o nutricionista tenha informações precisas do tipo de câncer e acompanhe de perto o paciente porque fazemos a prevenção e tratamento da desnutrição com esses pacientes”, disse Thiago Viana.
A avaliação nutricional, que observa alterações no estado nutricional do paciente durante o tratamento de quimioterapia, é o processo mais importante da nutrição porque é ela que vai guiar através da análise clínica e alimentar. O nutricionista resumiu como é feito o trabalho desse profissional na área da oncologia. “Temos que controlar os efeitos adversos do tratamento e fortalecer o organismo do paciente, ou seja, fazer a modulação da resposta orgânica através do alimento, oferecer o alimento certo para que ele tenha uma melhor imunidade para passar pelo tratamento sem grandes perdas”, explicou Thiago.
Monitoramento, com reavaliação periódica para manter ou ajustar o plano de nutrição oncológica foram processos apresentados. Segundo o nutricionista, o paciente enfrenta muitas mudanças em seu organismo no decorrer do tempo. “Tem paciente que apresenta desnutrição e a indicação é suspender o tratamento para fazer internação dele para tirá-lo do risco imediato e só depois dar continuidade com toda a reavaliação de seu quadro”, disse Thiago lembrando que essa avaliação é sempre individual.
Programação
O Hospital do Bem está completando agora em setembro três anos de atuação como unidade oncológica no sertão e comemora a data compartilhando conhecimento através do projeto ‘Roda de Conversa’. Neste dia 28, será abordado o tema ‘Aspectos gerais sobre atuação do farmacêutico hospitalar na oncologia’, com o farmacêutico oncológico, Kaltz Victor e encerrando o ciclo de conversas, no dia 29, a oncologista e responsável pelo ambulatório do Hospital do Bem, Dra. Nayarah Xavier vai falar sobre ‘Abordagem da Medicina em cuidados paliativos na oncologia’.
- A Roda de Conversa desta segunda-feira foi sobre nutrição
- Thiago Viana foi o condutor da Roda de Conversa de hoje (1)
Atleta paraibano Daniel Azevedo ganha seis medalhas de ouro, três de prata e duas de bronze no Torneio Norte Nordeste de Natação
Ele chegou ao Maranhão para disputar as provas do Torneio Norte Nordeste de Clubes Inverno – Troféu Walter Figueiredo Silva como um dos favoritos, mas, terminou o campeonato como um dos mais premiado atletas da competição com a conquista de seis medalhas de Ouro, três de Prata e duas de Bronze e ainda ficou no 2º lugar no revezamento Medley Masculino e em terceiro no revezamento Livre. Estamos falando do atleta paraibano Daniel Azevedo que vem despontando no cenário nacional e internacional de Natação como um dos melhores nadadores de sua categoria, a Juvenil 2. Com apenas 16 anos, Daniel desponta no cenário brasileiro de natação como um dos grandes nomes da atualidade e uma marca registrada de suas competições é sempre estar no pódio e, desta vez, em São Luis (MA), não foi diferente. Daniel também empatou tecnicamente com o atleta Gabriel Bandeira, do Amapá, em número de pontos absolutos na competição geral e ficou em segundo lugar como o atleta mais eficiente do Torneio. Como Gabriel tinha nadado 10 provas e Daniel nove, o troféu ficou com o Amapá.
Daniel foi campeão na prova dos 100 Costas, uma de suas modalidades de melhor performance, com o tempo de 57.83. A medalha de ouro nos 50 Borboleta foi conseguida com o tempo de 25.75, nos 50 Peito, ele sagrou-se campeão com o tempo de 29.89, nos 50 Livre ele terminou a prova com 23,98, nos 50 Costas ele foi vencedor com o tempo de 26.34 e nos 100 Peito fez o melhor tempo em 1.05.22.
E além de ganhar essas seis provas ( 50 Borboleta, 50 Livre, 50 Peito, 50 Costas, 100 Costas, 100 Peito) ficar em segundo lugar três vezes ( 200 Peito, 200 Medley e Revezamento Medley) e em terceiro duas vezes ( 100 Borboleta e Revezamento Livre), Daniel ainda conseguiu baixar seus tempos nas provas de 50 Livre (era 25.04 e baixou para 23.98), 50 Peito (era 31.48 baixou para 29.89), 50 Costas (era 26.67 baixou para 26.34), 50 Borboleta (era 26.73 baixou para 25.75), 100 Costas (era 58.83 baixou para 57.83), 100 Peito (era 1.07.12 baixou para 1.05.22), 200 Peito ( era 2.35.40 para 2.25.53), 200 Medley ( era 2.12.87 para 2.09.87) e 100 Borboleta ( era 58.73 e baixou para 57.63).
Para o atleta, que passou um tempo sem treinar em 2020, teve poucas competições ano passado e que no começo deste ano teve Covid, essa retomada gradativa aos campeonatos nacionais, este ano, está sendo muito positiva. “Ano passado foi difícil. Mas, não quero olhar para trás, o importante é que retomamos os treinos e os campeonatos e pelos resultados das provas que venho participando, especialmente, essa última, avalio que estou melhorando e chegando aos meus objetivos que, neste torneio, além de ganhar as competições era conseguir baixar meus tempos. Estou voltando para a Paraíba com seis medalhas de ouro, duas de prata e uma de bronze, um resultado até melhor do que projetei e com melhores tempos”, disse Daniel que estava acompanhado de sua mãe, a odontóloga, Danielle Azevedo.
O Torneio Norte Nordeste de Clubes Inverno – Troféu Walter Figueiredo Silva foi disputado na cidade de São Luís (MA), entre os dias 23 e 25 de setembro. O nadador paraibano é campeão brasileiro e sul americano e é um dos atletas contemplados com o programa Bolsa Esporte, do Governo do Estado. “Esse apoio do Governo é muito importante para os atletas, pois é uma ajuda de custo que contribuiu com algumas despesas”, agradece Daniel que é estudante do 2º Ano do Ensino Médio do Colégio Geo/AZ João Pessoa.
A diretora geral da escola, Veronica Monteiro, parabenizou o atleta e lembrou que além de um grande nadador, Daniel é também um excelente aluno. “Daniel é atencioso, dedicado aos estudos tanto quanto a Natação, tem excelentes notas e a vantagem de dispor da plataforma AZ de estudos que pode ser acessada, via aplicativo, a hora que nossos alunos desejarem e de onde eles estiverem”, destacou Veronica, lembrando que por causa das competições, Daniel tem abonado suas faltas na escola, mas que sempre repõe as atividades e provas sem nenhum prejuízo para seu currículo.
No revezamento, que rendeu a medalha de Prata para o grupo dos quatro atletas paraibanos, participaram da disputa que começou com Arthur Leal, que nadou os 50 Costas, depois Daniel, que nadou os 50 Peito, Miguel Leal, nos 50 Borboleta e Flávio Eugênio, que encerrou a prova com os 50 Livre. “O segundo lugar foi uma conquista muito boa, pois o nível das equipes estava muito bom”, destacou Daniel que essa semana já retoma os treinos na piscina do Esporte Clube Cabo Branco, em João Pessoa, sob a coordenação de seu treinador, Stephano Vieira. Daniel integra a equipe do Clube Acqua R1 e também recebe apoio do Colégio Geo/AZ João Pessoa.
Premiação de melhor atleta da competição geral
Além de ter ganho as seis medalhas de Ouro, as três de Prata e as duas de Bronze, Daniel quase traz para a Paraíba o troféu de Atleta Mais Eficiente da competição na pontuação geral na Categoria Juvenil 2, já que ele teve o mesmo número de pontos – 163 – que o atleta do Amapá, Gabriel Bandeira. Mas, ele ficou em segundo lugar por causa do índice técnico. “Mesmo ele nadando uma prova a menos, já que Daniel nadou nove provas individuais e o outro nadador tinha competido em 10 provas, ele acabou tendo a mesma pontuação do atleta que levou o troféu, mas, como o outro atleta teve um maior índice técnico foi o que desempatou a decisão. Contudo, Daniel foi mais eficiente, já que pontuou a mesma coisa, tendo uma prova a menos”, explica Danielle, a mãe de Daniel, lembrando que na competição existiam mais de 100 atletas homens, de várias categorias e ele conseguiu ficar em segundo lugar absoluto, atingindo 163 pontos para o Clube Acqua R1.






Alunos do AZ estudam Ciência da Computação e Programação usando vídeos, jogos divertidos e projetos desafiadores através do Ubbu
Aulas de ‘computação’ ou ‘informática’ são coisas do passado. Agora esses conceitos foram atualizados e as escolas precisam estar atentas à nova geração de estudantes que buscam, sobretudo, conteúdos e formas de informação digital. Pensando nisso, o AZ trabalha com o que chamam de ‘pensamento computacional’ através de uma plataforma digital chamada Ubbu que ensina Ciência da Computação e Programação usando vídeos, jogos divertidos e projetos desafiadores. Os estudantes do GEO, dos seis aos 12 anos de idade que já vivenciam essa experiência desde 2020, terão agora com o AZ ainda mais conteúdo, através das aulas que acontecem uma vez na semana.
Segundo a Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental do AZ, Sara de Oliveira, através do pensamento computacional a criança vai além e se prepara melhor para as competências do futuro. “O aluno começa a estudar a história do computador até desenvolver programação e chegar a um projeto. Linguagem binária, coeficientes, algoritmos, robótica, linguagem mesmo de programação. É uma necessidade até dessas crianças que já nasceram na era digital”, comentou a coordenadora.
A plataforma Ubbu foi pensada para preparar o estudante para os novos desafios do mundo do trabalho, mas os resultados são imediatos. Estudos mostram que com o desenvolvimento do pensamento computacional as crianças resolvem problemas de forma mais rápida e melhoram seus desempenhos em matérias exatas. “São pessoas que vão para o mercado de trabalho com o pensamento lógico mais apurado e resolutivo”, reforça a coordenadora pedagógica. No Ubbu cada aula é composta por vários recursos que podem ou não ser recorrentes, tais como, vídeos, jogos, atividades e quizzes e os recursos estão organizados como slides, na ordem que devem ser dados na aula. Cada recurso tem instruções associadas onde o aluno encontrará informações de apoio à aula, resoluções de exercícios, e introduções e conclusões (no slide inicial e final de cada aula).
Ana Flávia, aluna do 6º ano do GEO Tambaú, afirmou que o Ubbu é um dos projetos de que mais gosta na escola. “Se quisermos fazer um jogo mais na frente, por exemplo, o programa ajuda a fazer isso junto a aplicativos. Na aula aprendemos a fazer os comandos de robôs também, temos projetos a realizar e a entregar. É muito bom e desafiador”, declarou Ana Flávia.
Vale frisar que o projeto de formação digital interliga conhecimentos e metodologias que desenvolvem nos alunos várias competências de pensamento computacional como o reconhecimento de padrões ou algoritmia; competências cognitivo-motoras; e outras essenciais que farão a diferença no futuro do aluno, como o pensamento crítico e a colaboração, sustentabilidade e cidadania, isso tudo através da tecnologia.
- Ana Flávia afirma que o Ubbu é um dos projetos de que mais gosta na escola
Jeová agradece ex-prefeito de Bonito de Santa Fé por reconhecer sua defesa pela construção da estrada que liga a cidade ao CE
A obra da pavimentação asfáltica da rodovia que interliga a cidade de Bonito de Santa Fé até o vizinho estado do Ceará teve início nesta ultima semana e o deputado estadual Jeová Campos, que foi um dos que mais reivindicou a obra, ficou muito feliz com a notícia. Neste domingo (26), o ex-prefeito e presidente do Diretório Municipal do Cidadania, Chico Pereira, agradeceu publicamente o empenho do parlamentar na inclusão da estrada nas obras do Governo do Estado. Essa estrada era um compromisso do meu mandato porque sei da importância dela para a região e me senti muito honrado com a lembrança do ex-prefeito e de outras lideranças locais”, afirmou o parlamentar.
“O nosso mandato, o atual e os demais, sempre estiveram na defesa das causas coletivas, porque entendo que fazer política é conseguir transformar, para melhor, a vida das pessoas”, disse Jeová, agradecendo a lembrança de sua luta e ainda estendendo essa causa a outras pessoas que também contribuíram para que isso hoje se tornar-se uma realidade, a exemplo da ex-prefeita, Aldery Caju e as lideranças em Bonito de Santa Fé, como Van do Viana. “Eu e mais essas e outras pessoas defenderam essa estrada que vai contribuir para melhorar a economia e desenvolvimento de Bonito”, disse Jeová.
Durante eventos e em pronunciamentos na Assembleia Legislativa, Jeová sempre defendeu que se a Paraíba desse continuidade a essa obra iniciada pelo Governo do Estado do Ceará, várias cidades, a exemplo de Bonito de Santa Fé, Monte Horebe, Serra Grande, entre outros municípios, teriam um canal direto para o estado vizinho, via Juazeiro do Norte.
“Que bom que o nosso governador João Azevedo abraçou essa causa também e fará os três quilômetros restantes do lado da Paraíba. Isso facilitará o escoamento da produção local”, reafirmou o parlamentar, destacando os intercâmbios comerciais promissores entre as cidades paraibanas e Juazeiro do Norte, Fortaleza e outros municípios, a exemplo de Mauriti também no Ceará.
O ex-prefeito Chico Pereira também agradeceu ao governador João Azevedo. “Agradeço ao governador pela obra e ao deputado Jeová. João assumiu e honrou esse compromisso que fizemos com a população de Bonito, pois era um pleito que lutávamos há muito tempo para a realização”, disse Pereira. A obra representa um investimento superior a R$ 4 milhões.
- Deputado Jeová Campos sempre defendeu a pavimentação desta estrada
São José de Piranhas completa 136 anos com muitas razões para comemorar afirma deputado estadual Jeová Campos
Fundado em 24 de setembro de 1885, o município de São José de Piranhas, localizado no sertão paraibano, completa nesta sexta-feira 136 anos. E a população estimada local, de pouco mais de 20 mil pessoas, tem muito o que comemorar, pois, o atual gestor, prefeito Chico Mendes, tem feito uma administração exemplar que orgulha qualquer filho da terra, a exemplo do deputado estadual, Jeová Campos, que fala com entusiasmo sobre os novos tempos vividos pela sua terra natal. “A atual gestão tem desenvolvido um projeto de desenvolvimento econômico, social e cultural que muito me alegra, porque está baseado no que eu defendo enquanto agente público, que é dar prioridade para Saúde, Educação, investindo os recursos públicos com responsabilidade e competência”, disse o parlamentar.
Segundo o parlamentar que, inclusive, é primo do atual gestor, Chico Mendes, o município de São José de Piranhas não apenas está se desenvolvendo, como servindo de modelo de administração pública. “Lá, os recursos estão rendendo e sendo aplicados de uma forma muito responsável e positiva. Há obras tanto na cidade quanto na área rural. A infraestrutura do município, com os novos asfaltamento e calçamentos por toda a cidade é outra. Faz gosto de ver e a população tem percebido isso”, confirma Jeová, lembrando que os elogios que se estendem ao vice-prefeito, Bal, não são gratuitos. “Quem me conhece sabe que eu não iria elogiar por causa de laços de parentesco. As mudanças do município, para muito melhor, é mérito dos atuais gestores”, disse Jeová.
O deputado lembra que foi na atual gestão que se implantou o hospital municipal, que é referência não apenas para a população de São José de Piranhas, mas, de outras cidades próximas, a exemplo de Carrapateira, Monte Horebe e Serra Grande e se reformou escolas, calçou ruas, melhorou a iluminação pública, entre outras melhorias. “Minha cidade completa 136 anos com muitos motivos para a gente comemorar”, destaca Jeová lembrando que o município precisa continuar nesta escalada de progresso e desenvolvimento e que para que isso ocorra, a melhor solução é o vice-prefeito Bal continuar esse trabalho. “Eu me sentirei bem representado se Bal der continuidade a esse belo trabalho que vem sendo realizado por Chico Mendes”, finalizou Jeová.
- A cidade de São José de Piranhas tem outro visual com a gestão de Chico Mendes
- O calçamento de ruas é uma das prioridades do prefeito Chico Mendes
- O prefeito Chico Mendes se preocupa com o urbanismo do município
- O prefeito Chico Mendes tem feito excelentes gestões em São José de Piranhas
- São José de Piranhas é um canteiro de obras
No AZ o aluno aprende jogando e se conecta melhor com atendência que desenvolve a confiança, o raciocínio lógico e a concentração
Pesquisas no mundo inteiro já mostraram que jogar é uma das maneiras mais naturais e prazerosas que o ser humano possui para aprender. É uma estratégica cognitiva para explorar o desconhecido e vencê-lo. Basta lembrar-se da primeira infância, quando a criança ainda brinca de encaixar os blocos de madeira: ali ela experimenta, descobre e, assim, aprende. Essa é a dinâmica dos jogos. É por entender a incrível contribuição que essa ferramenta pode dar ao estudante, o Colégio AZ João Pessoa também investe na Educacross, uma plataforma de jogos já conhecida e bastante trabalhada pelos alunos no GEO Tambaú. A plataforma é formada por mais de dois mil jogos, com mais de dois milhões de desafios aliados à inteligência artificial e gameficação para desenvolver o engajamento e a aprendizagem em Matemática, Raciocínio Lógico e, mais recentemente, Português, no Ensino Fundamental. A ideia surgiu em 2016 e foi idealizada não somente para satisfazer o gosto dos estudantes pelos jogos digitais, mas incentivá-los, por meio das atividades colaborativas, a pensar e a expressar suas ideias, melhorar capacidades cognitivas, trabalhar seus reflexos, raciocínio lógico, bem como seu foco e concentração. A Coordenadora Pedagógica do Ensino Infantil e Fundamental Anos Iniciais do AZ, Sara Oliveira, explica que a proposta tem dado certo e os alunos (de 5 a 12 anos) têm chegado ao Ensino Médio muito mais confiantes. Ela destacou que a Educacross é utilizada de duas formas pelos alunos: livremente, através do que chamam de “Ilha Matemática” ou direcionada, através de “Missões”. Nas Missões, os professores selecionam conteúdos específicos para exercitarem e com prazo para ser contabilizado na pontuação. “Temos uma ilha em que o aluno pode andar livremente e acessar o conteúdo direcionado à idade e turma. Toda vez que ele acessa a plataforma, ela dá uma devolutiva se ele está mais adiantado que sua turma, se ele tem alcançado as habilidades dos estudantes de sua idade ou mesmo se ele o aluno tem uma competência maior. O dash board informa tanto à escola, como informa aos pais e ao aluno, o resumo de como anda o desempenho dele e isso é muito bacana porque ele vai se auto avaliando, vai se alinhando e ficando mais confiante”, disse Sara. O Educacross utiliza os resultados dos jogos e os coloca em um ranking local e nacional de escolas que usam a ferramenta. Aluska Valentina, do 3º Ano, é uma das campeãs no assunto. Ela ingressou no GEO em 2020 e hoje é 1º lugar no ranking Educacross do colégio. “Minha filha se desenvolveu e aprendeu muito no Educacross. Esse foi um programa que ela se interessou logo e alcançou os primeiros lugares”, diz a mãe de Aluska, Joelma Moura. “Ela é super atenciosa, estudiosa. Só tenho a agradecer à escola, à equipe. Quero que Aluska vá até a Universidade estudando com essa equipe”, comentou Joelma. E não é de hoje que a escola apresenta ótimos resultado: o GEO foi tricampeão nacional no Educacross. Durante o isolamento causado pela pandemia, o Educacross foi um dos aplicativos de jogos mais procurados na internet. A plataforma de Ensino e Aprendizagem de Lógica e Matemática criada pela Edtech Cross Reality, nascida na Incubadora da Supera Parque, campus da USP, em Ribeirão Preto, liberou gratuitamente o acesso para as escolas públicas e privadas de todo o Brasil. Hoje, a plataforma está presente em todo o país e com forte presença do Nordeste.
- Aluska Valentina, do 3º Ano, é 1º lugar no ranking Educacross do colégio.
- No Educacross há uma ilha em que o aluno pode andar livremente e acessar o conteúdo direcionado à idade e turma
- o GEO foi tricampeão nacional no Educacross e a estudante Aluska Valentina e 1º lugar no ranking do colégio GeoAZ
Daniel Azevedo confirma favoritismo e já acumula três vitórias no Torneio Norte Nordeste de Natação disputado no Maranhão
Das quatro provas que participou até agora no Torneio Norte Nordeste de Clubes Inverno – Troféu Walter Figueiredo Silva, sendo duas ontem (23) e mais duas nesta sexta-feira (24) pela manhã, o nadador paraibano Daniel Azevedo foi vencedor em três delas – 100 Costas, 50 Borboleta e 50 Peito – e vice-campeão no revezamento. Além de ganhar a medalha de Ouro nas três provas, o atleta ainda conseguiu baixar seus tempos. O campeonato está sendo disputado na cidade de São Luís (MA), entre os dias 23 e 25 de setembro e Daniel está inscrito para nadar oito modalidades, na categoria Juvenil 2. O nadador paraibano é campeão brasileiro e sul americano e é um dos atletas contemplados com o programa Bolsa Esporte, do Governo do Estado.
Daniel ganhou a prova dos 100 Costas, uma de suas modalidades de melhor performance, com o tempo de 57.83. A medalha de ouro nos 50 Borboleta foi conseguida com o tempo de 25.75 e nos 50 Peito, ele sagrou-se campeão com o tempo de 29.89. “Eu estou muito feliz pelos resultados, consegui baixar meu tempo e pretendo melhorar ainda mais nas outras provas”, disse Daniel antes de subir ao pódio e deixar-se fotografar com a três medalhas de Ouro ganhas ontem e hoje.
No revezamento, que rendeu a medalha de Prata para o grupo dos quatro atletas paraibanos, participaram da disputa que começou com Arthur Leal, que nadou os 50 Costas, depois Daniel, que nadou os 50 Peito, Miguel Leal, nos 50 Borboleta e Flávio Eugênio, que encerrou a prova com os 50 Livre. “O segundo lugar foi uma conquista muito boa, pois o nível das equipes aqui está muito bom”, destacou Daniel que ainda tem mais quatro provas para mostrar o seu talento.
No total, nesta competição disputada em São Luís, Daniel vai nadar os 50 Borboleta, 50 Costas, 50 Peito, 50 Livre, 100 Borboleta, 100 Costas, 100 Peito, 200 Medley, 200 Peito, fora os revezamentos. “Eu treinei bastante e estava confiante de bons resultados e estou muito feliz e espero ganhar outras medalhas até o final do campeonato”, comentou o nadador que é campeão brasileiro e sul americano. Daniel integra a equipe do Clube Acqua R1, é orientado pelo treinador Stephano Vieira, que o acompanha nos treinos que acontecem na piscina do Esporte Clube Cabo Branco, em João Pessoa.
- Daniel é atleta de nível internacional
- Daniel e outros atletas da competição
- Daniel é um dos contemplados com o programa Bolsa Esporte, do Governo do Estado da PB
- Daniel exibe as três medalhas de ouro ganhas até agora
- Daniel foi o vencedor nos 50 Peito
- Daniel foi vencedor no Borboleta com o tempo de 25.75
- Daniel já está acostumado com a rotina de subir ao pódio nas competições no Brasil e no exterior
- Daniel já está acostumado com o primeiro lugar no pódio
- Das quatro provas que disputou até agora, Daniel foi campeão em três e vice no revezamento
- O torneio está sendo disputado em São Luís
Complexo de Patos e outros hospitais do sertão se transformarão em instrumentos para ampliação da captação e doação de órgãos
O sertão paraibano tem potencial para ampliar a doação de órgãos e os hospitais da região poderão, em breve, se transformar em instrumentos fundamentais desta ação que salva vidas e possibilita que a vida continue. Essa afirmação foi feita nesta quinta-feira (23), pela enfermeira e coordenadora de Ações Estratégicas da Central de Transplante da Paraíba, Rafaela Carvalho, durante o encerramento da XXI Campanha Estadual do Setembro Verde. A ação, que passou pelas cidades de Cajazeiras, Sousa, Pombal e foi encerrada em Patos, buscou estimular e sensibilizar gestores da área de saúde para a ampliação das doações de órgãos e tecidos para transplante. Atualmente, mais de 600 pessoas estão na fila de espera de coração, fígado e córnea e o Governo do Estado trabalha para zerar essa fila que só pode ser diminuída com o apoio de toda a sociedade.
“Somente a família tem o poder de autorizar a doação e, quando a família diz sim, a vida continua. A doação salva vidas”, reiterou Rafaela Carvalho para uma plateia composta por diretores de serviços de saúde de Patos, chefes e coordenadores de enfermagem, técnicos das três unidades de saúde do município e secretários de saúde das 24 cidades que compõem a 6ª Região de Saúde. Além dela, integraram a equipe do Governo do Estado, o enfermeiro coordenador do Núcleo de Transplantes, Sérgio Ferreira, e a psicóloga, Rita de Cássia Dias do CET/PB.
Para o diretor geral do Complexo de Patos, Francisco Guedes, gestor da unidade que é referência para mais de 60 municípios da região, o evento foi bastante esclarecedor. “Essa ação foi fundamental para ajudar a despertar nos agentes de saúde do sertão da Paraíba a consciência da importância da doação de órgãos e mais que isso, foi um estímulo para que todos nós, gestores de hospitais se envolvam mais nesse processo e ajude o Estado, como um todo, a dar celeridade aos transplantes de órgãos criando mecanismos internos para ajudar nessa captação e contribuir com esse processo que, efetivamente, salva vidas”, declarou Francisco.
Ele enalteceu que, em Patos, a união de todos os gestores de unidades estaduais será de grande relevância para que essa ação ganhe forma e efetividade. “Juntamos, em um único momento, toda a rede hospitalar da 6ª Região, um fato inédito e muito bom”, reiterou Francisco. Segundo ele, o próximo passo agora é que os hospitais de referência no sertão, a partir de cada direção e dentro de sua própria capacidade estrutural, organize o projeto interno para captação de órgãos. “No Complexo vamos, inicialmente, definir uma equipe de trabalho para que possamos, a partir daí, montar nossa estrutura de captação de órgãos”, disse Francisco, lembrando da importância que teve esse trabalho de sensibilização e conscientização. “A conscientização das equipes de saúde sobre a doação de órgãos foi fundamental para nos estimular a trabalhar para aumentar o número de doadores e contribuir para promover a recuperação da saúde das pessoas que estão aguardando esse gesto de solidariedade”, finalizou Francisco.
Sobre doação de órgãos
Os órgãos do doador só podem ser retirados após o óbito, se a família dele informar ao hospital o desejo de doar ou entrar em contato com a Central de Transplante. Mesmo o doador manifestando em vida o desejo de doar, somente a família pode autorizar o processo de retirada dos órgãos. Vários órgãos podem ser doados: cartilagem, coração, córnea, fígado, intestino, medula óssea, ossos, pâncreas, pele, pulmão, rim e válvula. A sede da Central de Transplantes da Paraíba funciona no prédio anexo ao Hospital de Trauma. Os telefones para entrar em contato são 3244-6192, em João Pessoa e 3310-9252, em Campina Grande.






Roda de Conversa abordou as vantagens do cateter totalmente implantável para melhor assistência ao paciente oncológico
Muitas das medicações utilizadas em oncologia são administradas de forma intravenosa. Os tratamentos podem ser longos e o extravasamento de quimioterápico e o risco de infecções são sempre uma preocupação para toda a equipe de uma unidade de saúde. Assim, o Hospital do Bem, unidade oncológica no sertão da Paraíba que integra o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC), resolveu trazer para o segundo dia da ação ‘Roda de Conversa’ o tema ‘Enfermagem oncológica e manuseio de cateter totalmente implantável’. Durante quase uma hora, o enfermeiro oncológico, Fernando Régis, mostrou os cuidados da equipe de enfermagem na implantação do dispositivo e as inúmeras vantagens que o equipamento apresenta, inclusive, na qualidade de vida dos pacientes e na redução de sofrimento devido ao tratamento.
O portacath ou cateter completamente implantado é um dispositivo que fica acoplado abaixo da pele e é um reservatório com membrana perfurável e um cateter de silicone. “Ele melhora a qualidade de vida do paciente com câncer por apresentar maior conforto na administração dos medicamentos, menor necessidade de manipulações e menor índice de infecções, minimiza o risco de trombose e não interfere nas atividades diárias do paciente”, disse o enfermeiro Fernando Régis. Ele mostrou para o público online e presencial como acontece a implantação do cateter e como é feita sua manutenção.
O enfermeiro que lida cotidianamente com pacientes em tratamento contra o câncer apresentou também como se dá a rotina do setor de administração de quimioterapia no Hospital do Bem. “Temos oito poltronas, dois leitos e duas salas de emergência para o caso de alguma intercorrência, no caso, alguma reação do paciente. Aqui, nossos pacientes encontram uma equipe qualificada, uma excelente estrutura e ainda todos os protocolos usados nos hospitais que tratam de câncer no país”, destacou o profissional que foi o segundo a abordar questões no ‘Roda de Conversa’, que acontece entre os dias 22 e 29 de setembro. “A ideia foi marcar os três anos de comemoração da inauguração do Hospital do Bem debatendo assuntos sobre o universo oncológico”, explica o diretor geral do Complexo, Francisco Guedes, ao qual o Hospital do Bem está integrado.
A próxima ‘Roda de Conversa’ acontecerá no dia 27, com o Nutricionista, Thiago Viana, que vai falar sobre ‘Terapia nutricional no paciente oncológico’. No dia 28, o tema será ‘Aspectos gerais sobre atuação do farmacêutico hospitalar na oncologia’, com o farmacêutico oncológico, Kaltz Victor e encerrando o ciclo de conversas, a oncologista e responsável pelo ambulatório do Hospital do Bem, Nayarah Xavier vai falar sobre ‘Abordagem da Medicina em cuidados paliativos na oncologia’.
- O enfermeiro Fernando Régis foi o expositor do segundo Roda de Conversa
- O Roda de Conversa é realizado de forma híbrida, remota ou presencial
- O Roda de Conversa também é realizado de forma remota


































