Mais 30 pacientes, de 13 municípios, puderam se submeter a cirurgias eletivas neste final de semana (12 e 13) dentro do Programa Opera Paraíba, no Hospital Geral de Queimadas. Foram 15 colecistectomia (uma operação em que se efetua a remoção da vesícula biliar) e mais 15 cirurgias de hérnia. Esse é o quarto mutirão de cirurgias do Opera Paraíba na unidade, somente este ano, totalizando 94 procedimentos realizados.
Um dos pacientes contemplados com a cirurgia neste final de semana foi o funcionário público da Prefeitura de Riacho de Santo Antônio, José Agostinho da Silva de 56 anos. Ele fez uma cirurgia de hérnia. Há algum tempo que ele precisava fazer o procedimento, mas, embora tivesse oportunidade antes, tinha medo. “Eu estava marcado para vir duas vezes, mas desisto e não vim porque tinha medo. Desta vez, tive que encarar e ocorreu tudo bem graças a Deus”, disse ele enquanto se recuperava do pós-operatório na unidade.
O agricultor de Queimadas, José Nestor Veloso, fez uma cirurgia de hérnia e resolveu todos os trâmites, entre exames e marcação do procedimento, em apenas duas semanas. “Descobri a hérnia a pouco tempo e já conseguiram marcar minha cirurgia que foi feita muito bem. Quero agradecer todo mundo que me atendeu e dizer que o Hospital de Queimadas está de parabéns”, afirmou o paciente. A também agricultora Severina do Nascimento Gomes, de 53anos, da cidade de Natuba, esperava uma cirurgia de vesícula há seis anos. “Agendavam a cirurgia, mas quem me trazia esquecia algum documento e eu não podia fazer a operação. Depois veio a pandemia e a gente teve que esperar, mas, agora, eu fiz e estou muito feliz”, disse ela.
Os pacientes, nesta quarta etapa do Programa em Queimadas, vieram das cidades de Alcantil, Aroeiras, Barra de Santana, Boqueirão, Cabaceiras, Caturité, Gado Bravo, Natuba, Queimadas, Riacho de Santo Antônio, Santa Cecília, São Domingos do Cariri e Umbuzeiro. Depois das cirurgias eles ficaram em observação cerca de 24 horas e têm alta no dia seguinte ao procedimento se não houver nenhuma intercorrência.
No primeiro mutirão de cirurgias do Opera Paraíba em Queimadas, realizado no dia 14 de fevereiro, foram realizadas 29 cirurgias, na segunda etapa, no dia 21 de fevereiro, foram mais oito procedimentos, na terceira etapa, no dia 28 de fevereiro, foram mais 27 cirurgias eletivas e, neste último final de semana, outras 30 cirurgias foram feitas, totalizando 94 procedimentos. As cirurgias acontecem sempre nos finais de semana para não atrapalhar a rotina da unidade. Ano passado o Hospital de Queimadas realizou 416 cirurgias eletivas somente com o Programa Opera Paraíba.