Author: News Comunicação
Complexo de Patos reúne fisioterapeutas e comemora Dia Nacional da Fisioterapia com várias atividades
Neste dia 13 de outubro foi comemorado o Dia Nacional do Fisioterapeuta. A data foi escolhida por representar o dia da regulamentação da profissão no Brasil, em 1969. E a comemoração não passou desapercebida no Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) que reuniu sua equipe de Fisioterapeutas para celebrar essa data muito especial para essa categoria que dá uma importante contribuição no reestabelecimento da saúde dos pacientes da unidade.
A celebração aconteceu no auditório da sede da 6ª Gerência Regional de Saúde e incluiu dinâmicas, brincadeiras, sorteio de brindes, premiação para os profissionais que mais se destacaram durante o ano e terminou com um lanche coletivo. A Coordenadora da equipe de Fisioterapeutas do Complexo, Thaysa Nóbrega, destacou a importância desta comemoração. “A eficácia da terapêutica também passa pela conduta dos fisioterapeutas que, num ambiente hospitalar, desenvolvem atividades com os pacientes que contribuiu muito com a recuperação deles, em vários aspectos”, afirma Thaysa, lembrando que essa comemoração também reforça o reconhecimento da importância do profissional de Fisioterapia na unidade.
A equipe de Fisioterapia do Complexo é composta por 34 profissionais que se revezam em plantões alternados de forma que a qualquer momento e em todos os dias da semana há fisioterapeutas em atuação na unidade para atender pacientes da Clínica Médica, no pós-operatório, os politraumatizados, os internos em UTI e também no setor Covid.
- A Coordenadora da equipe de Fisioterapeutas do Complexo, Thaysa Nóbrega e uma das homenageadas
- A Coordenadora da equipe de Fisioterapeutas do Complexo, Thaysa Nóbrega, falou em nome de todos os profissionais do hospital
- Duas profissionais que integram a equipe de 34 fisioterapeutas do Complexo de Patos
- Fisioterapeuta em ação na unidade
- Fisioterapeutas do Complexo de Patos
- Fisioterapeutas em momento de descanso
- Parte da equipe de profissionais do Complexo
- Profissionais que fazem a diferença no dia a dia do hospital
- Todos os dias da semana e em todos os momentos há fisioterapeutas em atuação no hospital
Jeová Campos presidirá sessão especial em homenagem ao centenário de nascimento do Monsenhor Luiz Gualberto de Andrade
Uma sessão especial da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) em alusão ao centenário de nascimento do Padre Luiz Gualberto de Andrade (1921-2007) será presidida pelo deputado Jeová Campos, nesta quinta-feira (14). O evento, que foi uma propositura da deputada Dra. Paula, é esperado com entusiasmo pela comunidade sertaneja tendo em vista que o sacerdote, além de suas atividades religiosas, também foi educador e exerceu suas atividades em sintonia com a formação histórica de Cajazeiras e à obra do Padre Inácio de Sousa Rolim, fundador da cidade. A solenidade será transmitida ao vivo pela TV ALPB.
Para Jeová, o momento, que se dará às 17h e de forma híbrida (online e presencial) será uma bela homenagem ao religioso. “Estou em Brasília, mas em função da sessão especial de amanhã, o centenário do monsenhor Luiz Gualberto, já estou com um voo marcado para Juazeiro, para presidir a sessão. O requerimento da sessão é da deputada Paula, mas como ela está afastada, pediu que eu presidisse a sessão e faço isso com muita alegria e satisfação”, comunicou Jeová na sessão desta quarta-feira (13) da ALPB.
O padre Luiz Gualberto de Andrade também é patrono da Academia Cajazeirense de Artes e Letras (ACAL), Cadeira 28, ocupada pelo padre Francivaldo do Nascimento Albuquerque. Além disso, também foi o primeiro diretor do campus da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), diretor da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Cajazeiras. Outras comemorações em homenagem ao Monsenhor Gualberto serão realizadas neste dia 14 em Cajazeiras e outras cidades sertanejas. Ele foi pároco em Patos, Itaporanga, São José de Piranhas e Cajazeiras.
- O centenário de nascimento do Padre Luiz Gualberto de Andrade será lembrado em sessão especial da ALPB
Asplan participará de audiência pública que vai tratar da inclusão dos plantadores de cana na política do RenovaBio
O presidente da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), José Inácio de Morais, estará presente, nesta quinta-feira (14), na audiência pública da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, que será transmitida de Brasília. Em pauta, a questão da participação dos plantadores de cana na política de RenovaBio – CBIOs. O evento está marcado para às 14h e traz o Projeto de Lei 3149/20, de autoria do deputado Efraim Filho (DEM-PB), como carro-chefe da discussão. José Inácio e outros diretores da Asplan vão acompanhar a audiência na sede da Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP), em Recife. A audiência pode ser acompanhada pelo site da Câmara no HTTPS://www.2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/capadr.
O PL tem o objetivo de colocar um fim na controvérsia existente na cadeia produtiva de biocombustíveis desde que usinas começaram a receber os créditos da lei do RenovaBio e decidiram não pagar de forma proporcional e justa aos fornecedores de cana. A propositura é um pedido que atende às demandas dos fornecedores da matéria-prima que solicitam a divisão proporcional das receitas dos créditos de carbono do programa federal RenovaBio, os Créditos de Descarbonização (CBios).
Para o presidente da Federação dos Plantadores de Cana do Brasil- Feplana, Alexandre Lima, o projeto do deputado Efraim Filho vem consertar uma distorção da Lei que criou o RenovaBio e não incluiu os produtores da biomassa. “É preciso reparar urgentemente essa distorção e injustiça, pois já estamos perdendo de receber o que nos é de direito a quase três safras”, reitera Alexandre.
O presidente da Asplan, José Inácio de Morais, explicou que o relator do PL, o deputado José Mário (DEM/GO), ao solicitar audiência pública, solicitou a participação dos representantes dos setores rural e industrial envolvidos no debate. Foram convidadas a CNA, Feplana, Orplana, Unida, bem como cooperativas e entidades estaduais ligadas ao tema. “É preciso sensibilizar a todos da situação que acontece não só com a cana, mas também com a soja, por exemplo. O deputado Efraim Filho ano passado já propôs a mudança para nos incluir nesse repasse e estamos confiantes que chegaremos a um equilíbrio com essa iniciativa”, comentou José Inácio.
A lei do RenovaBio não obriga as usinas de biocombustíveis a dividirem os ganhos com Créditos de Descarbonização (CBios) com os produtores das matérias-primas. A legislação deixou as regras de divisão dessa receita a cargo dos agentes privados, que não entraram em consenso. No ano passado, o deputado Efraim Filho (DEM/PB), com apoio de representantes dos produtores da região Nordeste do país, apresentou um PL modificando a legislação do programa para incluir a obrigação do repasse aos plantadores de cana.

Jeová parabeniza Governo do Estado pela implantação do Teste do Pezinho Ampliado na rede pública de saúde
O deputado estadual Jeová Campos usou parte de seu tempo de fala na sessão da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) nesta quarta-feira (13) para parabenizar o Governo do Estado pela implantação do Teste do Pezinho Ampliado na rede pública de saúde. O parlamentar lembrou que terça-feira (12) foi Dia das Crianças e que esse era um grande avanço do estado na proteção das crianças paraibanas, tendo em vista que a lei garante que todos os bebês nascidos nas unidades da rede pública de saúde da Paraíba tenham o direito ao teste de triagem neonatal em sua modalidade ampliada, assegurando o diagnóstico precoce de 10 doenças. A Lei Nº 11566, de autoria de Jeová, foi sancionada antes da Lei Federal Nº 5043/2020 e colocou a Paraíba como pioneira nesta iniciativa.
“Tive a felicidade de como deputado apresentar um Projeto de Lei sobre a Triagem Neonatal Ampliada para diagnosticar doenças raras. Quanto a isso, ontem, inclusive, fiz uma saudação toda especial a todas as crianças de nossa Paraíba que passarão a ter acesso gratuito a esse teste mais amplo, o que antes só era assegurado a quem podia pagar”, disse o parlamentar. “Quero parabenizar aqui o Governo do Estado pela sensibilidade de abraçar essa política pública. Faço isso porque tenho a capacidade de ver aquilo que é bem feito e reconhecer, assim como me posicionar contra aquilo que não concordo”, disse Jeová Campos, afirmando que sua função no Parlamento é manter uma postura de coerência.
O deputado agradeceu também ao Presidente de ALPB, o deputado Adriano Galdino pela condução dos trabalhos. “A Casa de Epitácio Pessoa foi muito feliz em aprovar essa matéria e quero agradecer também a Vossa Excelência que foi um dos condutores para, de fato, esse projeto fosse implementado na Paraíba”, afirmou o deputado.
Para Jeová Campos, essa legislação é uma conquista para os paraibanos, especialmente, para os mais humildes. “O filho do pobre pode hoje ter uma doença rara diagnosticada, como inclusive, o autismo, ter um tratamento adequado e uma vida mais tranquila. Existem várias patologias que as crianças trazem ao vir ao mundo, mas que se diagnosticadas e tratadas a tempo tem cura ou um tratamento mais eficaz que assegura uma melhor qualidade de vida”, disse Jeová, salientando que a rede de saúde também precisa fazer o encaminhamento para o tratamento. “Isso tudo reduzirá, lá na frente, um impacto no SUS. Estou muito feliz de ter ajudado, através de meu mandato, a Paraíba a dar esse importante passo na proteção das crianças paraibanas”, finalizou o parlamentar.
- Com o teste do pezinho ampliado mais doenças poderão ser identificadas precocemente nos bebês paraibanos
Jeová Campos se diz estarrecido pelo antipatriotismo e falta de humanidade de Bolsonaro
“Temos um presidente que se diz patriota, mas só toma medidas que prejudicam o país e o futuro da nação e penaliza os trabalhadores, os mais pobres, a maioria dos cidadãos”. Foi com essa constatação que o deputado estadual Jeová Campos se colocou hoje (11) contra as últimas decisões do governo Bolsonaro. Primeiro pelo veto que o parlamentar considerou “desumano” e “escandaloso” em relação à distribuição gratuita de absorventes íntimos a mulheres em situação de vulnerabilidade e a inserção do produto na cesta básica. Segundo pelo anúncio – novamente – de corte 87% na verba do Ministério da Ciência e Tecnologia.
“Estamos cansados já desse governo que nos envergonha. A bancada de oposição pensa em levar o caso à ONU, inclusive, por achar ultrajante, misógino, o fato. Mais um escândalo de descaso com a população brasileira, com a ciência”, comentou Jeová, acrescentando que ainda se não bastasse o presidente ainda ameaça a população dizendo que o Congresso rejeitar seu veto, os recursos vão sair da Saúde e da Educação. “Que tipo de presidente é esse, que ameaça sua gente ao invés de defendê-la?”, disse Jeová.
Outro golpe duro essa semana foi o anúncio de corte na área de pesquisa. O Ministério da Ciência e Tecnologia teve a ameaça de 87% da sua verba cortada, pegando de surpresa pesquisadores que contavam com os recursos para continuar estudos nas mais diversas áreas. “Não é a primeira vez que ele faz isso. Ano passado, as Universidades sofreram com o corte de recursos, estão passando por dificuldades e milhares de bolsistas país afora também. Isso é uma subtração que impossibilita projetos já agendados pelo CNPq. É um golpe que prejudica o desenvolvimento nacional e o futuro desta nação. Como esse presidente se diz tão patriota e ele mesmo prejudica sua nação? Absurdo em cima de absurdo”, afirmou o parlamentar, lembrando ainda a negligência e descaso de Bolsonaro com os brasileiros na pandemia, com o atraso na compra das vacinas, o que agravou o quadro de mortes no país.
- Deputado Jeová Campos fez críticas a Bolsonaro
Hospital de Queimadas realiza 23 cirurgias no Opera Paraíba neste final de semana
A quinta etapa do Opera Paraíba no Hospital Regional de Queimadas contemplou com cirurgias de Vesícula, Hérnias e Cistos de Ovários 23 pacientes, de 13 municípios da região, nos últimos dias 9 e 10. “É com enorme satisfação que demos continuidade ao Opera Paraíba em nossa unidade atendendo pacientes que esperavam por cirurgias eletivas”, afirmou a Diretora do Hospital de Queimadas, Eva Maria. A gestora agradeceu ao governador João Azevedo, pelo Programa, e ao secretário de Saúde, Dr. Geraldo Medeiros e sua equipe, pela confiança na unidade e a todos os profissionais que se envolveram na ação em Queimadas.
“O Opera Paraíba vem diminuindo o sofrimento de muitos paraibanos que precisavam destas cirurgias e estavam numa fila que diminui, substancialmente, a cada edição do Opera Paraíba”, reitera o diretor geral do Hospital de Queimadas, Dr. Flávio Daniel, lembrando que essa ação ocorre em vários hospitais da rede pública estadual, inclusive, com uma ação arrojada no Hospital das Clínicas de Campina Grande, que tem uma meta audaciosa de realizar 600 a 900 cirurgias/mês. “O Governo tem interesse de reduzir essa fila de paraibanos que precisam destes procedimentos e temos muita satisfação e alegria de estarmos dando nossa contribuição, em Queimadas, para que isso seja atingido”, finalizou o diretor.
- Direção e médicos no Hospital de Queimadas
- Diretores do Hospital de Queimadas e profissionais que participaram do Opera Paraíba na unidade
- Essa foi a quinta etapa do Opera Paraíba no Hospital de Queimadas
- Nova etapa do Opera Paraíba aconteceu nos dias 9 e 10, no Hospital de Queimadas
- O Opera Paraiba em Queimadas conteplou 23 pacientes de 13 municípios da região
Plantão do final de semana registra aumentos nos atendimentos de Emergência e Urgência e de sinistros de trânsito no Hospital de Patos
O plantão da Emergência e Urgência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) registrou um aumento de 7% nos atendimentos neste final de semana e de 9% nas vitimas envolvidas em sinistros no trânsito em relação ao final de semana anterior. No total, 195 pessoas deram entrada na unidade, sendo 24 delas vítimas de sinistros no trânsito e foram realizadas 16 cirurgias, sendo 11 de emergência e cinco eletivas.
O plantão de maior movimento foi o do sábado, com o atendimento de 93 pacientes, seguido do de domingo, com mais 79 pessoas. Das 18h da sexta-feira até a meia noite, outras 23 pessoas deram entrada na Urgência e Emergência da unidade. Das 24 vítimas de sinistro no trânsito, 20 delas foram de incidentes com motocicletas, três por atropelamento e uma se feriu com um veículo de tração animal.
O relatório de gestão do hospital, que integra a rede estadual de saúde, apontou ainda que na emergência e urgência, além dos casos envolvendo os acidentados e trânsito, os demais principais motivos dos atendimentos da unidade neste final de semana foram de pacientes com queda da própria altura, dor abdominal, entorse ou torção, acidentes com animal peçonhento ou raivoso, dor no peito, queda de nível, hipertensão, acidente com objeto perfuro/cortante, entre outros motivos.
Além de acidentados da cidade de Patos, o hospital atendeu pacientes de Condado, Emas, Imaculada, Malta, Piancó, São Bento, Tavares, Teixeira, Santa Teresinha e São José de Espinharas. Dos 24 acidentados, seis precisara permanecer internados para cuidados posteriores.
- No final de semana o Hospital de Patos realizou 16 cirurgias
Farmácia do Hospital de Queimadas tem abastecimento pleno e estoque para dois meses dos insumos mais utilizados
A qualidade do serviço prestado pelo setor de farmácia numa unidade de saúde interfere diretamente na eficácia do tratamento do paciente. E a direção do Hospital de Queimadas, que integra a rede estadual de saúde, sabe muito bem disso e leva muito a sério o abastecimento do setor que é vital para o cotidiano da unidade. Para se ter uma ideia da excelência deste momento, a Farmácia do Hospital de Queimadas tem estoque para dois meses dos insumos mais utilizados, de cinco meses de soro fisiológico e ainda atende o Programa Opera Paraíba com os mutirões de cirurgia de Catarata com seu próprio estoque que é resposto, posteriormente.
“Isso tudo só é possível porque sempre temos um estoque considerável de medicamentos e insumos e quando, eventualmente falta algum item, não é por inoperância da equipe da unidade, mas por questões de logística com os fornecedores e oferta do mercado e assim mesmo são faltas pontuais que não comprometem o atendimento aos nossos pacientes, nem a qualidade dos serviços prestados”, explica o diretor geral do Hospital de Queimadas, Dr. Flávio Daniel.
O Farmacêutico responsável pelos pedidos de compra da unidade, Rafael Loureiro reforça a afirmação do diretor geral, acrescentando que a Farmácia do Hospital de Queimadas já há algum tempo vive em abastecimento pleno. “Inclusive, neste final de ano, programamos um pedido ainda maior de insumos e medicamentos que nos garantirá o abastecimento por um período de quatro meses”, disse Rafael, lembrando que o estoque é composto de mais de 400 insumos padronizados, entre medicamentos, materiais médico-hospitalar, fios e soro.
Além de Rafael, integram a equipe da Farmácia do Hospital de Queimadas, as farmacêuticas, Maria Duarte (Coordenadora), Maria Fernandes e João Paulo, as auxiliares, Riane da Silva e Creudiane Santos e a assistente administrativa, Marina Dutra. “Nossa farmácia nunca teve tão bem abastecida e aqui o paciente pode vir tranquilo que não faltará nada para assisti-lo dentro de nossa padronização de atendimento”, reitera a coordenadora, Maria Duarte, lembrando que o setor funciona 24h, todos os dias da semana.
- Há estoque de insumos e medicamentos na Farmácia do Hospital de Queimadas para dois meses
- Há estoque de soro no Hospital de Queimadas suficiente para cinco meses
- O estoque da Farmácia do Hospital de Queimadas nunca esteve tão bom
- Rafael Loureiro, um dos farmacêuticos do Hospital de Queimadas
Requerimento de Jeová Campos solicita que bancada paraibana no Senado Federal vote pela rejeição da PEC dos Precatórios
- Deputado Jeová Campos critica PEC e pede a senadores para rejeitar proposta
Foi aprovado, essa semana, pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) um Requerimento do deputado estadual Jeová Campos solicitando que a bancada paraibana no Senado Federal vote pela rejeição integral da Proposta de Emenda Constitucional nº 23/2021, do Poder Executivo Federal, conhecida pela PEC dos Precatórios. Em sua justificativa, Jeová aponta que as novas regras defendidas pelo governo Bolsonaro prejudicam os credores de precatórios. A matéria foi subscrita pelos demais deputados estaduais paraibanos.
O Requerimento 17.976/21 ainda sugere que “na hipótese de não votarem pela rejeição total da citada propositura, que os representantes da bancada federal paraibana votem pela rejeição dos itens que tratam de verbas alimentares”. A PEC dos Precatórios altera as regras atuais para pagamento de precatórios devidos pela Fazenda Pública, atingindo pessoas que possuem créditos decorrentes das ações judiciais como, por exemplo, os servidores públicos de todas as esferas. Ela altera diversos artigos da Constituição Federal e acrescenta outros no Ato das Disposições Constitucionais Transitórias.
A Instituição Fiscal Independente (IFI) do Senado Federal orienta que “As despesas com precatórios e sentenças judiciais derivam de decisões que não podem ser questionadas. Daí o seu caráter mandatório. Desde a aprovação do teto de gastos, em 2016, com a promulgação da Emenda Constitucional nº 95 (EC 95), os precatórios estão incluídos na regra. Alterações nesse arcabouço para comportar provável aumento expressivo dos precatórios, em 2022, representariam grave risco à institucionalidade das contas públicas”, destaca o parlamentar paraibano na justificativa de seu requerimento.
Jeová Campos destaca ainda no documento que o governo federal propôs a citada PEC 23/2021 sob o argumento de evitar um colapso financeiro e da máquina pública. “E como se os pagamentos de precatórios já inscritos no orçamento fossem os vilões da crise instalada. Entendemos que as novas regras defendidas pelo governo prejudicam, cada vez mais, os credores de precatórios gerando incertezas, pois a PEC não respeita a coisa julgada, a segurança jurídica e a responsabilidade fiscal e prolonga por mais o tempo de angústia e espera do credor em ter o recebimento do seu crédito”, afirma Jeová que também é advogado.
Jeová enaltece aprovação da proposta de Política Estadual de Apoio à Agricultura Familiar e diz que ela representa uma mudança de olhar
- Deputado Jeová Campos enalteceu importância do PL
A proposta de Política Estadual de Apoio à Agricultura Familiar no Estado da Paraíba foi aprovada, no último dia 6, por unanimidade, em sessão plenária da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). O Projeto de Lei 2.264/20, de autoria do deputado Jeová Campos, tem o objetivo de apoiar técnica e operacionalmente os agricultores familiares paraibanos através de um conjunto de ações a ser promovido pelo poder público da Administração Direta e Indireta, bem como do setor privado. O parlamentar, que está em Brasília tratando de assuntos relacionados à Transposição do São Francisco, celebrou a aprovação da matéria e afirmou que ela traz consigo também uma mudança cultural e um novo olhar para os produtores da agricultura familiar.
“Quero externar minha felicidade e agradecer a aprovação desse projeto e dizer que ele é a materialização de uma política permanente não apenas de incentivos fiscais e financeiros para o agricultor familiar, mas da própria esperança de dias melhores e mais felizes para esses produtores. Ela dá motivos para acreditar e esperar um futuro melhor galgado na assistência educativa, através da inclusão de estudos sobre agricultura nas grades curriculares de ensino básico, profissionalizante e tecnológico”, explicou o deputado, destacando que a Política Estadual beneficiará o setor na promoção do desenvolvimento social, econômico e cultural.
O PL traz em seu texto princípios e diretrizes chaves para a proteção e desenvolvimento da Agricultura Familiar como a progressiva regularização dos agricultores familiares, a prevalência de ações de natureza emancipatória e a permanência das ações de fomento. Para Jeová, a instituição desta Política é fundamental para a qualidade de vida também dos paraibanos. “Incentivar a Agricultura Familiar é também se preocupar com o que chega a nossas mesas. É garantir que o alimento ofertado a sua família seja fresco e livre de agrotóxico”, disse o deputado, na expectativa de que o governador João Azevedo aprove e sancione a proposta.























