Author: News Comunicação

Censo de ocupação de leitos Covid e de sintomáticos respiratórios do Complexo de Patos comprova aumento de internações

Nas duas últimas semanas tem aumentado a ocupação de leitos com pacientes com problemas associados à síndrome respiratória e chegamos a uma ocupação importante de leitos nas enfermarias e na UTI de pacientes com sintomas respiratórios. O alerta foi feito nesta sexta-feira (14) pelo diretor técnico do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC), Dr. Pedro Augusto. De acordo com o último boletim do setor de isolamento da unidade uma das UTIs Covid atingiu sua capacidade de 100% de ocupação, com seis pacientes graves, e o número de internações nas enfermarias está crescente. O censo do Hospital disponibiliza 32 leitos de UTI, em três espaços distintos, e 34 leitos de enfermaria.

Segundo Dr. Pedro, o Complexo teve um ambiente tranquilo em novembro e dezembro, mas, agora em janeiro começou o agravamento de uma situação epidemiológica com o aumento dos casos de Covid e da gripe Influenza. “Atualmente, estamos com uma de nossas UTIs Covid 100% ocupada e estamos nos reorganizando para atender essa demanda, inclusive, com o agravamento de outras doenças respiratórias, como a Influenza, com uma cepa nova que é a H3N2, que era desconhecida até o ano passado”, reitera o médico.

Ainda de acordo com Dr. Pedro Augusto, todos os pacientes que entram no Complexo com sintomas respiratórios são submetidos ao teste do Swab que tem um combo de identificar infecção pelo H3N2, pelo H1N1 e ainda pelo Sars Cov 2. O médico alerta, no entanto, que o uso de EPIs, de máscaras, a constante lavagem de mãos e evitar aglomerações continuam sendo medidas muito importantes neste novo momento epidemiológico. “Qualquer sintoma que se sinta, deve-se procurar um pronto atendimento, UPA ou UBS para iniciar o tratamento, evitar a automedicação, o uso de corticoides e antibióticos na fase inicial da doença. Deixe para usar esses medicamentos para se houver infecções associadas e, sobretudo, manter os cuidados preventivos descritos acima”, reforça Dr. Pedro, lembrando que o Complexo só deve ser acionado pela rede de atenção básica quando houver necessidade de internação e de cuidados hospitalares.

O diretor geral do Complexo, Francisco Guedes, faz um apelo à população. “Evitem aglomerações, não descuidem das medidas protetivas. Além das novas variantes da Influenza, ainda mais agressivas que as anteriores, ainda identificamos o aumento dos casos de Covid. Estávamos com a ocupação de leitos para pacientes respiratórios caindo, mas, observamos que essa situação mudou nas duas últimas semanas e se intensificou nesta, o que nos deixa preocupados e atribuímos isso a flexibilização das medidas restritivas e também ao relaxamento das pessoas que passaram a sair mais, a negligenciar no uso de máscaras, aglomerar mais e isso é tudo o que essas doenças precisam para ampliar o número de contaminados”, afirmou Francisco, solicitando apoio da população para que faça a sua parte no combate a proliferação tanto da Covid, quando da Influenza.

Colégio AZ João Pessoa realiza sua Semana Pedagógica

Para quem trabalha na área da Educação, todo início de ano é marcado por reuniões para firmar importantes compromissos que nortearão a ação de todos os educadores durante o ano letivo que se inicia. Trata-se do planejamento pedagógico, que é um momento fundamental em que todos refletem sobre a equipe e a sua contribuição na formação intelectual e cidadã dos alunos da instituição. E para a equipe pedagógica do Colégio AZ João Pessoa esse momento acontecerá entre os dias 17 e 21 de janeiro. O pássaro Tsuru, uma ave sagrada do Japão, símbolo da saúde, da boa sorte, felicidade, longevidade e da fortuna, será uma das simbologias trabalhadas no encontro.

As Semanas Pedagógicas são consideradas uma formação para os profissionais da educação. Elas são desenhadas para promover discussões pautadas em temas que estão no cotidiano da sala de aula, assim como para o próprio o processo de ensino e aprendizagem. Segundo a Orientadora Educacional do AZ João Pessoa, Elísia Pereira, a Semana Pedagógica terá a Motivação como pano de fundo das ações a serem trabalhadas ao longo do ano. “Escolhemos o pássaro Tsuru, que simboliza uma expectativa de longevidade, de felicidade e crescimento, que é o que a escola está passando, para trabalhar esse momento com nossos educadores que serão elos importantes neste novo caminhar do AZ em João Pessoa”, afirmou Elísia.

A diretora geral do AZ João Pessoa, Veronica Monteiro, acrescenta que a ideia é mostrar que todo projeto tem sucesso e vida longa quando cada um realiza sua parte e dá o melhor de si. “Você é a razão para tudo dar certo”, reitera a diretora, destacando que a frase orienta toda a Semana Pedagógica. “Não depende dos outros, depende de nós. Se cada um fizer o seu melhor, fizer de uma maneira diferente, pensar fora da caixinha, nós conseguiremos que esse seja um projeto de sucesso”, ressalta Veronica, lembrando que durante a Semana Pedagógica, a equipe participará de várias dinâmicas.

Veronica Monteiro lembra ainda que a expectativa é grande para acolher os alunos e afirmou que a escola está preparada para os desafios que se apresentam com infraestrutura física, tecnológica e de pessoal, além de projetos inovadores e exclusivos e muita disposição. “Nos dias que antecedem a nossa Semana Pedagógica, estamos em reunião a portas fechadas trabalhando na construção de projetos pedagógicos importantes, muitos deles nossos estudantes já conhecem e estão em nossas plataformas digitais”, disse ela, destacando que haverá novidades para 2022.

Jardins do Complexo Hospitalar de Patos inspiram pacientes, profissionais e visitantes

Uma área verde bem cuidada, com várias flores, árvores, grama verdinha e saudável, não apenas deixa o lugar mais bonito como propicia a quem vê momentos de relaxamento e contemplação e, no caso de hospitais, até melhoram os resultados no tratamento com os pacientes. E é com essa percepção que os jardins que se espalham por variadas áreas do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos são cuidados cotidianamente. E não é apenas a equipe da unidade que toma para si essa grata tarefa. Não raro, visitantes e até pacientes regam as plantas e assim têm a oportunidade de ficarem mais sintonizados com a natureza.

A Chefe do Núcleo Médico do Complexo, Dra. Jaqueline Andrade, é uma das profissionais mais entusiastas da unidade quando o assunto é o jardim. Ela própria já plantou várias mudas de flores, não raro depois de plantões também rega as plantas e registra em fotografias o quanto as pessoas interagem com esse ambiente natural. “Num ambiente hospitalar, ter um jardim como esse é um privilégio, pois ele propicia paz, contemplação, inspiração e isso interfere também nos resultados do tratamento dos pacientes, deixando-os até mais tranquilos”, afirma a médica.

Ela se lembra da história de uma paciente que estava em estado terminal e poucos dias antes de falecer lhe perguntou se o céu era tão bonito quanto as flores do jardim da unidade. “Ela disse: doutora, eu sei que vou morrer, só queria saber se o céu tem flores tão lindas quanto essas que vejo agora. Esse episódio me marcou muito, porque essa paciente se inspirou em nosso jardim para aceitar a morte como algo natural”, diz Dra. Jaqueline, lembrando que os jardins ainda proporcionam um espaço de refúgio aos familiares e também às equipes que trabalham no hospital. “Além dos benefícios psicológicos, esse visual também reduz o estresse e a ansiedade em pacientes com resultados físicos concretos na recuperação deles e também inspiram os profissionais da unidade numa rotina que é sempre estressante”, finaliza a médica.

Jeová lembra que nos governos do PT havia valorização do trabalhador e do salário mínimo

Retrocesso da economia, sofrimento do trabalhador e atentado aos Direitos Sociais preconizados pela Constituição Federal de 1988. Foi assim que o deputado estadual Jeová Campos recebeu esta semana a notícia do reajuste do salário mínimo baseado no índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) que foi de 10,16%. Jeová afirmou que o reajuste é pífio e já era esperado que o piso nacional ficasse abaixo da inflação já que o governo nunca traz dados que mostrem a realidade. “Este é o terceiro ano consecutivo que o salário mínimo não tem aumento real. Esse é o resultado de um governo que não atende às necessidades do povo brasileiro”, comentou.

Jeová lembrou que, independente das justificativas do governo Bolsonaro e seus Ministérios, a Constituição Federal de 1988, no capítulo dos Direitos Sociais, coloca o salário mínimo como um valor que cubra as necessidades básicas do trabalhador e de sua família, e que com o Governo Lula esse direito era garantido. “Sabemos que entre os anos 1970 e 1990, a inflação era altíssima e o poder de compra do salário era mínimo. Mas, existiram governos, como o de Lula, que a partir de 2003 deu o pontapé inicial e concedeu aumentos reais gradativos para que se cumprisse o direito constitucional aliado à ações e programas sociais. Mas, em 2019 isso acabou com a chegada de Bolsonaro”, explicou o deputado.

Vale lembrar que o salário mínimo para 2022 será de R$ 1.210,00. O número representa um aumento de 10,02% em relação aos R$ 1.100 vigentes em 2021. Nesta terça-feira (11), porém, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que o INPC de 2021 foi de 10,16%. Pela metodologia adotada pelo governo, o salário mínimo de 2022 deveria ser de 1.213,54.

“No governo Lula, o salário valorizado girava a economia, gerava emprego e renda e junto com o programas sociais dava uma vida digna para o brasiliro de pouca renda. O dinheiro chegava ao trabalhador e se transformava em consumo das famílias. Isso abastecia o comércio e mantinha a indústria fornecendo”, ressaltou Jeová Campos, frisando que o último ano que a lei de valorização do salário mínimo foi renovada foi em 2015 para exercício até 2019. “Agora é tudo retrocesso e sofrimento. O país é um desastre econômico e quem mais sofre é o trabalhador”, finaliza o parlamentar lembrando que, este ano, a população brasileira haverá de dar uma resposta à altura de tantos desmandos.

Colégio AZ João Pessoa fará seleção para bolsas de estudo na próxima sexta-feira

Quem deseja ter acesso à uma educação de qualidade e diferenciada e ainda com a possibilidade de bolsas de estudo que vão até 100% de desconto para este ano letivo de 2022 tem uma excelente oportunidade essa semana. É que o Colégio AZ João Pessoa realizará, na próxima sexta-feira, dia 14 de janeiro, um ciclo da Seletiva e Vivência do AZ. O último dia de inscrições é sempre o dia que antecede a seletiva, neste caso, será o dia 13 de janeiro.

Para inscrever seus filhos, os pais ou responsáveis devem acessar as redes sociais do AZ João Pessoa, como o site (azjoaopessoa.com.br) ou o instagram (@azjoaopessoa). No instagram, basta clicar no link que está na bio do perfil que direcionará direto para o site na página da inscrição. No site, será informada a série pretendida, nome completo do responsável do aluno, telefone, data e horário da visita à escola. No topo da página o internauta já encontra o link para a inscrição.

A Seletiva e Vivência, como é chamado o concurso de bolsas de estudo do AZ, incluiu todas as séries, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Em todas as seleções, para o Ensino Fundamental anos Finais e Médio serão aplicadas provas. Para a Educação Infantil e Fundamental anos Iniciais será aplicada a vivência com professoras/gestão/direção e pais.

Serviço de Mastologia do Hospital do Bem realiza 119 cirurgias oncológicas em 2021

O Hospital do Bem – unidade oncológica que faz parte do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos realizou, em 2021, 119 cirurgias mastológicas, sendo 39 Mastectomias Radicais com Linfadenectomia Axilar, 21 Mastectomias simples com Linfadenectomia Seletiva Guiada (linfonodo sentinela), seis procedimentos de Quadrantectomias com Linfadenectomia Seletiva Guiada, oito Linfadenectomias Axilar Unilateral e 45 Setorectomias de Mama em Oncologia. Nenhuma cirurgia programada foi suspensa e a unidade teve que suspender durante dois meses os procedimentos cirúrgicos em função da pandemia do Covid -19.

O mastologista Thiago Pereira Alencar, responsável pelos procedimentos cirúrgicos, lembra que durante os dois meses em que as cirurgias foram suspensas, as pacientes continuaram o tratamento com a equipe multiprofissional do Complexo. “Graças ao trabalho em equipe, junto à Dra. Nayarah Castro, encaminhamos às pacientes primeiro para quimioterapia e depois realizamos a cirurgia, portanto, sem prejuízo de assistência”, reitera Dr. Thiago, agradecendo a todos que fazem esse serviço funcionar no sertão da Paraíba.

O médico lembra que em 2021 houve momentos difíceis por causa da pandemia, mas, com a colaboração de todos e boa vontade foi possível realizar um bom trabalho. “Gostaria de agradecer a todos que fizeram esse serviço funcionar. Ao nosso anestesista Augusto Márcio, com toda sua eficiência, humanidade e disponibilidade. Grande responsável pelo sucesso das nossas cirurgias. A Dona Meirinha e a Keyla, que tem os maiores corações que conheço e que dão um grande apoio as nossas pacientes. A oncologista Dra. Nayarah, sempre muito solicita e eficiente e com excelentes resultados que nos deixam orgulhosos por serem tão bons quanto os dos grandes centros de referência. A todos da Oncoradio, a equipe de nosso bloco cirúrgico, que é esforçada, eficiente e competente, que contribuiu para tornara o nosso serviço muito maior, a Silvana do RH, que nos ajuda sempre com a melhor boa vontade do mundo, aos meus alunos da Liga de cirurgia da UNIFIP, que são meus auxiliares e dão uma grande ajuda no nosso serviço e, por fim, ao nosso diretor geral, Francisco e nossos coordenadores que nos ajudam a entregar melhores resultados. Esse ano avançaremos ainda mais”, disse Dr. Thiago.

“Em nenhum momento, nestes dois anos, suspendemos nossas atividades no serviço de oncologia, pois sabemos da importância de não interromper o tratamento. Tivemos apenas dois meses de cirurgias suspensas, para a própria proteção de nossos pacientes, tivemos também que rever procedimentos, adotar medidas mais restritivas, a exemplo de não permitir que acompanhantes ficassem na sala de quimioterapia, mas, conseguimos atender a demanda e dar a assistência devida aos pacientes”, complementa o diretor geral do Complexo, Francisco Guedes, lembrando que com a reforma e modernização do bloco cirúrgico da unidade, a capacidade de realização de procedimentos cirúrgicos será ampliada.

Hospital Regional de Patos registra nove cirurgias de emergência e 188 atendimentos no primeiro final de semana do ano

O primeiro plantão do ano na Emergência e Urgência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) registrou o atendimento de 188 pacientes e a realização de nove cirurgias de emergência. Isso representou um aumento de 1% nos atendimentos de urgência e emergência e queda de 20% nos sinistros de trânsito, em relação aos dados do último final de semana de 2021. Das 188 pessoas atendidas, 28 foram por causa de sinistros de trânsito, sendo 26 vítimas de acidentes com motos e duas por atropelamento.

O plantão de maior movimento foi o do primeiro dia do ano, com o atendimento de 91 pacientes, seguido do de domingo, com mais 79 pessoas. Das 18h da sexta-feira até a meia noite, outras 18 pessoas deram entrada na Urgência e Emergência da unidade.

O relatório de gestão do hospital, que integra a rede estadual de saúde, apontou ainda que na emergência e urgência, além dos casos envolvendo os acidentados e trânsito, os demais principais motivos dos atendimentos da unidade neste final de semana foram de pacientes com queda da própria altura, dor abdominal, dor no peito, dor de cabeça, sintomas de síndrome gripal, hipertensão, entorse ou torção, rebaixamento da consciência, crise nervosa, entre outros motivos.

Além de acidentados da cidade de Patos, o hospital atendeu pacientes de Cacimba de Areia, Desterro, Condado, Igaracy, Manaíra, Paulista, Piancó, Santa Luzia, Quixaba, Santa Teresinha, São Bento, São José de Espinharas, Tavares, Teixeira e Vista Serrana.

Jeová faz balanço de 2021 e prova que mesmo em tempos de pandemia é possível produzir e contribuir se o propósito é o bem coletivo

Com dois anos atípicos como os de 2020 e 2021, quando as sessões deliberativas da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) foram realizadas de forma híbrida – pelo distanciamento físico e as restrições aos contatos pessoais a que todos foram submetidos por questões sanitárias, o deputado estadual Jeová Campos fez um balanço de seu mandato mostrando que mesmo assim foi possível produzir e contribuir com a sociedade. Se, por um lado não foi possível estar presente nas bases e ouvir as demandas presencialmente como Jeová está acostumado a fazer, a mediação em redes permitiu que se ampliasse o diálogo de forma virtual com muitos interlocutores permitindo uma produção legislativa consistente.

“Nunca estivemos tão longe de nossos familiares, dos nossos amigos, dos nossos afetos. No entanto, apesar da distância física, conseguimos dialogar, produzir e continuar trabalhando”, disse o parlamentar, citando debates e ações importantes que aconteceram em 2021, a exemplo da entrega das obras atrasadas da transposição no sertão, a defesa pela implantação do teste Ampliado do Pezinho na rede pública através do Lacen. “Fomos várias vezes à Brasília cobrar essa conclusão, destinei emendas que garantiram recursos para implantação do teste do pezinho

O deputado Jeová Campos é conhecido carinhosamente como “o deputado das águas”. Não á toa, é presidente da Frente Parlamentar das Águas na ALPB e durante todo o seu mandato assegurou a chegada das águas da transposição do Rio São Francisco ao sertão paraibano (eixo norte), seja inspecionando obras, seja visitando gabinetes ministeriais e parlamentares em Brasília. Em maio de 2021, por exemplo, Jeová realizou uma visita técnica ás obras de construção do canal que interliga os reservatórios de Caiçara e Engenheiro Ávidos, em Cajazeiras, bem como o local de construção do reservatório de Tambor, em Cachoeira dos Índios. Ele também requereu revitalização do Açude Grande, em Cajazeiras, e também solicitou que as obras do Ramal do Piancó fossem executadas pelo Ministério do Desenvolvimento Regional e não DNOCS, tendo em vista a demora da entrega. E, por fim, Jeová realizou uma visita técnica celebrativa na barragem de Boa Vista, em São José de Piranhas, para receber as águas da transposição no dia 27 de outubro.

“Além de acompanhar literalmente o curso dessas águas, eu também estou requerendo condições para uso correto desse bem público que á a água, tanto que já solicitamos ao secretário de Agricultura Familiar a execução da emenda n º 96, de minha autoria, no sentido de determinar o fomento dos arranjos produtivos e sistemas produtivos locais em Cajazeiras, Cachoeira dos Índios, São José de Piranhas, Bom Jesus e Carrapateira”, destaca o parlamentar.

Ainda em relação ao tema, Jeová também requereu ao Governo do Estado a perfuração e instalação de 25 poços tubulares nas comunidades rurais que praticam a agricultura familiar no estado da Paraíba, nos municípios de Cajazeiras, São José de Piranhas, Cachoeira dos Índios e Carrapateira.

No difícil cenário de pandemia mesmo com a completa imunização por vacinas, o deputado optou por continuar seu trabalho de forma online, mas, isso, não prejudicou sua produção parlamentar. Esse ano, Jeová apresentou, por exemplo, um Projeto de Lei que institui a Política Estadual de Educação nas escolas públicas e privadas tendo conseguido já 46 pareceres da CCJ da Comissão de Educação pela aprovação, aguardando agora apenas votação em plenário. A propositura tem o objetivo de proporcionar uma educação básica de excelência fundamentada no processo de inovação do ensino nas escolas, nas 03 (três) etapas: Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio.

“O maior propósito dessa iniciativa é preparar os alunos para o mercado do futuro, onde serão cada vez mais utilizados plataformas, mídias e dispositivos digitais como Robótica, BlockChain, Realidades Virtuais e Aumentada, Big Data e Inteligência Artificial, entre outras. Essa nova forma de aprendizagem irá tornar o ambiente de sala de aula mais interativo, convidativo, enriquecido e propiciador em oferecer suporte ao desenvolvimento de competências, valores, conhecimento teórico integrado ao prático, habilidades e atitudes. A propositura dedica-se a encorajar os estudantes ao fazer com que a escola se apresente, de fato, como um ambiente diferenciado da produção de cultura e do conhecimento, no amplo sentido dos termos, buscando equilibrar educação de qualidade e valores humanos, estimulando e inovando o compromisso de transformar a vida das crianças, adolescentes e jovens”, argumentou o parlamentar.

Outro PL que segue a mesma ideia e também aguarda votação do plenário agora em 2022 é a propositura que institui o Projeto “Oficina de Profissões”, destinado a preparar os estudantes do ensino médio matriculados nas escolas da rede pública de ensino do Estado da Paraíba para as escolhas possíveis de profissões existentes no mercado de trabalho, principalmente no presente momento de muitas incertezas do mercado de trabalho abalado pela pandemia do coronavírus.

“A Constituição Federal de 1988 assegurou ao povo brasileiro diversos direitos e instituiu inúmeros deveres. Entre os direitos destacamos o direito à educação. Também chamada de Constituição Cidadã, trouxe em seu texto regras para a formação de uma sociedade mais justa e igualitária com uma gama de direitos voltados ao exercício da cidadania, situando, entre eles, o direito à educação. O maior propósito dessa iniciativa parlamentar é motivar e despertar nos alunos, a vontade de descobrir o seu interesse no universo profissional, com o apoio de instituições e profissionais de diferentes ramos do mercado de trabalho que transmitirão aos alunos relatos de suas experiências profissionais, visando maximizar o aproveitamento do objetivo da lei”, disse Jeová.

Dentre as matérias apresentadas por jeová este ano também estiveram o encaminhamento de manifestação da ALPB para a implantação do curso de Engenharia de Energia no IFPB; o encaminhamento de execução da emenda 94 apresentada pelo requerente ao orçamento estadual do ano de 2021, no sentido de determinar a transferência, mediante convênio, da importância de R$ 100.000,00 (cem mil reais) para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Campina Grande – Apae-CG; além da solicitação da execução da emenda 93 apresentada por Jeová ao orçamento estadual do ano de 2021, no sentido de transferir, mediante convênio, a importância de R$ 500.000,00 para a Fundação Napoleão Laureano, bem como a construção da nova sede do Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba – LACEN-PB.

Jeová Campos também requereu aos deputados federais e senadores paraibanos que proponham projeto de lei dispondo sobre a inclusão de algumas rodovias novas à relação descritiva das rodovias do sistema rodoviário federal. Além disso, o parlamentar solicitou ao Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba – Detran-PB que seja incluído no programa habilitação social 2021, os moto-taxistas do estado da Paraíba, assegurando aos mesmos a renovação da carteira nacional de habilitação (CNH) de forma gratuita. Outras ações foram de homenagens a pessoas que fizeram a diferença em trabalho ou trajetória de vida.

Em 2022, o deputado que está em seu terceiro mandado, mas, já anunciou que não vai disputar cargos eletivos no próximo pleito, assume a missão de defender a candidatura do PT a presidência tendo, provavelmente, o ex-presidente Lula como candidato e de continuar produzindo como parlamentar para melhorar a vida dos paraibanos. “Sempre agi com um olhar coletivo, meu mandato é popular e encaro a política como a arte de transformar a sociedade para melhor e é com esse foco que sempre atuei e trabalharei até o último dia de meu mandato”, finaliza Jeová.

Cachoeira dos Índios ganha emenda de Jeová para aquisição e instalação de câmeras de segurança nas principais vias da cidade

No dia 26 de dezembro, quando Cachoeira dos Índios completou 60 anos de emancipação política, o deputado Jeová Campos lembrou a história do município, que integrava o município de Cajazeiras até 1961 e destacou que não poderia deixar de contemplar a cidade com emendas ao Projeto de Lei Orçamentária Anual – LOA para 2022. A segurança pública foi a matéria de preocupação de lideranças políticas de Cachoeira dos Índios, que solicitaram ao parlamentar ajuda para aquisição e instalação de câmeras nas principais avenidas da cidade.

“O nosso gabinete recebeu das lideranças políticas de Cachoeira dos Índios uma solicitação de apoio no sentido de incluir uma emenda impositiva ao Projeto de Lei Orçamentária Anual de 2022 do governo estadual, destinada a transferir para o município, mediante Convênio ou instrumento congênere, recursos para aquisição e instalação de câmeras de segurança IP e central de vídeo monitoramento, destinados ao monitoramento das principais ruas eavenidas do município, principalmente, as entradas da cidade, praças, entrada de educandários, postos de saúde, e outros logradouros públicos e nós achamos justo o pleito e demos encaminhamento”, explicou o deputado.

Jeová lembrou que Cachoeira dos Índios foi um distrito criado a partir de um desmembramento territorial do município de Cajazeiras. Com 17 km apenas de distância entre as cidades e pouco mais de 15 minutos de condução no deslocamento de uma para outra, Cachoeira e Cajazeiras sempre compartilharam as mesmas preocupações. “Portanto, entendemos que a postulação é justa e merece nosso apoio parlamentar”, disse Jeová Campos, satisfeito em conseguir incluir a emenda justamente no mês de aniversário da cidade.

Emendas Impositivas

Na segunda semana de dezembro, a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou a Lei Orçamentária Anual (LOA) para o ano de 2022 com emendas impositivas no valor de R$ 1.762.508,69 para cada parlamentar. O deputado Jeová Campos também destinou parte dos recursos que estavam sob sua diligência para a implantação do Teste do Pezinho Ampliado na rede pública de saúde, através do Laboratório Central de saúde Pública – Lacen, conforme a Lei Nº 11566/2019, de sua autoria.

Diretor do Complexo de Patos participa de reunião da SES, destaca projetos para 2022 e avisa que aparelho de hemodinâmica já chegou

Dentro do planejamento da Secretaria do Estado da Saúde (SES), com base no Plano Estadual de Saúde até 2023 (PES), o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) receberá, já no primeiro semestre de 2022, um tomógrafo de 64 canais, será contemplado com um aparelho de hemodinâmica que, inclusive, chegou nesta quarta-feira (29) na unidade e ainda abrirá o processo de licitação para construção de seis novas salas cirúrgicas mais UTI. Essas e outras ações foram pauta de uma reunião da SES, com o governador João Azevêdo, em João Pessoa, nesta terça-feira (28). O diretor geral do Complexo, Francisco Guedes participou do evento.

De acordo com o gestor do CHRDJC, o evento foi muito importante, produtivo e norteador. “Ontem nós participamos de um momento ímpar onde as ações do Governo do Estado na área da saúde foram apresentadas, com resultados já alcançados e também a serem atingidos, com as diretrizes, objetivos e indicadores. Saímos de lá com metas bastante arrojadas”, explica Francisco.

Segundo o diretor do Complexo, o espaço onde será instalado o equipamento de hemodinâmica começa a ser preparado em janeiro. “A expectativa é que nossa hemodinâmica comece a funcionar ainda no primeiro semestre de 2022. Isso nos trará uma capacidade muito melhor de atendimento aos pacientes que precisam de intervenções emergenciais, a exemplo de pacientes enfartados que precisam de cateterismo de urgência, que hoje precisam ser encaminhados para CG ou João Pessoa para fazer o procedimento ou ainda pacientes que precisam de alguma ação imediata na área vascular” explica Francisco Guedes.

Falas de autoridades*

Na abertura do evento, o governador João Azevêdo agradeceu o empenho dos profissionais e reforçou o compromisso da gestão com a saúde dos paraibanos. “Como cidadão, tenho muita gratidão a todos vocês que tanto se dedicaram durante esse período de pandemia. Não podemos deixar de lembrar que, mesmo enfrentando todas as dificuldades, continuamos avançando, tivemos expansão dos serviços prestados, melhorias nas estruturas físicas e uma importante e necessária aquisição de equipamentos”, disse o chefe do poder executivo estadual.

Na ocasião, o secretário de Saúde, Geraldo Medeiros, mencionou a importância do PES para nortear as ações com base na análise da situação de saúde do estado da Paraíba, necessidades da população e da gestão do SUS. “Entregamos ao Governador o Plano Estadual de Saúde 2020-2023 e mostramos também as ações que já foram executadas ao longo dos anos 2020/2021. Nesse contexto, eu destaco o sucesso do Opera Paraíba, que já ultrapassou a marca prevista de 12 mil cirurgias e a entrega de três hemodinâmicas para atender as 2ª e 3ª Macrorregiões de Saúde, evitando a sobrecarga do Hospital Metropolitano e proporcionando mais agilidade no atendimento dos pacientes daquelas localidades”.

A reunião aconteceu na Sala de Concertos do Espaço Cultural José Lins do Rêgo e contou com a presença dos secretários de Saúde da Paraíba, Dr. Geraldo Medeiros, Dr. Daniel Beltrammi e Dra. Renata Nóbrega, além de diretores de hospitais e gerências regionais e executivas de Saúde.