Author: News Comunicação
Mesmo com a pandemia Asplan contabilizou mais de quatro mil atendimentos no setor de Assistência Social durante o ano de 2021
A saúde de seus associados e familiares é mais uma preocupação da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan) que, além de suas ações de assistência técnica e jurídica, mantém serviços de assistência social, que incluem atendimentos médicos e odontológicos. Ao longo de 2021, por exemplo, mesmo com a pandemia, a Asplan contabilizou 4.334 atendimentos gratuitos. Destes, 3.133 foram atendimentos no setor médico, incluindo exames laboratoriais e de enfermagem, e 1.201 foram consultas e procedimentos odontológicos.
O balanço geral do Departamento de Assistência Social da entidade contabilizou que somente no setor médico foram realizados 2.335 atendimentos clínicos/Ocupacional, tendo sido o mês de agosto o mais procurado, principalmente, no campo, com 565 atendimentos. Mas, teve ainda a realização de 673 exames laboratoriais e 125 atividades de enfermagem sob a coordenação do médico do trabalho, Dr. Tarcisio Campos.
Na área de Odontologia, a dentista Wilma Dantas, contabilizou 1201 procedimentos ao longo de 2021, em um total de 412 pacientes, entre associados, cônjuges e filhos destes, além de funcionários da entidade. Restauração de Resina Foto aparece no topo da lista dos procedimentos odontológicos mais realizados, com um total de 377 atendimentos, seguido de Tartarectomia, com 139 serviços realizados, e Aplicação de Flúor, com 93 atendimentos.
Vale destacar que mesmo com a pandemia, os atendimentos referentes à medicina do trabalho continuaram a ser realizados na sede da propriedade rural do associado, mediante agendamento prévio ou na sede da entidade, em João Pessoa. Os serviços médicos, incluindo exames admissional, demissional, periódicos, assim como procedimentos de enfermagem (curativos, medição de pressão, entre outros) são oferecidos pela Asplan no período da manhã, de segunda a quinta-feira, das 8h às 12h. Já o setor Odontológico funciona de segunda a quinta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
O presidente da Asplan José Inácio de Morais, destaca que a realização de quase cinco mil atendimentos de assistência social, mesmo em meio a um ano atípico de pandemia e de muitas medidas restritivas, mostram o compromisso da entidade com seus associados. “Queremos continuar disponibilizando esse serviço de excelente qualidade aos associados. Esse é um compromisso que vai além de nossas assistências técnicas e que visa contribuir com a saúde e bem estar de todos que integram a Asplan”, disse José Inácio, agradecendo a dentista, Wilma Dantas, e ao médico, Tarcísio Campos, pela parceria, dedicação e compromisso.
- Dr. Tarcísio atendendo em propriedade de associado
- Em 2021 foram 1201 consultas e atendimentos odontológicos
- Foram 3.133 atendimentos do setor médico em 2021
- O consultório ododntológico funciona no 1º andar do prédio sede, em João Pessoa
Jeová Campos se pronuncia contra a extinção da banda 5 de Agosto e diz que ato é um atentado à memória cultural da Paraíba
No final de 2021, a Prefeitura de João Pessoa extinguiu a tradicional Banda 5 de Agosto, com a demissão de 53 músicos integrantes do grupo. Indignado, o deputado Jeová Campos afirmou que o ato da Prefeitura é um atentado à História da Paraíba. Apoiador do movimento que surgiu nas redes sociais para juntar assinaturas contra a perda dessa importante parte do acerco cultural de João Pessoa, o parlamentar lamentou o fato da extinção da Banda e da demissão de 53 profissionais, ainda mais num momento tão delicado de pandemia. A Banda 5 de Agosto existia há 58 anos e uma de suas últimas apresentações foi no Natal dos Sentimentos, promovido pela Prefeitura.
Vinculada à Funjope – Fundação Cultural de João Pessoa – FUNJOPE, a Banda 5 de Agosto era conhecida não só na Paraíba, mas em vários estados pela qualidade de suas apresentações. Fundada em 1964, pelo então Maestro Tenente Lucena, a extinção da banda, de acordo com Jeová, é absurda não apenas pelo desemprego de todos os seus músicos – o que também se deve levar em consideração, mas também porque o ato unilateral da Prefeitura se configura em uma violência contra a população paraibana e sua memória histórica e cultural.
“A Banda iniciou em 1964 e foi institucionalizada por lei como a banda oficial da cidade de João Pessoa e sempre se apresentou nas ocasiões importantes da cidade com muita competência e beleza. Não podemos deixar que um equipamento desses deixe de existir, pois ele é antes de mais nada um patrimônio cultural da cidade e é por isso que apoio o movimento para juntar assinaturas contra esse ato inoportuno e que fere a história cultural e musical da capital paraibana”, finalizou Jeová.
- Deputado Jeová Campos lamentou extinção da banda 5 de Agosto e desemprego de seus músicos
Hospital de Patos atendeu mais de 41 mil pessoas, registrou mais de 7 mil internações e realizou 3302 cirurgias em 2021
Os dados do balanço anual de prestação de serviços do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) não apenas impressionam pelo quantitativo e qualidade da assistência prestada, quanto demonstram o quanto a unidade, que integra a rede estadual de saúde, é importante para a população dos 89 municípios para os quais o Complexo é referência nas áreas de Clínica Médica, Urgência e Emergência, Oncologia e também para Covid. Entre janeiro e dezembro do ano passado, 41.419 pessoas foram atendidas na unidade, 3302 cirurgias foram realizadas, houve 7058 internações, a realização de 3889 sessões de quimioterapia e ainda 158.631 diagnósticos em exames clínicos.
A taxa de ocupação da unidade ficou em 75%. A maior demanda do hospital em 2021 foi na Urgência e Emergência onde se concentraram 27.024 atendimentos, seguida do setor de Ambulatório, onde foram registrados 14.395 atendimentos. Ao longo do ano, 7058 pessoas precisaram ficar internadas após darem entrada na unidade, e as que necessitaram de cuidados intensivos, contabilizaram 2187 diárias nas UTIs convencionais e mais 6800 nas UTIs Covid, além das diárias de Enfermarias.
O relatório de gestão anual do hospital demonstra ainda que das 3302 cirurgias realizadas, a maior parte delas, ou seja, 1544 procedimentos (47%), foram de procedimentos na área de Ortopedia, seguidos dos oncológicos, com 642 cirurgias (19%), depois Cirurgia Geral, com 537 casos (16%), cirurgia vascular, com 408 casos (12%) e mais 137 procedimentos Buco-Maxilo (4%). Houve ainda 24 cirurgias de Urologia, cinco de Otorrino e cinco Cirurgias Plásticas que juntas corresponderam a 1% dos procedimentos.
Um detalhe interessante, lembra o diretor geral do Complexo, Francisco Guedes, é que o bloco cirúrgico do hospital esteve em reforma durante seis meses e, neste período, os procedimentos eram realizados num espaço terceirizado, o que exigiu da equipe da unidade um esforço muito grande numa logística bem complexa. “Mesmo assim, com toda essa dinâmica, dentro e fora do hospital, ainda tivemos mais cirurgias em 2021 que em 2020, quando houve 3140 procedimentos. Isso demonstra o compromisso da equipe que deu o seu melhor para que os procedimentos continuassem ocorrendo sem prejuízos para nossos pacientes”, destaca o diretor, lembrando que não houve intercorrências em função dessa logística complexa. Os gráficos mensais de procedimentos cirúrgicos, inclusive, mostram que foi em meses do no segundo semestre, enquanto ocorreu a reforma, que houveram mais procedimentos. “Em outubro, tivemos o maior número de cirurgias/mês do ano, com 332 procedimentos, seguido de dezembro, com 319 e agosto, com 290”, disse o diretor. O novo bloco cirúrgico da unidade começou a ser utilizado em dezembro.
O setor de Exames Diagnósticos da unidade, que disponibiliza diversos exames de imagens, inclusive de Tomografia Computadorizada, também chama atenção pelos dados expressivos. Entre janeiro e dezembro do ano passado foram realizados 22.624 exames de Raios-X, 13.559 Tomografias Computadorizadas, 4.980 Eletrocardiogramas, 2570 Ultrassonografias, 338 Ecocardiogramas, 256 Endoscopias, 85 Ressonância Magnéticas. O laboratório de análises clínicas da unidade, que funciona nas dependências do hospital, realizou 158.631 exames, registrando uma média mensal de mais de 13 mil exames.
O Hospital do Bem, que integra o Complexo no atendimento aos pacientes oncológicos realizou ao longo de 2021, 3889 sessões de quimioterapia. O ambulatório de oncologia da unidade realizou 8653 atendimentos. Foram feitos ainda 785 diagnósticos de Anatomia Patológica e Citopatologia, 32 biópsias de colo uterino, 99 biópsias Prostáticas, 58 de nódulos de mama, 18 de ovário e 254 de pele. O balanço de atividades do Bem ainda inclui a realização de 119 cirurgias mastológicas, sendo 39 Mastectomias Radicais com Linfadenectomia Axilar, 21 Mastectomias simples com Linfadenectomia Seletiva Guiada (linfonodo sentinela), seis procedimentos de Quadrantectomias com Linfadenectomia Seletiva Guiada, oito Linfadenectomias Axilar Unilateral e 45 Setorectomias de Mama em Oncologia.
No setor Covid, ao longo de 2021, o Hospital registrou um total de 1480 internações, 806 altas e 528 óbitos. A média da taxa de ocupação dos leitos de UTI Covid esteve em 49%, considerando-se a totalidade de leitos disponíveis e de retaguarda, com picos de 88%, nos meses de maio e junho, e 87%, em março. A média da taxa de ocupação dos leitos das enfermarias Covid ficou em 29%, com picos de ocupação de 67% no mês de março, 66%, em maio e 62%, em junho. O pico de internações de pacientes Covid aconteceu no mês de maio, com 252 pacientes, seguido de junho, com 217 e março, com 198.
O diretor geral do Complexo, Francisco Guedes, destaca como muito positiva a atuação da unidade ao longo de 2021, num ano que continuou atípico por causa da pandemia e teve ainda intervenções de melhorias na unidade. “A rotina do hospital se manteve mesmo com a continuidade da pandemia, tivemos ampliação de indicativos em relação ao ano anterior e mantivemos uma prestação de serviço de qualidade, acolhendo nossos pacientes em suas mais variadas demandas. Foi um ano desafiador e que serviu também para mostrar a capacidade, profissionalismo e união de nossa equipe, pois, sem isso nós não teríamos conseguido manter essa logística de cirurgias fora da unidade com dados tão expressivos e resultados satisfatórios, tanto do ponto de vista de quantitativo, como de qualidade de atendimento”, reitera Francisco.
Francisco complementa, lembrando que o apoio da Secretaria de Estado de Saúde e a atuação dos profissionais, em todos os setores e funções, foi fundamental para que a unidade conseguisse fechar o ano com todos esses dados. “Tivemos todo o apoio da Secretaria de Saúde e nossa equipe foi guerreira e arregaçou as mangas, se doou e fez acontecer. Quero aproveitar a oportunidade e agradecer a todos pelo compromisso, empenho, dedicação e profissionalismo com que trataram nossos pacientes e despenharam suas funções”, finaliza o diretor que se prepara para novas obras na unidade que ganhará seis novas salas cirúrgicas, mais uma nova UTI. O processo de licitação já foi autorizado pelo governador João Azevêdo. O Complexo de Patos foi fundado em 1953 e tem, atualmente, 804 colaboradores e 158 leitos o total, sendo 27 deles no Hospital do Bem.
- A realização de biopsias é um dos serviços à disposição dos pacientes do Hospital do Bem
- A taxa média de ocupação do Complexo em 2021 ficou em 75%
- A urgência e emergência realizou mais de 27 mil atendimentos em 2021
- As cirurgias oncológicas de mama do Hospirtal do Bem são feitas pelo mastologista Thiago Pereira Alencar
- As cirúrgias ortopédicas lideraram o ranking de procedimentos em 2021
- Foram feitas 119 cirurgias mastologicas
- Foram realizadas mais de 13 mil tomografias computadorizadas no Centro de Imagem do Complexo
- Hospital de Patos atendeu mais de 41 mil pessoas em 2021
- Mesmo com o bloco em reforma, o hospital manteve sua rotina de cirurgias
- O ambulatório do Complexo registrou mais de 14 mil atendimentos ao longo de 2021
- O Complexo realiza cirurgias de várias especialidades
- O Complexo realizou 1544 cirúrgias ortopedicas em 2021 (2)
- O diretor geral do Complexo de Patos, Franccisco Guedes destaca os bons indicadores da unidade em 2021
- O esforço da equipe do Complexo conseguiu superar os desafios enquanto o bloco da unidade passava por reforma
Diretor técnico do Complexo de Patos orienta população sobre tempo necessário de isolamento em tempos de pandemia
Há muitas informações desencontradas e até fake news circulando por rede social sobre aspectos que dizem respeito à pandemia, inclusive, sobre como adotar uma postura correta em relação ao tempo de isolamento quando a pessoa identifica que foi contaminada pelo vírus da Covid ou mesmo da Influenza. O diretor técnico do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC), Dr. Pedro Augusto que, entre março de 2020 e dezembro de 2021, coordenou o setor Covid da unidade, esclarece neste texto algumas questões sobre o tempo necessário para isolamento e cuidados que as pessoas devem ter para evitar a disseminação destas doenças.
Segundo o médico, a variante Ômicron do coronavírus é responsável hoje, segundo estudos, por 98% dos casos de Covid no Brasil. “Essa variante tem uma transmissibilidade maior, porém, tem um tempo de transmissão menor, ou seja, ela é mais transmissível, se propaga mais rápido, mas, o tempo da pessoa doente transmitir o vírus é menor”, explica Dr. Pedro, complementando que, a partir desta constatação, a orientação é a seguinte: Se a pessoa fez o Swab e positivou e está assintomático, essa pessoa deve permanecer isolada, a partir do momento da confirmação do Swab, por mais cinco dias”, diz ele, complementando que isso se faz necessário porque não se sabe o tempo da contaminação, já que ela está assintomática.
No caso das pessoas sintomáticas, aquelas que apresentam sinais da doença, se orienta para aumentar um pouco mais o tempo de isolamento, indo de sete a dez dias. Segundo o médico, o que vai determinar a quantidade de dias, neste caso, é o resultado de um novo Swab. “Com sete dias, a pessoa deve se submeter a novo teste para identificar se ainda transmite a doença ou não, voltando ou ainda permanecendo em isolamento de acordo com o resultado do exame”, reitera Dr. Pedro.
Ainda segundo ele, em ambos os casos e quando se teve contato com alguém que positivou, mesmo assintomático, é necessário se manter em isolamento preventivo pois, desta forma, se evita a proliferação do vírus. “O uso de máscaras, a higienização frequente das mãos, evitar aglomerações são outros cuidados fundamentais na atual conjuntura de aumento de casos de síndrome respiratória, seja pelo coronavírus ou a Influenza, para se evitar ainda mais casos destas doenças”, alerta Dr. Pedro
- Dr. Pedro Augusto, diretor técnico do Complexo de Patos, orienta como proceder
Gerente Regional de Agronegócio do Bradesco no Nordeste visita a Asplan e se reúne com presidente e diretores da Associação
Um dos maiores bancos privados do país, repassador de recursos obrigatórios do crédito rural e o maior repassador de recurso do BNDES para aquisição de máquinas agrícolas do mercado nacional, o Bradesco tem um olhar diferenciado para o setor produtivo brasileiro. E foi, justamente, para reforçar esse foco que o Gerente Regional de Agronegócio no Nordeste da instituição financeira, Ulisses Reis se reuniu na manhã desta sexta-feira (21), com o presidente da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), José Inácio de Morais. Ainda participaram do encontro o vice-presidente da entidade, Raimundo Nonato, o diretor Domingos Sávio e o consultor financeiro da Asplan, Cristiano Aguiar.
A reunião de apresentação do representante do banco no Nordeste foi bem informal e segundo o presidente da Asplan também oportuna, já que os produtores se preparam para a safra 2022/2023. “Para investir no campo, é necessário recursos e é sempre bom ter à disposição, com taxas e prazos atrativos, uma instituição do aporte do Bradesco e outros bancos como parceiros”, disse José Inácio agradecendo a visita do representante do banco.
- Domingos Sávio, Cristiano, José Inácio, Ulisses Reis e Raimundo Nonato na Asplan
LOA 2022 inclui emendas de Jeová Campos destinadas à melhoria da infraestrutura viária no sertão e custeio de projetos sociais e hospitais
O Governo do Estado publicou no Diário Oficial do Estado (DOE), na última terça-feira (18), a Lei Orçamentária Anual para o exercício 2022, aprovada pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). Este ano, as emendas impositivas dos deputados somaram mais de R$ 63 milhões, sendo 1,7 milhão destinado a cada parlamentar. O deputado Jeová Campos destinou suas emendas impositivas e de meta a matérias, principalmente de infraestrutura viária para os municípios sertanejos, mas também teve um olhar para hospitais e entidades sem fins lucrativos que mantêm projetos sociais importantes para a sociedade paraibana.
Ao todo, Jeová teve 15 emendas individuais, totalizando 11 emendas impositivas e quatro emendas de meta, estas últimas não respondendo à regra de limite de valor de R$ 1.762.508,69 por deputado como as impositivas. Sendo assim, Jeová apresentou quatro emendas para a saúde; cinco para pavimentação de ruas (quatro delas emendas de meta); uma para a perfuração e instalação de poços tubulares; uma para a aquisição e instalação de câmaras de segurança; três para o custeio de projetos sociais e outra para a aquisição de equipamentos de energia solar.
Vale destacar que outra regra para as emendas impositivas é destinar metade dos recursos disponíveis por deputado, neste caso, o valor de R$ 881.254,34, obrigatoriamente, para as ações e serviços de saúde no Estado. Nesse sentido, das matérias impositivas para a saúde de autoria de Jeová, duas emendas são destinadas à aquisição de ambulâncias: A primeira destinada a transferir, mediante convênio ou instrumento congênere, para o município de Salgadinho, R$ 240.000,00 para aquisição de ambulâncias para o transporte de pacientes. A outra emenda também tem o objetivo de transferir R$ 240.000,00, só que para o município de Areia de Baraúnas para a compra de ambulâncias visando o transporte de pacientes.
As outras duas emendas restantes para a área da saúde dizem respeito à transferência de R$ 201.255,00 para a Fundação Napoleão Laureano, mantenedora do Hospital Napoleão Laureano, destinados ao custeio de ações e serviços públicos de saúde desenvolvidos pelo hospital oncológico; e à transferência de R$ R$ 200.000,00 para o Instituto Walfredo Guedes Pereira, mantenedor do hospital São Vicente de Paula. “Sabemos da importância da assistência prestada pelo Hospital Napoleão Laureano no combate ao Câncer e também da atuação do São Vicente e o que essas duas unidades de saúde representam para a Paraíba”, disse o deputado justificando a destinação de suas emendas individuais.
- Deputado Jeová Campos teve 15 emendas inclusida na LOA 2022
UTI Covid do Complexo lota mas unidade tem leitos de prontidão que podem ser redirecionados ao isolamento em função da alta demanda
O Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC), unidade que integra a rede estadual de saúde e que é também referência para casos de Covid no sertão, chegou a 100% de ocupação de leitos de UTI Covid na noite desta quarta-feira (19). Segundo o diretor geral da unidade, Francisco Guedes, os pacientes não ficarão desassistidos em função desta lotação, haja vista que a unidade tem um total de 24 leitos, sendo cinco de UTI e mais 19 de Enfermaria destinados ao isolamento Covid. Os demais leitos que estão sendo utilizados para outras demandas do hospital poderão ser redirecionados para assistência dos pacientes Covid e sintomáticos respiratórios graves se assim a demanda exigir. Além disso, explica Francisco, há ainda o sistema de regulação da rede que possibilita a transferência para outras unidades com leitos disponíveis.
“Toda essa estrutura de leitos Covid, fruto de um alto investimento do Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Saúde, continua sendo patrimônio do Complexo, porém com a diminuição dos casos de coronavirus no último trimestre do ano passado, quando chegamos a um cenário de não ter nenhum paciente internado nas enfermarias e apenas um ou dois nas UTIs, fizemos um redirecionamentos deste leitos para tratarmos outras doenças que precisavam de suporte, mas, os leitos continuam a existir na unidade”, explica o diretor.
Francisco explica que dentro deste contexto de redirecionamento de leitos, por exemplo, a UTI 1 Covid com 10 leitos, que foi montada para atender o auge da demanda de pacientes do isolamento, hoje estão sendo utilizados na Ala Amarela, dando suporte a urgência. Francisco explica ainda que mesmo com a UTI de Patos lotada, os pacientes têm a assistência necessária porque há um sistema de regulação estadual que faz o encaminhamento dele para outras unidades da rede que tenham disponibilidade de vagas. “O Estado permanece com sua estrutura montada e alerta para dar todo o suporte caso necessário para os pacientes Covid”, reitera ele.
Sobre a dúvida que paira na população sobre a identificação de ser Covid ou a gripe Influenza, já que os sintomas são similares, o diretor orienta que ao aparecer os sintomas a pessoa busque fazer o teste para identificação de qual doença apresenta. “É necessário o teste para identificar o que se tem, o município de Patos tem testado em massa, a UPA tem acolhido os pacientes com sintomas gripais leves, que é a função da UPA, e nós temos recebido a demanda de pacientes mais graves”, disse o diretor, lembrando que esse cenário atual reflete as grandes aglomerações de final de ano e o relaxamento da população nas medidas preventivas.
Sobre leitos Covid
Atualmente, o CHRDJC tem 24 leitos destinados a pacientes Covid, sendo cinco leitos de UTI Covid e 19 leitos de Enfermaria Covid, distribuídos assim: Enfermaria 3 com cinco leitos, Enfermaria 4 com sete leitos e Enfermaria 5 com mais sete leitos. O diretor geral do Complexo, Francisco Guedes, explica que há ainda os leitos de prontidão que foram redirecionados para uso em outras enfermidades, em função de outras demandas da unidade e da baixa procura por pacientes com síndrome respiratória, mas que voltarão a qualquer momento a ser destinados aos pacientes do isolamento Covid se houver aumento de casos.
- A UTI Covid do Complexo atingiu 100% de ocupação na noite desta quarta-feira
- Diretor geral do Complexo, Francisco Guedes pede que população também se proteja
Jeová faz visita ao canteiro de obras da Transposição e constata que trabalhos de construção do ramal do Apodi estão acontecendo
Na manhã desta quarta-feira (19), acompanhado de seu assessor parlamentar, Hugo Moreira, o deputado estadual Jeová Campos fez uma visita ao canteiro das obras da transposição das águas do Rio São Francisco instalado no sítio Baixa Grande, no município de Cachoeira dos Índios. Neste local, avançam os trabalhos da construção do ramal do Apodi, que levará as águas da Transposição do Velho Chico ao vizinho estado do Rio Grande do Norte.
“Na pessoa da governadora do RN, Fátima Bezerra, minha querida amiga e companheira de longa jornada na luta em defesa da transposição, bem como do deputado estadual Francisco do PT (RN), outro braço forte na defesa desta ação hídrica, me dirijo com incontido otimismo ao povo potiguar, vislumbrando um promissor futuro à região árida desse estado irmão, assim como no sertão da Paraíba”, destacou o parlamentar.
Segundo Jeová, cerca de cinquenta trabalhadores e inúmeras máquinas, veículos e equipamentos já estão em plena atividade nesta etapa da obra do ramal do Apodi, que, a partir da barragem Caiçara, em Cajazeiras, seguirá por Cachoeira dos Índios, Bom Jesus, Santa Helena, Triunfo e Uiraúna, alcançando em seguida o território potiguar.
Ainda de acordo com o deputado, o cronograma das obras prevê, para breve, o início da construção do reservatório de Tambor, no sítio Redondo, município de Cachoeira dos Índios, que quando estiver concluído terá capacidade de armazenar cinco milhões de metros cúbicos de água.
- As obras do ramal do Apodi estão acontecendo
- Deputado Jeová Campos e o assessor Hugo Moreira
- Deputado Jeová Campos visitou nesta quarta canteeiro de obras da Transposição
- Deputado Jeová Campos, Hugo Moreira e profissionais da obra
- Deputado Jeová checa cronograma da obra
- Deputado Jeová foi verificar andamento da obra
Jeová fala da alegria da chegada das águas do Velho Chico ao açude de Boqueirão, em Cajazeiras
>
Moradores da zona rural de Cajazeiras comemoraram, no último domingo (16), a chegada das águas do Velho Chico ao açude de Engenheiro Ávidos (Boqueirão de Piranhas), na zona rural de Cajazeiras e o episódio de abertura das comportas para que a água siga seu curso até o Açude de São Gonçalo. Registros deste momento e de pessoas tomando banho nas águas do “Velho Chico” circulam pela Internet desde então. Tomado de emoção ao ver que as águas já estão no sertão paraibano, o deputado estadual Jeová Campos, que lutou por isso durante décadas, que defendeu as obras da Transposição mesmo antes do presidente Lula iniciar essa obra de revolução hídrica para o Nordeste, comemorou mais essa etapa e reafirmou o quanto a cena é, ao mesmo tempo, bonita, necessária e importante.
“Não me canso de ver essas imagens porque são muito belas e de um significado maior e também tão necessária. A água chega em abundância e nos mostra um espetáculo antes raro para o sertão. A chegada das águas do Velho Chico ao sertão paraibano nos renova a esperança, abre o caminho do progresso, de novas possibilidades, de melhoria da qualidade de vida para o sertanejo e para o agricultor familiar, enfim, nos traz a alegria de pensar que dias melhores virão para essa e para as outras gerações também”, comentou Jeová.
O contentamento das pessoas tomando banho no manancial, para o deputado, é um momento único. “Essa é uma luta que vem lá dos anos de 1980. Esse é, de fato, um momento singular e, por isso, é um momento também de extrema emoção para todos que um dia sonharam com essas águas banhar-se nelas simboliza a redenção do povo sertanejo que agora terá mais oportunidades. Água é vida”, reforçou Jeová. Mais conhecido como Açude de Boqueirão, Engenheiro Ávidos abastece Cajazeiras e é um dos maiores açudes do estado da Paraíba, com capacidade máxima de 293.617.376 metros cúbicos de água.
- A abertura das comportas provocou a sangrria do açude de Engenheiro Ávidos (1)
- A abertura das comportas provocou a sangrria do açude de Engenheiro Ávidos (2)
- A chegada das águas da transposição ao sertão da PB deixou o deputado Jeová Campos alegre e esntusiasmado
- A chegada das águas da Transposição no sertão paraibano é motivo de muita alegria
Hospital de Patos atende mais de 160 pessoas e realiza 17 cirurgias no final de semana
O plantão do final de semana na Urgência e Emergência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), de Patos, registrou o atendimento a 161 pessoas, das quais 16 vítimas de sinistros de trânsito. Entre as 18h da última sexta-feira (14) até a meia-noite deste domingo (16) foram realizadas ainda 17 cirurgias, sendo 13 de emergência e outras quatro eletivas.
O plantão de maior movimento foi o de domingo, quando foram atendidas 75 pessoas, seguido do sábado, com mais 68 atendimentos e, na sexta-feira, das 18h até a meia-noite, outras 18 pessoas deram entrada na unidade. Dos pacientes vítimas de sinistros, a maioria, 13 no total, foi de pessoas que estavam em motocicletas. Mas, houve ainda o registro de três casos de pessoas que se acidentaram com bicicleta. Desses 16 pacientes, três permaneceram internados para cuidados posteriores.
A maior parte das vítimas de acidentes foi da cidade de Patos, com nove pessoas no total, mas o hospital atendeu pacientes das cidades de Aguiar, Imaculada, Princesa Isabel, Santa Luzia, Santa Teresinha, São Bento e São José do Bonfim.
Na Urgência e Emergência, além dos casos envolvendo os acidentados, os demais motivos dos atendimentos da unidade neste final de semana foram de pacientes com sintomas de síndrome gripal, queda da própria altura, dor abdominal, dor renal, dor no peito, dificuldade de respirar, queda de nível, entre outros motivos. Dos 17 procedimentos cirúrgicos, a maior parte foi de Cirurgia Geral, com sete casos, seguido de Vascular e Oncológica, com quatro procedimentos em cada especialidade e ainda aconteceram duas cirurgias ortopédicas.
- Foram realizadas 17 cirurgias no plantão deste final de semana





































