Author: News Comunicação
Hospital de Patos amplia oferta de mamografias para 730 exames no mês das mulheres
Em homenagem às mulheres e reforçando o compromisso do Governo do Estado com a saúde das mulheres sertanejas, a direção do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) anunciou hoje (7) que ampliará de 430 para 730 o quantitativo mensal de mamografias durante o mês de março. “Essa foi uma forma especial de homenagear às mulheres do sertão e parabenizá-las com essa notícia na véspera da comemoração do Dia Internacional da Mulher”, afirmou o diretor geral do Complexo, Francisco Guedes.
Os exames estarão disponíveis na sede do Hospital do Bem, com o novo mamógrafo que começa a operar nesta terça-feira (08), e também durante todo o mês de março, na sede da Ecoclínica, de Patos, que é a empresa pactuada com o Estado que realizava os exames de mamografia enquanto o equipamento era instalado no Complexo. “Nós iremos aproveitar o contrato com a clínica terceirizada que vai até o final deste mês para ofertar esses 730 exames”, reitera Francisco.
Ele lembra que os exames deverão ser agendados e marcados via Sistema de Regulação da Central Estadual – Sisreg, através das Secretarias Municipais de Saúde. “Os exames serão marcados na medida em que foram sendo solicitados pelos reguladores de cada Secretaria de Saúde Municipal”, disse Francisco, lembrando que a marcação se dará, exclusivamente, via Sistema. “A confirmação do local – se no Hospital do Bem ou na Clínica – e data de realização dos exames também ficará disponível no Sistema.
- As mulheres da região de Patos terão 730 exames de mamografia disponível em março
Hospital de Patos realiza 151 atendimentos no fim de semana
Entre às 18h da última sexta-feira (4) e a meia noite do domingo (6), o plantão da Emergência e Urgência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) registrou o atendimento de 151 pessoas e a realização de 20 cirurgias, sendo a maior parte delas, 15 no total, de emergência e as outras cinco eletivas. Foram seis de Cirurgia Geral, outras seis ortopédicas, cinco oncológicas e três vascular. O plantão de maior movimento foi o de sábado, quando 71 pessoas foram atendidas. No dia domingo foram mais 59 pacientes e no dia 04, outras 21 pessoas.
Neste período, o boletim de atendimento do hospital, que integra a rede estadual de saúde, apontou ainda que 18 pessoas deram entrada na unidade por causa de sinistros no trânsito, sendo a grande maioria delas – 15 pessoas – decorrentes de acidentes com motos, um com bicicleta e outra por atropelamento. Dos 18 acidentados, a maior parte deles foi da cidade de Patos, com 11 pessoas no total, mas o hospital atendeu pacientes de Cacimba de Areia, Condado, Imaculada, Olho D’água, Santa Luzia, Serra Grande e Teixeira.
Na emergência, além dos casos envolvendo os acidentados com motos, os demais principais motivos dos atendimentos neste último final de semana foram de pacientes com queda da própria altura, dor abdominal, dor no peito, contusão diversa, queda de nível, dor renal, troca de SNE/SVD, FAF intencional, entorse ou torção, agressão animal, diarreia, entre outros sintomas.
- O Complexo de Patos realizou 20 cirurgias no plantão do final de semana, destas, seis foram ortopedicas
Mamografias serão realizadas no Hospital do Bem a partir de 8 de março
O equipamento que fará as mamografias no Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos começa a realizar exames no próximo dia 08. Os serviços de baritagem das paredes, piso e teto do ambiente além da instalação da rede elétrica já foi concluída e o equipamento já passou pelas etapas de montagem e agora estão sendo realizados os testes. Com a disponibilidade deste equipamento, os serviços de Mamografia das pacientes da sexta região e da terceira macro região de saúde passarão a ser realizados no Hospital do Bem, ao invés da Maternidade Dr. Peregrino Filho, que também integra a rede estadual de saúde. Enquanto o equipamento não estava disponível, as mamografias ofertadas através do Sistema de Regulação estavam sendo feitas numa clínica particular de Patos. Há disponibilidade era de 400 exames/mês, mas a oferta era sempre superior à demanda.
O diretor geral do Complexo, Francisco Guedes, explica que a desativação do mamógrafo da maternidade não suspendeu o atendimento de quem precisava fazer o exame, inclusive, com ampliação do quantitativo. “Fizemos um contrato temporário com uma clínica particular de Patos para que os exames pudessem ser realizados sem prejuízos para as mulheres de Patos e região”, reitera Francisco, lembrando que a oferta de exames através do Sisreg saltou de uma média de 150 a 180/mês, em 2018, para 430 mamografias mensais desde o ano passado. “É preciso lembrar que essa demanda de 430 exames, na maior parte dos meses, não chegou a ser preenchida já que estamos com a oferta maior que a demanda”, disse o diretor, orientando os municípios a utilizarem mais o serviço.
Francisco lembra que para ter acesso aos exames, os municípios precisam acessar o Sisreg e fazer a solicitação. “A marcação dos exames precisa ser feita a partir das consultas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), quando a paciente é consultada pelo médico da unidade, que faz a solicitação do exame e, em seguida, a Secretaria Municipal de Saúde de cada município entra no Sistema, solicita o exame e o próprio Sistema já define a data do agendamento e informa o horário para a realização do exame. É uma ação simples e online”, esclarece Francisco.
- As mamografias passarão a ser realizadas no Hospital do Bem a partir do dia 08 de março
- O espaço já recebeu toda a sinalização e tratamento adequado
- O mamográfo já está montado na sala onde serão realizados os exames
Hospital de Patos realiza mais de 300 atendimentos e 34 cirurgias no período do carnaval
Oplantão do carnaval, que compreendeu o período entre a sexta-feira (25) e a terça-feira (1), foi bem movimentado na Urgência e Emergência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), de Patos. A unidade registrou o atendimento a 328 pessoas, das quais 49 vítimas de sinistros de trânsito. Neste período, a unidade realizou 34 cirurgias, sendo 20 de emergência e outras 14 eletivas.
O plantão de maior movimento foi o da segunda-feira (28), quando 89 pessoas deram entrada no hospital, seguido do sábado (26), quando outras 75 pessoas foram atendidas. Na terça-feira (1), 73 pessoas deram entrada no hospital por problemas diversos e no domingo (27), mais 70 pessoas foram atendidas na urgência e emergência. Das 18h até a meia-noite da sexta-feira (25), outras 21 pessoas deram entrada na unidade, totalizando os 328 atendimentos do plantão do carnaval.
Das 49 vítimas de sinistros de trânsito, 44 delas eram pessoas que estavam em motocicletas. Outras três estavam em bicicletas e duas se envolveram em acidentes com automóveis. Dos acidentados, nove pacientes precisaram ficar internados para cuidados posteriores. A maior parte das vítimas de acidentes foi da cidade de Patos, com 24 pessoas no total, mas o hospital atendeu pacientes das cidades de Aguiar, Desterro, Imaculada, Juru, Matureia, Pedra Branca, Piancó, Princesa Isabel, Santana de Mangueira, Santana dos Garrotes, São José de Espinharas, Tavares, Teixeira, Igaracy, São Bento e um paciente da cidade de Cabo de Santo Agostinho (PE), que se acidentou na Paraíba.
Na Urgência e Emergência, além dos casos envolvendo os acidentados, os demais motivos dos atendimentos da unidade neste plantão do carnaval foram de pacientes com queda da própria altura, dor abdominal, dor no peito, queda de nível, dor na perna, acidente perfuro/cortante, vacinação, contusão diversa/pancada, dor de cabeça, dificuldade de respirar, acidente com animal peçonhento ou raivoso, entorse/torção, dor na coluna, problema urológico, entre outros motivos.
Dos 34 procedimentos cirúrgicos, a maior parte foi de cirurgia ortopédica (11), seguida de cirurgia geral (07), vascular (06), oncológica (05), duas bucomaxilo e outras duas urológicas e ainda uma cirurgia plástica. “Foi um plantão bem movimentado, com um significativo número de cirurgias, mas conseguimos atender toda a demanda”, destaca o diretor geral do Complexo, Francisco Guedes.
- Hospital de Patos atendeu 328 pessoas na urgência e emergência no plantão do carnaval
- O Complexo de Patos realizou 34 cirurgias no plantão do carnaval, sendo 20 de emergência
Hoje faz um ano que Luiz de Sousa Júnior morreu e como ele faz falta na minha caminhada afirma Jeová
Há um ano, a Paraíba perdia um mestre, professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), do Departamento de Habilitações Pedagógicas do Centro de Educação da Universidade, um grande gestor, ele foi secretário de educação de João Pessoa, e o deputado estadual Jeová Campos, um grande amigo e companheiro de luta. Luiz de Sousa Júnior, morreu no dia 3 de março do ano passado, por complicações da Covid-19. Ele ficou internado mais de 70 dias na UTI de um hospital particular de João Pessoa, mas não resistiu a complicações da doença.
“Essa doença que ainda continua matando levou embora um amigo, um companheiro de luta, um grande homem e um cidadão que pensava e lutava por uma Paraíba humanizada, construída através da Educação. Ele era compromissado com as mudanças sociais, sempre em favor dos mais pobres. Júnior era um de meus principais conselheiros na política e, esse ano, eu pude perceber, ainda mais, a falta que ele me faz e faz ao nosso Estado e porque não dizer ao nosso país”, disse Jeová, destacando que homens como Luiz Júnior são especiais e jamais serão esquecidos.
Luiz Júnior exerceu a função de chefe de gabinete do reitor da UFPB no período de novembro de 2004 a setembro de 2012, foi secretário de educação do município de João Pessoa, no período de setembro de 2012 a dezembro de 2014 e coordenador de programas profissionais da Área de Educação da CAPES, além de conselheiro do Conselho Estadual de Educação do Estado da Paraíba. “Ele sempre foi meu amigo e conselheiro. Está fazendo falta as nossas conversas, os nossos diálogos e os conselhos e orientações dele”, finalizou Jeová.
- Luiz de Sousa Júnior e Jeová além de amigos eram companheiros de lutas
- Luiz de Sousa Júnior morreu no dia 03 de março de 2021 por complicações da Covid
‘Meu retorno formal ao PT respalda minha militância que nunca se desconectou da defesa da democracia e da linha do Partido’ diz Jeová
Na próxima segunda-feira (7), em ato realizado na sede do Sindicato dos Bancários, em João Pessoa, o deputado estadual Jeová Campos retorna, formalmente, aos quadros do Partido dos Trabalhadores. O parlamentar, que é militante do PT desde 1980, onde se filiou em 1988 e onde permaneceu até 2013, quando foi para o PSB, volta à legenda, sem o compromisso de sua reeleição. Ele já anunciou que não será candidato no próximo pleito e que sua energia e militância estarão focadas na eleição de Lula e dos candidatos da Paraíba que estejam em sintonia com sua visão política. “Volto a uma sigla da qual nunca me afastei, já que durante esse período que eu estive no PSB, eu também estava alinhando com a linha política definida pelo diretório nacional do PT”, esclarece Jeová.
O deputado lembra que abraçou a luta contra o impeachment de Dilma, inclusive, com um requerimento de sua autoria que culminou com a realização de um ato de resistência na Paraíba, se posicionou contra a prisão arbitrária do ex-presidente Lula, lutamos em solidariedade após a prisão e agora ele abraça a luta da soberania do voto popular e pela reeleição de Luiz Inácio Lula da Silva. “Essas bandeiras do PT nunca deixaram de ser as minhas. Então, eu volto formalmente para o Partido com a sensação de que eu nunca tinha saído de fato, já que não me afastei das defesas da legenda em nenhum momento, até porque se eu tivesse feito isso, iria de encontro a minha forma de atuar politicamente”, disse Jeová.
Ainda segundo ele, a luta agora será em favor da redemocratização do Brasil, em defesa da soberania do voto popular, pela eleição de Lula para fazer as mudanças que o Brasil precisa, contra a fome que hoje campeia pelos lares dos mais pobres do país, pela retomada dos investimentos públicos em saúde, educação, ciência e tecnologia, por novas obras estruturantes, entre outras prioridades. “É preciso construir uma nova geopolítica onde o Brasil seja inserido como uma potência que de fato o é e não como o Brasil está sendo conduzindo hoje, sendo o quintal dos EUA, cedendo à base de Alcântara para os americanos, se submetendo ao jogo político americano. Nós precisamos recuperar a indústria de petróleo e gás e, sobretudo, a economia brasileira, tirando nosso país deste sofrimento institucional e de seu povo. Voltar para o PT é uma honra, neste momento”, finalizou Jeová. Além dele, as deputadas Cida Ramos e Estela Bezerra também se filiarão ao PT no mesmo ato.

Hospital de Queimadas realizou mais 27 cirurgias do Opera Paraíba neste final de semana de carnaval
Em pleno período de folia de momo, o ‘bloco’ que mais ficou em evidência no Hospital Geral de Queimadas, neste final de semana ( 26 e 27), foi o bloco cirúrgico. Isto porque, no sábado e no domingo aconteceu a terceira etapa do Programa Opera Paraíba, quando mais 27 paraibanos, de doze municípios tiveram a oportunidade de se submeteram a procedimentos cirúrgicos eletivos. “Como o ponto facultativo do carnaval foi suspenso, em função da pandemia, nós mantivemos o calendário de cirurgias do Opera Paraíba”, afirmou o diretor geral da unidade, Dr. Flávio Daniel que também integra a equipe de cirurgiões do Hospital de Queimadas.
E um dos pacientes contemplados com a cirurgia neste final de semana foi agricultor, do município de Areia, o Sr. Antônio Joaquim da Silva, de 62 anos, que há quase dois anos aguardava para fazer uma cirurgia de hérnia. “Já tinha tentado fazer a operação, mas, não tinha tido a chance ainda e agora estou aqui e agradeço pela oportunidade”, disse ele. O ajudante de Pedreiro, Manoel de Sousa Júnior, de 56 anos esperava há cinco anos para fazer uma cirurgia de hérnia. “Já tinha tentado outras vezes antes da pandemia e não tinha conseguido, agora, felizmente, com a ajuda de Deus, primeiramente, e do pessoal da Secretaria de Saúde de minha cidade, estou aqui para fazer minha operação e recuperar minha saúde”, afirmou ele, destacando a atenção que recebeu da equipe do hospital. “Estou sendo muito bem atendido. O pessoal é muito bom e educado”, disse ele.
Na terceira etapa deste ano do Opera Paraíba no Hospital Regional de Queimadas estavam programadas 29 cirurgias, mas dois pacientes não puderam fazer os procedimentos. No sábado, foram feitas 12 cirurgias, uma menos do que estava programado, e no domingo foram mais 15, também uma a menos da programação inicial, totalizando os 27 procedimentos. Desta vez, foram feitas cirurgias eletivas de histerectomia, colecistectomia (uma operação em que se efetua a remoção da vesícula biliar), laqueadura, hernioplastia, ooforectomia (que é a remoção de um ou dos dois ovários) e herinorrafia inguinal e umbilical.
Os pacientes, nesta terceira etapa, vieram das cidades de Arara, Alagoa Nova, Areia, Areial, Alagoa Grande, Esperança, Araruna, Lagoa Seca, Matinhas, Remígio, Algodão de Jandaira e São Sebastião de Lagoa de Roça.
- As cirurgias aconteceram neste sábado e domingo em Queimadas
- Essa foi a terceira etapa do Opera Paraíba em Queimadas este ano
- No total foram realizados 27 procedimentos
- O Hospital de Queimadas integra a rede de unidades do Opera Paraíba
- Varias cirurgias eletivas foram realizadas no final de semana
Paciente com comorbidades e com 90% de comprometimento pulmonar se recupera da Covid-19 e tem alta do Hospital de Patos
Ele já chegou no Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos, no dia 25 de janeiro, em estado grave, tanto que foi logo internado em leito de UTI. Hipertenso e diabético e com 90% da capacidade pulmonar comprometida, o 3º sargento da Polícia Militar, lotado em Catolé do Rocha, Levy Jerônimo dos Santos, 50 anos, foi intubado dois dias depois de ser internado, ficando nesta condição até o dia 13 de fevereiro. No último dia 20, ele teve alta da UTI, onde permaneceu 17 dias intubado, e seguiu para a enfermaria de onde teve alta, poucos dias depois, nesta quinta-feira (24), pela manhã. Na saída, muita emoção de amigos, familiares, dos profissionais do hospital e de todos que acompanharam a luta de Levy e dos médicos durante os 29 dias que ele permaneceu internado.
O Clínico Geral, José Sampaio Neto, um dos profissionais que acompanhou a evolução do quadro do paciente na UTI Covid do Complexo, reforça que Levy era um paciente em estado muito grave e que teve uma melhora inexplicável, do ponto de vista médico. “O paciente já chegou grave, evoluiu com uma síndrome respiratória severa devido ao Covid, tinha um prognóstico bem reservado, foi intubado, teve parâmetros infecciosos muito difíceis, piora na função renal e apresentava um quadro muito crítico, mas, ele conseguiu superar esse processo todo e de uma semana para outra teve uma melhora, do ponto de vista da Medicina, inexplicável, evoluiu bem, depois foi extubado e realmente foi um acontecimento que nos marcou muito”, relatou Dr. Sampaio.
Sobre o paciente ter agravado seu quadro, mesmo tendo sido vacinado com as três doses, o médico foi bem enfático: “Vacinas salvam vidas, embora elas não impeçam que a doença se instale”. Eu próprio, com a experiência de mais de um ano em UTI Covid, constatei que à medida que os idosos foram sendo vacinados o número de pacientes graves, nesta faixa etária, foi diminuindo. No caso de Levy, havia um agravante dele ter hipertensão e diabetes, mas, neste caso específico, o fato dele ter tido o esquema vacinal completo, inclusive com a dose de reforço, contribuiu para aumentar a resistência do organismo dele”, afirmou Dr. José Sampaio.
E foi a força da fé e do amor, que mesmo nos dias mais difíceis, fez com que a família não perdesse as esperanças de que ele superaria a doença. Todos os dias, inicialmente, por volta do meio dia, e depois às 18h, a esposa Rosa Maria Monteiro e os filhos do casal, Lucas e Lyncoln, cantavam e oravam próximo de uma janela da UTI Covid. “Quando ele foi internado, eu pedi a Deus em oração para me mostrar uma forma de ajudar meu esposo a sair daquela situação. O meu pensamento recaiu na forma de oração e louvor e assim fizemos, todos os dias que ele permaneceu internado”, afirma Rosa. Coincidentemente, a janela que eles escolheram aleatoriamente para louvar era justamente a da UTI 3 onde Levy lutava pela vida. “Só soubemos disso, dias depois. O hospital tem muitas janelas e a gente escolheu louvar justamente na que era próximo do leito dele. É ou não é uma coisa de Deus isso?”, diz ela.
No último dia 22, depois de ser transferido da UTI para um leito da enfermaria Covid, a equipe surpreendeu os familiares de Levy levando-o na cadeira de rodas, acompanhado de um médico, para que ele, mesmo de longe, pudesse ver seus familiares. O momento teve a participação do fisioterapeuta, Hudleson Geine, que também é músico, e de posse de um violão tocou um louvor. O encontro inesperado foi registrado em vídeo e emocionou a todos pela forma humanizada como a cena foi conduzida. “Pedimos que o enfermeiro levasse o celular para que ele falasse com a gente e, de repente, ele surgiu na porta e pudemos vê-lo, mesmo que distante. Foi uma emoção indescritível, ali tive a certeza de que Deus intercedeu em nossas vidas e escutou nossas súplicas, dos amigos e de tantas pessoas, conhecidas e desconhecidas, que se uniram numa corrente de oração pela cura dele”, afirmou Rosa que entre um namoro de sete anos e um casamento de 28 anos, convive com Levy há 35 anos.
A força da fé
Católica praticante e membro do ECC, Rosa conta que nos primeiros dias da doença seu marido se tratava em casa, mas, que no dia 25 de janeiro, com muito cansaço e fadiga, ele foi levado a UPA, onde os médicos constataram a gravidade do quadro, transferindo-o no mesmo dia para o Complexo de Patos. “Foi tudo muito rápido, da ida para a UPA e a entrada no hospital, já direto para a UTI, foram poucas horas”, explica ela. Para Rosa, a agilidade da equipe da UPA e a ótima assistência do hospital de Patos foram fundamentais para assegurar que seu esposo sobrevivesse. “Eu não tenho palavras para agradecer aos profissionais que cuidaram de Levy tanto na UPA e, principalmente, no Complexo onde ele permaneceu todos esses dias sob os cuidados de uma equipe excelente”, disse ela, que lembrou de palavras proferidas por ele, que muito bem traduzem o cuidado e assistência prestada pelo hospital: ‘São muitos anjos cuidando de mim’. E foram mesmo, anjos da terra, com as suas mais variadas habilidades que usaram seus conhecimentos, instrumentos de assistência e acolhimento, e os do céu, que promoveram o milagre da cura, que abençoou a família Santos/Monteiro que, enfim, teve a alegria de ter de volta ao convívio do lar o seu ente querido.
“Em nenhum momento nós perdemos a fé, nem mesmo quando a gente recebia boletins péssimos, falando da piora do estado de saúde dele ou de algum indicativo de comprometimento de algum órgão, ai é que a gente redobrava as nossas orações, suplicando que Deus intercedesse. Levy é um milagre, e certa vez, eu disse ao médico que o Hospital de Patos testemunharia um milagre e foi o que aconteceu. Não tenho expressão que defina a nossa alegria e gratidão, por tudo, pelo tratamento, pela atenção, pelo cuidado, pelos profissionais que cuidaram dele com tanta competência e zelo, pela corrente de empatia que se formou em torno de nós”, disse a Sra. Rosa, que trabalha como vice-diretora de uma escola em Patos. Ao retornar para casa, nesta quinta-feira (24), no Jardim Floresta, Levy terá uma recepção calorosa, à altura do grande guerreiro que foi ao vencer a Covid.
- A alta de Levy foi bastante comemorada pela equipe do hospital e por familiares e amigos
- A mãe de Levy foi a primeira pessoa da família que o recebeu
- Amor de mãe para filho
- Levy comemora com os colegas de farda a superação da Covid
- Levy logo após sair da UTI, onde ficou por 17 dias, e ir para a enfermaria
- No dia 22, Levy pôde, mesmo de longe, ver sua esposa e filhos
- O fisioterapeuta Hudleson Geine, que também é músico, tocou um louvor
- O sargento da PM, Levy os Santos ficou internado 29 dias no Complexo de Patos e teve alta nesta quinta-feira
- O sargento Levy Santos teve alta do setor Covid do Hospital de Patos nesta quinta-feira
- Os colegas militares foram recebê-lo em sua alta
- Parte da equipe do hospital que cuido de Levy durante os 29 dias em que ele permaneceu internado
- Rosa, a esposa, e Lucas e Lyncoln, todos os dias iam ao hospital cantar e orar pela recuperação de Levy
Diretoria da Asplan se reúne com o pré-candidato ao Governo da Paraíba pelo PSDB Pedro Cunha Lima e expõe pleitos do setor
O pré-candidato ao Governo da Paraíba pelo PSDB, Pedro Cunha Lima foi o primeiro postulante ao cargo de chefe do executivo estadual a ser recebido pela diretoria da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan). O encontro realizado na tarde desta quarta-feira (23), na sede da Associação, em João Pessoa, abriu o diálogo do setor produtivo com os candidatos da chapa majoritária nas eleições deste ano. “Somos uma entidade apartidária, que representa um setor importantíssimo para a economia e desenvolvimento do estado e estamos abertos a dialogar com todos os candidatos”, enalteceu o presidente da entidade, José Inácio de Morais. O deputado estadual Tovar Correia Lima participou do encontro.
Segundo o dirigente canavieiro, a Asplan está de portas abertas para todos os candidatos que queiram dialogar com o setor e conhecer as necessidades e prioridades do segmento produtivo, especialmente o canavieiro que representa a maior e a mais expressiva cultura da Paraíba. “É importante esses diálogos porque é fundamental que haja uma interlocução entre o setor público e o privado para que ambos somem forças em prol da Paraíba”, argumentou José Inácio.
Ainda de acordo com o presidente da Asplan, que estava acompanhado de diretores da entidade e produtores, durante a reunião com Pedro Cunha Lima foi apresentado vários pleitos do setor, a exemplo de melhorias das estradas por onde escoa a produção, a necessidade de uma ação efetiva e permanente da segurança pública para coibir a onda de roubos e assaltos na zona rural, sobre a questão de licenciamentos ambientais, de redução de impostos sobre insumos, entre outros assuntos. “São temas recorrentes e muito importantes para nós que iremos pautar com todos os candidatos que se disponham a sentar com a gente e nos ouvir. Aqui, não temos predileção política, a nossa defesa é o setor”, finalizou José Inácio, reforçando que a Casa do Produtor Canavieiro está aberta para todos os demais pré-candidatos e também para o atual governador João Azevêdo que é candidato a reeleição. “É só agendar que a gente dialoga”, disse ele.
- O deputado estadual Tovar Correia Lima também participou da reunião
- O pré-candidato pelo PSDB, Pedro Cunha Lima se reuniu com dirigentes da Asplan
- O presidente da Asplan, José Inácio e Pedro Cunha Lima
- Produtores e diretores da Asplan receberam o pré-candidato Pedro Cunha Lima
Cavalgada da Redenção tem reconhecimento da ALPB com aprovação de Moção de Aplauso para seus participantes
Ser grato e cumpridor de promessa. Há quem diga que essas são duas das fortes características do povo nordestino e também é dos cavaleiros que participaram da II Cavalgada da Redenção, realizada entre os dias 10 e 13 de fevereiro, num percurso entre Cajazeiras (PB) e Juazeiro do Norte (CE). A ação, que simbolizou a gratidão do nordestino com a chegada das águas da Transposição, ganhou uma homenagem da ALPB, com a aprovação de uma Moção de Aplauso para os cavaleiros que participaram do evento. O Requerimento aprovado na sessão desta terça-feira (22), foi de autoria do deputado Jeová Campos.
“Essa cavalgada teve o objetivo de agradecer a chegada das águas da transposição do Rio São Francisco ao Estado da Paraíba através do Eixo Norte”, lembrou Jeová, destacando que essa segunda ação havia sido prometida desde 2016, quando foi realizada a I Cavalgada. “Essas Cavalgadas da Redenção são uma demonstração do quanto o sertanejo é um forte, de quanto foi importante chamar atenção para uma temática crucial para a sobrevivência das pessoas, que é a questão da água para o consumo humano e animal. Em 2016, ela teve o objetivo de chamar a atenção das autoridades para a necessidade e urgência da conclusão das obras da transposição do Rio São Francisco, que estavam 90% concluídas. Esse segundo movimento foi de agradecimento, pela chegada das águas”, esclarece Jeová.
Idealizada pelo Coronel da Polícia Militar, Enéas da Cunha Rolim Neto, a I Cavalgada, destaca Jeová, teve o apoio da Frente Parlamentar da Água da ALPB. “Essa ação chamou atenção, em 2016, das autoridades para a necessidade e urgência da conclusão das obras da transposição do Rio São Francisco e em 18 de dezembro daquele ano, aos pés da Estátua do Padre Cícero, na cidade de Juazeiro do Norte, os cavaleiros se comprometeram em realizar mais uma Cavalgada de agradecimento, quando as águas oriundas da transposição chegassem ao sertão paraibano e cumpriram a promessa”, destaca Jeová.
A II Cavalgada da Redenção contou com dezenas de cavaleiros oriundos de diversos municípios da Paraíba, Rio Grande do Norte e do Ceará e foi coroada de êxito. Segundo o idealizador, o Coronel PM Enéas da Cunha Rolim Neto, a Cavalgada da Redenção será transformada em uma associação, que terá personalidade jurídica, e que continuará defendendo outras bandeiras de luta em favor da população paraibana. “Como é do conhecimento público, as águas do Rio São Francisco chegaram ao solo paraibano em outubro de 2021, através da Barragem de Morros, localizada no Município de São José de Piranhas, e seguem em direção ao estado do Rio Grande do Norte e isso para nós é motivo de festa, de alegria, de gratidão e também de comemoração”, finalizou Jeová, elogiando a coragem e disposição de todos que participaram do evento.
- Cavaleiros que participaram da Cavalgada da Redenção recebem Moção de Aplauso da ALPB































