Author: News Comunicação

ALPB aprova Moção de Aplauso para o Hospital Napoleão Laureano pelos 60 anos de fundação

No próximo dia 24, o Hospital Napoleão Laureano, entidade beneficente, sem fins lucrativos,que trata e acolhe pacientes oncológicos, completará seis décadas de fundação. E para enaltecer o importante trabalho desenvolvido por aquela Casa de Saúde, a Assembleia Legislativa aprovou, durante sessão desta terça-feira (22), uma Moção de Aplauso. A propositura de autoria do deputado Jeová Campos foi, inclusive, subscrita por vários outros parlamentares.

“Essa é uma data para ser festejada e comemorada. O Hospital Napoleão Laureano é um espaço fundamental no combate ao câncer, tem uma equipe técnica e administrativa muito competente, que se empenha para acolher e tratar os pacientes com câncer, com muita dedicação, profissionalismos, carinho e amor”, disse Jeová que é ex-paciente da unidade, onde se tratou de um câncer na garganta.

Classificado como centro de alta complexidade no diagnóstico e tratamento do câncer, pois trata todos os tipos da doença em crianças e adultos, o Laureano realiza, anualmente, mais de 180.000 quimioterapias, mais de 30.000 radioterapias, mais de 900.000 procedimentos, mais de 126.000 consultas, mais de 5.000 cirurgias, mais de 27.000 atendimentos de urgência.

“Não temos dúvidas de que o Hospital Napoleão Laureano desenvolve importantes ações em prol da saúde dos paraibanos, eu próprio sou testemunha disso já que utilizei os serviços da unidade quando fui diagnosticado com um câncer na garganta. Fiz todo o tratamento radioterápico lá e me curei desta doença que aflige milhares de pessoas no mundo, todos os anos”, disse Jeová.

Em seu requerimento, Jeová solicita que a aprovação da Moção de Aplauso seja comunicada ao Dr. Marcelo Pinheiro Lucena Filho, Presidente da Fundação Laureano, mantenedora do hospital, e ao Dr. Thiago Lins da Costa Almeida, diretor Geral do Hospital Napoleão Laureano. O Hospital fica localizado na Av. Capitão José Pessoa, 1140, no bairro de Jaguaribe, em João Pessoa.

Jeová convida para debate sobre uso e destinação das águas da Transposição na Paraíba e lembra que evento é apartidário

“Desde novembro do ano passado, que as águas da Transposição do Rio São Francisco, mais precisamente do Eixo Norte, já chegam ao Rio Piranhas e seus afluentes no sertão paraibano, mas, de concreto, até agora não se definiu ações de uso deste importante e caro recurso hídrico. Já estamos no mês de março e não há uma definição sobre esse assunto, por isso, estamos convidando os órgãos técnicos e os interessados nesta pauta para definir o que fazer com essa água”. Essa declaração foi feita pelo deputado Jeová Campos, durante sessão da ALPB, na manhã desta terça-feira (22). Ele se referia a um debate que será realizado no dia 15 de março, pela ALPB, através da Frente Parlamentar da Água e da Agricultura Familiar, em parceria com a Prefeitura de São José de Piranhas.

Ao convidar para o evento, Jeová reiterou que esse debate é apartidário. “Convido todos os parlamentares que queiram debater essa causa para participarem deste evento que não tem cor de partido, nunca teve, nem terá, lá não tem João, nem Veneziano, nem tem Pedro, nem tem outros. Lá, o debate será o que fazer com as águas da Transposição para melhorar as condições do povo sertanejo”, disse ele, lembrando que espera contar com a participação do secretário de Agricultura Familiar da Paraíba, assim como do secretário de Planejamento do Estado, além de representantes dos órgãos técnicos correlacionados, a exemplo do Cooperar.

O deputado lembrou que a ALPB está promovendo esse debate porque a Casa sempre foi uma instituição muito ativa na luta pelo projeto da Transposição, com uma mobilização permanente em defesa desta obra, depois pela conclusão dela e não poderia ficar omissa neste cenário. “A chegada das águas é uma realidade no sertão paraibano e precisamos não apenas ter essa água como segurança hídrica, mas, como uma efetiva oportunidade de mudança produtiva e na melhoria da qualidade de vida das pessoas”, disse Jeová. “Não dá mais para postergar esse debate. Precisamos definir o que devemos fazer com essa água”, disse o parlamentar, sugerindo que a Paraíba pode e tem potencial para se tornar uma réplica de Petrolina, município pernambucano que produz e exporta em larga escala, graças à irrigação, frutas para várias partes do mundo. O debate será realizado no ginásio poliesportivo, Marcondes Cruz de Lacerda, na cidade de São José de Piranhas, a partir das 8h e durante o dia todo.

Diretoria da Asplan se reúne com governador para solicitar isonomia na cobrança do ICMS sobre compra de insumos agrícolas na PB

Uma nota técnica publicada no dia 04 de janeiro pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca tem tirado o sono de pequenos produtores da Paraíba. Isto porque, essa nova regra estabelece que, a partir daquela data, passe a existir duas modalidades de cobrança de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre aquisição de insumos agrícolas. Uma voltada aos produtores Pessoa Física com inscrição estadual e outra cobrada sobre os insumos adquiridos por Pessoa Física sem inscrição estadual.

Para o presidente da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), José Inácio de Morais, que teve uma audiência nesta terça-feira (22) com o governador João Azevêdo, essa mudança penaliza o pequeno produtor Pessoa Física. “Atualmente, quem tem empresa não pagará a diferença de alíquota enquanto o pequeno agricultor pagará e isso não é justo”, disse o dirigente canavieiro que foi pedir ao governador uma revisão da norma vigente, com um tratamento mais igualitário.

“O produtor PF está sendo injustamente equiparado ao produtor Pessoa Jurídica e, por isso, viemos solicitar ao governador um tratamento mais justo, além do retorno da isenção”, explica José Inácio, lembrando que, na prática, se a norma continuar em vigor, o pequeno produtor pessoa física acabará pagando um valor mais alto porque o emissor da nota fiscal (PJ) recolherá o imposto embutindo seus custos no valor do produto.

“O governador tem uma ótima oportunidade de reparar essa injustiça tributária com os produtores paraibanos, pois, da forma como está a norma, o pequeno está pagando pelo grande”, reiterou José Inácio. No final da audiência, João Azevêdo garantiu que sua equipe tributária fará novo estudo para ver a possibilidade de alterar a legislação a fim de não prejudicar os pequenos produtores paraibanos e marcou outra reunião, na próxima semana, para definir como ficará a cobrança de ICMS sobre aquisição de insumos agrícolas.

Outro pleito

Além de levar ao governador o pedido de revisão da questão da cobrança de ICMS, o dirigente da Asplan também solicitou que fosse revista uma normativa da SUDEMA que diferencia cobranças, para fins de licenciamento ambiental, entre áreas de sequeiro e áreas de irrigação. “Para se ter ideia da disparidade, se não houver irrigação, a cobrança do licenciamento, por hectare, fica em torno de R$ 900,00, mas, se a área tem irrigação esse valor, por hectare, sobe para R$ 9 mil, ou seja, uma diferença de quase 10 vezes o valor da outra situação”, explicou José Inácio, lembrando que a cobrança vale para áreas de qualquer tamanho.

Além de José Inácio, participaram da audiência com o governador João Azevêdo, o diretor do Departamento Técnico da Asplan, Neto Siqueira, o diretor secretário da Associação, Fernando Rabelo Filho, além do advogado tributarista e contador da Destilaria Miriri, Geilson Salomão.

Jeová defende postura da equipe da SES na pandemia e culpa negacionismo de Bolsonaro e seu governo por tantas mortes no país

Jeová defende postura da equipe da SES na pandemia e culpa

negacionismo de Bolsonaro e seu governo por tantas mortes no país

O desempenho da equipe da Secretaria Estadual de Saúde da Paraíba durante a pandemia do Covid foi exemplar, mas, em contraponto, o negacionismo do Governo Bolsonaro e do presidente foi o grande causador de muitas mortes no Brasil. Essa defesa em nome da SES e a crítica à postura de Bolsonaro e sua equipe foi feita hoje (22), durante sessão da ALPB, pelo deputado estadual Jeová Campos. O parlamentar lembrou ainda que o debate sobre saúde é salutar e que tem uma proposta de sua autoria, já aprovada pela Casa, de outorgar a Medalha Epitácio Pessoa à equipe da Saúde da Paraíba em reconhecimento ao trabalho, ao desempenho, a assistência e a transparência durante a pandemia do Covid-19.

“Dr. Geraldo, Dr. Daniel e Dra. Renata e toda equipe da SES foram autênticos e verdadeiros no enfrentamento da pandemia e se comportaram exemplarmente durante esse período. Mas, é preciso registrar que o trabalho de evolução na saúde paraibana não vem de hoje, vem desde o governo Ricardo Coutinho. De fato, é importante reconhecer que a Paraíba vem avançando muito neste setor nos últimos anos”, reiterou o parlamentar, lembrando que o debate sobre esse assunto na ALPB é importante também porque permite trazer amplas reflexões.

E dentro deste aspecto de avaliar posturas e ações, Jeová disse que é preciso destacar a política negacionista do presidente Bolsonaro que, em sua opinião, causou a morte de tantos brasileiros. “A negação da importância da vacina, a demora na compra das vacinas, o lobby na compra das vacinas que teve à frente os filhos do presidente, a demora da vacinação nas crianças, enfim, tudo isso levou o Brasil a um quadro catastrófico de ser um dos campeões do mundo em mortes por Covid. E penso que quando esse debate da saúde chega a ALPB, chega em boa hora que é para a gente mostrar, sobretudo, a responsabilidade de Bolsonaro e sua equipe que tem sido muito cruel com o povo brasileiro. Essa política negacionista que não reconhece a ciência, mesmo com todas as evidências, é um retrocesso para o país que custou muitas vidas”, disse Jeová, reiterando que Bolsonaro é o maior responsável pelos graves problemas da saúde no Brasil.

Hospital de Patos atende 159 pacientes e realiza 14 cirurgias no final de semana

Entre as 18h da última sexta-feira (18) até a meia-noite deste domingo (20), 159 pessoas deram entrada na Emergência e Urgência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), em Patos. Neste período, a unidade realizou 14 cirurgias de emergência, sendo nove vascular, quatro gerais e uma ortopédica.

O plantão de maior movimento foi o do domingo, com 68 atendimentos, seguido do sábado, com 62. Na sexta, entre 18h e meia noite, outras 29 pessoas foram atendidas na unidade que integra a rede estadual de saúde e é referência para Clínica Médica, Urgência e Emergência, Oncologia e também para Covid.

O relatório de gestão do hospital apontou ainda que 23 pessoas deram entrada na unidade por causa de sinistros de trânsito, sendo 19 deles decorrentes de acidentes com motos, dois por atropelamento, um com bicicleta e outra vítima de acidente com automóvel. Dos 23 acidentados, seis pessoas precisaram permanecer internadas na unidade para cuidados posteriores. A maior parte dos acidentados foi de Patos, com 11 vítimas, mas o hospital atendeu também pacientes das cidades de Areia de Baraúnas, Paulista, Santa Luzia, São Bento, São José de Espinharas, Teixeira, Vista Serrana, Santa Teresinha e São Bentinho.

Na urgência e emergência, além dos casos envolvendo os acidentados, os demais motivos dos atendimentos da unidade neste final de semana foram de pacientes com queda da própria altura (24), dor abdominal (19), dor pélvica (8), queda de nível (6), dificuldade de respirar (6), acidente com objeto perfuro/cortante (6), dor renal (6), entorse ou torção (5), entre outros.

Hospital de Queimadas realizou mais oito cirurgias do Opera Paraíba neste domingo

Na segunda etapa deste ano do Opera Paraíba no Hospital Regional de Queimadas mais 12 pacientes estavam programados para realização de procedimentos cirúrgicos neste domingo (20), mas, duas pacientes agendadas testaram positivo para Covid e não puderam comparecer e outra estava com taxas alteradas o que foi impeditivo para o procedimento. Então, desta vez, foram feitas oito cirurgias eletivas de laqueadura, hernioplastia, colecistectomia (uma operação em que se efetua a remoção da vesícula biliar), e também de ooforectomia (que é a remoção de um ou dos dois ovários). No final de semana passado, outros 29 pacientes passaram por procedimentos cirúrgicos na unidade dentro do cronograma do Opera Paraíba.

Os pacientes, nesta etapa, eram das cidades de Aroeiras, Barra de São Miguel, Boqueirão, Cabaceiras, Riacho de Santo Antônio e Umbuzeiro. A agricultora Rosilda Oliveira Vasconcelos, da cidade de Aroeiras, foi uma das pacientes. Ela fez uma colecistectomia e agradeceu a oportunidade, enaltecendo a agilidade do atendimento. “Descobri esse meu problema em janeiro e agora em fevereiro já fiz a operação, que ocorreu tudo bem. Fui muito bem atendida e só tenho a agradecer”, disse ela. A agricultura Renaly Tavares Apolinário, da cidade de Boqueirão, também fez uma cirurgia de vesícula. “Eu esperava há cinco meses, mas, graças a Deus consegui agora e estou muito feliz”, disse ela.

A agricultora Simone Honório da Silva, moradora da cidade de Aroeiras, fez uma laqueadura e disse que esperava o procedimento há apenas dois meses e que agora está feliz por ter conseguido realizar a operação. “Era o que eu queria e agora estou agradecida por ter conseguido”, disse ela, elogiando o atendimento do Hospital de Queimadas. “Correu tudo bem, fui muito bem atendida e vou voltar para casa feliz”, reiterou ela.

O diretor geral do Hospital de Queimadas, o cirurgião Flávio Daniel, que também participou dos procedimentos neste domingo fala da satisfação de poder integrar a rede estadual que participa do Opera Paraíba. “É uma imensa gratificação poder contribuir com a redução desta fila de procedimentos eletivos”, afirmou o médico, complementando que os procedimentos foram realizados sem intercorrência. Os pacientes depois da cirurgia ficaram em observação e deverão ter alta nesta segunda-feira 21. No ano passado, o Hospital Geral de Queimadas realizou 416 cirurgias pelo Programa Opera Paraíba.

Jeová Campos elogia iniciativa da OAB/AL e sugere que OAB/PB também se mobilize

Com a mesma preocupação com que a ALPB aprovou hoje (16) um Requerimento de solicitação ao presidente do TJPB para que realize um esforço concentrado com o objetivo de inscrever os precatórios até 02 de abril para o orçamento de 2023, a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB-AL) também se movimentou para pedir agilidade da Justiça para expedição e conferência de precatórios a serem inscritos até esse prazo final. O temor é que não haja tempo suficiente para a quantidade da demanda. O deputado Jeová Campos, autor do Requerimento aprovado pela ALPB, elogiou a postura e atitude da OAB-AL.

O parlamentar chama a atenção para a situação criada pela emenda número 114 e destacou como importante a iniciativa da OAB de Alagoas que está fazendo gestão ao sistema de justiça sobre a necessidade de fazer esforço concentrado para inscrever os precatórios até 02 de abril. “Gostaria de sugerir a OAB-PB que também faça algo, pois em função deste novo prazo legal é preciso agir para a regularização dos processos para que os credores, cujos processos não cabem mais recursos, ou seja, que já foi transitado e julgado, possam ter sua inscrição até dia 02 de abril e, assim, constarem no orçamento de 2023”, reforça o parlamentar.

Os precatórios são ordens de pagamento provenientes de uma condenação, transitada em julgado, em face de um ente público que, neste caso, são as Fazendas Públicas Estaduais e Municipais. O pagamento obedece a uma série de procedimentos, a depender da classificação.

Sede da Central de Polícia Civil de Cajazeiras será denominada ‘Delegado Dr. George Wellington Farias da Silva Júnior’

“Foi com imensa gratidão, que tivemos aprovado, por unanimidade, na sessão da ALPB desta quarta-feira (16), o Projeto de Lei 3.006/22 que denomina de Delegado Dr. George Wellington Farias da Silva Júnior, o edifício sede da Central de Polícia Civil do Estado da Paraíba, localizado na cidade de Cajazeiras”, destacou o deputado Jeová Campos, autor da propositura. O delegado homenageado faleceu em junho de 2021.

Na época do falecimento, George Wellington atuava como Delegado Seccional da 16ª DSPC, localizada na cidade de Princesa Isabel, e morreu aos 42 anos, no dia 08 de junho, por complicações pós-operatória de uma cirurgia no coração para colocação de uma válvula. Durante o procedimento, ele teve complicações e veio a óbito ainda no hospital onde ocorreu a cirurgia. “Ele era um agente de segurança pública exemplar, da linha de frente da polícia, e foi merecedor desta homenagem”, destacou Jeová.

Ainda durante a sessão, Jeová solicitou subscrição ao PL 3.279/2021, do deputado Júnior Araújo, que homenageava o delegado Francisco Celeste dos Santos, falecido em setembro de 2021, denominando com seu nome a sede da 20ª Delegacia de Polícia Civil, em Cajazeiras.

ALPB aprova Moção de Aplauso para o Hospital do Bem de Patos

A Assembleia Legislativa da Paraíba aprovou, na sessão desta quarta-feira (16), uma Moção de Aplauso ao Hospital do Bem – unidade de oncologia do Sertão, que integra o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos. A iniciativa além de destacar a importância do trabalho da unidade, que integra a rede estadual de saúde, ainda homenageia a equipe multiprofissional que atua naquela Casa. Referência para pacientes do sertão, com diversos tipos de câncer, o Hospital do Bem foi inaugurado em 2018 e disponibiliza atendimento ambulatorial, cirurgias, internações, quimioterapia e ainda exames de imagens, laboratoriais e biópsias.

O autor do Requerimento 20.380/22, deputado Jeová Campos, que já foi paciente oncológico e fez seu tratamento radioterápico no Napoleão Laureano, em João Pessoa, elogiou a atuação da unidade e conclamou os parlamentares e lideranças políticas do sertão a lutarem pela ampliação dos serviços do Hospital do Bem, com a inclusão de sessões de radioterapia. “O Hospital do Bem vem prestando um excelente atendimento e acolhimento aos pacientes oncológicos do sertão, com bons resultados de cura e respostas aos tratamentos e é importante que ele também possa acolher os pacientes que necessitem fazer radioterapia”, afirma o parlamentar.

O Diretor geral do Complexo, Francisco Guedes, recebeu a notícia da homenagem da ALPB com muita alegria e satisfação. “Costumamos dizer aqui que não existimos apenas para realizar o tratamento, ministrar remédios, fazer cirurgias, exames e biópsias, nós vamos além, porque acolhemos os pacientes oncológicos com técnica, medicação, porém, com uma dose extra de humanização e carinho. Os dados de atendimentos são bastante significativos e importantes, os resultados também e estamos muito felizes de poder propiciar um atendimento e tratamento de qualidade aos pacientes com câncer no sertão. O reconhecimento de nossos pacientes e agora da ALPB pelo nosso trabalho é a prova inconteste que estamos no caminho certo e que estamos cumprindo com nossa missão de salvar vidas dentro das possibilidades da Medicina”, disse Francisco, agradecendo a Moção de Aplauso em nome de toda a equipe do Hospital do Bem.

O secretário de Saúde da Paraíba, Dr. Geraldo Medeiros, celebrou a iniciativa de reconhecimento da Assembleia Legislativa e reforçou a importância que um serviço de oncologia tem no sertão do estado, evitando deslocamentos para Campina Grande e João Pessoa. “Os paraibanos e paraibanas portadores de câncer residentes no Sertão e Alto Sertão precisam conhecer e utilizar mais o Hospital do Bem, um excelente serviço disponível para toda a população sertaneja”, reforçou ele.

Sobre o Hospital do Bem

O Hospital do Bem realizou ao longo de 2021, 3.889 sessões de quimioterapia e 642 cirurgias oncológicas. O ambulatório da unidade realizou 8.653 atendimentos. Foram feitos ainda 785 diagnósticos de Anatomia Patológica e Citopatologia, 32 biópsias de colo uterino, 99 biópsias prostáticas, 58 de nódulos de mama, 18 de ovário e 254 de pele. O balanço de atividades do Bem no ano passado ainda inclui a realização de 119 cirurgias mastológicas. O escopo de trabalho da unidade inclui o atendimento a pacientes com câncer de Pele, Útero, Mama, Próstata, Pulmão, Intestino, Endométrio, Ovário, Laringe, Sarcoma, Reto, Língua, Laringe, Esôfago, Estômago e Fígado. A unidade tem 25 leitos e uma sala de quimioterapia com capacidade para atender dez pacientes simultaneamente. Prioritariamente, os serviços do hospital são direcionados para a população dos municípios que compõem a 3ª macrorregião de saúde do Estado e os pacientes ainda dispõem de um Centro de Diagnóstico, que funciona todos os dias e está instalado dentro do Complexo Hospitalar de Patos, com a disponibilidade de exames de ultrassonografia com Doppler, tomografia, colposcopia, colonoscopia, endoscopia, eletrocardiograma e Raio X. Há ainda um laboratório de análises clínicas próprio que funciona 24h.

ALPB fará pedido ao TJPB para fazer um esforço concentrado para inscrever os precatórios até 02 de abril para o orçamento de 2023

A redução do prazo estabelecido pelo art. 1º, §5º da Emenda Constitucional nº 114, que antecipou de 1º de Julho para o dia 02 de abril o prazo limite para expedição de precatórios para inclusão no exercício seguinte, deixou em suspense todos os credores que tem recursos a receber de processos judiciais. E sensível a essa questão, a Assembleia Legislativa fará um pedido ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba, Desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides, para que ele solicite aos Juízes das Comarcas paraibanas que julgam processos que envolvam as Fazendas Públicas Estaduais e Municipais, a realização de um esforço concentrado no sentido de expedirem, urgentemente, os Requisitórios de Precatórios de valores incontroversos e transitados em julgado, em face da redução do prazo.

O deputado estadual Jeová Campos, autor do Requerimento 20.391/22, aprovado na sessão desta quarta-feira (16), que solicita ao TJPB essa agilidade na expedição dos Requisitórios de Precatórios, explica que se esse esforço concentrado não for realizado, muitos credores que têm créditos incontroversos e transitados em julgado serão prejudicados. “Esse apelo é apenas para os credores cujos processos não cabem mais recursos, que já foi transitado e julgado”, reitera o parlamentar, adiantando que essa solicitação da ALPB é respaldada por advogados, servidores públicos e membros da comunidade jurídica que movimentam a Justiça paraibana.

O deputado reitera que é necessário esse esforço concentrado para que muitos credores não fiquem impedidos de receber seus créditos em 2023. “Essa Emenda definiu o dia 02 de abril como prazo limite para expedição de precatórios para inclusão no exercício do próximo ano e como o prazo está muito próximo, sem esse esforço concentrado haverá, inevitavelmente, o retardamento do recebimento dos valores pelos credores. Mas, confiamos que o presidente do TJPB será sensível a essa questão e os juízes entenderão a importância desta ação”, finaliza Jeová.