Author: administrador

Hospital de Coremas instala novo padrão de medição de energia garantindo melhor funcionamento de instalações e equipamentos

O Hospital e Maternidade Estevam Marinho, de Coremas, passou por uma extensa modificação no seu padrão de medição de energia elétrica. O serviço, feito em conjunto com a concessionária de energia da Paraíba, a Energisa, foi concluído nesta terça-feira (18). Com essa ação, realizada pela Secretaria Estadual de Saúde, modernizou-se as instalações internas, o que vai resolver problemas com oscilações de tensão, ampliando a vida útil de equipamentos e melhorando a dinâmica do hospital como um todo.

A Engenheira Eletricista da SES, Rosilene Farias, que coordenou os serviços de padronização da rede elétrica do hospital, lembra que o prédio é antigo e também as instalações. “O hospital de Coremas estava com sua rede elétrica interna e a rede de alimentação geral, desconforme com as normas gerais atuais. A instalação interna estava bastante desgastada, o que prejudicava o funcionamento dos equipamentos com constantes oscilações de tensão, colocando em risco os equipamentos e numa situação iminente de curtos circuitos”, destaca.

Num primeiro momento, segundo ela, a SES fez um levantamento na unidade para identificar o que era necessário atualizar e modernizar. “Começamos a correção pelos circuitos terminais, que foi a padronização dos circuitos de ar condicionado, desmembrando os circuitos de modo a que cada equipamento tivesse seu circuito próprio, restabelecendo o pleno e seguro funcionamento destes equipamentos, adequando-os as atuais normas elétricas brasileiras”, disse ela.

O transformador existente na unidade tem uma potência de 112,5 kVA, mas encontrava-se  com o padrão de medição com  condutores menores do que a capacidade do equipamento. “Isso motivou a notificação à concessionária de energia elétrica, a Energisa, para regularização desta desconformidade, o que aconteceu nesta terça-feira e, a partir daí, foi ativado um novo padrão de medição elétrica compatível com o transformador da unidade”, explica Rosilene. Para tanto, foram modificados os cabos elétricos, a caixa de medição e a proteção geral do transformador, deixando-o compatível, assegurando o fornecimento de uma corrente elétrica de melhor qualidade.

Para a diretora geral do hospital, Josielma Oliveira, a ação vai trazer inúmeros benefícios. “A gente convivia com muita oscilação de tensão, o que ocasionava queimas constantes de luzes, quebra e comprometimento de uso de equipamentos. E isso interferia na nossa dinâmica, o que não vai mais acontecer a partir desta padronização da rede”, destaca a diretora, lembrando que o hospital de Coremas foi fundado em 1985 e, nestes 38 anos de funcionamento, nunca tinha passado por uma intervenção na rede elétrica de tal dimensão. “Estamos muito felizes, pois, hoje, ligamos tudo sem ter o menor problema e o melhor é saber que daqui em diante não haverá mais oscilação de energia”, comemorou Josielma.

Com a atualização da rede, a energia do hospital não sofrerá mais oscilações
Profissionais da Energisa fazem o redimensionamento do transfomador
A diretora geral, Josielma Oliveira, a engenheira da SES, Rosilene Farias e profissionais que executaram o serviço
Profissionais da engenharia da SES trabalhando na atualização da rede do hospital de Coremas
Os quadros de energia do hospital também foram atualizados
Internamente também foram feitas melhorias na rede
Os trabalhos foram encerrados neste terça-feira

Grupo A.Cândido reúne motoristas que se destacaram no primeiro semestre com o Programa Operador Sustentável

“Achei essa iniciativa maravilhosa, porque o reconhecimento também nos motiva a trabalhar, cada vez mais, buscando melhores resultados e com essa ação me sinto também mais valorizado pela empresa”, disse o motorista da linha 5107, da Transnacional, João Correia da Silva. Ele e outros 19 colegas de profissão, que atuam em empresas de ônibus urbano e metropolitano do Grupo A.Cândido participaram, no último sábado (15), de um almoço promovido pela empresa em homenagem aos 20 profissionais destaques do primeiro semestre do Programa Operador Sustentável. Cada profissional pôde ainda levar um acompanhante. Em 2023, o Programa tem como meta de sustentabilidade preservar 3.340 árvores e reduzir 1.200 toneladas de CO², em João Pessoa, e preservar outras 1000 árvores e reduzir 360 toneladas de CO² em Campina Grande, sendo que em julho mais da metade destas metas já foram atingidas.

Paulo Roberto Tenório, motorista da Santa Maria, da Linha 116, também foi um dos homenageados. Para ele, o Programa é bom em vários aspectos. “Ele incentiva os motoristas a trabalharem buscando melhores resultados, que refletem não apenas na redução da emissão de poluentes, mas, também na própria condução do veículo o que acaba beneficiando os passageiros com uma viagem mais tranquila e segura”, disse ele.

Para o motorista Carlos Eduardo da Silva, da linha 510, da Transnacional, o Programa é um diferencial. “Acho válido essa iniciativa porque reconhecimento sempre será bom. A empresa tem todo o direito de cobrar bom desempenho, mas, neste caso, além de cobrar, ela reconhece o esforço e dedicação de seus profissionais se destacando no mercado também por causa disso”, destacou ele.

Fabiano Alves de Pontes que, atualmente, é motorista horista da linha de Cabedelo, disse que o Operador Sustentável é uma iniciativa que deveria ser copiada por outras empresas. “Eu acho muito importante esse reconhecimento, não pelo fato da gente dirigir bem, isso é nossa obrigação enquanto profissional, mas, o reconhecimento pela dedicação e bom desempenho é um estímulo a mais e faz a gente se sentir ainda mais valorizado”, destacou ele.

O gerente da Santa Maria, Rogério Santos, falou da alegria de estar partilhando aquele momento com os motoristas destaques. “Estou muito alegre de estar aqui, com vocês, comemorando esse resultado do semestre. Vocês estão de parabéns e estão aqui por méritos próprios”, disse ele, lembrando que, atualmente, 75% do quadro total de operadores já estão inseridos no Programa com bons resultados. “Mas, queremos 100% atuando com essa visão da importância e alcance deste Programa”, reiterou Rogério.

A diretora do Grupo, Larissa Nascimento, enalteceu a importância da participação dos motoristas para o sucesso do Programa. “Esse é um Programa de muitas mãos, mas, vocês, motoristas é que estão na linha de frente e é quem nos trazem os resultados que vão muito além da economia de combustível, porque uma dirigibilidade consciente extrapola esse objetivo”, disse ela, parabenizando também os instrutores do Grupo pelo trabalho desenvolvido junto aos operadores e que influenciam também os bons resultados finais.

Lorena Dantas, também diretora do Grupo e presente ao almoço, lembrou que esse é um Programa para as próximas gerações se beneficiarem  com um futuro mais limpo e sustentável. “O Operador Sustentável tem uma ação no presente, mas, um olhar no futuro”, disse ela que também falou sobre o mais recente projeto do Grupo, o UniMobin, que é uma plataforma de ensino online, com cursos gratuitos, disponível em Android e IOS. “Todos vocês terão acesso a um conteúdo exclusivo, com informações que serão importantes na ampliação de conhecimentos”, afirmou a diretora. Os dois primeiros cursos já disponíveis são: “Noções básicas de mecânica” e “Direção defensiva”.

O almoço festivo realizado num restaurante de João Pessoa, foi aberto pela Analista de Recursos Humanos, Thamyris Miranda, que destacou a importância do Programa e da participação dos operadores, e teve ainda distribuição de certificados e de camisas exclusivas do Programa.

Sobre o Programa

Criado com o objetivo de contribuir com a sustentabilidade e preservação do meio ambiente diminuindo a emissão de poluentes no ar, promover capacitação contínua, ajudar no aumento da segurança e conforto dos passageiros de ônibus e ainda promover uma economia de combustível, o Programa Operador Sustentável é desenvolvido em empresas de transporte público urbano e metropolitano na Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. O Programa surgiu na empresa Santa Maria Transportes e fretamento LTDA, em 2013, com outro nome. A partir de 2019, ele se expandiu para todas as empresas do Grupo A. Cândido na Paraíba e no Rio Grande do Norte e depois foi implantado nas garagens da Transnacional Locações na Paraíba, em João Pessoa, e em Pernambuco, em Jaboatão e Goiana.

Em 2023 o Programa melhorou o sistema de avaliação, tornando-o ainda mais justo, ao dividir as avaliações por grupos de linhas (leves, pesada e moderada) porque um motorista que pegasse uma linha mais complexa estaria em desvantagem para cumprir os objetivos do Programa em relação ao que estivesse numa linha mais moderada. Também melhorou as premiações que agora acontecem no trimestre, semestre e no final do ano, quando será escolhido um operador de cada empresa, que ganhará o maior prêmio que é uma viagem de um final de semana, com direito a acompanhante, com tudo pago.

O motorista Paulo Roberto levou a esposa Edjane Tenório para o evento
O motorista João Correia da Silva, também homenageado, elogiou a iniciativa da empresa
O motorista Fabiano Alves de Pontes foi um dos profissionais homenageados com bons resultados no semestre
Os instrutores também foram homenageados
O almoço reuniu os 20 motoristas que se destacaram no semestre
O gerente da Santa Maria, Rogério Vieira, falou sobre a adesão dos operadores ao Programa
Larissa e Lorena com os profissionais envolvidos diretamente com o Programa Operador Sustentável
O almoço aconteceu num restaurante de João Pessoa
Carlos Eduardo da Silva foi um dos motoristas homenageados
A Analista de Recursos Humanos, Thamyris Miranda abriu o evento dando as boas-vindas a todos
A diretora Lorena Dantas falou da importância do Programa e anunciou a UniMobin
A diretora do Grupo, Larissa Nascimento com os instrutores do Programa
A diretora do Grupo, Larissa Nascimento, enalteceu a participação dos operadores para o sucesso do Programa
As diretoras, Lorena Dantas e Larissa Nascimento com a equipe de RH da Unitrans

Casos de cefaléia foram os mais frequentes no plantão do final de semana na Urgência e Emergência do hospital de Coremas

No plantão do último final de semana (14 a 16) no Hospital e Maternidade Estevam Marinho, de Coremas, os casos mais frequentes de atendimento na urgência e emergência foram de pacientes se queixando de dores na cabeça. Casos de abdômen distendido ficou em segundo lugar na lista de demanda da unidade. Também teve destaque, neste período, os casos de pessoas que apresentavam diarreia, crises hipertensivas, vômitos e sintomas gripais. O hospital registrou 62 atendimentos no plantão.

A Diretora Geral, Josielma Oliveira, explica que esses casos tem se repetido quase sem alterações nos últimos relatórios. “O que muda de plantão para plantão é o quantitativo de pessoas atendidas, mas, as nossas maiores demandas são sempre as mesmas na área de clínica médica de baixa complexidade”, afirma a diretora, destacando que neste plantão, excepcionalmente, foram registrados cinco casos de atendimento de crises nervosas, sem nenhuma relação uma com as outras. Duas pessoas que se feriram em sinistros com moto também foram atendidas na unidade.

O plantão de maior movimento foi o do domingo (16), quando 26 pessoas foram atendidas, seguido do de sábado (15), com outros 20 atendimentos. Na sexta-feira (14), 16 pessoas deram entrada na urgência e emergência do hospital. O Hospital e Maternidade Estevam Marinho funciona de portas abertas para a demanda que surgir dentro do espectro de assistência ofertada pelo hospital que é urgência e emergência de baixa complexidade, clinica médica e maternidade, além do Opera Paraíba com cirurgias de Catarata.

Hospital de Coremas é referência em Urgência e Emergência, Clínica Médica e Maternidade
Diretora Geral do Hospital de Coremas, Josielma Oliveira, afirma que casos não mudam muito de um plantão para o outro
Pacientes sendo atendidos no ambulatório do hospital de Coremas
Hospital de Coremas realizou 62 atendimentos na Urgência e Emergência no plantão deste final de semana

Complexo de Patos realiza 40 cirurgias e atende 207 pessoas no plantão do final de semana

O plantão do final de semana (14 a 16) no Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) foi marcado pela realização de 40 cirurgias e o atendimento de 207 pessoas no setor de Urgência e Emergência, sendo 30 deles em função de sinistros de trânsito. No sábado, o hospital chegou a atender 100 pessoas, no domingo foram mais 76 atendimentos e entre às 18h e a meia noite da sexta-feira, outras 31 pessoas deram entrada na unidade.

Dos 30 pacientes vítimas de sinistros de trânsito, metade deles foi de pessoas de Patos, mas, o hospital atendeu ainda pacientes de Coremas, Manaíra, Olho D’água, Paulista, Piancó, São Bento, Campina Grande, Itaporanga, João Pessoa e Santa Luzia cujos acidentes aconteceram na área de atuação da unidade. Foram 26 acidentes com motocicletas e seis com automóvel.

Além dos casos envolvendo os acidentados, a Urgência e Emergência do hospital atendeu pessoas que se queixavam de dores diversas, que sofreram quedas, pancadas, mordida de animais, apresentavam mal estar, dispneia, crises hipertensivas, entre outros motivos.

Dos 40 procedimentos cirúrgicos realizados durante o plantão do final de semana, 21 foram eletivos e 19 de urgência, com 16 cirurgias ortopédicas, 14 oncológicas, seis gerais, três vasculares e uma torácica.

Hospital de Patos atendeu 207 pessoas no plantão do final de semana
Foram 19 cirurgias de urgência e 21 eletivas no plantão do final de semana
Foram realizadas 16 cirurgias ortopédicas,14 oncológicas, seis gerais, três vasculares e uma torácica no plantão do final de semana
Das 40 cirurgias realizadas, 19 foram de urgência
O bloco cirúrgico do hospital de Patos esteve bem movimentado neste final de semana
Hospital de Patos realizou 40 cirurgias no plantão do final de semana

Hospital de Catolé do Rocha retomou agenda de cirurgias eletivas nesta quinta-feira

O hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, de Catolé do Rocha, retomou nesta quinta-feira (13), a realização regular de cirurgias eletivas com a realização de procedimentos de histerectomia, vesícula, vasectomia e hérnia. Neste primeiro dia de atendimentos foram realizadas seis cirurgias. Referência para 10 municípios da 8ª Região de Saúde, o Hospital de Catolé tem nas consultas ambulatoriais e exames sua maior demanda, com cerca de 6 mil atendimentos/mês.

A médica e diretora geral do hospital, Jaqueline de Andrade, que assumiu recentemente a gestão da unidade, disse que a intenção é ampliar a regularidade das cirurgias eletivas, inclusive, como suporte às unidades circunvizinhas.  “Nós temos capacidade de ampliar a realização de procedimentos cirúrgicos e estamos estudando formas para que possamos dar suporte a outros hospitais da rede que fiquem próximo ao nosso, contribuindo para desafogar a demanda regional e melhorar ainda mais a assistência aos pacientes que precisem de cirurgias eletivas”, esclarece a médica.

Neste primeiro dia de cirurgias foram realizadas cirurgias de histerctomia, hérnia, vesícula e vasectomia
No primeiro dia de retomada das cirurgias o hospital de Catolé do Rocha realizou seis procedimentos
O Hospital de Catolé do Rocha retomou a realização de cirurgias eletivas essa semana
A médica e diretora geral do Hospital de Catolé, Jaqueline de Andrade, quer ampliar cirurgias para dar suporte a outras unidades da Rede
O Hospital de Catolé do Rocha retomou as cirurgias eletivas essa sema na

Opera Paraíba contempla mais 142 pacientes com cirurgias de Catarata no terceiro mutirão deste ano do Hospital de Coremas

O mutirão realizado essa semana foi o terceiro do Hospital de Coremas, deste ano, e somados todos os procedimentos o Programa beneficiou, entre janeiro e julho, 542 paraibanos, sendo 142 neste último ciclo de cirurgias desta semana.  No primeiro dia do mutirão (12), foram realizadas 43 cirurgias em pacientes das cidades de São Bentinho, Lagoa, Paulista e Pombal. Na quinta-feira (13), outros 57 pacientes das cidades de São Domingos, Lagoa, São Bentinho, Pombal e Paulista foram beneficiados. E, nesta sexta-feira (14), último dia de cirurgias, foram realizados 42 procedimentos, em pessoas de Lagoa, São Domingos, São Bentinho, Pombal e Paulista.

A diretora geral do hospital, Josielma Oliveira, destaca a importância do Programa e da participação do Hospital de Coremas neste contexto. “Desde 2021 o nosso hospital integra o Programa Opera Paraíba e, de lá para cá, já realizamos 1842 cirurgias de Catarata. E isso nos dá uma imensa satisfação e alegria porque acompanhamos os resultados não apenas na recuperação da visão, mas na melhoria da qualidade de vida que isso proporciona. Costumo dizer que o Opera Paraíba não apenas melhora a saúde dos pacientes, mas, sobretudo a vida deles”, afirma a diretora.

Sobre o Opera Paraíba

O Programa oferta cirurgias gerais, ginecológicas, procedimentos urológicos, oftalmológicos, ortopédicos, vasculares e de cabeça e pescoço, entre outros. Para ser atendido pelo Opera Paraíba, o paciente precisa preencher um cadastro nas USFs das Secretarias de Saúde de cada município. Essa demanda é encaminhada para a Secretaria Estadual de Saúde, que faz o levantamento e direciona os pacientes de acordo com a localização para o hospital regional mais próximo. Outra opção de marcação é por meio da internet, onde o interessado acessa a página do Opera Paraíba, www.operaparaiba.pb.gov.br, preenche o formulário, anexando seus exames e o laudo médico que confirme a necessidade de uma cirurgia. Então, o paciente é classificado pela Central de Regulação e encaminhado para o Hospital Regional executante mais próximo com a marcação da data e horário de comparecimento para o procedimento.

Uma das pacientes do terceiro dia do mutirão sendo assistida após o procedimento
Pacientes chegando ao hospital de Coremas no terceiro dia de cirurgias do Opera Paraíba
No terceiro dia do Opera em Coremas foram realizados 42 procedimentos
A equipe do Hospital de Coremas que coordenou os procedimentos do Opera Paraíba
142 paraibanos foram beneficiados neste terceiro mutirão de cirurgias de Catarata, em Coremas
Otávio da Silva quase não enxergava antes da cirurgia
Os pacientes fizeram exames antes do procedimento
Fleomarques Ferreira tinha 80% da visão de um olho comprometida
Diretora Geral do Hospital de Coremas, Josielma Oliveira com uma das pacientes que fizeram cirurgia neste segundo dia
Paciente realizando exames pré-operatórios
Preparação dos pacientes para os procedimentos
O hospital de Coremas já realizou este ano 542 cirurgias de Catarata pelo Opera Paraiba
O Hospital de Coremas atua com o Opera Paraíba desde 2021
No primeiro dia de cirurgias, 43 pacientes, de quatro cidades foram atendidos
No primeiro dia do Opera em Coremas foram realizados 43 procedimentos
Esse foi o terceito mutirão de cirurgias de Catarata este ano no Hospital de Coremas
A Diretora Geral do Hospital, Josielma Oliveira, e equipe que auxiliou as ações do Opera na unidade
43 pacientes fizeram a cirurgia no primeiro dia do mutirão do Opera em Coremas

 

 

 

II Simpósio Paraibano de Cana-de-açúcar promovido pela Asplan e Gesucro acontece em Areia nos dias 26 e 27 de julho

Debater aspectos relacionados ao manejo e tecnologia do cultivo de cana-de-açúcar, seu cenário atual e suas perspectivas. Esses são objetivos do II Simpósio Paraibano de Cana-de-Açúcar que será promovido pelo Grupo de Estudos Sucroenergético (Gesucro) em parceria com a Associação dos Plantadores de Cana da Paraiba (Asplan). O evento, aberto para estudantes, professores e profissionais da área agrícola e sucroenergética, acontecerá nos dias 26 e 27 de julho, no Auditório Maria das Dores Monteirro Baracho, no Campus II da UFPB, em Areia. O tema do simpósio deste ano será “Tecnologia e Produção no Nordeste”.

            O evento começa as 7h30 com o credenciamento dos participantes. As 9h30 está programada a solenidade de abertura, com homenagens. Em seguida, o Presidente da Asplan, José Inácio de Morais, faz a primeira palestra do evento com o tema “Panorama atual. perspectivas e novos desafios no setor canavieiro”, tendo como moderador do painel o Diretor Técnico da Associação, Neto Siqueira.

            A segunda palestra será proferida pelo vice-presidente da Asplan, Pedro Neto, sobre “Renovabio – eficiência energética e a redução das emissões de gases de efeito estufa”. Após o intervalo do almoço, a programação segue com a abordagem do tema “Nutrição da cana-de-açúcar”, feita por Silas Alves, do Grupo Olho D’água. Na sequência, falará Hugo Amorim, da Usina Monte Alegre, sobre “Evolução da colheita mecanizada e novos desafios”. A última apresentação do dia será sobre “Uso de drones na aplicação de insumos agrícolas na cana-de-açúcar” que será feita por João Borba, da Itec Brasil. Em seguida será servido um coquetel para os presentes.

            A programação do segundo dia do simpósio começa às 8h, com palestra de Djalma Euzébio Neto, da Ridesa, sobre “Censo varietal e resultados de variedades e clones promissores”, tendo a mediação do Engenheiro Agrônomo da Asplan, Luis Augusto. “Manejo varietal – case de sucesso da usina estivas”, será o tema abordado em seguida por Vamberto Geraldo Silva, da Usina Estivas (RN). A última palestra da manhã será feira por Willams Oliveira, da Ridesa, sobre “Evolução da utilização de bioinsumos na agricultura brasileira”.

A parte da tarde está reservada para apresentação de trabalhos que se destacaram no GESUCRO, com os temas: “Efeito residual da calagem sobre o diâmetro de colmo de duas variedades de cana-de-açúcar”, “Produtividade de genótipos de cana-de-açúcar em ressoca oriundos de micropropagação no brejo paraibano” e “Desenvolvimento vegetativo, trocas gasosas e produtividade de cana-de-açúcar adubada com torta de filtro enriquecida”, este último apresentado por Fábio Mielezrski.

“Essa será uma excelente oportunidade que teremos de atualizar informações do setor e reencontrar os amigos para juntos definirmos prioridades de atuação com foco no fortalecimento do setor canavieiro da Paraíba e região”, afirma José Inácio. As inscrições para o simpósio são gratuitas e podem ser feitas no dia e local do evento, entre as 7h30 e 9h30.

José Inácio, presidente da Asplan, fará a primeira palestra do Simpósio
O II Simpósio Paraibano de Cana-de-Açúcar acontecerá em Areia, nos dias 26 e 27 de julho

Hospital de Coremas lança projeto Parto & Afeto e presenteia mães com primeira foto de seus filhos

O nascimento de um filho é um momento marcante para toda mãe e foi pensando numa forma de materializar a lembrança deste instante que o Hospital e Maternidade Estevam Marinho, de Coremas, lançou, nesta quarta-feira (12), o projeto ‘Parto & Afeto’. “A partir de hoje, todas as mães que tiverem filho na unidade receberão uma fotografia para guardar de recordação. Essa é uma ação carinhosa que reforça a humanização do nosso serviço”, afirma a Diretora Geral, Josielma Oliveira, idealizadora do projeto. Entre janeiro e junho deste ano, a Maternidade de Coremas realizou 34 partos.

 Maria Cláudia Soares da Silva Macena, de 20 anos, mãe pela primeira vez, foi a primeira a receber a fotografia. A pescadora, que mora em Coremas, no bairro Alto da Boa Vista, teve Analu da Silva Macena, na terça-feira (11) à tarde, de parto cesareano porque não teve dilatação para o procedimento normal. Analu nasceu saudável, com 44cm e 2,680kg. “Estou bem tranquila, fui muito bem atendida aqui e gostei da novidade de sair do hospital levando além de minha filha, uma fotografia deste momento inesquecível”, disse ela. Ela chegou à maternidade neste dia 11, para uma avaliação, que culminou com uma indicação do parto no mesmo dia. Mãe e filha passam bem e já terão alta nesta quarta-feira.

A segunda mãe a ser contemplada com o projeto ‘Parto & Afeto foi Maria do Desterro Ferreira, de 34 anos. Ao contrário da primigesta Maria Cláudia, Maria do Desterro já tem ampla experiência como mãe. Angelo Gabriel, que nasceu com 47 cm e pesando 3.045kg, também neste dia 11, é o quinto filho da agricultora, moradora da zona rural de Coremas. Os quatro primeiros filhos, ela também teve na Maternidade de Coremas, mas os partos foram normais. Já o procedimento de Angelo Gabriel foi cirúrgico o que permitiu a paciente realizar uma laqueadura após o parto. “Gostei da novidade de receber uma foto do meu filho. Os outros não tiveram esse presente, mas, agradeço a atenção e cuidado que sempre tiveram comigo aqui”, disse Maria do Desterro, que também terá alta nesta quarta-feira.

Maria do Desterro foi a segunda mãe contemplada com a entrega das fotos
A diretora geral do Hospital de Coremas e idealizadora do projeto, Josielma Oliveira, com a primeira mãe contemplada com o Parto & Afeto, Maria Cláudia
O nascimento de Analu que aconteceu nesta terça-feora, em Coremas
O primeiro momento de toque de mãe e filha. A mãe, Maria Cláudia conhece Analu
Maria do Desterro, com seu filho Angelo Gabriel
Maria Cláudia, com sua primeira filha, Analu
Maria Claudia durante o parto de Analu
Integrantes da equipe que fez o parto de Analu em Coremas

Laboratório do Hospital de Coremas ganha novos equipamentos e amplia capacidade de realização de exames clínicos

A chegada de novos equipamentos para o Hospital e Maternidade Estevam Marinho, de Coremas, além de modernizar o setor, vai possibilitar que a unidade amplie o leque de assistência no que diz respeito à realização de exames laboratoriais. Os novos equipamentos, que chegaram essa semana, ampliarão os serviços, especialmente, em relação aos exames de coagulação, bioquímica, eletrólitos e de metodologia de fluxo lateral. A unidade recebeu um Metrolab 230, um Wienner Coag 4, um W 300 e ainda um Finecare.

A Diretora Geral do hospital, Josielma Oliveira, lembra que esses novos equipamentos são oriundos de uma terceirização do serviço que foi autorizada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES),  através do Secretário Jhonny Bezerra, que após uma visita recente à unidade entendeu a necessidade e importância de potencializar os serviços do laboratório do hospital, que presta um serviço muito importante para região.

Os antigos equipamentos semiautomáticos serão substituídos por esses totalmente automatizados, o que gerará um ganho tanto no tempo de análise das amostras, quanto na confiabilidade dos resultados. “Com esses equipamentos de tecnologia mais avançada, incluindo um ionograma e coagulograma, ampliaremos muito a nossa capacidade resolutiva em relação a exames laboratoriais, beneficiando diretamente nossos pacientes com resultados mais rápidos e fidedignos”, reitera a diretora.

Além de Hemograma, com os novos equipamentos foram incluídos no hall de exames da unidade o PCR, VDRL,TP,TTPA, Ionograma,Troponina,Ck, Ckmb,Ureia, Creatinina, Albumina, TGO, TGP, Gama GT, Colesterol total, HDL, Triglicerídeos, Glicemia, entre outros. “É um ganho imenso para nossa unidade que repercute diretamente na qualidade de nossa assistência”, reitera a diretora, lembrando que essa melhoria está inserida nas ações da Secretaria Estadual de Saúde, de modernização das unidades da Rede, e no que preconiza o Governo Estadual, em relação aos investimentos na melhoria da saúde em toda a Paraíba, com especial atenção às unidades do sertão e alto sertão. O Hospital de Coremas funciona de portas abertas com atendimentos em Urgência e Emergência, Clínica Médica e Maternidade.

Os novos equipamentos do laboratório do hospital de Coremas vão agilizar e ampliar a rotina do laboratório
Os novos equipamentos são mais modernos
Os novos equipamentos do laboratório chegaram essa semana e já estão em plena operação
O laboratório de Coremas amplia sua capacidade de atuação com os novos equipamentos
Os exames clínicos no hospital serão ampliados
Os equipamentos chegaram essa semana
A diretora geral do hospital, Josielma Oliveira, verificando o funcionamento dos novos equipamentos
Com os novos equipamentos o laboratório do hospital de Coremas vai poder realizar mais exames

Hospital de Catolé do Rocha ganha 10 novos leitos de UTI e amplia assistência para pacientes graves no interior da Paraíba

A partir desta Sexta feira, 7 de julho, o hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, de Catolé do Rocha, que integra a rede estadual de saúde, passa a disponibilizar também serviços de Unidade de Terapia Intensiva, com a implantação de 10 novos leitos de UTI. O secretário de Estado de Saúde, Jhony Bezerra e o secretário executivo de Gestão de Rede de Unidades de SaúdeAri Reis, estiveram na unidade e junto com a diretora geral do hospital, Dra. Jaqueline Andrade, abriram o serviço que reforça a assistência à pacientes que necessitem de cuidados intensivos e amplia as ações de  interiorização da saúde do Governo do Estado.

“Hoje estamos dando início ao funcionamento da tão sonhada UTI adulto do hospital de Catolé do Rocha, que se materializa e se constitui numa grande ação do Governo da Paraíba, através da Secretaria de Saúde, que entrega esses equipamentos de extrema importância para esse processo de regionalização e interiorização da saúde”, disse o secretário. Ele lembrou que o espaço será inaugurado pelo governador João Azevêdo, no dia 03 de agosto, mas, que já começa a funcionar a partir de hoje. “Esse equipamento que estamos implantando é de alto nível e tecnologia, que obedece todas as normas técnicas, e estamos muito felizes de estar participando deste momento e trazendo para o sertão do estado um equipamento desta magnitude”, reiterou o secretário Jhony Bezerra.

Para a médica e diretora geral do hospital, Jaqueline de Andrade, esse aporte dos novos leitos de UTI será fundamental na melhoria da assistência prestada pela unidade. “Contar com o suporte de um serviço avançado como o de uma UTI faz toda a diferença na assistência, porque é neste espaço que o paciente em estado grave ou potencialmente grave recebe cuidados complexos e intensivos de equipes multidisciplinares”, destaca Dra. Jaqueline. Ele complementa afirmando que o início dos trabalhos da UTI é um marco significativo para o serviço local, pois marca a disponibilidade de um serviço especializado que dará suporte e assistência à pacientes graves não apenas da cidade de Catolé do Rocha, mas, também de localidades circunvizinhas e, especialmente, para os 10 municípios para os quais a unidade é referência.

O secretário de Estado de Saúde, Jhony Bezerra
A UTI de Catolé do Rocha amplia o processo de interiorização e regionalização da saúde na Paraíba
Dra. Jaqueline de Andrade, ao centro, com os secretários Dr. Johny Bezerra e Ari Reis e profissionais da unidade
A equipe que deu o primeiro plantão na nova UTI
A nova UTI de Catolé do Rocha tem 10 leitos
A UTI de Catolé do Rocha está equipada com tecnologia de alto nível