Hospital de Catolé do Rocha passa a ofertar assistência bucomaxilo também para recém-nascidos

Os bebês nascidos na maternidade do Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, unidade da rede estadual de saúde, em Catolé do Rocha, passaram a dispor de assistência bucomaxilo a partir desta semana, com avaliações diárias de uma cirurgiã bucomaxilofacial, que também realizará as cirurgias de Frenotomia (procedimento cirúrgico feito para corrigir o freio ou frênulo da língua ou lábio da criança quando há encurtamento deste).

O primeiro bebê a ser contemplado com o serviço cirúrgico foi Levi Gabriel, filho da agricultora, Kwana Tamilly, cujo parto aconteceu no dia 02 de abril. O procedimento foi realizado nesta quarta-feira (3) e o bebê já vai ter alta com seu problema resolvido. “Foi uma surpresa saber que ele tinha esse problema, mas foi um alívio o hospital já ter feito a correção”, disse a mãe de Levi que mora em Catolé do Rocha.

A cirurgiã bucomaxilofacial Érica Tauana explica que, quanto mais cedo for feita a intervenção, melhor para a criança. “Se não for feita essa correção, a criança terá dificuldade de movimentação da língua, podendo causar dificuldades na amamentação, alimentação, movimentação da boca, fala entre outros aspectos”, destaca. Ela lembra que quando o procedimento é feito em recém-nascidos e lactentes, a incisão linear anteroposterior do freio lingual é feita sem remoção de tecido, o que facilita a recuperação.

Com esse novo serviço, explica o diretor-geral do hospital, Fábio Cardoso, todos os dias os recém-nascidos serão avaliados e se houver a necessidade de realização da Frenotomia, eles já sairão do hospital com o problema corrigido.

O procedimento de Frenotomia é rápido e a recuperação do bebê também
As avaliações bucomaxilo acontecem diariamente na maternidade do hosputal
A cirurgiã bucomaxilofacial Érica Tauana explica para a mãe o procedimento
O bebê Levi Gabriel foi o primeiro recém-nascido beneficiado com o serviço
Recém-nascidos que nescem no Hospital de Catolé passam a ter a cirurgia de Frenotomia
Posted on: 03/04/2024administrador