Author: administrador
Hospital de Coremas atende quase 500 pessoas durante feriado prolongado de carnaval
O Hospital e Maternidade Estevam Marinho, de Coremas, unidade integrante da rede de saúde do Governo da Paraíba, atendeu, durante o feriado prolongado de carnaval – no intervalo compreendido entre a sexta-feira (9) e a meia-noite da terça-feira (13) – 485 pessoas, sendo 210 na urgência e 275 no ambulatório.
Neste período, sete pessoas precisaram ser internadas para observação e cuidados posteriores às consultas por causa de diabetes metitus2, luxação óssea, dor torácica, intoxicação alcoólica, crise hipertensiva, dor abdominal e diarreia aguda.
Na urgência, os três casos mais frequentes de atendimento no período foi de pessoas com queixa de dores (57), com quadros de diarreia (32), com crise nervosa (12) e episódios de vômito (12). Mas, o hospital atendeu ainda vários casos de pessoas com mal estar, com sintomas de síndrome gripal, com dispneia, cefaleia, crise hipertensiva, febre, entre outros motivos, inclusive quatro casos de intoxicação.
No ambulatório, o dia de maior número de atendimentos foi a segunda-feira (12), quando 73 pessoas deram entrada na unidade, seguido do plantão da terça-feira (13), quando aconteceram 63 consultas. Na sexta-feira (9), 41 pessoas foram atendidas, no sábado (10), outras 45 passaram pela consulta médica e no domingo (11), outras 53 pessoas foram atendidas ambulatorialmente.
Na urgência, o dia de maior procura pelo serviço também foi a segunda-feira, quando 51 pessoas foram atendidas, seguida da terça-feira, quando mais 47 pessoas deram entrada na unidade. Na sexta-feira, foram atendidas 35 pessoas, no sábado, outras 36 e no domingo mais 41 pacientes.
A diretora-geral da unidade, Josielma Oliveira, afirmou que a média de atendimentos se manteve um pouco acima de outros períodos de feriado prolongado. “Observamos um discreto aumento na nossa média de atendimentos comparando com outros feriados anteriores, tanto que quase chegamos aos 500 atendimentos, mas tudo transcorreu dentro das expectativas”, disse ela, lembrando que a unidade se preparou para atender esse aumento de demanda natural em períodos de festejos e folia.




Hospital de Patos realizou 399 atendimentos na Urgência e emergência e 41 cirurgias no período do carnaval
O balanço do plantão do carnaval, que compreendeu o período entre a sexta-feira (9) e a terça-feira (13), na Urgência e Emergência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC), foi de 399 atendimentos e 41 cirurgias, sendo 23 de urgência e 18 eletivas. Desse total de atendimentos, 43 pessoas deram entrada na unidade vítimas de sinistros de trânsito, sendo 42 acidentados em motos e um por atropelamento.
O plantão com maior número de atendimentos foi o de segunda-feira (12), quando 102 pessoas deram entrada no hospital, seguido do domingo (11), quando outras 100 pessoas foram atendidas. Na noite da sexta-feira (9), 23 pessoas deram entrada no hospital por problemas diversos e no sábado (10), mais 92 pessoas foram atendidas na urgência e emergência e na terça-feira (13), outras 82 pessoas deram entrada na unidade.
Das 43 vítimas de sinistros de trânsito, 23 eram da cidade de Patos. Mas, o hospital recebeu acidentados vindos das cidades de Areia de Baraúnas, Brejo do Cruz, Catingueira, Condado, Coremas, Desterro, Junco do Seridó, Mãe D’água, Matureia, Paulista, Piancó, Quixaba, Santa Teresinha, São Bento, São José de Espinharas, São José do Bonfim e Vista Serrana. Seis pacientes precisaram ficar internados para cuidados posteriores.
Na Urgência e Emergência, além dos casos envolvendo os acidentados, os demais principais motivos dos atendimentos da unidade neste plantão do carnaval, pela ordem de casos, foram de pacientes com queixas de dores (129), com lesões por quedas (41), com mal estar (11), farturas (10), crise hipertensiva (9), com quadro de diarreia (8), AVC (8), entre outros motivos com menor frequência.
Dos 41 procedimentos cirúrgicos, a maior parte foi de Cirurgia Oncológica, com 14 casos, seguida de Cirurgia Geral (10), Cirurgia Vascular (8) e Ortopédica (6). O hospital realizou ainda uma cirurgia clínica, outra urológica e uma buco-maxilo.
“Foi um plantão de carnaval bem movimentado, inclusive, com um significativo número de cirurgias, mas, conseguimos atender toda a demanda, pois tínhamos nos preparado para esse aumento natural de procura pelos nossos serviços que ocorre sempre que há um feriado prolongado ou é período de festejos”, destaca o diretor-geral do Complexo, Francisco Guedes.






Santander será um importante parceiro do associado da Asplan a partir do próximo ano/safra atesta consultor da Associação
O Banco Santander está se voltando para o varejo, especificamente, para destinação de créditos aos produtores de cana-de-açúcar e estará com condições de competir com os demais bancos públicos, com recursos obrigatórios, com taxas que variam de 8% a 12%, e com recursos livres com taxas que variam de acordo com a análise do CPF. Essa informação foi dada hoje (9), pelo Consultor Financeiro da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), Cristiano Aguiar que, recentemente, esteve reunido com o Gerente de Agronegócio Santander PB e RN, Eduardo Nunes.
Cristiano diz que a Asplan, através da Consultoria Financeira, está buscando melhorar essa parceria. “Depois desta primeira visita ao gerente começo a fazer o cadastro da Asplan junto ao Santander para que no próximo ano/safra a instituição possa disponibilizar créditos para os nossos fornecedores, extensivo à cadeia de produção”, explica Cristiano.
Em relação à cadeia de produção, ele diz que se o associado da Asplan, por exemplo, for fazer uma compra num determinado fornecedor, o cadastro ficará mais facilitado. “O nosso associado poderá não apenas ter acesso às linhas de crédito do Santander, como também usufruir de vantagens a partir deste cadastro junto aos fornecedores de insumos, equipamentos e outros itens”, finaliza Cristiano´.
O consultor também participará da Agrishow, que acontece entre 29 de abril a 03 de Maio, em Ribeirão Preto (SP). “Na feira vou prospectar oportunidades de negócios para nossos associados, além de realizar consultorias para eles como fiz em anos anteriores”, destaca Cristiano.

Folia Solidária: campanha de doação de sangue sensibiliza acompanhantes de pacientes internos no Hospital de Patos
A costureira Patrícia de Morais Mendes, de 28 anos, foi uma das pessoas que doaram sangue nesta quarta-feira (7), estimuladas pela ação Folia Solidária realizada pelo Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), unidade da rede estadual de saúde, em Patos. Ela acompanha a mãe, a agricultora aposentada Maria Marlucia de Morais Mendes, 63 anos, que está hospitalizada na unidade aguardando para fazer uma cirurgia no braço direito para corrigir problemas causados por uma queda que ela sofreu em sua residência.
O procedimento está programado para ser realizado nesta quinta-feira (8). Maria Marlucia, inclusive, é doadora regular de sangue e há mais de 20 anos sai de sua cidade Malta, a cada quatro meses, para fazer sua doação no Hemonúcleo de Patos.
“A gente sabe da importância da doação de sangue, mas, muitas vezes, vai adiando e deixa de doar e assim também deixa de ajudar muita gente com esse gesto. Hoje, estimulada pela campanha realizada pelo hospital e também inspirada no exemplo de minha mãe, que é doadora há muito tempo, resolvi fazer uma doação”, afirma Patrícia. Ela já havia doado duas vezes, quando morava em São Paulo, e essa foi a primeira doação para o Hemonúcleo de Patos.
E no carnaval da Folia Solidária do hospital, realizado nesta quarta-feira (7), uma das pessoas mais animadas era justamente a Sra. Maria Marlucia. Mesmo com o braço imobilizado, ela acompanhou a equipe do hospital e dançou ao som de marchinhas carnavalescas. “Foi uma ação importante e chamou atenção para uma questão fundamental e que salva vidas, que é a doação de sangue. Sou doadora com muito orgulho e gratidão por poder ajudar outras pessoas com esse meu gesto”, disse ela, que tem sangue A+.
A coordenadora do Serviço Social do hospital, Suênia Mota, explica que o objetivo da ação foi mobilizar acompanhantes e familiares para doar sangue e assim reforçar o estoque estratégico do Hemonúcleo de Patos durante o período carnavalesco. “Estamos muito felizes porque logo no primeiro dia da ação a gente conseguiu sensibilizar as pessoas, chamar atenção para a importância da doação e conseguimos vários doadores”, comentou.
Na programação do dia teve ainda o lançamento do bloco ‘HRP Folia Solidário’, que foi saudado pela diretora administrativa, Brenna Nóbrega. “Estamos aqui, todos juntos, em ritmo de folia, para falar de um assunto muito sério que é a doação de sangue e que só acontece a partir de um ato voluntário de cada um de nós”, reforçou Brenna.
Neste primeiro dia da ação aconteceu um momento musical, a fala da direção, uma sessão de dança, teve maquiagem com temas de carnaval, com as alunas do curso de Estética da Escola Dom Expedito, e entrega de informes para encaminhamentos para doação de sangue, além de um desfile do bloco que percorreu numa grande animação os corredores e alguns setores do hospital.
Nesta quinta-feira (8), a programação prossegue, a partir das 9h, com uma palestra sobre a importância da doação de sangue. Após esse momento, haverá dinâmicas com os acompanhantes, entrega de brindes ao familiar que mais conseguiu doadores e outro desfile do bloco HRP Folia Solidário pelos ambientes da unidade.











Hospital de Patos atende mais de 200 pessoas e realiza 28 cirurgias no final de semana
O serviço de Emergência e Urgência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), unidade integrante da rede de saúde do Governo da Paraíba, em Patos, atendeu, entre as 18h da última sexta-feira (2) e a meia-noite do domingo (4), 227 pessoas e realizou 28 cirurgias, sendo 13 procedimentos de urgência e 15 eletivos. Foram 15 cirurgias oncológicas, cinco ortopédicas, quatro gerais, duas vasculares, uma urológica e outra nefrológica.
O plantão com maior número de atendimentos foi o de sábado (3), quando 98 pessoas foram atendidas. O segundo dia de maior procura pelo serviço foi o domingo (4) quando mais 93 pacientes foram atendidos. Na sexta-fera à noite, outras 36 pessoas foram atendidas.
Neste período, 32 pessoas deram entrada na unidade por causa de sinistros de trânsito, 29 delas por envolvimento em acidentes com motos, duas com automóvel e uma por atropelamento. Boa parte dos acidentados era da cidade de Patos, com 25 ocorrências, mas a unidade atendeu ainda acidentados vindos das cidades de Aguiar, Junco do Seridó, Juru, Matureia, Santana dos Garrotes e São José de Espinharas. Seis acidentados precisaram permanecer internados para cuidados posteriores.
Na emergência, além dos casos envolvendo os acidentados, os demais principais motivos dos atendimentos neste plantão do final de semana foram de pacientes com dores diversas, com 72 casos, complicações decorrentes de queda de nível ou da própria altura, com 29 ocorrências, e por complicações com pancadas, com 10 casos. Mas, houve casos ainda de diarreia (9), traumas (6), troca de sonda nasoenteral (SNE – para pessoas que não podem se alimentar normalmente) (5), mal-estar (5), desmaio (4), entre outras ocorrências. Houve ainda o registro de uma tentativa de suicídio.






Hospital de Coremas registra mais de 300 atendimentos no plantão do final de semana
Entre a noite da sexta-feira (2) e a meia-noite deste domingo (4), a Urgência e Emergência do Hospital e Maternidade Estevam Marinho, de Coremas, pertencente à rede estadual de saúde, atendeu 163 pacientes. No mesmo período, a unidade também realizou 188 atendimentos ambulatoriais e três internações. No total, foram assistidas 351 pessoas pelo serviço no final de semana.
As três maiores causas de atendimentos na urgência foram de pessoas com queixas de dores diversas, casos de diarreia e crise nervosa, nessa ordem. Mas a unidade também registrou atendimentos por conta de acidentes com objeto perfurocortante, casos de cefaleia, retirada de corpo estranho, dificuldade de urinar, febre, crise hipertensiva, mal-estar, reação alérgica, sintomas de síndrome gripal. Houve ainda um caso de tentativa de suicídio. Foram 66 atendimentos na sexta-feira (2), 51 no sábado (3) e mais 46 no domingo (4).
No ambulatório passaram por consulta médica, na sexta-feira, 71 pessoas. No sábado, foram atendidos mais 57 pacientes, e no domingo, mais 60 pessoas foram avaliadas pelos médicos de plantão. Três pessoas tiveram que ser internadas após a consulta. Duas por causa de gastroenterocolite aguda (geca – inflamação gastrointestinal, causada principalmente por vírus, bactérias e intoxicações alimentares) e outra por causa de agravamento de quadro de pneumonia.
A diretora-geral do hospital, Josielma Oliveira, destaca que os casos de mal-estar e geca têm sido recorrentes nos plantões do final de semana. “Temos observado que esses casos de complicações gastrointestinais ligados à alimentação aumentam nos plantões do final de semana, talvez pelo fato das pessoas exagerarem nas comidas gordurosas e muito calóricas, muitas vezes associadas ao uso de álcool, o que agrava o quadro”, afirma ela.


Hospital de Catolé do Rocha atende mais de 390 pessoas no plantão do final de semana
Cerca de 400 pessoas foram assistidas durante o plantão do final de semana no Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, em Catolé do Rocha. Entre a sexta-feira (2) e a noite do domingo (4), 395 pessoas foram atendidas no ambulatório médico da unidade, que integra a rede estadual hospitalar. Foram 143 atendimentos na sexta-feira, outros 126 no sábado e mais 126 no domingo, totalizando 395 consultas.
Nos atendimentos do ambulatório médico no final de semana, a maior demanda foi de pacientes com queixas de dores diversas, com 98 casos no total, seguido de pessoas com quadros de diarreia, com 48 casos, e de casos de cefaleia, com 28 atendimentos. Enxaqueca, febre, mal-estar, náuseas, queda, reação alérgica, tontura, lombalgia, crise de ansiedade, também foram motivos para procura do serviço, entre outros sintomas. Trinta e seis pessoas precisaram ficar internadas para cuidados posteriores.
Na urgência, o hospital atendeu oito casos de sinistros de trânsito, sendo cinco deles por causa de acidentes de motos e outros três com sinistros envolvendo automóveis. Neste período, o hospital realizou ainda 14 cirurgias, sendo seis delas de partos cesáreos, um parto normal, 511 exames laboratoriais e 97 Raios-X. As cirurgias foram de correção de fratura de clavícula, fratura de joelho, fratura de radio, hernioplastia, histerectomia, ooforectomia (retirada de ovários) e vasectomia.



Hospital de Catolé do Rocha realiza 15 cirurgias eletivas, dois partos e dois procedimentos ortopédicos em uma semana
O Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, unidade da rede estadual na cidade de Catolé do Rocha, realizou, entre os dias 30 de janeiro e 2 de fevereiro, 15 cirurgias eletivas, dois partos e duas cirurgias ortopédicas. Foram cinco cirurgias eletivas no dia 30, outras três no dia 31, mais três no dia 1º de fevereiro e outros quatro procedimentos nesta sexta-feira (2). Os partos aconteceram nesta sexta-feira (2) e as cirurgias ortopédicas na quinta-feira (1).
As cirurgias eletivas foram de colecistectomia (remoção da vesícula biliar), postectomia (fimose), histerectomia, hemorroidectomia, hernioplastia, vasectomia, ooforetomia/ooforoplastia (retirada dos ovários) e ainda de retirada de cistos. Os procedimentos foram realizados em pacientes das cidades de Água Branca, Bom Sucesso, Belém do Brejo do Cruz, São Bentinho, São Bento, Riacho dos Cavalos, Brejo do Cruz e Catolé do Rocha. Já as cirurgias ortopédicas foram de uma fratura de tornozelo, em um paciente de Junco do Seridó, e outra de fartura exposta de fíbula, numa paciente de Catolé do Rocha.
Somente no mês de janeiro, o hospital de Catolé do Rocha realizou 237 pequenas cirurgias, 57 cirurgias eletivas, outras 74 cirurgias pelo Programa Opera Paraíba, e 30 cirurgias ortopédicas. “Esse quantitativo de cirurgias, apenas do mês passado, mostra o quanto o nosso serviço é importante também neste aspecto de contribuir para desafogar a demanda regional por procedimentos cirúrgicos, melhorando a assistência aos pacientes que precisam de cirurgias eletivas”, afirma o diretor-geral da unidade, Fábio Cardoso.
Referência para 10 municípios da 8ª Região de Saúde, o Hospital de Catolé tem nas consultas ambulatoriais e exames sua maior demanda, com cerca de seis mil atendimentos mensais.






Hospital de Patos encerra Janeiro Branco com palestra e distribuição de material educativo
O Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), unidade de saúde integrante da rede de saúde do Governo da Paraíba, em Patos, encerrou, nessa quarta-feira (31), a campanha do Janeiro Branco. A ação, direcionada aos funcionários, pacientes e acompanhantes, contou com várias atividades, como rodas de conversa, palestra e distribuição de material educativo alusivo ao tema da saúde mental.
A coordenadora do setor de Psicologia, Clecia Silva, reforçou a importância dos cuidados com a saúde mental. “Para cuidar do outro é preciso que a gente esteja bem consigo próprio, daí ser tão importante trabalhar essa temática, não apenas no Janeiro Branco, mas durante todo o ano, principalmente, para nós que lidamos com as pessoas no momento de mais fragilidade delas que é quando estão doentes”, disse.
Além das conversas e palestras, foi instalado um painel para que as pessoas escrevessem suas expectativas, desejos, sonhos e metas para 2024. O mês também foi marcado pelo início dos trabalhos do ambulatório de psiquiatria da unidade que, inicialmente, se restringe ao atendimento do público interno mas, a direção do hospital já estuda ampliar esse serviço para pacientes. O ambulatório de psiquiatria funciona todas as quintas-feiras, no Hospital do Bem.








‘Eu não escolheria melhor local para posse que a Asplan’ disse George Coelho na solenidade que o reconduziu à presidência da FAMUP
O segundo vice-presidente da Asplan, Raimundo Nonato, representou a diretoria da entidade na solenidade e foi convidado, a exemplo das demais autoridades presentes a ficar no palco de honra e a falar. Em seu pronunciamento, Nonato lembrou que conhecia George Coelho muito antes dele ter relação com a FAMUP e que estava muito alegre de presenciar sua recondução ao cargo. “Como vice-presidente da Asplan e representando a entidade neste momento, digo que é uma honra muito grande e uma satisfação pessoal vê-lo ser reconduzido ao cargo de presidente da FAMUP, além de um prazer que essa solenidade seja realizada aqui. Você George foi exemplo de administração tanto que foi reeleito por unanimidade e receba em nome de todos os produtores de cana da Paraíba os nossos cumprimentos e o desejo que você possa alçar voos até mais altos, quem sabe como um representante de nosso setor político”, disse Nonato.
Em seu discurso, o presidente da FAMUP falou da importância da luta municipalista, dos avanços e vitórias conquistadas pelas prefeituras paraibanas com apoio da entidade, lembrou de sua trajetória política, agradeceu o apoio da família, o reconhecimento dos prefeitos, dos amigos e, emocionado, relembrou um momento que lhe marcou profundamente. “Quando eu estava arrumando minhas coisas para deixar a Prefeitura de Sobrado, meu filho, Guilherme Coelho, entrou no gabinete e falou do orgulho que sentia de mim porque fiz uma administração sem envolvimento com coisas ilícitas. E esse reconhecimento me emociona até hoje e é assim que sempre me conduzi e sempre me conduzirei onde quer que eu esteja”, falou George.
A solenidade de recondução do presidente da FAMUP e de posse da nova diretoria da entidade foi bastante prestigiada e contou com a participação do Secretário Especial Adjunto de Assuntos Federativos do Governo Federal, Margonari Marcos, do Presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino, do Promotor de Justiça representando o MPPB, Carlos Davi Lopes, de representantes de várias associações municipalistas de outros estados, do Secretário Chefe de Governo, Roberto Paulino, que representou o governador João Azevêdo, do presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB), Nominando Diniz, além de deputados federais e estaduais, entre outras autoridades.







