Author: administrador
Ambulatório de pré-natal de alto risco do Hospital de Catolé do Rocha inclui novo serviço de orientação para gestantes
O Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, unidade da rede de saúde do Governo da Paraíba em Catolé do Rocha, passa a contar, a partir desta terça-feira (27), com um novo serviço no ambulatório de gestação de alto risco: a orientação sobre exercícios de alongamento e relaxamento. O ambulatório, que também oferta exames clínicos, avaliação de exames, orientação nutricional e acompanhamento da gestação, iniciou suas atividades há um mês e já atendeu 42 usuárias dos nove municípios que compõem a região.
A fisioterapeuta responsável pelo serviço, Taisa Almeida, explica que a ideia é orientar as gestantes para a prática de exercícios que podem ser feitos em casa e que ajudam muito no processo gestacional e na saúde da própria paciente. “A proposta é ensinar e orientar as gestantes sobre exercícios leves e que podem ser feitos facilmente em casa e que ajudam na circulação, proporcionam relaxamento e alongamento e tornam essa fase da gravidez mais tranquila e saudável”, esclarece.
A agricultora Joice Alexandre da Silva, de 22 anos, da cidade de Belém do Brejo do Cruz, está em sua primeira gestação e já teve quatro consultas no ambulatório de pré-natal de alto risco do hospital. Ela foi encaminhada por causa de uma hipertensão gestacional e diagnóstico de pré-diabetes. “Esse serviço tem me ajudado muito. Esse trabalho daqui é bem melhor que outros que eu fui antes. Estou sendo muito bem atendida e tenho melhorado bastante, até as dores diminuíram”, disse ela, que também elogiou a iniciativa da unidade de incluir na assistência às orientações com a fisioterapeuta. “Eu gostei bastante dos exercícios que ela passou. São fáceis de fazer e devem ajudar bastante a gente a se sentir melhor”, completou.
O serviço de pré-natal de alto risco funciona todas as terças-feiras, com agendamento prévio via Secretaria de Saúde dos municípios. No agendamento, a gestante já fica sabendo o horário e data de atendimento e, ao chegar à unidade, antes de conversar com a médica, a paciente passa por uma triagem clínica com a enfermagem que inclui pesagem, além da aferição de sinais vitais e pressão. As que quiserem ainda têm acompanhamento com dietas específicas com uma das nutricionistas do hospital, que orienta sobre a importância de uma alimentação saudável, com foco nas necessidades de quem está gestante e agora também com as dicas da fisioterapeuta, com exercícios de relaxamento e alongamento.
A implantação deste serviço está inserida no projeto de expansão da assistência da unidade que além deste ambulatório também incluirá a implantação do de Endocrinologia, de Triagem oncológica e de cirurgias de cabeça e pescoço, brevemente. Desde o dia 23 de janeiro, quando o ambulatório foi inaugurado, até essa terça-feira (27), já foram atendidas no serviço gestantes das cidades de Brejo do Cruz, Belém do Brejo do Cruz, São Bento, Conceição, São José de Brejo do Cruz, Riacho dos Cavalos, Paulista, Brejo dos Santos e Catolé do Rocha.








Hospital de Coremas registra mais de 400 atendimentos ambulatoriais e de urgência no final de semana
O Hospital e Maternidade Estevam Marinho, unidade da rede estadual de saúde em Coremas, registrou 414 atendimentos no final de semana. Entre a noite da última sexta-feira (23) e a meia-noite desse domingo (25), foram atendidas 222 pessoas no ambulatório médico e 192 na Urgência e Emergência. Três pacientes precisaram ficar internados para cuidados posteriores.
A maior demanda de atendimento foi de pessoas com queixas de dores diversas, com 46 casos, seguida de pacientes com sintomas de síndrome gripal, com 33 ocorrências, e quadro de diarreia, com 25 casos. Mas o hospital atendeu ainda 19 casos com suspeita de dengue, 13 casos de crise nervosa, oito pessoas com febre, seis com cefaleia, além de casos de dificuldade de urinar, dispneia, pessoas que se acidentaram com objetos perfurocortantes, com crise hipertensiva, entre outros motivos. Houve ainda dois casos de intoxicação.
Na urgência, o plantão de maior demanda foi o do sábado (24), quando 74 pessoas foram atendidas, seguido do domingo (25), quando 69 pessoas deram entrada na unidade. No plantão de sexta-feira (23), outras 49 pessoas foram atendidas.
Nos atendimentos ambulatoriais, o dia de maior movimento também foi o sábado, quando foram atendidas 87 pessoas, seguida do domingo, quando outras 74 pessoas foram assistidas. Na sexta-feira, mais 61 pessoas passaram por consulta clínica no ambulatório da unidade.


Hospital de Catolé do Rocha registra mais de 300 atendimentos no final de semana
O Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, de Catolé do Rocha, que integra a rede estadual de saúde, realizou, no período entre a sexta-feira (23) até a meia-noite desse domingo (25), 344 atendimentos ambulatoriais, seis cirurgias eletivas, cinco partos, 353 exames laboratoriais, 49 Raios-X e registrou 20 internações.
A maior causa de atendimentos foi queixas de dor, com 58 casos, seguido de pessoas com sintomas de síndrome gripal, com 35 ocorrências, e de casos de gastroenterocolite aguda (diarreia recorrente), com 20 atendimentos e de diarreia, com mais 18 registros. Gastrite, crise de ansiedade, cefaleia, crise hipertensiva, mordida de animais, reação alérgica, mialgia, amigdalite, aplicação de medicação própria e avaliação obstétrica, foram outras causas recorrentes de atendimento nos plantões do final de semana.
Das seis cirurgias eletivas, cinco foram realizadas na sexta-feira. Foram duas laqueaduras (esterilização definitiva da mulher), uma histerectomia total (remoção cirúrgica do útero e também retirada das trompas adjacentes e do ovário), uma colecistectomia (remoção da vesícula biliar) e uma hernioplastia inguinal (tratamento da hérnia na parede abdominal). No sábado foi realizada outra laqueadura. Os cinco partos, todos cesáreos, foram dois na sexta-feira e outros três no sábado.
As 20 internações registradas no plantão do final de semana foram de pacientes com AVC (acidente vascular cerebral), AVE (acidente vascular encefálico), complicações por cirrose hepática, dispneia, encefalopatia hepática (deterioração da função cerebral que ocorre em pessoas com doença hepática grave), fratura e obstrução intestinal, entre outros motivos.




Hospital de Patos atende mais de 200 pessoas e realiza 25 cirurgias no final de semana
A Emergência e Urgência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), unidade da rede estadual de saúde em Patos, registrou 235 atendimentos, entre a noite da sexta-feira (23) e a meia-noite desse domingo (25). No período, a unidade também realizou 25 cirurgias, sendo 11 delas de urgência e 14 eletivas. Foram 11 procedimentos de ortopedia, cinco vasculares, outros cinco gerais e quatro cirurgias oncológicas.
Entre os 235 atendimentos, 13 foram de pessoas que se envolveram em sinistros de trânsito, todos eles com motocicletas. Seis vítimas eram da cidade de Patos, e as demais vieram dos municípios de Água Branca, Catingueira, Desterro, Olho D’Água e São José de Espinharas. Dois acidentados tiveram que permanecer internados para cuidados posteriores ao atendimento de urgência em decorrência da gravidade dos traumas.
Na urgência e emergência, além dos casos envolvendo os acidentados com motos, os demais motivos dos atendimentos da unidade neste final de semana foram de pacientes com dores, num total de 72 casos, seguido de problemas decorrentes de quedas, com 44 ocorrências. Mas o hospital atendeu ainda pessoas com mal-estar, dispneia, por causa de mordida de animais e picadas de insetos, com crise hipertensiva, com reação alérgica, torção, entre outros motivos.
O plantão da sexta-feira (23) teve 38 atendimentos; no de sábado (24), mais 107 pessoas foram atendidas; e outras 90 passaram pela urgência do hospital no plantão de domingo (25), totalizando 235 atendimentos da urgência e emergência no final de semana.





Hospital de Catolé realiza cirurgia ortopédica de urgência e evita transferência de paciente para outra cidade
Foram exatos 30 minutos entre a chegada no Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, unidade da rede estadual na cidade de Catolé do Rocha, e o começo da realização de uma cirurgia de urgência de correção de fratura de tíbia e fíbula, graças à interiorização da assistência de saúde promovida pelo Governo da Paraíba que possibilita o atendimento do paciente em sua própria cidade ou região. Esse caso aconteceu na noite dessa quarta-feira (21), com a agricultora Danuzia Tarciana de Oliveira, 49 anos, mais conhecida como ‘Branquinha’, da cidade de Brejo dos Santos.
Danuzia parou na estrada para socorrer um amigo que tinha sido acidentado com uma moto na PB-323, na noite dessa quarta-feira, em Brejo dos Santos, quando foi surpreendida por um automóvel desgovernado que passou por cima dela e do amigo acidentado. Ela foi socorrida para o Hospital de Catolé do Rocha e em menos de 30 minutos a paciente já estava na sala de cirurgia para o procedimento. O amigo faleceu no caminho e já chegou à unidade em óbito. “Estou me sentindo muito bem, apesar do que aconteceu. Só estou triste pela morte de meu amigo. Estou também muito agradecida pelos cuidados que recebi aqui”, disse ela.
O filho da paciente, Artur Henrique Oliveira, que acompanha a mãe no hospital, disse que a assistência foi muito rápida e eficiente. “Eu estou impressionado com o atendimento aqui. Não tem o que falar mal, ele foi extremamente rápido, vi a equipe toda mobilizada e sobre a cirurgia de minha mãe só deu tempo de eu sair para fora do hospital e quando eu voltei para a recepção ela já tinha sido levada para o bloco cirúrgico. Estou grato a toda a equipe pela assistência que estão dando a minha mãe”, comentou ele.
Na última quinta-feira (15), o hospital já havia realizado, com sucesso, uma cirurgia ortopédica de urgência em uma criança de quatro anos. A cirurgia foi uma correção de fratura no cotovelo esquerdo. A mãe do menino, a agricultora Edileide Alves Dantas, também enalteceu a rapidez do atendimento. Arthur Henrique brincava em frente a sua casa e, por volta das 16h, sofreu uma queda e fraturou o cotovelo esquerdo. Entre o acontecimento e a realização da cirurgia de urgência, passaram-se pouco mais de duas horas. “A gente chegou no hospital por volta das 17h e antes das 20h ele já estava sendo operado. Só tenho a elogiar o atendimento e a rapidez com que meu filho foi atendido e muito bem cuidado. Foi um serviço excelente, eu só tenho a agradecer”, disse a mãe do menino, que teve alta na sexta-feira (16), menos de 24h após dar entrada no hospital.
O diretor-geral do hospital, Fábio Cardoso, reitera a importância da disponibilidade deste serviço, implantado em novembro do ano passado na melhoria da assistência à população. “Essa agilidade no atendimento só é possível porque temos equipes de plantão e/ou sobreaviso que no menor tempo possível já estão a postos para realização dos procedimentos, como aconteceu com o Arthur, na semana passada, e com a Sra. Danuzia, ontem à noite”, destaca o médico, lembrando que antes das cirurgias ortopédicas serem disponibilizadas na unidade, os pacientes tinham que ser removidos para outros hospitais da rede estadual, em outras cidades, a exemplo de Patos e Sousa, para realização de procedimentos desta natureza.
O Hospital de Catolé do Rocha é referência para 10 municípios da 8ª Região de Saúde e tem nas consultas ambulatoriais e exames sua maior demanda, com cerca de seis mil atendimentos mensais e, desde novembro de 2023, se tornou referência também para procedimentos ortopédicos, consolidando assim a expansão deste serviço para o Sertão paraibano.


Hospital de Coremas atende mais de 300 pessoas no plantão do final de semana
O Hospital e Maternidade Estevam Marinho, unidade integrante da rede de saúde do Governo da Paraíba, em Coremas, atendeu, durante o plantão do final de semana, entre a sexta-feira (16) e o domingo (18), 346 pessoas. Foram 188 atendimentos ambulatoriais e outros 158 na urgência.
Neste período, sete pessoas precisaram ser internadas para observação e cuidados posteriores às consultas por causa de complicações de neoplasia (massa de tecido anormal), pneumonia, angina, diarreia, ITU (Infecção do Trato Urinário) e SCA (Síndrome coronariana aguda).
Na urgência, foram registrados 59 atendimentos na sexta-feira, outros 61 no sábado e mais 38 no domingo. Os casos mais frequentes corresponderam a pessoas com queixa de dores (41), com quadros de diarreia (39), com sintomas de síndrome gripal (18), com crise nervosa (12) e cefaleia (9).
Já no ambulatório, o dia de maior número de atendimentos foi a sexta-feira (16), quando 70 pessoas passaram por avaliação médica. No sábado (17), 66 pessoas foram atendidas e no domingo (17), outras 52.
O hospital atendeu ainda vários casos de pacientes com dificuldade de urinar, crise hipertensiva, febre, dengue, reação alérgica, sangramento, entre outros motivos, incluindo, uma tentativa de suicídio.



Hospital de Catolé do Rocha atende mais de 400 pessoas no final de semana, realiza 10 partos e sete cirurgias eletivas
O Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, em Catolé do Rocha, realizou 434 atendimentos ambulatoriais, 10 partos e sete cirurgias eletivas no período compreendido entre a noite da sexta-feira (16) e a meia-noite desse domingo (18). O plantão do final de semana ficou marcado ainda pela internação de 27 pessoas. Dos 10 partos, sete foram cesáreos e três normais.
A unidade, que integra a rede de saúde do Governo da Paraíba, ainda realizou 181 exames laboratoriais e 83 Raios-X. As cirurgias eletivas foram realizadas na sexta-feira (16). Foram três de laqueadura (esterilização definitiva da mulher), uma histerectomia total (retirada do útero e do colo do útero), uma colecistectomia (remoção da vesícula biliar por meio de um corte abdominal), uma perineoplastia (cirurgia para reconstruir ou aproximar o períneo) e uma exerese de tumor axilar (retirada de nódulos na axila).
Dos 434 atendimentos no ambulatório, 147 aconteceram na sexta-feira (16), outros 178 no sábado (17) e mais 109 pessoas passaram por avaliação médica na unidade no domingo (18). Os casos mais recorrentes neste período foram de pessoas se queixando de dores diversas, 71 casos no total, seguido de 63 ocorrências de diarreia, outras 32 pessoas procuraram o serviço por causa de gastroenterocolite aguda (diarreia recorrente), outras 22 para aplicação de medicação própria, 16 com sintomas de síndrome gripal e outras 15 com crise de ansiedade, entre outros motivos de menor ocorrência.





Hospital de Patos realiza mais de 200 atendimentos no plantão do final de semana
Um total de 244 pessoas deu entrada na Urgência e Emergência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), unidade da rede estadual de saúde em Patos, entre a noite da sexta-feira (16) e a meia-noite desse domingo (18). No período, a unidade realizou 11 cirurgias, sendo nove de urgência e duas eletivas. Foram quatro procedimentos vasculares, dois gerais, mais dois oncológicos, uma cirurgia urológica e outra buco-maxilo.
O plantão com maior número de atendimentos foi o do sábado (17), quando foram atendidos 105 pacientes. No domingo (18), outras 104 pessoas deram entrada na urgência do hospital. E das 18h até a meia-noite da sexta-feira (16), outras 35 pessoas foram atendidas na unidade que é referência para 89 municípios do sertão paraibano.
Neste universo de 244 atendimentos, 12 entradas foram de pessoas que sofreram sinistros de trânsito, sendo 10 com motocicletas, uma com automóvel e outra por atropelamento. Dois pacientes precisaram permanecer internados para cuidados posteriores. Além de moradores da cidade de Patos, o hospital atendeu acidentados de Cacimba de Areia, Santa Luzia, Várzea e Santana dos Garrotes.
Na Urgência e Emergência, além dos casos envolvendo acidentes, os demais motivos dos atendimentos da unidade no plantão do final de semana foram de pessoas com queixas de dores, com 79 casos, seguido de complicações por quedas, com 35 ocorrências, e quadros de dispneia, com 11 casos. Cefaleia, mordida de animais, retirada de pontos, fratura, pancadas foram outras causas recorrentes de atendimento nos plantões entre os dias 16 e 18.





Hospital de Patos lança projeto de estímulo ao autocuidado de pacientes oncológicos assistidos pela unidade
O serviço de Psicologia do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), unidade pertencente à rede estadual de saúde, em Patos, começou, na tarde dessa quarta-feira (14), a implantação de um projeto que busca valorizar o autocuidado em pacientes que estão em tratamento oncológico no Hospital do Bem. No primeiro dia de ação do projeto, cinco pacientes tiveram seus cabelos cortados e barbas feitas, gratuitamente, pelo barbeiro Jarbas Filho que vai, a partir de agora, todos os meses, atender os pacientes com essa iniciativa.
Com diagnóstico de câncer no intestino, o Sr. João Cordeiro da Silva, de Patos, faz tratamento no Hospital do Bem e foi um dos pacientes que se beneficiaram da ação de corte de cabelo e barba. “Foi uma ação boa demais. Estou me sentindo bem leve. Foi bom demais. Gostei muito”, disse ele. Em tratamento por causa de uma neoplasia com lesão invasiva, o Sr. Edinaldo de Araújo, da cidade de Serra Grande, também cortou o cabelo e fez a barba nesta quarta-feira. “Eu estou muito bem, mais leve, solto, me achando mais bonito, com melhor aparência. Foi ótimo. Muito agradecido ao hospital também por isso”, afirmou ele.
A coordenadora do setor de Psicologia do hospital, Clecia Silva, explica que a iniciativa busca estimular o autocuidado e também ampliar a rede de cuidados para o paciente. “A ideia é fortalecer a autoestima, despertar o resgate do autocuidado que muitas vezes é deixado de lado pelo paciente num momento de hospitalização e fazer com que nossos pacientes se sintam ainda mais bem cuidados”, explica ela, complementando que cuidar da aparência também é importante. “Ela é quem chama atenção das pessoas, num primeiro contato, através do olhar!”, reitera a psicóloga.
“É um sentimento de gratidão poder contribuir para aumentar a autoestima destas pessoas que enfrentam um momento delicado na vida e eu, como barbeiro, busco oferecer com meu trabalho uma melhor autoestima ao cliente e no Hospital do Bem, esse propósito é o mesmo, o que muda é que, ao invés de clientes, são pacientes, pessoas que eu posso ajudar com a minha profissão. Essa foi a primeira vez que fiz uma ação desse tipo e isso me impactou bastante. Logo que recebi o convite, não hesitei em aceitar. E depois desta primeira experiência, a importância da ação ficou ainda mais clara para mim e vou continuar”, disse Jarbas, proprietário da Retrô Barbearia.






Enc: Hospital de Catolé do Rocha atende mais de 700 pessoas no carnaval e ainda dá suporte com equipe no corredor da folia
O Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, em Catolé do Rocha, atendeu no feriadão de carnaval, entre a noite da sexta-feira (9) e a meia noite desta terça-feira (13), 740 pessoas. A unidade, que integra a rede de saúde do Governo da Paraíba, ainda deu suporte aos foliões com plantões externos no corredor da folia, com equipe completa (médico, enfermeiro, técnico e motorista) e o aporte de uma ambulância do Coração Paraibano.
Neste período, o hospital realizou ainda três cirurgias eletivas de laqueadura (procedimento voluntário de esterilização definitiva da mulher), sete partos, 361 exames laboratoriais, 73 Raios-X e registrou 27 internações.
No ambulatório, foram atendidas 153 pessoas na sexta-feira (9), outras 129 no sábado (10), mais 141 na segunda-feira (11), outras 177 na terça-feira (12) e no dia 13, mais 140 pessoas passaram por avaliação médica na unidade.
Os casos mais recorrentes neste período foram de pessoas se queixando de dores diversas, 132 casos no total, seguido de quadro de diarreia, com 108 ocorrências, 37 pessoas procuraram o serviço por causa de reação alérgica, outras 30 por causa de gastroenterocolite aguda (diarreia recorrente), 29 pessoas foram ao hospital para tomar medicação própria, 26 pessoas se queixaram de cefaleia e outras 25 foram assistidas por causa de náusea, entre outros motivos de atendimento. Vítimas de sinistros de trânsito com moto também deram entrada na unidade durante o feriado prolongado, foram 14 no total.
O diretor-geral da unidade, Fábio Cardoso, afirma que o movimento foi intensificado por conta do feriado de carnaval, mas que isso não impactou na assistência prestada, pois houve todo um preparo interno para atender essa demanda. “O aumento pela procura do serviço durante o feriadão de carnaval já era esperado e, de fato, acelerou a rotina do hospital. Mas, nos preparamos para isso e realizamos as consultas, exames e atendimentos na urgência, incluindo a realização de sete partos e três cirurgias eletivas, sem nenhuma intercorrência”, disse o médico.
Fábio lembrou que além da assistência na unidade, o hospital disponibilizou equipes, todas as noites de carnaval, para dar assistência aos foliões onde eles estavam brincando. “Esse serviço foi outro diferencial de nossa assistência, este ano”, finalizou o diretor. A equipe externa que atuou no corredor da folia realizou três atendimentos no sábado, outros três na segunda-feira e mais quatro na terça-feira. No domingo não houve demanda.






