Author: administrador

União Europeia flexibiliza regras ambientais mas quer impor às nossas exportações regras de antidesmatamento critica presidente da Asplan

Os países da União Europeia (UE) aprovaram nesta terça-feira (26), em Bruxelas, a flexibilização das normas ambientais exigidas a agricultores do bloco. A  Comissão Europeia, braço executivo do bloco,  propôs eliminar completamente a obrigação de deixar pelo menos 4% das terras produtivas em pousio ou áreas não produtivas. Esta medida seria substituída por uma simples “diversificação” e a manutenção de pastos permanentes seria consideravelmente flexibilizada. Além disso, terras com menos de 10 hectares estariam isentas da fiscalização associada às normas ambientais. As normas da Política Agrícola Comum (PAC) que estão sendo flexibilizadas estavam em vigor desde 2023. A reforma da PAC foi aprovada quase sem alterações pelos ministros da Agricultura e agora será enviada ao Parlamento Europeu.

O presidente da Associação dos plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), José Inácio de Morais, disse que a proposta da Comissão Europeia em relação a flexibilização das regras ambientais é, no mínimo, um contrasenso frente às exigências da União Europeia em relação as exportações brasileiras. “Temos aqui no Brasil regras ambientais muito rígidas e mesmo assim essa mesma União Europeia, que agora flexibiliza suas regras ambientais, quer impor barreiras comerciais usando, inapropriadamente, a bandeira do desmatamento. Logo nós que temos que preservar de 20% a 80%. Parece até uma piada de mau gosto isso”, destacou o dirigente canavieiro.

No twitter, a ex-ministra da Agricultura, Tereza Cristina, também se manifestou sobre o assunto, lembrando que o presidente da França, Emmanuel Macron, maior defensor desta ‘hipocrisia europeia’, segundo ela, que impõe barreira comercial, transvestida de exigências ambientais, está no Brasil e se encontrará com o presidente Lula, mas que esse assunto não consta na pauta oficial do encontro dos dois chefes de estado. “Essa mesma União Europeia que não reconhece o Código Florestal Brasileiro, que exige preservação de 20% a 80% das propriedades rurais brasileiras, contra 4% de lá, quer impor regras próprias de antidesmatamento para nós. Ou seja, faça o que eu digo, não o que faço”, twitou ela.

Fonte: Exame.com e Twitter

O presidente da Asplan, José Inácio de Morais, critica barreira comercial imposta as exportações brasileira pela União

 

Hospital de Catolé do Rocha realiza mais de 500 consultas médicas no final de semana

O Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, de Catolé do Rocha, unidade pertencente à Rede Estadual de Saúde, realizou 502 consultas médicas no plantão do final de semana, compreendido entre sexta-feira (22) e o domingo (24). A unidade também fez quatro cirurgias.

Foram 163 consultas na sexta-feira (22), outras 195 no sábado (23) e mais 144 atendimentos no ambulatório médico no domingo (24). O hospital realizou ainda atendimentos de urgência, sendo oito deles de vítimas de sinistros de trânsito com motos. No final de semana, foram realizados 312 exames laboratoriais e 102 exames de Raios-X.

Os três principais motivos de atendimentos no plantão foram de pacientes se queixando de dores, com 60 casos; seguidos de sintomas de síndrome gripal, com 50; e 31 casos de cefaleia. O hospital também atendeu pessoas com infecção, para administração de medicação própria, mialgia, crise de ansiedade, cervicalgia, com diarreia, dorsalgia, faringite, gastroenterocolite aguda (diarreia recorrente), reação alérgica, amigdalite, febre, gastrite, nasofaringite, entre outros motivos.

No período, 20 pacientes foram internados, entre outras causas por apendicite, curetagem, desidratação, derrame pleural e erisipela.

Um dos atendimentos no ambulatório do Hospital de Catolé
Hospital de Catolé realizou mais de 500 atendimentos neste final de semana
Hospital de Catolé atendeu oito pacientes vítimas de acidentes nestre final de semana

Hospital de Patos atende quase 200 pessoas e realiza mais de 30 cirurgias no final de semana

O plantão deste final de semana (22 a 24) na Emergência e Urgência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), unidade da rede hospitalar do Governo da Paraíba, em Patos, registrou o atendimento de 197 pessoas. Entre as 18h da sexta-feira (22) até a meia-noite do domingo (24), o hospital realizou 34 cirurgias, sendo 12 de urgência e 22 eletivas. Boa parte dos procedimentos foi de oncológicos, com 15 casos, seguidos de 11 cirurgias gerais, quatro ortopédicas e outras quatro vasculares.

No plantão da noite da sexta-feira (22), foram atendidos na urgência e emergência 33 pessoas; no sábado (23), outras 80 pessoas procuraram o serviço; e no domingo (24), mais 84 pessoas deram entrada na unidade.

Os atendimentos de maior frequência foram de pessoas se queixando de dor (57), seguidos de complicações decorrentes de quedas (24) e de torção (10). O hospital também atendeu nove casos de dispneia, oito casos de trauma, outros oito casos de crise hipertensiva, e mais oito casos de dormência/paralisia. Hipotensão, mal-estar, mordida de animais, intoxicação, hemorragia, engasgo, crise nervosa, diarreia, crise de coluna, entre outros fatores foram causa de procura pelo serviço.

A unidade atendeu 18 vítimas de sinistro de trânsito, sendo 17 por motocicletas e um por acidente com automóvel. Além de Patos, com 15 ocorrências, foram atendidos acidentados de Catingueira, São José do Bonfim e Teixeira. Quatro pacientes precisaram ficar internados para cuidados posteriores.

Hospital realizou quatro cirurgias ortopédicas
Das 34 cirurgias realizadas o Hospital de Patos 12 foram de urgência
Boa parte das cirurgias foi oncológica com 15 casos
Hospital de Patos realizou 34 cirurgias no final de semana

Hospital de Coremas atende mais de 250 pessoas no final de semana

Entre a noite da sexta-feira (22) e esse domingo (24), 269 pessoas utilizaram os serviços de Urgência e Emergência do Hospital e Maternidade Estevam Marinho, de Coremas. A maior demanda de atendimentos, com 50 casos no total, ocorreu em pacientes que apresentavam sintomas de síndrome gripal, seguida de pessoas com queixas de dores, com 44 ocorrências, e de pessoas com fratura, com 41 registros.

Foram 99 atendimentos na sexta-feira (22), 91 no sábado (23) e outros 79 no domingo (24). Neste período, o hospital registrou seis internações, uma por dor abdominal, outra por nefrolitiase (cálculo renal ou pedra nos rins), erisipela (processo infeccioso da pele), crise hipertensiva e intoxicação.

A unidade registrou ainda casos de pessoas que deram entrada por causa de diarreia, com 25 casos, dengue, com 19 ocorrências, 12 pessoas apresentavam vômitos, oito dificuldade de urinar, sete se queixavam de dores de cabeça, outras sete com crise nervosa, entre outros motivos. A unidade atendeu ainda quatro vítimas de sinistros de trânsito, todas com motocicleta.

Hospital de Coremas atendeu 269 pessoas no plantão deste final de semana
O plantão foi bem movimentado na urgência do Hospital de Coremas neste final de semana
Triagem na urgência do Hospital de Coremas neste final de semana

Visitas a UTI do Hospital de Catolé são precedidas de explanação do quadro do paciente com apoio da Assistência Social e Psicologia

O Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, de Catolé do Rocha, que integra a rede estadual de saúde, adotou um padrão de interação prévia com os familiares de pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva – UTI que permite que antes deles visitarem a UTI recebam informações sobre o estado de saúde e procedimentos adotados para cada caso. As informações são repassadas pelo médico plantonista, com apoio da equipe de Assistência Social e Psicologia, antes da visitação. A UTI adulta da unidade foi inaugurada em julho do ano passado e conta com 10 leitos.

O aposentado Damião Mendonça da Costa, de 83 anos, que sofre de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), consequência de anos de tabagismo, deu entrada no hospital no dia 12 de março último, inicialmente, foi para a Área Vermelha, mas os médicos optaram por transferi-lo para a UTI, onde ele permaneceu quatro dias. Como o quadro evoluiu e melhorou ele foi transferido, essa semana, para a enfermaria onde ainda se encontra sob cuidados médicos e uso de oxigênio. “Sou muito grato ao tratamento que estou recebendo aqui e durante o tempo que fiquei na UTI observei o cuidado e atenção que tiveram comigo e com todos que estavam lá. Só tenho a agradecer”, disse ele.

O genro dele, o vendedor Francisco Cirilo de Oliveira foi visitá-lo na UTI e também elogiou a abordagem da equipe. “O atendimento aqui é muito bom, os médicos plantonistas são bem atenciosos, explicam tudo em detalhes, aliás, toda a equipe é muito preparada, cuida bem dos pacientes e no caso da UTI têm também atenção com os familiares”, disse Cirilo. Para ele, ter a disposição um serviço do nível do Hospital de Catolé é uma tranquilidade. “A gente pede a Deus para não precisar de hospital, mas é muito bom a gente saber que se precisar tem um local que vai dar um bom atendimento e assistência e Catolé tem esse hospital muito bem montado, com uma equipe muito preparada e um diretor geral muito atento, prestativo e humano”, afirmou Cirilo, referindo-se ao médico Fábio Cardoso.

“Essa forma de abordagem prévia com os familiares é muito positiva e, de uma certa forma, dá mais tranquilidade a eles que ficam sabendo de tudo o que está acontecendo e o que está sendo feito para a recuperação dos pacientes antes mesmo de realizarem a visita. Essa também é uma forma de humanizar mais o contato hospital/família”, afirma o diretor geral do hospital, Fábio Cardoso, que é intensivista.

Na UTI do Hospital de Catolé é permitido visita aos pacientes todos os dias, inclusive finais de semana e feriados, das 15h as 15h30. São duas pessoas por paciente, tendo cada uma 15 minutos ou se for uma visita única, a permanência se dá no tempo integral de 30 minutos.

“A UTI costuma assustar pacientes e familiares. Muito por ser um local de pouco acesso, associado ao isolamento e à gravidade dos problemas de saúde. Porém, o cuidado intensivo, com equipe multidisciplinar 24h e apoio de equipamentos que só têm numa UTI, salva muitas vidas”, finaliza o diretor geral do hospital de Catolé.

Francisco Cirilo durante uma das visitas que fez ao sogro, Damião Mendonça, na UTI
Francisco Cirilo com o sogro Damião Mendonça que agora está na enfermaria
Já na UTI o familiar também tem o acompanhamento de profissionais da equipe
A todo um preparo para entrar na UTI com orientações e uso de EPIs
As visitas também são acompanhadas na UTI
O visitante recebe informações do quadro do paciente também na UTI
Médico, psicológo e outros profissionais formam a rede de apoio na UTI de Catolé
Antes da visita, cada caso é passado para os familiares pelo médico plantonista e equipe da Assistên

Expectativa é que façam uma proposta equilibrada e justa para os produtores afirma presidente da Asplan sobre pagamento de CBios

Desde que foi implantado o Renovabio, há cinco anos, as indústrias sucroalcooleiras do Brasil recebem créditos de carbono (CBios) e, durante todo este período, o programa deixou de fora os produtores de matéria-prima que são justamente o elo da cadeia produtiva que mais resgata carbono no campo, gerando uma distorção que o Projeto de Lei 3.149 pretende reparar. Essa semana, em Brasília, as negociações entre produtores e usinas avançaram no sentido de se chegar a um consenso que contemple formalmente os produtores no recebimento deste crédito. Tanto que o PL que iria ser votado na Comissão de Minas e Energia da Câmara, nesta quarta-feira (20), foi retirado de pauta para posterior apreciação, se necessário.

O presidente da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), José Inácio, esteve essa semana em Brasília, junto com diretores da Associação, onde participou de várias reuniões e voltou otimista. “As usinas já aceitam colocar em lei o nosso direito de participar do Renovabio e ter acesso ao pagamento dos Cbios, o que já é um avanço, falta agora acordar o percentual a que teremos direito”, afirma ele, lembrando que algumas usinas já pagam um percentual de 60% no Nordeste e algumas em São Paulo chegam a pagar 63% informalmente, já que não há legislação que regule esse pagamento em vigor.

Ainda segundo José Inácio, o PL que iria ser votado nesta quarta-feira (20), foi retirado de pauta por causa de um possível acordo com os industriais que está em curso. “A retirada da pauta foi aprovada em assembleia na Feplana e foi estabelecido um prazo de 15 dias para essa negociação avançar. Caso contrário, o PL segue com a votação na comissão, mas esperamos que haja um entendimento entre as partes”, afirma José Inácio, lembrando que essas negociações têm tido um apoio importante e direto do senador paraibano Efraim Filho, autor do PL 3.149, quando era deputado federal, e também do relator da matéria, deputado Benes Leocádio.

Além de José Inácio participaram das atividades em Brasília o primeiro e segundo vice-presidentes da Asplan, Pedro Neto, que é também presidente da UNIDA, e Raimundo Nonato, respectivamente, além do diretor do Departamento Técnico da Asplan, Neto Siqueira. Na mesa de negociação que aconteceu reunindo produtores e industriais estiveram ainda presentes representantes da Feplana, CNA e UNICA.

Em Brasilia a diretoria da Asplan fez contatos importantes como o presidente da Câmara, Arthur Lira
Presidente da Asplan, José Inácio e diretores da Associação durante evento na Câmara Federal
PL do Renovabio foi retirado de pauta para aguardar negociação com os representantes das indústrias
Reunião entre produtores e industriais para tentar um consenso sobre o pagamento de CBios
A retirada de pauta do PL do Renovabio foi feita com aval da Feplana e das entidades do setor

Hospital de Patos reúne profissionais para debater a melhoria da nutrição em pacientes críticos

A capacitação ‘Avaliação Nutricional com foco no paciente Crítico’ realizada nesta segunda-feira (18) pela equipe de Nutrição do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) debateu um tema que impacta diretamente na recuperação do paciente grave, minimizando complicações relacionadas ao estado nutricional e contribuindo para uma melhor evolução do quadro. Participaram do treinamento Nutricionistas, Enfermeiros, Farmacêuticos e Médicos de Patos e vários municípios do sertão.

O Médico Clínico, Rafael Nóbrega, o Coordenador do Serviço de Nutrição do Complexo, Thiago Viana, e a Nutricionista, Wellen Gouveia, da Vitale, foram os facilitadores do treinamento que abordou a forma de avaliação do paciente crítico, a atuação da intervenção médica e nutricional, a importância da suplementação, dos cálculos energéticos, das intervenções na hidratação e ainda sobre distúrbios gastrointestinais.

            “Esse momento foi muito importante para que esses profissionais aprendessem um pouco mais sobre como a medicina e nutrição, na área de nutrologia, podem ser aliadas para proporcionar uma diferença no bem estar e recuperação do paciente e levar essa capacitação a outros profissionais é fundamental e um evento como esse o paciente só tem a ganhar com uma assistência cada vez mais assertiva e eficaz”, destacou o médico Rafael Nóbrega.

            Para o Coordenador do Serviço de Nutrição do Complexo, Thiago Viana, esse treinamento foi um marco importante na melhoria e avanço do acompanhamento nutricional do paciente grave. “Em todas as situações o acompanhamento nutricional é importante, mas, em pacientes graves esse olhar mais atento é um fator preponderante na boa recuperação, já que uma boa nutrição pode fazer o paciente responder muito melhor ao tratamento”, reitera Thiago Viana.

A capacitação, que teve o apoio da Vitale (fornecedora da unidade), aconteceu no auditório da 6ª Gerência de Saúde em Patos e além das palestras teve ainda degustação de suplementos, distribuição de material didático, sorteio de brindes e foi encerrado com um coffee break.

Profissionais de vários municípios participaram do treinamento
O treinamento reuniu nutricionistas, enfermeiros, médicos e outros profissionais
O Médico Clínico, Rafael Nóbrega, foi um dos palestrantes do treinamento
O treinamento foi realizado na sede da 6ª Gerência de Saúde, em Patos
O nutricionista e coordenador do serviço de nutrição do Hospital de Patos, Thiago Viana
A nutrição em pacientes graves é importante para a boa recuperação do quadro
A Nutricionista, Wellen Gouveia, também foi palestrante do treinamento

Asplan presenteia senador Efraim no dia de seu aniversário com desenho feito por um artista adolescente autista de João Pessoa

Neste dia 18 de março, o senador paraibano Efraim Filho, comemorou mais um aniversário. E, certamente, ele deve ter recebido muitos presentes, mas, um em especial deve ter lhe chamado atenção: um desenho que reproduz seu rosto. Mas, não se trata de um desenho qualquer. Esse, em especial, foi feito por um garoto paraibano autista de 12 anos que, desde um ano de idade começou a revelar o seu talento artístico. Trata-se de Gleydiandersson Macedo Mendes Oliveira. O presente foi encomendado pela Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan) e entregue ao senador paraibano, em Brasília, pelo presidente da Associação, José Inácio que estava acompanhado do primeiro e segundo vice-presidentes da entidade, respectivamente, Pedro Neto e Raimundo Nonato e ainda pelo Diretor Técnico do DETEC, Neto Siqueira, nesta segunda-feira (18).

“A gente tem uma relação muito próxima com o senador Efraim Filho que é um político que tem uma atuação voltada para as questões do campo e em defesa do setor produtivo e que também é nosso amigo e queríamos presenteá-lo com algo que fosse marcante e enquanto estávamos pensando surgiu a ideia de aproveitar o talento deste garoto paraibano e ao mesmo tempo divulgar um trabalho tão bonito feito por ele, mas, ainda desconhecido”, afirma José Inácio

O senador ficou agradecido com a homenagem. “Gostei muito, fiquei lisonjeado com esse presente e externo aqui minha gratidão a todos que fazem a Asplan, a todos os amigos que tenho na Asplan, que fazem um belíssimo trabalho junto aos associados, incluindo, esse trabalho social e porque não dizer também a Paraíba, representando um setor muito importante na cadeia produtiva do estado”, disse Efraim Filho.

Segundo a Gerente Administrativa da Asplan, Kiony Vieira, cujo esposo, Antônio descobriu o trabalho de Gleydiandersson, o presente de Efraim foi o pontapé inicial para ajudar a divulgar os desenhos e pinturas do adolescente artista e com isso conseguir ajudá-lo a expandir seu talento. “Ele é um menino  muito talentoso, mas, extremamente humilde e que se não tiver ajuda para desenvolver esse talento nato, dado por Deus, terá muita dificuldade para continuar desenhando e pintando”, afirma ela, lembrando que tanto a mesa, quanto a cadeira que ele usa para desenhar são inapropriadas e bastante velhas (a cadeira está inclusive quebrada) e também há pouco material de trabalho porque sua mãe, Cedilma Macedo Silva, tem apenas um benefício do INSS para mantê-los.

“A ideia de retratar Efraim no desenho e presenteá-lo com esse quadro também foi a forma que achamos de chamar atenção de um político influente que pode não só projetar esse trabalho para muito mais pessoas, como pensar em formas de ajudar a criar, por exemplo, um centro cultural para pessoas autistas onde elas possam desenvolver seus dons e habilidades e talentos artísticos”, reitera Kiony, complementando que a Asplan também pensa em realizar uma exposição com os desenhos e pinturas de Gleydiandersson em um dos próximos eventos promovidos pela entidade em sua sede, em João Pessoa. A doação de uma mesa e cadeira para o artista mirim também já está garantida pela entidade.

Pedro Neto, José Inácio e Raimundo Nonato entregam o presente a Efraim Filho
O senador Efraim Filho com dirigentes da Asplan e Alexandre Lima, da AFCP
O senafor Efraim Filho e o presidente da Asplan, José Inácio na comemoração do aniversário do senador paraibano, em Brasília
O senador Efraim Filho agradeceu a iniciativa da Asplan em presenteá-lo com a pintura de uma foto sua
O presente foi uma pintura feito por um garoto autista paraibano, o Gleydiandersson Macedo Mendes Oliveira
O presente foi entregue ao senador, Efraim Filho, pelo presidente da Asplan, José Inácio

Hospital de Patos atende mais de 200 pessoas e realiza 32 cirurgias no final de semana

A Emergência e Urgência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), em Patos, atendeu, entre a sexta-feira (15) e o domingo (17), 233 pessoas. Foram 32 na sexta-feira, mais 103 no sábado e outras 98 no domingo. Durante o plantão do final de semana, a unidade, que integra a rede estadual de saúde, realizou ainda 32 cirurgias, sendo 25 eletivas e sete de urgência.

As cirurgias foram, na maioria, oncológicas e atenderam os pacientes que estão em tratamento contra o câncer no Hospital do Bem, que integra o Complexo, com 16 casos. A unidade também realizou oito procedimentos ortopédicos, cinco cirurgias gerais, uma vascular, outra bucomaxilo e um procedimento urológico.

Dos pacientes atendidos na urgência, 34 foram vítimas de sinistros de trânsito, 28 de motocicletas e outros seis por atropelamento. Além de 16 pacientes de Patos, o hospital atendeu também acidentados das cidades de Água Branca, Aguiar, Condado, Junco do Seridó, Malta, Olho d’água, Pedra Branca, São José de Espinharas, Teixeira, Cacimbas e Piancó. Oito destes pacientes precisaram permanecer internados para cuidados posteriores, incluindo cirurgias.

Além das vítimas de sinistros de trânsito, as causas mais frequentes de atendimento na urgência foram de pessoas que se queixavam de dores, com 67 ocorrências, seguidas de pacientes que sofreram quedas, com 55 casos; e dispneia, com 13 registros. Também deram entrada na unidade oito pessoas mordidas por animais, quatro pacientes com ocorrência de picadas de insetos, dois casos de apendicite e outros dois de Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Hospital de Patos atendeu 233 pessoas no plantão deste final de semana
Das 32 cirurgias realizadas, 16 foram oncológicas
Hospital de Patos realizou 32 cirurgias no final de semana
Das 32 cirurgias realizadas, oito foram ortopédicas
Das 32 cirurgias realizadas, 25 foram eletivas e sete de urgência

Hospital de Coremas atende mais de 270 pessoas no final de semana

Entre a noite da sexta-feira (15) e do domingo (17), 277 pessoas utilizaram os serviços de Urgência e Emergência e Ambulatório Médico do Hospital e Maternidade Estevam Marinho, de Coremas. A maior demanda de atendimentos na urgência, com 53 casos no total, ocorreu em pacientes que se queixavam de dores diversas, seguidos de pessoas com sintomas de síndrome gripal, com 46 ocorrências, e de pacientes que deram entrada com febre alta, com 31 casos.

A unidade registrou ainda 23 casos de pessoas que deram entrada no hospital por causa de diarreia e 16 pessoas apresentaram quadro de crise nervosa. Outras causas de atendimento foram reação alérgica, traumas, vômito, dificuldade de urinar,  amigdalite, cefaleia, dengue, intoxicação. Também houve um caso de acidentado com moto e outro com objeto perfuro/cortante.

Na sexta-feira (15) foram atendidas 103 pessoas, sendo 90 no ambulatório médico e outras 13 na urgência. No sábado (16), outras 97 pessoas foram atendidas, 77 no ambulatório e outras 20 na urgência e no domingo (17), mais 77 atendimentos foram registrados, sendo 62 no consultório médico e outros 15 na urgência, totalizando os 277 atendimentos do plantão do final de semana.

Hospital de Coremas atua com urgência, emergência, clinica médica, pediatria e maternidade
Registro do atendimento para o ambulatório médico no Hospital de Coremas
Hospital de Coremas atendeu 277 pessoas no final de semana