Author: administrador
Hospital de Catolé do Rocha realiza 62 cirurgias, 11 partos e atende mais de 400 pessoas no final de semana
O Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, de Catolé do Rocha, unidade pertencente à rede estadual de saúde, realizou 452 consultas médicas entre a sexta-feira (15) e a meia-noite do domingo (17). Além dos atendimentos no ambulatório médico, a unidade realizou ainda 61 cirurgias pelo Programa Opera Paraíba e 11 partos.
Foram 17 cirurgias na sexta-feira, outras 22 no sábado e mais 22 no domingo. Entre os tipos de cirurgias realizadas, estão: colecistectomias (retirada da vesícula biliar), histerectomias (remoção cirúrgica do útero), hernioplastias (tratamento de hérnia), descência de culpulo vaginal (abertura da vagina) e perioneoplastia (procedimento cirúrgico que visa reconstruir a região do períneo da mulher).
O mutirão de cirurgias do Opera Paraíba atendeu pacientes das cidades de Riacho dos Cavalos, Paulista, Mato Grosso, São José de Piranhas, Triunfo, São Bento, Brejo dos Santos, Jericó, Santa Helena, Lastro, Serra Grande, Belém do Brejo do Cruz, São José do Brejo do Cruz, São Bentinho, Bonito de Santa Fé, Sousa, Carrapateira, Malta, Brejo do Cruz, São José de Espinharas, Mato Grosso e Catolé do Rocha.
Dos 452 atendimentos no ambulatório médico, 167 aconteceram na sexta-feira (15), 166 no sábado (16) e 119 casos no domingo (17). Entre as causas mais frequentes de ocorrências, destacam-se pacientes com queixas de dores, sintomas de síndrome gripal, cefaleia, quadro de diarreia e gastroenterocolite aguda (diarreia recorrente), mialgia, entre outras. O hospital atendeu ainda 10 pacientes vítimas de sinistro de trânsito por moto.
Durante o plantão de final de semana, o hospital realizou ainda 61 raios-X, 224 exames clínicos laboratoriais. A unidade registrou também 80 internações, boa parte delas foi de pacientes das cirurgias eletivas, mas também por hiperglicemia, com síndrome gripal, curetagem, fraturas, Acidente Vascular Encefálico (AVE), além das 11 mulheres parturientes.








Asplan participa do Dia de Campo da Tecmaq Agro na usina Caeté em Alagoas
A Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan) prestigiou o Dia de Campo da Tecmaq, realizado na sede da usina Caeté, em São Miguel dos Campos (AL), no último dia 15. Na ocasião foi apresentada a nova colhedora de cana Austoft 4010 Maxx. O agrônomo da Associação, Luis Augusto representou a entidade no evento que reuniu convidados, profissionais do setor e produtores de cana de Alagoas e outros estados do Nordeste.
“Foi muito interessante, pois tivemos a oportunidade de conhecer essa nova colheitadeira, a Case 4010 Maxx, e ver in loco o desempenho desta máquina que chega com melhorias em relação ao modelo anterior, o A4000 que foi fabricada no Brasil até 2013”, afirma Luis. Segundo ele, a nova colheitadeira traz melhorias relacionadas à limpeza da cana, possui auto reverso no sistema de limpeza do radiador, com maior potência de motor, o que permitindo colher a cana com uma produtividade maior, inclusive acima de 100 t/há.
“A máquina anterior não colhia em áreas acima de 80 t/ha.
e esse novo modelo se mostra mais eficiente e se encaixa perfeitamente nas áreas dos fornecedores de cana, porque é uma máquina menor, mais simples de operação, mais fácil de manobrabilidade, colhe no espaçamento simples, inclusive com 1,0 m que a grande maioria possui”, acrescenta Luis.
Segundo informações do fabricante, a colheitadeira 4010 Maxx, colhe em média 300 toneladas de cana por dia, variando em função de diversos fatores. “No meu ponto de vista, a máquina atende as necessidades dos fornecedores por tudo o que foi dito anteriormente e vem para somar e preencher uma lacuna muito grande existente na falta de mão de obra que vem afetando o nosso planejamento e encarecendo os nossos custos, passando a ser um problema crucial na atividade hoje aqui no Nordeste”, finalizou Luis.





Hospital de Catolé do Rocha realiza capacitação de equipe de enfermagem com foco no atendimento à pacientes graves
O Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, de Catolé do Rocha, realizou, nesta sexta-feira (15), um treinamento com a equipe de Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem que atuam no Pronto Atendimento, área Vermelha e UTI. O objetivo da agenda foi qualificar os trabalhadores para tornar ainda mais célere e uniforme a assistência aos pacientes graves que chegam a urgência e emergência da unidade.
A capacitação ‘Abordagem ao paciente grave e Parada Cardiorrespiratória’ foi ministrada pelo diretor-geral do hospital e médico intensivista, Fábio Cardoso, e foi vista desde a abordagem inicial ao paciente até as condutas que devem ser adotadas para salvaguardar a vida de quem está sendo socorrido. “É de fundamental importância que todos os profissionais do hospital estejam nivelados para atender qualquer situação de gravidade e dar suporte a pacientes graves e críticos e em situação de parada cardiorrespiratória que é a principal emergência médica no nosso serviço”, destaca o médico.
O médico pontua ainda que a falta de fluxo sanguíneo e de oxigenação compromete seriamente o funcionamento do organismo, levando a alguns quadros irreversíveis. O cérebro, por exemplo, é o órgão mais sensível à falta de oxigênio, suportando apenas quatro minutos. Após esse tempo, as sequelas são irreparáveis e podem levar a vítima à morte cerebral. E em se tratando de quadro de paradas cardiorrespiratórias, o tempo de socorro também pode fazer a diferença entre a vida e a morte. Fábio reforça que quanto mais cedo o paciente for atendido, maiores são as chances de recuperação.









Asplan participa do maior evento sobre controle biológico para cana-de-açúcar do NE com o case da produção de insumos em Camaratuba
O maior evento sobre controle biológico de pragas na cana-de-açúcar no Nordeste, o 2º Tecnobio Cana NE aconteceu em Maceió (AL), no dia 14 de março e teve expressiva participação da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), com a palestra do biólogo da Estação de Camaratuba, Roberto Balbino, sobre ‘Manejo da broca da cana com parasitoide”. A Estação mantida pela entidade paraibana que produz Cotesia flavipes (vespas), que combate a broca-comum (Diatraea spp) e o Metarhizium anisopliae (fungos), que combate a cigarrinha da Folha (Mahanarva posticata).
Na minha apresentação, destaca Roberto, eu mostrei nossos cases de sucesso utilizando a Cotesia flavipes e utilizado outros parasitoides. “Eu apresentei toda a nossa tecnologia na produção de insumos biológicos para o Nordeste, principalmente em plantações da Paraíba e Rio Grande do Norte, com metodologia de avaliações, com posicionamento de produto de controle da broca da cana, os estudos, os levantamentos pré e pós-aquisição dos produtos biológicos, mostrando todas as condições de manejo próprias para a região Nordeste e também como a Asplan vem realizando os trabalhos no campo e em campo”, afirmou o biólogo.
Na ocasião, Roberto abordou ainda o importante apoio que a Asplan vem dando a pesquisa de insumos biológicos e investindo na Estação de Camaratuba. “Esse trabalho de manejo com insumos biológicos exige uma equipe preparada, estudos constantes, avaliações frequentes e o apoio que a diretoria e presidência da Associação vem dando a essa atividade tem sido fundamental para o sucesso deste trabalho”, reiterou Roberto.
Os controladores biológicos produzidos na Estação mantida pela Asplan são distribuídos gratuitamente para os associados da Associação e vendidos a preços acessíveis para o mercado. O Diretor do Departamento Técnico (DETEC) da Asplan, Neto Siqueira, explica que a entidade trabalha agora para expandir a produção. “Já fizemos várias melhorias na Estação, contratamos mais técnicos visando ampliar a produção de vespas, que acontece durante todo o ano, e também a de fungo que se concentra nos meses de março, abril, maio e junho. Além disso, disponibilizamos para nossos associados equipamentos para aplicação dos produtos e orientação técnica para o melhor uso deles”, explica Neto. A Estação, atualmente, conta com uma equipe de 25 profissionais, que atuam sob a supervisão do biólogo Roberto Balbino.




Enfermeira Gigriola Fernandes viúva de Dr. Ivanes se filia ao PSB e vai disputar uma cadeira na Câmara Municipal de Patos
‘Legado não é o que você deixa pras pessoas, legado é o que você deixa nas pessoas’. Essa fase de Deive Leornardo se encaixa bem no ato de filiação ao PSB da viúva do ex-prefeito de Patos, Ivanes Lacerda, a enfermeira Gigriola Fernandes da Silva. Candidata a vereadora nas próximas eleições, ela chega à legenda para fortalecer a ala feminina do partido em Patos, ajudar o partido a cumprir o que determina a legislação eleitoral em relação a cota feminina, mas, sobretudo para resgatar a memória de Ivanes, um político e cidadão respeitado e querido, dando continuidade a um projeto político que não morreu com seu marido. Ao contrário, ao se filiar ao PSB, ela reverencia a memória de Ivanes e fortalece as mulheres patoenses com boa, qualificada e forte representatividade.
E a chegada dela na legenda tem muito da articulação do presidente do PSB em Patos, Francisco Guedes, que é um cidadão com visão além do alcance e um poder de articulação extraordinário que embora não seja de Patos, criou vínculos muito positivos com nossa cidade, a partir de uma gestão exitosa à frente da direção geral do Hospital Regional. “Gigriola chega para fortalecer nosso projeto, para engrandecer o PSB e porque não dizer para dar continuidade ao legado político de Dr. Ivanes. Ninguém mais do que ela tem legitimidade para isso, pois acompanhou de perto as ações política do marido e foi uma agente importante e sempre participativa das ações e decisões dele neste aspecto”, afirma Francisco.
O ex-prefeito de Patos, Ivanes Lacerda, morreu no dia 25 de janeiro de 2021 por complicações causadas pela Covid-19, quando estava inyernado no Hospital da Unimed, em João Pessoa. Na época, ele tinha 66 anos de idade.

As pessoas precisam conhecer o talento do adolescente autista de João Pessoa que produz desenhos e pinturas com maestria de forma autodidata
Em uma das ruas do bairro do Rangel, numa casa muito simples, mora um garoto muito talentoso, que desafia a pobreza, tem sorriso fácil e gestos generosos com a mãe e fascina pela sua imensa capacidade e grande talento artístico. O nome deste menino também não e muito comum: Gleydiandersson Macedo Mendes Oliveira. Aliás, nada é comum na vida deste adolescente de 12 anos que cursa a 7ª Série, numa escola municipal de João Pessoa e começou a desenhar apenas com um ano de idade, foi diagnosticado com autismo, tem crises de ansiedade e sem nunca frequentar uma escolinha de artes, desenha e pinta como um mestre.
Os retratos pintados por ele, que ele desenha olhando apenas a foto e fazendo medições com uma régua comum, são impressionantes pela fidelidade a imagem original. Ele não tem preferências para desenhar, mas gosta de retratar políticos, artistas, animais, modelos de roupas. Já desenhou o governador da Paraíba, João Azevêdo e o prefeito da capital, Cícero Lucena. Entre seus ídolos já retratados por ele, os das cantoras Marília Mendonça, que ele desenhou quando ela ainda estava viva, e Anita impressionam demais pela fidelidade dos traços retratados no desenho. Não há diferença das fotos originais para os traços feitos por ele.
E o detalhe é que ele trabalha com materiais rudimentares, lápis pouco apropriados (quando os tem), numa bancada improvisada e sentado numa cadeira de plástico que de tão velha já está quebrada em um dos braços. O que falta de instrumentos e materiais sobra em talento. Talento, inclusive, que nem a mãe dele, a Sra. Cedilma Macedo Silva, sabe de onde vem. “Com um ano, ele começou a rabiscar e em pouco tempo já fazia alguns desenhos que foram se aperfeiçoando com o tempo e a dedicação dele em fazer cada vez melhor. No começo, ele desenhava no chão e até ajoelhado no sofá”, conta a mãe, que vive sozinha com o filho e se mantém com uma pensão por invalidez numa casa muito simples, mas que não falta o mais importante: amor e entusiasmo pela vida.
Além de frequentar as aulas do 7º ano na escola municipal Durmerval Trigueiro Mendes, às tardes, Gleydiandersson ainda tem reforço escolar no contraturno para poder acompanhar a turma e fazer as tarefas. Ele ainda faz acompanhamento psicológico no Centro de Inclusão do Pedro Gondim, onde tem terapia todas as terças-feiras e outras atividades. Tão simples como a vida que ele tem, o sonho deste garoto talentoso deveria ser fácil de ser realizado. Ele quer apenas a oportunidade de frequentar uma escola de artes e poder desenvolver sua técnica e se profissionalizar. Mas, diante das dificuldades que enfrenta esse simples sonho ainda não foi realizado e isso o entristece bastante. “Eu sei de várias coisas que estão dentro de mim, mas não sei como colocar isso para fora e acho que se alguém me ensinasse técnicas, talvez eu conseguisse pintar e desenhar ainda melhor. Às vezes fico triste e ansioso, mas quando começo a desenhar ou pintar esqueço tudo”, diz ele.
O maior sonho de Gleydiandersson é melhorar a vida da mãe, tanto que quando consegue vender um desenho, que cobra apenas R$ 150,00, ele lhe dá logo o dinheiro. “Ela gasta comigo, compra comida e remédios, me sustenta. É justo, mas eu sonho em poder dar uma vida mais alegre a ela”, afirma ele, que enxerga o caminho da arte para concretizar esse desejo. “Tenho fé que alguém vai conhecer a história de meu filho, reconhecer o talento dele e ajudá-lo”, afirma esperançosa a Sra. Cedilma. E quem quiser entrar em contato com a mãe do artista, o telefone dela é (83) 98860-0983.















Pacientes, acompanhantes e funcionárias do Hospital de Patos são homenageadas pelo Dia das Mulheres
A rotina no Hospital do Bem, que integra o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, unidade da rede estadual de saúde, em Patos, com atendimento oncológico, foi alterada nesta terça-feira (12), por causa de um evento comemorativo em homenagem ao Dia da Mulher. O momento, que aconteceu na recepção do hospital, teve distribuição de brindes, momentos de beleza com sessão de maquiagem e penteados, depoimentos de pacientes e ex-pacientes, música, dança e um lanche especialmente preparado pela equipe de Nutrição, além de distribuição de chocolates, mensagens alusivas à comemoração e decoração temática com bolas rosas claras e escuras.
O momento foi aberto com um louvor, seguido da fala da diretora administrativa do hospital, Brenna Nóbrega. “Estamos aqui comemorando uma data simbólica, mas extremamente significativa. A gente sabe que todo dia é nosso dia, mas o 8 de Março, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher, nos chama atenção para os cuidados que a gente precisa ter com a gente, para lembrar o quanto somos importantes para a sociedade, seja em casa, no trabalho, na igreja, enfim, é uma data que nos valoriza ainda mais, e merece ser comemorada e é por isso que estamos reunidas aqui celebrando este momento. Viva a todas nós”, disse ela. A coordenadora do Serviço Social e uma das organizadoras do evento, Suenia Mota, também reiterou a importância da celebração.
A sra. Maria das Neves Silva Araújo, de São Mamede, que faz tratamento de um câncer de mama no Hospital do Bem e em agosto do ano passado sofreu um infarto e foi salva graças a uma angioplastia realizada na Hemodinâmica do hospital de Patos, falou sobre a importância dos serviços da unidade, tanto em relação a urgências, quanto no tratamento oncológico. “Só tenho a agradecer pela assistência que tenho recebido no Hospital de Patos e estar hoje aqui, comemorando o dia da mulher, faz muito sentido para mim e me alegra, pois somos guerreiras por natureza e temos a sorte de contar com essa assistência em saúde aqui em Patos. Então temos motivos de sobra para comemorar”, disse ela.
A professora aposentada Maria do Socorro de Sousa de Andrade, da cidade de Sousa, também faz tratamento de um câncer de mama no Hospital do Bem. Ela já encerrou o ciclo de quimioterapia e no dia 19 de abril fará uma cirurgia na unidade. Ela elogiou a assistência recebida e a iniciativa pela comemoração. “Eu gosto demais daqui e essa comemoração hoje está muito bonita e me emocionou bastante. Meu marido Francisco Fananca, inclusive, já foi paciente daqui. Ele tirou um câncer na orelha e está curado. Graças a Deus existe esse hospital aqui e em breve teremos um também em Sousa que está sendo construído”, disse ela.
A comemoração, além das atividades realizadas na recepção do hospital, se estendeu também às enfermarias, onde houve a realização de louvores com voz e violão, distribuição de brindes, chocolates e mensagens para todas as pacientes e suas acompanhantes. As funcionárias do hospital também foram contempladas com o recebimento de brindes, mensagens e chocolates.













Hospital de Patos realiza 41 cirurgias e atende mais de 200 pessoas na urgência no fim de semana
O plantão do último final de semana da Emergência e Urgência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), unidade da rede de saúde do Governo da Paraíba, em Patos, ficou marcado pela realização de 41 cirurgias, sendo 17 de urgência, e o atendimento a 228 pessoas, 30 das quais vítimas de sinistros de trânsito.
Dos 30 pacientes que deram entrada por causa de sinistro de trânsito, entre as 18h da sexta-feira (8) e a meia-noite deste domingo (10), 28 se envolveram em acidentes com motos, uma com automóvel e outra por atropelamento. Patos registrou o maior número de casos, com 16 ocorrências, mas o hospital recebeu acidentados das cidades de Água Branca, Igaracy, Juru, Mãe D’água, Matureia, Piancó, Princesa Isabel, Santa Terezinha, Santana dos Garrotes, São José de Espinharas, Teixeira e São José do Bonfim. Três pacientes precisaram permanecer internados.
As demais causas de atendimento na urgência foram de pacientes que sofreram quedas, seguidas de quadros de dispneia, traumas diversos, vômito, dores, mordida de animais, quadros de diarreia, cefaleia, crise hipertensiva, entre outros motivos, inclusive uma tentativa de suicídio.
Das 41 cirurgias realizadas, 17 foram de urgência e outras 24 eletivas, sendo a maior parte de procedimentos oncológicos, com 15 cirurgias, seguidos de cirurgias gerais, com nove casos, sete ortopédicas, seis vasculares, três urológicas e uma buco-maxilo.






Hospital de Catolé do Rocha ultrapassa 400 atendimentos no plantão do final de semana
O Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, de Catolé do Rocha, unidade pertencente à rede estadual de saúde, realizou 432 atendimentos entre as 18h da sexta-feira (8) e a meia-noite deste domingo (10). Foram 155 consultas médicas na sexta-feira (8), mais 143 no sábado (9) e outras 134 no domingo (10). Durante o plantão, ainda foram realizados 74 exames de Raio-X e 278 exames laboratoriais. Vinte e duas pessoas precisaram ser internadas para observação e cuidados posteriores a consulta médica.
O hospital realizou, ainda neste plantão de final de semana, quatro partos e quatro cirurgias eletivas. No ambulatório, os atendimentos mais recorrentes foram de pacientes com queixas de dores, com 51 ocorrências, seguido de sintomas de síndrome gripal, com 37 casos, e de pessoas apresentando quadros de gastroenterocolite aguda (diarreia recorrente), com 33 atendimentos.
A unidade registrou também 26 casos de diarreia, 16 de cefaleia, 19 pessoas foram a unidade para administração de medicação própria, 13 pessoas estavam com infecção, 10 com tosse recorrente e outras 10 com faringite, entre outros motivos de menor incidência.



Hospital de Coremas registra quase 500 atendimentos no plantão do final de semana
A Urgência e Emergência do Hospital e Maternidade Estevam Marinho, em Coremas, atendeu 222 pacientes entre a sexta-feira (8) até a meia-noite desse domingo (10). No ambulatório foram realizadas 268 consultas médicas. Somando os dois serviços, a unidade que integra a rede de saúde do Governo da Paraíba registrou 490 atendimentos no período.
Queixas de dores foram as ocorrências com maior número de casos, com 50 atendimentos, seguidas de pessoas com sintomas de síndrome gripal, com 31 casos, e quadros de diarreia, com 30 ocorrências. Mas houve ainda 23 atendimentos por febre alta, 16 com dengue, outros 16 casos de cefaleia, e 13 pessoas foram atendidas com crise nervosa.
Além disso, o hospital atendeu três casos de sinistros de trânsito com motos, dois casos de mordedura de animais, cinco casos de dificuldade de urinar, quatro casos de dispneia, dois de complicações por diabetes, três pessoas com crise hipertensiva, outras três com infecção, duas com mal-estar, outras duas com traumas por quedas, cinco com reação alérgica, uma com sangramento, três com tontura, quatro com traumas e três com vômitos.
Dos 222 atendimentos na urgência, 80 aconteceram na sexta-feira (8), 65 no sábado (9), e 77 no domingo (10). Das 268 consultas médicas no ambulatório, 97 aconteceram na sexta-feira, 79 no sábado e 92 no domingo. Nove pessoas precisaram ficar internadas após as consultas para observação e cuidados posteriores, por causa de diarreia, dengue, febre, gastroenterocolite aguda (diarreia recorrente), gripe e angina.
O Hospital de Coremas atua com serviços de urgência e emergência de baixa complexidade, clínica geral e também como maternidade e integra o Programa Opera Paraíba, com a realização de cirurgias de catarata.


