Author: administrador
Hospital de Catolé do Rocha implanta serviço de orientação e estímulo ao aleitamento materno
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que os bebês sejam alimentados exclusivamente com leite materno até os 6 meses de idade. E que, mesmo após a introdução dos primeiros alimentos sólidos, sigam sendo amamentados até, pelo menos, os 2 anos de idade. Essa e outras informações sobre o incentivo ao aleitamento passaram a ser rotina, a partir desta semana, no Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, de Catolé do Rocha, que integra a rede estadual de saúde e também funciona como maternidade.
A ação, que faz parte da ampliação à assistência das mães que têm filhos na unidade, foi uma iniciativa da psicóloga Andrea Freitas que, por meio de abordagens na enfermaria obstétrica, passa informações necessárias para as pacientes sobre o aleitamento, tendo como ênfase o aumento do vínculo afetivo entre mãe e filho. “Trata-se de uma abordagem sobre a importância do aleitamento, com o objetivo de estimular o ato de amamentar, fortalecendo o vínculo emocional entre eles”, explicou. A psicóloga complementa que a ação também é uma troca de conhecimento, experiências e acolhimento.
Ainda segundo Andrea, na abordagem é explicada a importância do aleitamento materno nas primeiras horas de vida, que é bom tanto para o bebê quanto para a mãe, pois auxilia nas contrações uterinas, diminuindo o risco de hemorragia.
Para a agricultora Hávila Beatriz, de 23 anos, da cidade de São Bento, que teve sua primeira filha, Beatriz, nessa terça-feira (9), a palestra foi muito esclarecedora. “Gostei muito das informações, aprendi coisas que eu não sabia como, por exemplo, como segurar o peito ao amamentar para evitar que o bebê sufoque e fique mais fácil para mamar”, frisou.
Visando ajudar ainda mais as mães que estão amamentando, a iniciativa também aborda as dificuldades comuns no início do aleitamento, como o bebê não sugar direito, não conseguir abocanhar o mamilo e a aréola, pegar a mama, mas não conseguir manter a pega, sobre a mama apresentar uma condição que dificulta o processo ou ainda o bebê possuir a língua presa, entre outros fatores.



Hospital de Patos realiza mais de 13 mil atendimentos e mil cirurgias no 1º trimestre de 2024
O Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC), o maior centro de referência para urgência e emergência no sertão do estado, realizou durante o 1º trimestre deste ano, que compreende o período de 1º de janeiro a 30 de março, 13.887 atendimentos. Na unidade também foram feitas 1.163 cirurgias, entre eletivas, de urgência e oncológicas.
Nestes três primeiros meses, o ambulatório do hospital realizou 5.081 atendimentos, enquanto a urgência e emergência teve 8.806 registros de entrada e 2.203 internações. Das 1.163 cirurgias realizadas, 373 foram oncológicas, 315 ortopédicas, 277 cirurgias gerais, 146 vasculares, 24 buco maxilo, 15 torácicas, 11 urológicas, uma nefrológica e outra otorrino.
O balanço de prestação de serviços do primeiro trimestre incluiu ainda a realização de 58.100 exames laboratoriais, o que correspondeu a uma média de mais de 19 mil exames/mês, 5.802 Raios-X, além de 236 endoscopias, 65 ressonâncias magnéticas, 96 cintilografias, 5.427 tomografias computadorizadas, 944 ultrassonografias, 349 ecocardiogramas, 1.481 mamografias, 29 colonoscopias, e ainda 354 diagnósticos por a anatomia patológica e citopatologia e 547 himunohistoquímica. No período, o serviço de hemodinâmica, que é administrado pela Fundação PB Saúde e funciona dentro do Complexo, contabilizou 774 atendimentos, sendo 688 cardiológico e 86 vascular.
Para o Diretor-geral do Complexo, Francisco Guedes, os dados mostram a importância da disponibilidade dos serviços da unidade para a população dos 89 municípios para os quais a unidade é referência. “Ao observar os dados consolidados percebemos o quanto o Hospital Regional de Patos, incluindo sua unidade oncológica, faz a diferença na assistência hospitalar para a população sertaneja, atendendo com resolutividade e eficiência a população em suas mais variadas demandas”, destacou. O gestor também lembrou que a taxa de ocupação do hospital, neste primeiro trimestre, ficou em torno de 80%.
Unidade oncológica – Os dados referentes ao primeiro trimestre do Hospital do Bem atestam que a unidade, que integra o Complexo de Patos, foi responsável por 3.226 atendimentos ambulatoriais e realizou 1.336 sessões de quimioterapia, 1.417 procedimentos de hormonioterapia e inibidor de osteolólise, além de registrar 471 internações.
Das 373 cirurgias oncológicas, 113 foram de ressecção de tumor, 68 no trato urológico, 42 de cabeça e pescoço, 16 torácica, 55 mastológicas e 79 de outros processos cirúrgicos para remoção de carcinomas diversos.
Entre janeiro e março, foram feitas 83 punções de mama, 84 biopsias/exerese de mama, 39 biopsias prostáticas, uma de ovário, duas conizações, 123 biopsias de pele e três de colo uterino.









Hospital de Coremas registra mais de 250 atendimentos no final de semana
Os serviços de Urgência e Emergência e do Ambulatório Médico do Hospital e Maternidade Estevam Marinho, unidade integrante da rede de saúde do Governo da Paraíba, em Coremas, foram procurados, entre a noite da sexta-feira (5) e a deste domingo (7), por 251 pessoas. Foram 82 atendimentos no dia 5, mais 90 no sábado (6) e outros 79 no domingo, entre os quais dois casos de sinistro de trânsito com moto.
A maior demanda de atendimentos, com 34 registros, foi de pessoas com quadro de diarreia, seguida de queixas de dores diversas, com 32 casos no total. Outras 27 pessoas foram atendidas com sintomas de síndrome gripal e 12 com cefaleia, 11 pessoas precisaram de assistência por causa de crise nervosa e ainda nove pacientes deram entrada com complicações oriundas de dengue.
Outras intercorrências, tais como acidente com objeto perfurocortante, crise de amigdalite, convulsão, retirada de corpo estranho, dificuldade de urinar, dispneia, febre, crise hipertensiva, mal-estar, reação alérgica, tontura, torção, trauma e vômito também constaram na relação de motivos para procura pelos serviços da unidade.
Durante o plantão do final de semana, duas pessoas precisaram ficar internadas após a consulta médica para observação e cuidados posteriores. Uma com pneumonia e outra por causa de complicações decorrentes de infecção do trato urinário (ITU).



Hospital de Catolé do Rocha registra mais de 400 atendimentos e realiza sete partos e quatro cirurgias no final de semana
O Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, em Catolé do Rocha, realizou, entre a noite da última sexta-feira (5) e a meia-noite do domingo (7), 446 consultas médicas ambulatoriais. Durante o plantão do final de semana, o hospital, que também é maternidade e integra a rede de saúde do Governo da Paraíba, realizou sete partos, além de quatros cirurgias eletivas. No período, houve 32 internações.
Na sexta-feira (5), foram realizadas 138 consultas médicas ambulatoriais, no sábado (6), foram mais 146 atendimentos e no domingo (7), outras 162 pessoas passaram por consulta médica. Neste período, a unidade ainda realizou 480 exames laboratoriais e 91 Raios-X.
Entre as causas de maior recorrência de atendimento, destacam-se por ordem de registros pacientes com queixas de dores diversas, com 53 casos, seguidos de pessoas com sintomas de síndrome gripal, com 28 casos e com cefaleia, que teve 26 ocorrências. O hospital atendeu ainda 23 pessoas com quadros de diarreia, e outras 23 com quadro infeccioso, entre outros motivos. Na urgência, a unidade registrou nove casos de pessoas acidentadas com motos e uma com bicicleta.
As causas de internação foram por broncopneumonia, cirrose hepática, constipação, derrame pleural, hipersonia (distúrbio do sono), neoplasia de pulmão, pionolefrite (inflamação renal causada por bactérias do trato urinário) e Traumatismo Crânioencefálico (TCE), além dos pacientes que fizeram cirurgias. Foram três laqueaduras e uma cirurgia de fratura de tornozelo.



Emergência e Urgência do Hospital de Patos superam os 200 atendimentos no plantão do final de semana
O plantão deste final de semana (5 a 7) da Emergência e Urgência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), unidade pertencente à rede estadual em de Patos, registrou o atendimento a 231 pessoas. Foram 32 entradas na sexta-feira (5) à noite, mais 102 no plantão do sábado (6) e outras 97 neste domingo (7). Quinze pessoas deram entrada vítimas de sinistros de trânsito, sendo 13 delas por acidentes envolvendo motocicletas e outras duas por atropelamento.
De acordo com o relatório de prestação de serviços da unidade, neste período foram realizadas 28 cirurgias, sendo 13 de urgência e outras 15 eletivas. Foram 11 procedimentos oncológicos, nove de cirurgias gerais, outras seis ortopédicas e duas vasculares.
Das pessoas que deram entrada por sinistros de trânsito, a maior parte foi de Patos, com nove ocorrências. O hospital atendeu ainda acidentados das cidades de Cacimba de Areia, Condado, Mãe D’água, Olho D’água e São Sebastião de Lagoa de Roça. Três pacientes permaneceram internados para cuidados posteriores, inclusive para se submeterem a procedimentos cirúrgicos.
Na emergência, além dos casos envolvendo os acidentados, os demais motivos dos atendimentos da unidade neste final de semana foram de pacientes com queixas de dores diversas, a causa mais recorrente, com 85 registros, seguida de casos de dispneia, com 14 relatos, mais 13 ocorrências de pessoas que sofreram quedas, entre outros motivos. A unidade atendeu ainda 13 pessoas que sofreram mordidas de animais e três por agressão física.






I Bioconferênciacana reúne interessados na sustentabilidade do setor sucroenergético e produção de insumos biológicos
Uma verdadeira imersão no mundo dos produtos biológicos na cultura da cana-de-açúcar. Isso é o que prometem os responsáveis pela realização da I Bioconferênciacana, que acontece no próximo dia 11 de abril, no auditório do SESC Guadalupe, em Sirinhaém (PE), das 8h as 17h30. A Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan) é um das co-patrocinadoras do evento que reunirá estudantes, profissionais, produtores rurais canavieiros e interessados no debate de questões importantes sobre a sustentabilidade do setor sucroenergético com ênfase na contribuição dos produtos biológicos.
“A produção de cana-de-açúcar, assim como a de outras culturas agrícolas, enfrenta grandes desafios impostos pelo mundo moderno. É consenso entre os diversos atores da sociedade que a produção desta importante cultura seja sustentável e, para isto, deve ter como base pilares importantes, tais como: a viabilidade econômica, a promoção social e a sustentabilidade ambiental. E os produtos biológicos sem sombra de dúvidas, estão contribuindo e contribuirão cada dia mais para a sustentabilidade do setor sucroenergético”, afirma o coordenador técnico da Bioconferência, Willams Oliveira, lembrando que o evento foi idealizado e preparado para ser uma verdadeira imersão no fantástico mundo dos biológicos na cultura da cana-de-açúcar.
O presidente da Asplan, José Inácio, destaca a importância do evento, lembrando que a Associação paraibana já desenvolve um trabalho de produção de insumos biológicos há mais de duas décadas. “A sustentabilidade do setor sucroenergético passa também pela produção e consumo de produtos biológicos e a Asplan já tem bastante conhecimento e prática neste aspecto porque produzimos insumos biológicos na Estação de Camaratuba há mais de 20 anos”, afirma o dirigente canavieiro. José Inácio lembra ainda que esse debate além de salutar é necessário. “O debate da sustentabilidade é mundial e nosso setor tem muito a agregar neste sentido”, reitera ele.
Como co-patrocinadora do evento, a Asplan terá direito a 20 participações gratuitas para associados na I Bioconferênciacana. E as inscrições já podem ser feitas através do telefone 3241-6424, com Andréa. Os primeiros 20 inscritos na Asplan não precisarão pagar pela participação que custa R$ 240,00 para profissionais e público em geral e R$ 120,00 que corresponde a meia entrada social e também para inscrição de estudantes. As inscrições podem ser feitas através do link https://www.even3.com.br/bioconferenciacana/.
“Nos últimos anos, os estudos desenhados por diversas consultorias e orgãos públicos mostram que a utilização de produtos biológicos no Brasil aumentou e continuará aumentando. Este cenário não é diferente para a cultura da cana-de-açúcar, onde tradicionalmente já são utilizadas ferramentas do manejo biológico há muito tempo. Porém, diante de tantas tecnologias ofertadas, é importante cada dia mais, que todos os envolvidos nesta cadeia produtiva possam aprofundar os seus conhecimentos e essa Biocoferência será, sem dúvida, um espaço muito rico neste sentido”, destaca o diretor de Departamento Técnico da Asplan (Detec), Neto Siqueira.


Hospital de Catolé do Rocha passa a ofertar assistência bucomaxilo também para recém-nascidos
Os bebês nascidos na maternidade do Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, unidade da rede estadual de saúde, em Catolé do Rocha, passaram a dispor de assistência bucomaxilo a partir desta semana, com avaliações diárias de uma cirurgiã bucomaxilofacial, que também realizará as cirurgias de Frenotomia (procedimento cirúrgico feito para corrigir o freio ou frênulo da língua ou lábio da criança quando há encurtamento deste).
O primeiro bebê a ser contemplado com o serviço cirúrgico foi Levi Gabriel, filho da agricultora, Kwana Tamilly, cujo parto aconteceu no dia 02 de abril. O procedimento foi realizado nesta quarta-feira (3) e o bebê já vai ter alta com seu problema resolvido. “Foi uma surpresa saber que ele tinha esse problema, mas foi um alívio o hospital já ter feito a correção”, disse a mãe de Levi que mora em Catolé do Rocha.
A cirurgiã bucomaxilofacial Érica Tauana explica que, quanto mais cedo for feita a intervenção, melhor para a criança. “Se não for feita essa correção, a criança terá dificuldade de movimentação da língua, podendo causar dificuldades na amamentação, alimentação, movimentação da boca, fala entre outros aspectos”, destaca. Ela lembra que quando o procedimento é feito em recém-nascidos e lactentes, a incisão linear anteroposterior do freio lingual é feita sem remoção de tecido, o que facilita a recuperação.
Com esse novo serviço, explica o diretor-geral do hospital, Fábio Cardoso, todos os dias os recém-nascidos serão avaliados e se houver a necessidade de realização da Frenotomia, eles já sairão do hospital com o problema corrigido.





Hospital de Coremas atende mais de 230 pessoas durante o feriado da Semana Santa
O Hospital e Maternidade Estevam Marinho, de Coremas, unidade pertencente à rede de saúde do Governo da Paraíba, atendeu 235 pessoas durante o feriado da Semana Santa, no intervalo compreendido entre a sexta-feira (29) e a meia-noite deste domingo (31). No mesmo período, três pessoas precisaram ser internadas para observação e cuidados posteriores às consultas médicas.
Foram 94 atendimentos na sexta-feira (29), mais 62 no sábado (30), e ainda 79 registros de entrada na unidade no domingo (31). Por ordem de recorrência de procura pelo serviço, os casos de pessoas com dengue foram os que mais aconteceram, com 51 casos, seguido de pessoas com queixas de dores diversas, com 35 ocorrências.
Mas o hospital atendeu ainda 19 pessoas que procuraram o serviço hospitalar com sintomas de síndrome gripal, 15 que apresentaram quadros de diarreia, 13 com crise nervosa, seis casos de pacientes com dificuldade de urinar, cinco pessoas com amigdalite e outras cinco com cefaleia também foram atendidas, entre outros motivos com menor demanda, como o atendimento a uma vítima de sinistro com moto e outra por agressão física.
A diretora geral do hospital, Josielma Oliveira, afirmou que a média de atendimentos se manteve similar a dos finais de semana. “Comparando o movimento do feriadão com os plantões de finais de semana, a gente não evidenciou um aumento de demanda diária muito diferente do que a gente já atende cotidianamente. Claro que houve acréscimos, mas dentro do que a gente já esperava”, disse ela.




Hospital de Catolé do Rocha tem aumento de demanda no feriado da Semana Santa e atende quase 600 pessoas
OHospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, em Catolé do Rocha, unidade pertencente à rede de saúde do Governo da Paraíba, realizou 599 consultas ambulatoriais durante o período compreendido entre a noite da quinta-feira (29) e a meia-noite do domingo (31). Durante o feriado da Semana Santa também foram realizadas três cirurgias eletivas, quatro partos e uma curetagem.
Neste período, a unidade realizou ainda 435 exames laboratoriais, 109 Raios-X e registrou a internação de 20 pessoas que, após passarem pelo ambulatório médico e serem medicadas, identificou-se a necessidade de dar continuidade à assistência. AVC (Acidente Vascular Cerebral), broncopneumonia, gastroenterocolite (diarreia recorrente), hemorragia digestiva alta, hiperglicemia, infarto e infecção, além dos pacientes cirurgiados, foram os motivos das internações.
As cirurgias eletivas realizadas na unidade durante o feriado foram todas ortopédicas, sendo uma para corrigir uma fratura de tornozelo, outra de clavícula e outra de luxação acrônico clavicular (lesão da articulação localizada na parte mais superior do ombro (acrômio) e na porção mais lateral da clavícula).
Foram 163 atendimentos na quinta-feira (28), outros 140 na sexta-feira da Paixão (29), mais 164 no sábado (30) e 132 no domingo (31), totalizando as 599 consultas médicas.
Entre as causas mais recorrentes de procura pelo serviço ambulatorial, destacam-se queixas de dores, com 63 casos, sintomas de síndrome gripal, com 50 ocorrências, quadros de diarreia e infecção, com 35 casos, outros 29 atendimentos por causa de cefaleia, 23 casos de gastroenterocolite aguda (diarreia recorrente), 16 registros de amigdalite, febre e crise hipertensiva, com 12 casos cada um, entre outros motivos.
Durante o feriado, o hospital realizou ainda 19 avaliações obstétricas, 13 avaliações cardiológicas, 10 ortopédicas, além de 13 avaliações de exames. Na urgência foram atendidos dois pacientes vítimas de sinistro de trânsito por moto e três pessoas com ferimentos provocados por objetos perfuro/cortantes.
O diretor-geral da unidade, Fábio Cardoso, afirma que o movimento foi intensificado por conta do feriado, mas que isso já era esperado. “O aumento pela procura do serviço durante o feriadão, de fato, acelerou a rotina do hospital, mas não alterou o curso dos atendimentos no ambulatório, nem na urgência, tanto que assistimos todos os pacientes, sem nenhuma intercorrência, mesmo tendo todos os dias superado a marca dos 100 atendimentos”, disse o médico.



Feriado da Semana Santa aumenta procura pelo serviço na Urgência e Emergência do Hospital de Patos e contabiliza 330 atendimentos
Com uma média de 80 atendimentos/dia nos finais de semana, com o feriadão da Semana Santa a Emergência e Urgência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) teve um aumento considerável de registros de entrada. O boletim de atendimentos da unidade entre a noite da quinta-feira (28) e até a meia-noite deste domingo (31), quando se encerrou o feriadão, mostra que 330 pessoas procuraram os serviços do hospital, sendo 28 delas vítimas de sinistro de trânsito. Em final de semana normal, são registrados em média 150 atendimentos.
Neste período foram realizadas 28 cirurgias, sendo 11 delas de urgência e 17 eletivas, sendo 12 ortopédicas, seis oncológoicas, mais seis cirurgias gerais e ainda quatro procedimentos vasculares.
O plantão de maior demanda foi o de domingo (31), quando 109 pessoas foram atendidas, seguido do sábado (30), quando outras 97 pessoas deram entrada na Urgência e Emergência do Complexo. Na quinta-feira, foram atendidas 32 pessoas e na sexta-feira da Paixão, outras 92 pessoas deram entrada na unidade por causas diversas.
Dos 28 acidentados, 25 deles se envolveram com sinistros de motocicleta, mas o hospital atendeu duas vítimas de sinistros com automóvel e uma vítima de atropelamento. A maior parte dos acidentados era da cidade de Patos, com 18 pessoas no total, mas o hospital também atendeu pacientes vindos das cidades de Catingueira, Condado, Mãe d’Água, Matureia, Princesa Isabel, Santa Teresinha, São Mamede, Teixeira e Várzea.
Na emergência, além dos casos envolvendo os acidentados no trânsito, os demais motivos dos atendimentos da unidade neste feriadão foram de pacientes com queixas de dores diversas, com 82 ocorrências, seguidos de pessoas que sofreram queda de nível ou de própria altura, com 40 casos, com fratura, 14 casos, seguido de quadros de dispneia, com 13 registros. Entre outros motivos, o hospital atendeu ainda nove pessoas que sofreram mordidas de animais, sete com sintomas de síndrome gripal, outras sete com cefaleia, seis pessoas foram atendidas para retirada de corpo estranho, duas que foram picadas por insetos, quatro casos de tentativa de suicídio e três de agressão física, entre outros fatores.
Apesar do número de atendimentos terem superado os finais de semana cotidianos, o diretor geral Francisco Guedes considerou tranquilo o feriadão. “De fato, percebemos que houve um aumento de atendimentos entre quinta e domingo, tanto que num só dia (domingo) atendemos mais de 100 pessoas, mas conseguimos prestar um bom serviço e atender as pessoas que nos procuraram com suas mais variadas demandas, de forma que encerramos esse balanço do feriadão com uma avaliação muito positiva”, disse ele.




