Author: administrador

Plantão do final de semana no Hospital de Catolé do Rocha registra mais de 380 atendimentos

O Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, de Catolé do Rocha, unidade pertencente à rede estadual de saúde, registrou 384 atendimentos ambulatoriais, entre a noite da última sexta-feira (10) e a noite desse domingo (12). Foram 135 registros na sexta-feira, outros 132 no sábado e mais 117 no domingo.

Neste período, a unidade também realizou três cirurgias eletivas, sendo duas ortopédicas e uma ginecológica (laqueadura), além de quatro partos e três curetagens. Nesses três dias, o hospital também realizou 292 exames laboratoriais e 100 exames de Raios-X.

Das pessoas atendidas, 28 delas precisaram ser internadas para dar continuidade ao atendimento, por diversos motivos, entre os quais destacam-se aborto retido, AVC (Acidente Vascular Cerebral), cardiopatia, broncopneumonia, crise convulsiva, infecção e neoplasia de pulmão, além dos pacientes cirurgiados.

Na urgência, os casos de maior procura pelo serviço neste período foram de pessoas com queixas de dores, com 55 ocorrência, seguido de 28 casos de pacientes com sintomas de síndrome gripal, e 20 pacientes com diarreia. Mas o hospital atendeu ainda casos de avaliação obstétrica (17), cefaleia (16), infecção (16) administração de medicação própria (15), além de quatro pessoas que se envolveram em sinistros de trânsito com motos.

28 pessoas precisaram ser internadas em Catolé no plantão deste final de semana
Hospital de Catolé atendeu quase 400 pessoas no plantão do final de semana

Hospital de Patos atende mais de 190 pessoas no plantão do final de semana

O plantão de final de semana no Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), unidade da rede estadual de saúde, em Patos, entre as 18h da sexta-feira (10) e a meia-noite deste domingo (12), registrou a entrada de 192 pessoas na urgência e emergência. Foram 21 pessoas na sexta-feira, outras 72 no sábado e mais 99 no domingo. Neste período, o hospital realizou sete cirurgias, sendo seis de urgência e uma eletiva. Foram três cirurgias gerais, outras três ortopédicas e um procedimento vascular.

Entre os pacientes que procuraram o serviço de urgência da unidade entre a sexta-feira e o domingo, 14 deles foram de vítimas de sinistro de trânsito, todas com acidentes envolvendo motocicletas. Além de Patos, com 11 casos, o hospital assistiu acidentados das cidades de Cacimbas, Desterro e Teixeira.

Na urgência, a maior demanda de atendimentos foi de pessoas se queixando de dor, com 47 ocorrências, seguida de complicações por causa de quedas, com 34 casos e de pacientes vítimas de mordida de animais. Mas o hospital atendeu ainda casos de cefaleia, crise renal, crise hipertensiva, problemas vascular, sintomas de síndrome gripal, mal estar, hiperglicemia, entre outros motivos.

Hospital Regional de Patos realizou sete cirurgias no plantão deste final de semana
Das sete cirurgias realizadas, seis foram de urgência
Hospital de Patos realizou sete cirurgias no plantão deste final de semana
Uma das cirurgias realizadas neste final de semana em no Hospital de Patos

Hospital de Coremas registra quase 200 atendimentos no plantão do final de semana

A Urgência e Emergência do Hospital e Maternidade Estevam Marinho, em Coremas, atendeu 195 pacientes entre a sexta-feira (10) até a meia-noite desse domingo (12). Foram 59 atendimentos na sexta-feira, mais 84 no sábado e outros 52 no domingo.

Queixas de dores foram as ocorrências com maior número de casos, com 41 atendimentos, seguidas de pessoas com sintomas de síndrome gripal, com 38 casos, e crise nervosa, com 14 ocorrências. Mas houve ainda 12 atendimentos por complicações com dengue, outros seis casos de pessoas que se feriram com objeto perfuro/cortante e outros cinco casos de diarreia.

No período quatro pessoas, após passarem por consulta médica, precisaram ser internadas para observação: Duas por cardiopatia, uma com pneumonia e outra com pneumonia/bronquite.

O Hospital de Coremas atua com serviços de urgência e emergência de baixa complexidade, clínica geral e também como maternidade e integra o Programa Opera Paraíba, com a realização de cirurgias de catarata e pterígio.

Atendimento no acolhimento do Hospital de Coremas
Hospital de Coremas atendeu quase 200 pessoas no plantão deste final dee semana

Hospital de Patos forma comissão e participa de treinamento para se tornar um centro de captação de órgãos para transplante

A doação de órgãos exige muito mais que amor ao próximo. Ela requer todo um protocolo que precisa ser seguido à risca para que haja a preservação dos órgãos e destinação adequada dos mesmos. E a equipe do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC) de Patos está se organizando para que a unidade possa se tornar, em breve, um centro de captação de órgãos para transplante. E nesta segunda-feira (6), um importante passo foi dado neste sentido com o treinamento ‘Despertando a solidariedade’. Conduzido pela equipe da Central Estadual de Transplante, sob a coordenação da Diretora Geral, Rafaela Carvalho, o momento reuniu profissionais do hospital e de outras unidades de saúde de Patos e região na 6ª Gerencia de Patos para debater sobre o tema.

“Em meio ao árido cenário do sertão paraibano, uma luz de esperança brilha forte em Patos, quando profissionais dedicados e a comunidade se unem em um propósito nobre: fortalecer a política de doação de órgãos e tecidos”, afirma Rafaela Carvalho. Ela destaca que esse primeiro momento foi de esclarecimentos e conscientização de cada passo que precisa ser dado para unir doadores e receptores no propósito de salvar vidas e transformar destinos. “A proposta é que a gente inspire não apenas os presentes a esse momento em Patos, mas toda a Paraíba, a abraçar essa causa com ainda mais vigor e dedicação. Que cada cidadão se torne um elo nessa corrente de esperança, trazendo luz e renovação para aqueles que aguardam por um milagre. Juntos, podemos fazer a diferença e escrever novos capítulos de vida, onde a generosidade e o amor ao próximo são os protagonistas”, reitera a Diretora da Central Estadual de Transplantes.

Para o Diretor Técnico do Complexo de Patos e também Coordenador da recém-formada Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) de Patos, Pedro Augusto, o momento é de se preparar para abraçar também essa causa da doação de órgãos. “Com esse treinamento a gente passa a ser também captadores de órgãos, identificadores de potenciais doadores para que a gente possa, em tempo hábil, diagnosticar pacientes que tenham diagnóstico de morte encefálica e que possam, através do consentimento da família, doar órgãos para aquelas pessoas que estão nas filas de transplantes”, afirma o médico.

Ainda segundo Dr. Pedro Augusto, a equipe multidisciplinar da CIHDOTT de Patos, a partir desta capacitação e de outras que ainda virão, será capaz de identificar em tempo hábil pacientes vítimas de acidentes de trânsito, de arma de fogo que venham a falecer e possam se tornar doadores. “Todos os hospitais do estado estão sendo capacitados para criar esse núcleo interno e Patos já está avançando nesse sentido acompanhando a vanguarda da Paraíba em nível regional na captação e transplante de órgãos”, destaca o médico.

A responsável técnica da enfermagem do Complexo de Patos e integrante da CIHDOTT, Josineide Ramalho, participou do treinamento desta segunda-feira e destaca a importância da disseminação de informações para que a população entenda que a doação de órgãos além de extremamente importante é segura e salva vidas. “Ainda há muita desinformação em relação à doação de órgãos. Mitos e inverdades permeiam o imaginário das pessoas que chegam até a pensar que não podem velar o ente querido se ele fizer a doação. Não tem nada disso, mas muita gente não sabe. Há preconceito e receio por puro desconhecimento das etapas e processos. É preciso que haja mais conscientização e esclarecimentos como o que tivemos aqui neste treinamento para que as pessoas entendam que a doação não abrevia a vida de ninguém, mas tem o poder de prolongar a vida noutro corpo”, pontuou Josy, lembrando que ainda não há data definida para que o Complexo de Patos se torne um centro de captação e doação de órgãos. “Formamos a Comissão recentemente e estamos avançando no sentido de treinar a equipe e estabelecer protocolos, mas, em breve, isso se tornará realidade”, disse ela.

Treinamento reuniu profissionais do Hospital de Patos e outras unidades de saúde
Profissionais que participaram do treinamento realizado em Patos, neste dia 06 de maio
Treinamento foi conduzido pela equipe da Central Estadual de Transplante
O treinamento aconteceu no auditório da 6ª Gerencia de Patos
O público alvo do treinamento foram os profissionais do Hospital de Patos e de unidades de saúde da cidade e região
Dr Pedro Augusto é diretor técnico do Hospital de Patos e Coordenador da CIHDOTT da unidade
A diretora geral da Central Estadual de Transplante, Rafaela Carvalho
Rafaela Carvalho da Central de Transplante conduziu o treinamento em Patos

Núcleo de Educação Permanente e Estágios do Hospital de Patos realizou três treinamentos em abril

Dentro do escopo de atuação do Núcleo de Educação Permanente e Estágios – NEPE do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC) foram realizadas três capacitações em abril. “Ventilação Mecânica: da montagem aos parâmetros de admissão”, “Cuidados e Manutenção da Cânula de Traqueostomia de Shiley (TQT)” e “Inteligência Emocional”.

O objetivo destes treinamentos, explica o coordenador do NEPE, Allan Martins, foi qualificar as equipes, com vistas à melhoria da assistência. “Quanto mais treinamentos os profissionais tiverem, melhor capacitados para execução das atividades eles estarão, o que impacta diretamente na melhoria da assistência aos pacientes”, reitera o coordenador.

         O curso de “Ventilação Mecânica: da montagem aos parâmetros de admissão”, foi direcionado para enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas e ministrado pela coordenadora da fisioterapia, Rayne Torres. Profissionais do Hospital Infantil Noaldo Leite também participaram da capacitação como convidados.

            Já o treinamento “Cuidados e Manutenção da Cânula de Traqueostomia de Shiley (TQT)”, foi direcionado para os coordenadores assistenciais e foi  conduzido pela coordenadora da UTI e SI, Raelma Maria, enquanto o curso de “Inteligência Emocional”, foi ministrado pela coordenadora da Psicologia, Clécia Silva, tendo como público alvo os coordenadores Assistenciais e Setoriais.

            Segundo Allan, em Maio haverá novos cursos de treinamento profissional. “A demanda de saúde da nossa região é muito alta e para atender com qualidade e eficiência, precisamos sempre capacitar e atualizar nossos servidores. Além disso, estamos inserindo no CRHDJC uma cultura de aprendizagem e evolução, com o objetivo de manter nosso profissional sempre atualizado e a frente das novas tecnologias, condutas e tratamentos disponíveis para melhor assistir nossos pacientes”, finaliza o coordenador do NEPE e do Pronto Socorro do hospital.

Um dos treinamentos do NEPE em abril no Hospital de Patos
O treinamento teve partes teóricas e práticas
O treinamento de ventilação mecânica foi direcionado a equipe de enfermagem e fisioterapeutas
Instruções de melhor uso do equipamento foi incluida na capacitação
Orientações de como melhor usar o equipamento fez parte da capacitação
Depois das explanações houve a parte prática dos conhecimentos repassados
Um dos treinamentos de abril no Hospital de Patos
O treinamento de cuidado e manutenção da cânula de Traqueostomia aconteceu em abril
Treinamento Inteligência Emocional aconteceu em abril no Hospital de Patos
A Coordenadora da Psicologia, Clécia Silva, conduziu um dos treinamentos

Hospital Regional de Patos já dispõe de exame de avaliação da medula óssea

Os pacientes de Patos e região que precisam de avaliação da medula óssea já têm disponível no Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), um exame capaz de fazer essa verificação. Trata-se do mielograma, um exame que analisa a morfologia e produção de células sanguíneas na medula óssea. O procedimento começou a ser realizado este ano, graças a atuação do hematologista Adson Justino, que se integrou a equipe da PB Saúde.

Segundo o médico, a partir do mielograma é possível avaliar patologias intrínsecas à área da medula, em especial neoplasias/cânceres hematológicos, como leucemias agudas e crônicas, síndromes mielodisplásicas, mieloma múltiplo, linfomas, bem como falências medulares. “O exame ajuda ainda no diagnóstico e no tratamento de alterações apresentadas nos hemogramas como anemias, leucopenias, leucocitoses, trombocitopenias ou trombocitose, doenças infecciosas (como leishmaniose, mais prevalente no Nordeste) e até suspeitas de metástases de cânceres sólidos, como câncer de mama com metástase óssea”, explica Adson Justino.

Ainda de acordo com o médico, o mielograma é um exame exclusivamente realizado por médico hematologista. “O médico responsável pela coleta do exame, deve possuir a capacidade técnica de leitura do mesmo, desta forma, o profissional responsável pela coleta será também o mesmo responsável pelo laudo do exame”, reitera ele, lembrando que o exame é realizado com agulha específica, com anestesia local e é feito em ambulatório, sem necessidade de anestesistas.

O procedimento consiste em diferentes etapas. Na primeira delas é realizada a punção aspirativa da medula, com uma agulha de maior calibre para alcançar a parte interna do osso onde se encontra a medula óssea. Antes da punção, é administrado anestésico no local visando reduzir o desconforto durante o procedimento. Os locais de punção podem ser: osso esterno (tórax), crista ilíaca (bacia) e tíbia (mais comum em crianças). Na segunda parte do exame, o material passa por etapas de coloração e, posteriormente, o médico hematologista analisa a amostra da medula em microscopia e identifica possíveis alterações.

“É possível realizar diagnósticos importantes na área de onco-hematologia em tempo hábil de cerca de uma hora. Portanto, o exame proporciona também rapidez no diagnóstico, impactando no tratamento precoce de cânceres do sangue”, reitera o hematologista que lembra de um caso recente de uma paciente de Cajazeiras, que apresentava quadro de anemia de longa data e fazia uso de diferentes medicações, sem melhora, nem diagnóstico definido. “Quando fizemos o mielograma, logo evidenciamos a existência de uma neoplasia hematológica o que, evidentemente, mudou a conduta de tratamento da paciente”, destaca o hematologista.

O exame tem risco e complicações mínimos, sendo o mais comum o paciente, após o exame, sentir dor ou desconforto no local da punção de leve intensidade, raramente pode ocorrer pequeno sangramento e a formação de um hematoma. Em casos extremamente raros podem ocorrer casos de infecção ou alergia.

O Mielograma já está sendo feito no Hospital de Patos
O mielograma é feito em ambulatório pelo hematologista
O Mielograma agora é feito no Hospital de Patos
O exame avalia a medula ossea observando morfologia e produção de celulas sanguineas

Hospital de Catolé do Rocha realiza mais de 400 atendimentos no final de semana

O plantão do final de semana no Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, de Catolé do Rocha, unidade pertencente à rede estadual de saúde, registrou 410 atendimentos ambulatoriais. Foram 131 consultas na sexta-feira (3), mais 130 no sábado (4) e outras 149 no domingo (5). Neste período, o hospital também realizou seis partos, uma curetagem e três cirurgias eletivas, sendo duas ortopédicas e uma ginecológica, além de 310 exames laboratoriais e 83 Raios-X.

Durante o plantão do final de semana, a unidade também registrou 37 internações, entre as causas destacam-se crise compulsiva, acidente vascular cerebral (AVC), dor torácica, anemia, erisipela, complicações decorrente de câncer, febre alta, insuficiência respiratória, pneumonia e Persistência do Canal Arterial (PCA), além dos pacientes que fizeram cirurgias e partos.

Entre as causas mais frequentes de procura por atendimento no hospital destacam-se a queixa de dores, com 47 casos, seguido de pessoas com sintomas de síndrome gripal, com 37 ocorrências, e 18 casos de diarreia, entre outros motivos de atendimentos. Na urgência, o hospital atendeu ainda 18 pessoas que se envolveram em sinistros de trânsito, sendo 17 com moto e uma com automóvel.

Atendimento ambulatorial no Hospital de Catolé do Rocha

Hospital de Coremas atende mais de 200 pessoas no plantão do final de semana

O Hospital e Maternidade Estevam Marinho, de Coremas, unidade pertencente à rede estadual de saúde, registrou o atendimento a 246 pessoas no plantão deste final de semana, entre a sexta-feira (3) e a meia-noite do domingo (5). Neste período, os casos de dores, sintomas de síndrome gripal e febre lideraram a procura pelo serviço.

O plantão de maior demanda na urgência foi o da sexta-feira, quando 86 pessoas foram atendidas, seguido do sábado, com mais 84 atendimentos. No domingo, outras 76 pessoas foram atendidas na unidade, totalizando os 246 atendimentos.

Durante o plantão do final de semana, cinco pessoas precisaram ser internadas para cuidados posteriores, um deles com dispneia, outro com pneumonia, outro com febre alta e um paciente com DPOC – inflamação crônica das vias aéreas.

Além de pessoas com dores, sintomas de síndrome gripal e febre, o hospital atendeu ainda pacientes com diarreia, vômito, com sequelas de queda, reação alérgica, sangramento, crise hipertensiva, complicações decorrente de diabetes, crise nervosa, contato com animal com raiva, que se feriram com objeto perfurocortante, além de uma pessoa acidentada com moto.

Hospital de Coremas atendeu 246 pessoas no plantão do final de semana
Um dos atendimentos médicos no Hospital de Coremas no final de semana

Hospital Regional de Patos realiza 24 cirurgias e atende mais de 200 pessoas no final de semana

O plantão deste final de semana no Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), unidade da rede estadual de saúde em Patos, ficou marcado pela realização de 24 cirurgias e pelo atendimento a 221 pessoas. Foram 27 atendimentos na sexta-feira (3) à noite, outros 92 no sábado (4) e mais 102 no domingo (4).  Os procedimentos cirúrgicos foram de Ortopedia (7), Vascular (7), Cirurgia Geral (6) e Oncologia (4), totalizando 24 cirurgias.

Entre as 18h da última sexta-feira (3) até a meia-noite deste domingo (5), ainda deram entrada na Urgência e Emergência do hospital 27 pessoas vítimas de sinistros de trânsito, sendo 21 de motocicletas, três vítimas de atropelamento, duas de acidentes com bicicletas e uma com automóvel. Boa parte dos acidentados era de Patos, com 13 registros, mas o hospital atendeu ainda pacientes das cidades de Cacimba de Areia, Cacimbas, Catingueira, Dona Inês, Emas, Junco do Seridó, Mãe D’água, Matureia, Quixaba, Santana dos Garrotes, São José de Espinharas, São José do Bonfim e Tavares.

Na Urgência e Emergência, além dos casos envolvendo os acidentados, os demais motivos dos atendimentos neste final de semana foram de pacientes com dores diversas (56), seguido de quedas (30), dispneia (1) e crise hipertensiva (7), entre outros motivos, inclusive seis casos de mordida de animais.

Hospital de Patos realizou 24 cirurgias no plantão do final de semana
Hospital de Patos realizou 24 cirurgias, sendo 13 de urgência e 11 eletivas no plantão do final de semana
Das 24 cirurgias realizadas no Hospital de Patos neste final de semana, 13 foram de urgência

Fisioterapeutas do Hospital de Catolé passam por capacitação em ventilação mecânica

Os fisioterapeutas que atuam no Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, de Catolé do Rocha, passaram o final de semana reforçando conhecimentos sobre ventilação mecânica invasiva e não invasiva e manipulação de ventilador pulmonar, aparelho que aumenta a capacidade respiratória de pacientes com desconfortos respiratórios. O treinamento foi ministrado pela fisioterapeuta intensivista, Mércia Morais. O hospital de Catolé conta com uma equipe de 13 fisioterapeutas que trabalham em regime de plantões.

“O objetivo do treinamento foi atualizar informações, tornando a assistência na unidade ainda mais assertiva e eficaz”, afirma o coordenador do setor de Fisioterapia do hospital, Evandro Osório. Segundo ele, além do conteúdo do treinamento ter sido muito rico em informações, o interesse dos profissionais também foi relevante. “Estou muito feliz com os resultados. Esse treinamento foi motivador e nos deixou ainda mais capacitados para atuar na assistência aos nossos pacientes”, destaca ele.

Para a fisioterapeuta, Cintia Castro, uma das participantes da capacitação, o treinamento foi muito importante. “As orientações recebidas no curso serão fundamentais para que a gente possa melhorar, ainda mais, nossa prestação de serviço em fisioterapia, trazendo benefícios diretos aos pacientes, não apenas na parte de ventilação mecânica, mas em todos os outros atendimentos ligados a nosso campo de atuação”, destacou ela, que se formou em 2020 e atua há um ano no hospital.

Orientações sobre como identificar a necessidade do uso dos aparelhos de ventilação mecânica invasiva e não invasiva e seus parâmetros adequados para manipulação correta da oxigenoterapia, as utilidades de seus botões e a manipulação correta de oxigênio, além de simulações de uso fizeram parte da programação do curso que aconteceu no sábado (4) e no domingo (5), em Catolé do Rocha.

Parte da equipe de fisioterapeutas do Hospital de Catolé. São 13 profissionais no total
O curso teve parte teórica, prática e simulação de uso dos equipamentos
Houve simulação de uso dos equipamentos
A fisioterapeuta intesivista, Mércia Morais, foi a facilitadora do treinamento
Fisioterapeutas do Hospital de Catolé durante a capacitação