Author: administrador

Hospital de Catolé do Rocha treina equipe de obstetrícia para melhorar assistência e ampliar a realização de partos naturais

A equipe de técnicos e enfermeiros  que atua no setor de obstetrícia do Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, de Catolé do Rocha, que funciona também como maternidade, participou neste final de semana (27 e 28) de uma capacitação para melhorar a assistência às gestantes e ampliar a realização de partos fisiológicos e humanizados na unidade, ofertando uma melhor experiência no momento do nascimento do bebê. O treinamento aconteceu na sede da oitava gerencia de ensino, em Catolé do Rocha, durante todo o sábado e domingo.

A facilitadora do curso ‘Assistência ao parto’, a enfermeira obstetra, Catarina Sulpino destaca a importância da capacitação. “A proposta foi atualizar a equipe sobre as intercorrências que podem ocorrer durante o parto, aperfeiçoando o serviço já prestado às mulheres que procuram a unidade”, disse ela. ‘Anatomia e fisiologia do parto’, “Assistência ao parto fisiológico’, ‘Síndromes hipertensivas, ‘Frequência cardíaca fetal não tranquilizadora’, Distocia de ombros’, ‘Hemorragia pós-parto’, e ‘Assistência ao parto pélvico emergencial’ foram os temas abordados.

A diretora-técnica e obstetra do hospital, Anesla Yanne, idealizadora do treinamento, reitera que a proposta é melhorar a dinâmica e o trabalho em equipe. “Com essa ação estamos capacitando a nossa equipe e, consequentemente, melhorando a assistência, a habilidade e agilidade nas ações e situações que salvam vidas”, disse a médica.

Para a enfermeira, Hortência Gomes Fernandes, que se formou em 2007 e atua há quase dois anos na sala de parto e bloco cirúrgico do hospital de Catolé, o treinamento foi muito agregador de conhecimentos. “Essa educação continuada é importantíssima porque nos atualiza, a gente se sente mais seguro no dia a dia e com isso há ganhos tanto para o profissional que se capacita e atua com mais segurança, quanto para a população que recebe um serviço ainda melhor”, destacou ela, lembrando que o curso foi uma troca de experiência muito grande. “A enfermeira que nos capacitou atua na Maternidade Peregrino Filho, de Patos, que é referência para maternidade no sertão, e ela trouxe muita informação relevante. Eu me senti muito beneficiada com esse treinamento”, finalizou Hortência.

Profissionais que fizeram o treinamento
Um dos grupos do treinamento do final de semana
Outro grupo de profissionais que participou da capacitação
Enfermeira obstetra Catarina Sulpino
Durante o curso foi visto várias manobras de auxílio a gestante durante o parto normal
A enfermeira Catarina Sulpino foi a facilitadora do curso que aconteceu sábado e domingo
A enfermeira Hortência Gomes elogiou o treinamento e disse que agregou novos conhecimentos
A capacitação teinou a equipe para melhor acolher e assistir as gestantes em parto natural
Orientações importantes durante o trabalho de parto foram revistas no treinamento
Uma dos momentos do curso

Hospital de Coremas realiza mais de 280 consultas ambulatoriais durante plantão do final de semana

Entre a sexta-feira (26) e o domingo (28), o Hospital e Maternidade Estevam Marinho, em Coremas, atendeu 284 pessoas. Foram 82 atendimentos ambulatoriais na sexta-feira (26), mais 86 consultas médicas no sábado (27) e outras 116 no domingo, totalizando os 284.

Neste período, oito pessoas precisaram ser internadas para observação e cuidados posteriores às consultas por causa de complicações de pneumonia, tosse produtiva, acidente de moto e infecção aguda dos pulmões (PAC).

A maior demanda de procura pelo serviço no final de semana foi de pessoas com sintomas de síndrome gripal, com 55 registros, seguida de pessoas com dores diversas, com 41 casos, e quadro de diarreia, com 17 entradas. Mas o hospital atendeu ainda pessoas com dengue, febre, feridas com objetos perfuro/cortantes, com cefaleia, dificuldade de urinar, com crise nervosa, crise hipertensiva, infecção, reação alérgica, entre outros motivos.

Foram 284 consultas ambulatoriais neste final de semana no Hospital de Coremas
Hospital de Coremas atendeu 284 pesssoas no plantão do final de semana

Hospital de Catolé do Rocha atende mais de 300 pessoas no final de semana

O Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, unidade da rede de saúde do Governo da Paraíba em Catolé do Rocha, realizou 359 atendimentos ambulatoriais no plantão deste final de semana (26 a 28). Nesse período, o hospital realizou ainda 372 exames laboratoriais e 85 exames de Raios-X, além de seis cirurgias.

No plantão da sexta-feira (26) foram realizadas 132 consultas médicas ambulatoriais; no sábado (27), outros 127 atendimentos; e, no domingo (28), mais 100 pessoas procuraram os serviços do hospital e foram assistidas, sendo cinco delas por envolvimento em sinistro de trânsito com moto e outra ferida com objeto perfurocortante.

Entre as causas mais recorrentes de procura pelo serviço hospitalar nos 359 atendimentos ambulatoriais, a maior demanda foi de pessoas com  queixas de dores, com 62 casos, seguida de ocorrências de quadro infeccioso, com 25 registros, e depois com sintomas de síndrome gripal, com 22 entradas, entre outros motivos com menores registros, a exemplo de casos de cefaleia, diarreia, faringite, crise hipertensiva e reação alérgica.

No plantão do final de semana, 26 pessoas foram internadas para observação e cuidados posteriores à consulta médica com quadros de anemia, apendicite, câncer de próstata, crise convulsiva, desconforto respiratório, dor aguda, erisipela, hipoglicemia e traumatismo crânio encefálico.

Hospital de Catolé realizou 359 consultas médicas no plantão do final de semana
Hospitalde Catole atendeu mais de 300 pessoas no final de semana

Hospital de Patos realiza 34 cirurgias e atende mais de 200 pessoas no final de semana

Entre os dias 26 e 28 de abril, foram atendidas na Urgência e Emergência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), em Patos, 205 pessoas, sendo 24 delas vítimas de sinistros de trânsito. Neste período, a unidade que integra a rede estadual hospitalar realizou 34 cirurgias, sendo 13 de urgência e 21 eletivas. Foram 15 procedimentos oncológicos, oito ortopédicos, cinco gerais, outros cinco vasculares e um buco-maxilo.

O plantão com maior demanda de pessoas foi o de domingo (28), quando foram atendidos 90 pessoas, seguido do sábado (27), quando 89 pessoas foram assistidas. Na sexta-feira (26), das 18h até a meia-noite, outras 26 pessoas deram entrada na unidade.

Dos 24 pacientes vítimas de acidentes, 18 deles foram de pessoas que estavam em motocicletas. Houve ainda o registro de três casos com sinistros envolvendo automóveis, além de três atropelamentos. Cinco acidentados precisaram permanecer no hospital para cuidados posteriores aos da urgência.

Boa parte das vítimas de acidentes era da cidade de Patos, com 15 pessoas no total, mas o hospital atendeu pacientes das cidades de Areia de Baraúnas, Desterro, Malta, Matureia, Princesa Isabel, Santa Teresinha, Vista Serrana, Juru e São José de Piranhas.

Além dos casos envolvendo os acidentados, os demais motivos dos atendimentos da unidade neste final de semana foram de pacientes com dores diversas, com 52 ocorrências, seguido de pessoas que tiveram complicações decorrentes de quedas, com 34 casos, além de pancada, com 11 casos. O hospital atendeu ainda cinco pessoas que sofreram picadas de animais e outras cinco que foram mordidas por animais.

Uma das cirurgias do final de semana no Hospital de Patos
Uma das 34 cirurgias realizadas no final de semana em Patos
Hospital de Patos realizou 34 cirurgias no finaçl de semana, sendo 13 de urgência
Hospital de Patos realizou 34 cirurgias no ffoinal de semana, sendo 15 oncológicas
Hospital de Patos realizou 34 cirurgias neste final de semana

Produtor canavieiro e empresário Raimundo Nonato Siqueira é homenageado pela Alltech

Na noite da última quarta-feira (24) o produtor canavieiro e empresário, diretor presidente da Crop, empresa distribuidora de produtos agrícolas, foi homenageado pela Alltech, empresa do ramo de nutrição animal e vegetal, pela trajetória de sucesso de mais de 40 anos no segmento do agronegócio, 22 dos quais através da empresa Crop,  que tem matriz na cidade de Mossoró (RN) e filiais em Baraúnas e Parnamirim e que, em julho próximo, abrirá a terceira filial no Ceará, na cidade de Russas. O evento e homenagem aconteceram em um restaurante de João Pessoa.

“Eu fui pego de surpresa com essa homenagem. Fui convidado para o evento de apresentação de um produto, o Honey, e acabei sendo homenageado o que muito me alegrou e emocionou também porque essa lembrança faz referência a minha vida no segmento do agronegócio, o que me orgulha muito. São anos de dedicação e trabalho e como eles mesmos colocaram, deixo um legado, mas, adianto que ainda estou na ativa e ficarei assim enquanto Deus me permitir”, disse Nonato que, na ocasião, agradeceu a lembrança e homenagem. Ele estava acompanhado da esposa, Dona Glória e dos filhos Ângelo e Neto Siqueira.

O diretor do Departamento Técnico da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), Neto Siqueira, filho do homenageado, destacou a importância e exemplo do pai não apenas para a família, mas, também para os 94 funcionários da Crop e para o próprio segmento produtivo. “Meu pai é um exemplo de sucesso, de alguém que começou pequeno e foi crescendo com o suor do próprio trabalho e uma grande habilidade nos negócios, de um profissional agrônomo exemplar e de alguém que nos orgulha e também ao mercado de nosso segmento e essa homenagem é um reconhecimento a tudo isso”, afirmou Neto.

Raimundo Nonato foi homenageado pela Alltech
Nonato agradeceu a homenagem
Neto Siqueira, filho do homenageado, falou da felicidade de acompanhar o momento
Integrantes da Alltech e da Crop durante a homenagem
Momento da entrega da placa em homenagem a trajetória do Sr. Raimundo Nonato
Evento aconteceu em um restaurante de João Pessoa
Um dos momentos do evento

Empresas iniciam segunda fase do treinamento de sensibilização para ampliação da acessibilidade no transporte coletivo

Depois de treinar 100% dos cerca de 500 motoristas que atuam nas linhas metropolitanas da Grande João Pessoa, nas cidades de Bayeux, Cabedelo, Santa Rita e nas linhas urbanas da capital paraibana, as empresas concessionárias de transporte começaram nesta quarta-feira (24), a segunda fase do Programa de treinamento “Transporte Inclusivo”. O lançamento deste novo ciclo de capacitação aconteceu na manhã de hoje, na garagem da Unitrans, em João Pessoa.

Na primeira fase do Programa, realizada entre setembro e dezembro de 2023, o foco foi a capacitação dos motoristas para que eles conhecessem as demandas das pessoas deficientes, soubessem melhor distinguir a necessidade de cada tipo de deficiência, os direitos dos deficientes e os deveres das empresas com esse público específico. Agora, neste novo ciclo, serão treinados profissionais das empresas de ônibus que não estão no contato imediato com os passageiros, mas que ocupam cargos de chefia, coordenação, liderança, supervisão e gerência na operação das empresas, além dos próprios empresários das seis empresas que operam o sistema.

Segundo o Diretor Institucional do Sintur/JP, Isaac Moreira, essa ação é realizada desde o início em conjunto com o Ministério Público Estadual. “Neste aspecto quero destacar o empenho e interesse de Dr. Glauberto Bezerra, que participa com a gente deste processo desde a concepção e que tem não apenas mudado a visão das empresas em relação a acessibilidade, mas também o comportamento social porque o respeito a pessoa deficiente não é uma questão localizada de nossa atividade, mas de toda a sociedade e isso requer muito empenho e atenção tanto da empresa privada, como do poder público”, afirma o executivo do Sintur.

Isaac lembra que não há, em nível nacional, nenhuma iniciativa tão ampla como a que está sendo desenvolvida na Paraíba, que trabalhe tanto os operadores, quanto a retaguarda das empresas de transporte, incluindo ai os próprios diretores das empresas, fazendo disso um Programa contínuo de melhoria do transporte coletivo. “Somos pioneiros e únicos com essa dimensão”, falou ele.

O Promotor de Justiça, Glauberto Bezerra, enfatizou a necessidade de se investir neste tipo de treinamento. “A pessoa com deficiência não é portador de deficiência, porque ninguém põe a deficiência num saco e a leva nas costas e tira quando quer. São pessoas com sentimentos, que são inteligentes e temos que ter empatia, olhar com sensibilidade e buscar sentir a dificuldade dos outros e é isso o que a gente está fazendo aqui com esse Programa, ou seja, trazendo mais dignidade ao tratamento com essas pessoas”, enfatizou o Promotor.

 “João Pessoa tem uma característica de sair na frente em vários aspectos e esse Programa é mais uma iniciativa de melhoria do serviço, que se volta com um olhar de empatia e mais respeito com a pessoa deficiente que utiliza nossos veículos para se locomover”, disse o empresário e diretor da Unitrans, Alberto Pereira. E nas atividades deste primeiro dia de treinamento, ele simulou ser um cadeirante para experimentar a acessibilidade do ônibus através da plataforma elevatória. “Eu já tive a experiência de usar cadeira de rodas durante 90 dias quando rompi o tendão da perna esquerda e tive que fazer uma cirurgia e sei das limitações que isso impõe”, disse o empresário.

Esse Programa é mais que um treinamento, afirmou a Diretora da Unitrans Lorena Dantas, lembrando que essa vivência com os motoristas foi encerrada com sucesso e agora começa essa etapa que vai trabalhar com os profissionais internos. “Se colocar no lugar do outro é um exercício necessário e esse Programa é enriquecedor neste aspecto e a gente ganha muito com ele, porque crescemos na humanização, e a população ganha também sendo mais bem atendida e estamos aqui, retomando essa capacitação, agora com novo público, reafirmando nosso compromisso social com toda a população”, destacou Lorena.

“Esse Programa é muito importante para todos nós e está inserido no cronograma de treinamentos anual da empresa e será realizado com regularidade”, reforçou a Diretora da Unitrans, Larissa Nascimento. Segundo ela, o Programa será inclusive apresentado na escola de sua filha durante uma atividade pedagógica, nesta quinta-feira (25), como exemplo de uma ação de inclusão importante para a sociedade.

O vereador Dinho, presente à solenidade, elogiou a iniciativa das empresas. “A gente precisa evoluir e evoluir com políticas que tragam benefício para a população e essa, sem dúvida, é uma inclusão necessária e importante e que melhora o serviço de transporte em nossa cidade e é preciso não apenas reconhecer, como aplaudir essa ação”, disse ele.

“Agradeço o convite e fico muito feliz de participar deste evento e destaco o reconhecimento das empresas em se preocupar com o consumidor pessoense como um todo com esse Programa de Inclusão, aliás, a inclusão é objeto de debate intenso em todos os órgãos de proteção e defesa do consumidor, de forma que essa iniciativa de treinamento com esse foco precisa ser exaltada e estimulada porque dá dignidade e cidadania a quem anda de ônibus, porque o tratamento para com esse público deve ir muito além de dispor de elevadores nos ônibus”, disse o representante do PROCON/JP, Rougger Guerra.

            Carol Vieira, publicitária, cadeirante e uma das facilitadoras do Programa, lembrou que 27% da população paraibana tem algum tipo de deficiência e que esse Programa vai, de alguma forma, fazê-los se sentir em condições de igualdade de oportunidades. “Esse processo do ir e vir também faz parte de nossa inclusão e do nosso reconhecimento enquanto cidadãos. Pensar em estudar trabalhar, ir para algum lazer é uma coisa básica e às vezes a gente não tem nem condição de sair de casa, nos colocando em situações de vulnerabilidade e o que a gente vê com esse Programa é exatamente o contrário, ou seja, ele nos inclui e amplia a nossa autonomia”, destacou ela.

            A presidente da Associação Integrada das Mães de Autismo, Helaine Araújo, reforçou a relevância da iniciativa das empresas. “Quando a gente vê uma empresa que treina seus funcionários com esse olhar inclusivo, a gente fica muito feliz, pois isso evidencia que ela contribui para mudar essa concepção e acolhimento, melhorando não apenas o serviço, mas a própria sociedade”, disse ela,

Ainda durante o evento foi realizada uma dinâmica, onde o empresário Alberto Pereira, se colocou como cadeirante para usar o elevador do ônibus e o diretor da empresa São Sebastião, Diego Lopes, usou um tapa olho para simular a deficiência visual. Ambos vivenciaram as dificuldades que as pessoas deficientes têm ao usar o transporte. “De fato não é fácil, eu mesmo tive muita dificuldade de entrar no ônibus”, disse Diego, enaltecendo a importância da empatia e do treinamento do operador para melhor lidar com esse público específico.

Segundo a também facilitadora do Programa nesta segunda fase, a Educadora Popular, Douracir Vieira, serão realizados oito encontros, uma vez por semana, às 4ª feiras, até o dia 19 de Junho, quando ocorrerá o encerramento desta etapa que vai trabalhar com os funcionários das empresas Santa Maria, Transnacional, Reunidas, São Jorge, São Sebastião e Nossa Senhora da Aparecida.

Promotor de Justiça, Glauberto Bezerra, acompanha o Programa desde o início
Larissa Nascimento, diretora da Unitrans, falou da inclusão do Programa na grade anual de treinamento
O empresário Alberto Pereira, da Unitrans destacou importância do Programa
Lançamento da segunda etapa aconteceu nesta quarta-feira, em João Pessoa
Educadora e facilitadora do Programa, Douracir Vieira
Carol Vieira, cadeirante, publicitária e facilitadora do Programa
Isaac Júnior, do SinturJP falou dos objetivos do treinamento e dos avanços do sistema de transporte
O lançamento da segunda fase do Programa aconteceu na garagem da Unitrans
O empresário Alberto Pereira vivenciou a experiência do cadeirante ao entrar no ônibus
Rougger Guerra, do ProconJP elogiou iniciativa das empresas de trasporte
Lorena Dantas, diretora da Unitrans, enalteceu importância do treinamento de acessibilidade
Nesta fase, o treinamento será direcionado para os funcionários que atuam internamente nas empresas

Vereador Dinho elogiou ação das empresas destacando-a como uma excelente política de acessibilidade
Empresários, autoridades, colaboradores e convidados participaram do evento
O empresário Diego Lopes vivenciou a experiência de um deficiente visual ao usar o transporte coletivo

Hospital de Coremas realiza mais de 200 atendimentos no plantão do final de semana

O Hospital e Maternidade Estevam Marinho, unidade pertencente à rede de saúde do Governo da Paraíba, em Coremas, registrou, durante o plantão deste final de semana, 217 atendimentos. Foram 64 na sexta-feira (19), outros 75 no sábado (20) e mais 78 no domingo (21).

A causa mais frequente de procura pelo serviço na urgência e emergência foi de pessoas com sintomas de síndrome gripal, com 52 ocorrências, seguida de pacientes com queixas de dores diversas, com 27 casos, e de casos com complicações decorrente da dengue, com 20 ocorrências.

O hospital atendeu também pessoas com crise nervosa (10), com cefaleia (8), febre (7) e vômito (6). Também foram contabilizados casos de amigdalite, retirada de corpo estranho, quadros de diarreia, dificuldade de urinar, dispneia, crise hipertensiva, infecção, pneumonia, queda, reação alérgica, trauma, quatro vítimas de sinistros de trânsito com moto, além de dois casos suspeitos de intoxicação medicamentosa.

Hospital de Coremas atendeu 217 pessoas no plantão deste final de semana

No período, foram realizadas sete internações cujas causas foram de pneumonia, quadro de diarreia recorrente, dispneia, infecção intestinal, complicações de Erisipela (processo infeccioso da pele), Infecção do Trato Urinário (ITU) e Doença Pulmonar Obstrutiva (DPCO).

Hospital de Catolé do Rocha atende mais de 400 pessoas e realiza 43 cirurgias pelo Opera Paraíba

O Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, unidade da rede de saúde do Governo da Paraíba, em Catolé do Rocha, realizou 406 atendimentos ambulatoriais, 43 cirurgias otorrinolaringológicas pelo Programa Opera Paraíba e três partos. Esses dados se referem ao plantão do final de semana no período de sexta-feira (19) a domingo (21). As cirurgias foram de amigdalectomia (remoção das amígdalas palatinas), adenoidectomia (retirada da adenoide), e turbinectomia (cirurgia para ajudar a aliviar a congestão nasal crônica).

Neste período, o hospital realizou ainda 253 exames laboratoriais, 91 exames de Raios-X e uma curetagem (pequeno procedimento recomendado para remover qualquer tipo de tecido do útero) e 58 pessoas foram internadas, sendo a maior parte delas, 43 no total, os pacientes das cirurgias do Opera Paraíba. As demais causas de internação foi de pacientes com dor torácica, encefalopatia hepática (deterioração da função cerebral), dor abdominal, GECA (gastroenterocolite aguda, que é uma inflamação gastrointestinal), sepcemia (infecção no sangue) e pneumonia nosocomial (PNM).

Dos 406 atendimentos ambulatoriais, 149 foram realizados na sexta-feira (19), 142 no sábado (20), e outros 115 aconteceram no domingo (21). Entre as causas mais recorrentes de procura pelo serviço hospitalar, a maior demanda foi de pessoas com  queixas de dores, com 57 casos, seguido de ocorrências de síndrome gripal, com 42 registros, e depois situações de cefaleia, com 22 entradas, entre outros motivos com menores registros.

Das cirurgias do Opera Paraíba, foram realizados 15 procedimentos na sexta-feira, outros 15 no sábado e mais 13 no domingo. O agricultor Wylkon Alves Fernandes foi um dos pacientes que fizeram a cirurgia de remoção das amígdalas. Com 21 anos, ele sofria com  problemas na garganta há  mais de um ano, o que atrapalhava  a rotina do seu trabalho e na própria dinâmica de vida. “Eu estava tendo várias crises e eu vinha sofrendo com isso, tendo que vir para o hospital com frequência, tomar remédios, o que atrapalhava inclusive no meu trabalho e agora vim aqui para resolver essa questão com essa cirurgia”, disse ele.

O diretor do hospital, Fábio Cardoso, avaliou o final de semana como muito positivo e produtivo. “Além de dar conta de nossa demanda cotidiana, com mais de 400 consultas médicas, ainda conciliamos a nossa prestação de serviço com as cirurgias do Opera Paraíba que foram todas realizadas sem nenhuma intercorrência, o que nos deixa com a alegre sensação do dever cumprido e bem feito”, finalizou o diretor.

Wylkon Alves Fernandes foi um dos pacientes operados neste final de semana
Um dos 406 atendimentos ambulatoriais do Hospital de Catole do Rocha neste final de semana
O Hospital de Catolé do Rocha realizou 406 atendimentos ambulatoriais no final de semana
Pacientes aguardando a cirurgia
Uma das 43 cirurgias do Opera Paraíba realizada neste final de semana em Catolé
Alguns dos pacientes do Opera Paraíba no Hospital de Catolé do Rocha aguardando a cirurgia
Hospital de Catolé registrou 58 internações neste final de semana
Hospital de Catolé realizou 43 cirurgias pelo Opera Paraíba neste finalo de semana

Hospital de Patos realiza mais de 300 cirurgias de catarata e atende 212 pessoas no final de semana

O plantão do final de semana (19 a 21) na Urgência e Emergência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), de Patos, registrou o atendimento a 212  pessoas, das quais 22 vítimas de sinistros de trânsito. A unidade, que integra a rede estadual hospitalar, realizou 308 cirurgias de catarata pelo Programa Opera Paraíba e outros 22 procedimentos cirúrgicos, entre a sexta-feira (19) e o domingo (21), sendo 14 deles de urgência e oito eletivos.

Das cirurgias oftalmológicas do Opera Paraíba, 81 delas foram realizadas na sexta-feira, outras 139 no sábado e mais 88 no domingo, totalizando os 308 procedimentos. Já as 22 cirurgias eletivas e de urgência, oito foram gerais, outras oito ortopédicas, cinco vasculares e uma urológica. O diretor do hospital, Francisco Guedes, destaca como diferencial deste final de semana a capacidade do hospital absorver, além da demanda cotidiana na urgência e emergência, clinica médica e oncologia, no hospital do Bem, as cirurgias de catarata do Opera Paraíba.

“Não é fácil conciliar a assistência de nossa demanda regular com tantos procedimentos cirúrgicos como os que ocorreram neste final de semana, mas nos preparamos previamente e o resultado foi maravilhoso. Nossa equipe está de parabéns e o Governo do Estado por ampliar essas cirurgias e também trazer para Patos. Quando estivermos com as novas seis salas cirúrgicas que estão sendo construídas prontas e a nova UTI com 10 leitos, vamos ter condição de abraçar outros procedimentos do Opera”, afirmou.

Na urgência e emergência, o plantão com maior demanda de pessoas foi o de sábado (20) com o atendimento a 98 pacientes, seguido do domingo (21), com mais 83 atendimentos. Na sexta-feira, das 18h até a meia-noite, outras 31 pessoas deram entrada na unidade. Dos 22 pacientes vítimas de acidentes, 16 deles foram de pessoas que estavam em motocicletas. Houve ainda o registro de quatro casos com sinistros envolvendo automóveis, outro com bicicleta, além de um atropelamento.

Boa parte das vítimas de acidentes foi da cidade de Patos, com 11 pessoas no total, mas o hospital atendeu pacientes das cidades de Cacimba de Areia, Catingueira, Condado, Matureia, Piancó, Teixeira, Passagem, São José de Espinharas e Santa Luzia.

Além dos casos envolvendo os acidentados, os demais motivos dos atendimentos da unidade neste final de semana foram de pacientes com dores diversas, com 83 ocorrências, seguido de pessoas que tiveram complicações decorrentes de quedas, com 25 casos, além de cefaleia e mordedura de animais, com 11 casos cada um.

Das 22 cirurgias realizadas no Hospital de Patos no final de semana, 14 foram de urgência
Hospital de Patos realizou 22 cirurgias no plantão deste final de semana
Das 22 cirurgias, oito foram ortopédicas
Hospital de Patos realizou 308 cirurgias de Catarata neste final de semana
Uma das 308 cirurgias oftalmológicas realizadas no Hospital de Patos neste finalo de semana
Pacientes do Opera Paraíba deste final de semana em Patos
Pacientes do Opera Paraíba no Hospital de Patos
Recepção do Hospital de Patos com os pacientes do Opera Paraíba
Preparativos para a cirurgia oftalmológica no Hospital de Patos
Pacientes esperando para realização do procedimento
O Opera Paraíba esteve no Hopital de Patos neste final de semana
Paciente fazendo exame pré-operatório

Asplan comemora tramitação do PL que pune invasores de terras e diz é preciso aprovação para aumentar segurança no campo

A notícia da aprovação pelo Plenário da Câmara dos Deputados na última terça-feira (17), por 293 votos a favor e 111 contra, do requerimento de urgência para a apreciação do Projeto de Lei 895/2023, que dispõe sobre sanções administrativas e restrições aplicadas aos ocupantes e invasores de propriedades rurais e urbanas em todo o território nacional, foi recebida com muita alegria pelos produtores de cana-de-açúcar da Paraíba. O presidente da Associação dos Plantadores de Cana (Asplan), José Inácio de Morais, elogiou a iniciativa da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e diz que é preciso aprovar a matéria o quanto antes para aumentar a segurança no campo. Com a urgência aprovada, o texto pulará a etapa de análise em comissões da Casa e poderá ser votado diretamente no plenário.

“Não podemos aceitar a volta desta baderna no nosso país e invasão de terra, de propriedade privada e de instituições públicas e privadas. é baderna. Uma coisa é reivindicar algo outra é invadir, destruir depredar, desrespeitar o direito à propriedade e esse PL chega em boa hora, num momento em que esse movimento de invasores começam a agir e a ameaçar prejudicar quem produz”, afirma o dirigente canavieiro.

De autoria do deputado federal Zucco (PL-RS), a proposta faz parte do pacote anti-invasão apresentado pela Frente Parlamentar, e prevê sanções administrativas e restrições a invasores de propriedades rurais e urbanas em todo o território nacional, tais como, que vão desde tirar os invasores dos programas sociais do governo a tipificar o crime como terrorismo.

“Essa é uma pauta prioritária. Estamos vivendo hoje o que chamam de Vermelho Abril. Só neste mês já foram 24 invasões. Queremos dar uma resposta”, declarou a líder da Minoria na Câmara, Bia Kicis (PL-DF), que comemorou a aprovação da urgência com postagem em suas redes sociais.

O presidente da Asplan, José Inácio de Morais, elogiou decisão da Câmara de aprovar a urgência do Projeto que pune invasores de terras