Author: administrador

Hospital Regional de Patos realiza primeiras consultas do programa Paraíba Contra o Câncer na unidade

O Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), em Patos, por meio do Hospital do Bem, sua unidade oncológica, realizou, no último sábado (6), uma série de consultas especializadas em câncer de pele, um dos tipos de câncer mais comuns na região do sertão paraibano. A atividade faz parte das ações do Programa Paraíba Contra o Câncer, lançado em maio último pelo Governo do Estado com o objetivo de melhor assistir os pacientes oncológicos. Os 87 pacientes atendidos foram encaminhados via Central de Regulação.

Atualmente, 124 pacientes estão cadastrados no SISREG com essa doença e esse atendimentos foram realizados, justamente, em atendimento a essa demanda, explica o diretor geral do Complexo, Francisco Guedes.

Ele lembra a importância do Programa Paraíba Contra o Câncer no rastreio e diagnóstico precoce e tratamento para os pacientes oncológicos. “A investigação, diagnóstico precoce e tratamento rápido aumentam as chances de cura e com esse Programa o paciente oncológico do Sertão passa a contar não apenas com os serviços do Hospital do Bem, mas com uma rede que o acolhe desde o início até o fim do tratamento, o que contribuirá para melhoria da assistência e, consequentemente, da diminuição da mortalidade por câncer no estado”, reforça o diretor-geral do Complexo de Patos.

O Programa Paraíba Contra o Câncer foi criado pelo Governo do Estado para acolher e dar celeridade ao tratamento de pacientes oncológicos. O acesso é por meio da Central Estadual de Regulação, que estabelece uma fila única no programa. As equipes especializadas são compostas por oncologistas clínicos e enfermeiros navegadores, responsáveis por coordenar o acesso do usuário à realização de procedimentos de diagnóstico, estadiamento e tratamento, com o uso da Teleoncologia, já em funcionamento desde maio em todas as macrorregiões de Saúde.

Ação realizada no Hospital de Patos atendeu 87 pacientes dentro do Programa Paraiba Contra o Câncer
Hospital de Patos realizou atendimento especializado dentro do Programa Paraíba Contra o Câncer no sábado
Pacientes atendidos foram regulados via SISREG
Uma das consultas especializadas realizadas no último sábado no Hospital de Patos

Hospital de Catolé do Rocha realiza mais de 300 atendimentos no ambulatório, oito cirurgias e seis partos no final de semana

O Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, em Catolé do Rocha, unidade pertencente à rede estadual de saúde, realizou, neste final de semana (5 a 7), 312 atendimentos ambulatoriais, oito cirurgias eletivas e seis partos. Entre a sexta-feira e o domingo, a unidade realizou ainda 446 exames laboratoriais, 58 Raios-X, e uma curetagem.

As cirurgias eletivas foram de redução de clavícula com passagem de fio, hernioplastia (procedimento cirúrgico usado para o tratamento da hérnia na parede abdominal), laqueadura (cirurgia que corta ou amarra as tubas uterinas e impede a mulher de engravidar), copoperioneoplastia (cirurgia que corrige as distopias genitais femininas (órgãos fora do lugar)), perioneoplastia (procedimento cirúrgico que visa reconstruir a região do períneo da mulher) e fixação de punho com passagem de fio.

Das causas mais frequentes de atendimentos no plantão do final de semana, se destacam pessoas com quadros de dores diversas, com 50 casos, seguido de avaliação com cirurgião vascular, com 21 consultas, 19 casos de cefaleia, 11 de infecção e 10 de sintomas de síndrome gripal. O hospital atendeu ainda, quatro vítimas de sinistro com motos e um caso de agressão física.

No plantão do final de semana foram registradas 25 internações. Além dos pacientes que fizeram cirurgias e as parturientes, as causas de internação foram anemia, artrite, acidente vascular encefálico (AVE), câncer de laringe e fígado, desidratação e hipotensão/pancreatite.

Hospital de Catolé realizou oito cirurgias eletivas no plantão do final de semana
Uma das consultas ambulatoriais do plantão no Hospital de Catolé do Rocha
Hospital de Coremas atendeu 174 pessoas no plantão deste final de semana

Hospital de Coremas atende mais de 170 pessoas no plantão do final de semana

O Hospital e Maternidade Estevam Marinho, unidade integrante da rede de saúde do Governo da Paraíba, em Coremas, atendeu, durante o plantão do final de semana, entre a sexta-feira (5) e o domingo (7), 174 pessoas. Foram 49 atendimentos na sexta-feira, mais 60 no sábado e outros 65 no domingo, entre consultas ambulatoriais e urgência e emergência.

 Neste período, duas pessoas precisaram ser internadas para observação e cuidados posteriores às consultas por causa de complicações de micose e dor em membro.

 A maior demanda de atendimento no período foi de pacientes com queixas de dores, com 34 ocorrências, seguida de casos de cefaleia, com 13 atendimentos, e de quadros de diarreia, com 12 registros, além de dez casos de crise nervosa e outros dez de dengue.

 Mas o hospital atendeu ainda duas vítimas de sinistros de trânsito com moto e duas pessoas que se acidentaram com objetos perfurocortantes, além de pacientes com dificuldade de urinar, crise hipertensiva, febre, reação alérgica, vômito, sangramento, entre outros motivos.

Recepção do Hospital de Coremas
Hospital de Coremas atendeu 174 pessoas no plantão deste final de semana

Hospital de Patos realiza 21 cirurgias e atende mais de 180 pacientes no final de semana

O plantão da Emergência e Urgência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), em Patos, entre a sexta-feira (5) e o domingo (7), registrou a realização de 21 cirurgias e o atendimento a 187 pacientes. O hospital, que integra a rede de saúde do Governo da Paraíba, atendeu ainda 20 pessoas vitimas de sinistros de trânsito, sendo 18 com motos, uma com automóvel e um por atropelamento.

Das 21 cirurgias realizadas, 11 foram de urgência e 10 eletivas, sendo sete cirurgias oncológicas, cinco cirurgias gerais, mais cinco ortopédicas, três vasculares e uma urológica.

O plantão com maior número de atendimentos foi o do domingo (7), com o registro de 84 pacientes, seguido do sábado (6), com mais 82 pessoas atendidas. Das 18h até a meia-noite da sexta-feira (5), outras 21 pessoas deram entrada na Urgência e Emergência da unidade.

Das 20 pessoas que deram entrada por sinistros de trânsito, seis eram de Patos, as demais vieram das cidades de Junco do Seridó, Malta, Matureia, Quixaba, Santana dos Garrotes, São Bento, São José do Bonfim, São José do Sabugi, Vista Serrana e Desterro. Três delas precisaram permanecer internadas após consulta e atendimento.

O relatório de gestão do hospital apontou ainda que na emergência e urgência, além dos casos envolvendo os acidentados por sinistro de trânsito, os demais motivos dos atendimentos da unidade neste final de semana foram de pacientes com dores, com 52 casos, seguidos de pessoas que sofreram quedas, com 39 ocorrências, e que apresentaram alguma lesão, com 10 casos. Mas o hospital atendeu ainda, entre outras ocorrências, pessoas com fraturas, cefaleia, mal estar, mordida de animais, sangramento, síndrome gripal, retirada de corpo estranho, dispneia.

Das 21 cirurgias realizadas no Hospital de Patos, cinco foram ortopédicas
Hospital de Patos realizou 21 cirurgias no final de semana, 11 delas de urgência
Hospital de Patos realizou 21 cirurgias no plantão do final de semana
Preparativos de material para cirurgia no Hospital de Patos
O Hospital de Patos atendeu 187 pessoas no plantão do final de semana

Judicialização pelas distribuidoras e maior oferta fez oscilar preço de CBios mas valor tende a se normalizar afirma presidente da Unida

“Essa oscilação de preço do CBios já era esperada em função da judicialização feita pelas distribuidoras que entraram no STF com o pedido de inconstitucionalidade em relação a obrigatoriedade de compra dos Créditos de Descarbonização, o que é temporário, já que elas são obrigadas a comprar os créditos para compensar as emissões das vendas de combustíveis fósseis. Além disso,  com o acordo feito entre os industriais e produtores, o Programa Renovabio se fortalece, com a tendência de normalizar estes valores no mercado em breve”. Essa afirmativa foi feita nesta sexta-feira (5), pelo presidente da União Nordestina dos Produtores de Cana-de-açúcar (Unida) e da Câmara Setorial do Açúcar e do Álcool, Pedro Campos Neto.

Ele fez referência ao preço médio das negociações dos CBios que fecharam em junho a R$ 77,83, patamar que é 21% abaixo da média de 2024. No último dia 10 de junho o valor negociado ficou em R$ 66,50/CBios, o menor valor desde setembro de 2022. Na média do primeiro semestre, o preço do CBio foi de R$ 98,80, contra uma média de R$ 113,8 em 2023.

            “As distribuidoras deixaram de adquirir os créditos individuais a que faziam jus, aliada a elevada oferta de créditos no mercado, o que contribuiu para reduzir os valores do CBios, mas a tendência é que os preços voltem a subir porque as distribuidoras de combustíveis são obrigadas a comprar os créditos e isso, inevitavelmente, mantém o mercado aquecido”, reitera Pedro.

De acordo com o relatório da B3, onde os créditos são negociados, a emissão de CBios em junho avançou 24,8% ante o mesmo mês do ano passado, com 3,45 milhões de títulos de créditos de descarbonização emitidos. No acumulado deste o início do ano, atingiu 20,8 milhões, ou 25,2% acima do mesmo período de 2023. O total de créditos que as partes obrigadas terão que “aposentar” até 31 de dezembro é de 46,4 milhões de CBios, somando a meta anual compulsória de 2024 e os créditos não entregues em 2023.

Fonte:

https://www.terra.com.br/economia/preco-dos-cbios-encerra-junho-com-baixa-de-21-ante-media-do-ano-aponta-itau-

Presidente da Unida, Pedro Campos Neto afirma que valor de CBios tende a se normalizar

Hospital de Coremas atende mais de 150 pessoas no plantão do final de semana

O Hospital e Maternidade Estevam Marinho, em Coremas, atendeu, durante o final de semana, entre a sexta-feira (28) e o domingo (30), 152 pessoas na urgência e ambulatório médico. A unidade, que integra a rede estadual de saúde do Governo da Paraíba, realiza atendimentos de urgência e emergência de baixa complexidade, além de clínica médica e maternidade.

Das 152 pessoas atendidas no ambulatório da unidade, 59 foram no plantão da sexta-feira (28), outras 50 foram no sábado (29) e 43 no domingo (30). Destas, três pessoas foram internadas para observação e cuidados posteriores. Uma por complicações de uma infecção intestinal, outra por causa de um cisto hemorrágico e outro paciente por causa de DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica).

A maior causa de atendimento na urgência foi de pacientes com queixas de dores, com 44 ocorrências, seguida de pessoas com sintomas de síndrome gripal, com 14 casos, e de quadros de diarreia, com 10 atendimentos. Mas o hospital atendeu ainda pessoas com cefaleia, crise nervosa, dispneia, dificuldade de urinar, febre, fratura, crise hipertensiva, infecção, reação alérgica, sangramento, tontura, torção, trauma, vômito, além de uma vítima de sinistro de trânsito com moto e outra ferida por objeto perfuro/cortante.

Hospital de Coremas atendeu 152 pessoas no plantão deste final de semana

Emergência e Urgência do Hospital de Patos presta mais de 190 atendimentos no final de semana

O plantão da Emergência e Urgência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), pertencente à rede estadual de saúde, em Patos, registrou no último final de semana (28 a 30) o atendimento de 197 pessoas. Entre as 18h da sexta-feira (28) até a meia-noite deste domingo (30), a unidade realizou ainda 23 procedimentos cirúrgicos, sendo 16 cirurgias de urgência e sete eletivas. Foram seis gerais, outras seis ortopédicas e mais seis vasculares e ainda quatro oncológicas e uma buco-maxilo.

O plantão de maior demanda de atendimentos foi o de domingo (30), quando 89 pessoas deram entrada na unidade, seguido do sábado (29), quando outras 85 pessoas foram atendidas na urgência e emergência. Na sexta-feira (28), entre as 18h e a meia-noite, outras 23 pessoas passaram por avaliação médica no hospital.

O relatório de gestão do hospital referente ao plantão do final de semana apontou ainda que 24 pessoas deram entrada na unidade por causa de sinistros de trânsito, sendo 21 deles decorrentes de acidentes com motos, outros dois com acidentes que envolveram bicicletas e um com automóvel.

Dos 24 acidentados, boa parte deles foi da cidade de Patos, com oito pessoas no total. Mas houve registro de acidentados vindos das cidades de Água Branca, Catingueira, Catolé do Rocha, Condado, Coremas, Desterro, Malta, Matureia, Piancó, Santa Luzia, Santa Terezinha, São Bento, São José de Caiana, São José do Bonfim e Teixeira. Seis destes pacientes precisaram ficar internados para cuidados posteriores.

Na emergência, além dos casos envolvendo os acidentados, os demais motivos dos atendimentos da unidade neste final de semana foram de pacientes com dores diversas, com 55 ocorrências, seguido de quedas, com 21 casos, e traumas diversos, com 13 registros. Mas o hospital atendeu ainda casos de dispneia, fratura, pancada, além de três casos de agressão física, entre outros motivos.

Hospital de Patos realizou 23 cirurgias no plantão do final de semana
Hospital de Patos realizou seis cirurgias ortopédicas neste final de semana
Uma das 23 cirurgias realizadas duranbte o final de semana no Hospital de Patos

Hospital de Coremas atende mais de 200 pessoas durante o feriado de São João

O Hospital e Maternidade Estevam Marinho, de Coremas, unidade pertencente à rede de saúde do Governo da Paraíba, atendeu 239 pessoas entre os dias 21 e 24 de junho – feriadão do São João. Foram atendidas 56 pessoas no dia 21, mais 64 no sábado (22), outras 56 pessoas no domingo (23) e mais 63 na segunda-feira (24). No período, três pessoas precisaram ser internadas após a consulta ambulatorial. Uma com dispneia, outra com surto psicótico e outra com febre, vômito e diarreia.

Durante o feriadão de São João, as causas mais recorrentes de procura pelo serviço foi de pessoas se queixando de dores diversas, com 71 registros, seguidas de pacientes com sintomas de síndrome gripal, com 11 casos, e mais 11 ocorrências de pacientes com crise nervosa.

Mas no período o hospital atendeu ainda diversos casos de amigdalite, cefaleia, diarreia,  dificuldade de urinar, dispneia, dengue, crise hipertensiva, luxação, mal-estar, vômito, diabetes, além de duas vítimas de sinistro de trânsito com moto e duas pessoas feridas com objeto perfuro/cortante.

A diretora geral do hospital, Josielma Oliveira, afirmou que mesmo com aumento do fluxo de pessoas em Coremas e redondezas, por causa do feriadão, a  média de atendimentos da unidade se manteve similar a dos finais de semana corriqueiros. “Comparando o movimento do feriadão com os plantões de finais de semana a gente não evidenciou um aumento significativo de demanda muito diferente do que a gente já atende cotidianamente. Claro que houve acréscimos, mas dentro do que a gente já esperava e se preparou para atender”, afirmou ela.

Hospital de Coremas atendeu 239 pessoas no feriado de São João
Hospital de Coremas atendeu mais de 200 pessoas no feriado de São João

Hospital de Catolé do Rocha atende quase 500 pessoas e realiza nove partos no feriadão de São João

O Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, em Catolé do Rocha, atendeu no feriadão de São João, entre os dias 21 e 24 de junho, 499 pessoas. Foram 127 na sexta-feira (21), mais 141 no sábado (22), outras 101  no domingo (23) e ainda 130 na segunda-feira (24). A unidade, que integra a rede de saúde do Governo da Paraíba, ainda realizou nove partos, quatro cirurgias eletivas e duas curetagens (procedimento médico recomendado para remover qualquer tipo de tecido do útero). No período, 38 pessoas precisaram ser internadas para cuidados posteriores.

As cirurgias eletivas foram de histerectomia (cirurgia ginecológica que consiste na remoção do útero), ooforectomia (procedimento utilizado para tratar o câncer de ovário ou para evitar o seu surgimento), colecistectomia (cirurgia do aperelho digestivo para retirar a vesícula biliar) e uma fixação de rádio (correção de um osso quebrado no  antebraço).

No período do feriadão, o hospital realizou ainda 110 exames de Raios-X e 560 exames laboratoriais. As causas das 38 internações foram constipação, dor abdominal, edema pulmonar, fraturas, hemorragia digestiva alta, crise de hemorroida, hemorragia gástrica, crise hipertensiva, luxação, neoplasia de pulmão, pé diabético, câncer de pulmão, septicemia volvo de sigmoide (uma condição na qual uma determinada porção do intestino sofre uma torção sobre o seu próprio eixo mesentérico), além das pacientes que tiveram bebês e os que fizeram as quatro cirurgias eletivas.

Os casos mais recorrentes no ambulatório médico neste período junino foram de pessoas se queixando de dores diversas, com 86 casos no total, seguidos de avaliação de exames, com 34 registros, além de 27 pacientes que passaram por avaliação cardiológica. Mas o hospital atendeu ainda 21 casos de cefaleia, 20 pessoas com infecção, 19 pessoas com crise de ansiedade, 13 pessoas com sintomas de síndrome gripal, além de seis pessoas vítimas de sinistro de trânsito com motos e uma vítima de arma branca e outra vítima de acidente de trabalho, entre outras intercorrências.

O diretor-geral da unidade, Fábio Cardoso, lembra que o movimento foi intensificado por conta do feriado de São João, mas que isso não impactou na assistência prestada, pois houve todo um preparo interno antecipado para atender esse aumento natural de demanda. “O aumento pela procura do serviço durante o feriadão de São João já era esperado pela tradição de festas juninas no sertão e, de fato, ampliou a procura pelo serviço, mas nos preparamos para isso e realizamos as consultas, exames e atendimentos na urgência, incluindo a realização dos nove partos e das quatro cirurgias eletivas dando uma boa assistência a quem nos procurou também neste período”, finalizou o médico.

Um dos atendimentos médicos neste feriadão junino no Hospital de Catolé
Um dos atendimentos no ambulatório médico do Hospital de Catolé durante o período de São João
Hospital de Catolé atendeu 499 pessoas no feriado de São João

Hospital de Patos realiza mais de 400 atendimentos e 17 cirurgias no feriadão de São João

O plantão do feriado de São João, que compreendeu o período entre a sexta-feira (21) até a segunda-feira (25), no Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), em Patos, registrou o atendimento a 339 pessoas na urgência e emergência. Somadas as 108 pessoas atendidas no posto médico da unidade instalado onde aconteceram as festividades juninas na cidade (de 19 a 23), no Terreiro do Forró, foram 447 atendimentos no período junino.

Na sexta-feira (21), 38 pessoas deram entrada no hospital. No sábado (22), mais 110 pessoas foram atendidas na urgência e emergência. No domingo (23), outras 105 pessoas passaram por consulta médica e na segunda-feira (25), outras 86 pessoas procuraram os serviços da unidade com variadas demandas, entre as quais, 33 vítimas de sinistros de trânsito envolvendo motocicletas (26), automóvel (4), bicicleta (2), além de um atropelamento, totalizando 33 casos desta natureza.

Das 33 vítimas de sinistros de trânsito, 20 foram de Patos, mas o hospital recebeu acidentados das cidades de Desterro, Juru, Matureia, Nova Olinda, Passagem, São José do Bonfim, Teixeira e Santa Teresinha. Cinco pacientes, todos acidentados com motos, tiveram que permanecer internados para cuidados posteriores e cirurgia.

Foram 17 cirurgias realizadas entre os dias 21 e 25 de junho, 13 foram de urgência e outras quatro eletivas, sendo sete cirurgias gerais, seis vasculares e mais quatro ortopédicas.

“Embora com um movimento de procura pelo serviço maior, em função do feriadão do São João, não tivemos intercorrências no período, tendo o serviço funcionado dentro da normalidade. E, neste aspecto, quero ressaltar a importância do apoio do Posto Médico instalado no Terreiro do Forró, que resolveu lá mesmo muitas das demandas que viriam para cá, caso não tivéssemos esse aporte de assistência externo. Tanto que dos 108 atendimentos no posto, apenas quatro casos precisaram ser trazidos para o hospital”, destacou o diretor geral do Complexo, Francisco Guedes.

Apoio Externo – No posto médico instalado no Terreiro do Forró no primeiro dia de funcionamento (19) foram atendidas 10 pessoas, No dia 20, outras 23 pessoas foram atendidas no local. Na sexta-feira (21), mais 33 pessoas passaram por atendimento na unidade. No sábado (22), outras 27 pessoas foram atendidas no posto médico e no dia 23, mais 15 pessoas utilizaram os serviços do posto, totalizando 108 atendimentos no período de 19 a 23 de junho.

Um dos atendimentos do posto médico durante os festejos juninos em Patos.
Um dos momentos do Posto Médico do Hospital de Patos montado no Terreiro do Forró.
108 pessoas foram atendidas no Posto Médico do Hospital de Patos.
Cirurgia realizada no Hospital de Patos neste final de semana (21 a 23).
Hospital de Patos realizou 17 cirurgias no feriado de São João.
Das 17 cirurgias realizadas no Hospital de Patos, 13 foram de urgência.
Uma das 17 cirurgias realizadas durante o feriado de São João no Hospital de Patos.
Foram 17 cirurgias no plantão do feriado junino no Hospital de Patos.
O Posto Médico funcionou de 19 a 23 de junho
O posto médico do Hospital de Patos realizou 108 atendimentos entre os dias 19 e 23 de junho
Um dos atendimentos no posto médico do Hospital de Patos no Terreiro do Forró