Author: administrador

Hospital de Coremas atende mais de 180 pessoas no plantão do final de semana

O Hospital e Maternidade Estevam Marinho, em Coremas, unidade pertencente à rede estadual de saúde, registrou o atendimento a 185 pessoas no plantão do final de semana, entre a sexta-feira (19) e a meia-noite desse domingo (21). No período, os casos de dores, sintomas de síndrome gripal e complicações decorrentes de dengue lideraram a procura pelo serviço.

O plantão de maior demanda na urgência e ambulatório médico foi o de domingo, quando 74 pessoas foram atendidas, seguido do sábado, com mais 61 atendimentos. Na sexta-feira, outras 50 pessoas foram atendidas na unidade, totalizando os 185 atendimentos no final de semana.

Durante o plantão, 11 pessoas precisaram ser internadas para cuidados posteriores. As causas que motivaram as internações foram: dispneia, bronquilite, erisipela, pneumonia, diarreia, cardiopatia, pielonefrite (infecção bacteriana de um ou de ambos os rins) e ITU- Infecção do Trato Urinário.

Além de pessoas com dores, sintomas de síndrome gripal e dengue, o hospital atendeu ainda pacientes com crise nervosa, diarreia, vômito, crise hipertensiva, traumas, cefaleia, infecção, queda, reação alérgica, sangramento, tontura, além de uma vítima de sinistros de trânsito com moto, outra ferida com objeto perfurocortante, e duas pessoas por intoxicação exógena de medicamento (tentativa de suicídio).

Hospital de Coremas atendeu 185 pessoas no plantão do final de semana
Hospital de Coremas também atua com pediatria
Registro do atendimento para o ambulatório médico no Hospital de Coremas
Hospital de Coremas atua com urgência, emergência, clinica médica, pediatria e maternidade

Equipe do Hospital de Patos montou plano de atendimento especial para receber as vítimas dos graves sinistros de trânsito no sertão

Por volta das 15h40 da tarde deste domingo (21), o coordenador da urgência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC), Allan Martins, estava de folga, em sua residência quando viu num grupo restrito de watzap do trabalho a notícia de dois graves acidentes, envolvendo várias vítimas, e imediatamente se dirigiu a unidade e lá, juntamente com a equipe de plantão na urgência e sob orientação das direções técnica e geral, começou a colocar em prática as primeiras ações do protocolo de plano de catástrofes que incluiu a implantação de uma triagem especial, na porta de entrada, com a finalidade de distinguir os pacientes mais graves dos menos graves, reforço da equipe, esquema especial na farmácia e noutros setores vitais para assegurar uma boa assistência.

A urgência também foi dividida em subpartes, explica Allan, destinando os pacientes mais graves para o eixo vermelho, outro setor para pequenos procedimentos e outro que abordou os casos mais leves. “Todo um contingente de profissionais foi montado, dividido e dimensionado para que o atendimento fosse o mais eficaz possível. Tínhamos seis médicos prontamente atendendo os casos, a equipe de enfermagem foi ampliada, inclusive com profissionais que não estariam de plantão, mas se dispuseram a vir e reforçar a equipe para atender essa demanda, outros passaram do tempo de seus plantões de forma que essa força tarefa foi crucial para o bom e célere atendimento às vítimas destes acidentes”, destaca o enfermeiro.

O diretor técnico do Complexo, o médico Pedro Augusto, reforça que o hospital teve que ampliar a equipe de assistência chamando outros cirurgiões, neurologistas, anestesistas, clínicos, ortopedistas, buco-maxilo, para dar suporte às equipes que estavam de plantão. “Nós temos no hospital um protocolo que nos prepara para esse tipo de situação que foge a normalidade dos atendimentos e conseguimos com essa força tarefa dar assistência, com celeridade, a todos os pacientes, tendo dois deles ido a óbito, em função da gravidade das lesões, outros foram transferidos para Campina Grande, com trauma crânio encefálico, outros foram operados de imediato, com fratura exposta e lesões com sangramento intra-abdominal, mas todas as vítimas que chegaram a nossa unidade tiveram assistência adequada e imediata”, afirma o médico, agradecendo a equipe que, num domingo, se prontificou e foi para o hospital integrar essa força-tarefa.

Para o diretor geral do Complexo, Francisco Guedes, a união da equipe e a estrutura de assistência disponível no hospital foram cruciais para o bom atendimento a esses pacientes. “Nesse domingo, nossa equipe, mais uma vez comprovou que a população do sertão pode confiar sua assistência em saúde ao Regional de Patos. Recebemos 35 pacientes vítimas de acidentes neste final de semana incluindo os 25 deste domingo, e todos foram bem acolhidos e tiveram um atendimento rápido e efetivo, comprovando assim o comprometimento que cada servidor tem na prestação do serviço de excelência e a capacidade resolutiva de nossa unidade. A saúde do Estado da Paraíba vive, de fato, seu melhor momento e a Rede de Saúde de Patos acompanha esse ritmo de avanço do estado”, reiterou o diretor geral, agradecendo a sua equipe pela união, compromisso e competência e ao apoio de outras unidades da rede estadual de saúde que disponibilizaram equipamentos para dar melhor suporte ao socorro dos acidentados.

O hospital atendeu 21 vítimas do acidente ocorrido entre Imaculada e Água Branca e mais quatro vítimas de uma acidente que aconteceu na alça Sudoeste, em Patos. Dos quatro acidentados da Alça, um recebeu alta no domingo, um foi transferido para o Hospital do Trauma de Campina Grande, outro está estável aos cuidados da ortopedia e outro está intubado, em estado grave, com TCE e trauma no tórax. Das vítimas do outro acidente, oito tiveram alta nesta segunda-feira (22), o restante permanece no hospital em observação. As seis crianças foram transferidos para o Hospital Infantil ainda no domingo e dois pacientes, infelizmente, foram a óbito também no domingo.

Allan Martins, Coordenador da Urgência do Hospital de Patos
Dr. Pedro Augusto, Diretor Técnico do Complexo de Patos
Hospital de Patos atendeu 35 vítimas de acidentes de trânsito neste finaol de semana
Hospital de Patos montou força tarefa para atender os acidentados neste final de semana
Plantão do final de semana foi bastante movimentado no Hospital de Patos
Urgência do Hospital de Patos neste domingo
O Diretor Geral do Complexo de Patos, Francisco Guedes, destaca importância do serviço da unidade para o sertão

Especialista em climatologia prevê regularidade de chuvas na Paraíba nos próximos dois meses

Durante palestra promovida pela Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (ASPLAN), nesta quarta-feira (17), em João Pessoa, o Dr. em Meteorologia Alexandre Magno fez um relato das previsões divulgadas para os produtores canavieiros. Ele lembrou que de acordo com o que foi divulgado em informes pela ASPLAN, desde dezembro de 2023 já se colocava o fim do fenômeno El Niño e de perspectivas de chuvas acima da média em todo litoral paraibano em 2024, além do estabelecimento do fenômeno La Niña, que viria a favorecer a continuidade das chuvas na categoria acima da média.

 Neste ano, segundo o especialista, com o clima favorável se teve uma situação extraordinária para a agricultura e que também contribuiu para o abastecimento pleno dos reservatórios e que ainda terão aportes nos meses de julho e agosto. Alexandre Magno lembrou que de janeiro a junho a condição climática foi muito boa com chuvas abundantes e regulares, acima da média, e a tendência para agosto é de chuvas dentro da normalidade no litoral. “A La Niña está se estabelecendo no Pacífico, há quase dois meses, mas em processo lento no seu estabelecimento, mas as águas mais frias já tomou conta de grande parte do Pacífico”, disse o meteorologista.

Dr. Alexandre lembrou ainda que a mídia fez um estardalhaço em cima do fenômeno El Nino e as perspectivas de seca sobre o Nordeste que não se confirmou.  “Um equívoco deste ano foi a divulgação de um super El Nino mas essa condição só se configura quando a temperatura  da superfície do mar no Pacífico é acima de quatro graus de diferença. Esse ano, o maior pico que ele chegou foi a 2,3 graus. É preciso ter muito cuidado na divulgação deste tipo de informação, ela precisa ser técnica e discursiva para não gerar informações distorcidas e inverídicas. Enquanto a Imprensa divulgava que o El Nino seria forte, os boletins meteorológicos da ASPLAN já discordavam dessa informação que, de fato, não se configurou”, disse o especialista, lembrando que tecnicamente não se tem El Nino desde dezembro do ano passado e que, em março, a ASPLAN já havia divulgado as boas perspectivas climáticas para a região litorânea.

Ele lembrou que normalmente o fenômeno La Niña traz anomalias negativas de temperatura sobre a área do Pacífico, trazendo aumento das chuvas no Norte e Nordeste e uma estiagem relativa no Sul e Sudeste”, explicou Dr. Alexandre. Ainda segundo ele, o El Nino e La Niña não afetam tanto a chuva do Leste. “Quem mais influencia é o aquecimento das águas do Atlântico, principalmente, nesta faixa tropical, porque ele é quem alimenta os sistemas de leste.  A chuva, na faixa litorânea, é diretamemte relacionada ao aquecimento do oceano Atlântico”, reforçou o especialista.

Dr. Alexandre destacou ainda que junho foi um mês de muita regularidade, com chuvas acima da média no litoral e Campina Grande e que junho de 2024 se comportou como um dos meses mais chuvosos na sua história, e que no período de janeiro a junho também houve chuvas com regularidade. “Há uma perspectiva de melhoria na qualidade das precipitações agora em julho porque o fenômeno La Niña continua com tendência a se estabelecer, e que mesmo durante o período de estiagem, pode contribuir para um verão úmido, como ocorreu no verão passado, apesar da baixa climatologia das chuvas, mas com regularidade, o que é bom para a agricultura de sequeiro”, afirmou ele.

Segundo o meteorologista, há previsões de julho a setembro, que mostram a permanência do fenômeno La Niña sobre a região e que também indicam a manutenção do aquecimento do Atlântico, sinalizando uma condição boa até o final do ano. “Os modelos climáticos apontam julho, agosto e setembro, com chuvas com  regularidade”, disse ele, destacando que há uma boa perspectiva de chuva que deve ficar dentro da normalidade esperada para essa época do ano, apesar de que na Paraíba, a partir de agosto, há uma redução normal das chuvas, mas, com precipitações regulares.

O meteorologista lembrou que o modelo climático  considera a temperatura da superfície do mar para realização dos cálculos. “Isto porque sendo a superfície do planeta, em sua maior parte, coberta por oceanos, suas oscilações de temperatura tornam-se determinantes para as variações dos climas e, consequentemete, para previsão de chuvas”, reiterou Alexandre Magno.

O presidente da ASPLAN, José Inácio, que abriu a palestra, enalteceu a importância das previsões para os produtores que têm um melhor norte para se orientarem. “Com esse trabalho de previsão climática nós potencializamos nossas atividades porque há subsidíos para tomada de decisões e esse trabalho junto com  o Dr. Alexandre foi muito assertivo e importante para termos informações mais precisas para que possamos nos programar melhor. É um trabalho exitoso”, disse José Inácio, elogiando as explanações do meteorologista que integra os quadros da AESA, além de destacar a credibilidade da instituição que se posiciona como a segunda melhor agência do país, atrás apenas da de São Paulo.

O diretor do Departamento Técnico, Neto Siqueira, encerrou o evento, reforçando a importância dos boletins meteorológicos fornecidos pela ASPLAN. “Eles orientam melhor nossos associados possibilitando que eles direcionem melhor os investimentos na lavoura, permitindo, assim, um melhor planejamento dos tratos culturais. Esse é um trabalho importante porque o clima afeta diretamente qualquer cultura agrícola”, finalizou Neto, parabenizando o palestrante.

Associados da Asplan prestigiaram a palestra sobre clima
Dr. Alexandre Magno, metorologista
Evento aconteceu no auditório da Asplan
Neto Siqueira, diretor do Departamento Técnico da Asplan
Presidente da Asplan, José Inácio
Presidente da Asplan, Jospe Inácio e metorologista, Alexandre Magno
Produtores canavieiros foram o público da palestra sobre clima

Prazo para emissão do CCIR encerra na próxima quinta-feira lembra Asplan

A Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan) lembra aos seus associados que o prazo para o produtor rural emitir o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) 2024 acaba no próximo dia 18 de julho. O documento está disponível no portal do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para emissão até quinta-feira. O CCIR tem periodicidade anual e sem o certificado, os proprietários de imóveis rurais não conseguem fazer nenhuma movimentação em relação aos seus imóveis. O cadastro do imóvel rural deve ser atualizado sempre em caso de alterações como mudança de área, de titularidade, de exploração e de situação jurídica do imóvel.

O CCIR, que é emitido de forma gratuita, possibilita transferir, arrendar, hipotecar, desmembrar, partilhar (em caso de divórcio ou herança) o imóvel rural, além de facilitar o acesso aos financiamentos bancários para investimento na propriedade.

O CCIR, explica o presidente da Asplan, José Inácio, é fundamental para qualquer transação envolvendo imóvel rural, além de  facilitar a vida do produtor rural no momento de buscar crédito, pois comprova que o imóvel está em situação regular. “Por isso, é importante que todos os proprietários de imóveis rurais providenciem o CCIR “, orienta ele.

O CCIR 2024 substituirá o documento expedido em 2023 e só será válido com a quitação da Taxa de Serviços Cadastrais referente a exercícios anteriores. Para emitir, basta acessar o site do Incra e selecionar a opção “Emissão do CCIR”, ou acessar diretamente pelo link: https://sncr.serpro.gov.br/ccir/emissao.

Importante destacar que caso o imóvel rural possua algum tipo de impedimento cadastral no Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR), o CCIR não estará disponível para emissão. Neste caso, o titular deverá entrar em contato ou se dirigir às Unidades Municipais de Cadastramento – UMC, vinculadas às Prefeituras Municipais, às Unidades Avançadas do INCRA ou às Salas da Cidadania das Superintendências Regionais do INCRA, a fim de receber orientações para resolução da pendência existente.

 

Fonte: Faesc/Senar

Hospital de Catolé do Rocha realiza mais de 300 atendimentos durante plantão do final de semana

O Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, unidade da rede estadual na cidade de Catolé do Rocha, realizou, neste final de semana, 332 atendimentos no ambulatório médico e na urgência e emergência. Foram 112 atendimentos na sexta-feira (12), mais 110 entradas no sábado (13) e outras 110 consultas médicas no domingo (14). Foram realizados ainda no período 251 exames clínicos laboratoriais e 90 Raios-X, além de 18 internações.

No plantão do final de semana, o hospital também registrou a realização de seis cirurgias eletivas e um parto. As cirurgias foram de histerectomia total (retirada do útero e do colo do útero), hernioplastias (de hérnia), colecistectomia (retirada da vesícula biliar), além de uma cirurgia ortopédica (fratura de úmero/cotovelo/fêmur).

As principais causas de atendimento foram, por ordem de quantitativo, pacientes com queixas de dores, com 36 casos, seguidas de pessoas com infecção, com 27 ocorrências, 25 casos de queixas de cefaleia, e 15 casos de síndrome gripal. Mas o hospital atendeu ainda, entre outros motivos, sete vítimas de sinistros de trânsito com moto, um caso de agressão física e três casos de transtornos mentais.

As causas das 18 internações foram abdômen agudo, crise convulsiva, dor abdominal, insuficiência cardíaca e septicemia além dos pacientes que realizaram as cirurgias eletivas e a parturiente.

Recepção do Hospital de Catolé do Rocha que atendeu 332 pessoas durante o plantão do final de semana
Um dos atendimentos da urgência no Hospital de Catolé do Rocha durante o plantão do final de semana
Uma das consultas ambulatoriais do Hospital de Catolé do Rocha neste final de semana

Hospital de Coremas atende mais de 160 pessoas no plantão do final de semana

A urgência do Hospital e Maternidade Estevam Marinho, de Coremas, registrou o atendimento a 166 pessoas, no plantão deste final de semana (12 a 14). Foram 45 consultas médicas na sexta-feira (12), mais 60 atendimentos no sábado (13) e outros 61 no domingo (14).

Os casos de dores, com  55 ocorrências, febre, com nove ocorrências, cefaleia, com sete registros, e diarreia, com outros sete casos, além de pessoas com reação alérgica, com mais sete atendimentos, foram as causas mais frequentes de procura pelo serviço do hospital.

Mas a unidade que integra a rede estadual de hospitais atendeu ainda várias outras demandas, entre as quais duas pessoas vítimas de sinistros de trânsito com moto, dois casos de convulsão, seis atendimentos por crise nervosa, cinco pessoas com sintomas de síndrome gripal e um paciente que se feriu com objeto perfurocortante, além de três pessoas por intoxicação de medicamentos.

Durante o fim de semana, o hospital precisou fazer a internação de 11 pacientes que, após as consultas médicas, precisaram ficar em observação para cuidados posteriores por causa de pneumonia, dengue, AVC, abstinência alcoólica, febre alta, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e Insuficiência Renal Crônica (IRC).

Opera Paraíba – O Hospital e Maternidade Estevam Marinho começou  nesta segunda-feira (15)  mais um ciclo de cirurgias oftalmológicas pelo Programa Opera Paraíba. De 15 a 18 de julho estão programadas 272 cirurgias de catarata e pterígio.

Hospital de Coremas atendeu 166 pessoas no plantão do final de semana
Hospital de Coremas começou novo ciclo de cirurgias pelo Opera Paraíba nesta segunda-feira
Pacientes do primeiro dia de cirurgias de Catarata e Pterígio no Hospital de Coremas
Programa Opera Paraíba começa novo ciclo de procedimentos no Hospital de Coremas

Plantão do final de semana no Hospital de Patos é marcado por 28 cirurgias e 244 atendimentos

O plantão da Emergência e Urgência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), unidade pertencente à rede estadual de saúde, em Patos, registrou o atendimento de 244 pessoas e a realização de 28 cirurgias, sendo 19 de urgência e nove eletivas. Foram 14 cirurgias gerais, oito vascular, cinco ortopédica e uma oncológica. No total, 27 pessoas deram entrada por causa de sinistros de trânsito, sendo 16 por acidentes com motos, sete com automóvel e quatro vítimas de atropelamento.

Com 112 atendimentos, o plantão de maior movimento foi o do sábado (13), seguido do domingo (14), quando mais 96 pessoas foram atendidas. Das 18h da sexta-feira (12) até a meia-noite, outras 36 pessoas deram entrada na Urgência e Emergência da unidade. Além dos casos envolvendo os acidentados de trânsito, os demais motivos dos atendimentos da unidade neste final de semana foram de pacientes com queda da própria altura, queda de nível, dispneia, dor no tórax, no pé, no abdômen, no braço, na coluna, no peito, mordida de animal, entre outras situações.

Além dos acidentados da cidade de Patos, num total de 13 pessoas, o hospital atendeu pacientes de Cacimba de Areia, Coremas, Princesa Isabel, São Bento, Teixeira, Conceição, Catolé do Rocha e Desterro. Dos 27 acidentados, oito pacientes precisaram ficar internados para cuidados posteriores, sendo quatro deles por causa de acidentes com motos, um por atropelamento e três pessoas que se envolveram com sinistros de automóvel.

Hospital de Patos realizou cinco cirurgias de urgência e quatro eletivas no final de semana
Hospital de Patos realizou nove cirurgias no plantão do final de semana
Um dos procedimentos do bloco cirúrgico do Hospital de Patos no final de semana
Uma das cirurgias de urgência realizadas no Hospital de Patos no plantão do final de semana
Uma das nove cirurgias realizadas no final de semana no Hospital de Patos
Hospital de Patos atendeu 197 pacientes no plantão do final de semana

Mais uma paciente do Hospital do Bem recebe alta e toca o sino da cura do câncer após resultado de exames

Logo na entrada do Hospital do Bem – unidade da rede estadual de saúde especializada em Oncologia, no Sertão, que integra o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), em Patos, há um sino pendurado na parede da recepção. E o equipamento não está lá por acaso, nem sem função. Ele é tocado por cada paciente que recebe a notícia de que a saúde venceu a doença. E nessa quinta-feira (11), o som do sino ecoou no ambiente mais uma vez e, desta vez, por causa da remissão completa da doença da Sra. Arlinda Pereira da Silva. A boa notícia foi dada durante a consulta com o oncologista Silas Negrão, que comunicou à paciente que não havia mais sinais de células cancerígenas em seu organismo.

“Não vou dizer que foi fácil enfrentar essa doença, passar por cirurgia e pelo tratamento. No começo fiquei muito desanimada, pensei que não haveria jeito, mas coloquei na mão de Deus e dos médicos. Quando meu cabelo caiu, não tinha certeza se nasceria de novo, mas nem demorou e começou a crescer o cabelo, fui me animando e hoje estou curada”, disse a Sra. Arlinda.

Moradora da Zona Rural de Santana dos Garrotes, do Sítio Maracujá de Baixo, a agricultora, desde 2019, se tratava no Hospital do Bem. Ela descobriu a doença após sofrer com hemorragias recorrentes. “Fui ao médico, ele pediu exames e identificou a doença. Pouco tempo depois eu fiz a histerectomia total e, logo em seguida, comecei o tratamento no Hospital do Bem, local que tão bem me atendeu, que tem uma equipe maravilhosa e é muito organizado. A eles, e a Deus eu devo minha cura”, afirmou ela.

E, nestes cinco anos, a Sra. Arlinda teve 21 consultas oncológicas no Hospital do Bem e realizou quatro ciclos de quimioterapia na unidade, cada ciclo com cinco sessões, totalizando 20 sessões. Disciplinada, ela sempre seguiu as orientações médicas da oncologista Nayarah Xavier, que a acompanhou em todo o ciclo de tratamento. E coube ao também oncologista Silas Negrão, que substituiu a médica no serviço, dar alta a paciente. “Foi com muita felicidade que demos alta à Sra. Arlinda, uma guerreira, que conseguiu vencer todas as adversidades do tratamento, seguindo com muita disciplina todas as orientações médicas e realizando todos os exames solicitados. Eu a acompanhei nos últimos dias e pude dar essa notícia tão boa da alta depois dos resultados de exames que revelaram que não há mais nada no sentido oncológico no organismo dela”, disse o médico, lembrando que a médica Nayarah teve grande e importante participação na cura desta paciente.

Ainda segundo o médico, o caso da Sra. Arlinda ilustra a importância da detecção e tratamento precoce da doença. “A neoplasia que acometeu a Sra. Arlinda era um tumor que poderia ser agressivo, mas como o diagnóstico foi feito no estágio inicial da doença e o tratamento também foi extremamente adequado e realizado no início do processo, daí as chances de cura se ampliaram, tanto que ela teve alta com um desfecho feliz que foi a manutenção da saúde dela. Em tratamento oncológico, tempo é igual à vida e a gente não pode perder tempo”, reiterou o oncologista Silas Negrão.

Hospital do Bem – Nos cinco primeiro anos de atividades da unidade oncológica do sertão, foram realizados 55.383 atendimentos ambulatoriais, 22.140 sessões de quimioterapia, 4.234 cirurgias e .4.947 internações. Neste período, o hospital também realizou 712 punções de mama, 515 biópsias de mama, 505 biópsias prostática, 1.270 biópsias de pele, 73 biópsias de ovário e 270 biopsias de colo uterino.

Vale salientar que o hospital não parou suas atividades no período da pandemia. Em setembro próximo, o Hospital do Bem completa seis anos de atividades, com a oferta de exames especializados, cirurgias, quimioterapia e consultas ambulatoriais, tornando-se um hospital referência 100% SUS. Em breve, a unidade ofertará também radioterapia, com a aquisição de um acelerador linear (já licitado) e o equipamento de braquiterapia.

A paciente Arlinda Pereira venceu o câncer após tratamento no Hospital do Bem
A Sra. Arlinda e profissionais do Hospital do Bem após anuncio de sua cura de um câncer no ovário
A agricultora Arlinda Pereira da Silva tocou o sino da cura após cinco anos de tratamento no Hospital do Bem
O Hospital do Bem fica na cidade de Patos
O Hospital do Bem realizou mais de 4 mil cirurgias oncológicas desde sua inauguração
Hospital do Bem já realizou mais de 22 mil sessões de quimioterapia desde sua inauguração em 2018
A Sra. Arlinda sendo cumprimentada pela equipe do Hospital do Bem após ser anunciada sua cura
A coordenadora do Serviço Social do Hospital, Suenia Mota, participou do momento de anúncio da cura da paciente

Representantes da Asplan conhecem a fábrica da maior empresa de biotecnologia do mundo

Nos últimos dias 3 e 4 de julho, o diretor do Departamento Técnico (Detec), da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), Neto Siqueira, e o agrônomo, Luis Augusto, conheceram a maior fábrica de levedura do mundo, a da Alltech, no Paraná, que produz tanto para nutrição vegetal, quanto animal.

Na parte vegetal, que é o que interessa para nós produtores, explica Luis Augusto, eles não têm apenas a parte de nutrição, mas, também, de bioestimulantes e de proteção de plantas, usando a base de levedura. Luis destaca ainda o alto nível de organização, automação e segurança da fábrica. “É uma planta de primeiro mundo, com um laboratório de ponta que analisa os produtos e garante sua qualidade e eficiência”, afirma Luis, dando destaque além da visita da fábrica, ao segundo dia de atividades que incluiu uma palestra para todos os convidados sobre os produtos e posicionamento da Alltech no mercado.

O diretor do Detec, Neto Siqueira, reforça a importância da viagem. “Essa visita e a palestra nos deu um panorama geral sobre a produção de leveduras pela Altech, mais conhecimento sobre os produtos que eles fabricam, cujo nível tecnológico é um case de sucesso no ramo do agronegócio e agora vamos repassar para nossos associados o que aprendemos e vimos lá”, finalizou ele.

Luis Augusto e Neto Siqueira com representantes da Alltech
Neto Siqueira e Luis Augusto prontos para a visita à fárica da Alltech
Participantes da visita, entre os quais Neto Siqueira e Luis Augusto, da Asplan

Sicredi apresenta para produtores de cana linhas de crédito disponíveis para o Plano Safra 24/25

A gerente de Desenvolvimento de Negócios, Ana Paula Marquito, reforçou que a atuação do Sicredi se diferencia das demais instituições, embora haja parâmetros comuns a todas as instituições financeiras que a Cooperativa precisa seguir e mostrou um panorama do mercado, com foco no cenário econômico nacional, com destaque para a meta de inflação contínua, que entrará em vigor a partir de 2025.

            Já o Gerente de Desenvolvimento Agro, Claudemir Ferreira, mostrou as linhas do Plano Safra via Sicredi. Segundo ele, apenas os recursos da linha de custeio estão disponíveis, os recursos para investimento ainda não estão liberados. Ele apresentou detalhes do Proirriga, uma linha direcionada a investimentos em projetos de irrigação, que tem uma taxa parametrizada de 10,5% ao ano, o Inovagro, direcionado para projetos de inovação, a exemplo de biomassa, energia solar, cuja taxa também é de 10,5% ao ano, com prazo de oito anos e 2 a 3 anos de carência, o Moderfrota cujas taxas são de 10,5% e 11,5% ao ano, com sete anos de prazo para máquinas novas e cinco anos para usadas e o Moderagro, com taxa de 10,5% ao ano.

            O presidente do Conselho de Crédito do Sicredi Evolução, João Bezerra Simões, também presente ao evento reiterou a importância do setor agrícola, especialmente, na Paraíba, o setor canavieiro, e se colocou à disposição para ampliar a parceria da Sicredi com os associados da Asplan, lembrando que a Sicredi tem 122 anos de mercado, oito milhões de associados e R$ 360 bilhões de ativos.

No final da manhã, após as apresentações, o presidente da Asplan agradeceu a disponibilidade dos representantes do Sicredi de irem até a Associação fazerem as apresentações e enalteceu a vantagem do cooperativismo. O Presidente da OCB-PB André Pacelli reforçou a importância da valorização das cooperativas e pediu especial atenção para o formato que está o texto que tramita no Congresso Nacional sobre a reforma tributária que se for aprovada do jeito que está quebrará muitas instituições e cooperativas.

Ana Paula Marquito, gerente de Desenvolvimento de Negócios da Sicredi
Claudemir Ferreira, gerente de Desenvolvimento Agro
Lourival Lopes, diretor de Operações da Sicredi
André Pacilli, da OCB-PB também participou do evento
Evento aconteceu no auditório da Asplan
Evento foi direcionado aos associados da Asplan
João Bezerra Simões, presidente do C onselho de Crédito da Sicredi Evolução
Mário Borba, da FaepaSenar e CNA taambém esteve presente ao evento
Presidente da Asplan, José Inácio destacou importância da disponibilidade de crédito para fomentar a agricultura
Teve um sorteio no final