Author: administrador

Hospital de Patos atende mais de 250 pessoas no plantão do final de semana

A Emergência e Urgência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), em Patos, registrou o atendimento a 255 pessoas durante o plantão deste final de semana, compreendido entre a sexta-feira (21) e o domingo (23). Foram 83 entradas na unidade no dia 21, outras 85 no sábado e mais 87 no domingo.

Neste período, o hospital, que integra a rede estadual de saúde, realizou 10 cirurgias, sendo oito delas em caráter de urgência e as demais eletivas. Foram seis cirurgias oncológicas, três gerais e uma vascular. Das 255 pessoas atendidas, 45 precisaram permanecer no serviço para cuidados posteriores, entre outras causas, por causa de Acidente Vascular Cerebral (AVC), cirrose hepática, derrame pleural, fratura, Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), pneumonia e tontura.

O hospital atendeu durante o plantão 14 pessoas vítimas de sinistros de trânsito, sendo 13 delas com motos e uma com bicicleta. Além dos acidentados de Patos, a unidade atendeu pacientes vindos das cidades de Santa Teresinha, Cacimbas e Cacimba de Areia.

No pronto socorro, além dos casos envolvendo os acidentados com motos, os demais motivos dos atendimentos neste final de semana foram de pacientes com queixas de dores, com 40 registros, seguidos de complicações por quedas de nível ou da própria altura, com 31 casos. Entre outras demandas, o hospital atendeu ainda cinco vítimas de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), três vítimas de Acidente Vascular Cerebral (AVC), e duas pessoas picadas por animal peçonhento, sendo uma por cobra e outra por escorpião.

Profissional prepara medicação durante plantão do final de semana no Hospital de Patos
Das pessoas atendidas no final de semana na urgência, 45 precisaram ficar internadas
Um dos atendimentos de urgência do hospital de Patos nedte final de semana
Pronto Socorro no Hospital de Patos neste final de semana
Hospital de Patos é referência em serviço hospitalar para 89 municípios do sertão
Um dos atendimentos do plantão do final de semana no Hospital de Patos
Das dez cirurgias realizadas no Hospital de Patos nedte final de semana, oito foram de urgência
Hospital de Patos realizou 10 cirurgias no plantão do final de semana
Uma das cirurgias realizadas no plantão do final de semana no Hospital de Patos

Hospital do Bem passa por reformas para melhor assistir os pacientes oncológicos do sertão

A obra de reforma, revitalização e modernização da fachada do Hospital do Bem, unidade oncológica integrada ao Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, de Patos, já começou. A ação, que também vai contemplar ajustes estruturais e modernizar a unidade, foi anunciada pelo governador João Azevêdo, no dia 18 de dezembro, durante visita ao hospital. Na ocasião, houve a assinatura tanto da ordem de serviço desta ação, quanto da obra de construção do espaço onde será instalado o acelerador linear da unidade, que vai ampliar e melhorar a assistência aos pacientes oncológicos do sertão.
A obra está em fase inicial, nos serviços preliminares, com a remoção de revestimento e paredes em Drywall, a demolição da platibanda (estrutura superior da construção), desinstalação de ar condicionado nas áreas afetadas, retirada do sistema Spda e início da alvenaria externa. A previsão de conclusão da obra é no segundo semestre deste ano.
De acordo com o diretor-geral do Complexo, Francisco Guedes, a reestruturação será fundamental para aprimorar a assistência na unidade.“Estamos trabalhando para tornar o ambiente do hospital ainda mais acolhedor, seguro, confortável, bonito e moderno para nossos pacientes”, afirmou.
O diretor enfatizou ainda que a unidade abrigará ainda um acelerador linear, o primeiro 100% SUS da Paraíba. “A obra onde será instalado o equipamento também  está em fase inicial”, explicou. O aparelho vai facilitar o acesso de pacientes oncológicos da região para realização do tratamento com radioterapia e braquiterapia.
As obras começaram agora em fevereiro e serão concluídas até julho deste ano
A obra está em fase inicial
Com a obra, toda a fachada do Hospital do Bem será mudada
Hospital do Bem já está sendo reformado

O Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, unidade da rede estadual de saúde na cidade de Catolé do Rocha, realizou, nessa quinta-feira (20), as primeiras cirurgias não invasivas utilizando a técnica da videolaparoscopia. Foram dois procedimentos de colecistectomia (remoção da vesícula biliar), em duas pacientes: uma de 46 anos, da cidade de Poço José de Moura, e outra de 33 anos, da cidade de Aparecida.

O diretor-geral do hospital, Fábio Cardoso, explica que esse tipo de procedimento traz um avanço significativo na assistência aos pacientes. “A cirurgia por vídeo é um grande avanço para a assistência em saúde de Catolé e região porque passamos a disponibilizar um serviço de medicina mais moderno, que contempla o paciente de forma menos invasiva e até mais segura, garantindo a resolução de problemas sem maiores danos”, destaca o médico.

Ele lembra que esse tipo de procedimento traz inúmeras vantagens em relação à operação convencional, como menos dor no pós-operatório, melhores resultados estéticos e recuperação mais rápida do paciente e que a ideia a partir de agora é ofertar o serviço com mais regularidade. As cirurgias foram realizadas pelos médicos Everton Alves, Anderson Neves e Laryssa Maia e foram um sucesso.

A primeiras cirurgia por vídeo do hospital de Catolé do Rocha
Hospital de Catolé disponibioliza agora cirurgias laparoscópicas
Hospital de Catolé realizou as primeiras cirurgias por vídeo nesta quinta-feira
Dois pacientes iniciaram o serviço de cirurgia por vídeo em Catolé do Rocha

O UAPNE25 é uma oportunidade única de aprofundar temas da cadeia bionergética regional afirma presidente da Unida

“Em tempos em que a questão da sustentabilidade ocupa lugar de destaque no mundo e quando temos o Brasil como protagonista nesta questão, inserir o Nordeste nesse debate sobre a responsabilidade da cadeia bioenergética, num fórum tão importante como o Congresso Usinas de Alta Performance Nordeste 2025 (UAPNE25), é uma oportunidade única”, afirma Pedro Campos Neto, presidente da Câmara Setorial do Açúcar e do Álcool do MAPA e da União Nordestina dos Produtores de Cana (Unida), que vai atuar como moderador de um dos painéis do evento: “A Responsabilidade Socioeconômica da Cadeia Bioenergética no Nordeste”. O Congresso, organizado pela ProCana Brasil, acontecerá em Recife (PE), nos dias 26 e 27 de março.
O dirigente canavieiro, que também é vice-presidente da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), lembra que Brasil é uma potência em desenvolvimento neste mercado de bioenergia, com 49% de participação renovável na matriz energética, segundo a Associação da Indústria da Cogeração de Energia (COGEN), tendo na cana-de-açúcar, a mais eficiente e promissora solução da cogeração. Em termos de Nordeste, o segmento canavieiro é o que mais emprega no campo, tendo como destaques os estados de Alagoas, Pernambuco e Paraíba, como primeiro, segundo e terceiros maiores produtores da matéria-prima na região, respectivamente.
“Metade da energia utilizada no Brasil é renovável. Nenhum país do mundo chega perto dessa marca, tendo a cana-de-açúcar papel de destaque, na produção de açúcar, etanol, etanol de segunda geração, bioeletricidade, biogás, biometano, SAF (combustível de aviação sustentável) e hidrogênio verde”, destaca Pedro Campos Neto, lembrando que o Brasil conta com 360 usinas de cana-de-açúcar, gerando 690 mil empregos diretos e 2,1 milhões indiretos, além de representar 2% do PIB brasileiro (com US$ 40 bilhões de receitas da cadeia de valor).
“Trazer esse evento para Recife, que vai debater os desafios e inovação das usinas de alta performance, fortalece o setor e a produção bionergética da região, de forma que estou muito feliz de ter a oportunidade de não apenas aprender um pouco mais sobre essa temática, mas, também de ser o mediador de um painel que vai contar com grandes nomes, como Alexandre Lima, Klécio Santos e Túlio Tenório, que vêm fazendo a diferença na nossa região com a COAF, Pindorama e Copervales, respectivamente”, finaliza Pedro.
Pedro Campos Neto, presidente da Unida, vai ser moderador de um painel na UAPNE25

Quem derruba mais a produtividade da cana é a falta de água afirma Dr. Emídio Cantídio durante palestra na Asplan

“Quem derruba a produtividade é a falta de água, pois ela é fundamental para hidratar a planta e dar a ela a condição de absorver bem os nutrientes. Não adianta fazer algo se não tem o veículo de absorção. Então quando a gente começa a entender que água é importante e os manejos são dependentes dessa água, a gente começa a desenhar o canavial em função do déficit hídrico”, Essa afirmação abriu a palestra proferida pelo Professor Dr. Emídio Cantídio, sobre ‘Atualização do manejo da adubação e nutrição da cana-de-açúcar’’, nesta segunda-feira (17), na sede da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), em João Pessoa.
Dr. Emídio lembrou, na ocasião, que a planta só cresce com nutrição e mostrou vários experimentos onde a associação do manejo correto, com irrigação, surtiu efeitos positivos sobre a produtividade das lavouras. Dr. Emídio lembrou que não se pode mais pensar apenas em uma adubação simples. “A gente tem que começar a buscar alternativas e existem várias. É preciso também dar mais importância aos micronutrientes nos tabuleiros, pois eles potencializam tudo”, complementou ele, mostrando dados de adubação e seus resultados positivos baseados em experimentos de campo em várias propriedades.
Segundo ele, o que tem sido feito para obtenção de melhores resultados é aplicar auxina para estimular o crescimento, ocitocinina para deixar a folha mais verde por mais tempo, aumentando o crescimento em altura, aminoácidos voltados para estresse, ou seja, produtos que tenham ácido glutâmico ou prolina que desestressam a planta e são estimulantes voltados à produção de amido e sacarose. Sobre a necessidade de controlar o estresse, ele lembrou que as tecnologias atuam diretamente nos processos fisiológicos da planta, aumentando a eficiência de uso de nutrientes, estimulando o desenvolvimento vegetativo e amenizando os estresses ocasionados a planta pelos fatores bióticos e abióticos. “Estamos, atualmente, com o foco na planta, entendendo melhor a fisiologia dela, não mais com aquela receitinha de bolo padrão, a busca agora é por melhores respostas”, frisou ele.
Segundo o professor, é preciso tratamento, micronutrientes, adubação pré-seca (adubação foliar voltada para seca), para ela ir para o período de seca com mais biomassa, fazendo com que esse canavial passe melhor pelo período de estiagem. “Levem isso para o campo, colham os resultados e a gente vai ajustando. Isso é uma ideia a partir de um manejo novo que a gente está vivenciando no campo para ter um canavial cada vez mais produtivo”, afirmou Emídio. Sobre o consumo ideal de água, segundo estudos, 1 TCH necessita de 10 a 15mm, o que equivaleria a 100 TCH de 1000 a 1500mm, no ciclo, distribuídos de forma uniforme.
O evento, direcionado aos produtores canavieiros e que faz parte do ciclo de palestras promovido pelo Departamento Técnico (Detec) da entidade, foi aberto pelo segundo vice-presidente da Asplan, Raimundo Nonato, e pelo diretor do Detec, Neto Siqueira. Ambos destacaram a importância do momento e da iniciativa da Associação em proporcionar momentos de aprendizado e ampliação de conhecimentos para os produtores paraibanos. “Hoje tivemos duas grandes palestras, de profissionais renomados e que entendem muito do que falaram e que trouxeram informações importantes para a gente melhorar a produtividade de nossa cultura”, destacou Nonato também se referindo a segundo palestra do dia com o meteorologista Dr. Alexandre Magno, que abordou as perspectivas climáticas para 2025.
A palestra aconteceu no auditoria master da Asplan
Raomundo Nonato, segundo vice-presidente da Asplan
Dr. Emídio Cantídeo fez palestra sobre atualização do manejo da adubação e nutrição da cana
Dr. Emídio Cantídeo durante sua apresentação

diponegoro4d

Especialista em climatologia prevê boas chuvas para a Paraíba nos próximos meses

“O setor centro-leste da Paraíba, representando as regiões do Agreste, Brejo e Litoral tem um período mais chuvoso de abril a julho. As chuvas de janeiro e fevereiro são muito representativas para as atividades agrícolas e, principalmente, para início da recarga dos reservatórios, sendo característico de que quando o ano começa com chuvas abundantes, há uma início de recarga nos reservatórios. Em anos que essas chuvas são fracas, não se constuma ter uma recarga plena. Então, temos um período de chuvas promissor, com chuvas acima da média”. Essa afirmação foi feita nesta segunda-feira (17), pelo Doutor em Meteorologia, Dr. Alexandre Magno, durante palestra promovida pelo Departamento Técnico (Detec), da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), em João Pessoa.

Durante a palestra, o meteorologista também fez uma análise dos registros da ocorrência de precipitações pluviométricas entre julho de 2024 até os dias atuais, mostrando que o quadro de poucas chuvas observado no segundo semeste do ano passado, começou a reverter a partir de dezembro, com o começo do aquecimento das águas do oceano Atlântico, determinando a importância que tem essa condição do oceano para que melhore a regularidade das chuvas no Nordeste.

Sobre Janeiro último, ele observou que houve chuvas significativas, chovendo acima do normal em todas as regiões, a exemplo do Litoral Sul que regisrou chuvas que atingiram mais de 200% acima da média histórica. Já em fevereiro, até o dia 15, apenas a região da Mata Paraibana teve chuvas acima da média, em torno de 80%, acima da média. Em março e abril, estão previstas condições de chuvas bem representativas.

“Hoje temos a perspectiva de uma La Nina fraca a moderada e sua configuração atual está sendo favorável a um período de chuvas mais regulares, já que temos as principais chuvas a partir de abril”, explicou ele.

Ainda segundo o especialista, com a La Nina a perspectiva normal é de chuvas representativas sobre o Nordeste, embora isso não seja uma regra. “Lembremos que em 1999 tivemos a maior La Nina do século, mas que ficou 5% mais seco que o ano anterior, porque o Atlântico estava extremamente frio e não tinha uma condição de favorável para chuvas na região”, explicou Dr. Alexandre.

Ele destacou ainda que os modelos mostram a possibilidade da chegada de um fenômeno El Nino, em meados de junho. “Nestes próximos três meses deveremos ter condições favoráveis. Isso não significa garantia de chuvas abundantes, mas de uma perspectiva melhor”, reiterou o meteorologista.

Os modelos de estudo, segundo ele, começam a mostrar que toda a bacia tropical Sul do Atlântico está aquecendo e toda bacia Norte do Atlântico está resfriando. “Isso daria um indicativo de um dipolo favorável, com indicativo de chuvas mais repesentativas para o Nordeste”, disse ele.

Segundo o especialista, os modelos mostram que até o próximo trimestre se desenha um quadro muito positivo para o Nordeste, com um aquecimento contínuo do Atlântico, o que já ocorre há quase dois anos. “Mantendo-se essa situação de aquecimento das águas do Atlântico temperatura, indicativo nos modelos, devemos permanecer nesta mesma situação até maio, favorecendo o período de chuvas”, finalizou Dr. Alexandre.

O diretor do Detec, Neto Siqueira, afirmou que as previsões trouxeram bastante alivio para os produtores. “É muito bom saber que temos previsão de boas chuvas, pois isso faz toda a diferença em nossa atividade e nos permite uma programação mais assertiva”, disse Neto, agradecendo a participação do palestrante no evento promovido pela Asplan.

Palestra aconteceu no auditório da Asplan, em João Pessoa
Neto Siqueira e Dr. Alexandre Magno
Neto Siqueira, diretor do DETEC da Asplan
Dr. Alexandre Magno fez a palestra sobre perspectivas climáticas para 2025
Dr. Alexandre Magno deu boas notícias aos produtores associados da Asplan

Hospital de Catolé do Rocha atende mais de 400 pessoas e realiza 17 cirurgias e oito partos no final de semana

O plantão do final de semana (14 a 16) no Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, em Catolé do Rocha, unidade pertencente à rede estadual de saúde, ficou marcado pelo atendimento a 418 pessoas. No período, a unidade ainda realizou 17 cirurgias eletivas, oito partos e duas curetagens e registrou a internação de 47 pessoas. Foram 153 atendimentos na sexta-feira, outros 142 no sábado e mais 123 no domingo.

As cirurgias eletivas realizadas foram de colecistectomia (retirada cirúrgica da vesícula biliar), apendicectomia (retirada do apêndice), laqueadura (procedimento cirúrgico que impede a fertilidade feminina de forma permanente), perineoplastia posterior (cirurgia que reconstrói a região do períneo – espaço entre o ânus e a vagina), fratura de cotovelo, copoperineoplastia (cirurgia que corrige defeitos na vagina e no períneo), amputação transfemural, debridamento com limpeza cirúrgica (procedimento que remove tecido morto ou material estranho de uma ferida).

Nos atendimentos do ambulatório médico no final de semana, a maior demanda foi de pacientes com queixas de dores diversas, com 65 casos, de pacientes para aplicação de medicação própria, com 35 atendimentos, e de casos de hipertensão, com 20 registros, Mas, o hospital atendeu ainda 18 casos de lombalgia, 17 de cefaleia, 16 de diarreia, além de duas vítimas de sinistros de trânsito com moto.

O hospital realizou, ainda, entre a noite da sexta-feira e a meia-noite desse domingo, 338 exames laboratoriais, 65 Raios-X e 22 tomografias. O diretor geral do hospital, Fábio Cardoso, explica que o aumento do número de cirurgias eletivas se deveu a ampliação do quadro de cirurgiões nas escalas, o que permitiu ampliar a oferta de procedimentos cirúrgicos na unidade. “Isso permite dar uma resposta mais rápida e positiva à população, ao mesmo tempo em que ajuda a desafogar outros hospitais da rede, a exemplo de Patos. Muitos dos casos que antes regulávamos para outras unidades, agora resolvemos aqui em Catolé”, ressaltou.

Hospital de Catolé realizou 17 cirurgias eletivas no plantão deset final de semana
Hospital de Catolé atendeu mais de 400 pessoas no plantão deste final de semana
Hospital de Catolé atendeu 412 pacientes no plantão deste final de semana

Hospital de Coremas atende mais de 200 pessoas no final de semana

Entre a sexta-feira (14) e o domingo (16), o Hospital e Maternidade Estevam Marinho, de Coremas, atendeu 242 pessoas, entre serviços ambulatoriais e de urgência. Foram 91 atendimentos na sexta-feira, mais 71 consultas médicas no sábado (15) e outras 80 admissões no domingo. Destes, 34 pacientes se queixavam de dores diversas, sendo essa a causa de maior procura pelo serviço no período.

Durante o plantão do final de semana, sete pessoas precisaram ser internadas para observação e cuidados posteriores às consultas médicas por causa de infecção do trato urinário, crise convulsiva, broncopneumonia, hipotensão, pneumonia adquirida da comunidade, pós-cirúrgico e por causa de complicações de pneumonia.

Além dos pacientes com queixas de dores, o hospital atendeu ainda 20 casos de diarreia, 10 de crise nervosa, nove pessoas com vômito, oito com sintomas de síndrome gripal e sete com febre, além de duas pessoas que foram mordidas por animais e uma vítima de sinistro de trânsito com moto, entre outras demandas.

Uma das consultas médicas realizadas no plantão do final de semana no Hospital de Coremas
Hospital de Coremas atenfeu 242 pessoas no plantão do final de semana

Hospital Regional de Patos atende sete casos de AVC no final de semana e realiza 26 cirurgias

O plantão da Emergência e Urgência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), em Patos, no último final de semana (14 a 16), registrou a realização de 26 cirurgias e o atendimento a 248 pacientes, sete deles com Acidente Vascular Cerebral (AVC). No período, o hospital – que integra a rede estadual de saúde – atendeu ainda 17 pessoas que se envolveram em sinistros de trânsito, 15 delas com motocicletas e duas com automóvel e registrou a internação de 47 pacientes, por causas diversas.

Das 26 cirurgias, metade delas foi de urgência e as outras 13 foram eletivas. Foram 11 cirurgias oncológicas, nove vasculares, cinco ortopédicas e uma cirurgia geral. O plantão da sexta-feira (14) foi o que teve maior número de entradas, com 98 atendimentos no total. No sábado (15), o hospital atendeu mais 66 pacientes e no plantão do domingo (16), mais 84 pessoas procuraram os serviços da unidade.

Na emergência, além dos casos envolvendo os acidentados, os demais motivos dos atendimentos da unidade neste final de semana foram de pacientes com queixas de dores, com hipertensão, que sofreram quedas, com mal-estar, cefaleia, entre outras demandas. O hospital atendeu ainda 11 pessoas mordidas por animais, sendo três delas por gato e oito por cachorro, três pessoas com enfarte agudo do miocárdio e uma pessoa por tentativa de suicídio.

Uma das cirurgias realizadas no Hospital de Patos neste final de semana
Plantão do final de semana registrou a realização de 26 cirurgias no Hospital de Patos
Hospital de Patos realizou 26 cirurgias neste final de semana, 13 delas de urgencia
Hospital de Pato atendeu 248 pessoas no plantão do final de semana
47 pacientes precisaram ser internados após atendimento na urgência e emergência neste final de semana

Parceria da Asplan com AFCP vai ampliar uso de bioinsumos produzidos na Paraíba

Otimizar o uso de produtos químicos na lavoura, promover a saúde do solo, estimular a biodiversidade, aumentar a rentabilidade da atividade agrícola e, sobretudo, controlar pragas de forma ecologicamente correta. Essas são algumas das vantagens de utilizar bioinsumos nas lavouras de cana-de-açúcar. E uma parceria que está sendo definida entre a Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan) e a Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP) vai estimular o uso de Cotesia flavipes (vespas), que combate a broca-comum (Diatraea spp). Essa semana, os engenheiros agrônomos do Departamento Técnico da associação pernambucana Ricardo Moura, Virgílio Pacífico e Álvaro Rodrigues estiveram nas biofábricas da Estação Experimental de Camaratuba, onde se produz os insumos, para conhecer detalhes da produção e definir a logística de aquisição do material e outros detalhes da parceria.
Segundo o Coordenador da Estação e Engenheiro Agrônomo da Asplan, Luis Augusto, que intermedia a parceria, durante a visita dos técnicos pernambucanos, o biólogo e Supervisor da Estação, Roberto Balbino, fez uma explanação dos danos causados pela broca na cana, sobre a rotina do laboratório e deu outras informações importantes sobre a produção nas biofábricas. “Essa parceria amplia a nossa atuação no mercado de insumos biológicos e fortalece esse trabalho das biofábricas, além, do ganho maior que é expandir o combate às pragas dos canaviais de maneira ecologicamente correta”, destaca Luis, lembrando que além das vespas, a Estação de Camaratuba, que é mantida pela Asplan, também produz o fungo Metarhizium anisopliaeque combate a Cigarrinha da Folha (Mahanarva posticata).
A produção de insumos biológicos da Estação de Camaratuba tratou, ao longo de 2024, 48.835,5 hectares, com a utilização de 195.342 copos e produziu 8.750kg de fungo. Além de ser utilizada na Paraíba, a produção da Estação também é usada em lavouras do Rio Grande do Norte e de Pernambuco. “O uso de bioinsumos agrega valor à cultura porque há um controle natural das pragas e no caso do uso da Cotesia flavipes ela própria procura a praga e a elimina encerrando o ciclo do ataque da praga na planta”, explicou Roberto aos visitantes.
Os controladores biológicos são distribuídos gratuitamente para os associados da Asplan e vendidos a preços acessíveis para o mercado. A Estação, atualmente, conta com uma equipe de 25 profissionais e fica situada na BR 101, próximo à entrada para o município de Mataraca. Instalada em 1979, através de um convênio entre o já extinto Instituto do Açúcar e do Álcool (IAA)/Planalsucar e Asplan, desde 1989, a Associação assumiu a Estação e deu continuidade a produção de insumos.
Na estação de Camaratuba funcionam duas biofábricas de insumos biológicos
As biofábricas da Estação de Camaratuba são mantidas pela Asplan
Foto da broca diatraea dentro da cana
Potes com Cotesia flavipes prontos para serem liberados em campo
A parceria Asplan e AFCP está sendo definida
A parceria entre a Asplan e a AFCP vai permitir ampliar o mercado dos bioinsumos produzidos na Estação de Camaratuba
O biológo Roberto Balbino explica aos representantes da AFCP o funcionamento das biofábricas