Author: administrador
Parceria da Asplan com AFCP vai ampliar uso de bioinsumos produzidos na Paraíba







Asplan promove duas palestras técnicas em sua sede na próxima segunda-feira
Presidente da Câmara Setorial do Açúcar e do Álcool vai solicitar audiência com o ministro do MAPA para tratar de temas diversos





Condomínio CaboBranco Privé dá um bom exemplo de preservação ambiental ao elaborar Plano de Manejo Arbóreo
Com duas áreas de vegetação nativa de reservas de Mata Atlântica, o Condomínio Cabo Branco Privé, localizado no bairro Portal do Sol, em João Pessoa, dá um bom exemplo de iniciativa em relação à preservação ambiental. Desde setembro do ano passado, que a atual administração do condomínio trabalha com uma consultoria que está elaborando um Plano de Manejo Arbóreo. O responsável técnico pelo trabalho é o Engenheiro Agrônomo, especialista ambiental e técnico da SEMAM, Anderson Fontes.
“Estamos realizando uma consultoria e assessoria técnica para identificar as árvores e plantas das duas reservas do condomínio para balizar futuros projetos de manejo arbóreo, com a finalidade de não apenas manter, mas, sobretudo preservar as árvores e plantas das áreas verdes, incluindo as matas, os jardins comuns e canteiros centrais”, explica Anderson, que também atua como consultor em outros condomínios da cidade.
O especialista reitera que a iniciativa foca na elaboração de laudos técnicos que mostram as condições das espécies existentes e quais cuidados devam ser tomadas para preservação das mesmas, como deve ser feitas as podas corretas, quais espécies devem ser plantadas no local, identificar quais árvores estejam doentes, etc. “O Cabo Branco Privé dá uma demonstração inequívoca de responsabilidade ambiental”, elogia Anderson, que realiza os estudos todas as terças-feiras, das 14h às 16h.
A síndica do Cabo Branco Privé, Doralice Honório, explica que esse estudo é inédito e que, em quase 25 anos de existência do condomínio, essa é a primeira administração que se preocupou com esse levantamento. “Quando assumimos a gestão em janeiro de 2024, entre uma de nossas prioridades, era preservar essa riqueza ecológica em nosso habitat. E foi pensando nisso que contratamos, em setembro do ano passado, o Anderson para nos auxiliar neste projeto de preservação”, destaca ela.
Ainda segundo Doralice desde que começou o estudo, apenas um coqueiro foi removido da mata porque estava comprometido e quase caindo em cima do telhado de um imóvel e foram feitas algumas podas técnicas no entorno do condomínio para preservar a cerca elétrica existente no muro. “As podas eram necessárias por uma questão também prioritária para nós que é a segurança, para que a cerca elétrica pudesse funcionar, e a retirada do coqueiro foi também uma questão de segurança, mas vamos replantar outra árvore mais adequada no local”, reitera ela.
Ainda segundo Doralice, o próximo passo será iniciar um projeto de educação ambiental para os moradores com foco principal nas crianças, para mostrar o plantio das árvores, explicar o bioma da reserva e fazer com que quem se interessar da comunidade conheça, de fato, a reserva e suas espécies. “Esse estudo está sendo muito importante para preservação das nossas reservas e orientação de como a atual administração melhor pode proceder para preservar esses espaços que são uma riqueza para a nossa comunidade”, reitera Doralice, lembrando que até agosto próximo, condomínio terá seu Plano de Manejo Arbóreo finalizado e, portanto, um fiel levantamento de como encontram-se as vegetações e seus respectivos estágios de regeneração e estado fitossanitário.






Primeira reunião do ano da Câmara Setorial do Açúcar e do Álcool do MAPA acontece no dia 12 de fevereiro
Hospital de Coremas atende mais de 240 pessoas no plantão do final de semana
O Hospital e Maternidade Estevam Marinho, que faz parte da rede de saúde do Estado, em Coremas, atendeu, durante o plantão do final de semana, entre a sexta-feira (7) e o domingo (9), 242 pessoas entre consultas ambulatoriais e atendimentos de urgência e emergência. Foram 77 atendimentos na sexta-feira, mais 102 no sábado e outros 63 no domingo.
Neste período, 10 pessoas precisaram ser internadas para observação e cuidados posteriores às consultas por causa de complicações provocadas por asma, dor, dispneia, GECA (gastroenterocolite aguda, que é uma inflamação gastrointestinal), lesão infectada, pneumonia e Pneumonia Adquirida na Comunidade (PAC) e por Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC).
Entre as causas mais recorrentes de procura pelo serviço neste plantão, destacam-se os pacientes com queixas de dores diversas, com 57 casos; seguidas de atendimentos por diarreia, com 20 ocorrências; e de casos de cefaleia, com 12 registros. A unidade atendeu também, entre outras ocorrências, 14 pessoas com crise de ansiedade, 10 pacientes com amigdalite, outros 10 com dificuldades de urinar, e mais 10 com sintomas de síndrome gripal, além de duas vítimas de sinistros de trânsito com motos e outras duas pessoas feridas com objetos perfurocortante e um caso de convulsão.



Hospital de Patos atende mais de 270 pacientes e realiza 24 cirurgias no plantão do final de semana
A Emergência e Urgência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), unidade pertencente à rede de saúde estadual, em Patos, registrou a entrada de 277 pacientes entre a sexta-feira (7) e esse domingo (9). Foram 88 atendimentos no dia 7, outros 97 no sábado e mais 92 no domingo. Neste período, o hospital realizou 24 cirurgias, sendo 14 delas de urgência. Foram dez procedimentos oncológicos, cinco gerais, três vasculares, outros três ortopédicos, mais dois urológicos e um bucomaxilo. No plantão, 51 pessoas precisaram ser internadas para observação e cuidados posteriores.
Dos 277 atendimentos, 19 deles foram de vítimas de sinistros de trânsito, sendo 18 com motos e um com bicicleta. Além das vítimas de Patos, 11 no total, o hospital atendeu ainda acidentados das cidades de Cacimba de Areia, Matureia, Quixaba, Santa Teresinha, São Bento, São José do Bonfim e São Mamede.
Entre as causas de maior procura pelo serviço, destacam-se pacientes que sofreram quedas, de nível ou de própria altura, com 38 registros, seguidas de pessoas com queixas de dores diversas. O hospital atendeu ainda, entre outras demandas, 12 pessoas que foram mordidas por cachorros, oito casos de infarto agudo do miocárdio (IAM), além de casos de hipertensão, hipotensão, mal-estar, tontura, entre outros.
O hospital também admitiu, sob custódia policial, um paciente que deu entrada na madrugada desse domingo por tentativa de suicídio com arma de fogo, após cometer um duplo homicídio, acontecido na cidade de Coremas, além de atender outro paciente que sofreu agressão física.






Hospital de Catolé do Rocha realiza 67 cirurgias, seis partos e atende 420 pessoas no final de semana
O Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, de Catolé do Rocha, realizou 67 cirurgias, sendo 61 delas pelo Programa Opera Paraíba, além de seis partos, durante o plantão do final de semana. No período, a unidade atendeu 420 pessoas na urgência e ambulatório médico. Foram 157 atendimentos na sexta-feira (7), mais 148 no sábado (8) e outros 115 pacientes no domingo (9). O plantão registrou 83 internações, sendo a maioria delas de pacientes que se submeteram às cirurgias eletivas e de urgência, além das parturientes.
O hospital realizou ainda, entre a noite da sexta-feira e a meia-noite desse domingo, o atendimento a nove vítimas de sinistros de trânsito, sendo todas elas com motocicletas. Neste período, o hospital também fez 81 exames de Raios-X, 418 exames clínicos e 31 tomografias.
A maior procura pelo serviço durante o plantão foi de pessoas com queixas de dores, com 43 casos, seguido de pessoas para aplicação de medicação própria, com 28 registros, além de casos de cefaleia, com 23 ocorrências. O hospital atendeu ainda, entre outras demandas, 20 pessoas com gastroenterocolite aguda (diarreia recorrente), 16 com sintomas de síndrome gripal e 15 pessoas com discopatia (condição progressiva que afeta os discos intervertebrais). No período, a unidade também realizou 17 avaliações ortopédicas, oito obstétricas, duas pediátricas e sete avaliações de exames nos ambulatórios médicos.
As seis cirurgias eletivas realizadas durante o plantão foram de laqueadura (cirurgia para evitar o contato do espermatozoide com o óvulo, que acontece nas trompas), duas laparotomia exploratória (abertura da cavidade abdominal para se procurar/explorar a mesma em busca de alguma doença), duas apendicectomia (remoção de apêndice) e uma cirurgia ortopédica de fratura de radio distal.
Opera Paraíba – As 61 cirurgias realizadas pelo Opera Paraíba beneficiaram pacientes das cidades de Brejo do Cruz, Bonito de Santa Fe, Jericó, Brejo dos Santos, São Bento, São José do Brejo do Cruz, Conceição, Santa Cruz, Olho D’Água, Jericó, Bom Sucesso, Riacho dos Cavalos, Brejo do Cruz, São Domingos, Aparecida, Desterro, Triunfo, Curral Velho, Teixeira e Catolé do Rocha. Foram cirurgias de Colecistectomia (cirurgia para retirar a vesícula biliar), Histerectomia (procedimento cirúrgico que envolve a remoção total ou parcial do útero) e Hernioplastia procedimento cirúrgico usado para o tratamento da hérnia na parede abdominal). Foram 23 cirurgias na sexta-feira (7), mais 21 no sábado (8) e outras 17 no domingo (9).









Hospital de Patos retoma visitas à beira leito a pacientes oncológicos com equipe multiprofissional
O Complexo Hospitalar Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC) – unidade integrante da rede do Governo da Paraíba –, em Patos, retomou, nesta semana, uma ação importante para o acompanhamento e evolução de pacientes oncológicos. Trata-se da visita à beira leito, uma ação realizada por uma equipe multiprofissional do Hospital do Bem, unidade oncológica do Complexo, que aborda o paciente e acompanhante, facilitando a avaliação clínica de quem está sendo assistido. Inicialmente, as visitas acontecerão às terças-feiras, no período da manhã.
A equipe responsável pela visita à beira leito é composta por um médico, um enfermeiro e um profissional das seguintes áreas: serviço social, fisioterapia, nutrição, psicologia, ouvidoria, além de um profissional do Núcleo de Segurança do Paciente. A médica oncologista Lidyanne Guimarães, coordenadora da atividade, destaca a importância desta iniciativa. “Identificar corretamente os diferentes perfis de pacientes não é apenas uma questão de empatia e humanização, mas também uma estratégia inteligente que pode melhorar significativamente os resultados dos tratamentos, pois essas visitas permitem que a equipe multi conheça melhor o paciente e sua família, entendendo melhor as dificuldades e tratamento, o que proporciona uma melhor assistência”, ressalta.
Ainda segundo a oncologista, as visitas à beira leito permitem um amplo controle na jornada do paciente, contribuindo para a redução de falhas operacionais e melhorando a humanização dos tratamentos. “Não é apenas o olhar do médico, mas de toda uma equipe com especificidades variadas, então é possível ofertar para esse paciente um cuidado individualizado, integral e melhor planejado, promovendo não só a sua segurança, mas também a melhoria da assistência dispensada a ele”, complementa Lidyanne.
Para a acompanhante Edilana Matias da Silva, esposa do paciente Ivan Soares, que faz tratamento oncológico na unidade, encontrar esse acolhimento foi fundamental para lidar com um momento tão delicado para eles. “Estamos aqui pela segunda vez e agora pude ter a oportunidade de falar das necessidades do meu esposo enquanto paciente e pude também ser ouvida, de uma única vez, por todos aqueles profissionais que fazem parte, de forma direta e indireta, do tratamento dele”, pontuou.
A oferta do serviço de visita à beira leito reforça o compromisso do Hospital do Bem, referência em oncologia para o município de Patos e região, de prestar um atendimento cada vez mais digno e humanizado a todos os pacientes atendidos pela unidade.









