Author: administrador

Hospital de Coremas realiza mais de 270 consultas médicas durante plantão do final de semana

Entre a sexta-feira (7) e o domingo (9), o Hospital e Maternidade Estevam Marinho, unidade da rede estadual em Coremas, atendeu 276 pessoas. Foram 84 atendimentos ambulatoriais na sexta-feira (7), mais 106 consultas médicas no sábado (8) e outras 86 no domingo.

No plantão do final de semana, 11 pessoas precisaram ser internadas para observação e cuidados posteriores às consultas médicas por causa de infecção do trato urinário, dispneia, complicações com erisipela, dor e edema, dor lombar, dor articular e doença pulmonar.

A maior demanda de procura pelo serviço no final de semana foi de pessoas com queixa de dores, com 54 casos, seguida de registros de amigdalite, com 23 pacientes e de sintomas de síndrome gripal, com 19 atendimentos. O hospital atendeu ainda 18 casos de crise nervosa, 14 de diarreia, 11 de cefaleia, 10 de crise hipertensiva, além de pessoas com febre, feridas com objetos perfurocortantes, com dificuldade de urinar, com infecção, reação alérgica, entre outros motivos.

Um dos atendimentos médicos no plantão deste final de semana
Um dos exames do laboratório neste final de semana
Pacientes na ante sala do ambulatório médico do Hospital de Coremas neste final de semana
Hospital de Coremas atendeu 276 pessoas no plantão do final de semana

Hospital de Patos registra 269 atendimentos e 25 cirurgias no final de semana

O plantão deste final de semana (7 a 9) na Urgência e Emergência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), em Patos, foi bem movimentado. Da sexta-feira, a partir das 18h, até a meia-noite deste domingo (9), o Hospital atendeu 269 pessoas, sendo 110 pacientes no dia 7, mais 83 no plantão do sábado e outras 76 pessoas no domingo. Neste período foram realizadas 25 cirurgias, das quais 11 de urgência e 14 eletivas.

Foram nove cirurgias oncológicas, oito ortopédicas, quatro gerais e outras quatro vasculares, totalizando os 25 procedimentos. Durante o plantão do final de semana 51 pessoas precisaram ser hospitalizadas. Além dos pacientes que fizeram cirurgia, os demais motivos de internação foram por causa de sinistros de trânsito, desidratação, Infarto Agudo do Miocárdio, infecção do trato urinário, pneumonia, sangramento, entre outros motivos.

No plantão, o hospital atendeu ainda 16 pessoas vítimas de sinistros de trânsito sendo 14 delas com motos e outras duas com automóvel. Boa parte dos acidentados era de Patos, com 12 vítimas, mas o hospital atendeu ainda pacientes vindos das cidades de Catingueira, Mãe D’água, Matureia, Quixaba e Santa Teresinha.

Além dos casos envolvendo os acidentados, a Urgência e Emergência do hospital atenderam pessoas com queixas de dores, dificuldade de respirar, queda da própria altura, mordidas ou picadas por animais peçonhento ou raivoso, com crise hipertensiva e hipotensiva, com contusões diversas, tontura, mal estar, infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral, cefaleia, entre outros motivos.

Um dos exames realizados no final de semana no Hospital de Patos
Equipe durante plantão do final de semana
No total 51 pessoas precisaram ser internadas no Hospital de Patos após atendimento
Urgência do Hospital de Patos atendeu 269 pessoas no plantão deste final de semana
Uma das 25 cirurgias realizadas no hospital de Patos neste final de semana
Das 25 cirurgias realizadas no Hospital de Patos, 11 foram de urgência
Hospital de Patos realizou 25 cirurgias no final de semana

 

Perspectivas climáticas seguem favoráveis para março e abril atesta boletim sobre previsão do tempo divulgado pela Asplan

As precipitações registradas neste primeiro bimestre do ano no estado da Paraíba, no período de 1 de janeiro a 28 de fevereiro, na área do setor leste, compreendida entre as microrregiões do Litoral Norte, Litoral Sul, João Pessoa e Brejo, apresentaram totais pluviométricos predominantemente acima da média histórica e, principalmente, nas microrregiões de João Pessoa e do Litoral Sul, onde os totais acumulados no período ultrapassaram os 500,0 mm, em João Pessoa e Pitimbu com 504,8 mm. Esses índices, segundo boletim sobre previsão do tempo divulgado pela Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), são índices muito representativos e considerado muito anômalos para o período, já que janeiro e fevereiro, climatologicamente, são considerados meses normais do período de estiagem sobre a faixa litorânea do estado da Paraíba.
O boletim, que é enviado regularmente para os associados da entidade, é produzido pelo Doutor em Meteorologia, Dr. Alexandre Magno, ainda detalha que nos demais municípios do setor leste da Paraíba também foram registrados índices pluviométricos muito representativos, sendo os maiores acumulados, acima de 400,0 mm, sendo observados nos municípios de Caaporã, com 485,0 mm, Santa Rita, com 479,4 mm, Alhandra, com 450,3 mm, Conde, que atingiu 442,8 mm, Bayeux com 437,0 mm, Baía da Traição, com 433,3 mm, Cabedelo, com 417,6 mm e Mataraca, com 409,7 mm.
Segundo previsão do meteorologista, como o fenômeno La Niña encontra-se desconfigurado e apresentando padrão de neutralidade sobre o Oceano Pacífico tropical, o atual padrão de atuação não traz impactos diretos desfavoráveis ao clima do Nordeste do Brasil durante o período chuvoso que se inicia sobre o setor leste da Paraíba. Deste modo, a atual condição climática do Nordeste do Brasil (NEB), passa a depender das condições reinantes sobre a bacia do Oceano Atlântico Tropical.
Como toda a bacia do Oceano Atlântico tropical, principalmente na área próximo à costa leste do litoral paraibano, encontra-se aquecida e com temperaturas em torno de 28oC (próximo ao litoral do NEB), é altamente favorável à incursão de instabilidades atmosféricas e formação de sistemas convectivos que se estabelecem no oceano e se deslocam para o continente. Com isso, segundo o boletim, com a continuidade do aquecimento das Temperaturas da Superfície do Mar (TSM) sobre o Atlântico Tropical, principalmente sobre a costa leste do estado da Paraíba, contribuem para manutenção das precipitações pluviométricas na região e consequente melhoria do quadro de chuvas em todo o setor leste da Paraíba (mesorregiões do Litoral Norte, Litoral Sul, João Pessoa e Brejo), com perspectivas de favorecimento climático neste próximo bimestre e a manutenção das precipitações pluviométricas em toda a faixa leste paraibana.
Ainda de acordo com o boletim, diversos modelos de previsão climática continuam apontando para que o próximo bimestre mantenha precipitações pluviométricas na categoria de normal a ligeiramente acima da média, refletindo, assim, o favorecimento atmosférico sobre o Nordeste do Brasil. O mês de março representa, climatologicamente, a pré-estação chuvosa do setor leste da Paraíba, como período normal das precipitações pluviométricas na região. Deste modo, o período normal das chuvas começa a se estabelecer e os totais climatológicos aumentam em intensidade e regularidade, dando a chegada de um período de precipitações pluviométricas mais regulares e temperaturas mais baixas na região, com a continuidade das precipitações pluviométricas no decorrer dessa segunda semana do mês de março, marcando o início do período normal de chuvas sobre a faixa litorânea e áreas adjacentes.
Para o diretor do Departamento Técnico da Asplan, Neto Siqueira, as previsões trazem boas notícias para os produtores. “No ano passado nós sofremos bastante com a estiagem, inclusive, com comprometimento de safra de quem não pôde irrigar sua cana e saber que as perspectivas são otimistas em relação às precipitações nos deixam mais tranquilos”, afirmou ele.
Diretor técnico do Detec da Asplan, Neto Siqueira, destaca importância das previsões
Alexandre Magno Teodósio de Medeiros é Doutor em Meteorologia e o profissional responsável pela elaboração dos boletins

Hospital de Catolé do Rocha atende quase 800 pessoas e realiza quinze cirurgias e onze partos no carnaval

O Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, em Catolé do Rocha, atendeu durante o período de carnaval, entre a noite da sexta-feira (28) e a meia noite desta terça-feira (4), 799 pessoas. A unidade, que integra a rede de saúde do Governo da Paraíba, ainda realizou quinze cirurgias eletivas e onze partos. Foram 160 atendimentos na sexta-feira, mais 156 no sábado, outros 137 no domingo, 183 na segunda-feira e o plantão do carnaval foi encerrado na terça-feira com o atendimento de mais 163 pessoas.
Neste período, o hospital realizou ainda 625 exames laboratoriais, 90 exames de Raios-X e 36 tomografias. Entre a sexta-feira e a terça-feira, 47 pacientes tiveram que ser internados após consulta médica e atendimento para observação e cuidados posteriores, por diversas causas, entre elas, Acidente Vascular Encefálico (AVE), derrame pleural, dor epigrática, miocardia isquêmica, pneumonia e politraumatismo, além dos pacientes que se submeteram às cirurgias e as parturientes.
Exerese de mama (retirada do nódulo benigno), hernioplastia umbilical (protuberância anormal que pode ser vista ou sentida na região do umbigo), colecistectomia (retirada da vesícula biliar), ooforectomia (remoção de um ou dos dois ovários), laqueadura (procedimento de esterilização permanente voluntário para mulheres), histerectomia total (retirada do útero e do colo do útero), perineoplastia (procedimento cirúrgico que visa reconstruir a região do períneo da mulher), laparotomia (abertura cirúrgica da cavidade abdominal para fins diagnósticos e/ou terapêuticos) e apendicite (remoção do apêndice) e fratura de plator e de tornozelo foram as cirurgias eletivas realizadas no período.
Os casos mais recorrentes de procura pelo serviço neste período foram de pessoas se queixando de dores diversas, com 74 casos, seguido de pessoas para aplicação de medicação própria, com 73 ocorrências, além de 59 registros de diarreia. Mas, o hospital atendeu ainda 50 pacientes com gastroenterocolite aguda (inflamação no estômago e nos intestinos, que pode causar vômitos, diarreia, febre e cólicas abdominais), 29 pessoas com sintomas de síndrome gripal, 28 com cefaleia, 26 para avaliação de exames e 21 pessoas com lombalgia. No período houve cinco atendimentos à vítimas de sinistro de trânsito, sendo cinco com moto e duas com automóvel, 14 registros de intoxicação e 11 casos de crise de ansiedade.
O diretor-geral da unidade, Fábio Cardoso, destaca o aumento da procura pelo serviço e a eficiência no atendimento de tantas demandas. “Fizemos um bom planejamento para acolher, sem intercorrências, esse aumento natural em épocas como essa e tudo saiu como esperávamos, ou seja, tivemos respostas rápidas e eficazes, mantendo durante toda a folia o bom nível de assistência que disponibilizamos aos nossos pacientes em períodos normais de plantão, garantindo a todos a segurança de chegarem à unidade e terem as suas necessidades e demandas bem atendidas”, destaca o médico, agradecendo o compromisso das equipes de plantão durante todo o período de momo.
Urgência durante o plantão do carnaval no Hospital de Catolé
Uma das urgências durante o plantão do carnaval no Hospital de Catolé
Uma das consultas médicas realizadas durante o plantão do carnaval
Uma das 11 parturientes do período do carnaval no Hospital de Catolé do Rocha
Um dos atendimentos no ambulatório médico durante o carnaval
Um dos atendimentos de urgência no Hospital de Catolé no período de momo
Recepção do hospital de Catolé durante o carnaval
Hospital de Catolé teve grande movimento durante os quatro dias de carnaval
Movimento na recepção do Hospital de Catolé durante os dias de carnaval foi intenso
Atendimento ambulatório médico durante o plantão do carnaval
Consulta médica durante o carnaval no Hospital de Catolé
Hospital de Catolé atendeu 799 pessoas durante os quatro dias de carnaval
Hospital de Catolé realizou 11 partos durante o carnaval
Hospital de Catolé realizou 15 cirurgias eletivas durante o plantão do carnaval
Hospital de Catolé realizou 36 tomografias nos plantões do carnaval

Hospital de Coremas atende 344 pessoas durante feriado prolongado de carnaval

No período compreendido entre a sexta-feira (28) e a meia-noite desta terça-feira (13), feriado prolongado de carnaval, 344 pessoas procuraram os serviços do Hospital e Maternidade Estevam Marinho, de Coremas, unidade integrante da rede hospitalar do Governo da Paraíba. No período, apenas nove pessoas precisaram permanecer na unidade, após consulta médica e exames para observação e cuidados posteriores, entre elas, uma parturiente que teve seu parto realizado na unidade na terça-feira de carnaval.

As demais internações se deram em função de Pneumonia Adquirida da Comunidade (PAC), complicações com Alzheimer, infecção do trato urinário, trombose venosa, pé infectado e por causa de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC).

No plantão da sexta-feira (28), foram atendidas 52 pessoas, no sábado (1), outras 60 procuraram o serviço de urgência e emergência da unidade, no domingo (2), mais 80 pacientes foram atendidos, na segunda-feira de carnaval (3), outras 91 pessoas passaram por consulta médica e na terça-feira, mais 61 pessoas deram entrada na unidade, totalizando os 344 atendimentos do período de momo.

A causa mais recorrente de procura pelo serviço neste período foi de pessoas com queixas de dores, com 80 registros, seguida de casos de diarreia, com 24 atendimentos. O hospital atendeu ainda, entre outras demandas, 16 casos de crise nervosa, 10 pacientes com amigdalite, nove com queixas de cefaleia, outros nove com vômitos, oito casos de pessoas com febre alta, vários casos de convulsão, para retirada de corpo estranho, de síndrome gripal, de complicações com diabetes, dificuldade de urinar além de quatro pessoas feridas com objeto perfurocortante, duas pessoas com desmaio e uma vítima de sinistro de trânsito com moto.

A diretora-geral da unidade, Josielma Oliveira, afirmou que os plantões do carnaval foram tranquilos. “Nos preparamos para esse período de festividade, quando normalmente a gente tem um aumento pela procura do serviço, tanto em relação às equipes de plantão, quanto aos suprimentos e materiais necessários, e tudo ocorreu sem intercorrências e dentro das expectativas”, disse ela, acrescentando que os plantões da sexta-feira, do sábado e da terça-feira ficaram em torno da média normal dos plantões de final de semana e que o aumento no número de atendimentos aconteceu apenas nos plantões do domingo e segunda, com 80 e 91 pacientes, respectivamente.

Hospital de Coremas atendeu 344 pessoas durante o período de carnaval
Um dos atendimentos no ambulatório médico no Hospital de Coremas durante o carnaval
Um dos atendimentos da urgência durante o carnaval no Hospital de Coremas
Movimento no Hospital de Coremas foi tranquilo durante o carnaval

Hospital de Patos realiza 432 atendimentos na Urgência e Emergência e 29 cirurgias no período do carnaval

Entre a sexta-feira (28) e a terça-feira (4) de Carnaval, a Urgência e Emergência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), unidade da rede estadual de saúde, em Patos, registrou 432 atendimentos. Neste período a unidade realizou ainda 29 cirurgias, sendo 19 de urgência e 10 eletivas. Desse total de atendimentos, 23 pessoas deram entrada na unidade vítimas de sinistros de trânsito e 69 tiveram que ser internadas após atendimento para observação e cuidados posteriores.

Dos 29 procedimentos cirúrgicos realizados, boa parte deles foi de cirurgia geral, com 12 casos, seguidos de cirurgias oncológicas eletivas, com nove registros, mais seis procedimentos ortopédicos e dois bucomaxilo.

Das 23 vítimas de sinistros de trânsito, 21 foram com motocicletas, uma por atropelamento e outra por acidente com automóvel. Destes, 17 pacientes eram de Patos, os demais vieram das cidades de Imaculada, Mãe D´água, Olho D’água, Passagem e Coremas.

O plantão do carnaval com maior número de atendimentos foi a terça-feira (4), quando o hospital atendeu 99 pessoas, seguido do plantão do domingo (2), quando foram atendidas 91 pacientes. Na segunda-feira de carnaval (3), mais 84 pessoas procuraram o serviço e no sábado (1), outras 80 pessoas foram atendidas na urgência e emergência da unidade. Na sexta-feira (28), início do plantão de momo, 78 pessoas passou por atendimento, totalizando os 432 registros de entrada do período carnavalesco.

Na Urgência e Emergência, além dos casos envolvendo os acidentados, os demais motivos dos atendimentos da unidade neste plantão do carnaval, pela ordem de casos, foram de pacientes com queixas de dores, com 85 registros, seguido de pessoas que sofreram lesões por quedas, com 67 casos. O hospital atendeu ainda, entre outras demandas, vários casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC), pacientes com crise hipertensiva e hipotensiva, com cefaleia, Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), mal-estar, para retirada de corpo estranho. Outras 17 pessoas procuraram o serviço por causa de mordida de animais (gatos e cachorros), três por causa de agressão física e uma foi encaminhada ao serviço por causa de tentativa de suicídio.

O diretor-geral do hospital, Francisco Guedes, considerou dentro da expectativa o movimento do período carnavalesco. “Mantivemos uma média de 80 pacientes por plantão, o que a gente já observa normalmente em plantões de final de semana, não tivemos nenhuma demanda fora do que a gente já está acostumado a receber, tanto que conseguimos atender nossos pacientes com a equipe de cada dia, sem a necessidade de chamar quem estava de sobreaviso caso houvesse uma demanda fora do nosso planejamento. Foi um carnaval que eu diria até tranquilo apesar dos 432 atendimentos e das 29 cirurgias”, comentou o diretor.

Um dos exames de tomografia realizados durante o plantão do carnaval
Um dos atendimentos da urgência durante o carnaval
Hospital de Patos teve movimento tranquilo durante o carnaval
Hospital de Patos atendeu 432 pessoas durante o plantão do carnaval
Uma das seis cirurgias ortopédicas realizadas durante o plantão do carnaval
Uma das cirurgiuas realizadas durante o plantão do caranaval no Hospital de Patos
Hospital de Patos realizou 29 cirurgias entre a sexta-feira e a noite da terça-feira
Hospital de Patos realizou 29 cirurgias durante o plantão do carnaval
Das 29 cirurgias realizadas durante o plantão do carnaval, 19 foram de urgência
Cirurgia bucomaxilo realizada durante o plantão do carnaval

Hospital Regional de Patos ganha novo consultório e reforça atendimento do pronto-socorro

O Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), em Patos, avançou nas melhorias de atendimento na Urgência e Emergência da unidade, nesta semana, com a implantação de um novo consultório que é destinado a receber os pacientes da porta de entrada, advindo das urgências e emergências externas. No final do ano passado, o hospital já tinha disponibilizado para os pacientes uma nova sala de procedimentos e pequenas cirurgias e reformado a Sala Vermelha, que funciona como espaço para estabilização de pacientes graves.

Segundo o coordenador do Pronto-Socorro, Allan Martins, a implantação do novo consultório vai servir ainda para melhorar o atendimento das especialidades médicas, a exemplo da Vascular, Oftalmo e Otorrino, que têm uma demanda diária vinculada ao serviço, que passam a dispor de um espaço melhor projetado e preparado para a assistência ao paciente.

Ainda de acordo com Allan, essas ações integram um conjunto de melhorias estruturais no hospital, que incluiu ainda a construção da nova área amarela e a reforma da área vermelha, concluídas também no final do ano passado. “O novo consultório foi estrategicamente posicionado próximo da Área Azul, que tem a finalidade de aumentar o tempo resposta de atendimento aos pacientes que têm perfil não urgente e de curta duração no serviço que são medicados e, em seguida, recebem alta e retornam para casa, além de acolher os pacientes encaminhados ao serviço para fazer cirurgias eletivas”, afirma o coordenador.

“O novo consultório tem maior espaço físico, iluminação mais adequada e infraestrutura aprimorada, além de mais equipamentos, o que assegura melhores condições para acolhimento e atendimento aos pacientes reforçando nosso esforço contínuo de tornar mais eficiente os nossos serviços no pronto-socorro”, reforça o diretor-geral do hospital, Francisco Guedes.

Maior pronto-socorro do sertão e referência para habitantes de 89 municípios da região, o CHRDJC funciona com Clínica Médica, Urgência e Emergência, Cirurgias, assistência oncológica, por meio do Hospital do Bem, dispõe de Hemodinâmica, que é um serviço que funciona no mesmo prédio, mas é gerenciado pela PB Saúde, e integra a rede de hospitais do estado que realiza procedimentos eletivos através do Programa Opera Paraíba.

O novo condultório vai ser utilizado também para atendimento de especialistas, além da urgência
O novo consultório começou a funcionar essa semana
O consultório dispões de um espaço mais amplo e mais equipamentos
Detalhe do equipamento utilizado pelo oftalmologista

Presidente da Asplan diz que 1% de crédito complementar não vai resolver problema da não liberação dos recursos do Plano Safra

“O Governo anunciou um Plano Safra de R$ 400,59 bilhões e agora determina, através de Medida Provisória, que vai disponibilizar a título de crédito suplementar R$ 4 bilhões, ou seja, apenas 1% do valor inicialmente divulgado. Esse valor é irrisório frente às necessidades que tem o setor produtivo nacional e não vai resolver o problema de crédito e incentivo à agricultura do Brasil, que tem prazo para plantar e também para colher”, afirmou o presidente da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), José Inácio de Morais.
Para José Inácio, além de o volume ser insignificante, outra questão se põe na ordem do dia: “Quais serão os critérios de acesso a esse montante?”, questiona ele que também critica a inércia do governo, que diante da não votação do orçamento pelo Congresso Nacional no final do ano passado, não se adiantou com outras alternativas. “A gente sabe que o Banco do Nordeste tem recursos do FNE e que estes independem do orçamento ser votado. Então, por que o governo não sinaliza uma solução utilizando esses recursos?”, pondera ele.
Para o dirigente canavieiro, a flexibilização do Banco do Nordeste com a destinação de crédito para cooperativas já foi um avanço que poderia ser estendido ao setor produtivo também. “Se o produtor de cana não pode ter acesso ao crédito, por alguma restrição, porque o governo não flexibiliza o acesso de outras formas? Melhor do que destinar 1% do Plano que não resolverá o problema da imensa maioria dos produtores”, reitera José Inácio.
Para ele, há saídas, basta o governo querer. “O governo tem que tentar viabilizar o acesso ao crédito junto ao Banco do Nordeste, porque a gente sabe que, na atual conjuntura, o governo não tem como liberar recursos por causa da não votação do orçamento. Se o presidente insistir em apenas disponibilizar esse crédito complementar irrisório, não vai atender o setor produtivo e isso gerará impactos negativos imensuráveis na economia e na produção agrícola nacional chegando, inevitavelmente, à mesa do cidadão brasileiro”, finaliza José Inácio.
Presidente da Asplan, José Inácio diz que liberação de 1% do valor do Plano Safra não atende setor produtivo

Hospital de Coremas realiza mais de 250 atendimentos no plantão do final de semana

Entre a sexta-feira (21) e a meia-noite desse domingo (23) deram entrada no Hospital e Maternidade Estevam Marinho, em Coremas, 253 pessoas. Entre consultas médicas ambulatoriais e de urgência, o hospital atendeu 84 pessoas na sexta-feira, mais 89 no sábado e outros 80 pacientes no domingo. Destes, cinco precisaram ficar internados para observação e cuidados posteriores.

Os cinco pacientes que precisaram ser internados apresentaram Pneumonia Adquirida da Comunidade (PAC), problemas relacionados à próstata, dor na perna, inflamação gastrointestinal (GECA) e crise asmática.

Durante o plantão, a maior queixa de procura pelo serviço foi de pessoas com dor, com 41 registros, seguido de casos de diarreia, com 28 atendimentos, e de sintomas de síndrome gripal, com 20 casos. O hospital atendeu ainda, entre outros casos, 16 pessoas com cefaleia, 12 com crise nervosa, nove com traumas, oito pessoas com dificuldade de urinar e seis com amigdalite, além de uma vítima de sinistro de trânsito com moto.

O Hospital e Maternidade Estevam Marinho, que integra a rede estadual de saúde, funciona de portas abertas para urgência e emergência de baixa complexidade, clínica médica e maternidade, além do Opera Paraíba, com cirurgias de catarata e pterígio.

Hospital de Coremas atendeu 253 pessoas neste final de semana
Uma das consultas ambulatoriais no Hospital de Coremas neste final de semana

Hospital de Catolé do Rocha registra 414 atendimentos durante plantão do final de semana

O Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, na cidade de Catolé do Rocha, registrou o atendimento a 414 pessoas durante o plantão deste final de semana. Foram 146 consultas na sexta-feira (21), mais 112 no sábado (22) e outras 156 no domingo (23). Neste período, a unidade, que integra a rede estadual de saúde, realizou duas cirurgias eletivas e sete partos. Durante o plantão, 26 pessoas precisaram ser internadas para cuidados posteriores.

Entre a noite da sexta-feira e a meia-noite do domingo, foram realizados ainda 342 exames laboratoriais, 60 Raios-X e 20 tomografias. As duas cirurgias eletivas foram de colecistectomia (retirada da vesícula biliar) e colpoperineoplastia (correção de defeitos na vagina e no períneo). Todos os sete partos realizados foram cirúrgicos.

As causas mais recorrentes de procura pelo serviço durante o plantão foram de pessoas com queixas de dores, com 49 registros; seguidas de casos de diarreia, com 46 atendimentos; e de 33 casos de aplicação de medicação própria. O hospital atendeu ainda, entre outras demandas, 26 casos de cefaleia, 17 casos de síndrome do túnel de carpo (é a compressão dolorosa (pinçamento) do nervo mediano, quando este passa pelo túnel do carpo no pulso), e ainda 15 pessoas vítimas de sinistros de trânsito, sendo 13 com motos e duas de automóvel, além de 11 pessoas com crise de ansiedade.

Hospital de Catolé atendeu 414 pessoas durante o plantão deste final de semana