Author: administrador
Hospital de Catolé do Rocha realiza quase 400 atendimentos e 12 cirurgias no final de semana
O Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, unidade da rede hospitalar do Estado, em Catolé do Rocha, realizou 394 consultas médicas ambulatoriais e atendimentos de urgência e emergência entre as 18h da sexta-feira (4) e a meia-noite deste domingo (6). Foram 159 atendimentos na sexta-feira, mais 108 no sábado e outros 127 no domingo. Neste período, foram realizadas 12 cirurgias, entre elas, quatro partos cesarianos e 24 pessoas precisaram ser internadas após avaliação médica para observação e cuidados posteriores.
As cirurgias foram de colecistectomia (remoção da vesícula biliar), osteossintese de tíbia (procedimento cirúrgico ortopédico que visa à fixação de fraturas da tíbia, o osso da canela), gastrotomia (procedimento que envolve a abertura do estômago, criando uma comunicação com o meio externo através da parede abdominal) e uma amputação traumática de perna.
Durante o plantão de final de semana, o hospital realizou ainda 423 exames laboratoriais, 74 exames de Raios-X e mais 21 tomografias. No período, foram realizadas também 31 avaliações ambulatoriais ortopédicas, nove avaliações de exames, quatro avaliações cirúrgicas e uma avaliação obstétrica.
Na urgência e ambulatório médico, entre a sexta-feira e o domingo, a maior procura pelo serviço foi de pessoas com queixas de dores, com 57 registros, seguida de casos para aplicação de medicação própria, com 37 ocorrências, e de pessoas com sintomas de síndrome gripal, com 16 registros, o mesmo quantitativo de lombalgias.
Entre outras demandas, a unidade atendeu ainda 12 pacientes com cefaleia, outros 12 com crise hipertensiva, nove pessoas com crise de ansiedade, outras nove vítimas de sinistros de trânsito, sendo sete com motos e duas com automóvel, sete pessoas com diarreia, outras sete com colecistite aguda e mais sete com náuseas.




Plantão do final de semana no Hospital de Patos registra mais de 300 atendimentos e 13 cirurgias de urgência
O plantão da Emergência e Urgência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), unidade da rede estadual de saúde, em Patos, neste final de semana (4 a 6), ficou marcado pelo atendimento de 314 pessoas e pela realização de 13 cirurgias de urgência. Foram cinco procedimentos ortopédicos, quatro gerais, três vasculares e um urológico. No período, 61 pessoas precisaram ser internadas após consulta médica para observação e cuidados posteriores ao atendimento emergencial.
Durante o plantão, que começou às 18h da sexta-feira (4) e terminou à meia-noite do domingo (6), o hospital recebeu ainda 27 pessoas vítimas de sinistros de trânsito, sendo 20 delas com acidentes envolvendo motos, seis com carros, uma por atropelamento e outra vítima que caiu de bicicleta. Além de Patos, que teve o maior número de vítimas, a unidade recebeu acidentados de Cacimba de Areia, Cajazeirinhas, Condado, Cacimbas, Catingueira, São Mamede e Vista Serrana.
Foram 88 atendimentos na sexta-feira (4), mais 108 no sábado (5) e outros 118 no domingo (6). A causa de maior procura pelo serviço foi de pacientes se queixando de dores, com 48 casos, seguido de pessoas que sofreram quedas, com 32 registros e de traumas, com 15 ocorrências. Mas o hospital atendeu ainda, entre outras demandas, 14 pessoas com dispneia, outras 14 que foram mordidas por cachorro e gatos, 13 com crise hipertensiva e outras 13 com mal-estar, além de seis casos de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), quatro de agressão física, dois pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC) e ainda um por tentativa de suicídio.






Produtor de cana paraibano com propriedade modal própria de 100 ha teve R$ 28 de margem líquida positiva na safra 24/25 diz estudo






A grande preocupação do setor produtivo é com a elevada taxa de juros afirma presidente da Unida sobre Plano Safra 25/26




Hospital de Coremas realiza mais de 200 atendimentos durante plantão do final de semana
Entre a sexta-feira (27) e o domingo (29), o Hospital e Maternidade Estevam Marinho, unidade da rede hospitalar estadual, em Coremas, atendeu 206 pessoas. Foram 68 atendimentos na sexta-feira, entre consultas ambulatoriais e urgências, mais 67 no sábado e outros 71 no domingo.
Neste período, 18 pessoas precisaram ser internadas para observação e cuidados posteriores às consultas médicas por causa de complicações de pneumonia, pancreatite aguda, câncer, Acidente Vascular Cerebral (AVC), bronquiolite, dor abdominal aguda, infecção do trato urinário, Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), edema em face, Insuficiência Cardíaca Congestiva (ICC), Colelitíase (cálculo na vesícula biliar) e Infecção Aguda dos Pulmões (PAC).
A maior demanda de procura pelo serviço no final de semana foi de pessoas com queixas de dores, com 32 registros, seguido de sintomas de síndrome gripal, com 13 casos e crise nervosa, com 11 entradas. O hospital atendeu, entre outras demandas, 10 pessoas com cefaleia, outras 10 com diarreia, oito com febre, seis com dificuldade de urinar e outras seis com amigdalite, além de duas vítimas de sinistros de trânsito com moto e uma pessoa ferida com objeto perfurocortante.



Hospital de Catolé do Rocha atende mais de 370 pessoas e realiza 16 cirurgias e dois partos no final de semana
OHospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos realizou, no plantão desse final de semana – compreendido entre os dias 27 e 29 –, 16 cirurgias, atendeu 379 pessoas no pronto atendimento da urgência e ambulatório e realizou dois partos. A unidade integra a rede estadual de Saúde na cidade de Catolé do Rocha e também funciona como maternidade.
Foram 128 atendimentos na urgência e ambulatório médico na sexta-feira (27), outros 144 no sábado (28) e mais 107 no domingo (29). As 16 cirurgias eletivas realizadas foram de colecistectomia (retirada da vesícula biliar), histerectomia (cirurgia ginecológica que consiste na remoção do útero), ooforectomia (remoção de um ou ambos os ovários), laqueadura (procedimento cirúrgico de esterilização feminina que impede a passagem dos óvulos para o útero, evitando a gravidez), apendicectomia (remoção do apêndice), além de procedimentos ortopédicos de correção de fratura de tornozelo e de fêmur, uma fratura exposta e fixação de bacia.
Ainda durante o plantão do final de semana, o hospital realizou 389 exames laboratoriais, 79 exames de Raios-X e 28 tomografias. No período houve o registro de 33 internações por anemia, Acidente Vascular Encefálico (AVE), derrame pleural, epilepsia, icterícia, pneumonia e Traumatismo Crânio Encefálico (TCE), além dos pacientes que se submeteram às cirurgias e partos.
No pronto atendimento ambulatorial e urgência, os motivos mais frequentes de procura pelo serviço foram de pessoas com queixas de dores, com 48 ocorrências, seguidos de pacientes para aplicação de medicação própria, e de casos de síndrome gripal, com 24 registros. O hospital atendeu ainda, entre outras demandas, 15 pessoas com crise de ansiedade, 11 com diarreia, oito com amigdalite, além de seis vítimas de sinistro de trânsito, sendo cinco com moto e uma com carro. Nas avaliações ambulatoriais aconteceram 17 consultas ortopédicas, duas avaliações cirúrgicas e três avaliações de exames.



Hospital Regional de Patos realiza 16 cirurgias e atende quase 300 pessoas no final de semana
Oplantão desse final de semana no Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), unidade da rede estadual de saúde, em Patos, ficou marcado pela realização de 16 cirurgias e pelo atendimento de 292 pessoas. Os procedimentos cirúrgicos foram de ortopedia (8), vascular (4), oncologia (3) e cirurgia geral (1). Foram nove cirurgias eletivas e sete de urgência. No período, 56 pessoas precisaram ser internadas após consulta médica para observação e cuidados posteriores.
O balanço de atendimentos nos plantões mostra que na sexta-feira (27) foram atendidas 105 pessoas, no sábado (28) outras 94 procuraram o serviço de urgência do hospital e no domingo (29) mais 93 pessoas passaram por avaliação médica na unidade, que é referência para 89 municípios do sertão paraibano nas áreas de urgência e emergência, clínica médica, oncologia, hemodinâmica e procedimentos cirúrgicos. Neste período, 56 pessoas tiveram que ser internadas para observação e continuidade do tratamento.
Entre as 18h da última sexta-feira (27) até a meia-noite desse domingo (29) ainda deram entrada na Urgência e Emergência do hospital 22 pessoas vítimas de sinistros de trânsito, sendo 19 por acidentes com motocicletas, duas com veículos e uma com bicicleta. Destes, 14 casos foram da cidade de Patos, mas o hospital também atendeu pessoas de Vista Serrana, Malta, Matureia, Santa Luzia e São José de Espinharas.
Na Urgência e Emergência, além dos casos envolvendo os acidentados, os demais motivos dos atendimentos neste final de semana foram de pacientes com dores diversas, com 59 casos, seguido de pessoas que sofreram quedas, com 31 registros. Entre outras demandas, a unidade atendeu ainda 12 pessoas com mal-estar, 10 com dispneia, nove casos de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), quatro de Acidente Vascular Cerebral (AVC), além de três pessoas que sofreram agressão física.





Equipe do Projeto Campo Futuro volta a Paraíba para mapear custos de produção de cana-de-açúcar
Asplan compra desfibrilador e treina equipe para saber agir em caso de primeiros socorros









Pacientes e acompanhantes do Hospital de Coremas comemoram o período junino
Pacientes do Hospital e Maternidade Estevam Marinho, em Coremas, foram surpreendidos na tarde desta sexta-feira (27) com a distribuição de um lanche temático especial e puderam degustar comidas típicas desta época com um kit de refeições juninas. As delícias preparadas pela equipe de Nutrição da unidade foram colocadas em embalagens decoradas com motivos juninos. Os acompanhantes também participaram da ação.
Cada kit junino foi composto por delícias típicas como: bolo pé de moleque, canjica, pamonha, cocada, bolo de milho e paçoca. A dona de casa Maria das Dores Barbosa, 61 anos, de Coremas, ficou surpresa com a distribuição do lanche junino. “Foi muito boa essa ação porque, além da gente receber essas comidas gostosas, a gente ainda comemora o São João que para nós nordestinos é uma festa muito importante”, disse ela.
A paciente Geralda Tereza, também de Coremas, elogiou a iniciativa. “Um lanche junino é sempre bom, mesmo estando no hospital porque são comidas que alegram de uma certa forma porque a gente pensa logo numa festa bonita que é o São João, aí esquece um pouco da doença”, disse ela.
A diretora-geral do hospital, Josielma Oliveira, destaca o objetivo da ação. “O São João é um evento tradicional no Nordeste e é uma festa que está associada a muita alegria e animação e foi isso que a gente quis proporcionar para nossos pacientes e seus acompanhantes, um momento de alegria e satisfação e a julgar pela receptividade deles conseguimos atingir nosso objetivo”, afirmou ela, agradecendo o empenho da equipe de Nutrição que deu o seu melhor para preparar as iguarias juninas sem comprometer o preparo das demais refeições da unidade.








