Author: administrador

Câncer bucal: prevenção, diagnóstico e impacto nos trabalhadores canavieiros e aqueles expostos ao sol

O câncer bucal é uma doença que afeta diversas partes da boca, como lábios, gengivas, língua e garganta. No Brasil, é o oitavo tipo de câncer mais frequente, com uma estimativa de 15.100 novos casos por ano, sendo 72% deles em homens. E os trabalhadores canavieiros e aqueles que ficam expostos ao sol estão entre os grupos mais vulneráveis ao câncer bucal devido à exposição prolongada e, em alguns casos, ao uso de tabaco e álcool. O dentista da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), Jadelson Filho, que acaba de ser aprovado no processo seletivo do curso ‘Diagnóstico Precoce do Câncer de Boca’, do Instituto Nacional do Câncer, faz o alerta para a importância da prevenção e do cuidado deste tipo de malignidade.
O odontólogo chama atenção para um estudo realizado com trabalhadores rurais no Nordeste que revelou que 91% deste público nunca realizou o autoexame para detecção precoce da doença e muitos desconhecem os fatores de risco associados. Ele explica que entre os trabalhadores canavieiros e aos expostos a radiação solar de forma direta, a lesão bucal mais comum associada ao câncer é o carcinoma espinocelular (ou carcinoma de células escamosas), que representa mais de 90% dos casos de câncer bucal no Brasil. “Ele aparece nos lábios, especialmente o inferior, por conta da exposição ao sol, na língua e assoalho da boca e é uma ferida que não cicatriza, geralmente indolor no início, podendo apresentar bordas endurecidas e crescimento progressivo”, afirma Jadelson, lembrando que a ainda a queilite actínica, que é uma lesão pré-maligna comum nesses trabalhadores, principalmente nos lábios, pode evoluir para câncer se não for tratada adequadamente.
Como fatores de Risco, além da exposição solar sem proteção que é especialmente perigosa para os lábios, ele destaca o Tabagismo, que é responsável por cerca de 90% dos casos, o consumo excessivo de álcool, que potencializa os efeitos nocivos do tabaco, a infecção pelo HPV, associada a alguns casos de câncer de orofaringe, além da má higiene bucal que favorece o desenvolvimento da doença. “Se o trabalhador notar feridas na boca que não cicatrizam em até 15 dias, manchas brancas ou vermelhas na boca ou língua, inchaço ou caroços na região da boca ou pescoço, dificuldade para mastigar ou engolir e dor persistente na boca, precisa consultar um dentista imediatamente”, reforça ele.
Como formas de prevenir as lesões cancerígenas na boca para quem trabalha exposto ao sol, o dentista orienta o uso diário de protetor solar labial com FPS 30 ou superior, de chapéus de aba larga para proteção direta do rosto, evitar o tabagismo e o consumo de álcool, realizar o autoexame labial e ter um acompanhamento odontológico regular. “O diagnóstico precoce aumenta significativamente as chances de cura e permite tratamentos menos invasivos”, destaca Jadelson Filho, reiterando que a conscientização e o acesso à informação são essenciais para a prevenção do câncer bucal, especialmente entre os trabalhadores canavieiros e expostos ao sol de forma direta.
Para realizar um trabalho preventivo, a Asplan ampliou os atendimentos odontológicos aos associados e seus trabalhadores para além do consultório odontológico que funciona no prédio sede, em João Pessoa e levou essas consultas para o campo, nas fazendas dos produtores. “Passamos, desde o ano passado, a ofertar esse serviço de avaliação dos trabalhadores que é feito junto com as visitas do médico do Trabalho, Dr. Tarcisio Campos, e nos exames in loco, pudemos ver trabalhadores com lesões pre-malignas (chamadas queilite actínica que se não fossem tratadas a tempo evoluiriam para o câncer bucal”, explica Jadelson, complementando que quando isso acontece é dado informações e o tratamento clinico ao colaborador, que passa a ser acompanhado pelos dentistas da Asplan. “Vale ressaltar que o cuidado da Odontologia vai além dos dentes, ela desempenha um papel importante na prevenção de doenças sistêmicas e no tratamento de condições que afetam a qualidade de vida”, finaliza Jadelson Filho, lembrando que consultas regulares ao dentista, acompanhadas de uma rotina de higiene oral rigorosa, são essenciais para prevenir problemas bucais e, por sua vez, proteger a saúde geral. A equipe de Odontologia da Asplan também é formada pela dentista Wilma Dantas, os atendimentos acontecem de segunda a sábado e são gratuitos para fornecedores, familiares e seus trabalhadores.
As consultas com o dentista da Asplan acontecem também nas fazendas
Jadelson Filho, dentista da Asplan, foi recentemente aprovado para seleção de um curso no Instituto Nacional do Câncer
lesões na boca sugestivas de malignidade
O dentista Jadelson atende no campo e no consultório da Asplan (foto)
Os trabalhadores canavieiros são suscetíveis a desenvolver câncer de boca

Presidente da Unida e da Câmara Setorial do Açúcar e do Álcool afirma que Brasil deu um grande passo ao aprovar aumento da mistura de etanol à gasolina

“Essa decisão vem em um momento importante, justamente quando a oferta de etanol vem numa crescente muito grande, devido ao etanol de milho. Veio na hora certa, e deve acomodar o mercado e consolidar o Brasil no protagonismo político e geopolítico na economia de baixo carbono, na redução das emissões e no estimulo a produção e ao uso de combustíveis renováveis”, afirma o presidente da União Nordestina dos Produtores de Cana (Unida) e da Câmara Setorial do Açúcar e do Álcool do MAPA, Pedro Campos Neto.
O dirigente canavieiro refere-se à aprovação pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) do aumento da mistura obrigatória de etanol na gasolina de 27% para 30% e de 14% para 15% no biodiesel anunciados na última quarta-feira (26). A medida entra em vigor a partir de 1º de agosto e vai permitir que o Brasil avance na autossuficiência e na redução do preço dos combustíveis.
Pedro Campos Neto reitera a autossuficiência do Brasil na produção de etanol e a importância desta medida para fortalecer o uso de biocombustíveis na matriz energética brasileira. “Neste processo de transição do combustível fóssil para a bioenergia, o Brasil além de ter um potencial enorme a ser explorado, ainda é autossuficiente o que dá uma vantagem enorme em relação a outros países, além de reduzir a dependência brasileira em combustíveis fósseis”, afirma ele, lembrando que pela capacidade de produção de matéria-prima e pelo parque fabril instalado no país, o Brasil está pronto para atender essa demanda de imediato.
Dados divulgados pelo Governo Federal atestam que somente com a adoção do E30, o Brasil voltará a ser autossuficiente em gasolina após 15 anos. As estimativas indicam que a redução do preço nos postos pode chegar a 20 centavos para o consumidor. Apenas com a transição do E27 para o E30, são esperados mais de R$ 10 bilhões em investimentos e a criação de mais de 50 mil postos de trabalho.
Pedro Campos Neto, presidente da Unida, da Câmara Setorial do Açúcar e do Álcool do MAPA e vice-presidente da Asplan elogiou medida

‘Arraiá do Bem’ reúne pacientes e acompanhantes numa comemoração junina com cardápio de comidas típicas

Pamonha, canjica, bolo de milho, pé de moleque, bolos diversos, salgados de forno, pão de queijo, cuscuz incrementado e creme de galinha com acompanhamento de sucos e café, esse foi o cardápio servido nessa quarta-feira (25), durante a comemoração junina dos pacientes e acompanhantes do Hospital do Bem, unidade oncológica que integra o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, em Patos. O cardápio típico junino foi preparado pela equipe de Nutrição da unidade. Quem não pôde ir à recepção do hospital, onde estava a mesa com as iguarias, recebeu o lanche nas enfermarias.
Para Dorivan de Oliveira, acompanhante da esposa, Dona Nezita, paciente que faz tratamento na unidade desde 2023 por causa de um câncer de colo de útero, o momento foi bastante proveitoso. “A gente não encontra uma comemoração desta em hospital nenhum. E isso é maravilhoso porque a gente sai da realidade da doença e se diverte um pouco. Aliás, a equipe daqui, do vigilante ao recepcionista, até os médicos e enfermeiros, todos nos tratam muito bem e essa ação demonstra esse carinho”, disse.
Para a paciente Marinalva Teles dos Santos, moradora do município de Desterro, a comemoração foi uma surpresa que a emocionou. “Foi tudo muito bom para animar todos nós. Gostei muito. A gente pensa que num hospital não vai se alegrar, mas hoje foi diferente e muito bom”, relatou Marinalva, elogiando não apenas a comemoração surpresa, mas também o atendimento da unidade. “Aqui, todos nos tratam muito bem”, reiterou ela que não fez seu tratamento no Hospital do Bem, mas precisou ser internada na unidade para acompanhamento e exames.
“A proposta era levar alegria para nossos pacientes, aguçando o paladar e apetite que ficam muito comprometidos com o tratamento oncológico, além de festejar a data, assim elaboramos um cardápio com iguarias irresistíveis e diversificadas, doces e salgadas, para festejar com eles a comemoração mais tradicional do Nordeste que é o São João”, explica o coordenador da Nutrição do Hospital Regional de Patos, Thiago Viana.
Além dos pacientes, os acompanhantes e profissionais que estavam de serviço puderam degustar das delícias da culinária junina e comemorar o São João mesmo estando em um hospital.
Uma mesa com iguarias juninas foi montada na recepção do hospital para pacientes, acompanhantes e funcionários
Sr. Dorivan de Oliveira, que acompanha a esposa, Dona Nezita, elogiou a ação junina
Quem não pôde ir para à recepção do hospital recebeu o lanche junino nas enfermarias
Pé de moleque, canjica, paminha e bolos fizeram parte do cardápio
Parte da equipe de Nutrição do Hospital
Pacientes receberam os kits de comida junina onde estavam sendo assistidos
Pacientes do Hospital do Bem receberam um lanche especial junino na tarde deste dia 25 de junho
Pacientes do Hospital do Bem participaram de uma comemoração junina na tarde desta quarta-feira (25)
Os acompanhantes também receberam o lanche junino
O cardápio incluiu iguarias doces e salgadas
A paciente Marinalva Teles elogiou a ação e a assistência da equipe do hospital
A distribuição das iguarias juninas aconteceu em todos os setores do Hospital

Hospital de Coremas atende mais de 500 pessoas entre os feriados de Corpus Christi e São João

Entre os dias 19 e 24 de junho, feriadão de Corpus Christi e São João, o Hospital e Maternidade Estevam Marinho, de Coremas, unidade pertencente à rede de saúde do Governo da Paraíba, atendeu 509 pessoas. Neste período, 18 pessoas precisaram ser internadas após avaliação médica para observação e tratamento posterior às consultas.

Foram atendidas 105 pessoas no dia 19, mais 79 na sexta-feira (20), no sábado (21), outras 96 pessoas procuraram o serviço hospitalar, no domingo (22) mais 75 foram atendidas na urgência e ambulatório médico da unidade, na segunda-feira (23), 80 pessoas foram atendidas e na terça-feira (24), mais 74 pacientes passaram por avaliação médica.

Durante esse período do feriadão, as causas mais recorrentes de procura pelo serviço foram de pessoas se queixando de dores diversas, com 104 registros, seguido de pacientes com sintomas de síndrome gripal, com 56 casos, e mais 21 ocorrências de pacientes com amigdalite.

Ainda no período o hospital atendeu 20 pessoas com reação alérgica, 19 com cefaleia, 17 pacientes com diarreia, outros 17 com crise nervosa, 16 pessoas com febre, 11 com crise hipertensiva, 10 com dificuldades de urinar, além de seis pessoas feridas com objeto perfurocortante e uma vítima de sinistro de trânsito com moto, entre outros casos.

As causas de internação foram, entre outras ocorrências, febre, traumatismo cranioencefálico, pneumonia, faringite, anemia, câncer, pneumonia adquirida da comunidade, dispneia, retenção urinária, intoxicação alcoólica e miocardia hipertensiva.

A diretora geral do hospital, Josielma Oliveira, afirmou que mesmo com aumento do fluxo de pessoas em Coremas e redondezas, por causa do feriadão, a média de atendimentos da unidade se manteve similar a dos finais de semana corriqueiros com pequenos acréscimos. “Comparando o movimento do feriadão com os plantões de finais de semana a gente não evidenciou um aumento significativo de demanda muito diferente do que a gente já atende cotidianamente, com exceção do dia do feriado de Corpus Christi quando tivemos 105 atendimentos. Mas nos preparamos para esse aumento natural de demanda, o que tornou os plantões mais tranquilos”, afirmou ela.

 

Hospital de Coremas atendeu 509 pessoas no feriadão
Pacientes esperando consulta médica no Hospital de Coremas

Posto Médico do Governo do Estado instalado no Terreiro do Forró atende 79 pessoas nos dias de festejos juninos

Entre os dias 19 e 23 de junho, durante os festejos juninos em Patos, o Posto Médico do Governo do Estado instalado no Terreiro do Forró atendeu 79 pessoas, com o apoio do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC). Foram 20 pacientes na quinta-feira (19), nove na sexta-feira (20), 14 no sábado (21), outros 29 foram atendidos no domingo (22) e mais sete pessoas no último dia de funcionamento do posto, na segunda-feira (23).

O posto funcionou das 20h às 3h com equipe multiprofissional e apoio do Programa Coração Paraibano, que disponibilizou equipe e ambulâncias para transferência de pacientes graves, o que aconteceu em duas ocasiões. Os atendimentos mais comuns no local foram de pessoas com dores, náuseas/vômito, cefaleia, crise hipertensiva, intoxicação alcoólica, mal-estar, crise de ansiedade, dispneia, desorientação, reação alérgica, taquicardia, hipotensão e cortes, entre outras causas.

Além de forrozeiros de Patos, o posto atendeu pacientes de João Pessoa, Pombal, Natal (RN), São Paulo (SP), Uiraúna, Cajazeiras, Natureza, Santa Cruz, Pìancó, Coremas, Santa Terezinha (PE), Sousa, Pedras de Fogo, Recife (PE), Mato Grosso, Riacho dos Cavalos e Almiro Afonso (RN).

O diretor geral do Hospital de Patos, Francisco Guedes, lembra que a instalação do posto fez parte de uma ação do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), que disponibilizou esse serviço emergencial para atender a população nos grandes polos juninos do Estado. “Essa foi mais uma forma do Estado prestar assistência em saúde à população paraibana e aos visitantes deste período junino próximo aos locais de festejos, facilitando a assistência emergencial”, afirma ele, lembrando que as escalas do posto não mudaram a rotina nem afetaram os serviços do hospital.

 

Houve alguns casos de cortes
Interior do Posto Médico de Patos
Médico examina paciente que teve ferimento na cabeça
O posto funcionou entre os dias 19 e 23
O Posto Médico contou com uma equipe multidisciplinar
Os casos mais graves foram transferidos para o hospital
Posto Médico atendeu muitos casos de dor
Posto Médico de Patos foi instalado no Terreiro do Forró onde acomnteceram as festividades juninas
Posto Médico funcionou das 20h às 3h entre os dias 19 e 23 de junho
Posto Médico instalado no Terreiro do Forró atendeu 79 pessoas entre os dias 19 e 23
Posto médico teve bastante movimento nos dias de festa
Um dos atendimentos no Posto Mèdico de Patos
Um dos casos que foi necessário levar ao hospital

Hospital de Coremas atende mais de 500 pessoas entre os feriados de Corpus Christi e São João

Entre os dias 19 e 24 de junho, feriadão de Corpus Christi e São João, o Hospital e Maternidade Estevam Marinho, de Coremas, unidade pertencente à rede de saúde do Governo da Paraíba, atendeu 509 pessoas. Neste período, 18 pessoas precisaram ser internadas após avaliação médica para observação e tratamento posterior às consultas.

Foram atendidas 105 pessoas no dia 19, mais 79 na sexta-feira (20), no sábado (21), outras 96 pessoas procuraram o serviço hospitalar, no domingo (22) mais 75 foram atendidas na urgência e ambulatório médico da unidade, na segunda-feira (23), 80 pessoas foram atendidas e na terça-feira (24), mais 74 pacientes passaram por avaliação médica.

Durante esse período do feriadão, as causas mais recorrentes de procura pelo serviço foram de pessoas se queixando de dores diversas, com 104 registros, seguido de pacientes com sintomas de síndrome gripal, com 56 casos, e mais 21 ocorrências de pacientes com amigdalite.

Ainda no período o hospital atendeu 20 pessoas com reação alérgica, 19 com cefaleia, 17 pacientes com diarreia, outros 17 com crise nervosa, 16 pessoas com febre, 11 com crise hipertensiva, 10 com dificuldades de urinar, além de seis pessoas feridas com objeto perfurocortante e uma vítima de sinistro de trânsito com moto, entre outros casos.

As causas de internação foram, entre outras ocorrências, febre, traumatismo cranioencefálico, pneumonia, faringite, anemia, câncer, pneumonia adquirida da comunidade, dispneia, retenção urinária, intoxicação alcoólica e miocardia hipertensiva.

A diretora geral do hospital, Josielma Oliveira, afirmou que mesmo com aumento do fluxo de pessoas em Coremas e redondezas, por causa do feriadão, a média de atendimentos da unidade se manteve similar a dos finais de semana corriqueiros com pequenos acréscimos. “Comparando o movimento do feriadão com os plantões de finais de semana a gente não evidenciou um aumento significativo de demanda muito diferente do que a gente já atende cotidianamente, com exceção do dia do feriado de Corpus Christi quando tivemos 105 atendimentos. Mas nos preparamos para esse aumento natural de demanda, o que tornou os plantões mais tranquilos”, afirmou ela.

 

Hospital de Coremas atendeu 509 pessoas no feriadão
Pacientes esperando consulta médica no Hospital de Coremas

Hospital Regional de Patos realiza 565 atendimentos e 45 cirurgias no feriadão de Corpus Christi e São João

O plantão que compreendeu os feriados de Corpus Christi e de São João, entre a quinta-feira (19) e essa terça-feira (24), registrou 565 atendimentos na Urgência e Emergência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), unidade da rede estadual de saúde, em Patos. Neste período foram realizadas 45 cirurgias, sendo 20 de urgência e 25 eletivas. Foram 14 procedimentos oncológicos, 12 ortopédicos, 10 gerais, cinco vasculares e quatro bucomaxilo. Das 565 pessoas atendidas, 110 precisaram ficar internadas, após consulta médica, para observação e tratamento.

Os dados deste feriadão prolongado mostram ainda que a unidade atendeu 29 pessoas vítimas de sinistros de trânsito, sendo 28 delas com acidentes envolvendo motos e uma com bicicleta. Além de Patos, o hospital recebeu acidentados das cidades de Condado, Desterro, Malta, Santa Terezinha, Santana de Mangueira, São Mamede, Tavares e Itaporanga.

No plantão da quinta-feira (19), feriado de Corpus Christi, deram entrada na Urgência e Emergência da unidade 91 pessoas; no dia seguinte (20), outras 82 pessoas foram atendidas; no sábado (21), mais 92 pessoas procuraram os serviços emergenciais do hospital; no domingo (22), 93 pessoas foram atendidas; na segunda-feira (23) foi o plantão com maior demanda de atendimentos, com o registro de 113 pacientes; e nessa terça-feira (24), outras 94 pessoas passaram por avaliação médica e assistência.

Além dos casos envolvendo os acidentados e das pessoas que fizeram cirurgias, os demais motivos dos atendimentos na emergência e urgência da unidade neste período (19 a 24) foram de pacientes com dores diversas, com 109 casos, seguidos de pessoas que sofreram quedas, com 67 registros, e de traumas, com 21 ocorrências. O hospital atendeu ainda, entre outras demandas, 20 pessoas com mal-estar, 18 com dispneia, 15 que sofreram mordidas de animais, 15 com pancada, além de 10 pessoas com Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), oito que sofreram agressão física, quatro com Acidente Vascular Cerebral (AVC) e duas com queimaduras.

 

 

Das 45 cirurgias realizadas durante o feriadão, 20 foram de urgência
Foram realizadas 45 cirurgias no feriadão no Hospital de Patos
Hospital de Patos realizou 45 cirurgias durante o feriadão
Hospital de Patos registrou 110 internações duranre o feriadão
Posto Médico funcionou das 20h às 3h entre os dias 19 e 23 de junho
Posto Médico instalado no Terreiro do Forró atendeu 79 pessoas entre os dias 19 e 23
Uma das 45 cirurgias realizadas durante o feriadão no Hospital de Patos
Urgência do Hospital de Patos atendeu 565 pessoas entre os dias 19 e 24

Profissionais do Grupo A.Cândido de João Pessoa celebram o São João em meio a um café compartilhado

Pamonha, canjica, mungunzá, cuscuz reforçado, bolo de milho, milho verde, pipoca, broas e outras iguarias juninas e tradicionais num café da manhã fizeram com que o começo do expediente desta sexta-feira (20) para os profissionais que atuam em empresas do Grupo A.Cândido, em João Pessoa, iniciasse de forma diferente. Isto porque eles se uniram e com aval da diretoria das empresas realizaram um café junino compartilhado. A degustação coletiva das iguarias aconteceu entre as 7h30 e 8h30, na garagem da Unitrans, em Água Fria.
“Gostaríamos de agradecer a todos os colaboradores que participaram do nosso Café Junino Compartilhado e agradecemos, especialmente, o empenho e a colaboração dos que chegaram mais cedo, ajudaram na montagem das mesas e tornaram possível esse momento de integração. Que iniciativas como essa continuem promovendo conexões e construindo um ambiente de trabalho mais humano e participativo”, afirma a Coordenadora Corporativa de RH do Grupo, Janaina Feitosa, que agradeceu também a anuência da direção em liberar os profissionais no momento do café.
Antes da degustação, todos os presentes realizaram uma oração de agradecimento. Depois se serviram à vontade numa grande mesa decorada com motivos juninos. O café junino compartilhado, realizado pela primeira vez neste formato compartilhado, teve a participação de todos os setores das empresas e recebeu elogios de todos os que participaram, só faltou o som do triângulo, da zabumba e da sanfona para animar ainda mais o ambiente, mas, os participantes da celebração já disseram que em 2026 a contratação do trio estará garantida.
 “É muito bom construir conexões como essas que tornam o ambiente de trabalho mais participativo e humanizado e saber que os nossos profissionais, nesta ação, praticaram o que a gente enquanto Grupo vem buscando reforçar, ou seja, a importância do trabalho em equipe. Quanto mais sintonizados e unidos estivermos, melhor será nosso desempenho no enfrentamento dos desafios cotidianos. No caso do café da manhã compartilhado, cada um deu sua contribuição e atingiu a meta que foi propiciar esse momento de celebração”, finalizou a diretora do Grupo, Lorena Dantas, parabenizando todos que participaram da iniciativa.
Um dos momentos na mesa do café compartilhado
Todo mundo se serviu à vontade
Profissionais de todos os setores da empresa participaram do café
Os pratos foram compartilhados pelos funcionários de todos os setores da empresa
O café também teve cuscuz incrementado
O café compartilhado foi uma iniciativa dos próprios funcionários com aval da diretoria
O café compartilhado aconteceu na manhã desta sexta-feira, em João Pessoa
O café compartilhado aconteceu na garagem da Unitrans em João Pessoa
O café aconteceu antes do expediente desta sexta-feira (20)
Não faltou milho cozido no café compartilhado
Café aconteceu das 7h30 as 8h30
Bolos e comidas típicas fizeram parte do cardápio do café
A canjica e a pamonha fizeram sucesso

São João de Patos: Pronto Atendimento do Governo do Estado inicia as atividades no Terreiro do Forró

Pelo terceiro ano consecutivo, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) instala, no Terreiro do Forró, em Patos, o posto de Pronto Atendimento Médico para reforçar a assistência em saúde aos forrozeiros e visitantes do mais tradicional São João do sertão. O equipamento que começou a funcionar na noite desta quinta-feira (19), data da abertura oficial das festividades juninas na cidade, recebeu a visita do governador João Azevêdo, do vice, Lucas Ribeiro e da secretária executiva da SES, Renata Nóbrega
A estrutura montada com o apoio do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC) ficará responsável pelos atendimentos de baixa e média complexidade, dando uma boa retaguarda de atendimento médico aos participantes dos festejos juninos.“Esse serviço foi montado para atender a população que vem se divertir e, por alguma razão, precisa de um atendimento médico emergencial e possa ter aqui um atendimento rápido, inclusive com ambulância para em casos de uma assistência maior poder ter um socorro agilizado. Nós estamos colocando esses equipamentos em todos os grandes polos juninos do estado e aqui em Patos, em parceria com a Prefeitura, para juntos fazermos esse atendimento tão necessário e importante em períodos de festa como esse”, destacou o governador João Azevêdo.
E na primeira noite de funcionamento do posto foram realizados 20 atendimentos, a maior parte deles com queixas de dores diversas, mas também tiveram atendimentos de pessoas com mal estar, intoxicação alcoólica, crise hipertensiva, reação alérgica, náuseas e tosse. A maior parte dos pacientes era de Patos, mas o posto atendeu forrozeiros de João Pessoa, Uiraúna, Cajazeiras, Santa Cruz, Piancó, Pombal, Coremas além de um turista de São Paulo. Não houve transferência de paciente para o hospital.
A secretária executiva da SES, Renata Nóbrega reforçou a importância da disponibilidade do Posto Médico Avançado. “Esta é mais uma maneira de o Estado prestar assistência em saúde à população paraibana e aos visitantes que vêm prestigiar nosso São João. Todos os forrozeiros que estão aqui, se houver a necessidade de qualquer urgência, a equipe está pronta para intervir, e nos casos mais graves encaminhar com a ambulância de suporte avançado para o hospital Jandhuy”. disse ela.
O Posto está instalado no Terreiro do Forró, onde se apresentam as atrações musicais do São João de Patos, localizado em frente ao restaurante Pirão de Queijo, e funcionará das 20h até às 3h da manhã, todos os dias de festa, com suporte médico de pronto atendimento. No local há insumos e equipamentos, medicamentos, duas macas e quatro cadeiras e uma equipe multidisciplinar com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas e uma ambulância de suporte avançado do Programa Coração Paraibano, com equipe completa para remoção para o hospital caso haja necessidade de atendimento cardiológico ou de outros que exijam maior complexidade.
O São João de Patos acontece de 19 a 24 de junho. Além de Patos, Campina Grande, Bananeiras e Santa Rita contam com a estrutura de Postos Médicos nas festas juninas, e de apoio nas festas de Monteiro e Santa Luzia. “A medida visa descentralizar e desafogar a nossa rede hospitalar diante dos festejos juninos, onde esses pacientes com menor complexidade possam ser atendidos no próprio local do evento, sendo transferidos apenas aqueles pacientes que precisam de uma observação mais especializada, de um exame complementar e que necessitem ficar em observação”, reiterou a secretária Renata, que representou o Secretário de Estado de Saúde, Ari Reis na ocasião. Além de pronto atendimento, no posto de Patos também será distribuído preservativos masculino e feminino.
O diretor geral do Complexo, Francisco Guedes, lembrou que as escalas dos profissionais que atuarão no Posto Médico não afetará o atendimento da unidade. “Montamos a equipe sem mexer nas nossas escalas de plantões da semana, de forma que nada mudará em nossa rotina hospitalar e estaremos tanto no posto médico, quanto na unidade, aptos a atender essa demanda sazonal que aumenta nos dias de festejos juninos”, destacou o diretor do CHRDJC.
Crédito Fotos: Guia Nascimento e Equipe CHRDJC
Diretores do Hospital com o governador João Azevêdo e sua comitiva
Equipe do Coração Paraibano estará dando suporte aos atendimentos do Posto Médico
Equipe do Hospital de Patos e do Coração Paraibano
Governador João Azevêdo e vice-governador, Lucas Ribeiro conheceram estrutura do Posto Médico
Governador João Azevêdo falou da importância do serviço
Insumos e medicamentos do posto
O governador João Azevêdo e profissionais do Hospital Regional de Patos
O governador João Azevêdo prestigiou abertura do São João de Patos e do Posto Médico do Estado
O posto conta com duas macas e quatro cadeiras e equipamentos de suporte a assistência em saúde
O posto Médico conta com uma equipe multidisciplinar de profissionais do Hospital Regional de Patos
O Posto Médico atende situações de baixa e média complexidade com apoio de uma ambulância do Coração Paraibano
No primeiro dia de funcionamento o posto atendeu 20 pacientes por causas diversas
No primeiro dia de atendimentos no Posto Médico de Patos 20 pessoas foram atendidas
A equipe de atendimento é composta por profissionais do Hospital Regional
Uma ambulância do Programa Coração Paraibano dará suporte na remoção de pacientes em casos de casos mais graves
Secretária executiva de Saúde, Renata Nóbrega e diretor técnico do Hospital de Patos, Pedro Augusto
Posto Médico está instalado no Terreiro do Forró, em Patos
Parte da equipe do Hospital Regional que atuará no Posto Médico
Os atendimentos no posto acontecem das 20h as 3h todos os dias de festa
Um dos atendimentos no primeiro dia de funcionamento do Posto Médico localizado noTerreiro do Forró

Asplan abraça ideia e torna-se parceira de atividade educativa de sensibilização ambiental e responsabilidade ecológica do colégio Marista

A Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan) abraçou a ideia do Colégio Marista Pio X, de João Pessoa, e tornou-se parceira de uma atividade educativa realizada nesta quarta-feira (19), numa fazenda produtora de cana-de-açúcar, localizada no município de Santa Rita.  Lá, estudantes da 3ª série do Ensino Médio do educandário realizaram plantios de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, aprenderam sobre insumos biológicos e reforçaram conceitos de responsabilidade ecológica e ambiental. Além da Asplan, a Sicredi, a Prefeitura de Santa Rita e a SEMAM – Secretaria de Meio Ambiente de João Pessoa foram parceiros da ação educativa.
A ação, que faz parte de um projeto da escola chamado ‘Eco trote’, teve o objetivo de estimular a cidadania e promover uma maior interação entre os alunos. Neste caso, através do plantio de árvores numa área que precisava ser reflorestada na propriedade. No total, foram destinadas à atividade 400 mudas, de várias espécies, a exemplo de Pau Brasil, Pitanga Gigante, Aroeira, Pau D’arco, pés de acerola e Carne de Vaca. As mudas foram cedidas pela SEMAM – Secretaria de Meio Ambiente de João Pessoa e pela Secretaria de Meio Ambiente de Santa Rita e ocuparão quando todas estiverem plantadas uma área de aproximadamente 2,5 hectares.
A orientadora educacional do Ensino Médio, Ruth Nascimento, foi uma das profissionais da escola que acompanhou o grupo de cerca de 60 alunos. “Esse projeto além desta formação cidadã busca criar nos alunos memórias do período da educação básica deles e hoje, especialmente, eles estão fazendo a diferença plantando essas mudas. Ao plantar árvores hoje, nossos estudantes deixam uma marca positiva para as futuras gerações, mostrando que pequenas ações podem gerar grandes transformações”, disse ela.
Para o aluno Filipe Henrique, 17 anos, que se prepara para fazer o Enem no final do ano para o curso de Educação Física, a atividade foi muito importante e interessante. “Esse foi um dia bem diferente das aulas normais e aprendemos muitas coisas aqui, inclusive sobre o uso de insumos biológicos que podem substituir o uso do agrotóxico o que preserva o meio ambiente, além do plantio de mudas que foi bem divertido e importante, pois ajudamos a reflorestar uma área sem árvores”, disse ele.
A produtora canavieira, Ana Claudia, anfitriã do evento em sua propriedade, enalteceu a importância do contato dos alunos com o campo e reiterou o compromisso dos produtores rurais com a produção de alimentos e a preservação ambiental. “Quem produz alimentos neste país tem compromisso com o meio ambiente, preserva o verde e tem consciência ecológica, inclusive porque vivemos do que brota da natureza então seria um contracenso a gente não cuidar do ambiente de onde tiramos o nosso sustento e de nossas famílias”, afirmou ela que estava aniversariando neste dia 19 e que teve um ‘Parabéns’ especial cantado por todos os presentes.
Antes do plantio das mudas, o biólogo Roberto Balbino, responsável pela produção de insumos biológicos na Estação Experimental de Camaratuba, que é mantida pela Asplan, falou sobre a produção de Cotesia flavipes (vespas) e Metarhizium anisopliae (fungos) e de como eles agem nos canaviais atacando e matando as pragas nos plantios de cana-de-açúcar. Em seguida, os alunos puderam manusear recipientes com os fungos e insetos produzidos na estação e depois, aqueles que se interessaram vivenciaram a experiência de colocar as vespinhas no canavial e ver in loco como o bioinsumo é aplicado nas plantas. Roberto lembrou que dos 110 mil hectares plantados com cana na Paraíba, cerca de 30 mil já são tratados com os bioinsumos.

Após as atividades no campo, os alunos foram para outra propriedade vizinha onde almoçaram e depois tiveram uma tarde livre de lazer com várias atividades recreativas e esportivas retornando a João Pessoa no final da tarde.

Momentos de lazer também foram incluidos na programação
A tarde foi livre para diversão
O almoço na fazenda
No encerramento do dia de atividades extra-classe
Plantando a semente do amanhã…
Os alunos no momento do plantio das mudas
O plantio das mudas aconteceu numa área de reflorestamento
O plantio aconteceu na manhã desta quarta-feira (19), numa fazenda em Santa Rita
O filho de Ana Cláudia, Marcos aluno do terceiro ano do Marista, também participou da atividade
O aluno Filipe Henrique achou importante a atividade
Informes antes do início das atividades no campo
Foram destinadas 400 mudas para plantio em área de reflorestamento da fazenda
Estudantes que participaram do plantio das mudas nativas
As mudas plantadas são de várias espécies da Mata Atlântica
As mudas foram doadas pela SEMAM, de João Pessoa

A atividade educativa faz parte do projeto EcoTrote do colégio Marista de João Pessoa
Um dos insumos biológicos produzidos pela Asplan
Ruth Nascimento, orientadora educacional, acompanhou as atividades
Os estudantes participaram da experiência de liberação dos insumos biológicos no campo
Os alunos puderam conhecer os insumos biológicos in loco
O biologo Roberto Balbino, da Asplan, participou da atividade no campo
O biológo Roberto Balbino abordou a çprodução de insumos biológicos da Estação de Camaratuba
Neste espaço aconteceram as explanações e falas
As atividades educativas aconteceram no campo
Ana Claudia, anfitriã do evento na fazenda, falou da importância da produção de alimentos no campo
Os alunos ao chegarem na fazenda
A atividade foi direcionada para alunos do terceiro ano do Ensino Médio do colégio Marista
Antes das atividades começarem os alunos se reuniram no pátio da fazenda
O plantio coletivo aconteceu numa propriedade localizada em Santa Rita